Page 1

ANO 04 | EDIÇÃO 57 | ABRIL 2018

Saúde

Teste

Tire suas dúvidas sobre a febre amarela

Você tem a mente aberta?

Carreira

Torne suas reuniões mais produtivas

Receitas

Decoração

Monte um delicioso chá de tarde

Cactos estão em alta

Beleza

Fechamento autorizado, pode ser aberto pela ECT

Invista nos cremes anti-idade

Consulte o regulamento completo e certificado de autorização SEAE no site: www.avista.com.br

Faça você mesmo Aprenda a fazer um quadrinho com botões

Comemorando 15 anos de carreira, as meninas estão de volta com nova música e shows ao redor do Brasil

Outono Inverno

As principais tendências da temporada


Imagens meramente ilustrativas

Assine já! 3003 3210 (capitais) 0800 725 3210 (demais localidades)

Os sorteios serão realizados pela Loteria Federal (entre Janeiro e Junho).

Os assinantes do sorteio receberão o número da sorte na fatura.

Envie SMS para 28504 com a palavra SORTE e assine o sorteio

Para participar é preciso ser assinante do AVISTA da Sorte e estar em dia com o pagamento da fatura.

1- Cada elemento sorteável é valido para participar do sorteio subsequente a cada período de participação de assinatura ativa, mas não será válido para os próximos sorteios no caso de cancelamento da assinatura do AVISTA da Sorte posterior aquele sorteio. 2- O prêmio será entregue mediante comprovação do pagamento mínimo da fatura, sendo que na data do sorteio o cliente deverá estar habilitado como assinante do AVISTA da Sorte. 3- O elemento sorteável (Número da sorte) será composto de 07(sete) algarismos, sendo que a primeira letra corresponde ao mês de participação, o segundo algarismo corresponde ao número da série e os 05 algarismos subsequentes ao número de ordem. 4- Consulte o regulamento completo e certificado de autorização SEAE no site: www.avista.com.br


SĂƒO DEZENAS DE CHANCES DE GANHAR! Sorteios

vezes por semana

2 avistacartoes

www.avista.com.br


EDITORIAL

Correndo atrás dos sonhos

P

ara ter sucesso em qualquer coisa, precisamos ter força de vontade, dedicação e autoconfiança para não desistir no primeiro “não”. Sabemos que esta tarefa não é fácil, mas é bem melhor quando temos alguém para nos inspirar. Por isso, reunimos algumas histórias nesta edição para ajudar a fazer com que você siga em frente e lute por seus sonhos. Uma delas é a do grupo Rouge. As meninas que conquistaram o Brasil há 15 anos foram as grandes vencedoras do programa Popstars, do SBT, e estouraram com várias músicas no começo dos anos 2000. Até que o contrato acabou e elas resolveram se separar. No ano passado, elas decidiram voltar e hoje fazem ainda mais sucesso, com música nova e turnê pelo País. Saiba mais na matéria de capa. Raquel Leal é outro exemplo de superação. Desde pequena, descobriu que tinha talento para a dança e foi conquistando seu espaço aos poucos. Recentemente, ela colheu os frutos de tanto trabalho ao participar de um clipe do cantor pop Nick Jonas. Confira todos os detalhes em Gente que inspira. Em abril, temos também o Dia da Mentira. Faz parte da brincadeira contar alguma mentirinha leve, mas esse hábito faz muito mal quando se torna frequente. Um estudo comprovou que falar inverdades pode aumentar dores físicas e até os riscos de desenvolver ansiedade e depressão. Veja mais em Comportamento. Aproveitamos esta edição para falar sobre outro tema fundamental: a febre amarela. Infelizmente, a doença não para de crescer no Brasil e a melhor forma de se proteger é tomar a vacina. Em Saúde, levantamos todos os mitos e verdades que você precisa saber para ficar livre desse problema. Não perca ainda nossas dicas de looks para se jogar nas principais tendências do Outono/Inverno, uma seleção de cremes anti-idade para ficar sempre linda e um cardápio completo para montar um chá da tarde com os amigos ou com a família. Uma boa leitura e até a próxima!

A Revista Avista é uma publicação da Editora Avistar, produzida pela Dezoito Comunicação Presidente Giovanni Piana Conselho Administrativo Walter José Piana e Paulo Pessoa Monteiro Filho Vice-Presidente de Operações Walter Boina Piana EQUIPE EDITORA AVISTAR Superintendente Flávio Frade Editoração – Atendimento ao Cliente Letícia Nunes Área Promocional Marli Oliveira

Edição, redação e arte

VP de Comunicação Cléia Barros Gerente de Conteúdo Simone Tavares simone.tavares@dezoitocom.com.br Subeditora Camilla Chevitarese Atendimento Beatriz Porto Direção de Arte Paulo Albergaria Assistente de Arte Bruna Fritoli Colaboradoras Beatriz Libonati e Lucie Ferreira Arte-final e Revisão Leandro Affonso e Natália Franz Fale com a revista Avista revista@editoraavistar.com.br Foto de capa Gustavo Arrais Proibida a reprodução parcial ou total sem prévia autorização da editora


SUMÁRIO

18 PERFIL

ROUGE

As meninas que conquistaram o Brasil estão de volta

22 26 32 50

54 58

SAÚDE E BEM-ESTAR

10 14 46

SAÚDE

Mitos e verdades sobre a febre amarela FAZ BEM

Benefícios do mamão

RECEITAS

Cardápio completo para um chá da tarde

TENDÊNCIAS VISUAL

Certo e errado nas ruas MODA

Tendências Outono/Inverno BELEZA

Cremes anti-idade para ficar linda

COMPORTAMENTO

Mentir faz mal à saúde

CASA E DECORAÇÃO DECORAÇÃO

Invista nos cactos FAÇA VOCÊ MESMO

Aprenda a fazer um lindo quadrinho com botões

38 42 60

CULTURA TURISMO

Os encantos de Terra Ronca CARREIRA

Como tirar proveito das reuniões DIVIRTA-SE

Filmes para assistir em família

E MAIS Famosos TV Mais bonita Como usar Gente que inspira Auto Dicas Teste Espaço Avista Avista da sorte Horóscopo Você sabia Tecnologia


FAMOSOS

Notícias dos famosos Casamento, maternidade e outras novidades das celebridades

Só no truque Com milhões de fãs Brasil afora, as cantoras gêmeas Maiara e Maraísa têm um truque para não serem confundidas: mudar a cor dos cabelos. “Desde o nosso primeiro DVD pensamos em fazer isso, uma coisa diferente para o público reconhecer cada uma. Gosto muito do meu cabelo preto e sou mais resistente à mudança, mas a Maiara muda bastante”, contou Maraísa. A irmã concorda. “Não tenho muito apego, o que me dá vontade eu vou lá e faço. Não tenho coragem de ficar loira, mas penso em um ruivo tipo o da Marina Ruy Barbosa”, brincou.

Mulher de atitude Casada desde 2008 com o músico Lucas Lima e mãe de Theo, de três anos, a cantora Sandy revelou que chegou a pedir Lucas em namoro, em 2004, de joelhos e com flores nas mãos. “Esse negócio de que só o homem pode fazer isso e aquilo não existe. Temos que ter direitos iguais em tudo, inclusive nisso. Assim, as mulheres podem ter atitude e correrem atrás de quem amam”, comentou.

Reconhecimento Recentemente, a cantora Ludmilla fez sua primeira apresentação fora do Brasil e reuniu 22 mil pessoas em Angola, na África. Ela ficou tão surpresa com a recepção do público que chegou a chorar no palco. “Me passou um filme na cabeça ao subir nesse palco e ouvir uma multidão gritando pelo meu nome e cantando todas as minhas músicas. Poucas pessoas sabem tudo que eu já passei e chegar aqui hoje é uma grande conquista e uma vitória para mim”, disse em seu perfil no Instagram.

6

AVISTA ABRIL 2018


No foco Depois de ganhar alguns quilinhos e passar do manequim 36 para o 40, a atriz Cleo Pires pediu ajuda para a coach fitness Mayra Cardi. Ela contou que seu principal desafio é encaixar a alimentação saudável e os exercícios físicos em sua vida corrida. “Acabei engordando porque gosto muito de comer. Quando estou mais plena, consigo controlar. Ansiosa, desconto na comida. Não sei vocês, mas eu amo me conhecer melhor, renovar e evoluir. A vida sempre tem obstáculos e eu os uso para crescer e aprender”.

Mayra Cardi

Momento pleno Há pouco mais de um mês, a cantora Ivete Sangalo publicou uma foto com a família no Instagram. No clique, ela está amamentando as gêmeas Marina e Helena, que nasceram no início de fevereiro. “Confesso que estou no mais pleno momento da minha vida! Minha família linda cresceu e estamos tão felizes que não cabe no nosso coração esse amor gigante. Amigos, fãs e família estão nutrindo nossos corações! Obrigada, gente!”, falou.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O maior medo de Cauã Reymond Apesar de ser um dos galãs brasileiros mais cobiçados da atualidade, o ator Cauã Reymond revelou que seu maior medo é se tornar um velho sozinho. Ele é pai de Sofia, de sua relação com a atriz Grazi Massafera, mas revela que quer mais. “Não que eu não preze momentos a sós, mas acho que por essa razão sonho em ter muitos netos. Sei que, para isso, preciso ter mais filhos. E quero ter mais, sim”, contou. ABRIL 2018 AVISTA

7


TV

As novelas vão acabar?

Com a chegada da TV a cabo e dos serviços de streaming, como a Netflix, a audiência das tramas da TV aberta está caindo

V

ocê se lembra da última novela que viu na íntegra, do primeiro ao último capítulo? Atualmente, é cada vez mais comum encontrar pessoas que não assistem mais à televisão aberta e que se desinteressam pelas histórias das novelas. Isso pode ser explicado com o aumento dos lares que têm TV a cabo e com a chegada dos serviços de streaming, como a Netflix. Com isso, muita gente diz que as produções televisivas estão com os dias contados. É fato que os índices de audiência já não são tão altos como antigamente e que a concorrência aumentou. As séries têm feito mais sucesso do que as novelas, basta acompanhar os assuntos mais comentados nas redes sociais. Mas será que isso representa mesmo um fim? A seguir, levantamos alguns temas que devem ser levados em conta nesse debate.

ASSISTA ANTES

Atualmente, a Globo tem liberado o conteúdo na íntegra de algumas de suas séries no aplicativo Globo Play. Com isso, você pode assistir à produção antes que ela vá ao ar na televisão. Uma prova de como a emissora tem mudado para continuar chamando a atenção do público.

8

AVISTA ABRIL 2018


AUDIÊNCIA AO LONGO DOS ANOS

Avenida Brasil foi considerada a última novela de muito sucesso da década, enquanto A Força do Querer foi vista como um fenômeno nos dias atuais.

