7Partilhas nº30 - junho

Page 1

Este boletim tem como objetivo fundamental divulgar o trabalho realizado no âmbito da Autonomia, Flexibilidade Curricular e Plano de Inovação.

7 PARTILHAS porque somos 7 escolas. 7 PARTILHAS porque o 7 significa renovação. 7 PARTILHAS porque sai próximo do dia 7 de cada mês. Nº30 - Junho 2022

Escola Amiga da Criança Escola Amiga da Criança é uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá. O Agrupamento de Escolas de Azeitão foi convidado pela Fersap (Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação) a organizar a cerimónia de entrega dos Selos Escola Amiga da Criança, 4ª Edição, referentes ao ano letivo 2020/2021. Contou com o excelente trabalho de cooperação das Associações de Pais e Encarregados de Educação do nosso Agrupamento e com o apoio da professora Joana Silva, coordenadora de projetos do Agrupamento. O evento decorreu no dia 4 de junho, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense (a quem mais uma vez agradecemos o apoio e disponibilidade). A cerimónia foi conduzida por duas alunas que frequentam o 1º ciclo e pelos alunos que frequentam o Clube Ubuntu, Academia de Líderes Ubuntu de Azeitão.


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão Vários Agrupamentos de Escolas foram distinguidos pelos seus projetos e ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança nas suas escolas. Estes momentos de partilha são sempre muito enriquecedores e de aprendizagem para todos. O nosso Agrupamento foi igualmente distinguido com o trabalho “Festa Digital do Agrupamento” (https://escolaamiga.fersap.pt/projetos/festa-digital-doagrupamento-de-escolas-de-azeitao/)

(Fotos gentilmente cedidas pela FERSAP) Fica o registo fotográfico da cerimónia: https://www.facebook.com/media/set?vanity=fersap&set=a.10159738515484857 https://drive.google.com/drive/folders/1uX6hLOUaxWohbLJTLSz0ObFcstm4cBG?usp=sharing A Direção


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão 2ª Edição da Academia de Líderes Ubuntu Como já referimos no artigo anterior, a palavra “UBUNTU” é uma combinação de dois termos: “Ntu”, que significa pessoa e “Ubu”, que significa tornar-se. O método Ubuntu leva-nos ao desenvolvimento de cinco competências chave, centrais do desenvolvimento humano: tornar-se pessoa. A primeira etapa foca-se nas competências pessoais [Autoconhecimento, Autoconfiança e Resiliência] e reforça competências sociais e relacionais [Empatia e Serviço]. A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de educação não-formal orientado para a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de meios desafiantes ou que neles queiram trabalhar. Pretende-se acompanhar, facilitar, enriquecer e consolidar o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade, promovendo competências humanas e técnicas relevantes para o seu percurso de vida.

In https://www.academialideresubuntu.org/pt/


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão Na sequência da experiência ocorrida em março e feita a seleção dos participantes na segunda Semana Ubuntu, foi necessário proceder novamente a determinados preparativos, que passaram por: -

reuniões entre os membros da equipa; contactos regulares com a direção do agrupamento; informações aos encarregados de educação; informações aos conselhos de turma; aquisição/cópias do material necessário; seleção do local; contactos com os convidados que viriam a dar o seu testemunho.

Estava, assim, tudo a postos para a segunda edição da Semana Ubuntu, a decorrer na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, entre os dias 9 e 13 de maio de 2022. Foram mais cinco dias cheios de significado, com dinâmicas que pretenderam levar os alunos a conhecerem-se melhor (a si mesmos e aos colegas), com aprendizagens que, esperamos, os acompanhem para a vida. Neste artigo, deixamos aqui o testemunho de alguns dos participantes:

- adorei estar aqui esta semana. Na minha opinião, ajudou-me a crescer e confiar mais em mim; - eu gostei muito desta semana e vou poder levar o conhecimento do Ubuntu para a vida; - a semana foi muito útil e todas as dinâmicas foram ótimas. Acho que todos nós nos encaixamos nelas (pelo menos, eu relaciono-me com todas); - eu adorei o Ubuntu e aprendi muito com a sua filosofia. Consegui aprender a como conhecer e conviver melhor com os outros, tanto com as pessoas com quem me identifico, como aquelas com quem não me identifico; - adorei estar na academia de líderes UBUNTU, vou retirar tudo o que aprendi para a minha vida e acho que toda a gente devia viver esta experiência! Obrigada por tudo;


