Issuu on Google+

XIV Encontro Maringaense de Biologia XXVII Semana da Biologia Concurso de Fotografias 1. DOS OBJETIVOS E TEMA DO CONCURSO 1.1. O concurso de fotografias do EMABI 2013, evento de extensão promovido pelo Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá, tem o objetivo de incentivar a comunidade universitária para questões referentes ao meio ambiente, bem como despertar a criatividade e o uso da fotografia como expressão da comunicação. 1.2. As fotografias concorrentes deverão enfocar aspectos da vida selvagem (animais, plantas, fungos, paisagens, outros), sendo vedada a apresentação de imagens que não sejam vinculadas diretamente com o tema do Emabi 2013: “Interações Biológicas: das junções celulares às relações ecológicas”. 1.3. Se as fotografias concorrentes envolverem pessoas, mesmo que anônimas, o autor deverá providenciar a declaração dos fotografados cedendo os direitos de utilização da imagem no concurso, para fins de exposição pública e de resguardo jurídico. Parágrafo único: A declaração de cessão de uso de imagem, caso a fotografia envolva pessoas, deverá ser entregue juntamente com as fotografias no momento da inscrição. 1.5. Os participantes poderão concorrer, com fotos: a) coloridas b) preto e branco. 2. DA PARTICIPAÇÃO 2.1. O concurso está aberto a todas as pessoas inscritas no EMABI 2013 e XXVII Semana da Biologia, sem restrição ou divisão por categorias de participantes. Parágrafo único: Somente serão aceitas fotografias de autoria de pessoas inscritas no EMABI 2013 e XXVII Semana da Biologia. 2.2. Os candidatos poderão concorrer com até duas fotografias. 2.3. Não serão aceitos trabalhos em grupo, nem fotos que já tenham sido premiadas em outros concursos. 3. DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DAS FOTOGRAFIAS 3.1. A inscrição, de caráter individual, deverá ser feita mediante preenchimento de ficha de inscrição no concurso (veja abaixo) a ser entregue na secretaria do Departamento de Biologia da UEM, situado na Av. Colombo, 5790, Bloco H-78, Campus Universitário. 3.2. As inscrições estarão abertas até o dia 01 de agosto de 2013 às 17h00min. 3.3. No momento da inscrição deverão ser entregues no mesmo envelope: a) a ficha de inscrição devidamente preenchida (em anexo).


b) a(s) fotografia(s) impressas em papel fotográfico no formato 20x30 cm; montadas em uma cartolina preta, deixando 6 cm de margem em cada lado, e com uma etiqueta no verso, contendo o título da fotografia, nome do autor, e-mail e telefone para contatos. c) arquivo(s) digital(is) da(s) fotografia(s), em máxima resolução (acima de 8MP), no formato JPEG (em CD, DVD ou enviadas por e-mail para: fotografias.emabi@gmail.com. Eventuais dúvidas podem ser enviadas para os seguintes e mails: masert@uem.br (aos cuidados da profa. Maria Aparecida Sert) ou wcantunes@uem.br (aos cuidados do prof. Werner Antunes Camargos). 3.4. Não serão aceitas trocas de fotografia(s) já inscrita(s) no concurso. 4. DA SELEÇÃO 4.1. Todas as fotografias inscritas serão avaliadas por profissionais das áreas biológicas e/ou que tenham ampla experiência em técnicas fotográficas. As fotos que não estiverem de acordo com o tema proposto serão desclassificadas. 4.2. As fotografias inscritas serão expostas durante os dias 05 a 09 de agosto do corrente ano, nas dependências do Departamento de Biologia, contendo apenas uma numeração sequencial, sem a identificação do autor, para que sejam votadas pelos participantes do EMABI 2013 e XXVII Semana da Biologia. 4.3. O público deverá votar em apenas uma fotografia, até às 22h00min do dia 08 de agosto de 2013, fazendo uso da cédula de votação entregue no “kit congressista”, a qual será depositada em uma urna situada no local da exposição. 4.4. A contagem dos votos recebidos pelas fotografias será realizada por uma Comissão Julgadora, constituída por dois (2) professores da área biológica e por um (1) acadêmico do curso de Ciências Biológicas, não inscritos neste concurso de fotografias. 4.5. Havendo empate quanto ao número de votos recebidos pelas fotografias, os membros da Comissão Julgadora elegerão a vencedora, tendo por base os critérios técnicos. 5. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 5.1. Como critérios de avaliação, a Comissão Julgadora levará em consideração: criatividade, técnica e originalidade, de acordo com o tema proposto. Outros critérios técnicos poderão ser definidos pela comissão julgadora, caso necessário. 5.2. Fotografias com intervenções digitais, tais como recortes e colagens, ou contendo desenhos e mixagens, serão desclassificadas. 6. DA PREMIAÇÃO 6.1. As três fotografias mais votadas receberão a seguinte premiação: a) 01 aparelho de DVD + Livro b) 01 aparelho de DVD + Livro c) 01 aparelho de DVD 6.2. Será concedido também um certificado de premiação, correspondente à classificação obtida (1º ao 5º lugar). 6.3. Os prêmios são pessoais e intransferíveis, não dando direito a ressarcimento pecuniário.