Confira como os números médios das novelas das 21h mudaram nesta década

AMOR À VIDA (2013) – 36 pontos

AVENIDA BRASIL (2012) – 42 pontos

A FORÇA DO QUERER (2017) – 36 pontos

SALVE JORGE (2012) – 34 pontos

IMPÉRIO (2014) – 33 pontos

EM FAMÍLIA (2014) – 30 pontos

VELHO CHICO (2016) – 29 pontos

A REGRA DO JOGO (2015) – 28 pontos

BABILÔNIA (2015) – 25 pontos

COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

VÁLVULA DE ESCAPE

TEMPOS DE CRISE

MAS, AFINAL, É O FIM?

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Antigamente, não existia internet, computador e smartphone. O meio mais comum de comunicação era a televisão, e as pessoas tinham o costume de se reunir em família para acompanhar tudo que passava lá – dos telejornais às novelas. Hoje, recebemos as notícias muito mais rapidamente e não sentimos tanta vontade de ligar a TV. Você também tem a impressão de que vemos muito mais notícias tristes atualmente? É por isso que enredos com temas como vingança e violência costumam ser rejeitados pelo público. Histórias clássicas, com mocinhas sofredoras, vilões e romance, tendem a cativar mais o telespectador (o que explica o sucesso de novelas como A Força do Querer).

Pense bem: você aguenta a pressão do trabalho o dia todo, precisa lidar com mil compromissos ao mesmo tempo e só quer chegar em casa para descansar, certo? É muito mais comum buscar uma série que está em alta e que garantirá boas conversas com os amigos. Tanto que as emissoras passaram a investir mais nesse tipo de formato. Vários críticos e especialistas em televisão afirmam: as novelas não vão acabar. Elas fazem parte do costume brasileiro e continuam com os melhores índices de audiência das emissoras (ainda que menores do que no passado). O que vai mudar é a adequação das tramas às necessidades do público. Que venham as cenas dos próximos capítulos!

ABRIL 2018 AVISTA

9


VISUAL

?

Certo ou

errado

Saiba o que fazer para se vestir com charme e elegância em qualquer ocasião

POR ALESSANDRA SOUZA,

Misturar estilos é sempre uma boa ideia para deixar o look sofisticado. A camisa social combinou perfeitamente com a calça jeans mais sequinha e com as sapatilhas de cores neutras. A bolsa também segue uma linha mais clássica e ajudou a deixar a produção com um toque moderninho.

Americanas

10

AVISTA ABRIL 2018

FOTOS: JAIR MAGRI / DIVULGAÇÃO / FOTO CONSULTORA: ARQUIVO PESSOAL

consultora de moda formada pelo Senac


As peças até combinam entre em si, mas parecem pequenas e acabaram aumentando algumas regiões do corpo. Como a calça é justa, o ideal seria usá-la com uma blusa mais comprida.

Looks monocromáticos têm feito sucesso, mas também podem cair no exagero. O problema neste caso é que a camisa estampada chama bastante atenção e acabou “brigando” com a calça bege, que também é estampada nas laterais. Com isso, o sapato “sumiu”.

Cores claras e peças metalizadas estão em alta, mas é preciso atenção na hora de usá-las. Neste caso, ela optou por destacar os acessórios, ambos com acabamento prateado. Da mesma forma, escolheu uma única tonalidade de azul e combinou com a cor preta, que é neutra. TVZ

A calça jeans do tipo flare, com a boca mais larga, está em alta e é perfeita para alongar as pernas e afinar as coxas. A blusa estampada mais soltinha é ideal para os dias mais frios do outono. O look é versátil e pode ir do trabalho ao cinema do fim de semana.

ABRIL 2018 AVISTA

11


BEM VESTIDA

Como usar:

Jaqueta de couro Clássico dos looks de outono-inverno, a peça combina com praticamente qualquer ocasião

B

asta o tempo esfriar para uma peça sair do armário: a jaqueta de couro. A famosa vestimenta de frio surgiu no início do século 20 e era usada apenas como uniforme de pilotos da aviação militar. Com o tempo, passou a ser vista no figurino de cantores dos anos 1950 e 1960 e recebeu o aval da moda. Atualmente, ganhou novos acabamentos e está presente nos vestuários feminino e masculino.

NO TRABALHO

A jaqueta de couro é uma peça mais pesada e não combina com looks casuais. Prefira usá-la com calça jeans reta de lavagem escura, blusa básica branca e uma bota simples com salto do tipo quadrado, que também está em alta.

12

AVISTA ABRIL 2018


NO FIM DE SEMANA

Existem jaquetas de couro de diferentes cores e acabamentos (marrom, vermelha, branca, etc.). Aproveite que você tem mais liberdade no fim de semana e escolha uma tonalidade que combina com o restante do look. Use com calça jeans do tipo skinny e um coturno, que ajuda a deixar a produção com mais atitude.

NO ALMOÇO COM OS AMIGOS

Nesta época do ano, é comum ter dias ensolarados, mas com temperaturas baixas. Em uma ocasião diurna, use a jaqueta por cima de um vestido mais soltinho. Combine com meia-calça e uma bota de cano baixo.

NA BALADA

Festa é sinônimo de brilho e você não só pode, como deve investir nas jaquetas de couro com toque metalizado, que combinam e muito com eventos noturnos. Para não pesar, use um vestido preto mais justo ou camiseta e saia da mesma tonalidade. Nos pés, vá de salto alto.

ABRIL 2018 AVISTA

13


MODA

Tendências

Outono Inverno 2018 O frio está chegando e é hora de renovar o guarda-roupa com peças cheias de estilo para arrasar nos looks

O

outono começou oficialmente no último dia 20, com a promessa de trazer dias mais frios. Isso significa que é hora de tirar os casacos e as botas do fundo do armário e renovar os looks. Por falar nisso, a temporada chega com várias tendências para agradar a todos os gostos. Reunimos as principais com muitas dicas de roupas e acessórios. Confira nossa seleção e boas compras!

Melissa R$ 120,00

ANOS 80

Renner R$ 119,90

Shoulder R$ 249,00

14

AVISTA ABRIL 2018

Shoulder R$ 239,00


BARROCA

Renner R$ 89,90

Shoulder R$ 279,00

Shoulder R$ 199,00

Adidas R$ 149,99

Renner R$ 259,90

TVZ R$ 329,90

Renner R$ 159,90

ABRIL 2018 AVISTA

15


MODA nas America 0 R$ 14,9

NATUREZA

Renner R$ 39,90

Submarino R$ 49,99

Submarino R$ 249,99

Americanas R$ 44,99

Renner R$ 99,90

Adidas R$ 229,99

Americanas R$ 38,99

Adidas R$ 229,99

Adidas R$ 119,99

Adidas R$ 279,90

16

AVISTA ABRIL 2018

Renner R$ 79,90


Shoptime R$ 94,00

VELUDO

Renner R$ 59,90

Shoptime R$ 28,90

Americanas R$ 364,00

Americanas R$ 54,99

Americanas R$ 38,65

Renner R$ 139,90

e Shoptim9 R$ 119,9

Submarino R$ 54,99 Americanas R$ 129,89

ABRIL 2018 AVISTA

17


PERFIL

Possuídas pelo ritmo Ragatanga Sucesso no início dos anos 2000, as meninas do grupo Rouge estão de volta, com clipe novo e turnê pelo Brasil 1©


As meninas do Rouge foram descobertas no reality show Popstars, exibido pelo SBT em 2002 (à direita). Lançaram quatro CDs juntas e estão de volta após uma pausa de 12 anos (acima)

E

m 2002, o Brasil acompanhou todo o processo de seleção do programa Popstars, exibido pelo SBT, que tinha o objetivo de lançar um grupo musical só de meninas. Após inúmeros testes eliminatórios, as cinco melhores foram escolhidas: Aline Wirley, Fantine Thó, Karin Hills, Li Martins e Lu Andrade. Com o nome Rouge, o grupo conquistou o País com as músicas e o carisma contagiante. Com as músicas Não dá pra resistir e Ragatanga, as meninas venderam mais de R$ 1 milhão de cópias do primeiro CD. Foram ao todo três álbuns lançados, muitos shows e muito sucesso. No entanto, com o término do contrato, o grupo infelizmente se separou. Os fãs sempre desejaram um retorno do Rouge, que finalmente aconteceu em setembro do ano passado. Após uma pausa de dez anos, as meninas voltaram com nova turnê, novas músicas e novo clipe. A música de trabalho, Bailando, já acumula milhões de visualizações no YouTube e os shows estão com ingressos esgotados. Conversamos com elas, que nos contaram um pouco sobre o início da carreira, o retorno e a relação com os fãs. Confira!

O Rouge fez muito sucesso no início dos anos 2000. O Brasil inteiro só falava em vocês. Como lidaram com tanto sucesso naquela época? ALINE Era tudo muito novo, divertido e assustador ao mesmo tempo. Eram muitas descobertas juntas, coisas aconteciam a todo momento e isso dá um misto de sensações. Nós lidamos com carinho e empolgação. Do que vocês mais sentem falta da época quando tudo começou? LI Não sentimos falta porque foi um momento marcante e maravilhoso, mas hoje estamos vivendo outro momento assim. Todos eles são importantes e ficam marcados em nós. Vivemos intensamente aquela época e estamos vivendo agora de novo.

ABRIL 2018 AVISTA

19


PERFIL

Durante o período de pausa, a quais atividades vocês se dedicaram? LU Investimos em nós, nas nossas carreiras solo, como atrizes, na música, em musicais e as meninas também se tornaram mães.

Infelizmente, vocês resolveram parar com o grupo há alguns anos. Qual foi o motivo da decisão? KARIN O contrato acabou mesmo. Fomos até o final e não achamos que valia a pena seguir da forma que estava naquela época. Quando pararam com o grupo, sentiram saudade? Como foi lidar com isso? FANTINE Sentimos saudade uma da outra, mas mantivemos contato e nos víamos sempre que possível. Foi tudo feito de forma normal, sabíamos que o contrato estava encerrando e estávamos prontas para seguir.

20

AVISTA ABRIL 2018

E agora, qual foi o grande motivo de vocês retornarem com o Rouge? De quem partiu a ideia? ALINE A ideia foi do Pablo Falcão, nosso empresário, que vislumbrou tudo isso e correu atrás para que acontecesse. No começo, pensávamos: “Quem é esse doido aí com essa ideia mirabolante?” (risos). Até que um dia, eu e a Fantine estávamos gravando uma homenagem para a Li, que tinha acabado de se tornar mãe, e ele mandou uma mensagem para todas nós. Nos olhamos e falamos: “Por que não?”. Escutamos o que ele tinha para dizer e, a partir disso, estamos aqui. Ano passado, vocês fizeram uma série de shows para comemorar a volta do grupo. Como foi retornar aos palcos depois de tanto tempo? LI Sim, fizemos esse retorno, mas ainda com a marca Chá da Alice. Foi sensacional, único, indescritível! Subir ao palco com elas depois de tantos anos e com aquele público fervoroso, nossos fãs, amigos e família, foi um momento tão mágico e lindo!