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão - Quero repetir. Deixou-me capacitada para me pôr nos "sapatos de outra pessoa". Quase nunca tinha pensado nisso. Agora, sempre que falo com alguém, antes de criar opiniões repentinas sobre certos comportamentos ou atitudes que essa pessoa tenha tido, penso no que será que ela já passou ou está a passar. Aprendi a superar obstáculos. A forma como penso nisto é como se fosse uma montanha: subirmos é difícil, mas chegamos lá acima e fica tudo bem. Depois, é sempre a descer. Não sei se me mudou muito enquanto pessoa, mas sei (tenho a certeza) que mudou a maneira como penso. Aprendi ainda a perdoar; a esquecer o passado por muito difícil que seja. Não sei se sou a mais eficiente a perdoar, mas pelo menos ando a tentar. Isto foi a minha experiência.

A Equipa Ubuntu no Agrupamento de Escolas de Azeitão


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão Relaxamento em dia agitado A turma do 6ºA realizou uma atividade de relaxamento, durante a aula de educação tecnológica, há cerca de um mês. Nessa mesma aula, a professora sugeriu que fizéssemos um relaxamento, porque a turma estava agitada. Posteriormente a isso, a professora disse para colocarmos as mãos sobre a mesa e fecharmos os olhos, enquanto contava uma história sobre uma gota de água que escorria pelas nossas mãos. Nas aulas seguintes, realizámos trabalhos sobre esse relaxamento com as técnicas de pintura com lápis de cor aguarela e pintura a grafite. Os resultados que obtivemos agradaram-nos.

A Turma do 6ºA


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão Projeto “ALIMENTRIA” O 6ºB da Escola Básica de Azeitão construiu um boneco em cartão, desde o dia 16 de janeiro até 8 de maio. Esta turma começou por escolher grupos, cada grupo planificou o seu trabalho e fez um esboço do mesmo. Essa organização foi feita numa semana com fantásticas ideias. Foram dias de muita alegria para o 6ºB. A partir daí começaram as aventuras com o cartão. Os alunos foram desenvolvendo o trabalho nas disciplinas de EV, ET, MAT, CN, TIC e PORT, até que receberem uma notícia muito má... chegou o fim! Passados 5 meses de grandes esforços e aventuras, chega a hora da exposição. Agora, esta turma está à espera da apreciação do público.


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Disciplinas que participaram: EV, ET, MAT, PORT, CNA, TIC

Sequência das Atividades 1 - Estudo da alimentação Nós estudamos em Ciências a alimentação ainda com o professor Arnaldo.


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão 2 - Formação dos grupos A turma fez grupos equilibrados para começarmos a fazer o trabalho. 3 - Estudo da geometria Em MAT, EV, ET estudámos os ângulos, os sólidos, o perímetro do círculo e linhas paralelas e perpendiculares, porque o desafio foi construir personagens utilizando sólidos geométricos. 4 - Esboço dos personagens Em EV, ET e MAT começamos a fazer os esboços dos personagens em cartão para estudarmos ideias como fazer. 5 - Medida dos sólidos para depois se montar os personagens Planificação dos sólidos nas disciplinas de MAT, EV e ET. No esboço marcamos as medidas dos sólidos e traçamos em cartão as planificações. 6 - Construção dos sólidos no cartão Em MAT, EV e ET iniciamos a construção dos sólidos em cartão. Para isso, aprendemos técnicas a x-ato como o corte e meio corte. 7 - Construção dos bonecos Nas disciplinas EV, ET, MAT, PORT e CNA montamos os vários sólidos de acordo com o esboço. 8 - Cartazes dos personagens Em CNA, EV, ET, MAT e TIC fizemos no Canva cartazes sobre a alimentação saudável, propondo uma refeição saudável para cada momento do dia. 9 - Exposição dos bonecos Em EV e ET montamos a exposição no Bloco A. 10 - Notícia Escrevemos uma notícia para a Newsletter 7Partilhas, aplicando os conhecimentos sobre a construção de uma notícia.

A Turma do 6ºB


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão Setúbal, uma baía a ler No dia 29 de março, as alunas Mariana, Maria do Mar, Maria Varela, Maria do Carmo e Madalena, da turma A, do 7º ano, foram ao Fórum Luísa Todi em Setúbal, onde apresentaram o trabalho realizado no 5º e 6º ano, no âmbito do projeto "Ajudaris". Este projeto solidário propõe histórias, realizadas pelos alunos de várias escolas, para livros que são vendidos e cujo o valor reverte a favor de crianças desfavorecidas. No 5º ano, a turma realizou um texto narrativo, sobre os animais híbridos e no 6º ano realizaram um poema, sobre os planetas. O projeto “Setúbal, uma baia a ler” é uma iniciativa onde os alunos apresentam diversos trabalhos de teatro, de leitura de poemas, leituras dramatizadas e músicas, produzidos pelos alunos das escolas do concelho. Estes trabalhos, que são apresentados pelos alunos no Fórum Luísa Todi, pretendem incentivar a leitura e dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos nas escolas. As alunas participantes gostaram muito, principalmente da ideia de incentivar os alunos a lerem mais.