7. DA PUBLICAÇÃO E EXPOSIÇÃO 7.1. Os autores das fotografias cedem o direito de publicação e exposição das fotografias à Universidade Estadual de Maringá, na forma deste regulamento. 7.2. Os trabalhos classificados poderão ser divulgados nos veículos institucionais da Universidade Estadual de Maringá (impressos ou on-line), bem como nas redes de comunicação do município de Maringá. 7.3. A entrega dos prêmios será realizada no dia 09 de agosto (local a ser confirmado durante o Emabi2013). 8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 8.1. O ato de inscrição implica na concordância e aceitação de todos os artigos, condições e disposições deste regulamento. 8.2. Todos os participantes do concurso asseguram, desde já, que são os detentores dos direitos autorais e patrimoniais pertinentes à(s) sua(s) respectiva(s) fotografia(s), não constituindo qualquer forma de plágio. As fotos enviadas serão devolvidas ao final do Emabi 2013, ficando à disposição dos autores na secretaria do Departamento de Biologia, a partir do dia 12 de agosto de 2013. 8.3. Mediante o ato de inscrição, os participantes do concurso, incluindo os vencedores, desde logo autorizam a veiculação de seus nomes e imagens, bem como permitem aos organizadores, a critério próprio, sem limite de tempo nem incidência de quaisquer ônus, a utilização ou divulgação das imagens inscritas no concurso em portfolios, em websites ou homepages na internet (inclusive nas aplicações interativas), televisão aberta ou fechada, revistas, jornais, outdoors, exposições e eventos institucionais, desde que esses usos não tenham finalidade comercial. 8.4. Os participantes do concurso, incluindo os vencedores, são os exclusivos responsáveis por eventuais reivindicações de terceiros acerca da autoria das fotografias, bem como pela obtenção de autorização referente às propriedades, objetos, bens, locais e pessoas contidas na imagem. 8.5. As decisões de seleção e premiação terão caráter irrevogável. 8.6. Os casos omissos serão decididos soberanamente pela comissão julgadora.


Ficha de inscrição Concurso de fotografia XIV ENCONTRO MARINGAENSE DE BIOLOGIA XXVII SEMANA DA BIOLOGIA Preencha com letras de forma ou digite os dados. Não use qualquer tipo de abreviação em seu nome.

Nome completo: Grau: ( ) graduando do curso de................................................................ ( ) graduado em................................( ) pós-graduado (especialização) ( ) pós-graduado (mestrado) ( ) pós-graduado (doutorado) ( ) docente ( ) funcionário da UEM ( ) comunidade

Endereço para correspondência: Cidade, estado e CEP: Instituição de origem: Fone de contato: (

)

e-mail: ( ) Declaro para os devidos fins que li e concordo integralmente com o regulamento do concurso de fotografia do XIV Encontro Maringaense de Biologia – XXVII Semana da Biologia da UEM.

_____________________________________________


Regulamento Concurso de Fotografias EMABI 2013