Issuu on Google+


manual de

identidade visual


Sumário apresentação Introdução

Conceito de Marca - 08 Identidade Visual / Manual de identidade - 09 Equipe - 10 Missão, Visão e Valores - 11

componentes logotipo

Apresentação da Marca - 13

Justificativa do logotipo e elementos estruturais

Definição de marca e Identificação das Cores - 15 Assinatura da Marca - 16 Assinatura Complementar - 17

Construção

Proporção Áurea / Símbolo Gráfico - 19 Proporção Assinatura (1) - 20 Proporção Assinatura (2) - 21 Área de Proteção Logotipo - 22 Área de Proteção Símbolo Gráfico - 23 Redução Mínima - 24 Relevo - 25

cores

Cromático - 27 Monocromático - 28 Positivo e Negativo - 29 Contraste e Luminosidade - 30 Aplicação em Fundos Fotográficos - 32

Aplicação dos códigos

Cores Institucionais - 35 Tipografia Institucional - 36 Tipografia Auxiliar - 37 Identidade Auxiliar- 38

Papelaria

Papel Timbrado / Carta- 41 Cartão de Visita- 42 Envelope Ofício- 43 Envelope Saco- 44 Pasta- 45 Pasta-fólio- 46 Bloco de Notas- 47 CD- 48 Crachá- 49

Aplicação de marca

Envelopamento da Frota- 51 Camiseta- 52 Brinde- 53 Sinalização- 54 Fachada- 55


apresentação O design possui várias maneiras de ser interpretado, sendo visualizado e falado, ele está ligado pela parte da estética como também ao desenvolvimento de uma marca, produto ou serviço, sendo imprescindível a inovação e criação.

no mercado do design. Criando uma agência, onde os trabalhos vão além da metodologia do design, os trabalhos são criados com fórmulas criativas, com conceitos e vão além da imaginação de nossos clientes.

É muito importante aprender a desenvolver, pesquisar e planejar um conceito para a execução de projetos, se especializando em diversas áreas do design para solucionar diversos problemas e objetivos de uma marca ou produto.

O projeto de criação da marca Lab Mind, uma agência de design, foi estruturado dentro de premissas do escopo e estudo de design. Usandose de conhecimentos amplos em gestalt, teoria das cores, composição, diagramação, proporção áurea, entre outros.

O Designer é um profissional diferenciado, com a função de fazer a diferença e trazer o que há de melhor no mercado para seus clientes, através da criação e aperfeiçoamento de uma marca.

Como prerrogativa, também extrapolamos o nome da marca, tal qual a estrutura conceitual e dos recursos que constituem a empresa.

Com esse objetivo, juntamos profissionais capacitados, com sede de inovação e criação para criar a nossa marca e se tornar referência

Página 07


INTRODUÇÃO

CONCEITO DE MARCA A marca é o elemento mais importante, ela é muito mais do que se pode ver ou falar, pois através dela são transmitidos os valores e ideias de uma empresa, despertando a atenção do público. E segundo (KLEIN, 2002, p.48). “a marca deixou de ser apenas complemento ao produto e passou a ser um estilo de vida, uma forma de pensar, um conjunto de valores, um conceito”.

Página 08

Página 09


INTRODUÇÃO

identidade Visual manual de identidade identidade visual A identidade visual de uma empresa, além de uma representação gráfica da mesma, pode ser considerada um de seus maiores patrimônios, pois é por meio dela que são transmitidos visualmente, conceitos, filosofia e valores, bem como reconhecimento no mercado. manual de identidade O manual de identidade informa o bom uso e aplicação da marca, facilitando sua correta desseminação nos diversos meios de comunicação e mídia. O manual ainda traz uma série de recomendações, especificações e normas essenciais para a correta utilização do logotipo. Página 09


INTRODUÇÃO

equipe A Equipe do LabMind trabalha para fornecer a melhor solução para os clientes, contando com a experiência e competência de cada integrante. Com profissionais criativos, ágeis e ousados, buscando sempre o que há de mais novo para estar sempre à frente.

Página 10

Leonardo Saraiva Tecnologia e Desenvolvimento

Desiree Baptista Fotografia, Redação e Marketing

Patrícia Sapragonas Criação e Mídia.

William Galdino Planejamento e Pesquisa.


INTRODUÇÃO

MISSÃO, VISÃO E VALORES MissãO Fazer trabalhos na área de design com sabedoria, criar com liberdade e originalidade. Executando nosso trabalho com inteligência e excelência. Visão Se tornar referência no mercado destacando a criatividade e inovação. Valores Comprometimento; Inovação; Trabalho em equipe; Pro atividade.


componente do

logotipo


apresentação da marca Simbolo

Tipograma

Tagline Página 13


Justificativa do logotipo e elementos estruturais proporções

tipograma

As proporções são as medidas por meio do sistema modular que é indespensável ao projeto. É a partir dele que se constroem os elementos componentes da identidade em uma estrutura geometricamente organizada, tornando adaptáveis a todos os sistemas de medição.

