Page 1

Creche Municipal 03.13.605 Anísio Teixeira Junho/2011 Memorial: Nosso jornalzinho foi lançado no ano de 2006, mas por questões operacionais ele ficou fora de circulação. Agora estamos relançando esse importante veículo de comunicação. Esperamos que vocês gostem e possam colaborar trazendo sugestões.

Pensamento do Mês “Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer.” Molière

Classificados Poético Troco uma chupeta usada, Por um cafuné, bem gostoso, na hora de dormir.

Calendário de Junho 12 – Dia dos Namorados

01 – Fellipe Gabriel – EI 30

15 – Centro de Estudos Integral

03 – Beatriz – EI 41

22 – Nossa Festa Junina

09 - Matheus Brandão e Lucas Brandão – EI 30

23 - Feriado

10 – Henrique Lima – EI 41 27 – Vitória Horácio – EI 41


Dica de Saúde: Fique de olho.

Na cabeça do seu filho Não pode ter piolho! Piolho é um inseto que não voa, não pula, pode parasitar o couro cabeludo, se alimenta de sangue humano e vive em torno de 30 dias. Dependendo da espécie a fêmea pode colocar até 200 ovos durante sua vida. XAMPU PARA TRATAMENTO DA PEDICULOSE (PIOLHO) Material: 200g de sabão de coco cortado bem fininho Ervas usadas: Arruda, Boldo e Melão de São Caetano. Picar a planta fresca e medir um copo “tipo requeijão” de cada uma. 5 copos “tipo requeijão de água. Modo de Preparo: Em uma vasilha colocar água e sabão, levar ao fogo até que derreta tudo. Acrescentar todas as plantas picadas, deixar levantar fervura e apagar o fogo. Deixar esfriar tampado. Coar com peneira ou pano limpo. Guardar em frasco com tampa. Modo de Usar: Lavar os cabelos com o xampu, esfregar até fazer bastante espuma. Deixar agir por 20 minutos e enxaguar bem. Repetir o tratamento por 3 dias consecutivos. Parar por uma semana e repetir por mais 3 dias. Precauções: A ARRUDA CONTÉM SUBSTÂNCIAS QUE PODEM PROVOCAR QUEIMADURAS QUANDO A PELE É EXPOSTA AO SOL. DURANTE O TRATAMENTO EVITAR EXPOSIÇÃO AO SOL. CUIDADOS IMPORTANTES: Usar pente fino para retirar piolhos e lêndeas. Não esqueça que o vinagre facilita a retirada das lêndeas. Toda família deve ser examinada e tratada simultaneamente para evitar nova infestação. As roupas de cama, toalhas de banho, fronhas,casacos de gola alta e casacos de capuz devem ser trocados todos os dias. As almofadas e colchas podem ser escovadas e colocadas ao sol. Prova de sensibilidade: Aplique uma pequena quantidade de xampu no antebraço e aguarde 40 minutos e lave com água. Se surgir sintomas de irritação, ardência ou vermelhidão no local, fica provado a hipersensibilidade ao produto e o mesmo não poderá ser usado.

Lembre-se SEMPRE de colocar na mochila das crianças um saco plástico, para que a roupa suja fique separada das outras.


Creche Municipal 03.13.605 Anísio Teixeira Julho/2011 Memorial: O mês de julho chega trazendo além de um friozinho tímido, mais mudanças. As nossas educadoras tão conhecidas e queridas, especialmente das crianças, foram substituídas, cumpriram aviso prévio e agora algumas estão retornando. Conversamos diversas vezes, pessoalmente com vocês, sobre esse assunto, mas queremos aproveitar a oportunidade, para mais uma vez pedir desculpas por todos os transtornos que foram causados, embora sem essa intenção e informar que estamos nos reestruturando para que a qualidade do nosso atendimento, que é nossa marca registrada supere esses inconvenientes. Para ajudar na comunicação, informamos que as turmas ficaram assim: Turma 30 – Maternal I - Professora Cíntia e Recreadora Jaqueline Turma 40 – Maternal I - Agente Auxiliar de Creche Raquel, Recreadora Angela, Agente Auxiliar de Creche Andreza e Recreadora Alessandra Turma 41 – Maternal I - Professora Leila, Recreadora Nívea , Agente Auxiliar de Creche Fátima e Recreadora Débora

Pensamento do Mês As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo. Epicuro

Classificado Poético Vendo um pacote de fralda. Aceito carta. Carta de Parabéns, da Mamãe. Cresci.


