Issuu on Google+


BRIEFING | Apresentação

A Estética Vecajo nasceu na cidade de Canoas há quase 20 anos. No começo, era apenas uma estética normal, que atendia clientes do bairro. Há aproximadamente dez anos, a Vecajo começou a crescer e criou sua marca. Em 2009, conquistou o prêmio Marcas e Líderes de Canoas. Lá, são oferecidos tanto serviços mais simples como manicure e pedicure, quanto ofurô e bronzeamento artificial.


BRIEFING | Fotos do Local


BRIEFING | Problema a ser resolvido

O grande problema da atual marca é não comunicar o que a empresa de fato é. Uma identidade visual tem como objetivo principal identificar e diferenciar uma empresa, o que não é possível com uma marca fraca e sem padrão. Dentro da estética, são utilizados várias marcas diferentes, o que enfraquece ainda mais o objetivo da empresa. O que solucionaremos com esse projeto é a grande variação da marca, criando uma identidade institucional consolidada e forte.


BRIEFING | Diferencial e Público-Alvo Na reunião de briefing, ficou definido que a transparência com o cliente seria o principal ponto a ser trabalhado. Além disso, conceitos como feminilidade, delicadeza e sofisticação deveriam ser adicionados no resultado final da marca. O público-alvo da estética é composto principalmente por mulheres, de 15 a 45 anos, classe média-alta, moradoras da cidade de Canoas. Geralmente, são assíduas nas idas à estética, fazem pelo menos o serviço de manicure uma vez por semana.


OBJETIVOS | Objetivos do Projeto O grande objetivo do projeto é desenvolver um redesign radical de marca, visto que a marca ‘parou no tempo’, e precisa estar de acordo com o estilo de vida da clientela. Além disso, ultimamente a estética ganhou prêmios e teve grande visibilidade. As pessoas que ainda não conhecem a estética, e são clientes em potencial, podem achar que a mesma não é de qualidade, já que a marca não remete a nada que deva remeter. Neste caso, a marca atual serve como repelidor de novos clientes de bom nível, já que geralmente pessoas com maior poder aquisitivo são extremamente ligadas em marcas fortes tanto no quesito qualitativo, quanto no visual.


JUSTIFICATIVA | Escolha e Deficiências Escolhi a Vecajo para fazer o redesign pois sou cliente da empresa há muito tempo, tendo a possibilidade de melhorar algo que faz parte do meu dia a dia. Além disso, desde que comecei a faculdade tive vontade de fazer este tipo de trabalho para eles, já que conheço a marca desde os seus primórdios.

A atual marca da Estética Vecajo possui algumas deficiências. São elas: 1. Tipografias sem ligação direta com o conceito por trás da empresa; 2. As cores lembram algo sombrio, cimentado, feio, cinza e quadrado. As formas femininas e que remetem à beleza, são exatamente contrárias ao que é apresentado atualmente. 3. O símbolo interrompe a leitura da marca (Estética V Vecajo), podendo lembrar até mesmo um ‘versus’. (Estética VERSUS Vecajo). 4. O símbolo ofusca as informações importantes. 5. No geral, a marca se mostra sem personalidade. Obs.: É bom salientar que nem todos os materiais de expediente usados pelos funcionários utilizam o mesmo logotipo.


ANÁLISE | Necessidades da Marca A marca Vecajo vai ser redesenhada radicalmente, já que não se pretende trabalhar com um símbolo igual, nem com as mesmas cores e tipografias. Chegou-se a essa conclusão no momento em que a análise sobre a composição mostrou que os conceitos dos elementos dispostos na marca atual eram exatamente o oposto do que deveriam ser. A disposição de elementos e o tipo das formas também deverão ser alterados.


REFERÊNCIAS | MoodBoard


REFERรŠNCIAS | Anรกlise Visual do Segmento


REFERÊNCIAS | Pesquisa de Símbolos


REFERÊNCIAS | Pesquisa de Símbolos


IDEALIZAÇÃO | Referências Lírios


IDEALIZAÇÃO | Rafes Manuais


IDEALIZAÇÃO | Rafes Manuais


IDEALIZAÇÃO | Rafes Digitais


IDEALIZAÇÃO | Rafes Digitais

Antes

Depois


SOLUÇÃO FINAL | Marca Final


SOLUÇÃO FINAL | Justificativa

• Símbolo O Símbolo utilizado na marca é constituído por um lírio. A flor em si, se mostra presente pois “uma flor tem o poder de transformar um dia comum em um dia especial”. Além disso, o lírio está intimamente ligado com a beleza, a delicadeza, a sutileza feminina que tanto se fazem necessárias na marca da estética. Também há relação com as referências procuradas. A variação do mesmo tom, a simetricidade e a tipografia delicada apareceram muito na pesquisa, se mostrando uma fórmula eficaz de dar suavidade à marca. O lírio também é sinônimo de beleza, segue trecho retirado da Bíblia: “As vestes de Salomão eram belas e gloriosas, porém não mais que os lírios, pois as vestes foram elaboradas por homens, e os lírios pelas mãos de Deus.”

• Cores Além de á ser usada pela estética nas paredes internas do estabelecimento, o roxo se mostrou uma ótima opção. Foram escolhidas três tonalidades da cor roxa, que remete à nobreza e principalmente à transformação do mais alto nível espiritual e mental, capaz de combater os medos e contribuir para a paz. Elas têm um efeito de limpeza para os transtornos emocionais. Também nos conectam com os impulsos musicais e artísticos, o mistério, a sensibilidade, a beleza e os grandes ideais.

• Tipografia

atype ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZWY Foi escolhida uma tipografia leve, sofisticada e moderna. Ela só possui versão caixa baixa, o que deixa a marca mais amigável. Ela teve pequenas alterações no lettering, mas sem tirar o conceito desejado.


Escola Superior de Propaganda e Marketing Design Hab. em Comunicação Visual e Ênfase em Marketing Projeto V • Redesign de Marca Prof. Ana Maldonado

Paula Castro DESG5B Maio/2010


Redesign Estética Vecajo - Processo Criativo