Page 1

www.pauloafonso12.com.br

12 ações para

MUDAR

B.J.Perdões

PLANO DE GOVERNO PLANO DE GOVERNO – COLIGAÇÃO PDT-PSD-DEM “POR UM FUTURO MELHOR”

Pág. 1


Bom Jesus dos Perdões precisa reagir! Paulo Afonso e Edson (Dinho) assumem esse compromisso. São pessoas que acreditam na potencialidade deste município, na criatividade e na vontade de progredir do povo perdoense. E o progresso precisa ser ordenado, com planejamento, tendo à frente pessoas sérias, preocupadas com os rumos da cidade e comprometidas com o desenvolvimento. Paulo Afonso já provou que o trabalho consciente, a administração levada a sério, a capacidade de realizações, são fundamentais para que a aplicação dos recursos seja levada a efeito com responsabilidade. Bom Jesus dos Perdões precisa de investimentos em áreas prioritárias, como saúde, infraestrutura, educação, abastecimento de água, segurança e habitação.

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

www.pauloafonso12.com.br Pág. 2


Plano de Governo Biografia dos Candidatos....................................... pág. 5 Administração e Planejamento............................... pág. 5 Saúde........................................................................ pág. 6 Educação.................................................................. pág. 7 Ação Social................................................................ pág. 8 Esporte e Lazer......................................................... pág. 9 Obras e Serviços .....................................................pág.10 Agricultura e Meio Ambiente................................. .pág.12 Cultura......................................................................pág. 13 Habitação.................................................................pág. 14

12

ações para

MUDAR

B.J.Perdões

Implantação da Maternidade na Unidade de Saúde

Segurança................................................................pág. 14 Desenvolvimento Econômico................................pág. 15

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

www.pauloafonso12.com.br Pág. 3


Paulo Afonso, 59 anos, filho de Afonso Ferreira Bueno e Catarina Pinheiro Bueno, é corretor de imóveis, nascido em Bom Jesus dos Perdões, formado em Administração de Empresas e Análises de Sistemas pela Faculdade de Administração de São Paulo. Ingressou na vida pública em 1982, sendo o vereador mais votado. Destacou-se pela apresentação de indicações, requerimentos, projetos de leis e decretos legislativos, buscando sempre melhorias para a cidade. Foi Presidente da Câmara no biênio 83/84. Foi Prefeito por duas vezes: de 1993 a 1996 e de 2001 a 2004. Implantou no município uma administração moderna e eficaz. Demonstrou, durante toda a sua vida pública, ser um homem dinâmico, inovador, competente e honesto

Conheça nossos candidatos Edson de Souza Lima, o Dinho Mix, tem 33 anos, nasceu em Maetinga/BA e chegou em B.J.Perdões com 11 anos de idade. Filho de Osvaldo Francisco de Lima e Joana Francisca de Souza, é funcionário público federal dos Correios há 11 anos, e também radialista voluntário na Sintonia FM 87,5 desde 2005. Formado em Rádio e Sonoplastia pela Escola RadioFicina (São Paulo), Dinho sempre acompanhou de perto as necessidades, reclamações e perspectivas do ouvinte em relação à administração publica. Com interesse pela política desde a juventude, trabalhou com Paulo Afonso nas últimas eleições, sendo um dos responsáveis pelo departamento de Comunicação. Com novas ideias, proximidade à juventude e muita vontade de trabalhar, foi o nome escolhido para candidato a vice-prefeito da coligação “Por um Futuro Melhor”.

