Page 1

Cartilha de Educação Financeira

$ $

$

$

Um produto

Vale

1

$ $


2


“Eu desejo que você ganhe dinheiro pois é preciso viver também, E que você diga a ele, pelo menos uma vez, quem é mesmo o dono de quem.” Amor pra Recomeçar - Frejat

Não temer o fim do mês, trabalhar com tranquilidade, pensar na sua felicidade e não somente em dívidas. Será um sonho? Mais do que poupar dinheiro, controlar as despesas domésticas pode trazer paz, calma e tranquilidade à sua casa. É hora de recomeçar! Está pronto?

3


Saiba como o cart達o PagueCerto! pode ajudar voc棚!

*Verifique com a sua empresa quais estabelecimentos e/ou segmentos est達o liberados para o seu cart達o.

4


Todo mundo precisa de uma ajuda de vez em quando. O Cartão Pague Certo chegou para lhe dar aquela forcinha a mais para que sua vida fique mais simples e tranqüila. Seja para organizar as contas, comprar o que for preciso para o dia a dia de sua casa ou ainda o que for necessário em situações inesperadas e momentos difíceis*. O cartão PagueCerto! permite que você consiga utilizar até 30% do seu salário antes do fim do mês. Assim, você não precisa recorrer à empréstimos ou utilizar o limite do seu cartão de crédito, evitando que você assuma dívidas. PagueCerto! não tem juros, não tem anuidade. Você paga somente R$ 4,99 e somente uma vez no mês em que usar e ainda pode acompanhar todo o seu extrato online. Simples, para você viver bem.

5


Primeiros Passos 1. Acabe com as suas dívidas Calcule o quanto você gasta por mês em pagamentos de dívidas e se planeje para pagá-las em dia ou quitá-las o quanto antes. Dê prioridade para eliminar as dívidas do seu orçamento e terá mais liberdade financeira.

2. Anote suas despesas Ao fim do mês saberá com facilidade o quanto gastou e o quanto recebeu. Divida suas despesas em categorias como aluguel, alimentação, conta de luz, diversão, etc. Desta forma conseguirá ver para onde está direcionando a maioria da sua renda. Lembre-se: não deixe de lado as pequenas despesas, pois pequenas quantias formam grandes montantes.

3. Reveja seus gastos Você trabalha arduamente e merece presentear-se de vez em quando, mas cuidado para não exagerar nos próprios presentes! Às vezes gastamos demais e deixamos de lado outras despesas com itens que são necessários como: saúde, contas do lar e alimentação.

6


4. Defina metas Quais são os seus sonhos? Você precisa de dinheiro para realizá-los? Quanto custam? Analise quanto em seu orçamento consegue guardar por mês para realização do seu sonho. Estabeleça uma data para torná-lo realidade. Tendo uma meta, um objetivo e um prazo, fica mais fácil economizar e você valoriza o que é importante para sua felicidade.

7


Organizando as Finanças Para poder ter as finanças do lar bem equilibradas, é importante que você veja qual é a renda real (soma de toda a renda dos integrantes da família) e quais são as despesas da casa. Depois classifique as despesas de lar e calcule o quanto cada item representa no orçamento familiar. O ideal é que seus gastos sigam o padrão abaixo.

30%

Moradia

25%

Alimentação

15%

Saúde e Higiene

12%

Transportes

8%

Educação

5%

Lazer

5%

Diversos

Para ajudar a entender melhor suas finanças, classifique os seus gastos em dois grandes segmentos: despesas fixas e despesas variáveis. Com esta divisão, fica ainda mais fácil ver aonde pode estar desperdiçando dinheiro.

8


1. Despesas Fixas Classificam-se como despesas fixas todas aquelas que são constantes dentro do orçamento familiar em um determinado tempo. Analisar os gastos fixos possibilita a descoberta de desperdícios em áreas como água, luz e telefone. Gastos excessivos em áreas como estas podem ser facilmente revistos com pequenas mudanças de hábito.

1. Despesas Variáveis São aquelas que não estão sempre presentes no orçamento, tais como roupas, passeios e outras compras diversas. Estudar este outro grupo, vai permitir que você entenda melhor o seu próprio perfil de consumo: se está gastando demais com compras desnecessárias, em quais meses do ano poderá ter maiores gastos (como manutenção de carros e motos) ou até mesmo poderá ver o quanto da sua renda dedica a si próprio.

9


Evitando Desperdícios •

Feche a torneira ao se ensaboar durante o banho e ao escovar os dentes.

Valorize o banho, mas cuidado com o tempo. Às vezes tomar um banho rápido e deitar logo em seguida pode ser bem relaxante.

Ao sair dos ambientes, apague sempre as luzes

Verifique se seus eletrodomésticos estão funcionando bem. A simples falta de limpeza, por exemplo, pode comprometer o funcionamento de geladeiras, máquinas de lavar e chuveiros, aumentando seu consumo de energia.

10


Analise e aproveite promoções.

Antes de sair de casa para fazer compras, liste o que for necessário e limite-se a esta lista.

Compare preços e produtos.

Não vá ao supermercado com fome e evite levar crianças com você. Se para você já pode ser difícil resistir a algumas compras, dizer não constantemente para uma criança pode ser ainda mais difícil.

Dica de Amigo Crie um cofrinho e guarde nele as moedas que recebeu de troco no seu dia a dia. Pequenos valores podem nos surpreender no futuro.

11


Pensando no futuro “Eu te desejo não parar tão cedo, pois toda idade tem prazer e medo.” Amor pra Recomeçar - Frejat

Nunca é tarde para recomeçar a vida. Mudar alguns hábitos, valorizar coisas pequenas e bons momentos podem trazer muita paz, tranquilidade e felicidade. Aproveite sua família, seus amigos, permita-se viver. Controle-se, poupe, saiba que quem comanda o seu dinheiro é você. Mudar vai ser difícil no começo, mas acredite, vai valer à pena. Comece agora seguindo algumas dicas e garanta um futuro mais feliz e tranquilo.

12


1 Comece uma poupança. Seja para o futuro dos seus filhos, seja para comprar uma casa própria, ou quem sabe, uma poupança para cada objetivo. Pequenas quantias podem dar bons resultados. O importante é ser constante.

2 Não assuma parcelamentos que comprometam mais do que 10% da sua renda.

3 Faça uma reserva para imprevistos. Nunca se sabe o dia de amanhã, então é melhor estar preparado.

4 Não tente cortar custos ligados à saúde. Ser negligente consigo mesmo pode custar muito mais caro no futuro. 13


Data

Hist贸rico

Entrada

14

Sa铆da

Total


Data

Hist贸rico

Entrada

15

Sa铆da

Total


Data

Hist贸rico

Entrada

16

Sa铆da

Total


Data

Hist贸rico

Entrada

17

Sa铆da

Total


Data

Hist贸rico

Entrada

18

Sa铆da

Total


19


Um produto

Vale 20

Cartilha de educacao financeira  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you