Issuu on Google+

Ano 1 número 1 Dezembro 2013

OICEET ENTREVISTA

Moda & Música Passo a passo Maquiagem Customização

Não gosto de moda!

Curiosidades sobre alta costura

Cosplay A Moda em Anime


OICEET Equipe e Colaboradores Capa & logotipo: Eliete Rodrigues Maria Luiza Matildes Crevelário Layout e diagramação: Flávia Malta Patrick Fontoura Ronilda Ferreira Revisão dos textos: Graça Faller Maria de Lourdes Neonardelli Tratamento de imagem: Alice Holz Fernanda Rosânia Rocha


Índice Backstage

02

01 Ponto de Vista - Não gosto de moda!

Cosplay - A Moda em Anime

02 Make Up

02 Editorial - Sete Pecados Capitais

02 Brechó - Vestindo bem sem gastar muito!

02

01 Moda & Música

01 Dica de Maquiagem

01 ENTREVISTA

20 No mundo da Blogosfera


Backstage n o i h s a F o s r e v i n U G moda n o s t a r d e c ão é s or ta ça, nos Precisamos e r t e c i d o s implesmente ntra env e univer so, ali olver, com r neste mun c o s t u r a r. tu nhavan cendo do ide do que é in do de cabea e ias, pe nas de fundo todo nsame rente a este materi costur nt a a outros . Os br , tecido, tes l utilizado co os, conheo echós t profiss mo: m ura, lin a ã á custom o, Porque a mbém podem ha, botões, quie s i També zadas vendid peças com nos facilitar ntre p m n a evento para nossa s ou até me radas podem esta sm o p criativ s, pale ser re id st etc. Vo çê tam ras sobre m ade devemos sente-adas. compr b o ar esta ém pode a das, desfile fre-quentar s ideia. vim go star de workshop, moda é só

Desfile Mulheres lindas, magras, roupas exuberantes, luzes, brilho e musicas. Suspiro, flashes, excitação. Palmas. Backstage, correria, egos, maquiagem, cores, texturas. Os desfiles de moda exercem grande fascínio. Seja pela curiosidade de ver em primeira mão que os artistas de linha e agulha preparam, seja para fazer parte de um evento badalado, ver e ser visto. Mas por trás de todas as tendências coleções e maquiagens desfiladas existe um negócio. Poucos dias antes do desfile, reúnem os assistentes e as costureiras para fazer os últimos ajustes das peças no corpo das modelos. Também é feita uma analise de todos os looks se estão com zíper e costuras no lugar.

Para garantir que tudo vai sair perfeito, é feito um ensaio antes do desfile. Enquanto ajustam os últimos detalhes e aprovam como base para a equipe produzir as modelos. Depois de todos esses preparativos, chega o grande dia do desfile, cabeleireiros e maquiadores preparam as modelos. As passadeiras e costureiras fica atentas e realizam as alterações necessárias nas roupas pregam botões que caem, costuram pregas que se desmancham nesta etapa todos os integrantes da equipe estão presentes e contribuem para que o desfile saia sem erros e emocione o público.


Ponto de Vista “Descobri que Moda não é minha praia.” Sou professora de Educação Física e trabalho com movimento. Resolvi fazer Modelagem do Vestuário porque acreditava que a moda fazia parte da minha vida. Fiz todo o processo seletivo e entrei no Curso Técnico do Ceet Vasco Coutinho. Fiquei fascinada pelo curso, pelos professores e pela escola, aprendi muito e amei cada passo dado neste curso. Então, mais uma vez acreditei que com a moda daria saltos altíssimos, dando um “up” na minha vida financeira trabalhando nessa área. Sendo assim, passei pelo processo seletivo novamente, agora para Produção de Moda e aqui estou. “decepcionada” com a moda. Com certeza quem estiver lendo essa matéria escrita do fundo do meu coração, deve estar pensando: Como? Decepcionada com a moda? Explico: Na realidade, adoro tudo, o glamour, os flash dos desfiles, as roupas maravilhosas apresentadas, os modelos magérrimos e fantásticos que a moda proporciona, mas isso não é para mim. Descobri outras vertentes que gosto e que vai me dar prazer e quem sabe dinheiro. Que os cursos do Ceet Vasco Coutinho, são