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

www.pauloafonso12.com.br Pág. 4


Administração e Planejamento Para administrar é preciso planejar. Crescimento se dá com administração séria, planejamento adequado, eficiência nos serviços prestados, valorização e aperfeiçoamento dos servidores municipais e participação popular. É com essa idéia que vamos conseguir consolidar essa união para o progresso. - Implantar o OP – Orçamento Participativo, para que a população de cada bairro discuta e vote suas prioridades. - Implantar a Ouvidoria Municipal, com o objetivo de receber as manifestações do cidadão, críticas e elogios, para através delas, melhorar os serviços públicos. Modernizar a infra-estrutura de telecomunicações e de Informática dos setores prestadores de serviços, visando oferecer ao cidadão qualidade e agilidade nos serviços públicos. - Elaborar uma nova Reforma Administrativa, com ampla participação dos servidores, corrigindo as distorções que porventura

possam ter ocorrido nas reformas anteriores. - Investir na capacitação e desenvolvimento dos funcionários buscando melhorar a qualificação para prestação dos serviços ao cidadão com elevado padrão de qualidade. - Melhoria no transporte público para os bairros: Cachoeirinha, Serra Negra, Guaxinduva e demais bairros. - Estruturar os serviços de informações ao cidadão, facilitando o acesso a serviços tais como: processos, requerimentos, alvarás, pagamentos, etc., utilizando como ferramentas a internet, quiosques de consultas e outros.

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

12

ações para

MUDAR

B.J.Perdões

Construção de uma NOVA Estação de Água

www.pauloafonso12.com.br Pág. 5


Saúde

- Melhoria no atendimento em todos os setores da Unidade Mista de Saúde . - Construir Unidades de Saúde nos Bairros mais populosos e implantar equipes de Programa Saúde da Família, inicialmente para atender os bairros de Vila Operária, Lady Katita, Jardim Portugal, Chácaras Neli, Cachoeirinha, Santa Maria, Hortênsia, Santa Fé e arredores, e numa segunda etapa, os bairros de Alpes do Bom Jesus, e Serra Negra. - Ampliar a Cesta Básica de remédios e garantir que não faltem medicamentos. - Tornar o Conselho de Saúde mais ativo e participativo. - Garantir 24 horas no Pronto Atendimento (urgência/ emergência). - Garantir o acesso a exames especializados (tomografia, ressonância, ecocardiograma, ultrassom, etc.). - Garantir acesso a médicos especialistas (neurologista, urologista, vascular, endocrinologista, oftalmologista, etc.) - Implantar o Centro Cirúrgico para cirurgias de pequeno e médio porte, como vasectomia e outras.

- Desenvolver campanhas preventivas de combate ao câncer de mama, ginecológico e próstata. - Ampliar o atendimento aos portadores de diabetes, hipertensão, catarata, etc. - Implantar o Programa Sorriso Perdoense, com a instalação do CEO – Centro de Especialidades em Odontologia, inclusive com tratamentos especializados e distribuição de prótese dentária. - Implantação da Maternidade, garantindo atendimento e acompanhamento pré natal às gestantes. - Implantar uma Unidade Móvel de Saúde . - Retorno da Feira de Saúde e Cidadania. - Incentivar a criação de programas de assistência e reintegração social para dependentes químicos. - Priorizar os programas voltados à saúde da criança e do adolescente. - Incrementar os programas voltados à promoção/ prevenção/reabilitação da pessoa idosa. - Ampliar o atendimento aos portadores de diabetes, hipertensão, catarata.

12

ações para

MUDAR

B.J.Perdões

Criar uma Unidade Móvel de Saúde

- Ampliar e melhorar as ações do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, para produtos alimentícios caseiros, em parceria com outras secretarias, incentivando a geração emprego e renda. - Reformar a Unidade Mista de Saúde, permitindo maior acesso, agilização dos serviços e conforto aos usuários. - Expandir a Participação e o Controle Social nas ações de saúde pública do município, com a realização de audiências públicas e Conferências.

- Ampliar a frota (ambulâncias e vans) para transporte de pacientes.

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

www.pauloafonso12.com.br Pág. 6


Educação

MUDAR

Educação é a base para garantir o futuro de nossos jovens e crianças. Através dela é possível tornar a população mais capacitada e preparada para enfrentar o mercado de trabalho e, com isso aumentar a oportunidade de crescimento para todos. Também é nosso objetivo criar programas de alfabetização de adultos e idosos para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas aumentando assim a inclusão social. - Construir novas Unidades de Ensino Fundamental nos bairros Vila Operária/Jardim São Marcos e Vila São José . - Construção de mais escolas de educação infantil - Construção de creches. - Implantar um novo projeto piloto de Escola com Período Integral. - Viabilizar junto ao Governo Federal e Estadual a implantação de Escolas técnicas e profissionalizantes. - Melhorar a qualidade da merenda escolar. - Monitorar o transporte escolar.