Vocês estão em turnê celebrando os 15 anos de carreira. O que os fãs podem esperar dos shows? LU A turnê abre nosso novo começo, esse reencontro e comemoração. Para a turnê, preparamos um show com muitos efeitos visuais. Nos preocupamos com o jogo de luzes, o cenário ganha vida nos telões, as músicas têm misturas de ritmos inusitados e coreografias. Queremos trazer novidades, nosso gosto musical e nossas canções para um momento mais atual. Como está a rotina de vocês por conta da volta do grupo? FANTINE Estamos nos virando e nos adaptando para conciliar a família e nossos compromissos pessoais com os do grupo. Quando se faz algo com amor é tudo mais fácil e fluido. Recentemente, vocês lançaram o clipe Bailando. Poderiam contar um pouco sobre ele? KARIN Bailando tem um misto do nosso ritmo brasileiro com o latino. É dançante, envolvente e bem como gostamos de fazer.

Vocês pretendem continuar no mesmo estilo pop ou pensam em mudanças de estilo musical? LU Não estamos nos privando de nada nesse momento. Tudo que recebemos, analisamos e pensamos juntas de acordo com o que gostamos. Pensando no futuro, onde vocês gostariam de estar daqui a alguns anos? ALINE Difícil essa pergunta. Não dá para pensar tão longe assim (risos). O futuro a Deus pertence. A única certeza é que queremos estar com nossa família ao lado. Como é lidar com o carinho do público? É um público fiel que, mesmo quando estavam separadas, nunca deixaram de acompanhá-las, né? FANTINE Sim! Eles são maravilhosos e nossa maior conquista, com certeza. Receber esse amor e sentir a energia que nos emanam vale cada esforço, cada segundo de dedicação. Há alguma novidade que poderiam nos contar que estão preparando para este ano? LI Não (risos), mas nos acompanhem nas redes sociais que vocês vão sempre saber das novidades.

KARIN

FOTOS: 1© GUSTAVO ARRAIS, 2© DIVULGAÇÃO

LU 1© 1©

ALINE

LI

FANTINE ABRIL 2018 AVISTA

21


SAÚDE

22

AVISTA ABRIL 2018


Febre

amarela Conheça os principais mitos e verdades sobre a doença que está crescendo no Brasil

O

surto da febre amarela começou em dezembro de 2016, em Minas Gerais. Atualmente, o vírus já foi identificado em mais de nove estados. Segundo dados do Ministério da Saúde, 164 mortes foram confirmadas por causa da doença e há mais de 545 casos diagnosticados. Nas regiões que apresentam o vírus por meio de mortes de macacos e pessoas infectadas, estão sendo oferecidas vacinas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina é capaz de prevenir quase 100% das chances de contrair o vírus, transmitido por meio de picadas de um mosquito infectado. Com novos casos a cada dia, é normal que as pessoas se sintam inseguras e com muitas dúvidas. Por isso, selecionamos as principais questões sobre a doença e esclarecemos abaixo se são mitos ou verdades. Confira!

ABRIL 2018 AVISTA

23


SAÚDE

MITOS E VERDADES SOBRE A FEBRE AMARELA A PESSOA FICA COM A PELE AMARELADA

O

ADE VERD

O nome da doença é característico, já que em torno de 25% dos pacientes ficam com a pele amarelada (icterícia).

O MACACO ADE TRANSMITE VERD A FEBRE AMARELA

MITO

A doença só é transmitida por meio da picada de um mosquito infectado com o vírus. Os macacos são hospedeiros dele, mas não transmitem a doença. O que pode acontecer é um mosquito picar um animal doente e, depois, picar uma pessoa passando o vírus adiante. Ou seja, os macacos são tão vítimas desta doença quanto nós.

ESTE SURTO DE FEBRE AMARELA É SILVESTRE

ADE VERD

Este surto que se iniciou em 2016 é do ciclo silvestre da doença. Isso significa que ela é transmitida por mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, presentes em áreas de mata. Há, também, o ciclo de transmissão urbana por meio do mosquito Aedes aegypti, mas este aconteceu pela última vez em 1942 no Brasil. No momento, não há casos de transmissão da doença em ambiente urbano.

24

AVISTA ABRIL 2018

PASSAR ADE MIT VERD MITO REPELENTE PREVINE A DOENÇA

Apesar de ser recomendado usar repelentes e roupas que cubram o corpo a fim de evitar picadas de mosquito, esses cuidados não substituem a vacina. A pessoa vacinada pode ser picada por um mosquito contaminado e, por estar imune à doença, não contrairá o vírus.

QUANTO MAIS VACINAS TOMAR, MAIS ESTAREI PROTEGIDO DE MITO

A Segundo o Ministério VERD da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas uma dose da vacina é necessária para toda a vida. Tomar a vacina mais de uma vez não deixará a pessoa mais protegida. Se a dose for fracionada, no entanto, é necessário tomar outra MITO vacina após oito anos.

QUEM TOMAR A VACINA PODE PEGAR FEBRE AMARELA

As vacinas contra febre MITO E D A amarela são eficazes VERD e possuem 95% de segurança. No entanto, podem aparecer alguns efeitos colaterais, como febre baixa e indisposição. Já os efeitos mais graves são raros. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, surgem em uma em cada 400 mil pessoas vacinadas.

TOMAR PRÓPOLIS AJUDA A REPELIRDE A VERD OS MOSQUITOS

MITO

Própolis não afasta os mosquitos. As medidas recomendadas são: instalar telas de proteção em portas e janelas, não deixar água parada (já que é um possível criadouro de mosquitos), utilizar roupas de manga longa e repelente. No entanto, essas medidas apenas ajudam a evitar picadas. A vacina ainda é a forma mais recomendada de evitar a doença.

QUEM TEM ALERGIA A OVO NÃO PODE TOMAR A VACINA

ADE VERD

MITO

Há grupos de pessoas que não devem tomar a vacina. São eles: quem tem alergia grave a ovo, portadores de doenças autoimunes, pessoas que têm HIV/AIDS e pacientes em quimioterapia/radioterapia. Gestantes, lactantes e idosos devem passar por avaliação médica antes de tomarem a vacina. Demais pessoas que estejam com algum problema de saúde também devem ser avaliadas por um médico.

SE NÃO MORO NA ÁREA DE RECOMENDAÇÃO DA VACINA OU NÃO VOU ME DIRIGIR A ESSAS ADE VERD ÁREAS, NÃO PRECISO ME VACINAR A recomendação do Ministério da Saúde é que apenas os moradores de áreas de risco e pessoas que frequentarão regiões em que há casos confirmados da doença tomem a vacida.

M


SINTOMAS

DOR MUSCULAR E ARTICULAR

DIARRÉIA

SINTOMAS DA DOENÇA Os sintomas podem variar. Em geral, são os mesmos de um resfriado, como dor de cabeça, febre, perda de apetite e dores musculares, que podem surgir até três ou quatro dias após a pessoa ter sido picada pelo mosquito. Esta é a fase inicial da doença. Cerca de 35% dos infectados poderão manifestar a forma grave, que envolve dor abdominal, falta de ar, vômitos e forte mal-estar.

PREVENÇÃO USE REPELENTES EFICIENTES CUIDADO COM A GRAVIDEZ USE REPELENTES NAS ROUPAS PROTEJA JANELAS E PORTAS COM TELAS

OLHOS VERMELHOS

PALIDEZ, ERUPÇÃO CUTÂNEA

FEBRE FADIGA VÔMITO DOR DE CABEÇA

VISTA ROUPAS COMPRIDAS LIMPE RECIPIENTES COM ÁGUA PARADA PROTEJA SEU AQUÁRIO USE REDES CONTRA MOSQUITOS NA CAMA NÃO BEBA ÁGUA SUJA

AINDA TENHO DÚVIDAS, E AGORA? Há muitas informações erradas sobre febre amarela circulando por aí. Por isso, antes de tomar a vacina, procure o posto de saúde mais próximo ou converse com o seu médico. Na dúvida, confirme as informações nos sites do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), fontes seguras sobre o assunto. ABRIL 2018 AVISTA

25


Poderoso mamão

FAZ BEM

Considerado um remédio caseiro, o fruto é rico em vitamina C e beneficia tanto o organismo quanto a pele e os cabelos

U

ma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, o mamão acumula benefícios e nutrientes que vão além de auxiliar no trânsito intestinal. Considerado um remédio caseiro natural, possui até dez vezes mais vitamina C do que a laranja. O mamão também tem grande quantidade de licopeno e betacaroteno, antioxidantes que cuidam da pele e da visão. Rico em nutrientes variados, fornece vitaminas, minerais, ferro, potássio e antioxidantes. Um dos destaques fica por conta da vitamina B2, a riboflavina, que ajuda a reduzir os níveis de estresse e a melhorar o sistema nervoso. Destacamos os principais benefícios do mamão para conhecer e incluir na dieta.

26

AVISTA ABRIL 2018


MELHORA O FLUXO INTESTINAL

Por ser rico em fibras, o mamão auxilia no trânsito intestinal, evitando constipações. Além disso, possui papaína e quimiopapaína, enzimas anti-inflamatórias que digerem as proteínas, facilitando a digestão dos alimentos.

REFORÇA A IMUNIDADE

A combinação das vitaminas C e do complexo B fazem do mamão um poderoso alimento no reforço do sistema imunológico. Por conta disso, a fruta é considerada um importante remédio caseiro contra gripes e resfriados. Também ajuda a reduzir e combater o estresse, reforçando a saúde do sistema nervoso.

PELE E CABELOS MAIS BONITOS

Por conta da presença de betacaroteno e licopeno em sua composição, o mamão também contribui para pele e cabelos mais saudáveis.

PREVENÇÃO À FADIGA

A fruta também contém cálcio e fósforo, que, juntos, auxiliam na resistência dos ossos, combatendo e prevenindo a osteoporose e o cansaço muscular.

MOUSSE DE MAMÃO LIGHT

AJUDA A REDUZIR O COLESTEROL

INGREDIENTES

O mamão também pode ser consumido por aqueles que precisam de uma ajudinha para diminuir o colesterol ruim. Isso porque a fruta é rica em pectina, um polissacarídeo que ajuda a reduzir a absorção de gorduras pelo organismo. Apesar do sabor doce, a fruta não possui muitas calorias. Por isso, pode ser uma ótima opção de lanche para quem deseja reduzir o peso de maneira saudável.

• 1 mamão papaia • 1 sachê de gelatina sem sabor • 1 caixa de creme de leite light • 1 canela em pau • 4 claras de ovos • ½ colher (chá) de gengibre em pó • 2 colheres (chá) de amido de milho • 4 colheres (sopa) de raspas de casca de laranja • 6 colheres (sopa) de água • 6 colheres (sopa) de adoçante culinário • 2 xícaras (chá) de suco de laranja natural

COMBATE AOS RADICAIS LIVRES

MODO DE PREPARO

ADEUS, QUILINHOS EXTRAS

Por ser rico em vitamina A, o mamão possui antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e, consequentemente, o aparecimento de doenças.