portas que abre dentro de você as funções do coração. Os cursos ajudam a você a descobrir o seu futuro e o que você quer para a vida. Não quero que com este artigo vocês desistam de estudar, pelo contrário, é aqui que vocês irão se descobrir. Por exemplo: descobri que gosto de desenhar e que desenho bem, tanto no papel como na “ferramenta pincel” do Corel Draw. Descobri também que tenho destreza e paciência, para desenvolver acessórios, dentre outras coisas. Enfim colegas, espero que os cursos do Ceet Vasco Coutinho, encaminham vocês com um futuro promissor, para lugares em que se sintam realmente fazendo o que amam e que possa aflorar todos os talentos adormecidos dentro de seus corações. Como diz o filósofo: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.” – Confúcio.

Ronilda Ferreira Professora de Educação Física e aluna de Produção de Moda


Moda & Música A música combina com a moda ou a moda combina com a música? Na dúvida, é melhor afirmar que elas formam uma dupla perfeita. Afinal, o que seriam dos desfiles sem suas trilhas sonoras e dos cantores que também mostram seu estilo através da roupa. As cantoras contemporâneas tendem a criar um certo visual, de forma a embasar seu estilo musical, juntamente com sua visão de mundo. E isso acaba por criar uma relação próxima entre elas e o mundo da moda.

Com isso, o imenso número de fãs e pessoas acabam adotando seus estilos nas ruas e pelo mundo. Diversos nomes da música internacional já resolveram abrir seus armários para o mercado da moda levando para as lojas um pouco dos seus estilos. Como por exemplo: Avril Lavigne com sua marca “Abbey Dawn”, Gwen Stefani com “L.A.M.B.” e Rihanna com “River Island”.

Ou por muitas vezes se identificam tanto com uma marca ou coleção que chegam a ser chamadas para representá-las ou serem a nova cara da campanha, fato que aconteceu para várias delas, em especial para Lana Del Rey. Só no ano de 2012, ela foi escolhida para a campanha de Outono e para a de Inverno da fast-fashion H&M e Rita Ora pra campanha da marca DKNY. A parceria entre a música e a moda continua em alta. Até quando, já não sabemos dizer! Pois uma não vive sem a outra, até por que, esses artistas precisam manter sua imagem de estilo e continuar inspirando fãs e pessoas no mundo todo.


COSPLAY A MODA EM ANIME No Brasil se tornou uma febre se vestir igual ao desenho Japonês Mangá, Para isso os adolescentes e adultos procuram uma costureira e levam uma figura de um desenho para reproduzir, o produto final tem que ser exatamente igual, com todos os detalhes. Eles também investigam os personagens a fundo. Como é o cabelo a maquiagem e se preciso trazem de fora até mesmo os acessórios, por ex: perucas, sapatos, lentes de contatos coloridas e outros.

Ainda existe um concurso onde os adeptos dessa mania se reúnem e desfilam dentro de categorias diferentes, o vencedor da fantasia e da performance da personagem mais próxima do desenho ganha o concurso, o prêmio pode ser em dinheiro ou até uma passagem para o Japão e assim poder concorrer com os japoneses. Alguns brasileiros já conseguiram vencer lá no Japão, tamanha era sua perfeição do desenho retirado dos mangás japoneses.