A Professora Mª José Araújo do 7ºA


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão Jornadas PADDE No dia 30 de maio, o Agrupamento de Escolas Azeitão esteve representado pela coordenadora PADDE, Sofia Milheiro, nas Jornadas PADDE que decorreram no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama. O evento foi promovido pelo Centro de Formação Ordem de Santiago, António Canhão, e dinamizado pela embaixadora digital, Fátima Campos, permitindo, assim, momentos de partilha e reflexão, com especial enfoque na transformação digital. No período da manhã, contou com a apresentação das temáticas: - Ponto de situação da capacitação digital das escolas – Fernando Franco (DGE); - Plano de Transição Digital e o seu impacto no sucesso das aprendizagens Fernando Albuquerque da Costa (Universidade de Lisboa); - Reflexões sobre os Kits tecnológicos, as Metodologias ativas de aprendizagem, as Salas Maker e a Comunicação - coordenadores PADDE. Após o almoço, no período da tarde, decorreram os laboratórios de diálogo, em grupos de trabalho. As conclusões foram apresentadas ao Diretor-Geral da Educação, Dr. José Vítor Pedroso, a quem coube o encerramento das jornadas.

A Coordenadora PADDE Sofia Milheiro


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão Pequenos Gestos, Grandes Mudanças No âmbito do cenário de aprendizagem “Pequenos Gestos, Grandes Mudanças”, as turmas do 6ºC e do 6ºD trabalharam em grupos na organização de projetos que envolvessem as várias disciplinas. A partir do estudo dos mapas e escalas, que estavam a ser trabalhados nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e Matemática, os alunos das duas turmas propuseram a construção de maquetes. No mesmo cenário de aprendizagem e com a mesma proposta, as duas turmas seguiram caminhos diferentes. O pequeno gesto do 6ºC foi promover comportamentos ambientalmente sustentáveis e o do 6ºD foi impulsionar o diálogo intercultural e a inclusão. O 6ºC fez maquetes relacionadas com a sustentabilidade ambiental. Escreveram textos em que relacionaram a maquete com a sustentabilidade, calcularam áreas e volumes, identificaram sólidos geométricos e realizaram um trabalho de representação e tratamento de dados.


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão A turma do 6ºD optou pela interculturalidade. Cada grupo escolheu um continente e cada maquete representou um monumento do continente escolhido. Escreveram textos sobre os diferentes países e continentes e também trabalharam matematicamente a respetiva maquete.

O mesmo cenário de aprendizagem seguiu dois percursos distintos, respeitando, assim, a dinâmica e os interesses de cada uma das turmas. A Professora de Matemática dos 6ºC e 6ºD Sónia Pereira


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão Projeto “Cuidar de Nós” No dia 3 de junho, realizaram-se, na Escola Básica da Brejoeira diversas atividades de Promoção da Alimentação Saudável e Saúde: Rastreio Cardiovascular; treino de Suporte Básico de Vida; Jogo de Futebol Pais e Filhos; aula de Ginástica e aula de Zumba. A equipa dinamizadora do Projeto “Cuidar de Nós”, (professoras Antónia Félix, Sílvia Jones, Paula Vicente e Sandra Almeida), agradece, em nome da escola, a todas as Entidades Parceiras – Associação de Pais da Escola da Brejoeira; Banco Alimentar; CCDBA; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal e SENILIFE, bem como ao pessoal docente e não docente da Escola da Brejoeira e restante Comunidade Educativa. Apesar da chuva que caiu momentaneamente, as atividades decorreram de forma muito participativa e entusiástica! No culminar do dia, a SENILIFE, na pessoa do Engenheiro Pedro Santos, fez a entrega / doação do Desfibrilhador Automático Externo – DAE à Escola Básica da Brejoeira. A todos, muito obrigada!

Pela Equipa responsável A Docente Antónia Félix


Nº30

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Equipa Responsável Carlos Teixeira Cláudia Ferreira Paulo Bonito Mª Adelaide Rodrigues (Colaboradora)