MELHORA A VISÃO

Também por conta da vitamina A, a fruta contribui para a saúde dos olhos, prevenindo doenças e melhorando a visão.

ATUA COMO ANTI-INFLAMATÓRIO O mamão contém diversas proteínas que ajudam a reduzir a inflamação, como também melhoram a cicatrização do corpo.

Lave o mamão, descasque-o, tire as sementes, corte em cubos e reserve. Depois, extraia o suco da laranja e também reserve. Em seguida, dissolva a gelatina em água e leve ao micro-ondas de 5 a 10 segundos. Depois disso, bata no liquidificador o mamão, 1 xícara do suco de laranja, 4 colheres do adoçante culinário, a gelatina dissolvida, o creme de leite e as claras. Em seguida, coloque o creme em uma forma para pudim e leve à geladeira por quatro horas. Para fazer a calda da mousse, leve ao fogo a outra xícara do suco de laranja, as 2 colheres restantes do adoçante, o amido de milho, o gengibre, a canela e as raspas de casca de laranja. Mexa até engrossar e despeje em cima da mousse. Bom apetite! ABRIL 2018 AVISTA

27


AUTO

Como levar crianças no carro Você sabia que existem assentos obrigatórios por lei de acordo com cada faixa etária? Fique de olho e confira tudo que você precisa para transportar os pequenos com segurança

28

AVISTA ABRIL 2018


V

ira e mexe, nós vemos alguém sentado no carro levando um bebê no colo. Essa medida, no entanto, é uma infração gravíssima e pode render multa e sete pontos na carteira de habilitação do motorista. Isso porque o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) estipula determinados assentos que são obrigatórios de acordo com a faixa etária da criança, uma medida que garante conforto e segurança. Confira!

ASSENTO CONVERSÍVEL

Válido para crianças com mais de nove quilos, mas que ainda não completaram um ano. A posição deve ser contrária à da cadeirinha, ou seja, virada de frente para o banco da frente. A utilização é feita até que a cabeça do bebê ultrapasse o limite do assento.

BEBÊ CONFORTO

Indicado para crianças que ainda não conseguem manter o equilíbrio da cabeça. O assento deve ser colocado no banco traseiro, sempre com a cabeça da criança atrás do banco da frente. Essa posição é necessária para diminuir os riscos de traumas e colisões na região do pescoço.

CADEIRINHA DE SEGURANÇA Pode ser usada por crianças com mais de um ano ou com, aproximadamente, 18 kg. Deve ser colocada na posição central do banco traseiro e virada de frente para os bancos da frente.

ASSENTO DE ELEVAÇÃO

Indicada para crianças que ultrapassaram os limites da cadeirinha, mas ainda não têm altura suficiente para uso do cinto de segurança. O assento é colocado em um dos bancos traseiros e deve ser usado até que a criança tenha dez anos de idade ou 36 kg.

ATENÇÃO

NO BANCO

Depois que atinge os dez anos, a criança pode se sentar tanto no banco traseiro quanto no da frente. Seja qual for a escolha, é fundamental que use sempre o cinto de segurança.

Ser flagrado sem cinto de segurança ou deixar um passageiro andar sem o cinto é uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação. Já o transporte irregular de crianças rende multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.

ABRIL 2018 AVISTA

29


GENTE QUE INSPIRA

Nos passos da dança

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Paixão, dedicação e talento são alguns dos ingredientes que a bailarina Raquel Leal incorpora na carreira. Um dos resultados da receita é a sua recente participação em um videoclipe do cantor Nick Jonas

30

AVISTA ABRIL 2018


H

á quem considere a dança mais que um hobby: uma paixão e uma profissão. A bailarina Raquel Leal é uma dessas pessoas. Sua dedicação à arte a levou até Los Angeles, nos Estados Unidos, onde mora desde 2003. Nascida na capital paulista, ela cresceu em Barretos (SP), cidade em que deu seus primeiros passos no balé. Quando criança, seus pais tinham uma loja ao lado de uma conceituada academia de dança e Raquel sempre observava as meninas vestidas para os ensaios. “Tinha seis anos de idade e, um dia, assisti a uma aula. Ao chegar em casa, os gestos, os movimentos corporais e os passos não saíam da minha memória”, lembra. Não demorou muito para que começasse a fazer as aulas. “Foi um amor natural pela dança que segue comigo até hoje”, conta. Do balé clássico, Raquel foi para o jazz e para a dança contemporânea. Aos 16 anos, fez intercâmbio cultural para os Estados Unidos. Durante um ano, praticou balé, jazz moderno, sapateado e dança africana no “Regional Center for the Arts”, em Connecticut. Mas foi em Ribeirão Preto que ela descobriu o estilo que seria sua nova paixão. Ao visitar uma academia de dança, ficou curiosa ao reparar em uma fotografia de uma bailarina de flamenco. “Alguns meses depois, mudei para São Paulo para cursar a faculdade de Comércio Exterior na Universidade Mackenzie. Lá, fiz aulas de flamenco com o bailarino brasileiro Paulo Santos”, relata.

AO LADO DE NICK JONAS

Imagine a surpresa de Raquel ao descobrir que participaria de um videoclipe do cantor Nick Jonas. “A Sarah-May Levy, responsável pela seleção de elenco de clipes musicais de vários artistas, entrou em contato comigo em uma sexta-feira. No sábado e no domingo já estávamos gravando nos estúdios”, explica. Raquel conta que, em Los Angeles, quando um trabalho envolve músicos famosos, as pessoas só ficam sabendo de quem se trata no dia da gravação. Por isso, ela e as outras duas dançarinas selecionadas tiveram que improvisar, conhecendo a música Home pouco antes das filmagens. Foi aí que souberam que era tema do filme O Touro Ferdinando. “Foi um sentimento de gratidão desde o início: no momento em que cheguei no estúdio e fui bem recebida; quando terminaram as gravações e o diretor Nicholas Lam elogiou meu trabalho diante das câmeras; meu destaque no vídeo; a indicação da música

para o Globo de Ouro; a nomeação da animação para o Oscar e o carinho de jornalistas brasileiros. Enfim, uma bênção de Deus”, revela, emocionada. E o que será que a dançarina achou de O Touro Ferdinando? “É um filme bem charmoso e com uma mensagem pacifista muito relevante no mundo de hoje. Eu me identifico com a mensagem de aceitação e tolerância às diferenças, de não ter medo de ser quem realmente somos, mesmo que sejamos diferentes dos padrões”, opina.

PREPARO, DEDICAÇÃO E CORAGEM

Antes de participar das gravações de Home, ao lado de Nick Jonas, a bailarina brasileira já tinha no currículo inúmeros festivais de dança no Brasil e nos Estados Unidos. Dentre eles, destaca uma apresentação lotada no histórico Lobero Theatre, em Santa Barbara (Califórnia), e um show com seu atual grupo de fusão de dança flamenca, Pasion Flamenca de Los Angeles, no Temple Emanuel, em Beverly Hills, junto com o coral Kol Sephardic Choir. “Eu e meu grupo criamos todas as coreografias e colocamos em prática a ideia de apresentar o flamenco agregado a outros estilos que conhecíamos. Vendemos todos os ingressos em duas semanas e fomos aplaudidos de pé”, orgulha-se. O sucesso do espetáculo deve se repetir este ano, com outras apresentações agendadas em Los Angeles. Além dos shows, Raquel também se dedica a ensinar flamenco para crianças e iniciantes. Assim como em outras profissões, ela reconhece a melhor parte e a mais complicada de ser bailarina. O lado bom é o reconhecimento do público depois de tanto esforço. Por outro lado, viver da dança é o mais difícil. “É uma carreira geralmente curta e de baixa remuneração, mesmo em Los Angeles. A cidade oferece inúmeras oportunidades, porém há uma concorrência muito grande e a oferta de talentos é significativa. Assim, muitos artistas precisam exercer outra profissão em paralelo para garantir um sustento adequado. A pressão em relação à imagem também tem um peso”, conta. Por isso, ela acredita que preparo, dedicação e coragem são ingredientes indispensáveis para a carreira. “Não “Não tenha medo tenha medo de ser diferente, princide ser diferente, palmente se essa diferença trouxer bem-estar e inspiração àqueles ao seu principalmente se redor. Inove, enriqueça o espírito, resessa diferença trouxer peite as diferenças e ao próximo e deibem-estar e inspiração xe o restante acontecer naturalmente. àqueles ao seu redor.” O que tiver que ser vai ser”, conclui. ABRIL 2018 AVISTA

31


RECEITAS

Que tal um

chรก da tarde?

32

AVISTA ABRIL 2018


BEBIDAS

CHÁ DE LARANJA

20 MINUTOS

10 PORÇÕES

FÁCIL

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

• 7 laranjas • 15 cravos-da-índia • 1,5 litros de água • 3 colheres (chá) de açúcar

Coloque a água para ferver, junto com os cravos-da-índia e o açúcar. Deixe ferver por 10 minutos. Enquanto isso, esprema as laranjas para tirar o suco. Reserve. Quando a água estiver fervendo, misture o suco de laranja e deixe esquentar, mas sem ferver. Coloque em uma garrafa térmica e sirva em seguida. Calorias: 24 kcal por porção

ABRIL 2018 AVISTA

33


RECEITAS

DOCES

COOKIES COM GOTAS DE CHOCOLATE 10 MINUTOS

30 PORÇÕES

FÁCIL

INGREDIENTES • 1 xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente • 1 xícara (chá) de açúcar • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo • 1 colher (chá) de essência de baunilha • 1 colher (chá) de farinha de trigo • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio • 2 colheres (chá) de água quente • ½ colher (chá) de sal • 2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo, em gotas ou em pedacinhos • 2 ovos

MODO DE PREPARO Preaqueça o forno a 180°C. Misture a manteiga, o açúcar e o açúcar mascavo, até homogeneizar. Bata os ovos, um de cada vez, e misture bem com a essência de baunilha. Dissolva o bicarbonato na água quente e coloque em uma batedeira junto com o sal, a farinha, o chocolate e o restante da massa. Depois de bater, despeje delicadamente 3 colheres (chá) cheias com a massa em uma travessa untada, separando razoavelmente cada uma. Deixe assar por cerca de 10 minutos ou até ficar dourado. Calorias: 187 kcal por porção

BEBIDAS

CHOCOLATE QUENTE MALANDRINHO 15 MINUTOS

4 PORÇÕES

FÁCIL

INGREDIENTES • 1 caixinha de pó para pudim sabor chocolate • 3 xícaras (chá) de leite • 2 colheres (sopa) de açúcar • 1 caixinha de creme para chantili • Canela em pó a gosto • Raspas de chocolate para decorar

