Page 1

P ASSOS M ANUEL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS BAIXA—CHIADO

LER &M COMPANHIA JUNHO DE 2011

NESTA EDIÇÃO: VISITA À BE/CRE

A descoberta...

CORREIO NATALÍCIO

Troca de correspondência...

CONCURSO DE ESCRITA

Premiar a escrita!

CONCURSO DE LEITURA

Premiar a leitura! RECEITAS CRIATIVAS

2

3

4

5

6

As nossas sugestões…

EDITORIAL

A NOSSA POESIA

7

A ideia de criar este pequeno jornal da nossa Escola surgiu nas aulas da actividade Ler &m Companhia, do Projecto TEIP. Como considerámos esta Actividade uma mais valia, na medida que poderíamos aprender mais sobre a Língua Portuguesa e, sobretudo, de uma maneira diferente. Assim, resolvemos escrever sobre o trabalho desenvolvido nestas aulas para conhecimento da comunidade educativa. Esta Actividade encontra-se inserida no PROJECTO TEIP PASSOS XXI e tem como principais objectivos: a) criar e apoiar formas alternativas e complementares para estimular e motivar as aprendizagens; b) promover o prazer da leitura; c) criar hábitos de leitura e desenvolver competências de leitura aos níveis da compreensão, interpretação, expressividade e funcionalidade.

«Um livro é um amigo, é um abraço, É um sol aberto pelo espaço, Que fica a brilhar na tua mente! Que te faz sentir de asas abertas, Que te deixa partir p’ra Descobertas… Te faz sentir “Menino”e te faz gente.» Helena Oliveira, Entre o Sonho e a Vida

5º C

5º D

5º F


P ASSOS M ANUEL

Página 2

Ficha Técnica Título: Boletim Informativo Editor: Actividade Ler &m Companhia, do Projecto TEIP

VISITA À BIBLIOTECA/CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS

Elaboração/Coordenação Professora Marisa Costa Turmas: C, D e F, do 5º Ano

Colaboração Prof. Bibliotecário Paulo Gomes

Apoio BE/CRE Passos Manuel

Tiragem: 100 Ano: Junho de 2011

Morada Travessa do Convento de Jesus 1249-027 Lisboa

E-mail: espm@abc.edu.pt Telefone: 213 955 191 Fax: 213 976 839

No mês de Outubro de 2010, após o convite da equipa da BE/CRE, fomos visitar o espaço da Biblioteca e do Centro de Recursos Educativos. O convite foi bem aceite, pois, apesar de já conhecermos o espaço, ficámos também a perceber a sua organização e o seu funcionamento. Aprendemos que cada livro que se encontra no CRE tem um registo, uma cota e uma arrumação pelo tipo de livro: literatura, história, ciências, geografia, psicologia, artes, entre outras. O professor bibliotecário informou que poderíamos requisitar livros para casa pelo período de duas semanas. No final, foi-nos lido o livro “Era uma vez o livro”, de Cidália Fernandes, e presentearam-nos com um livro do Plano Nacional de Leitura. Ficámos muito contentes! Um bem haja à equipa da BE/CRE.


P ASSOS M ANUEL

Página 3

CO RREIO NA TAL ÍCIO

Durante as aulas da actividade Ler &m Companhia, a Professora lançou-nos o desafio de trocar correspondência com o Pai Natal dos CTT. De início achámos a ideia um pouco estranha, pois nunca pensámos que um Pai Natal nos iria responder. Contudo, aceitámos o desafio e cada um escreveu uma carta a saudar o Pai Natal pelo seu maravilhoso trabalho e a pedir um presente. Em Janeiro, recebemos a resposta. Foi uma grande alegria! Obrigado Pai Natal dos CTT.

AQUI

FICAM ALGUNS EXEMPLOS DAS NOSSAS MARAVILHOSAS CARTAS!

A oferta do Pai Natal: um “quantos queres” relacionado com a reciclagem.


P ASSOS M ANUEL

Página 4

CONCURSO DE ESCRITA

Para premiar os alunos que se destacassem a nível da escrita, criámos o Concurso de Escrita. Este concurso foi realizado no decorrer do 2º Período e os prémios finais tiveram o apoio da Porto Editora. Foram premiados os três melhores participantes de cada turma. Aqui fica o regulamento para consulta:

Regulamento 1º O Concurso realizar-se-á de quinze em quinze dias, nos dez minutos finais da aula do Projecto Ler &m Companhia; 2º Todos os alunos da turma irão participar no concurso; 3º Durante os dez minutos finais da aula a Professora irá ler um excerto de um texto. Os alunos devem registar o texto numa folha à parte, devidamente identificada; 4º Serão atribuídos prémios aos alunos que, durante a escrita de cinco textos, não ultrapassem quatro erros ortográficos (incluindo faltas de acentos e sinais de pontuação); 5º Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados.

