Issuu on Google+

PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

WORD

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

INTRODUÇÃO Neste material será apresentado o editor de textos Word, elaborado para ser utilizado no ambiente Windows. O editor de textos Word permite a criação, edição e manipulação de diversos tipos de textos, figuras, tabelas, gráficos e também de objetos como organogramas, MS Equation, etc...

APLICAÇÕES DO WORD Na prática podemos utilizar os recursos do Word para diversos tipos de trabalhos, como por exemplo, na criação de: • cartas comerciais, pessoais, monografias ou memorandos; • variados tipos de tabelas; • panfletos com os mais variados tipos de ilustração; • organogramas empresariais; • documentos para a publicação na Internet. O Word também dispõe de diversos tipos de documentos pré-formatados. Estes documentos têm a estrutura básica já definida para a criação de currículos, faxes, relatórios entre outros.

INICIANDO O WORD Para utilizarmos qualquer programa, o primeiro passo é saber como iniciá-lo e conhecer seu ambiente de trabalho, ou seja, o significado e a função dos diferentes elementos que aparecem na tela. Para iniciar o Word, <clique> no botão Iniciar da barra de tarefas do Windows, aponte com o ponteiro do mouse para o item Programas e <clique> no item Microsoft Word.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

Ao inicializar o programa uma janela será apresentada, e você estará no ambiente de trabalho do software.

AMBIENTE DE TRABALHO Para utilizar um determinado software é necessário que você conheça o seu ambiente de trabalho, ou seja, você deve conhecer o significado e a função dos diferentes elementos que aparecem na sua tela.

BARRA DE MENUS A barra de menus é uma barra horizontal localizada, inicialmente, abaixo da barra de título, que contém os nomes dos menus.

A barra de menus do Word é formada por nove menus suspensos. Cada menu é identificado por um nome que, normalmente corresponde ao tipo de tarefas que executa e cada menu contém uma lista de itens para a realização de operações específicas. Para ativar um dos menus, <clique> com o mouse sobre o seu nome ou, através do teclado, pressione a tecla ALT + a letra sublinhada (A) no nome do menu. Por exemplo, para ativar o menu Arquivo pressione as teclas <ALT + A>. 2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

Veja que a letra sublinhada deste menu é a letra A. Para ativar algum item de menu, <clique> com o ponteiro do mouse sobre o seu nome ou, através do teclado, use as setas de movimento do teclado para selecionar o item desejado, e pressione a tecla <ENTER>, ou apenas digite a letra sublinhada no nome do comando. Observação: Para desativar o menu, <clique> como o mouse sobre o seu nome ou, através do teclado, pressione a tecla ESC.

No Word os menus vêm com alguns itens de menu visíveis enquanto outros estão “escondidos”. Para fazer com que eles sejam exibidos você deve posicionar o mouse sobre o sinal CIRCULADO, ou aguardar alguns segundos. Uma vez utilizado o item de menu, este ficará ativo no menu até você sair do Word. Veja no exemplo abaixo o menu janela, antes, com poucos itens de menu visíveis e depois, com todos os itens de menu sendo apresentados.

MENU RÁPIDO Como no Windows, o Word também utiliza muito o botão direito do mouse (menu rápido). Com esse botão é possível abrir diferentes tipos de menus com diversos comandos. Este menu serve para facilitar o acesso aos comandos mais utilizados, sem a necessidade de se dirigir à barra de menus ou à barra de ferramentas. Os diferentes tipos de menus rápidos apresentados têm relação com a posição onde foi dado o <clique>.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

BARRAS DE FERRAMENTAS Uma barra de ferramentas é formada por botões e opções usadas para executar comandos. Os botões são atalhos para executar determinados comandos rapidamente, sem a necessidade de você se dirigir à barra de menus. O Word possui várias barras de ferramentas que você pode mostrar e ocultar conforme sua necessidade. No Word, por padrão, as barras de ferramentas Padrão e Formatação, aparecerem abaixo da barra de menus. Dica: A localização das barras de ferramentas pode ser alterada de acordo com sua vontade.

BARRA DE FERRAMENTAS PADRÃO A barra de ferramentas padrão possui atalhos para vários comandos. Entre eles os comandos de operações com arquivos, de revisão ortográfica, de operações com blocos de texto, de inserção de objetos entre outros.

BARRA DE FERRAMENTAS FORMATAÇÃO A barra de ferramentas formatação é composta por diversos botões. A eles são atribuídos ações de formatação. Através dessa barra você pode fazer a formatação básica de seu documento sem a necessidade de utilizar os menus da barra de menus.

EXIBINDO/OCULTANDO BARRAS DE FERRAMENTAS O editor de textos Word possui várias barras de ferramentas e estas podem estar visíveis no seu ambiente de trabalho ou não. Para exibir ou ocultar barras de ferramentas <clique> no menu Exibir, aponte para o item e <clique> na barra desejada.