MODO DE PREPARO Dissolva o pó para pudim em 1 xícara (chá) de leite e reserve. Ferva o restante do leite e, ao levantar fervura, acrescente o açúcar e o pudim já dissolvido. Mexa até engrossar. Bata o creme para chantili. Coloque o chocolate quente em uma caneca, cubra com o chantili, polvilhe com a canela em pó e decore com as raspas de chocolate. Calorias: 175 kcal por porção

34

AVISTA ABRIL 2018


DOCES

BOLO DE MANDIOCA COM COCO 60 MINUTOS

12 PORÇÕES

FÁCIL

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

• 2 xícaras (chá) de mandioca crua ralada • 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo • 2 xícaras (chá) de açúcar • 2 colheres (sopa) de margarina • 1 colher (sopa) de fermento em pó • 50g de coco ralado • 50g de coco em flocos • 1 vidro (200 ml) de leite de coco • 3 ovos (claras em neve)

Bata na batedeira as gemas com a margarina, o açúcar e um pouco do leite de coco. Acrescente a mandioca, o coco ralado, a farinha de trigo e o restante do leite de coco. Bata novamente. Desligue a batedeira e misture as claras em neve e o fermento em pó. Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno preaquecido por 40 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme, polvilhe o coco em flocos e sirva na sequência. Calorias: 304 kcal por porção

ABRIL 2018 AVISTA

35


RECEITAS

SALGADOS

TORTA DE LEGUMES

8 PORÇÕES

MÉDIO

INGREDIENTES

MODO DE PREPARO

MASSA • 2 xícaras (chá) de leite • ¼ xícara (chá) de azeite • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo • 1 colher (sopa) de fermento em pó • 100g de queijo ralado • 2 ovos • Sal a gosto ou 1 tablete de caldo de galinha

Recheio: cozinhe os legumes. Em um recipiente, junte os legumes, a cebola, o tomate sem as sementes, a salsinha, a cebolinha, o presunto, a muçarela, o sal e os temperos. Misture a cada ingrediente adicionado. Massa: no liquidificador, coloque o leite, os ovos, o azeite e o queijo ralado e bata. Desligue, acrescente sal e farinha e bata novamente. Em seguida, acrescente o fermento em pó e bata mais uma vez. Coloque parte da massa em uma assadeira untada e polvilhada. Despeje o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 15 a 20 minutos, até dourar. Sirva na sequência. Calorias: 195 kcal por porção

RECHEIO • 1 batata pequena picadinha • 1 cenoura pequena picadinha • 4 vagens picadinhas • 1 tomate picado • 100g de presunto ralado • 100g de muçarela ralada • ½ xícara (chá) de salsa e cebolinha • ½ xícara (chá) de cebola picada • Temperos a gosto

36

90 MINUTOS

AVISTA ABRIL 2018


SALGADOS

MUFFIN DE LINGUIÇA COM QUEIJO 35 MINUTOS

15 PORÇÕES

FÁCIL

IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS

INGREDIENTES MASSA • 1 ovo • 1 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo • 1 xícara (chá) de leite • ¼ de xícara (chá) de azeite ou óleo de soja • 2 colheres (chá) de fermento em pó • Sal a gosto • Açúcar a gosto

RECHEIO • 1 xícara (chá) de muçarela ralada • 1 xicara (chá) de linguiça calabresa ou portuguesa picada • ½ xícara (chá) de azeitonas pretas picadas • Cebolinha a gosto • Sal a gosto

MODO DE PREPARO Para a massa, misture em uma vasilha todos os ingredientes secos e, em outra vasilha, os líquidos. Em seguida, junte o conteúdo dos dois recipientes e mexa levemente com um garfo. Reserve. Junte todos os ingredientes do recheio e misture delicadamente à massa. Distribua em forminhas de muffins. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 a 30 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo e seco. Sirva em seguida. Dica: não deixe que os muffins assem demais, pois podem ficar secos. Calorias: 158 kcal por porção

ABRIL 2018 AVISTA

37


TURISMO

Cenário exuberante Localizado em Goiás, o Parque Estadual de Terra Ronca abriga um dos maiores complexos de cavernas da América Latina e é destino para aventureiros


ABRIL 2018 AVISTA

39


TURISMO

C

om 57 mil hectares, o Parque Estadual de Terra Ronca, no município de São Domingos (GO), é um dos destinos de ecoturismo mais procurados no Brasil. Não é à toa: são diversas cavernas e grutas que tornam o local um dos maiores complexos cavernícolas do País e da América Latina. Segundo informações oficiais do governo de Goiás, as grutas possuem mais de 620 milhões de anos e servem também para pesquisa científica. Além da beleza espetacular, o complexo conta com cachoeiras e áreas verdes para a prática de trilhas e muito contato com a natureza.

MISTÉRIO E BELEZA

No total, são 260 cavernas e grutas. Destas, 200 são secas e 60, banhadas por águas límpidas e mornas. Dentre as cavernas, 35 delas contam com pinturas rupestres, que comprovam a presença do homem primitivo na região central brasileira há mais de dez mil anos. Incrível, não é mesmo? Mas não para por aí. Algumas dessas cavernas abertas

40

AVISTA ABRIL 2018

à visitação contam com roteiros que exigem cruzar rios subterrâneos em meio a um breu total. Ou seja, o local é perfeito para os amantes de aventura. Dentro do parque está a Caverna São Mateus, a terceira mais longa do Brasil, com mais de 24 quilômetros de extensão. Além dela, existe a Caverna de Terra Ronca, que, inclusive, originou o nome do complexo. Com altura superior a 90 metros, equivale a um prédio de 36 andares. O trajeto para a Caverna de Terra Ronca tem trechos cortados pelo Rio da Lapa e cenários intercalados por salões iluminados naturalmente e outros em meio à ausência da luz. A experiência é única e revela o show da natureza.

ESPETÁCULO NATURAL

Outra caverna que merece destaque é a Angélica, uma das mais belas do parque pela riqueza de espeleotemas, nome dado às formações rochosas que ocorrem dentro das cavernas, resultantes da cristalização de minerais. Para quem tem sede de aventura, uma visita à Caverna São Bernardo 2 se torna obrigatória. O acesso é feito por uma dolina, como são chamados os afundamentos de teto de uma caverna, causados por água ou desmoronamento. No trajeto, há também a travessia de um rio de águas geladas e rápidas, aumentando o nível de dificuldade e, consequentemente, a adrenalina. O caminho é feito com água


até a cintura e inclui trechos perigosos em meio às rochas. Imagine agora que tudo isso é feito na escuridão, apenas com a luminosidade da lanterna do capacete. Para quem não é fã de cavernas, existem cachoeiras que proporcionam passeios imperdíveis. A Cachoeira do Rio São Bernardo, por exemplo, tem águas cristalinas e mornas, e até uma praia de areia, sendo ideal para mergulhos. Vale destacar que todos os passeios dentro do parque são realizados por guias especializados, fornecendo segurança e informações extras sobre a região e suas fauna e flora.

ONDE FICAR

Quem deseja visitar o parque tem duas opções: hospedar-se em pousadas no povoado de São João Evangelista, mais próximo ao parque, ou na cidade de São Domingos, a 50 quilômetros de distância das cavernas. São Domingos oferece pouca infraestrutura de turismo, mas é um centro histórico que acumula riquezas naturais. O local teve sua origem na época do garimpo de ouro, no século 17, e possui casarões antigos que são verdadeiros cartões postais. Além disso, é banhada por rios e lagos, que oferecem bons locais de passeio ao ar livre.

COMO CHEGAR

A região do Parque Estadual de Terra Ronca fica localizada no Planalto Central Brasileiro, a noroeste de Goiás, na divisa com a Bahia. O melhor trajeto é a partir do Distrito Federal, por meio da BR-020, seguindo em direção a Guarani de Goiás. De lá, o parque fica localizado, aproximadamente, a 40 quilômetros. Parque Estadual de Terra Ronca

FOTOS: MARCIO CABRAL / DIVULGAÇÃO

REGIÃO DE TERRA RONCA

CURIOSIDADE Todos os anos, o Parque de Terra Ronca recebe a Romaria do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca, em 5 e 6 de agosto. A manifestação religiosa e cultural é considerada uma das mais importantes da região e acontece regularmente desde a década de 1940. ABRIL 2018 AVISTA

41


CARREIRA

Reuniões

produtivas

Tempo perdido? Tédio sem fim? Esqueça os estereótipos envolvidos nos encontros corporativos e adote atitudes que ajudam a torná-los realmente úteis

42

AVISTA ABRIL 2018


ABRIL 2018 AVISTA

43


CARREIRA

R

euniões de trabalho fazem parte do dia a dia da maioria das empresas. Há quem as considere produtivas, outros acham que o tempo gasto nelas poderia ser melhor aproveitado. No final, tudo depende de que forma elas são conduzidas, da participação das pessoas presentes e como o conteúdo apresentado pode agregar aos projetos e aos colaboradores. Portanto, o fator humano precisa estar completamente envolvido. Para auxiliar no andamento de uma reunião, é importante que cada participante saiba o que não fazer. Charlie Hawkins, autor do livro O Segredo das Reuniões Produtivas, enumera alguns pontos para refletir e, consequentemente, evitar. O primeiro deles pode até parecer óbvio, mas muita gente não dá a devida importância: chegar

44

AVISTA ABRIL 2018

atrasado. Pontualidade é fundamental em reuniões e demonstra o interesse do colaborador. Repetir temas que já foram resolvidos é outra atitude comum que também precisa ser evitada. Para isso, Hawkins recomenda anotar os temas abordados para focar em novos assuntos. O excesso de competitividade em uma reunião também merece atenção, já que pode causar constrangimentos, assim como fazer piadas, que diminuem a produtividade durante as discussões.

APOSTE NESTAS ATITUDES

Por outro lado, algumas atitudes são muito bem-vindas nas reuniões. Uma delas é a participação dos colaboradores, que devem demonstrar interesse nos assuntos discutidos. Afinal, esse é o momento ideal para apresentar ideias e soluções a favor do crescimento da empresa.


“Parece errado alguém achar graça em alguma coisa quando supostamente deveria estar trabalhando. O humor muitas vezes nos ajuda a passar por cima dos cargos, das posturas e das posições que limitam nosso pensamento e sufocam a participação” Charlie Hawkins

Algumas reuniões demandam que os funcionários estejam preparados sobre os assuntos a serem abordados. Portanto, aproveite para estudar e pesquisar. Essas atividades contribuem para uma participação mais ativa nas reuniões. Vale lembrar que ser participativo e estar bem preparado não significa ser chato e demorado. Quando tiver a palavra, seja breve e objetivo nas colocações e observe a reação das pessoas enquanto estiver falando. Não menos importante, a escolha da roupa é um ponto favorável. Não precisa estar superformal, mas procure demonstrar credibilidade por meio do figurino, sem usar isso para chamar atenção. Demonstrar confiança, cumprimentando colegas e eventuais parceiros com entusiasmo e alegria, também passa uma imagem positiva.

permitem que os presentes assimilem o que foi apresentado. Entretanto, cuidado com pausas demoradas, pois pode parecer que você esqueceu o que tinha para falar. Embora gestos sejam inevitáveis, evite gesticular muito. Aliás, uma dica é prestar atenção em como se comporta durante a fala: o movimento das mãos deve corresponder àquilo que está dizendo. Caso a apresentação contenha slides, não centralize a abordagem em torno deles. Uma maneira eficiente de fazer isso é inserir apenas a quantidade necessária de texto, dando preferência para gráficos e tabelas, assim como fotos e vídeos. Enfim, seja criativo, mas sempre refletindo na objetividade daquilo que pretende acrescentar.