Calendário de Julho 18 à 21 – Jornada Pedagógica 20 – Dia Internacional da Amizade 22 – Avaliação 25 à 29 – Recesso 26 – Dia da Avó

03 – Marcela Helena – EI 30 07 – Kleber Lucas – EI 40 09 - Henrique – EI 40

Dicas de Saúde & Lazer

12 – Kauã Calles – EI 30 23 – Rhuan – EI 40

Aproveite no período de recesso escolar para: Levar a criançada para atualizar as vacinas, medir e pesar. Verificar se os nossos pequenos estão crescendo como é o esperado para cada faixa etária. Cortar o cabelo Levar a garotada para visitar os avós. Visitar o dentista e fazer uma limpeza e aplicação de flúor. Um bom Programa é soltar pipa na Quinta da Boa Vista. Pegar o metrô na estação do Engenho da Rainha e saltar na estação de São Cristóvão. Dois passeios em um: andar de metrô e soltar pipa. Se for no domingo, podese levar as bicicletas no último vagão do metrô. O Centro Cultural do Banco do Brasil também é uma boa opção. É de graça. Aproveite para passear pelo centro da Cidade. Apreciar o Rio Antigo. O Museu da Vida, na FIOCRUZ, também é muito interessante. A criançada vai gostar !

30 – Amanda Luiza - EI 40 Melhores Momentos do Nosso Baile na Roça A criançada saboreou o cuscuz que preparou. Ficou uma delícia !!! Na turma EI 41 teve muito artista chorando na hora da apresentação !!!! A Quadrilha da Turma EI 30 foi um sucesso !!! A turma EI 40 fez bonito dançando “Cai Cai Balão” !!! Teve corrida de sapo, amendoim na colher, bola na cesta, boca do palhaço, dança das cadeiras e muita diversão !!! Amamos muito tudo isso! Ano que vem tem mais !!!


Creche Municipal 03.13.605 Anísio Teixeira Agosto/2011

Editorial: Mês de Agosto, mês da Paternidade. Como já dizia um comercial antigo na TV...”Não basta ser pai, tem que participar!”. A paternidade pode ser exercida por outra figura masculina que não o PAPAI. Pode ser um tio, um avô, um padrinho, um padastro, as vezes até um irmão mais velho. O importante é que a criança tenha esse referencial masculino, que poderá lhe dar proteção ao mesmo tempo que limites. E daí, convidamos os Papais a exercitar sua paternidade participando de nossas reuniões … Convidamos os Papais a trazer e pegar seus filhos na creche... Convidamos os Papais a conversar com seus filhos e a brincar com eles, um pouquinho que seja, já faz a diferença … Convidamos os Papais a cuidar dos seus filhos: dar banho; ensinar a escovar os dentes; ensinar aos meninos a fazer xixi no vaso; trocar fraldas; sentar e almoçar junto; levar para tomar vacina; ler uma história; assistir desenho na TV; jogar bola; levar para um passeio na carcunda … São essas coisas e muitas outras que fazem um papai de verdade, mesmo que seja um papai do e não um papai de sangue.

Pensamento do Mês “As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.” Leonardo da Vinci


Calendário de Agosto 01 – Planejamento 06 – Reunião com os Responsáveis 14 – Dia dos Pais

Dica Importante O juizado da Infância e Adolescência atende as famílias que precisam regularizar a situação de suas crianças. Homens registrem seus filhos. Toda criança tem direito a nome de Pai e Mãe.

09/08 – George Enzo – T.30 10/08 – Adrielly – T.30 10/08 – Mª Eduarda – T.40 14/08 – Herbert – T.40 14/08 – Pedro Henrique –T.40 20/08 – Josi – AAC 22/08 – Kauã Victor – T. 40 23/08 – Evily -T. 40 25/08 – Fátima – AAC 29/08- Débora - Recreadora

Lembrete Mamães e Papais a mochila deve ser arrumada de véspera, para que não se esqueça nada. Verifique sempre se seu filho(a) não está levando nada perigoso dentro dela, como: moedas, objetos pontiagudos, etc. As crianças acabam arrastando a mochila pelo chão, então é importante também mantê-la limpa.

Melhores Momentos Nosso Projeto Político Pedagógico: Identidade Positiva, Identidade Criativa está bombando! Realizamos em junho/julho o Projeto: Degustar para Gostar - “Mamãe, eu quero”, abordando a importância da amamentação e dos cuidados com a 1ª infância e “Do peito ao prato – Alimentação saudável e gostosa”, experimentando vegetais, legumes e frutas, brincando e aprendendo o quanto a alimentação é importante. Converse com seu filho ele vai te contar o que fez com a beterraba, a companhia da batata amiga na hora do almoço e muito mais!

