Page 1

6/7 •

Super! • Brasília, sábado, 28 de janeiro de 2012 • CORREIO BRAZILIENSE Janine Moraes/CB/D.A Press

udo pronto para começar um bom ano letivo. Você brincou bastante e está pronto para voltar à escola. Deu até saudade da rotina dos deveres! Não é mesmo? Aquela lista enorme de material escolar está comprada e não falta mais nada. Você pensou e planejou a volta nos mínimos detalhes. Mas já parou para pensar que a escolha da mochila errada pode prejudicar sua saúde? A cada série que você avança a quantidade de livros aumenta. A responsabilidade pesa. E como! Tem dias em que carregar tudo nas costas é quase impossível. Você sabia que o ideal é que a mochila não ultrapasse 10% do seu peso? Faça um teste. Descubra se o peso que você carrega para as aulas é o responsável por aquela dorzinha no corpo ao fim do dia. A criançada prefere o modelo para carregar nas costas. Às vezes, para ficar mais estiloso, algumas carregam todo o material em apenas uma alça. Nessa brincadeira para ficar mais descolado, você acaba cometendo vários erros em nome do que acredita estar na moda. Os gêmeos Artur e Ítalo Leal Fontinele, 9 anos, usavam mochila com rodinha até o ano passado. Pediram para a mamãe comprar novas mochilas para carregarem nas costas. — É vergonhoso. Só criancinha usa, diz Ítalo sobre o modelo com rodinhas. O irmão, Artur, completa: — Sou quase um pré-adolescente! O peso não é o que preocupa esses garotos, mas o volume de material que terão que levar todos os dias para escola acabará sendo um fardo. Eles cursam período integral. Além dos livros, cadernos, agenda e estojo, há dia que levam roupa, lanchinho extra, e claro, o brinquedo preferido. Há como evitar os transtornos que uma mochila pesada pode causar antes mesmo de começarem. Não se engane. A melhor opção é o modelo de rodinha, apesar de não ser bem aceito pela galera.

T

Apesar de ser indicado pelos ortopedistas, os gêmeos Ítalo e Artur, 9 anos, acham o modelo de rodinha infantil demais

E O S P ! QUE

Dicas importantes para você usar bem a mochila da escola e evitar dores na coluna vertebral, no pescoço e nos ombros

Fique ligado!

Aliviando a carga

Não é brincadeira e muito menos papo de gente velha. Mochila pesada pode causar desvios, como uma escoliose (desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C") ou uma rotação de ombro. Segundo a doutora Vera Lúcia Vilar de Araújo Bezerra, a mochila pesada limita os movimentos da criança. Em uma queda, você pode perder a agilidade natural e acabar se machucando.

» Coloque os livros mais pesados na parte mais interna da mochila, aquela que fica mais próxima às costas; » Não deixe que o material fique solto. Arrume para que tudo fique juntinho lá dentro; » Leve só o que irá precisar no dia; » A mochila com rodinha deve ter a alça na altura correta para que você fique com a coluna ereta; » Ajuste as alças para que a mochila fique nas suas costas, ficando sem folga.


Mochila pesada 1  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you