Make

Up

diversos conceitos de Existem maquiagem, mas maquiagem caba sendo muito pessoal, ou seja, cada um tem um estilo, um tipo cromático e formato de rosto, boca, olhos... O que se leva em consideração primeiramente, é o estilo e as cores preferidas, em cima disso se faz a maquiagem, gerando assim, um conceito único e exclusivo de acordo com cada um. Falando de conceitos, um Editorial de Maquiagem é aquele conceito que o estilista ou a pessoa esta montando. Não existe regras e nem normas. Não precisa combinar e nem estar em harmonia. Ou seja, a modelo faz a cara de acordo com o conceito estipulado. A Maquiagem Social pode ser usada por uma madrinha de casamento, no dia a dia e depois sofisticando para noite. Geralmente nesse conceito usamos os tons mais “humanos” (marrom, nude e preto levemente esfumado) nada marcado ou com marcações. É uma maquiagem mais limpa, sem brilho, ou seja, com efeito mais matte (opaco).

Maquiagem para festas, casamento, formatura... No caso noivas, precisa-se elaborar mais, criar mais efeitos, profundidade e luz. A pele tem que estar impecável, sem nenhuma mancha. Como a noiva será fotografada, ela tem que brilhar, mas não saturar nas fotos. Já as debutantes tem que ser leve, não esquecendo que ela ainda tem 15 anos. Não pode ser carregada e mesmo que a aniversariante queira um Smokey Eyes (olhos pretos marcados e esfumados) tem que ter o jogo de cintura e fazer disso o mais leve possivel. Fica péssimo uma garota de 15 anos com cara de 20.

Para formatura, fica mais a critério do formando, por que a pessoa esta passando pela fase de independência e está dando um passo para sua carreira. Se a pessoa for formada em medicina não vai combinar uma maquiagem pink dark, por exemplo. Na maquiagem artística, o que vale é a criatividade e muita técnica. Os efeitos tem que ser chamativos. Exemplo: Monstros, bruxas, drag queen, artistas de circo e etc.


Dica de Maquiagem Passo a passo de maquiagem para pele morena.

1

2

3

4

5

6

7

1- Passar a sombra de uma cor, no caso usou-se a cor prata, até o côncavo; 2- Passar uma segunda cor acentuando a maquiagem no canto dos olhos, no caso usamos a cor verde; 3- Passar o lápis preto e o delineador na pálpebra e na linha d'água; 4- Colocar os cílios postiços e colar bem; 5- Limpar a pele e realçar a sobrancelha; 6- Passar o lápis para os lábios, o batom e o gloss; 7- É o resultado final.


7

Editorial

Pecados

Capitais

{ { Se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios, que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano.


Gula

Luxúria


Preguiรงa

Ira


Inveja


Avareza

Soberba


ENTREVISTA O que te motivou a trabalhar com figurino? As pessoas foram sabendo de meu trabalho e foi surgindo convites, nunca pensei em trabalhar diretamente com o figurino. Se isto for realmente minha profissão será bem vinda. A motivação vem por ser um trabalho diferente do comercial, figurino é uma história contada através de uma indumentária e isto é maravilhoso, poder contar a histór?a de algo com o meu trabalho.

Quais foram suas dificuldades ao desenvolver um figurino? .Estou vivendo um grande desafio e uma dificuldade. Fui convidado para fazer o figurino de um curta metragem (Uma história Grega), e nesta edição, não foi liberado nenhuma verba para o figurino. O curta tem uma pegada com reciclados e produção sustentável, portanto, tenho que criar com esses materiais.

Júlio Guimarães Estudante Há quanto tempo trabalha na área: 7 anos

Quais são os pontos a serem considerados na hora de criar o figurino de um personagem? Conhecer a história a qual irei criar o figurino. Buscar referencias sobre o tema, e não esquecer de ditos populares, que em muitas vezes abre nossa mente. A escolha dos tecidos a serem utilizados também é bem importante.

Como é o mercado capixaba e nacional para este profissional? . O mercado não sei ao certo dizer, pois não me considero um figurinista, apenas quando crio algo com um cunho histórico. Acredito que o mercado é muito bom, mas temos que saber onde vender nosso trabalho, existe um grupo circulante neste setor e se não estivermos incluso nele, não seremos conhecidos.