Classificado Poético Não vendo, não troco e nem alugo, o Pai que O Pai me deu.


Creche Municipal 03.13.605 Anísio Teixeira Setembro/2011 Edição Especial de Aniversário – 11 anos Há aproximadamente vinte anos Dona Maria da Luz, uma liderança na Comunidade do morro do Urubu, no bairro de Pilares, sentindo a necessidade de algumas famílias, começou a organizar as pessoas no sentido da construção de uma creche. Uma família doou o terreno na Rua Aderbal de Carvalho e mais uma vez a perseverante Maria da Luz mobilizou a comunidade recolhendo doações em dinheiro, para a compra do material para construção. Ela colocava uma latinha no início da escada que levava ao morro e incentivava moradores a deixarem uma contribuição sempre que passavam, era um “pedágio do bem”. Depois foram organizados mutirões para a construção do prédio da creche. Inicialmente esse prédio era uma “casinha” muito simples e o trabalho realizado voluntariamente. Dona Maria não descansou e conseguiu parcerias com instituições que colaboravam com o funcionamento da creche. Um tempinho depois essa mulher determinada conquistou uma outra parceira, dessa vez com a Secretaria de Desenvolvimento Social, que rendeu um auxílio mais efetivo: custear apoio nutricional e salário para os funcionários. No final dos anos 90 a PCRJ fez sua inserção na Comunidade do Urubu através do Programa Favela Bairro, onde sua maior e mais significativa intervenção foi a reconstrução do prédio da creche. A antiga casinha foi substituída por um prédio de três andares, com ambientação, muito superior a antiga, ainda não o ideal, mas muito mais confortável e apropriada ao seu trabalho. Em, 29/09/2000 foi inaugurado o prédio novo com o nome de CEMASI CRECHE MUNICIPAL ANISIO TEIXEIRA, pois Dona Maria da Luz ainda é viva e por esse motivo não pode ser homenageada. Mas mesmo sem seu nome a comunidade traz marcas que ela deixou. Não só filhos, netos e bisnetos, mas um trabalho importante que rendeu frutos para essa localidade. E isso é o que importa, DEIXAR UMA MARCA POSITIVA na vida das pessoas e nos lugares onde passamos. No ano 2003 a SME assume a direção da Creche Municipal Anísio Teixeira e coloca como gestora uma professora. Uma nova e interessante trajetória se inicia ali. É a educação dando o tom!

Pensamento do Mês “Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.” Raul Seixas


Continuação da primeira página: Lentamente fomos fazendo modificações na equipe e no prédio, mas principalmente no serviço oferecido, qualificando os funcionários. Cada vez mais humanizado e pensando cada vez mais nos direitos da criança e suas necessidades. Apesar de uma realidade marcada por violência, dificuldades sócio econômicas graves, a Creche Municipal Anísio Teixeira representa um oásis para as crianças e suas famílias, matando a sede por educação e cuidados de qualidade. No ano de 2010 após intensas chuvas na cidade do Rio de Janeiro a comunidade do morro do Urubu sofre grande intervenção e aproximadamente 300 famílias são retiradas e as casas demolidas após auto de interdição. A creche foi vistoriada pela equipe da Defesa Civil e considerada em perfeitas condições, mas após alguns dias fechada, por medida de segurança. A creche teve que ser desocupada e no dia 19/04/2010 o prédio foi demolido. A mudança foi levada para o prédio da Escola Municipal Maranhão, onde foram feitas algumas adaptações afim de continuar oferecendo um serviço tão necessário a comunidade. Aguardamos ansiosamente a inauguração de um novo prédio adequado que garantirá melhor atendimento a um número maior de crianças.

Calendário de Setembro 07 – Feriado 28 – Avaliação

07/09 – Kaylane – T.40 20/09 – Jonathan Cauê – T.30 25/09 – Denise - Cozinheira 27/09 – Matheus Luiz – T.30 29/09- Creche Municipal Anísio Teixeira Melhores Momentos de Agosto A turma 30 revelou as fofocas do folclore: “Caranguejo não é peixe” e ainda que “O Cravo brigou com a Rosa”. A turma 40 revelou artistas com a peça: “Lendas do Folclore brasileiro”. A turma 41 mostrou que tem talento dançando” A linda Rosa Juvenil”. Os responsáveis gostaram do que viram ao vivo e na telinha! Foi Show !!!

Classificado Poético Alugo uma morada de mosquito para um monte de areia, no vaso da linda flor.


