Page 1

“Filtro Natural: Química Usa Casca de Banana para Descontaminar Dejetos Industriais’’

Revista Galileu, maio de 2011, nº 238

Daniel Pessoa Rafael Dolce Vitor Paladini 2º ano C – E.M.

Resumo Crítico

“Solução Sustentável”

A reportagem em questão se encontra no setor de reportagens Galileu do Mês, onde a química de 28 anos, Milena Boniolo, divulga a pesquisa realizada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em que é possível descontaminar áreas com dejetos industriais usando cascas de banana, um projeto que busca contribuir para a sustentabilidade. O processo é feito com a desidratação das cascas de banana que ficam em uma assadeira durante aproximadamente uma semana, depois são moídas e passam por peneiras especiais de forma que suas partículas fiquem prontas para se associar com as partículas poluentes, que são cátions, podendo ser jogadas na água contaminada. A água deve ser agitada para que as partículas se unam, essa união ocorre por um processo de ligações intermoleculares, em que as moléculas realizam interações químicas. O nome deste processo é adsorção e pode acontecer entre líquido e gás, ou entre sólido e líquido (que é o caso aplicado).


Milena Boniolo escolheu a casca da banana pelo fato de possuir um grande número de moléculas carregadas negativamente devido um alto teor de hidroxilas que atraem os metais pesados, esses possuem moléculas positivamente carregadas. A casca da banana e também possui concavidades que facilitam a interação com os metais. A reportagem traz de uma forma breve o processo, já que os conceitos técnicos utilizados não são explicados mais detalhadamente, de forma que pessoas que não tem conhecimento do assunto ficam defasadas para entender porque cada etapa aconteceu. Isso pode ser observado no momento em que é dito que as hidroxilas atraem os metais, mas não explica por quê. A veracidade das informações pode ser comprovada até mesmo pela própria reportagem que cita que a química recebeu o Prêmio Jovem Cientista em 2006 e foi convidada para ser palestrante da conferencia internacional TED, na Inglaterra, outro fator determinante, é a credibilidade da revista. De acordo com a reportagem, foi um processo inovador, já que Milena era motivo de piada no Ipen por chegar com sacos com cascas de banana. É necessário aprimorar a pesquisa por mais algum tempo, mas os resultados obtidos foram animadores, já que no laboratório conseguiram chegar a 90% de descontaminação. Essa aplicação é de grande importância, pois é necessária a manutenção das águas que estão sendo constantemente poluídas e que são essenciais para a vida. Através da aplicação do processo, é possível despoluir águas contaminadas por metais pesados de uma forma simples e barata, com um custo-benefício positivo, já que em um lugar como a Grande São Paulo, mais de 4 toneladas de cascas de banana são descartadas por semana. A matéria-prima do processo, é muito acessível viabilizando o processo em larga escala. O projeto poderá ser aplicado em curto prazo assim que os testes terminarem. Não há alternativas tão eficientes quando se trata na sustentabilidade em prol da preservação das águas em especial.


Um fator que deve ser levado em consideração é onde serão armazenados esses metais retirados da água contaminada, pois quando retirados estão em formas de íons. Uma das formas que podem ser feitas para evitar nova contaminação por esses íons é torná-los metais, podendo ser reutilizados. Esse projeto deve haver interesse tanto do poder público quanto das empresas privadas, pois dessa forma serão cumpridas as promessas de muitos políticos de tratar a água, as indústrias que tem sua produção restringida devido o despejo de metais pesados na água poderá ser aumentada já que elas mesmas poderão descontaminar. As empresas responsáveis pelo tratamento de água e saneamento ganharão mais dinheiro, pois realizarão sua função com eficácia a baixo custo. Com isso, a população terá acesso à água mais barata, já que haverá maior disponibilidade.

Referência Bibliográfica:

HEIDRICH, Gustavo. Filtro Natural: Química Usa Casca de Banana para Descontaminar Dejetos Industriais. Revista Galileu. Editora Globo, São Paulo, no 238, p. 24, maio, 2011.

resumocritico-rafaeldanielevitor-vfinal  

ciencia, midia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you