DONO DA PALAVRA

Caso tenha que fazer uma apresentação durante a reunião, sobre resultados obtidos ou um novo projeto, estar bem preparado e confiante é o primeiro passo para ser bem-sucedido. Para superar o nervosismo e transmitir credibilidade, mantenha contato visual com os demais participantes, postura que ajuda a conectar-se com os ouvintes. Desvie o olhar de uma pessoa para a outra, prosseguindo com a apresentação de maneira natural. Tenha cuidado com o que fala, focando no que é necessário e apropriado para o momento. Evite assuntos que desconhece ou que não têm fundamento. Atente-se também a informações que possam ser repetidas ou palavras que simplesmente sejam vazias. Se estiver nervoso, uma dica é fazer pausas pontuais, que ajudam a organizar o raciocínio e ABRIL 2018 AVISTA

45


BELEZA

Linda em

qualquer idade Cada faixa etária precisa de cuidados específicos. Aposte em cremes anti-idade e tenha a pele perfeita e renovada

V

ocê já percebeu como a pele do rosto fica mais sensível conforme envelhecemos? Isso acontece porque a produção de colágeno (substância responsável por dar firmeza e elasticidade) diminui a partir dos 30 anos. Da mesma forma, muitos dos hábitos cultivados ao longo da vida – como tomar sol sem filtro solar e dormir de maquiagem – também se refletem na nossa aparência. Por isso, é fundamental cuidar desde cedo do rosto. Confira nossa seleção de cremes anti-idade e fique linda em todos os momentos.

46

AVISTA ABRIL 2018


CLINIQUE

CLINIQUE FRESH PRESSEDTM PÓ DE LIMPEZA REJUVENESCEDOR COM VITAMINA C Composto por um pó ultrafino que renova a pele, deixando-a purificada e iluminada. O produto deve ser usado durante a manhã para que possa iniciar a renovação da pele. R$ 199

DERMOSOFT DAY CREME ANTIIDADE FACIAL PREVENT Indicado para uso a partir dos 25 anos, auxilia na prevenção dos primeiros sinais de envelhecimento. Tem função dois em um: prepara a pele durante o dia e combate os danos à noite, intensificando a renovação celular. R$ 119,60

DERMOSOFT DAY CREME ANTI-IDADE FACIAL REVERSE Voltado para peles maduras, repõe os nutrientes necessários da face, agindo inclusive nos danos já existentes. Testes comprovam que o produto reduz em até 66,7% as linhas de expressão e aumenta em até 70% a firmeza da pele em apenas 21 dias. R$ 135,60

EXTRATOS DA TERRA

O BOTICÁRIO

FOTOS: DIVULGAÇÃO

BEYOUNG BEYOUNG BOOSTER ANTI-AGING Além de suavizar os sinais de envelhecimento instantaneamente, suaviza as imperfeições da pele conforme o uso. O produto também reduz o aspecto de cansaço, deixando a pele mais viçosa e radiante. R$ 125

SÉRUM FACIAL ANTI-IDADE Produto da linha Make B. Cuidados Faciais, tem profundo efeito anti-idade com a exclusiva tecnologia Skin Adapt. Promove o rejuvenescimento facial instantâneo, preenchendo e disfarçando as linhas de expressão. R$ 99,90

ABRIL 2018 AVISTA

47


MAIS BONITA

Hidratação capilar com açúcar Q

uem tem cabelo cacheado sabe como é difícil deixá-los macios e brilhantes. Isso acontece porque a oleosidade natural produzida no couro cabeludo não consegue chegar até as pontas por conta da estrutura em espiral dos fios. A boa notícia é que existem diversas técnicas para hidratar os cabelos em casa com ingredientes naturais. Confira o nosso tutorial e fique sempre linda e cacheada.

WWW.YOUTUBE.COM/USER/RAYZABATISTA/ | FOTOS: REPRODUÇÃO

Ideal para fios cacheados, técnica é simples de fazer e ajuda a deixar os cabelos macios e brilhantes

48

AVISTA ABRIL 2018


1

Em um recipiente, coloque 3 colheres (sopa) da máscara capilar de nutrição de sua preferência.

BRILHO DOS SONHOS

2

Acrescente ½ tampinha de Bepantol ou outro produto líquido similar que evita a perda de água e garante a hidratação dos cabelos.

A influenciadora Rayza Nicácio foi uma das pioneiras em assumir os cabelos cacheados. Em seu canal no YouTube, ela ensina a fazer uma hidratação com açúcar.

3

Por fim, coloque 2 colheres (sopa) de açúcar no recipiente e misture bem.

4

5

Lave os fios com shampoo normalmente e tire o excesso de água com ajuda de uma toalha.

6

Divida o cabelo em mechas e aplique a máscara hidratante.

7

8

9

Para retirar, é só enxaguar com água morna ou fria.

10

Deixe a máscara agir de 20 a 30 minutos. Se preferir, coloque uma touca.

É importante que fiquem algumas pedrinhas de açúcar na mistura para fazer uma esfoliação nos cabelos.

Depois de aplicar, trance todas as mechas e prenda-as em um coque.

Finalize da forma que preferir. ABRIL 2018 AVISTA

49


COMPORTAMENTO

50

AVISTA ABRIL 2018


Mentira tem perna curta e faz mal à saúde Pesquisadores afirmam que mentir com frequência pode causar estresse e aumentar o risco de desenvolver problemas de saúde

P

rimeiro de abril é Dia da Mentira, data oficial para pregar peças nos amigos e na família. Quem nunca brincou que tinha ganhado na loteria ou até mesmo que ia morar em outro país? Contanto que não prejudique a imagem de ninguém e não envolva questões mais sérias, contar uma mentirinha pode ser saudável e parte de uma brincadeira. Por outro lado, quem tem o costume de mentir com frequência e sistematicamente deve ficar em alerta. Sabe aquele ditado “mentira tem perna curta”? Pois é. Além de correr o risco de ser descoberto, quem mente causa mal para a própria saúde, mesmo se não for pego. Ao menos é isso que revela um estudo desenvolvido por psicólogos da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

MENTIR PODE AUMENTAR O ESTRESSE E A ANSIEDADE

Durante dez semanas, os especialistas analisaram 110 pessoas, de 18 a 71 anos. O grupo foi dividido em dois: um foi instruído a evitar mentiras e o outro não recebeu nenhuma recomendação. Toda semana, os voluntários iam ao laboratório e preenchiam questionários sobre a saúde, além de passarem por detectores de mentiras. Os resultados mostram que o grupo que evitou mentir apresentou melhora na saúde física e emocional. Segundo dados da pesquisa, os honestos tiveram, em média, quatro vezes menos queixas em relação à saúde mental e três vezes menos reclamações sobre dores no corpo. Ao término do estudo, estavam menos estressados e melancólicos, com redução nos sinais de dor de cabeça. Os participantes notaram que as relações com outras pessoas melhoraram significativamente, com amizades mais saudáveis. O grupo disse que conseguiu reduzir a quantidade de mentiras no dia a dia, respondendo com sinceridade a perguntas simples, como “por que chegou atrasado?” e “por que não conseguiu cumprir determinada tarefa?”. Quando a situação ficava complicada, usaram táticas como omitir a verdade, respondendo à pergunta com outra questão, mudando de assunto ou até mesmo rindo. No outro grupo, os participantes não apresentaram melhora na saúde ou sensação de bem-estar: os mentirosos ti-

veram aumento nos níveis de estresse, ansiedade e sintomas físicos, como dores de cabeça e musculares. Os pesquisadores avaliaram que estavam mais propensos a desenvolverem doenças físicas e emocionais, como a depressão.

CUIDADO COM A SINCERIDADE EM EXCESSO

Por outro lado, os estudiosos destacaram que não basta ser sincero, é preciso ter jogo de cintura. Se em determinada situação, falar a verdade causar mal-estar aos envolvidos, a saída pode ser omitir ou, simplesmente, mudar o assunto. Segundo Anita Kelly, uma das psicólogas que participou da pesquisa, “o oposto da mentira não é uma verdade bruta, que causa mal-estar. Às vezes, evitar momentos constrangedores já resolve o assunto”. Por isso, para ter uma vida mais saudável, emocionalmente equilibrada e com relacionamentos interpessoais satisfatórios, não é necessário mentir ou ser extremamente sincero o tempo todo. Basta ser polido e saber o momento certo de falar ou de se calar. A conclusão dos especialistas foi que a sensação de bem-estar não vem simplesmente da ausência de mentiras, mas da melhoria nos relacionamentos dos participantes. Ou seja, viver intensamente, com empatia e sinceridade na hora certa, pode ser o caminho para uma vida mais tranquila.

VOCÊ SABIA? O Dia da Mentira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Na época, o ano novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera, até 1º de abril e contava com festas e troca de presentes. A partir do calendário gregoriano, em 1562, o ano novo começou a ser comemorado em 1º de janeiro. Apesar da mudança, muitas pessoas continuaram a comemorar o ano novo em 1º de abril e viraram alvo de chacotas, como, por exemplo, receber convites falsos para festas e presentes bizarros. ABRIL 2018 AVISTA

51


TESTE

VOCÊ TEM

MENTE ABERTA?

Em tempos de discussões frequentes nas redes sociais, é importante ser flexível e saber ouvir a opinião dos outros. Responda às perguntas e saiba se você é assim


1

UM AMIGO SEU FEZ UM “TEXTÃO” NO FACEBOOK FALANDO SOBRE POLÍTICA. QUAL A SUA REAÇÃO?

RESULTADO

A) faço questão de comentar meu ponto de vista, que é diferente do dele. Afinal, é sempre importante falar sobre esse assunto. B) não comento e deixo para falar sobre isso em outro momento, se achar que vale a pena.

QUAL SUA OPINIÃO SOBRE 2 MOVIMENTOS CRIADOS PARA DEFENDER ALGUMA MINORIA (NEGROS, COMUNIDADE LGBT, FEMINISMO, ETC.)?

A) acho importante, mas só se fala nisso atualmente, está um pouco demais tudo isso. B) eles estão no direito de se manifestarem e lutarem pelo que defendem.

PENSA SOBRE PESSOAS 3 OQUEQUEFAZEM TERAPIA?

MAIS A CALMA E PACIÊNCIA Você não costuma se segurar quando vê uma opinião diferente da sua, podendo até ser explosivo e entrar em discussões desnecessárias. É preciso entender que ninguém é obrigado a concordar com você e, mesmo assim, ser seu amigo. Evite comprar brigas à toa.