Creche Municipal 03.13.605 Anísio Teixeira Outubro/2011

Editorial “Alegria agora, agora e amanhã … Alegria agora e depois e depois de amanhã”. Daniela Mercury No mês de outubro idealizamos várias atividades para celebrar a presença alegre das crianças em nossas vidas e para poder aproveitar esse período com muita alegria, de maneira lúdica e pedagógica contamos com a presença de todas as crianças, só faltando em caso de real necessidade. Faremos um lindo Painel de Pintura Coletiva, então se a garotada chegar em casa com a roupinha e as unhas ainda com tinta, vocês vão entender. No dia 04 iniciaremos a”Gincana Super Animada” e como tarefa de casa solicitamos que cada criança traga uma garrafa pet verde com a tampa e uma lata tipo de leite em pó, também com tampa, vazias e limpinhas. Colabore com a equipe do seu filhote ! No dia 06 teremos um studio de “fotografia maluca”, para que nossos pequenos artistas registrem sua imagem bem engraçada. Nesse dia ninguém pode faltar. Vocês vão adorar ver as maluquices que aprontamos! Dia 14 será o dia do brinquedo e cada um poderá trazer um brinquedo de casa. Em breve enviaremos uma circular para casa sobre esse dia. Leia com atenção. Também teremos contação de histórias, teatrinho oficina de modelagem, apresentação musical, cineminha, oficina culinária, oficina de brinquedos e baile, Tudo distribuído ao longo dos dias do mês de outubro, para aproveitarmos bastante. Ninguém pode ficar de fora !

Pensamento do Mês “O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros”. Alexandre Herculano


Curiosidade: Quem foi Anísio Teixeira ? Anísio Spínola Teixeira Nasceu em Caetité no dia 12 de julho de 1900 e faleceu no Rio de Janeiro em 11 de março de 1971. Anísio Teixeira, como é mais conhecido, foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu a base do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento dos educandos. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Teve grande destaque no Manifesto dos Pioneiros da Educação, em defesa do ensino público, gratuito e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Calendário de Outubro

08 – Reunião com os responsáveis 12- Dias das Crianças 15 – Dia do Professor 19 – Centro de Estudos Integral 28 – Dia do Funcionário Público

12/10 – Angela – Educadora da T.40 13/10 – Arthur– T.40 18/10 – Adriano – T.40 20/10 – Wevergton Gabriel – T.30 30/10- Vitor Gabriel – T.30 Melhores Momentos de Setembro O aniversário de 11 anos da Creche foi bem comemorado ! A turma 30 produziu uma música contando a alegria de estudar na Creche Anísio Teixeira ! A turma 40 promoveu um desfile emocionante homenageando todos os funcionários da creche ! A turma 41 cantou num lindo coral a música do Barney, para dizer o quanto nos amamos e que somos uma família feliz !

Creche Municipal Anísio Teixeira, lugar de gente Feliz !!!

Classificado Poético Empresto um pouco da alegria e felicidade de ser criança para quem comigo brincar.


Creche Municipal 03.13.605 Anísio Teixeira Novembro/2011 Editorial Fim de ano chegando trazendo novidades e muito cansaço. Gostaríamos de aproveitar esse espaço para esclarecer algumas informações que talvez tenham ficado confusas. Por determinação da Secretaria Municipal de Educação iremos remanejar para Escolas crianças que tiverem completado 4 anos, até 31/03/12 e crianças que já tenham feito dois anos de maternal. Essa informação só chegou para nós, após a reunião do dia 08/10, e por isso não pudemos dar orientações mais precisas. Os alunos que não receberam memorando encaminhando para escolas, permanecerão conosco. Todas as crianças já matriculadas e frequentando a creche tem sua matrícula renovada automaticamente. As inscrições para alunos novos será de 09 a16 de janeiro de 2012, na própria creche pretendida. Crianças que ficaram aguardando vaga em lista de espera devem se inscrever novamente, pois ao final do ano a listagem perde o valor. As inscrições devem ser feitas por um adulto responsável trazendo a identidade da mãe, certidão de nascimento da criança e um comprovante de residência. Não é necessário trazer cópias, pois não ficaremos com nenhuma documentação. Após as inscrições será realizado um sorteio público, no auditório da 3ª CRE. A família deverá comparecer a creche para verificar se foi sorteada e confirmar a matrícula. Matrículas não confirmadas serão entendidas como desistência. Faremos inscrições para crianças a partir de: 06 meses completos até 01/02/12. 01 ano completo até 31/03/12. 02 anos completos até 31/03/12 03 anos completos até 31/03/12

Pensamento do Mês Há tempo para plantar, há tempo para colher e sempre é tempo de agradecer. Que nossa vida seja um motivo de agradecimento constante !


