Page 1

O Futuro ĂŠ agora...


Identidade corporativa


Mem贸ria Descritiva


DOURO

2020 DOURO

2020 Fonte: Carbon Block 100% Pantone 639 C

Black 100%

Medidas mínimas vísiveis

DOURO

2020 3,194 cm

2,0 cm


DOURO

2020

DOURO

2020

100% Pantone 648 C

DOURO

DOURO

2020

2020

DOURO

DOURO

2020 100% C:0 M:100 Y:100 K:0 100% C:0 M:0 Y:0 K:100

2020 100% Pantone 639 C


Cultura


Museu do Douro

Cultura


Cultura

O Museu do Douro

Criado pela Lei 125/97, foi concebido como um museu de território, polivalente e polinuclear, vocacionado para reunir, conservar, identificar e divulgar o vastíssimo património museológico e documental disperso pela região, devendo constituir um instrumento ao serviço do desenvolvimento sociocultural da Região Demarcada do Douro. Numa perspetiva de "museologia de comunidade", o Museu do Douro assume-se como processo cujo desenvolvimento deverá envolver a colaboração ativa com as instituições locais, regionais e internacionais.


Museu do C么a

Cultura


Cultura O Parque Arqueológico Considerado como “um dos mais importantes sítios de arte rupestre do mundo e é o mais importante sítio com arte rupestre paleolítica de ar livre”. Aqui foram identificados cinco dezenas de núcleos de arte, ao longo dos últimos 17 quilómetros do Rio Coa, até à sua confluência com o Douro. Estes núcleos apresentam gravuras datadas, na sua maioria, do Paleolítico superior (mais de 10.000 antes do presente) mas o vale guardou também exemplos de pinturas e gravuras do Neolítico e Calcolítico, gravuras da Idade do Ferro e dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, altura em que os moleiros, os últimos gravadores do Coa, abandonaram o fundo do vale.”


Teatro de Vila Real

Cultura


Cultura

O Teatro de Vila Real (TVR) continua, à passagem do seu 6º ano de actividade, a ser o equipamento da Rede Nacional de Teatros e casas de espectáculos do país a registar o maior número de visitantes e espectadores a nível nacional. No ano de 2009, o TVR registou mais de 280 mil visitantes, com uma média de ocupação de salas de cerca de 90%. Cerca de 60 mil pessoas visitaram as exposições permanentes e itinerantes, mais de 65 mil assistiram aos 420 espectáculos promovidos pelo TVR em 2009 e mais de 20 mil visitaram o Museu do Som e da Imagem, museu residente no TVR.


Bienal do Douro

Cultura


Cultura Assumindo como desígnio a sua condição como Património da Humanidade em diferentes valias do seu contexto, o Douro aposta hoje na arte, na cultura e na criatividade enquanto elementos diferenciadores deste espaço, no plano nacional e internacional, criando assim uma marca que distingue e diferencia a região e que está na base da sua promoção e estratégia de marketing territorial. Beneficiando da sua localização transfronteiriça, das amenidades ambientais e capacidade de atracção turística, esta região tem feito uma aposta que se traduz numa programação cultural criteriosa e inovadora, em que pontifica a Bienal Internacional de Gravura, tendo em 2010 ocorrido a sua 5ª edição. Tal estratégia concedeu a Alijó (sede da Bienal), mas alastrando progressivamente a toda a região, um estatuto que em termos culturais a torna, assim, palco de um processo que se encontra em crescente integração e cooperação com outras regiões mais litorais e como se pretende no futuro, com Espanha. De modo a perdurar a qualidade e inovação da Bienal que tem sido a base da sua imagem de marca, torna-se fundamental proceder a uma renovação ao nível da sua capacidade organizativa, bem como da captação de recursos financeiros estruturantes e alternativos. A Bienal do Douro tem sido e será ainda mais, uma grande alavanca da actividade cultural na região do Douro, de acordo com a história e experiência resultante das 5 Bienais realizadas até ao momento, sendo também desejável que, no âmbito de redes e parcerias com outras instituições, se encontrem áreas de actuação diversas, quer ao nível dos serviços educativos e do apoio ao empreendedorismo criativo, quer ao nível do desenvolvimento e implementação de actividades relacionadas com outras disciplinas artísticas, designadamente as artes performativas e as artes de palco, actividades estas já levadas a cabo nas edições anteriores.


Cultura Neste sentido, a Bienal do Douro é mobilizadora e factor de agregação; tem em conta a sua inserção geoestratégica no âmbito da proximidade com Espanha e coloca as actividades criativas e culturais como base do modelo de desenvolvimento do turismo na região do Douro. Desta forma, a Bienal Internacional de Gravura constitui uma potencial dinamizadora do espaço cultural da região e da excelência criativa, com comprovada capacidade de promover um modelo de desenvolvimento no plano nacional e internacional. Nesta perspectiva, pode-se formular a seguinte missão: promover a arte contemporânea no plano nacional e internacional, através da programação anual multidisciplinar, da organização das bienais, da gestão e conservação do acervo artístico que assume já particular importância, quer pela qualidade, quer pela quantidade e que poderá catapultar no futuro próximo, a criação de um Museu de gravura Contemporânea, projecto esse que será também ele único no nosso país.