PERSONALIZANDO O AMBIENTE DE TRABALHO O Word, por default (padrão), apresenta suas duas barras de ferramentas (padrão e formatação) ocupando uma só linha, abaixo da barra de menus. Você pode, no

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

entanto, personalizar seu ambiente de trabalho colocando uma barra de ferramentas embaixo da outra. O Word salva as modificações feitas ao ser fechado. Quando você abre novamente o Word ele já traz seu ambiente de trabalho personalizado.

Você pode mover as barras de ferramentas manualmente, ou utilizar comandos via menu. No exemplo acima temos as barras padrão e formatação ocupando a mesma linha, veja que no final de uma barra e no início de outra encontramos a divisão (I). Posicione o ponteiro do mouse nessa divisão e seu ponteiro ficará com o formato de flechas, <clique> e arraste a barra de ferramentas para a nova posição.

AJUDA Normalmente, os softwares encontrados no mercado possuem ajuda on-line. A ajuda, ou help, do programa é composta por um conjunto de arquivos fornecidos para facilitar seu trabalho. Através deste conjunto de arquivos a Ajuda do Word fornece dicas quando você está utilizando determinado recurso, além de permitir que você faça perguntas sobre tópicos relativos ao software. A maioria das caixas de diálogo oferece ajuda rápida, quando você quer saber para que serve determinado item desta caixa. Essa ajuda é chamada de ajuda rápida ou “O que é isto?”. O sinal que indica esse tipo de ajuda é o ponto de interrogação (?) e está sempre ao lado do botão fechar (x) das caixas de diálogo. Para receber ajuda sobre determinado item, <clique> no ponto de interrogação (?) e quando o ponteiro estiver com este formato , <clique> sobre o item desejado, logo aparecerá uma caixa amarela com a explicação sobre este. Esta ajuda também pode ser encontrada no Menu Ajuda, item , através das teclas SHIFT+F1 , ou ainda através do botão direito do mouse <clicando> sobre o item desejado. Existem várias maneiras de se pedir auxílio durante a execução de um trabalho. Uma maneira bastante utilizada é deixar o Assistente do Office ativo.

ASSISTENTE DO OFFICE O Assistente do Office pode lhe acompanhar durante todo seu trabalho no editor de textos Word, ele é um simpático companheiro com várias formas, acompanhado de um balão para lhe dar dicas ou para você fazer pesquisas. O Assistente do Office serve para fornecer ajuda sobre recursos específicos do Word. Você faz uma pergunta e ele responde oferecendo dicas e maneiras de utilizar o recurso de forma apropriada.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

Este Assistente é compartilhado por todos os programas do pacote Office, em cada um dos softwares do pacote Office o assistente responde questões específicas sobre os recursos do programa em uso. Quaisquer alterações feitas nas opções do assistente irão afetá-lo em todos os programas do pacote Office. Quando você abre o Word pela primeira vez o Assistente do Office já aparece lhe perguntando se deseja iniciar o programa ou se quer saber algo sobre determinado recurso. <Clique> em INICIAR USO DO MICROSFT WORD .

Para ocultar o Assistente do Office, <clique> com o botão direito do mouse sobre o assistente e <clique> no item Ocultar. Além deste item o menu rápido (botão direito do mouse) oferece outros itens como: escolher a figura que representará o assistente, animação e as opções do assistente.

RECURSOS AUTOMÁTICOS O Word possui, um conjunto de operações para serem executadas, automaticamente, sem a necessidade de ativá-las através dos itens de menus. Estas operações são denominadas recursos automáticos. Através do Menu FERRAMENTAS / AUTOCORREÇÃO...

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

Todos os recursos automáticos (com exceção da Verificação Ortográfica e gramatical), estão ativos na caixa de diálogo do item AutoCorreção. Para ativar ou desativar estes recursos <clique> no menu Ferramentas, e <clique> no item AutoCorreção, ao abrir a janela ative a guia (<clicando> sobre ela) AutoFormatação ao digitar. Dica: Para ativar ou desativar qualquer item basta <clicar> na sua caixa de verificação. Quando a caixa de verificação está marcada significa que o item está ativo. Quando a caixa de verificação está desmarcada significa que o item está desativado.

BORDAS AUTOMÁTICAS Você pode inserir, através do recurso automático de bordas, linhas que podem ser usadas como separadores de texto durante a digitação do documento. Para a aplicação deste recurso, você deve digitar antes três caracteres e pressionar a tecla <ENTER>, veja nos exemplos a seguir: 1) Digite, no início de uma linha, três hífens ---, e pressione a tecla <ENTER>. 2) Digite, no início de uma linha, três sublinhados ___, e pressione a tecla <ENTER>. 3) Digite, no início de uma linha, três sinais de igual ===, e pressione a tecla <ENTER>. 4) Digite, no início de uma linha, três acentos til ~~~, e pressione a tecla <ENTER>. 5) Digite, no início de uma linha, três asteriscos ***, e pressione a tecla <ENTER>. 6) Digite, no início de uma linha, três sinais de número ###, e pressione a tecla <ENTER>.