Nosso Mural: Precisamos de Ordem e Progresso, como está em nossa bandeira brasileira! O horário de entrada é às 07:00h, com tolerância de 30 minutos! Sendo assim, por favor, evite transtornos e aborrecimentos chegando na hora certa, até no máximo 07:30h. Trabalhamos com rotina e organização para o bem de nossos pequeninos. Só sera permitida a entrada após o horário, com justificativa médica. Contamos com a colaboração de todos. As festinhas de final de ano já estão sendo preparadas e informamos também que Papai Noel marcou sua presença. Evite que as crianças faltem. Em breve enviaremos um calendário com as datas. Até lá !

Calendário de Novembro

02 – Finados 15 – Proclamação da República 24 – Dia de Ação de Graças 30 - Avaliação

01/11 – Maria Clara T.41 09/11 – Karolaine T.40 09/11 – Raquel– Educadora da T.40 22/11 – Rayane e Rafael – T.40 25/11- Thayane – T.30 30/11 – Keven Lucas – T.30 Melhores Momentos Durante o mês de outubro festejamos o mês da criança. Fizemos paineis com pintura, cineminha, bolo, festa, distribuição de lembrancinhas, show com muita música e violão, teatro com as atrizes educadoras ou educadoras atrizes, foto maluca, muita contação de história, tapete das sensações, gincana, brinquedos de reciclagem, baile, desfile e muita cabeça feita, com penteados lindíssimos !!! As crianças curtiram e aprenderam muito. E nós também !!!

Creche Municipal Anísio Teixeira, lugar de gente Feliz !!!

Classificado Poético Procura-se, enquanto criança, quem está com a mão amarela, quem roubou pão na casa do João e quem tem medo do lobo mau. É muito bom ser criança!


Creche Municipal 03.13.605 Anísio Teixeira Dezembro/2011

Editorial Mais um fim de ano se aproxima. Tempo especial para rever o que se passou neste ano de 2011. A obra da nossa nova creche se iniciou e embora um pouquinho devagar, vai tomando forma o sonho e o desejo de toda a comunidade escolar. É ampliação do serviço, o que é muito bom. Recebemos alunos novos, de diversos lugares, coisa muito boa, pois é na diversidade que crescemos, que aprendemos. Estamos felizes com essa salada de gente, que mistura crianças de Del Castilho, da Piedade, de Pilares, do Engenho da Rainha, de Inhaúma, de Tomaz Coelho. É isso aí: todos são muito bem vindos na nossa creche! Perdemos alguns funcionários, mas na certeza de mantê-los como amigos, estamos sempre recebendo visitas carinhosas. Recebermos novos companheiros de trabalho que vieram somar, trazendo uma energia muito positiva, grandes ideias e bastante disposição. Vamos dar uma parada para celebrar o Natal em família e aguardar o Ano Novo que se inicia. A creche volta a funcionar no dia 02 de janeiro, mas as crianças só voltam em 06 de fevereiro. Então, BOAS FÉRIAS ! Desejamos que esse período possa ser bem aproveitado por todos. Vamos colocar as vacinas em dia, fazer aquela consulta que estamos adiando há muito tempo, visitar um parente que mora longe, dar uma volta com a criançada! E tem mais: para alguns desejamos um ótimo começo na Escola, para outros que permanecerão conosco, um até breve!

Pensamento do Mês “Então é Natal, e o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez. Então é Natal, a festa Cristã. Do velho e do novo, do amor como um todo. Então bom Natal, e um ano novo também. Que seja feliz quem, souber o que é o bem.”


Nota Especial de Agradecimento: Aproveitamos o momento para agradecer a toda comunidade escolar a confiança que depositaram em nós e nos nossos projetos. Tivemos 78% de aprovação dos votos válidos !!! Estamos empenhadas em fazer o melhor para todos !!! Carla & Patrícia

Calendário de Dezembro 08 – Festa da Turma _EI 30 09 – Festa da Turma – EI 40 10 – Reunião de Responsável 12 – Festa da Turma – EI 41 13 - Chegada de Papai Noel 22 a 31 - Recesso

Aniversariantes do Mês 07 – Patrícia - Diretora Adjunta 12 – Anna Beatriz 17 – Nívea – Recreadora

Melhores Momentos de Novembro O Dia de Ação de Graças foi simplesmente inesquecível ! As crianças aprenderam a agradecer na sua essência. Ajudaram a preparar o lanche, partilharam com as outras turmas, agradeceram uns aos outros, conversaram sobre o ato de agradecer e registramos l tudo que vimos e ouvimos. Os preparativos para festa de Natal começaram em novembro: confecção de árvore de garrafa pet, cartas para Papai Noel, móbiles, fotos, ensaios e muita música. Todo mundo bem afinadinho para fazer bonito no dia da festa !