12

ações para B.J.Perdões

Internet nas Escolas

- Cobrir as quadras de esportes das escolas municipais.

- Informatizar e disponibilizar internet em toda a Rede Municipal de Ensino.

- Implantar um núcleo de aprimoramento aos profissionais da Educação (efetivos e contratados).

- Incentivar a utilização das salas de Informática com atividades pedagógicas como incentivo à leitura, pesquisa, comunicação, etc..

- Projetos de inclusão a portadores de deficiência física e mental, garantindo acesso à oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

- Ampliar os programas de alfabetização de adultos. “Bom Jesus dos Perdões Alfabetizado”.

- Criar programas de capacitação e valorização dos professores da rede municipal. - Dar transparência aos gastos referentes ao FUNDEB.

- Programa de triagem dos alunos nos exames de oftalmo , otorrino e odontologia. - Criar uma equipe de profissionais para manutenção dos prédios escolares.

- Implantar políticas de acompanhamento escolar para combate ao analfabetismo na Escola.

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

www.pauloafonso12.com.br Pág. 7


Ação Social Todo cidadão merece dignidade e respeito e isso só pode ser conseguido através de ações sociais. Criar projetos que possam promover a inclusão social e garantir os direitos sociais de todos será o foco de nosso governo. Isso será feito através de um trabalho que tem como principal objetivo: - Ampliar as atividades e cursos do Núcleo de Integração Comunitária e Iniciação ao Trabalho – Nicit. - Fortalecer os projetos voltados à criança e ao adolescente, ampliando o número de vagas e benefícios. - Expandir e aperfeiçoar os CRAS – Centro de Referência e Assistência Social, destinados à prestação de serviços e programas sócioassistenciais de proteção básica às famílias com vulnerabilidade e risco social. - Criar o Balcão de Empregos com captação de vagas e capacitação de profissionais. - Implantar oficinas e cursos semiprofissionalizantes nos bairros carentes.

12

ações para

- Incentivar a criação de Cooperativas entre a população participante de projetos sociais. - Isentar de IPTU os idosos aposentados e pensionistas carentes. - Desenvolver projetos de reinserção na família, de moradores que estejam desagregados de seus familiares como moradores em situação de rua. - Isentar da taxa mínima de água para famílias incluídas nos programas sociais estaduais e federais. - Aperfeiçoar as ações dos Conselhos e dos Fundos Municipais de Assistência Social e da Criança e do Adolescente, visando facilitar e incrementar a captação de recursos junto às

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

MUDAR

B.J.Perdões

Implantar o Banco do Povo

áreas estadual e federal, e também junto à iniciativa privada, física e jurídica, com as deduções legais. - Ampliar e aperfeiçoar o programa Frente de Trabalho, resgatando seu objetivo de oferecer oportunidade de capacitação profissional para os bolsistas, com estudo sócio-econômico das famílias, para orientar sua assistência e garantir o pagamento do salário mínimo integral. - Implantar programas de criação de emprego e renda através do fomento do empreendedorismo e economia solidária, que é uma porta de saída dos programas assistenciais.

www.pauloafonso12.com.br Pág. 8


Esportes e Lazer

Existe uma grande preocupação com a juventude que está frequentemente exposta à violência, ao desemprego, à falta de qualificação profissional e à falta de acesso à educação. Em nosso governo vamos investir na área de esportes, lazer e cultura, com o objetivo de proporcionar aos jovens, bem como a toda a população, atividades saudáveis em locais adequados e com orientação profissional. Para isso iremos:

- Implantar projetos integrados com as Escolas estimulando o desempenho escolar e esportivo. - Implantar o Projeto UVL – Unidade Volante de Lazer, que leva para os bairros um dia de atividades de recreação e culturais, oferecendo o resgate de brincadeiras tradicionais orientados por profissionais contratados para esse fim.