Vencedores do 5º D 1º lugar: Thaís Santos 2º lugar: Alice Tibério 3º lugar: Guilherme Almeida

Vencedores do 5º C 1º lugar: Rafael Freitas 2º lugar: Érica Amorim 3º lugar: Maria Camará

Vencedores do 5º F 1º lugar: Frederico Pais 2º lugar: Mia Amby 3º lugar: Cristiana Baptista


P ASSOS M ANUEL

Página 5

CONCURSO DE LEITURA

A actividade Ler &m Companhia lançou o desafio de mostrarmos os nossos dotes na leitura. Não quisemos deixar de participar. Primeiro, realizámos nas nossas aulas uma pré-selecção dos alunos que mais se destacaram na leitura e, depois, foi só escolher um representante por cada turma. Treinámos bastante durante as aulas e conseguimos que duas das nossas turmas fossem premiadas!

Aqui ficam os resultados do Concurso:

Parabéns à aluna Alice Tibério (5º D) que foi a Vencedora do 2º Ciclo e ao aluno Pedro Rosendo (5º C) que foi distinguido com o Prémio de Mérito.


P ASSOS M ANUEL

Página 6

RECEITAS CRIATIVAS

As receitas que inventámos têm um sabor bastante especial, pois servem para nos ajudar a concretizar os nossos objectivos nos estudos. Temos a certeza que as nossas sugestões irão ajudar-vos. Sigam as nossas instruções sem falhar nenhum ingrediente.

R ECEITA PARA ESCREVER BEM I NGREDIENTES: Cinco chávenas de leitura por dia Uma colher de sopa de cópia Um pires de treino da letra Uma colher de chá de pontuação

MODO

DE PREPARAÇÃO:

Junta-se tudo muito bem num grande tabuleiro de estudo e treino, mistura-se com uma colher de cópias salpica-se com um bonita caligrafia e mexe-se. No final junta-se a colher de pontuação.

R ECEITA PARA LER BEM I NGREDIENTES: Leitura diária Respeito pela pontuação Atenção e concentração q.b.

MODO

R ECEITA PARA TER BOAS NOTAS I NGREDIENTES: 2 colheres de chá de inteligência 1 colher de sopa de atenção nas aulas 1l de organização 3 kg de material necessário. 2 chávenas de chá de estudo em casa

E

ESTAMOS PRONTOS PARA PASSAR O ANO

DE PREPARAÇÃO:

Realizar uma dose diária de leitura em frente ao espelho para treinar a dicção. Deve-se ter em atenção o respeito pela pontuação!

“BOM

APETITE!


P ASSOS M ANUEL

Página 7

A NOSSA POESIA P OEMAS

DEDICADOS AO NOSSO PROJECTO

Na actividade Ler &m Companhia, Eu lia, relia e aprendia. Ouvia histórias encantadas, De anões, duendes e fadas. Fizemos um concurso de escrita, E queríamos todos ganhar, Mas víamos que dia a dia, Estávamos a melhorar. Lemos uma história, Chamada “A Floresta”, Da história fizemos guiões, E com isso aprendemos aos milhões.

Na actividade Ler &m Companhia, Contam-se histórias e poesia. Imaginam-se coisas inexplicáveis, E personagens adoráveis.

Nós gostamos de fazer A actividade Ler &m Companhia Porque cada vez que se abre Um livro é uma intensa magia.

Fábulas e contos têm sempre um moral, Uma lição de vida. Mas fazem todas sentido, Da maior à mais pequenina.

Estudam-se escritores, Crimes e amores. Eles são grandes sonhadores, Santos e pecadores.

E com esta nos despedimos, Deste grande projecto. Com grandes beijinhos, Saudades e afecto.


P ASSOS M ANUEL E ASSIM PASSOU O NOSSO PRIMEIRO ANO NO PASSOS

E STUDAR

NÃO É SÓ LER LIVROS

QUE HÁ NAS ESCOLAS

É

TAMBÉM APRENDER A SER LIVRE

SEM IDEIAS TOLAS.

LER

UM LIVRO É MUITO IMPORTANTE

ÀS VEZES URGENTE.

MAS

OS LIVROS NÃO SÃO O BASTANTE

PARA A GENTE SER GENTE.

É

PRECISO APRENDER A ESCREVER

MAS TAMBÉM A VIVER MAS TAMBÉM A SONHAR.

É

PRECISO APRENDER A CRESCER

APRENDER A ESTUDAR.

E STUDAR

TAMBÉM É REPARTIR

TAMBÉM É SABER DAR. JOSÉ CARLOS ARY

DOS

SANTOS


Jornal Ler &m Companhia, Escola Básica e Secundária Passos Manuel  

Jornal das turmas da professora Marisa Costa.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you