Classificado Poético Papai Noel procura rena do nariz vermelho para serviço de temporário. Contratação imediata, salário por km rodado Requisito: canela fina


Creche Municipal 03.13.605 Anísio Teixeira Janeiro/Fevereiro 2012

Editorial Mais um ano se inicia e com ele, já muitos desafios .Estamos recebendo 99 crianças novas entre alunos transferidos de outras creches e alunos selecionados no sorteio, além dos nossos alunos antigos. Estamos recebendo uma equipe nova de funcionários, ampliando nosso quadro já existente.Estamos recebendo um prédio novo , com mais salas, maior espaço de lazer e conforto para nossa garotada .Estamos devolvendo à essa comunidade uma parte do que foi perdido , com a demolição do prédio antigo, e um pouquinho mais, porque o espaço novo é bem maior. Cabe a nós agora, todos juntos: famílias, profissionais e toda comunidade escolar ,cuidar para que esse bem tão precioso seja muito bem tratado, seja bem utilizado, levando educação de qualidade e cuidado humanizado às nossas crianças, melhorando a qualidade de vida da população, enfim oferecendo o serviço que toda comunidade merece e precisa. Para os que já nos conhecem desejamos um ótimo retorno, para as novas famílias que estarão conosco a partir desse ano, desejamos boas vindas. Vamos fazer juntos um FELIZ 2012!

Pensamento do Mês “ Alegria agora, agora e amanhã, alegria agora e depois e depois de amanhã ...” Daniela Mercury


Calendário de Janeiro 09 a 16 – Inscrição 18 e 19 – Sorteio 30 e 31 – Confirmação de Matricula

Calendário de Fevereiro 06-Reunião de Responsável 20- Recesso 21- Carnaval 22, 23 e 24 - Recesso

Aniversariantes de Janeiro

Aniversariantes de Fevereiro 04 – Gabriel Fernando 06 – Bruno Tallen 07 – Regina- Aux. Serv. Gerais 08 – Brenno 12 – Beatriz Victória 16 - Enzo 19 – Mª Amélia – Lactarista 21- Cauã Ribeiro 22 – Arthur Paixão 26 – Sonia Maria 28 – Joâo Victor Feitoza

02 – Gabrielle Vitória 03- Rhuan 06 – Danilo Henzo/ Jorge Augusto Cristinele- Aux. Serv. Gerais 08-Guilherme Willian/Letícia/Gabriela Celina 09 – João Pedro/ Leandra Vithória 13 – Luiz Fernando 17- Pedro Henrique Garcia 19 – Mickaely/ Jeane – Merendeira 22- Maria Luiza 23- Alexandre Calebi 24 – João Victor Souza 26- Maria Vitória 30 – Ana Clara

Classificado Poético Procura-se urgente cheirinho da mamãe. Enquanto não se encontra, serve: colinho bem aconchegante e cafuné bem gostoso. Isso até eu me acostumar. Buááááááá.


Creche Municipal 03.13.605 Anísio Teixeira Março 2012

Editorial Iniciamos esse ano com muitas expectativas e alguns desafios grandiosos ... Mesmo para o nosso reduzido número de turmas, somente as três, que já atendíamos anteriormente, não tínhamos funcionários suficientes. Por esse motivo as crianças estavam saindo mais cedo. Conseguimos resolver esse problema. A bomba de água queimou, devido aos inúmeros “picos” de luz que tivemos esse mês. Consertamos! E assim serão as muitas dificuldades que juntos iremos vencê-las! Mas por falar em ÁGUA, esse foi o tema do nosso Projeto Pedagógico de março. Foi muito especial ver e ouvir o Amaury - Turma 30 chamar a atenção da Regina - funcionária da limpeza para que ela fechasse a torneira, evitando o gasto desnecessário desse bem tão precioso. Ficamos muito felizes com as produção de todas as turmas. As crianças estão adquirindo conhecimentos. Podemos considerá-los Pequenos Cidadãos multiplicadores de atitudes sustentáveis. Nosso objetivo já começou a ser alcançado. È isso aí, a boa utilização dos recursos naturais também é assunto de criança! Convidamos as famílias para o dia 31/03, sábado, dia da Escola de Pais para que todos possam apreciar os trabalhos produzidos nesse mês de março, mês da água. Aproveitaremos o momento para estreitarmos os laços de parceria.