- Adquirir materiais esportivos diversos. - Manter o Calendário Esportivo Municipal, com planejamento e desenvolvimento dos campeonatos e competições. - Descentralizar levando atividades esportivas e de lazer para os bairros.

- Construir espaços para atividades esportivas e de lazer nos bairros, com prioridade para os bairros da Cachoeirinha, Serra Negra e Parque Hortênsia.

- Organizar gincanas para envolver pessoas de várias idades em atividades esportivas e intelectuais, com integração da cultura, para incentivar o desenvolvimento de habilidades e talentos.

- Dar continuidade às melhorias no Centro Esportivo Municipal, com a construção de Vestiários e Arquibancadas, integradas com salas e auditórios para atividades variadas.

- Favorecer o Bicicross com ações em parceria com as Associações, buscando incentivar o preparo para competições de todos os níveis.

- Incentivar a instalação de esportes radicais como: motocross, rapel, trilhas, arvorismo, etc.

- Ampliar o uso do Parque Aquático com atividades competitivas, recreacionais e medicinais, inclusive com parceria com as Escolas.

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

12

ações para

MUDAR

B.J.Perdões

Áreas de esportes e lazer na Serra Negra, Cachoeirinha e Pq. Hortênsia

- Dar continuidade ao projeto de atividades físicas para as homens e mulheres. - Reconstrução da pista de skate no Centro Esportivo - Construção de um Parque Municipal de lazer.

www.pauloafonso12.com.br Pág. 9


Obras e Serviços Todo cidadão que paga seus impostos quer ver esse dinheiro revertido em obras na sua cidade. O investimento em infra-estrutura e serviços urbanos é o resultado da parceira entre Município, população e governos estadual e federal através de convênios. Em nosso governo daremos transparência na administração desses recursos, com informações colocadas à disposição da população. Isso será feito através de um trabalho que tem como principal objetivo: - Elaborar o Plano Diretor de Desenvolvimento, integrado com os demais setores da Prefeitura e com a sociedade civil organizada. - Criação de uma autarquia para o Sistema de Água, Esgoto, Resíduos Sólidos. - Refazer as calçadas do Centro dentro das especificações de acessibilidade (rebaixos das guias com rampas para cadeirantes e outras). - Ampliar o Sistema de Água. - Construir novas adutoras (ampliação da rede de água tratada).

12

ações para

- Construir as praças da Igreja de São Benedito e do antigo Filtro, e dotar de iluminação pública.

MUDAR

B.J.Perdões

Pavimentação e Rede de Esgoto no Pq. Hortênsia

- Implantar banheiros públicos com locais específicos para deficientes.

- Solucionar o problema do lixo domiciliar implantando a coleta seletiva com incentivo para a participação.

- Criar padrão de calçamento para o Centro da cidade, em parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada.

- Conceder isenções e incentivos para regularização das construções de pessoas de baixa renda.

- Garantir o direito de acessibilidade a portadores de deficiência e com dificuldades de locomoção, com a adaptação de prédios e serviços públicos, ruas e avenidas da cidade.

- Terminar a rede de esgotos e pavimentar todas as ruas do Parque Hortênsia. - Remodelar as praças dos Bairros com bancos e jardinagem.

- Melhorias na Praça de Eventos.

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

www.pauloafonso12.com.br Pág. 10


Obras e Serviços - Implantar a urbanização conjunta das praças do Parque Hortênsia e Santa Maria, com a canalização do córrego que separa os dois bairros, e a construção de uma plataforma de embarque e desembarque de passageiros. - Construir pontos de ônibus com cobertura e bancos de espera. - Regularizar a situação dos desdobros dos lotes do Parque Hortênsia. - Ampliar o Interceptor de Esgotos D. Pedro, da Vila São José, para atender o Pólo Industrial, inclusive com construção de Estação Elevatória. - Iluminação pública em 100% do Parque Hortênsia.

