Page 1

PORTFÓLIO

DU.CA Paulo Carvalho


Sumário: 02 02 03 04 06 08 10 12 13 14 14 16 18

Sobre: Paulo Carvalho Arquitetura: Cave Galeria 123 Urbanismo Celular Complexo Torre Beira Rio Design Mesa Platz Estudos Voronoi Workkshops Fabricação Digital


Sobre: Paulo Carvalho Brasileiro, estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). CEO & Founder do Virtual Vision - Visualização arquitetônica Digital: Estúdio dedicado à elaboração de visualizações digitais de projetos arquitetônicos , além de cursos direcionados para arquitetos e estudantes de arquitetura. CEO & Founder do Studio DU.CA: Estúdio de criação e inovação com o propósito de desenvolver pesquisas e projetos visionários nas áreas de arquitetura, design, arte e tecnologia.

Contato: Rua do Marques, 171, Parnamirim, Recife – PE. Telefone: (81) 81598811 / (81) 99782378. E-mail: paulodca@gmail.com


Cave

D

e

s

c

r

i

ç

ã

o

:

Croqui

Projeto de Pavilhão facetado, criado a partir de métodos de design paramétrico utilizando os softwares Rhino3D + Grasshopper. C

o

n

c

e

i

t

o

:

O conceito do projeto foi de criar uma superfície curva, "cavada" num volume sólido, retangular, de forma associativa aos padrões de cavernas em rocha, onde a superfície interna, erodida, muitas vezes é áspera e irregular. Sobre a superfície interna foi aplicado um padrão de geometrias losangulares, construídas a partir de chapas metálicas cortadas à laser, por um processo de fabricação digital. Perspectiva - Cave


Grasshopper Definition

Pattern

Pattern

Loft

Caverna Temimina Curves

Malha Losangular Perspectiva - Cave


Galeria 123

Fachada da Galeria 123 -Recife-PE Projeto desenvolvido a partir de técnicas de design paramétrico, utilizando ferramentas e processos de fabricação digitais. Idealizado como uma fachada interativa onde o traçado ortogonal, com volumes tridimencionais, remetem à divercidade dos

Perspectiva diurna


A fachada foi criada a partir do componente “Substrate” do Grasshopper que permite criar malhas de linhas randômicas com parêmetros controláveis de angulação entre as linhas, número de linhas e concentração dessas. Dos retângulos internos, criados a partir do cruzamento dessas linhas, foram extrudados volumes de forma randômica.

fachada atual

Lôndres à noite

As fitas de Leds da fachada poderiam variar de cor de forma interativa, de acordo com horário por exemplo.

Grasshopper Definition

Perspectiva noturna, Luzes interativas de LED


Urbanismo celular

Referências Urbanas:

Plano de Quadras feito a partir dos conceitos de adaptabilidade e organização urbana, atravez do mimetismo de estruturas biológicas e suas orgnizações celulares. Cada edifício pode ser considerado como o núcleo de uma célula (lote) no espaço urbano, que por sua vez é delimitado pela quadra e a relação entre essas c “ élulas” determinarão a organização espacial da cidade.

Luzes vistas do espaço.

Diagrama Voronoi.

Traçado Urbano de Nova York.

Em um ambiente urbano, competitivo, a “briga” pelo espaço muitas vezes é feita de forma individualista e sem inserção no contexto urbano existente. Os edifícios novos são construídos sem relação com os vizinhos existentes, limitados pela sua célula (lote). Nas organizações celulares, vistas em colmeias, tecidos biológicos ou bolhas de sabão, cada indivído novo que entra ou sai do sistema gera uma adaptabilidade nos demais, seja diminuindo ou aumentando a área de seus v i z i n h o s . Perspectiva Geral

Localização

Foto do local


Referências Biomiméticas:

Espumas de sabão.

Colmeia.

Referências Biomiméticas:

Folha.

Terra rachada.

Células de tecido biológico.

Atravez do mimetismo das organizações celulares, vistas nas referências do projeto, e descrita matematicamente pelo matemático Georgy Voronoy, criador do Diagrama de Voronoi, é possível aplicar o mesmo método de divisão atravez de processos computacionais de design paramétrico, obtendo relações semelhantes, com parâmetros controláveis.

Diagrama Voronoi.

Grasshopper Definition


Complexo Torre Beira-Rio Proposta de requalificação da antiga fábrica da Torre, atual BANORTE. Foi projetado para comportar uma estrutura urbana rica em variedade e usos, valorizando os espaços abertos atravez da verticalização escalonada e fluidez do ambiente construido, permitindo melhor diálogo com o entorno e eficiência ambiental.

