Page 1

Antioxidantes fazem de nozes as frutas oleaginosas 'mais saudáveis', diz estudo Uol Notícias: http://noticias.uol.com.br - Data de publicação: 29 de março de 2011 Isabella Roa Favieri e Penélope Stocco Andrade - 2º série C Resumo crítico: “ As nozes e seus benefícios ” A reportagem aborda uma pesquisa norte-americana, liderada pelo pesquisador Joe Vinson, da Universidade de Scranton (Pensilvânia), que revela o benefício que os antioxidantes presentes nas nozes podem trazer para saúde. As nozes são frutas oleaginosas, que além de conterem muitas calorias, também são carregadas de nutrientes que são essenciais à saúde. Segundo o estudo, é recomendado o consumo de uma porção de sete nozes ao dia, para uma dieta saudável, pois o nível de antioxidantes presentes nessa fruta é alto e de melhor qualidade. Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres, que são moléculas instáveis, pelo fato de seus átomos possuírem um número ímpar de elétrons e que para atingir a estabilidade, estas moléculas reagem com o que encontram pela frente para roubar um elétron. Foi concluído na pesquisa que os antioxidantes encontrados nas nozes são entre duas a e quinze vezes mais poderosos do que os da vitamina E, também conhecida pelo seu benefício antioxidante. O consumo regular e de pequenas quantidades, podem reduzir o risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde. Deve-se considerar que as nozes são mais eficientes quando consumidas cruas, pois quando são torradas geralmente se reduz a qualidade de seus antioxidantes.


O custo da noz é elevado, sendo inacessível por parte da população. Contudo vale a pena investir no consumo regular dessa fruta oleaginosa, pois mesmo não sendo muito viável, pode evitar futuras doenças, como as citadas anteriormente, e gastos muito maiores com tratamento especializados. Para que a aplicação desse estudo se torne viável, carece de um interesse político e econômico, no que se refere ao custo da noz.

Referência Bibliográfica: Antioxidantes fazem de nozes as frutas oleaginosas 'mais saudáveis', diz estudo. BBC Brasil apud Uol Notícias, 29 de março de 2011. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/03/29/antioxidantes-fazem-de-nozes-asfrutas-oleaginosas-mais-saudaveis-diz-estudo.jhtm > Acesso em: 29 de março de 2011.

As nozes e seus benefícios  

Antioxidantes fazem de nozes as frutas oleaginosas 'mais saudáveis', diz estudo

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you