Issuu on Google+

SALVADOR, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2013

Espelho, espelho

MEU

Dá para zoar alguém só por achar que ele é feio? Afinal, o que é a beleza? PAULA MORAIS

Quase todo mundo está conectado à internet. Por meio dela, fica mais fácil postar fotos de um momento legal ou conversar com os amigos e familiares distantes. Mas e se você descobrisse que compartilharam sua foto para chamar você de feio? Foi o que aconteceu com a pernambucana Julia Gabriele, 11.

Várias pessoas fizeram piadas e riram de Julia só porque acharam a sobrancelha dela diferente.

4 e5

Reprodução

Mila Cordeiro/ Ag. A TARDE

Triste com isso, ela postou como se sentia em seu perfil. “Todas as pessoas estão rindo de mim. Pessoas da minha cidade; pessoas que eu conheço aqui na internet. Estou chorando o dia inteiro por causa de vocês”. Mas, afinal, o que seria uma sobrancelha bonita? E quem define o que é feio? A professora de estética da comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Renata Pitombo, disse que não existe uma receita para explicar o que é belo. Tudo depende do gosto de cada pessoa. “Beleza é o que faz alguém bem. Mas o que agrada a uma pessoa, às vezes, não agrada a outra”.

Pérola Santos, 9: “Ninguém precisa ser a Barbie”

Cada um com sua beleza Magro, gordo, alto ou baixo. É você quem escolhe o que é agradável em uma pessoa. Mas, não se engane, a professora Renata Pitombo disse que o seu gosto, assim como o de todos que você conhece, é construído na sociedade. “A noção de beleza pode mudar com o tempo e com o lugar que você nasce”. Na Antiguidade, as mulheres gordas eram consideradas as mais bonitas. Era uma época de fome, guerras e pragas. Quem tinha o corpo mais cheinho era considerado saudável. Hoje, as atrizes e modelos magras estampam as capas das revistas.

Para Kamila Salloum e Beatriz Carvalho, 9, estar bem é melhor do que ser belo

Fotos Agnes Cajaíba / Divulgação

Vaidade com limite

Frida Kahlo

Pérola Santos, 9, tem uma prima que queria ser igual às artistas de televisão. Um dia, ela usou tanta maquiagem que a pele ficou irritada e precisou ir ao hospital. “Tem gente que passa do limite da vaidade. Não precisa imitar a Barbie. Seja você”. Kamila Salloum, 9, prefere o conforto. “Não vou vestir roupas apertadas para parecer magra. Isso vai me impedir de correr e brincar”. A pesquisadora em psicologia infantil da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Juliana Prates disse que a vaidade só é ruim quando se torna mais importante do que a diversão e os estudos. “Passar horas na frente do espelho e se atrasar para a aula é algo negativo”.

A história de Julia fez Beatriz Carvalho, 10, lembrar as aulas de arte sobre Frida Kahlo. “Ela tinha uma sobrancelha igual à de Julia e era uma artista maravilhosa”. Frida foi uma importante pintora mexicana. Dona de uma beleza diferente e única. Quando tinha 18 anos, sofreu um grave acidente. Toda a dor que sentiu foi transformada em belas pinturas que emocionam a todos até hoje.

[ leia ] Frida Autor: Jonah Winter Ilustradora: Ana Juan Tradução: André Jenkino do Carmo Editora: Cosac Naify 30 páginas Preço: R$ 39


"Espelho, espelho meu"