A) em tempos de crise, não vejo sentido em gastar dinheiro só para conversar com outra pessoa. B) vejo como algo importante, às vezes a pessoa está passando por algum problema ou só quer um conselho de uma pessoa diferente.

FAZ AMIZADES 4 VOCÊ DE FORMA FÁCIL?

A) tenho vergonha e até receio de me aproximar de outras pessoas. B) claro, nunca se sabe quando vamos encontrar um grande amigo.

MAIS B AMIGO DA GALERA

SE 5 VOCÊ CONSIDERA MAIS: A) realista. B) curioso.

Você tem seus pontos de vista bem definidos, mas sempre gosta de conhecer os outros lados de uma história. Sabe que tudo tem um lado bom e um ruim, e às vezes até tem vontade de discutir, mas respira fundo e segue em frente.

ABRIL 2018 AVISTA

53


DECORAÇÃO

Viva o cacto Use a criatividade e aposte em peças inspiradas na simpática planta para um toque mexicano – e alegre – à decoração

E

les são espinhosos, rústicos e capazes de sobreviver a ambientes inóspitos, com clima árido e pouquíssima água. Geralmente associados ao México, os cactos simbolizam o país latino, ilustrando até mesmo sua bandeira e seu brasão. Aliás, o próprio nome original da capital, atualmente Cidade do México, é inspirado na planta: Tenochtitlán quer dizer “lugar dos cactos sagrados” no idioma asteca. Logo, não é à toa que os cactos possam ser usados para destacar a influência mexicana na decoração. Nos últimos tempos, a simpática planta ganhou destaque com coleções alegres, para o guarda-roupa e para a casa, indo muito além de pinturas e retratos de Frida Kahlo. Por isso, se quiser dar um toque mexicano ao lar, aposte na originalidade dos cactos.

DAS PLANTAS AOS OBJETOS

Fáceis de cultivar, os cactos são ideais para os distraídos e para quem alega falta de tempo para cuidar de plantas, mas quer levar mais vida para os ambientes. Precisam de pouca rega – uma vez por semana e olhe lá –, gostam de lugares secos e de sol em abundância. Outra vantagem é que são encontrados em tamanhos variados: dos pequeninos, que podem ser inseridos em qualquer espaço, aos maiores, indicados para vasos grandes e jardins. Caso prefira objetos ao invés de plantas, então a beleza exótica desse símbolo mexicano pode ajudar a compor ambientes de outra maneira: cerâmicas que imitam cactos; estampas em tecidos, como capas para almofadas; gravuras; utensílios para cozinhas e velas. São ideias originais variadas para inseri-los na decoração. Além de remeter ao México, peças inspiradas em cactos dão um toque moderninho e descolado à decoração. Eles também podem ser divertidos, especialmente por meio da combinação de cores quentes e que simbolizam o verão. Enfim, mesmo se o seu estilo for minimalista ou ousado, há objetos inspirados em cactos para todos os gostos – e bolsos. De artesanatos que podem ser encomendados sob medida a objetos de design industrial, estas peças atemporais merecem um cantinho especial na sua casa. E o melhor de tudo: diferentemente das plantas, elas não têm espinhos.

54

AVISTA ABRIL 2018


Leroy Merlin Gravura Cactos R$ 53,90

Leroy Merlin Gravura Crie Cactos R$ 53,90

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Leroy Merlin Cacto Cerâmica R$ 117,90

Leroy Merlin Almofada Peso de Porta R$ 49,90 ABRIL 2018 AVISTA

55


DICAS

Melhores atividades físicas para fazer em grupo Alongamento Além de ajudar a manter a postura e afastar dores musculares, é ótimo para a concentração e preparação de exercícios mais pesados e complexos.

Bicicleta Uma das atividades campeãs para quem busca bem-estar, qualidade de vida e socialização. Em muitas cidades, existem grupos que se reúnem para pedalar.

Caminhada Saudável, caminhar também permite colocar o papo em dia com seus amigos. É prático e pode ser feito em qualquer lugar.

Esportes coletivos Embora o futebol seja o favorito de muita gente, existem outras modalidades que podem ser praticadas em grupo, como vôlei e basquete.

Dicas para fazer com que as crianças bebam água Mantenha a água em lugares acessíveis: deixe água fresca e gelada em locais que a criança possa ver e se lembrar de beber. Na geladeira, guarde-a na garrafinha favorita do seu filho.

56

AVISTA ABRIL 2018

Faça trocas gradativas: proibições não oferecem os efeitos desejados. Quando a criança quiser beber refrigerante, peça a ela que tome um pouco de água antes, assim, ela se acostuma desde cedo.

Dê o exemplo: acompanhe a criança nesse processo, bebendo água junto com ela e mostrando como é importante manter-se hidratado e saudável.


Passo a passo para dobrar lençol com elástico

1

Vire-o do avesso, colocando o dedo indicador no final de cada uma das quatro costuras localizadas nas extremidades.

2 Cinco frutas campeãs da hidratação

Estique os braços para as laterais, abrindo o lençol. Em seguida, sobreponha os tecidos, juntando os dedos indicadores.

3

Com a mão direita, faça um movimento no sentido horário, andando com os dedos pelo elástico do lençol (arrume caso esteja do avesso).

Em dias quentes e secos, é preciso se preocupar ainda mais com a hidratação do corpo. Rosana Perim, gerente de nutrição do HCor – Hospital do Coração, selecionou as frutas campeãs para incluir no dia a dia. Confira! • Melancia: contém nada menos que 95% de água. Além disso, é rica em vitaminas A, B6 e C, potássio, ferro, cálcio e tem baixo valor calórico. • Melão: cerca de 90% da fruta é água. Possui alto teor de cálcio, magnésio e vitamina C, ajudando a recuperar os sais minerais perdidos durante a prática de atividades físicas. • Laranja: composta por 89,6% de água, contém vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro, fibras e antioxidantes. • Abacaxi: com 87% de água, a fruta tem muita vitamina C, ácido málico e bromelina, enzima benéfica para a digestão. • Mamão: constituído por 86% de água, é fonte de vitaminas A e C. O consumo de apenas uma fatia pequena por dia já oferece benefícios ao organismo.

4

Coloque o lençol em cima de uma superfície plana com a parte do elástico dobrado para cima. Forme um retângulo, dobrando a parte sem elástico por cima da com elástico.

5

Agora já estamos terminando. Faça uma dobra no meio ou dobre em duas ou três partes, como preferir, e pronto. ABRIL 2018 AVISTA

57


FAÇA VOCÊ MESMO

Quadro de botões Que tal decorar um ambiente com um objeto supercriativo e cheio de charme?

O custo para fazer o quadro é de R$ 30 e você pode vender por R$ 60 LISTA DE MATERIAIS

• Peça de madeira ou em MDF (a medida e o formato podem variar de acordo com o espaço disponível para decorar) •M  olde de árvore (ou outro formato que preferir) • L ápis para riscar o molde • C ola para artesanato ou cola quente • R etalhos de tecido • B otões de tamanhos e cores variados • T inta PVA

58

AVISTA ABRIL 2018


1

3

Pegue o molde e aplique-o sobre a placa de madeira ou MDF.

2

Cole os retalhos de tecido ao longo do desenho para deixá-lo ainda mais divertido.

4 5

Com cuidado, cole os botões com a cola de artesanato seguindo o desenho do molde. No caso da árvore, é interessante misturar diferentes tons de verde para criar um efeito mais colorido.

Agora, é hora de fazer o mesmo com o tronco e a raiz da árvore, colando botões em tons de marrom.

Finalize pintando as bordas da peça de madeira com a tinta PVA para dar um acabamento melhor.

NA HORA DE FIXAR NA PAREDE, VOCÊ PODE PRENDER COM FITAS ADESIVAS DUPLA-FACE PRÓPRIAS PARA PAREDE, COM MAIOR RESISTÊNCIA. ASSIM, EVITAM-SE MUITOS FUROS.

6

Pronto! Agora é só decorar a casa ou criar novas opções para vender. ABRIL 2018 AVISTA

59


DIVIRTA-SE UM LUGAR SILENCIOSO CINEMA

Uma pacata fazenda é o lugar dos sonhos para uma família norte-americana. Tudo vai bem, até que eles começam a ser perseguidos por uma entidade fantasmagórica. Para se protegerem, eles precisam se manter em silêncio. O elenco conta com os atores John Krasinski e Emily Blunt.

NADA A PERDER – PARTE 1

VINGADORES – GUERRA INFINITA Com a chegada de Thanos, um perigoso vilão disposto a reunir as Joias do Infinito, os Vingadores resolvem se unir aos Guardiões da Galáxia para devolver a paz à humanidade. No entanto, precisam lidar com os desentendimentos de alguns de seus heróis. Os atores Robert Downey Jr. e Chris Hemsworth estão confirmados na produção.

60

AVISTA ABRIL 2018

O filme acompanha a história do bispo evangélico Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e proprietário da Record TV. Baseado na trilogia homônima, esta primeira parte acompanha os desafios enfrentados por ele na busca de suas convicções. O protagonista é vivido pelo ator Petrônio Gontijo.


DVDs

CHOCANTE Depois de fazerem sucesso nos anos 1990, os integrantes da fictícia boy band Chocante se reúnem novamente durante o funeral de um amigo em comum. Todos tomaram rumos diferentes na vida, mas resolvem se unir outra vez em nome dos velhos tempos. O elenco conta com os atores Bruno Mazzeo e Lúcio Mauro Filho.

MY LITTLE PONY – O FILME A pônei Twilight Sparkle decide criar uma festa, mas seus planos são arruinados com a chegada do Rei Storm, que quer dominar o mundo. Cabe a ela chamar suas amigas para enfrentá-lo de uma vez por todas. No caminho, encontram outros animais que também sofrem com a opressão do vilão. MÃE! Um dos filmes de maior repercussão de 2017, mostra um casal que vive em um casarão no campo. Enquanto a esposa passa os dias restaurando a casa, o marido busca desesperadamente uma inspiração para voltar a escrever. Cheio de referências bíblicas, é estrelado por Jennifer Lawrence e Javier Bardem.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

SÉRIES

DARK A história gira em torno de quatro famílias que vivem em uma pequena cidade da Alemanha. Tudo muda quando duas crianças desaparecem de forma misteriosa e os segredos dos moradores começam a ser desvendados.

VIKINGS Maior guerreiro de sua era, Ragnar Lothbrok se torna rei dos vikings e segue as tradições nórdicas. Para isso, conta com o apoio de seu irmão, Rollo, seu filho, Bjorn, e suas esposas, Lagertha e Aslaug.

ABRIL 2018 AVISTA

61


TECNOLOGIA

FOTOS PERFEITAS DÚVIDAS DE PORTUGUÊS? NUNCA MAIS!