O tipograma é constituido pela forma de representação visual de uma marca, na qual é constituida por signos tipográficos reunidos e agrupados de forma particular.

símbolo

A assinatura se define nas variações da utilização do símbolo gráfico com o tipograma e textos complementares como dados do estúdio na papelaria, por exemplo.

O símbolo da Lab Mind é de primordial importância na identidade da agência. Ele carrega consigo tudo que a agência tem por objetivo transmitir. Sua correta utilização e aplicação estão descritas aqui. tipografia A utilização de uma família tipográfica faz-se altamente necessária e indispensável para a normalização dos padrões de comunição.

assinatura

cores No processo de criação da identidade visual, a padronização da informação cromática é essencial para o desempenho da marca. Uma paleta de cores bem definada é imprescidivel, assim como a utilização de cores auxiliares, aplicações em preto e branco.


Justificativa do logotipo e elementos estruturais

definição da marca e identificação das cores definição da marca Lab = Laboratório| Mind = Mente Lab Mind é “Um lugar para criação de projetos criativos, originais e com personalidade”. A marca é composta pelo símbolo, logotipo e pela tagline. A tipografia usada no nome Lab Mind é a Neo Sans,com características modernas e futurísticas. E a tagline foi utilizada a fonte Brandon Grotesque, fonte de fácil leitura e possui um aspecto funcional. A escolha do símbolo com a base redonda e em pé mostra o equilíbrio. O balão de fundo redondo é utilizado para a mistura de elementos químicos. O ponto de ebulição representa o exato momento de criação de uma molécula ou substância, resultando a mais complexa estrutura humana capaz de aprimorar o mundo: o cérebro. Representado pelo lado direito que é responsável pelas emoções, artes e imaginação ele retrata ideias, que fluem

juntamente com os outros símbolos, o que torna a marca um elemento completo, misturando as ideias e o equilíbrio. O balão possui traços de medidas que representam os quatro integrantes da agência e os círculos que compõe a marca, que aparecem espalhados saindo pelo balão representa a transformação das ideias e serviços oferecidos. definição da marca O Lab Mind se conecta com o público, através das cores presentes na comunicação. A cor rosa, que representa a amabilidade, encanto e sentimentos positivos. Dando ideia de qualidade nobre de um compromisso, a cor cinza que representa a estabilidade e o equilíbrio e o branco, cor associada à perfeição, luz, limpeza, para dar a sensação de tranquilidade nos trabalhos e para balancear o contraste entre todos os elementos. Todos os tons utilizados juntos ajudam a transmitir a ideia de inovação, tecnologia e equilíbrio. Página 15


Justificativa do logotipo e elementos estruturais

Assinatura da marca Apresentamos neste t贸pico como se apresentas as assinaturas principais da marca. A assinatura principal pode ser representada de duas formas, com ou sem tagline

P谩gina16


Justificativa do logotipo e elementos estruturais

Assinatura complementar Para obtermos mais versĂľes e a marca se comportar de forma mais versĂĄtil para utilizarmos de outras formas sem comprometer a identidade, foram criada identidades auxiliares. Como assinatura complementar, utilizamos somente o sĂ­mbolo.

PĂĄgina 17


construção


construção

proporção áurea - símbolo gráfico Este é a proporção áurea do símbolo gráfico. Para a reprodução fiel em quaisquer meios estão aplicados neste tópico orientações da construção do símbolo gráfico sobre proporção.

Página 19


construção

proporção assinatura (1) As assinaturas foram construidas a partir de relações de proporções presentes entre os elementos que compõem a marca (tipograma, símbolo e tagline). O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “D” do logotipo. A fonte escolhida e que se melhor se encaixa para a tagline “Fórmulas Criativas” é a “Brandom Grotesque” e a melhor se encaixa no tipograma “Lab Mind” é a “ Neo Sans”. (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional). É importante que estas caracteristicas sejam mantidas sempre para garantir unidade e integridade à marca.

Página 20

9px

9px 18 px

9px


construção

proporção assinatura (2) As assinaturas foram construidas a partir de relações de proporções presentes entre os elementos que compõem a marca (2) - (tipograma e símbolo). O módulo utilizado para todas as construções das assinaturas é a letra “D” do logotipo. A fonte escolhida e que se melhor se encaixa no tipograma “Lab Mind” é a “ Neo Sans”. (veja a página Aplicação dos Códigos/Tipografia Institucional).

9px

É importante que estas caracteristicas sejam mantidas sempre para garantir unidade e integridade à marca. 9px

Página 21


construção

área de proteção logotipo As assinaturas possuem área de proteção para que seu objetivo seja de preservar, proteger e manter intacto a integridade da marca. Assim podemos aplicar em vários veículos de comunição impresso e on-line. A letra “L” do tipograma é a referência que utilizaremos para executarmos todas as construções da área de proteção.

