Page 1

PLANIFICAÇÃO MÉDIO PRAZO

Língua Portuguesa

7.º Ano

2005/2006

Observações: Conteúdos/Competências

(*) Observação:

Conteúdos Texto Narrativo

O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen (conclusão) - as categorias da narrativa; - o adjectivo; - a adjectivação; - a enumeração; - o grau dos adjectivos; - a narração e a descrição; - a comparação; - a repetição; - a caracterização directa e indirecta; - a análise morfológica e sintáctica.

_______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______ _______

“A chuva de grãos” de José Rodrigues Miguéis - as categorias da narrativa; - a descrição; - o campo lexical; - os hipónimos e os hiperónimos; - as palavras parónimas; - o advérbio e suas subclasses.

_______ _______ _______ _______ _______ _______

“A família de Lourença” de Agustina Bessa-Luís - as categorias da narrativa; - a sinonímia; -o campo semântico; - as palavras homófonas; - o determinante, - o pronome.

_______ _______ _______ _______ _______ _______

Excertos do texto A fuga de Wang-Fô de Marguerite Yourcenar - as categorias da narrativa; - o verbo: formas verbais simples e compostas; - a coordenação e a subordinação.

_______ _______ _______

Texto Poético Poemas seleccionados de Saul Dias, Cecília Meireles, António Gedeão e Sebastião da Gama. - as regras de versificação: estrutura estrófica, métrica e rimática; - a personificação; - a repetição; - a anáfora; - a metáfora.

Imp. 751.3-1

_______ _______ _______ _______ _______

1/3


PLANIFICAÇÃO MÉDIO PRAZO

Competências Essenciais

• Compreensão oral: - Saber escutar e compreender géneros formais e públicos do oral, mantendo a atenção por períodos prolongados. - Seguir uma discussão e uma exposição, retendo a informação que lhes permita intervir construtivamente. - Identificar a intenção comunicativa do interlocutor. - A partir de chaves linguísticas, descodificar ambiguidades e sentidos implícitos e reconstruir raciocínios inferenciais.

_______ _______ _______ _______ _______ _______ _______

• Expressão oral: - Utilizar recursos expressivos, linguísticos e não linguísticos, como estratégias de adesão, de oposição e de persuasão. - Conversar confiante e adequadamente em situações sociais que exigem alguma formalidade. - Adequar o discurso ao objectivo comunicativo e a diferentes auditórios. - Utilizar o Português padrão nas situações de interacção social que o exigem. - Fazer exposições orais com e sem guião. - Exprimir pontos de vista, sumariar, argumentar, destacar unidades informativas relevantes de forma correcta e adequada. - Usar a formatação linguística adequada à expressão de raciocínios hipotéticodedutivos. - Seleccionar a complexidade gramatical e o vocabulário requeridos nos géneros do oral essencial ao prosseguimento de estudo e à entrada na vida activa. • Leitura: - Ler com fluência, conservando em memória o significado do texto. - Reconstruir mentalmente o significado de um texto em função da relevância e hierarquização das unidades informativas deste. - Utilizar chaves linguísticas e textuais para descodificar ambiguidades e sentidos implícitos e reconhecer usos figurativos. - Seleccionar as fontes de informação e as estratégias de leitura adequadas à tarefa a realizar. - Resumir e reduzir a esquema um texto com objectivo de estudo. - Ler textos cuja complexidade ou dimensão requeira alguma persistência. - Distinguir as formas naturais da literatura. - Estabelecer relações temáticas entre textos. - Reconhecer valores culturais, estéticos, éticos, políticos e religiosos que perpassam nos textos. • Expressão Escrita - Escrever com correcção ortográfica recorrendo, se necessário, a prontuários e correctores ortográficos, e usar a pontuação de acordo com os objectivos visados. - Escrever cartas formais, tendo em conta o objectivo e o destinatário. - Escrever textos com diversos objectivos comunicativos. - Dominar as técnicas de escrita compositiva. - Redigir projectos de trabalho. - Resumir textos informativos e reduzir um texto a esquema. - Escrever notas a partir de textos lidos ou de comunicações orais para reter informação ou para reorganizar. - Usar a escrita como forma de organização do pensamento. - Usar vocabulário rico e preciso, recorrendo, se necessário, a processos figurativos. - Usar diversidade sintáctica na produção escrita. - Organizar parágrafos de forma e extensão apropriadas, estabelecendo entre eles relações temporais e lógicas. • Conhecimento Explícito - Ter um conhecimento sistemático das regras ortográficas e de pontuação. Imp. 751.3-1

2/3


PLANIFICAÇÃO MÉDIO PRAZO

- Descobrir e identificar processos fonéticos de supressão, acrescentamento e alteração de segmentos que actuam diacrónica e sincronicamente. - Descobrir e identificar processos de inovação lexical. - Tomar consciência das propriedades de polissemia e de ambiguidade. - Reconhecer alguns usos figurativos da linguagem. Estratégias de Desenvolvimento/Avaliação

• • • • • • • •

• • • • • • • • • •

Relatar acontecimentos. Leitura para informação e estudo. Leitura expressiva. Selecção de informação. Ensinar a descobrir a significação das palavras. Detecção do sentido global do texto. Apresentação e troca de pontos de vista. Descoberta da estrutura do texto narrativo : o situação inicial; o peripécia; o desenvolvimento; o desenlace. Análise e interpretação de textos narrativos : o categorias da narrativa. Realização de fichas formativas. Resolução de actividades propostas no caderno do aluno e no manual. Ensinar a compreender e aplicar as regras gramaticais. Identificação da estrutura de textos não literários. Escrita criativa. Ensinar a observar e a produzir uma descrição. Jogos didácticos. Utilização de acetatos. Aprender a dar importância a dados biográficos e bibliográficos.

(*) Em casos pontuais indicar as turmas em que não foram leccionados os conteúdos ou desenvolvidas as competências essenciais. Repetir este impresso para as turmas em que o atraso no cumprimento da planificação seja importante.

Monte Redondo, _____ / _____ / _____ Elaborado por:

Imp. 751.3-1

Aprovado por:

3/3


Planificação  

Planificação

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you