Instalação de José Teixeira


Turismo


Paisagem Paisagem

Turismo


Turismo

A Região duriense Cenário perfeito para os amantes da natureza em estado puro. Repleta de veredas e recantos, esta Região atrai os que simplesmente apreciam passear, caminhar, andar de bicicleta e os mais aventureiros, em busca de precipícios, gargantas e falésias para as actividades mais radicais como rapel ou escalada. O rio Douro possui as condições ideais para a prática de desportos náuticos, tendo já recebido importantes regatas internacionais como a que opôs as Universidades inglesas de Cambridge e Oxford. Os rios Balsemão, Bestança, Paiva, Távora e Varosa são os mais preferidos para a prática de canoagem, hidrospeed, rafting, cannoying, remo, vela e pesca desportiva.


vinho


Vinho Vinho

Vinho


Vinho A designação "Douro" Está reservada aos vinhos, tradicionalmente produzidos na região demarcada do Vinho do Porto. A produção de vinhos nesta região é elevada, e cerca de 50% é destinada à produção de Vinho do Porto. A restante é utilizada para a produção de vinhos de grande qualidade. Situa-se no nordeste de Portugal, estendendo-se pelo vale do rio Douro e seus afluentes e abrange os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda. Esta região, divide-se em três sub-regiões - Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior, produzindo cada uma delas vinhos com especificidades próprias. As entidades que controlam as denominações "Porto" e "Douro", são respectivamente o Instituto do Vinho do Porto e a Casa do Douro.


energias renovรกveis


Energias Energias

energias renovรกveis


energias renováveis

A energia renovável É a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia final veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente.[1] A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.


Transportes


Transportes

Transportes


Transportes


projetos em curso


Projetos Projetos

Projetos em curso


Projetos em curso A Barragem de Foz Tua fez hoje mais três vítimas de acidente, na sequência da queda de uma plataforma nas obras, da responsabilidade da Mota-Engil, que estão a decorrer nas margens do Tua. “Os Verdes” manifestam a sua solidariedade com estes trabalhadores e relembram que este acidente vem engrossar o número dos acidentes ocorridos nas grandes obras públicas a decorrer em Trás-os-Montes. Obras públicas com grandes défices de segurança, tanto para os trabalhadores, como, no caso das estradas, para os utilizadores. Matéria para a qual os Sindicatos e “Os Verdes” já alertaram numerosas vezes e sobre a qual vão pedir explicações ao Governo. O Partido Ecologista “Os Verdes” relembra também que estas não são as primeiras vítimas de acidentes associados à história desta barragem, acidentes nos quais já perderam a vida 5 pessoas. Em 2006, ocorreu a morte de um geólogo nas “Fragas Más”, no quadro de prospecções levadas a cabo para um primeiro Estudo de Impacte Ambiental encomendado pela EDP. Posteriormente, ocorreram mais 4 mortes na Linha Ferroviária do Tua decorrentes, segundo os relatórios dos acidentes, do estado de incúria e abandono ao qual a Linha foi votada, abandono que não pode ser desligado das opções “barragistas” do anterior Governo.


Projetos Futuros


Projetos Projetos

Projetos Futuros


Projetos Futuros O Douro disfruta de uma das paisagens naturais e culturais mais importantes do sul da europa. As paisagens de grande valor e extraordinária beleza, o património histórico e artístico, os espaços monumentais, a grande riqueza etnográfica e a variedade gastronómica constituem um produto único no mundo. Nos últimos anos foram feitos grandes esforços e realizaram-se inúmeros projectos por parte da iniciativa pública e privada, no sentido de conferir a este manancial, uma referência turística de qualidade suprema, aumentando a oferta de alojamento, diversificando as actividades complementares e intensificando as acções de promoção e divulgação dos seus produtos e recursos. As novas tendências e conceitos turísticos da sociedade do século XXI, abrem novas perspectivas e oportunidades com vista a valorizar todo património e diversidade deste vasto território fluvial do Douro Vinhateiro. Nesta perspectiva, o turismo adquire uma nova dimensão e revela-se um verdadeiro motor de desenvolvimento social e económico em todo o espaço geográfico do Vale do Douro, e em particular na Região Demarcada do Douro. Com esta visão futurista, urge preservar e implementar na região novas valias no sector dos transportes, das energias renováveis, do lazer e fruição de espaços verdes e eventos culturais.


Projetos Futuros O Douro, como marca de excelente qualidade e reconhecida mundialmente, tem tudo para fazer nascer projectos com esta dimensĂŁo no futuro, ĂŠ por isso necessĂĄrio pensar o futuro agora.


Agrupamento de Escolas de Alijó Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico Prova de Aptidão Profissional 2011 - 2012 Paulo Oliveira

Gerson Pinto

PAP Douro 2020  

Projeto final de curso

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you