Vamos combinar que a língua portuguesa tem muitas pegadinhas, não é mesmo? Vira e mexe, nos encontramos em algumas situações em que ficamos com alguma dúvida. De mais ou demais? Abaixo ou a baixo? O canal no YouTube Português no Dia a Dia traz vídeos rápidos explicando todas essas confusões que fazem parte da nossa rotina. Tudo de maneira fácil e clara para você não errar mais.

QUAL É A MÚSICA?

Sabe quando você escuta uma música e gosta muito, mas não consegue encontrar o nome dela? Seus problemas acabaram graças ao Midomi, site que identifica a música que está tocando. Basta enviar uma gravação de áudio (que pode ser feita pelo próprio celular) de dez segundos e aguardar as informações. Além do nome, você descobre quem canta e a qual CD pertence. www.midomi.com

62

AVISTA ABRIL 2018

Difícil encontrar alguém que não use o celular para tirar fotos. Na hora de publicá-las nas redes sociais, vale caprichar na edição para deixá-las ainda mais perfeitas. Líder nesse quesito, o VSCO Cam é um aplicativo que permite escolher entre diversos filtros pré-definidos (ou comprar outros) e ajustar manualmente brilho, cor, contraste, saturação e outros detalhes. O download é gratuito para iOS e Android.


ESPAÇO AVISTA

Dicas de planejamento financeiro para quem mora sozinho Quando você é o único responsável pelas despesas da casa, é preciso ter organização para reduzir os gastos desnecessários e manter a conta no azul

M

orar sozinho tem suas vantagens. Você tem liberdade para cuidar da casa como achar melhor, pode assistir ao programa que quiser na televisão e comprar apenas o que gosta no supermercado. Mas, quando o assunto é finanças, é comum ter muitas dúvidas. Afinal, você é o único responsável pelas contas da casa. No entanto, basta seguir alguns cuidados, como os que listamos a seguir.

FAÇA UMA PLANILHA

O primeiro passo para ter controle das despesas é anotar em uma planilha todas as contas fixas e quanto você ganha por mês. Assim, é possível verificar quanto sobra e no que você pode economizar.

TENHA UMA RESERVA Lembre-se: você é a única pessoa que controla as despesas da casa. Portanto, tenha sempre uma reserva para eventuais emergências. Da mesma forma, você também pode destinar uma quantia por mês para colocar em uma poupança e se planejar para o futuro.

REDUZA GASTOS DESNECESSÁRIOS Essa etapa pode parecer difícil, mas que tal alterar o plano de TV a cabo para uma versão mais barata? Outra sugestão é evitar comer fora toda hora e deixar para fazer isso apenas em dias especiais.

ATENÇÃO NO SUPERMERCADO

É fundamental ir ao supermercado com uma lista para ter mais foco. Pesquise marcas concorrentes das que você está acostumado a comprar para verificar qual trará mais economia e qualidade.

USE MÉTODOS SEGUROS DE PAGAMENTO

Facilidade é essencial quando moramos sozinhos. Como conseguir isso? Com o seu cartão AVISTA MasterCard, claro. Só ele oferece segurança e condições especiais para ajudar a controlar suas despesas.

ABRIL 2018 AVISTA

63


AVISTA DA SORTE

Sua vez de

ganhar!

Você sabia que está a um passo de concorrer a vários prêmios e deixar sua vida ainda mais especial? Só o cartão AVISTA MasterCard dá a você a chance de ganhar motos e carros. Várias pessoas já foram premiadas e agora só falta você. Como participar? Muito simples! Basta ligar para 3003-3210 (capitais) ou 0800-725-3210 (outras localidades). Não perca essa oportunidade e concorra agora mesmo!

Consulte o regulamento completo e certificado de autorização SEAE no site: www.avista.com.br


Cores e suas sensações

VOCÊ SABIA?

Pode parecer louco, mas cada cor transmite uma sensação. Conheça as mais comuns e saiba por que são usadas no ambiente de trabalho, no ramo da alimentação e em outros setores

V

ocê já reparou que quase todos os restaurantes possuem a cor vermelha em seus logotipos ou em suas mesas? E por que será que grande parte das empresas apostam em tons de amarelo? Pode até parecer uma simples coincidência, mas as cores trazem sensações para o corpo e para a mente. Confira as mais comuns. BRANCO Simboliza a paz, a pureza, a inocência e a honestidade. Bastante usada em hospitais e clínicas de saúde, além de aumentar cômodos residenciais compactos. ROXO Traz harmonia e favorece o ciclo de mudanças. Se usada de forma exagerada, no entanto, pode provocar cansaço mental. Deixe-a para detalhes.

CINZA Cor neutra, transmite elegância e estilo. Porém, em excesso, pode causar monotonia, ausência de energia e indecisão.

LARANJA Assim como o vermelho, ajuda a estimular o apetite, mas também favorece a comunicação, o que faz com que seja usada no logotipo de várias empresas famosas.

VERDE Cor da natureza, também está relacionada à saúde, por isso, é vista em muitos hospitais. Tem a ver ainda com a renovação de energia.

VERMELHO Cor da paixão, também é responsável por estimular o apetite, sendo bastante usada em restaurantes e em cozinhas domésticas.

PRETO Representa a força e a inteligência. Deve ser usada apenas em alguns detalhes para não deixar o ambiente pesado.

MARROM Remete a um clima rústico e tem a ver com a sensação de conforto e aconchego, por isso, é muito usada dentro de casa. ROSA A cor mais feminina de todas está associada ao romantismo e à felicidade. Cuidado para não exagerar e deixar o ambiente muito infantil.

AMARELO Além de simbolizar a riqueza, favorece a concentração e a criatividade. Por essa razão, é muito usada em escritórios e salas de reunião. AZUL A cor do céu passa a ideia de serenidade, tranquilidade e harmonia. Dentro de casa, transmite segurança e racionalidade.

ABRIL 2018 AVISTA

65


HORÓSCOPO

Previsões para o seu signo Aniversariantes de abril Zeca Camargo dia 8 Gugu dia 10 Bruno Gagliasso dia 13

Padre Fábio de Melo

Paolla Oliveira dia 14 Cissa Guimarães dia 18 Roberto Carlos dia 19

2/4/1971

Áries 21/03 a 20/04

A chegada de Vênus indica um bom momento no plano financeiro. A partir do dia 10, sua criatividade estará em alta. É a melhor época do ano para começar uma atividade física e mudar alguns hábitos para deixar o sedentarismo de lado. No âmbito sentimental, é hora de inovar com o parceiro.

TRABALHO

Você está sempre em busca de novas soluções e gosta de desafios. Costuma se dar bem com colegas de aquário, virgem e escorpião.

66

AVISTA ABRIL 2018

AMIZADE

Sempre disposto a ajudar seus amigos, os arianos são compatíveis com touro, capricórnio e câncer.

AMOR

Seu coração é caloroso e amoroso. As chances de dar certo são maiores com os signos de leão e sagitário.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Áries combina com...


Touro

Gêmeos

O período é benéfico para quem procura um emprego ou deseja mudar de área. Sua sensibilidade está em alta e será aflorada nos relacionamentos. Aproveite, já que o parceiro estará mais atencioso em relação aos seus desejos. Vislumbrem projetos em comum, pois têm todas as chances de serem bem-sucedidos.

É muito possível que você demonstre certa impaciência diante da lentidão ou da falta de motivação de algumas pessoas. Esse ritmo, no entanto, será desacelerado na segunda quinzena do mês. Não se esqueça de que as melhores decisões são tomadas de cabeça fria e com afastamento do problema.

21/04 a 20/5

Virgem

23/08 a 22/09

Câncer

21/05 a 21/06

Reveja algumas atitudes que tomou no mês passado, principalmente nos planos profissional e social. A influência de Marte, entre os dias 10 e 28, leva a um clima mais passional. Este retorno à serenidade fará com que você se liberte de alguns receios e ajudará a suavizar algumas questões do relacionamento.

22/06 a 22/07

Fortes sensações no plano emocional. Você enfrentará algumas situações nas quais não poderá ficar em cima do muro e precisará mostrar sua opinião. Entre os dias 4 e 20, a vida amorosa ficará em alta. Não fuja de certas responsabilidades, pois essa atitude pode ser percebida como desistência.

Abril permite que você siga com alguns projetos, garantindo seu futuro. Você vai parar de sonhar para consolidar seus desejos. Se estiver solteiro, poderá ter um encontro promissor, mas cuidado para não se envolver com pessoas vazias. O período traz mais liberdade para se concentrar no que realmente vale a pena.

Libra

Escorpião

O clima em família se anuncia com certa tensão, por isso, evite expor detalhes da sua vida pessoal. A partir do dia 21, você sentirá vontade de aproveitar a vida sem ter que levar em conta algumas limitações. Sua espontaneidade fica em alta, o que facilita novos encontros na amizade e no amor.

Você contará com a ajuda de Mercúrio e terá sorte caso preste um concurso, uma prova importante ou queira refletir sobre uma questão difícil. Pode ser que você passe por alguns excessos, mas eles serão essenciais para dar mais fôlego para os próximos meses. Aproveite, pois essa energia será cobrada mais para frente.

23/09 a 22/10

Sagitário

Capricórnio

Aquário

Você entrará, de maneira progressiva, em um clima mais favorável para o seu desenvolvimento em todos os planos. Isso, no entanto, pode fazer com que fique mais individualista. No fim do mês, chegará a um relaxamento mental, mas é preciso tomar cuidado para não fugir de responsabilidades. Seu senso de humor evita situações tensas.

Não fique nas sombras, você sentirá necessidade de expor suas ideias. Sua vida sentimental se desenvolve, seja qual for sua situação atual, e o período será rico em satisfações nesse plano. Liberte-se de frustrações e pensamentos negativos, retome sua autoconfiança e tenha calma, pois seus desejos se tornarão realidade em breve.

As influências planetárias se combinam e fazem com que você tenha um clima regenerador, desde que não se cobre por questões que não dependem de você. Relaxe e entenda que você não pode fazer tudo sozinho. Viva com mais simplicidade e deixe de lado alguns hábitos que não fazem com que você siga em frente.

22/11 a 21/12

Leão

23/07 a 22/08

22/12 a 20/01

21/01 a 19/02

23/10 a 21/11

Peixes

20/02 a 20/03

O momento é de movimento e mudanças. Pode ser que você mude de carreira por outra que combine mais com os seus talentos. A partir do dia 17, você encontrará situações favoráveis para sua paz interior. Dedique-se aos cuidados financeiros, pois este é o melhor momento do ano para fazer isso sem achar que é uma tarefa dolorosa.

ABRIL 2018 AVISTA

67


Cartão AVISTA MasterCard® Mais praticidade em suas compras e aceitação em todo o Brasil!

Centrais de Atendimento: Atendimento ao Cliente: 3003 3210 | 0800 725 3210 Negociações: 3003 1213 | 0800 777 1213

www.avista.com.br

Avista Ed.57  

Revista Avista ed. 57

Avista Ed.57  

Revista Avista ed. 57

Advertisement