7Partilhas nº24 - janeiro

Page 1

Este boletim tem como objetivo fundamental divulgar o trabalho realizado no âmbito da Autonomia, Flexibilidade Curricular e Plano de Inovação. 7 PARTILHAS porque somos 7 escolas. 7 PARTILHAS porque o 7 significa renovação. 7 PARTILHAS porque sai próximo do dia 7 de cada mês. Nº24 - Janeiro 2022

Este Natal vai ser diferente. Não significa que não se possa imaginar, a família abraçar ou simplesmente sonhar. Está na altura de olhar para os nossos, admirar o que realmente importa,

ajudar quem precisa. Estamos na altura das dificuldades, mas quem disse que essas dificuldades não podem ser transformadas em desejos realizados? Um bom Natal e um bom Ano Novo

A Aluna Isabel de Oliveiros do 5ºE


Nº24

Agrupamento de Escolas de Azeitão Produção e Consumo Sustentáveis No âmbito da economia sustentável, forte pilar de uma educação que se considera premente, inserida no cenário de aprendizagem do 8ºano “Produção e Consumo Sustentáveis”, o Centro de Apoio à Aprendizagem do 3º ciclo proporcionou aos alunos que por ele passam um olhar à vida nos seus aspetos mais recônditos. Foi assim que surgiu a atividade da germinação de sementes na escola em frascos de vidro reutilizados. Fez-se um estudo do que é verdadeiramente a semente, como se comporta em diferentes ambientes numa busca do conhecimento da biodiversidade que nos confere o equilíbrio na Terra.

Durante os fins de semana, os alunos cuidaram das suas sementes que levaram para casa. Na escola, esse cuidado fez parte da sua rotina, respeitaram todas as regras em cada dia que passava, tendo sido presenteados pela admirável espontaneidade da vida a crescer nos seus pequenos frascos de vidro. Também tiveram a oportunidade de efetuar pequenas sementeiras com terra em tabuleiros reutilizados. Os cuidados foram cumpridos e a dedicação às pequenas plantinhas que germinavam na terra resultou numa bela paisagem verde gritando alegria e bem-estar. Surgiram pequenas compensações em verde para o trabalho e dedicação destes alunos.


Nº24

Agrupamento de Escolas de Azeitão

O trigo rapidamente cresceu numa explosão de cor! Surgiu a necessidade de lhe dar um lugar onde continuasse a crescer nutrido e num maior espaço. Foi assim que surgiu a ideia de construir uma horta na nossa escola. Além do trigo, os alunos plantaram alfaces e couves na horta, pesquisaram e construíram o calendário da horta que fixaram na parede da sala de aula. Catalogaram e classificaram sementes em pequenas garrafas de vidro. Construíram o jogo das sementes e jogaram na mesa da sala de aula num grupo de seis. Aprenderam a cuidar e a respeitar as rotinas essenciais a esta espécie da vida. Assim, apropriam-se do conhecimento e da necessidade de se seguir uma economia sustentável em cada dia que passa.

O Centro de Apoio à Aprendizagem do 3º Ciclo


Nº24

Agrupamento de Escolas de Azeitão Presépio Vivo com Coro Musical A turma do 5°G realizou uma atividade Natalícia intitulada "Presépio Vivo com Coro Musical". Esta atividade ocorreu na manhã do dia 15 de dezembro e envolveu as disciplinas de Tecnologias de Informação e Comunicação, Cidadania e Desenvolvimento Comunicação e Educação Moral e Religiosa Católica.

Os Professores de TIC, Cidadania e EMRC A Turma do 5ºG


Nº24

Agrupamento de Escolas de Azeitão Desafios Seguranet

A Direção-Geral da Educação promoveu a 15.ª edição do concurso Desafios SeguraNet, dinamizada no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet. Este concurso contemplou quatro categorias, com desafios sobre temas relacionados com a Cidadania Digital, dirigidas, respetivamente, aos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ainda a pais / encarregados de educação. As turmas da Escola Básica de Azeitão de 2º e 3º ciclos irão participar ao longo do ano letivo 2021/2022 em todos os desafios, num Universo de 261 escolas inscritas a nível nacional. Esta é a oportunidade perfeita para introduzir ou reforçar os temas atuais da Cidadania Digital, que nos deparamos no nosso dia-adia numa escola.

A Professora de TIC Cristina Lopes


Nº24

Agrupamento de Escolas de Azeitão Ciências da nossa Serra Em 2015, na sequência de uma parceria com a ACM/YMCA Camp Alambre, nasceu o Projeto “Ciências na nossa Serra”. Desde logo, também contou com a colaboração do ICNF e com o total apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão. Ao longo destes anos de implementação, os alunos do Agrupamento de Escolas de Azeitão têm usufruído de aulas de campo em plena Serra da Arrábida, onde, através da realização de atividades experimentais, têm desenvolvido a curiosidade pelo mundo natural, a capacidade de observação, construindo o conhecimento através de atividades de investigação e descoberta. Em atividades interdisciplinares no âmbito dos cenários de aprendizagem, despertam para uma consciência ecológica, desenvolvem uma identidade territorial e aprendem a valorizar o património natural de Azeitão. Na primeira saída de campo deste ano letivo, os alunos do 8º ano desenvolveram uma atividade em que tiveram a oportunidade de observar, testar, analisar, interpretar os resultados e tirar conclusões sobre o comportamento das minhocas em resposta à influência dos fatores abióticos luz, água e temperatura, elaborando, individualmente, o relatório da atividade experimental. Simultaneamente, alunos de outra turma assistiram a uma palestra, ministrada por um técnico do ICNF, sobre as espécies autóctones da Arrábida, fizeram orientação na Serra e foram respondendo a desafios, no âmbito das disciplinas de Físico-Química, Português, Inglês e TIC.


Nº24

Agrupamento de Escolas de Azeitão Cada aluno fez o registo fotográfico de uma planta, procedeu à seleção de uma espécie da flora e preencheu o “Passaporte da Arrábida”, indicando o nome comum da mesma. Posteriormente, em sala de aula, usando o guia de campo da Flora Cársica da Arrábida, fizeram a ficha de identificação da espécie escolhida, indicando o nome científico da espécie, o período de floração, as suas características, o tipo de habitat e o estado de conservação.

Estas atividades mobilizaram saberes das diferentes disciplinas e sensibilizaram para a necessidade da preservação deste ecossistema natural, que a todos pertence e que tanto inspirou o poeta e professor, Sebastião da Gama. A Coordenadora do Projeto Ana Morais Neves


Nº24

Agrupamento de Escolas de Azeitão

Equipa Responsável Carlos Teixeira Cláudia Ferreira Conceição Pinheiro

Paulo Bonito


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.