__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1


Poetiza-se Se Eu poetizo. Tu poetizas. Ele poetiza. Nรณs todos poetizaremos. Ah... E o mundo, quem sabe, se encantarรก?

Poetiza-se

3


Índice

Poetiza-se ......................................................................................... 3 Bem-vinda Alegria ........................................................................... 5 O encontro do Cravo Com a Rosa ............................................... 6 Flores .................................................................................................. 7 Borboletas ......................................................................................... 8 Pérola .................................................................................................. 9 Abraço .............................................................................................. 10 Amizade ........................................................................................... 11 Tem Gente ....................................................................................... 12 Solidariedade .................................................................................. 13 Faça o bem ...................................................................................... 14 Gratidão ........................................................................................... 15 Ansiedade ........................................................................................ 16 Invisível e visível ...............................................................................17 Música .............................................................................................. 18 Eleição .............................................................................................. 19 Refugiados ....................................................................................... 20 Feminismo ....................................................................................... 21 Conselho a Deus ............................................................................ 22 Deus .................................................................................................. 23 Anjos ................................................................................................. 24

4

Poetiza-se


Bem-vinda Alegria Seja bem- vinda D. Alegria. Traga consigo sorrisos, música e poesia. É um prazer recebê-la com tanta harmonia.

Por onde anda a prima Ternura? Com ela não tem frescura. Ela sempre vem carregada de carinho, beijinho e doçura.

E você tem notícias do Sr. Amor? Ele andou meio sumido com receio de sentir dor. Mas percebeu que precisava do humor para se tornar flor.

Poetiza-se

5


O encontro do Cravo Com a Rosa O Cravo e a Rosa sempre gostaram de uma boa prosa. Ele se encantava pelo fato de, mesmo com os espinhos, ela conseguia ser tão graciosa. Charmosa. Primorosa.

Para o cravo, a Rosa é símbolo do romantismo, da mais bela poesia. Ela o hipnotiza. Ele a estabiliza.

Galanteador e admirador, o Cravo, então, perguntou à Rosa: - Como viestes ao mundo? Docilmente, a Rosa respondeu em menos de um segundo: - De uma semente chamada amor profundo.

6

Poetiza-se


Flores Como não se render ao encanto das flores? Elas são cheias de cores. Trazem lembranças de grandes amores. E, infelizmente, também de desamores. Diz a lenda que a Lua, muito fogosa, se apaixonou pelo Sol. Daí surgiu o Girassol. É possível notá-la nas proximidades de qualquer farol. Ou conversando com o rouxinol. A estória do Cravo e da Rosa é antiga. Entre beijo e briga. Procuram a Margarida, que por ser muito amiga. Resolve tudo com uma linda cantiga. Jasmins, Orquídeas e Tulipas. Como são delicadas. Azaleias, Violetas e Íris. Estão sempre apaixonadas. Gérbera, Hortência e Hibisco. São revigoradas. Com aparências diferentes, elas são encantadas. Essas flores embelezam nosso jardim. Você também pensa assim? Se alguém lhe oferecer uma flor, simplesmente, diga sim.

Poetiza-se

7


Borboletas Dizem que borboletas são flores com asas. Com sua leveza, elas dançam com as rosas. Que as deixam ainda mais graciosas. Quando ainda eram lagartas. Poderiam ou não se sentirem largadas Será que se sentiam amadas? Com a metamorfose, uma grande proeza. Presente de Deus na natureza. Quanta beleza e delicadeza. Que processo mais encantador. O jardim ficou repleto de flor e de cor. Era, então, o momento de contemplar o amor.

8

Poetiza-se


Pérola Rubem Alves escreveu que “Ostra feliz não faz pérola”. Poderia até ser uma parábola. Você já aprendeu isso na escola? Para produzir a pérola na natureza, A ostra precisa de algum agente externo para gerar tanta beleza. Normalmente é um grão de areia, sem delicadeza. É preciso fazê-la doer. Sofrer. Remoer. A ostra produz o nácar para se livrar da dor. E gera a pérola, um dos símbolos do amor. Mas vale a pena esse processo agressor?

Poetiza-se

9


Abraço Como é bom se perder num abraço. Quebrar aquele coração de aço. E numa união de braço. Fazer um lindo laço.