Residencial Galerias Urbanas

Torre

Parque verde

O conceito de Ecossistema Urbano, aplicado no projeto, vem da idéia de se agregar vários sistemas necessários para a cidade, seja com ciclovias, espaços verdes, praças ou atravez do uso misno no edifício que garante a a “ gitação” urbana necessária para a qualidade da cidade, permitindo um fluxo contínuo de pessoas. ao longo do dia..

Planta Baixa Geral do Plano de Massas Acesso de veículos Empresarial Edifício Garagem Acesso de veículos

AV. Beira Rio Hotel

Perspectiva Humana - Fluidez do espaço urbano Localização

Fotos do local

Torre


Perspectiva Geral do Plano de Massas

Cobertura

Átrio Galerias

Corte Esquemático

Galerias

Perspectiva Humana - Relação com o espaço urbano Elevação Sul.

Cobertura

Residencial Residencial

Localização

Empresarial Eixos

Hotel Zonas

Torre difusão

Circulação Vertical

Plano de massas

Ventos e visadas

Insolação e proteção


Desgin Mesa PLatz

Proposta de mesa com forma orgânica e padrão floral, para o ambiente de estar do Salão Platz de beleza. Recife - PE

Mesa modelada no Rhino3D Padrão Floral

Grasshopper Definition Perspectiva Mesa Platz.

Nest - Otimização de pranchas para corte em fresna CNC.- Processo de Fabricação Digital.

Vista


Projeto: Slinbox - Redesign de bacia sanitária Professor: Leonardo Castillo. Aluno: Paulo Carvalho Diciplina: Design de produtos sustentáveis.

Antiaderência

Descarga:

Outros Designs Comparativo 1

Inox

Cálculo da economia de água: Bacia tradicional: 6L (mais econômica) x 4 descargas x 4 pessoas = 96L / Dia x 31 dias (1 mês) = 2976 x 12 meses = 35721L / Ano Slinbox: 1L (para resíduos sólidos) x 4 descargas x 4 pessoas = 16L / Dia x 31 dias ( 1mês) = 496 x 12 meses = 5952 L / Ano

Economia de 83% 2

Slinbox Slinbox é uma solução moderna e sustentável criada para inovar as tradicionais bacias sanitárias. Possui uma tecnologia simples e inovadora que permite maior praticidade na instalação e uso, com baixo consumo de água e custo acessível. Seu design arrojado e compacto permite maior flexibilidade na organização dos espaços, adaptando-se as tendências e necessidades da atualidade.

3 Descarga manual Uso de água apenas para higienização

Uma das questões mais atuais do design moderno é a sustentabilidade. A Slinbox foi pensada justamente para utilizar dos recursos naturais de forma inteligente sem agredir o planeta. Além disso, a utilização do alumínio em sua composição aumenta a durabilidade e permite a reutilização e reciclagem do produto diminuindo o consumo de matéria prima e garantindo um descarte sustentável ao fim de sua vida útil.


Estudos Voronoi Estudos desenvolvidos utilizando o componente Voronoi do Grasshopper, algorĂ­timo baseados nos Diagramas de Voronoi.

Malha voronoi + WB

Grasshopper Definition


Outras TĂŠcnicas:

Nest

3D Voronoi + WB

Curve Attractor

3D Voronoi + WB

Ripples Waves

Panels - Toolbox components


Workshop Fabricação Digital Projeto, Produção e construção de um Pavilhão utilizando geometrias complexas . técnicas e estratégias de produção, desenvolvendo modelos com escala reduzida. Nomads.usp/ IAU - USP - São Carlos, São Paulo, 2012.

Maquete de Estudo.

Debatendo o projeto

Protótipo de Estudo. 1/1

Fotos do Workshop


Pavilhão Final

Pavilhão Final

Pavilhão Slice_1 e 2

O padrão desenvolvido para esse projeto é formado a partir de curvas interpoladas por pontos alternados na superfície do pavillhão. É gerada um malha de“ gomos” cujos raios de abertura são determinados por barras de aço aparafusadas nas placas onduladas. Essas por sua vez são formadas pela extrusão da malha. O projeto foi feito no Rhino3D com o plugin Grasshopper e fabricado por uma Laser Cutter à jato d’água, em um processo de fabricação digital.

Grasshopper Definition


Workshop AA Visiting School Projeto desenvolvido no workshop SĂŁo Paulo Visiting School, realizado pela Architectural Association de Londres (AA) em 2011. Projeto Desenvolvido em parceria com Thiago ValĂŠrio

Perspectiva Geral.


Paulo Carvalho

Portfólio Paulo Carvalho (DUCA)  

My Portfolio

Advertisement