Página22


construção

área de proteção símbolo gráfico No símbolo gráfico o método utilizado para construir a área de proteção é equivalente á altura total do símbolo representado por quadrados XxY divididos em 6 partes iguais.

Página 23


construção 3,5 cm

redução mínima Devido aos diversos meios de produção gráfica e mídias, deve-se tomar devidas precauções com relação ao tamanho mínino permitido para que não haja distorções, nem perda de qualidade e legibilidade para o reconhecimento da marca. 2 cm

1 cm

Página 24


construção

relevo O logotipo pode utilizado na versão relevo, apropriada para situações que necessitem de acabamento com restrições e simplificações quanto à forma, como por exemplos clichês para formação de relevo em papéis.

Página 25


cores


cores

cromático Neste tópico apresentamos as cores institucionais da marca. Esta é a aplicação principal e seu uso preferencial. Os valores RGB, CMKY e Pantone podem ser encontrados nos tópicos - Aplicação de códigos/ Cores Institucional - Aplicação Técnicas deste manual de identidade.

Página 27


cores

monocromรกtico Versรฃo monocromรกtica da marca.

Pรกgina 28


cores

positivo e negativo VersĂŁo positivo e negativo da marca.

PĂĄgina 29


cores

contraste e luminosidade Ao aplicar a marca em fundos coloridos sempre é importante considerar o contraste entre a cor de fundo e a cor da marca. Apresentamos exemplos de aplicações em fundos coloridos institucionais e suas variadas tonalidades, avaliando o contraste e estudos de luminosidade, com a marca em sua versão preto e branca sendo aplicada em escala de cinza.

Página 30


cores

aplicação em fundos fotográficos Em fundos fotográficos a aplicação do logotipo deve ser na versão positiva ou negativa de acordo o fundo (claro ou escuro). É permitido a aplicação da marca em cromático quando houver um contraste aceitável.

Página 31


aplicação dos

códigos


aplicação dos códigos

Cores institucionais Aqui apresentamos os valores cromáticos da marca nas escalas PANTONE, CMKY, RGB E Hexadecimal.

cmKY= 0/0/0/78 rgB= 92/93/95 pantone= 425c Hexa #5d5d5d

cmKY= 25/56/56/4 rgB= 185/123/106 pantone= 7514c Hexa #Ba7a65 cmKY= 0/36/33/8 rgB= 229/164/146 pantone= 478c Hexa # e5a492

Página 35


aplicação dos códigos

tipografia institucional A fonte adotada para a utilização na assinatura é a ‘Neo Sans” que sofreu pequenas alterações. A fonte utilizada para a tagline é a “Brandon Grotesque”.

Neo Sans Medium ABCDEF GHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890:,.:’!?@%&*()-+[]{}

Brandom Grotesque Regular ABCDEF GHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890:,.:’!?@%&*()-+[]{}

Página 36


aplicação dos códigos

tipografia auxiliar A família tipográfica adotada para títulos e peças publicitárias e mídias impressas é a familia “Brandon Grotesque ”. Para arquivos de documentos de textos e planilhas, a fonte que deve ser utilizada é a familia “Brandon Grotesque”. Para arquivos digitais como por exemplo: e-mail e site sugerimos o uso da família da fonte “ Tahoma”.

Brandom Grotesque Thin ABCDEF GHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890:,.:’!?@%&*()-+[]{}

Brandom Grotesque Regular ABCDEF GHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890:,.:’!?@%&*()-+[]{}

Brandom Grotesque Regular Italic ABCDEF GHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890:,.:’!?@%&*()-+[]{}

Brandom Grotesque Bold ABCDEF GHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890:,.:’!?@%&*()-+[]{}

Tahoma Regular ABCDEF GHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890:,.:’!?@%&*()-+[]{}

Tahoma Bold ABCDEF GHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890:,.:’!?@%&*()-+[]{}

Página 37


aplicação dos códigos

Identidade auxiliar Utilizou-se uma identidade auxiliar para reforçar os significados e a personalidade da marca. As formas são compostas pela identidade do símbolo gráfico que tem em suas formas geométricas um estudo complexo de encaixe e formas dinâmicas. E também utilizamos as bolhas que representam a transformação e imagens em tons de cinza.

Página 38


Pรกgina 39


PAPELARIA


papelaria

papel timbrado/ carta

Pรกgina 41


papelaria

cartĂŁo de visita

PĂĄgina 42


papelaria

envelope ofĂ­cio

PĂĄgina 43


papelaria

envelope saco

Pรกgina 44


papelaria

pasta

Pรกgina 45


papelaria

pasta-f贸lio

P谩gina 46


papelaria

bloco de notas

Pรกgina 47


papelaria

cd

Pรกgina 48


papelaria

crachรก

Pรกgina 49


aPLICAÇÃO DA

MARCA


aplicação da marca

envelopamento da frota

Página 51


aplicação da marca

camiseta

Página 52


aplicação da marca

brindes

Página 53


aplicação da marca

sinalização

Página 54


aplicação da marca

fachada



Lab mind