Pensamento do Mês "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota." Madre Teresa de Calcuta


Calendário de Março 01 – Fundação da Cidade do Rio de Janeiro – 447 anos 08 – Dia Internacional da Mulher 22 – Dia da Água 31 – Escola de Pais

Aniversariantes de Março 03 – Cíntia – Educadora 06 - Nathaly 08 – Luan Matheus 11 – Léia – Educadora e Myrella 13 – Luiza 14 – Lucas Daniel 17 – Victoria Beatriz 22 – Giovana Olga 23- Yasmin Luiza 31 - Enzo

LEMBRETE 1- As famílias que ainda não providenciaram as fotos, por gentiliza, fazê-lo com urgência. Precisamos organizar as fichas das crianças e material pedagógico. 2- Dentro das mochilas deverá vir diariamente um saco plástico para que possamos colocar as roupas sujas. 3- Por determinação da SME o horário de entrada voltou a ser às 07:00h. Abriremos para saída a partir das 16:30h.

PRESERVE A ÁGUA DO PLANETA O consumo de água dos brasileiros está alto: 200 litros por dia, quase o dobro do recomendado pela Organização das Nações Unidas. Veja o que fazer para poupar a água do planeta: Diminua o tempo no chuveiro Feche a torneira ao escovar os dentes, ao ensaboar o corpo e a louça. Conserte os vazamentos Lave o carro só uma vez por mês Limpe a calçada com balde e vassoura

Classificado Poético do Futuro Procura-se bem precioso para comprar. Paga-se bem. Fonte de vida, mais conhecida por Àgua Potável.


Creche Municipal 03.13.605 Anísio Teixeira Abril 2012

Editorial No mês de abril trabalhamos com o tema: TERRA, PLANETA ÁGUA. Incentivamos a plantar e a cuidar do que plantamos. Todo mundo pode ter um jardim em casa, um canteiro, um vaso com plantas ou até uma pequena horta. Semear, regar e cuidar das plantas tornam as crianças mais responsáveis. Afinal um ser vivo passa a depender delas. O cultivo da terra, a jardinagem... tudo isso é muito relaxante e prezeroso, principalmente para os pequenos, pois ver crescer o fruto do nosso esforço e cuidado, enche todo mundo de orgulho. Então, mãos a obra! Vamos fazer um jardim bem bonito, enchendo nosso dia a dia de cor e alegria. O QUE ACONTECEU EM NOSSAS SALAS DE ATIVIDADES... @ Aprenderam a cuidar de si, do próprio material, do colega, da sala, da creche, das plantas, dos animais e até do planeta Terra. @ Elaboraram os combinados – regras coletivas do nosso espaço @ Selecionaram o lixo brincando

Pensamento do Mês “Será que a terra vai seguir nos dando o fruto, a folha, o caule e a raiz? Será que a vida acaba encontrando um jeito bom da gente ser feliz?...” Toquinho / Elifas Andreatto)

Trecho da música Herdeiros do Futuro


Aniversariantes de Abril Calendário de Abril

01 – André Tales e Lucas 02- Ana Ketelin e Ryan 03- Davi 05- Cayo Phelipe 08- Amaury 13 – Luan Boroto e Rosileia - Coz. 14 – Patrícia Pereira – Ag. Aux. Creche 17- Mayara 19- Rhuan 20-Bruna Brenda, Ketellen Cristtene e Kaio 22- Allana 23- Nicolas 29- Pedro H. Ribeiro

06 – Feriado - Páscoa 18 – Dia Nacional do Livro Infantil 22 – Dia da Terra 23 – Feriado 25 – Centro de Estudos Integral

DICA DE SAÚDE 1 Fique de olho na cabeça do seu filho: pode ter piolho. Piolho em excesso causa anemia. O ideal é manter os meninos com cabelo bem cortado e as meninas com o cabelo preso.

DICA DE SAÚDE 2 Unhas curtas e limpinhas evitam doenças. As crianças estão constantemente com as mãos na boca. LEMBRETE Para as famílias que ainda não tem o Cartão Bolsa Família e que desejam o benefício, devem procurar o CRAS Tia Ruth (que fica no ponto final da Kombi 298). É importante telefonar antes para saber sobre os documentos necessários e o dia que atendem o bairro de moradia da família. O benefício é um diretio de todos.

Classificado Poético Crianças Conscientes Procuram: Responsáveis Responsáveis. Recompensa: Beijos, Parabéns e mais qualidade de vida.