- Melhorar os playgrounds existentes e criar novos no Centro e nos Bairros. - Construir uma avenida ligando o Pólo Industrial ao Bairro da Cachoeirinha, facilitando a desvio do trânsito pesado pelo centro da cidade. - Realizar a reurbanização das vielas do Pq. Hortênsia. - Rede de esgoto e pavimentação no Country Félix. - Realizar as melhorias necessárias no Bairro Alpes do BomJesus, galeria de águas pluviais e implantação de rede de distribuição de água potável, além de colaborar para a regularização do Loteamento.

- Construir a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE).

- Fazer a pavimentação de diversas ruas nos Bairros, Serra Negra e Cachoeirinha, e ampliação da rede de iluminação pública.

- Implantar a rua margeando o Córrego do Povo, até a Estrada dos Camargos para desafogar o trânsito do Centro da Cidade.

- Realizar a pavimentação nos bairros: Chácaras Neli, Santa Fé e Avenida Marginal do Córrego do Povo, no Itaici.

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

12

ações para

MUDAR

B.J.Perdões

Construção de Escolas na Vila São José e Vila Operária

www.pauloafonso12.com.br Pág. 11


Agricultura e Meio Ambiente A preservação do meio ambiente é a garantia de vida para futuras gerações. Investimentos na agricultura são pontos chave do desenvolvimento sustentável. Queremos através de nosso governo: - Incentivar e participar ativamente do programa - Expandir a frota agrícola e reorganizar sua SAI – Sistema Agroindustrial Integrado do atuação, na atenção aos produtores agrícolas. Sebrae. - Implantar e gerenciar o projeto de Coleta - Desenvolver projetos de arborização urbana Seletiva de Resíduos Sólidos. e de árvores frutíferas na cidade. - Acompanhar e colaborar com a solução para a - Manter e conservar praças e jardins destinação do lixo domiciliar. estimulando o cuidado e embelezamento da cidade. - Incentivar o turismo ecológico preservando e fomentando a proteção aos recursos naturais - Implantar projetos sócio-educativos de em especial aos mananciais. preservação ambiental (viveiros de mudas, recuperação de áreas degradadas, etc.). - Implantar hortas comunitárias em terrenos públicos em parceria com entidades do município. - Incentivar a Agricultura Familiar, oferecendo oportunidade de escoamento da produção com - Criar trilhas ecológicas com a participação de exposições e feiras. guias locais

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

12

ações para

MUDAR

B.J.Perdões

Implantar a Coleta Seletiva de Lixo

www.pauloafonso12.com.br Pág. 12


Cultura

Cultura é preservar a nossa memória, resgatar o nosso passado e cultivar as nossas tradições. É importante manter as tradições culturais religiosas, que são parte da nossa história, e incentivar novas formas de cultura como música, dança, teatro, artes, folclore e literatura. Para isso propomos:

- Criar um Centro Cultural com oficinas, Arquivo de Patrimônio Histórico, exposições e apresentações. - Dar apoio à Fanfarra Municipal e Banda. - Aumentar o acervo e informatizar da Biblioteca Rachel de Queirós. - Apoiar a formação de grupos culturais e artísticos de folclore, teatro, dança, música, Corais, bandas e demais manifestações populares e eruditas. - Criar uma Agenda Cultural Anual. - Reimplantar o programa “Perdões em Férias” com gincanas e atividades culturais, recreativas e artísticas. - Implantar a Casa da Vovó, nas férias, com monitores contratados para contar histórias e resgatar brincadeiras artesanais.

- Criar as Ruas de Lazer, voltadas para o resgate de brincadeiras antigas (queimada, pega-pega, bolinhade-gude, pipas, pula-corda, tampagarrafão e outras). - Implantar o Cinema nos Bairros, com estrutura para a projeção de filmes culturais e artísticos. - Criar Festivais: de Fanfarras, de Folclore, de música popular e outros. - Criar oficinas de teatro, dança, música, artes plásticas, artesanato e outras. - Criar o Momento Cultural – apresentação em praça pública (MPB, DJs, chorinho, teatro, dança,etc.).