Irani Soares Professora

O que te motivou a trabalhar com figurino? Sempre me encantou a área teatral, gosto muito da magia do teatro, então sempre que posso, faço pequenos cursos na área. Quais são os pontos a serem considerados na hora de criar o figurino de um personagem? O figurino tem uma função específica: a de contribuir para a elaboração do personagem pelo ator e constituir, também, um conjunto de formas e cores que intervêm no espaço do espetáculo e devem, portanto, integrar -se a ele. Caminhando neste sentido, enfatiza essa função comparando-a a comunicação da roupa. No teatro, esse diálogo vem por meio do figurino e, assim, permite ao espectador identificar as personagens. Q u a i s f o ra m s u a s d i f i c u l d a d e s a o desenvolver um figurino? Dentro das disciplinas de figurino, trabalho muito o processo criativo para desenvolver os trabalhos, então não encontro dificuldades que não possam ser solucionadas. Sempre usamos materiais reciclados. com uma boa dose de criatividade, o problema pode ser solucionado. Como é seu envolvimento com o teatro? Trabalho com a disciplina de indumentária e caracterização, num curso de Artes Cênicas de nível superior e curso técnico, onde leciono a disciplina de composição de figurino.. Onde a construção de figurino é permanente. Como é o mercado capixaba e nacional para este professional? . É um mercado amplo, aqui no estado, ainda em expansão. Não existe um curso superior de figurino especificamente.Então, para quem gosta da área, é fazer

cursos, estudar história da arte, da moda. enfim muita pesquisa e paixão pela área.


Brechó.

Se vestindo bem sem gastar muito!

Existem várias formas de vestir-se bem gastando pouco. Umas delas são os brechós, que estão com tudo! Lá não encontramos apenas roupas, encontramos também acessórios, sapatos, bolsas e até mesmo objetos de decoração. Há muitas pessoas que deixaram de comprar suas roupas em lojas de departamentos, ou até lojas de níveis mais alto, para comprar em brechós, pois, lá encontramos peças únicas, super diferentes, e até peças vintage. E o melhor, sem gastar muito! Você pode achar brechós em vários lugares, pode- se dizer que você encontra um em cada esquina. Até mesmo online. É

Bazar beneficante. Prainha, Vila velha- ES

só saber escolher bem as roupas, procurar bastante e se divertir.


No mundo da

Blogosfer@ Nos últimos anos os blogs se tornaram uma das ferramentas mais populares da internet. A brincadeira, que começou por volta de 1997, virou profissão e hoje vai muito além do que um simples diário virtual. No Brasil, a audiência dos blogs corresponde a 60 milhões de pessoas por mês e atinge os mais variados perfis de consumidores. Para fazer parte desta comunidade não é preciso muito trabalho, basta alguns clicks e você já tem um link disponível para seu blog. O primeiro passo é o mais importante, a escolha do tema e do nome. É importante que seja um tema que você domine bastante, para que tenha sempre novidades para postar e a escolha do nome é primordial, pois é ele que será citado pelas pessoas que te acompanham, por isso é importante a escolha de um nome forte e marcante. O segundo passo, é a aparência que dará a ele, é importante que a

aparência tenha a ver com o tema principal abordado, é legal buscar referência nos blogs que você costuma ler, seguir um padrão de edição de imagens, fontes, cores, para que não fique algo cansativo. O terceiro passo, fica com a escolha do site que ira hospedar o seu blog, existem diversos sites que fazem isso, alguns deles gratuitamente.


Faça você mesmo Passo a passo - Customização de camiseta 1- Pegue uma camiseta.

2- Dobre a camiseta ao meio. Corte as mangas conforme a medida do seu ombro.

3- Corte a barra do tamanho que achar melhor. 4- Corte a gola.

Resultado final


Revista Voiceet