Creche Municipal 03.13.605 Anísio Teixeira Maio 2012

Editorial O mundo começa em todas as mães... é a partir da gestação que o vínculo entre mãe e filho vai sendo criado, para depois se fortalecer com o tempo. Acolhido pelo olhar, pela voz, pelo cheiro e pelo toque da mãe o bebê vai se desenvolvendo. È através dos cuidados que a mãe tem para com seus filhos, que vão se estabelecer relações saudáveis com os outros familiares e com todas as outra pessoas durante toda a sua vida. O AMOR da mãe , a MATERNAGEM pode ser exercida por outra pessoa: uma vovó carinhosa, uma tia dedicada, uma mãe adotiva que escolhe oferecer seu AMOR à uma criança. Importante mesmo é a qualidade da relação afetiva que mãe e filho constroem.

FELIZ DIA DAS MÃES Pensamento do Mês

“E não há nada pra comparar Para poder lhe explicar Como é grande o meu amor por você...” Trecho da música Como é grande o meu amor por você Roberto Carlos / Erasmo Carlos


Calendário de Maio 01 – Feriado – Dia do Trabalhador 05 – Escola de Pais 09 - Avaliação 11 – Lanche Mamãe eu quero 13 – Dia das Mães 19 – Reunião de Responsáveis

Aniversariantes de Maio 02 – Carla – Diretora 03- Joâo Victor Pereira 05 – Andreza – Ag. Aux. de Creche 04 – Bernardo, Benda e Luciene – Ag. Aux. de Creche 11- Bruna e Vitor 12- Flávia Alesandra 14- Caio 15- Natália 18- Ana Beatriz 20- Ana Lucia – Ag. Aux. De Creche 27- Yzabelle Kawane e Kassiany 28- Giullia e Yollanda 29- Lindalva – Ag. Aux. de Creche

DICAS DE SAÚDE Ao acordar , antes de levar a criança pra creche, comece o dia com um banhinho bem gostoso. O banho desperta a garotada para um dia novo que começa. E é o momento de intenso prazer mesmo que rapidinho. È uma oportunidade de a mãe ou responsável manifestar um carinhoso cuidado pela criança, de verificar problemas de saúde ou outras alterações no corpinho dela. Dê especial atenção a higiene das partes íntmas, do rosto, mãos e pés. USE ÁGUA COM ECONOMIA, MAS APROVEITE OS BENEFÍCIOS QUE ELA NOS OFERECE.

LEMBRETE Mantenha a mochila das crianças sempre limpa e organizada. Sugerimos que o nome do aluno fique bem visível facilitando a organização do trabalho. A mochila tem que vir todos os dias trazendo os objetos de uso pessoal da criança. Classificado Poético Não procuro, não vendo, não troco. Só agradeço: a mãe que tenho.


Calendário de Junho 05 – Feira de Ciências 07 - Feriado 08 – Ponto Facultativo 20, 21 e 22 – Ponto Facultativo – Rio + 20 30 – Escola de Pais com Apresentação das Crianças - 09:00h

,

HORA DA NOVIDADE

Aniversariantes de Junho 01- Fellipe Gabriel 02 – Maria Antonia e Luan Leite 03 – Beatriz Motta 04 – Nicole e Pedro 09 – Ana JuliaGabriel 06 - Sophia 10 – Henrique Lima e Nicolas Gabriel 12 – Analy e Tayane 14 – Raquel e Willian AAC

17 – Rebeca Helena e Leila - PEI 19 – Anna Rayssa, Arlon e Paloma 27 – Vitória Horácio 30 – Luis Guilherme

SAÚDE Recentemente fomos incluídos no , Programa de Saúde do Escolar. Os alunos estarão sendo avaliados pela Os remédios devem ser ministrados, prioritariamente, em casa pela família. Em última opção, equipe de saúde e aqueles que um membro da família deve vir à creche, necessitarem de atendimento no horário determinado, para dar o remédio. específico os responsáveis serão chamados.

,

NÃO BASTA SER RESPONSÁVEL. TEM QUE PARTICIPAR Nossa reunião de Escola de Pais, no dia 05 de maio, foi um sucesso! Fizemos uma caminhada no entorno da creche para avaliarmos nosso meio ambiente. Registramos tudo, e depois discutimos o que será melhor para nossa comunidade e o nosso planeta.

Momento Musical “Eu quero mãe, Eu quero pai, Eu quero mãe. mãe, mãe, mãe... Eu quero pai, pai, pai, pai ...” Letra criada por Ketellen – EI 31, ao ritmo de “Eu quero tchu, eu quero tcha”, para os coleguinhas que choravam querendo a mãe. Quem estava chorando parou na hora! Tudo isso com direito à coreografia.

Jornal Trocando Ideias de Abril  

Jornal Escolar

Advertisement