12

ações para

MUDAR

B.J.Perdões

Implantação da Estação de Tratamento e Esgoto

- Dar continuidade aos projetos culturais do Município. - Incrementar o Carnaval com o resgate dos Bonecões, incentivo às oficinas de fantasias, adereços e formação de blocos.

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

- Implantar um programa de restauração e reforma das Capelas do Município, inclusive com a participação da iniciativa privada, com o intuito de resgatar a religiosidade.

www.pauloafonso12.com.br Pág. 13


Habitação

Segurança

Ter moradia própria é o desejo de todo cidadão.

Segurança pública é um dever do Estado e direito e responsabilidade de todos.

Em nosso governo as ações voltadas para essa área têm como objetivo proporcionar melhores condições às pessoas de baixa renda, para que elas possam adquirir, conservar ou construir sua própria moradia.

O Município tem papel fundamental na atuação da prevenção à violência e à criminalidade, realizando ações que visem reduzir os fatores de risco e aumentar os fatores de proteção.

Isso será feito através de parcerias em programas habitacionais, com a participação comunitária e da iniciativa privada, através dos seguintes projetos: - Apoiar projetos habitacionais financiados pela Caixa Econômica Federal voltados para famílias de baixa renda. - Ampliar a distribuição de projetos (plantas) de casas populares para até 70,00 m2. de construção, que estejam convergentes com as normas sanitárias

Nesta área, propomos: - Implantar o Sistema Municipal de Segurança, encarregado de criar e gerir a Guarda Municipal e a política de trânsito no que compete o município, em parceria com as Polícias Militar e Civil. - Realizar parceria com a iniciativa privada para o monitoramento através de câmeras para prevenção de delitos.

12

ações para

MUDAR

B.J.Perdões

Criação da Guarda Municipal

- Melhorar a iluminação pública diminuindo os pontos escuros com a colocação de luminárias.

- Buscar recursos para infra-estrutura de bairros carentes, vinculados aos programas habitacionais do governo estadual e federal.

- Intervir junto ao Governo Estadual buscando o aumento do efetivo policial e melhoria de equipamentos e viaturas.

- Oferecer descontos no IPTU para os proprietários que tiverem suas calçadas construídas ou reformadas (refeitas).

- Implantar programas de prevenção ao uso das drogas e álcool.

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

www.pauloafonso12.com.br Pág. 14


Desenvolvimento Econômico O desenvolvimento econômico é o ponto chave para o crescimento do município como um todo. Apenas através dele é possível melhorar e investir em todos os outros setores tais como educação, saúde, segurança, infraestrutura, etc. Nesta área, buscamos: - Apoiar a instalação de novas indústrias no município, oferecendo incentivos fiscais.

- Apresentar para discussão, análise e aprovação a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que incentiva o Empreendedorismo.

- Viabilizar a instalação do Banco do Povo, oferecendo empréstimos a juros baixos para micro-empreendedores.

- Apoiar o desenvolvimento de núcleos, associações e cooperativas que fomentem atividades coletivas ou cooperadas em projetos econômico/sociais.

- Implantar o Conselho Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Integrado, para coordenar a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. - Ativar a Comissão de Empregos, visando o desenvolvimento de políticas de qualificação e incremento do trabalho e da geração de renda.

- Implementar o turismo no município com a estruturação do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo. - Buscar o desenvolvimento econômico e social eco-sustentável . - Incentivar a instalação de feiras livres nos bairros, iniciando pelo Parque Hortênsia.

Plano de Governo – Coligação PDT-PSD-DEM – “Por Um Futuro Melhor”

12

ações para

MUDAR

B.J.Perdões

Novos incentivos fiscais para instalação de indústrias e criação de empregos

www.pauloafonso12.com.br Pág. 15


plano-de-governo_final_web  
Advertisement