Como não querer um abraço? Ele protege, cuida, aconchega, cura e até causa um certo embaraço. Mas eu faço. Eu desfaço. E se precisar, eu até amasso.

Quando não há palavras, dê um abraço. Quando estiver feliz, distribua seu abraço. Quando estiver perdido, peça um abraço. Só nunca, nem por um segundo, negue um abraço.

10

Poetiza-se


Amizade Quem tem amizade. Sabe que ouvirá a doce verdade. Porque nela reside sinceridade. Amizade não tem cobrança. Há torcida, conselhos, broncas e sempre prevalece o sentimento da esperança. Mesmo quando não há temperança. Quem tem um amigo não guarda rancor. E mesmo em períodos de mal humor Predomina o amor.

Poetiza-se

11


Tem Gente Tem gente que chama a poesia para dançar. O pássaro para cantar. O idoso para brincar. A criança para encantar. Tem gente que é oração. É luz na escuridão. É uma linda canção. É paz no coração. Tem gente que é ar. Que veio ao mundo para iluminar. Para doar. Para amar. Tem gente que é demais. Que soma. Duplica. E, se for o caso, até triplica. CUIDADO! Essa gente se alimenta de flor. Gosta de jujuba e algodão- doce com cor. Não tem medo da dor. Porque acredita no amor. 12

Poetiza-se


Solidariedade Certa vez, me falaram que ser humano foi um projeto que deu errado. Eu não sei se o indivíduo estava mal humorado. Equivocado. Ou até revoltado. É claro que não há como generalizar. É preciso acabar com as dicotomias e passar a analisar. No google, a palavra amar é bem mais procurada que odiar. Deixe seu dia mais leve e procure alguém para ajudar. Tente praticar a solidariedade. A bondade, a irmandade. Reveja sua prioridade. E faça algo de bom para a sociedade.

Poetiza-se

13


Faça o bem Faça o bem não para ser visto por uma multidão. O bem pode ser realizado na escuridão. E não espere gratidão. Faça o bem e não se acovarde. Tenha certeza que nunca será tarde. O mundo precisa de sua verdade. Faça o bem porque é o certo a se fazer. Deixará a Terra mais tolerável de se viver. E de conviver.

14

Poetiza-se


Gratidão Sabe aquele termo muito falado e pouco praticado? Se você estiver pensando naquele “obrigado”. Você está quase lá, porque é um agradecer verdadeiro e desobrigado. Gratidão é um ato que vem do coração. Às vezes, de um verdadeiro aperto de mão. Ou de uma singela oração. E você, já exercitou a gratidão?

Poetiza-se

15


Ansiedade Já tentou entrar na mente de um ansioso? Não pense ser algo voluntarioso. Ou completamente fantasioso. Ficou curioso? Algumas pessoas apresentam sinais diferentes de ansiedade. Perdem o sono, pensam demasiadamente no futuro e na sua compulsividade. Mas lutam o tempo todo pela liberdade. E para ter felicidade. Não tenha medo e não sinta piedade. Eles não fazem mal para sociedade. Ao contrário, querem cumprir tudo com responsabilidade. E terem uma vida com tranquilidade.

16

Poetiza-se


Invisível e visível “Só se vê bem com o coração O essencial é invisível aos olhos” (Antoine de Saint-Exupéry- O Pequeno Príncipe) __________________________________________ É invisível aos olhos sentir empatia; É invisível aos olhos sentir amor; É invisível aos olhos ter um coração carregado de doçura e de ternura; É invisível aos olhos querer bem. Mas... É visível aos olhos agir com generosidade; É visível aos olhos brincar, correr e pular; É visível aos olhos ajudar e ser solidário; É visível aos olhos sorrir; É visível aos olhos ser criança. E PELO DIREITO DE SER CRIANÇA Que o invisível aqueça seu coração e que o visível lhe arranque um sorrisão.

