Issuu on Google+

INSTRUÇÕES DE CATALOGAÇÃO COM O CATWIN para uso interno da Biblioteca da ESMAVC


Abrir o Catwin (cubo amarelo) e autenticar-se (o mesmo Login e Password usados para entrar nos computadores das salas de aula).

Clicar em ‘Importação direta’ (6º ícone a contar da esquerda).


Se o livro a tratar, tiver ISBN ou Depósito Legal, selecionar, em ‘Pesquisar por’, ISBN ou Dep. Legal e introduzir o nº (não é necessário colocar os traços) ao lado. Clicar em ‘Acrescentar’ e depois em ‘Pesquisar’. Finalmente, clicar em cima do registo e em ‘Importar’ (do lado direito da caixa).

Se o livro não tiver ISBN ou Depósito Legal, proceder do seguinte modo: Abrir a página de pesquisa no catálogo da Biblioteca Nacional (http://porbase.bnportugal.pt/) e pesquisar.

Pode fazer-se pesquisa simples ou avançada (imagine-se uma edição d’Os Maias do Círculo de Leitores de 1982 – é mais fácil aceder a esse verbete fazendo uma pesquisa avançada e combinado título com editor, por exemplo).


Este método tem a vantagem de reduzir significativamente os resultados da pesquisa. ********************************************************************************************* Encontrado o livro que se procura, 1- clicar em ‘Ver formato UNIMARC’ e 2- copiar o número que está no canto superior direito (Número BIB (NCB)); 3- colar esse número no Catwin, tendo a preocupação de verificar que se está a ‘Pesquisar por’ NCB; 4-clicar em ‘Acrescentar’, depois em 5- ‘Pesquisar’ e, finalmente, selecionado o registo, em 6- ‘Importar’. 1

2


3

5

Clicar em OK.

4

6

Clicar em Sair


Ir para o último registo (duas setas verdes a apontar para a direita) Se o livro encontrado, não corresponder exactamente ao livro a tratar, é necessário proceder às devidas correcções. Eventuais diferenças, podem surgir no ano de publicação ou na editora ou mesmo na descrição física. Essas informações editam-se em ‘(2xx)’

Se não conseguir encontrar de todo o livro por nenhum destes três métodos, ponha-o de lado, no sítio dos livros pendentes. Uma vez importado o registo, proceder da seguinte forma: 1. Na barra por baixo dos ícones, clicar em ‘(9xx)’ e, no canto inferior esquerdo, em 930 2. Preencher o campo ‘Cota sumário’ com a cota do livro, o campo ‘Sigla da biblioteca’ com ESMAVC e o campo ‘Tipo de documento’ com Monografia 3. A seguir, em baixo, clicar no ícone ‘Criar existência’ (lado direito, um ícone de uma folha com um asterisco verde) do campo ‘Cota’; no quadro que se abre, preencher os campos ‘Nº Registo’, ‘Cota’ (para a atribuição de cotas, ver o documento Regras de Atribuição de Cotas) e ‘Localização’. Em ‘Localização’, escrever ESMAVC. Clicar em ‘Gravar’.

1

2

3 Antes de passar ao registo seguinte, clicar em ‘Gravar’ (2º ícone a contar da esquerda).


Instrucoes de catalogacao