Page 1

PORTFÓLIO PAULA OLIVEIRA - 2014/1


Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Belas Artes Licenciatura em Danรงa


PRÁTICA DE DANÇA VIII PESQUISA EM DANÇA TÓPICOS EM DANÇA III - CRIAÇÃO ANÁLISE PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DANÇA INGLÊS INSTRUMENTAL II


PRÁTICA DE DANÇA VIII


Professora Regente Raquel Pires Carga Horária 30H Ementa Aprofunda o estudo das disciplinas Prática de Dança V com ênfase nos princípios de Klauss Vianna: eixos globais e direções ósseas. Efetiva a junção dos elementos praticados nas disciplinas Prática de Dança de I à VII para a criação de partituras coreográficas pessoais estruturadas. Dança autoral.


A matéria de Prática de Dança VIII foi regida pela bem-vinda Prof.ª Raquel Pires, um dos mais recentes membros do corpo docente da Licenciatura em Dança da UFMG. A Prática de Dança VIII encerrou o percurso de matérias centrais do curso dando como fechamento o exercício da autoralidade. Ao longo da disciplina tivemos contato com estímulos para criação de partituras corporais e a proposição da apresentação de um Solo como trabalho final. Além do trabalho final, a coreografia “Experimento I” foi também composta em grupo ao longo da disciplina e apresentada na quarta edição do Leve Arte.


PESQUISA EM DANÇA


Professora Regente Juliana Azoubel Carga Horária 90H Ementa Estudo de procedimentos metodológicos de pesquisa em dança nas suas dimensões teóricas e/ou práticas. Elaboração de projeto.


Regida pela Prof. Juliana Azoubel, a disciplina de Pesquisa em Dança abriu o processo de preparação para a redação do Trabalho de Conclusão de Curso de Dança. Ao longo do semestre contamos com a apresentação da pesquisa dos professores do curso como forma de visualização de métodos e processos de pesquisa na área. Fomos também estimuladas a buscar temas que nos instigassem a pesquisa. Em sua conclusão, apresentamos para uma banca simulada um Projeto de Pesquisa, que será desenvolvido no próximo semestre no formato de Monografia.


TÓPICOS EM DANÇA III - CRIAÇÃO


Professor Regente Gabriela Christ贸faro e Raquel Pires Carga Hor谩ria 30H


A disciplina de Criação teve regência dupla das professoras Gabriela Christófaro e Raquel Pires e foi apresentada como proposta à demanda da primeira turma de Dança para a composição de uma partitura coreográfica para a ocasião de conclusão do curso. Ao longo do semestre tivemos contato com diversos exercícios de criação e composição, individuais e em grupo, além do estímulo a proposição de novos jogos. Como resultado final a turma apresentou um trabalho final refletido em todo material produzido na disciplina, de composição conjunta e dirigido pelas professoras regentes.


ANÁLISE PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DANÇA


Professora Regente Marlaina Roriz Carga Horária 150H Ementa Atuação em espaços de educação formal por meio da regência de classes, análise e avaliação de sua prática pedagógica.


A disciplina de Análise Prática de Estágio Supervisionado em Dança foi regida pela Prof. Marlaina Roriz, Licenciada em Dança pela UFV, aluna do Mestrado em Dança da UFMG e professora efetiva do Centro Pedagógico da UFMG. A disciplina foi mediada por encontros de orientação, leitura de textos e seminários. A prática do estágio foi desenvolvida no turno da manhã no Centro Pedagógico da UFMG . Como prática final da disciplina fomos orientadas a elaborar uma intervenção didático-pedagógica a aplicar nas turmas observadas ao longo do semestre e que contribuiu imensamente na experimentação de um olhar docente.


INGLÊS INSTRUMENTAL II


Professor Regente Luiz Alexandre Negrão Carga Horária 60H Ementa Instrumentalização do aluno para a leitura crítica de textos teóricos em diversas linhas de pesquisa na área de linguística por intermédio da aplicação de estratégias de leitura, como identificação de tópico e ideias principais, reconhecimento de padrões de organização textual e de elementos coesivos, utilização de conhecimento prévio, decodificação de palavras desconhecidas por intermédio do contexto, elaboração de paráfrases e resumos, fazer inferências e analogias e tirar conclusões.


Na disciplina sequente à de Inglês Instrumental I, pude ter contato com técnicas de estratégias de leituras que podem auxiliar na compreensão de textos em inglês e em língua estrangeira em geral. A disciplina foi oferecida online, onde oferecia a seus participantes fóruns de discussão, atividades e textos em diversas áreas de conhecimento. Além das atividades online, houve um encontro presencial para a Prova Final da disciplina. Acredito que, enquanto matéria optativa, Inglês Instrumental II somou muito ao meu percurso acadêmico no sentido de me aproximar de uma língua se mostra essencial. .


paulaoliveira@reitoria.ufmg.br +55 31 9485 8895

Portfólio 2014 - Paula Oliveira