Poetiza-se

17


Música Música é algo realmente muito pessoal. Nacional ou internacional. Da Bossa Nova ao rock. Muda nosso astral. MPB é genial. Já ouviu Gal? E como há banda ou cantor que já se foi bacana Elvis, Tom Jobim, Vinícius, Frank Sinatra ou Nirvana. Eles puxavam caravana. E como esquecer de Cazuza com sua bandana? Beatles sempre será imortal. Assim como Elis é atemporal. Gil, Caetano e Chico encantam no interior ou na capital. Acabei citando minha lista preferencial. E qual o seu artista especial?

18

Poetiza-se


Eleição Com a chegada da eleição. Prepare-se para a decepção. Pois onde políticos não pensam na população. Há uma chance muito grande de haver corrupção. Não se limite à aparência. Pesquise sua antecedência. Na hora de votar, tenha muita consciência. Caso contrário, pode levar um país à decadência. Preste atenção no político que vai concorrer. Aquele que por nada vai se corromper. Vamos ver como este processo vai discorrer. E que vença o político que de fato você pode crer.

Poetiza-se

19


Refugiados Pessoas fugindo. Ninguém sorrindo. O mundo se denegrindo. E se destruindo. Eles clamam por paz e precisam de segurança. Onde não haja má lembrança. Mas que reinem a perseverança. E principalmente a esperança. Receber refugiados é uma ato de humanidade. Eles não querem sentimento de piedade. Apenas esperam respeito, direitos e deveres na nova cidade. E terem uma vida diferente nesta nova realidade.

20

Poetiza-se


Feminismo É intrigante como as pessoas ainda não sabem o que é feminismo. É um movimento social e político que visa direitos iguais e não aceita o machismo. Por favor, não confundem com femismo. Pela extinção da violência de gênero na sociedade. Pelo fim do feminicídio e menos disparidade. E que a mulher possa se expressar com total liberdade. Você não precisa ser mulher para entender como a causa é importante. Não é nada desconcertante. Mas se quiser ser um militante. Avante!

Poetiza-se

21


Conselho a Deus Perdoe-me, desde já, se eu estiver sendo atrevida. Mas ah se eu pudesse dar um conselho a Deus nesta vida. Sabe o que seria? Permita a todo ser humano que ame e seja amado. Que por este sentimento, ele seja tomado, lambuzado. E por doçura inundado. Quem ama, não tem tempo de odiar, De invejar, reclamar, se amargurar. Ou o mal praticar. Em Teu ouvido, eu pediria baixinho. Não deixe que esse amor chegue muito devagarzinho. Ele tem pressa de sentir e percorrer por esse lindo caminho.

22

Poetiza-se


Deus Por vezes, duvidei de Tua existência. De Tua proeminência e benevolência. Preferi acreditar na ciência. És Tu o Criador? O Salvador? O Conciliador? Mas por que vemos no mundo tantas guerras, injustiças e intolerância? Arrogância? E ganância? Por outras vezes, meu coração é tomado de paz e amor. Tenho a certeza da existência do Senhor. E que sempre será meu protetor.

Poetiza-se

23


Anjos As pessoas pensam que anjos são criaturas com asas que podem voar. Lamento informar. Eles estão mais próximos do que você possa imaginar. Pode ser um amigo a abraçar. Um pai ou até um estranho a orar. Uma criança a gargalhar. Pessoas normais cheias de luz podem ser anjos. Não duvido dos Querubins e Arcanjos. Tão belos com seus arranjos. Mas se, no silêncio, você se arrepiar. Emocionar. Talvez, próximo de um anjo, você pode estar.

24

Poetiza-se


Paula Emmanuella Fernandes Jornalista e escritora. Estudou Artes Cênicas no Canadá, é pós-graduada em Gestão de Pessoas e em Arte, Cultura e Educação. Possui MBA em Marketing e é autora dos livros: “A Magia do Teatro”, “O que Beca tem de diferente?” e “Que Língua você fala”? Agora, uma aprendiza a poetiza.

Poetiza-se

25


Profile for paulemmanuella

Poetiza-se: Externando Clichês  

POETIZA-SE SE Eu poetizo. Tu poetizas. Ele poetiza. Nós todos poetizaremos. AH... E o mundo, quem sabe, se encantará?

Poetiza-se: Externando Clichês  

POETIZA-SE SE Eu poetizo. Tu poetizas. Ele poetiza. Nós todos poetizaremos. AH... E o mundo, quem sabe, se encantará?

Advertisement