Issuu on Google+

CET MIPME - Gestão da Marca e Patentes 2º Semestre - 2013 / 2014 Guião Trabalho Prático Grupo

Trabalho: análise de marca (30%) Um ponto essencial do curso é o projecto de análise/auditoria de marca.    

A ideia é executar uma análise aprofundada de uma grande marca da vossa preferência. Cada grupo deve estudar uma marca diferente, e as marcas são atribuídas por ordem de escolha. O objectivo da auditoria da marca é avaliar as suas fontes de capital da marca (brand equity) e sugerir maneiras de melhorar e alavancar esse capital. Cada selecção de marca e a justificação para a selecção devem ser enviadas via e-mail até 04 de Abril.

Onde encontrar as marcas: Podem escolher uma marca com que estão familiarizados ou escolher das seguintes listas: http://superbrands.sapo.pt/home http://www.interbrand.com/en/best-global-brands/2013/Best-Global-Brands-2013.aspx

Detalhes do trabalho: A análise de marca irá basear-se inteiramente em informações de fontes secundárias públicas, web sites da empresa, bem como das vossas próprias experiências profissionais e insights. Não se espera que realizem quaisquer inquéritos ou pesquisa primária. Irão especificamente avaliar o planeamento, construção e crescimento da marca escolhida.

Planeamento da marca O primeiro elemento de uma auditoria de marca é uma descrição completa dos programas de branding actuais da empresa. Isso envolve uma análise da hierarquia da marca da empresa, portfólio de marcas, alianças estratégicas, posicionamento actual da marca no mercado, e como a empresa está a abordar a marca através de cada um dos elementos do marketing mix.


Não se esqueçam de incluir elementos de marca (nomes, logótipos, símbolos, personagens, slogans, jingles, embalagem). Abordar o seguinte: a. Como caracterizaria o posicionamento da marca? b. Onde estão as maiores oportunidades para aumentar ainda mais esse posicionamento?

Avaliação de construção da marca O segundo elemento envolve avaliar capacidades de construção da marca. Abordar as seguintes questões: a. Quanta ressonância da marca tem a vossa marca?

b. Quais foram as actividades de marketing que mais contribuíram para essa sua ressonância e posicionamento? c. Como sugere que melhorem as suas actividades de construção da marca?

Avaliação do crescimento de marca O terceiro elemento envolve avaliar o potencial de crescimento e fornecer recomendações. Abordar as seguintes questões: a. Como criticaria a arquitectura e hierarquia da marca? b. Como isso se encaixa num portfólio mais amplo de marca? c. Como julgaria a sua estratégia de crescimento?

Apresentação e relatório final O relatório final traça o perfil do posicionamento da marca, indica as fontes de brand equity e fornece recomendações sobre como construir e gerir o capital da marca escolhida. Depois de sumariar o conhecimento da estrutura actual e desejado marca, devem identificar direcções criativas e relevantes para a gestão da marca escolhida, justificando quando apropriado com conceitos do curso. O relatório escrito final não deve exceder 20 páginas escritas (não incluindo figuras, referências ou outra documentação de apoio), páginas com espaçamento duplo, 1 cm de margem, fonte de 12 pontos.


Apresentação A apresentação deve ser um resumo dos pontos-chave do relatório. Cada grupo terá 25 minutos (20 min para apresentar, 5 min Q&A). Todos os membros do grupo devem participar na apresentação. O relatório final escrito é entregue nesse momento. Uma cópia do PPT deve ser anexada (2 slides por página).

28.03.2014 Ana Rita Matias


Trabalho grupo análise de marca