LISTAS AUTOMÁTICAS As listas são formadas por marcadores ou numeração que antecedem um texto ou objeto gráfico. O Word fornece o recurso de listas automáticas para números e marcadores.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

LISTA NUMERADA Ao digitar um número seguido de ponto, hífen, sinal de maior ou parênteses; mais espaço em branco ou marca de tabulação; e, de texto, teremos o início de uma lista numerada. Exemplos: digite: 1) TESTE e pressione a tecla <ENTER>

LISTA COM MARCADORES Ao digitar um asterisco (*), hífen e sinal de maior (->) ou sinal de igual e maior (=>), ou até mesmo um símbolo inserido; seguido de espaço em branco ou marca de tabulação, teremos o início de uma lista com marcador. Dica: Para encerrar uma lista (numerada ou de marcadores), pressione a tecla <ENTER> e <BACKSPACE>, ou duas vezes a tecla <ENTER>.

NÚMEROS E FRAÇÕES AUTOMÁTICOS Para facilitar a leitura de números e frações ordinários no documento, o Word permite uma formatação automática, durante a digitação, exibindo-os como nos exemplos abaixo:

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

TABELA AUTOMÁTICA Tabela é uma grade composta por linhas e colunas. O encontro desta linha com a coluna forma uma célula que pode ser preenchida com texto e elementos gráficos. O Word possui várias maneiras para você inserir tabelas em seus documentos, uma dessas maneiras é a utilização do recurso automático. Ao digitar um sinal de adição (+), uma seqüência de hífens, novamente o sinal de adição e pressionar a tecla <ENTER> você terá uma tabela automática. Exemplo: +---------------+---------------+ A tabela automática deverá ser iniciada por um sinal de adição(+), cada sinal de adição seguinte representará uma coluna, ou seja, se você digitar cinco sinais de adição terá uma tabela com quatro colunas. A quantidade de hífens determina o tamanho da coluna.

VERIFICAÇÃO ORTOGRÁFICA Se, ao digitar incorretamente uma palavra, ela não for corrigida por você imediatamente, o programa a sublinha com uma linha vermelha e ondulada. Assim, como também, palavras repetidas são identificadas da mesma maneira. Este recurso é chamado Verificação Ortográfica Automática. Para certificar-se que a Verificação Ortográfica está ativa, observe se na barra de status o ícone está presente. Para ativar a Verificação Ortográfica Automática, na barra de menus <clique> em Ferramentas e <clique> no item Opções, <clique> na guia Ortografia e marque o item VERIFICAR ORTOGRAFIA AO DIGITAR. Caso, as linhas onduladas, atrapalhem a visualização do texto, você pode desativá-las, <clicando> no item OCULTAR ERROS DE ORTOGRAFIA AO DIGITAR.

Observação: As linhas onduladas vermelhas, não são impressas. E, só desaparecerão caso a Verificação Ortográfica tenha sido executada, para a correção do texto. Apesar da Verificação Ortográfica ser um dos recursos automáticos no Word, antes de imprimir o seu documento, pode ser necessário efetuar uma revisão geral. Você pode verificar todo o seu documento, um bloco de texto ou apenas uma palavra. Através da comparação de palavras do seu documento com o conteúdo, de um ou mais dicionários, o Word efetuará a Verificação Ortográfica para alertá-lo quanto a possíveis enganos de digitação. Para realizar a Verificação Ortográfica, <clique>, na barra de menus, em Ferramentas e <clique> no item Ortografia e gramática.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

VERIFICAÇÃO GRAMATICAL Este recurso, disponível no Word, faz a verificação gramatical automática no texto digitado. O Word sublinha, automaticamente, com uma linha verde e ondulada os possíveis erros gramaticais que o documento contenha. Para ativar a Verificação Gramatical Automática, na barra de menus <clique> em Ferramentas e <clique> no item Opções, <clique> na guia Ortografia e marque o item VERIFICAR GRAMÁTICA AO DIGITAR. Caso, as linhas onduladas verdes, atrapalhem a visualização do texto, você pode desativá-las, <clicando> no item OCULTAR ERROS GRAMATICAIS NESTE DOCUMENTO. Para realizar a Verificação Gramatical em seu texto, <clique>, na barra de menus em Ferramentas e <clique> no item Ortografia e gramática.

Dica: Para corrigir erros gramaticais, <clique> com o botão direito do mouse sobre o texto sublinhado. O Word oferece a você a opção para correção, <clique> nela. Caso você não concorde com a correção, <clique> em IGNORAR SENTENÇA.

Depois de concluída a verificação Ortográfica e Gramatical o Word Exibe uma caixa de diálogo com a mensagem de conclusão. Se, o Assistente do Office estiver ativo, ele emitirá a mensagem. Senão a mensagem vira em forma de janela.

OPERAÇÕES COM ARQUIVOS As operações como salvar, abrir, fechar, imprimir, entre outras, caracterizam o gerenciamento de arquivos e, para isso, o Word oferece um grupo de comandos para a realização destas operações com seus arquivos.

SALVANDO UM DOCUMENTO Ao salvar seu documento, você está, na verdade, criando um arquivo e armazenando-o em um disco. Os arquivos criados no Word possuem a extensão doc, atribuída automaticamente, na gravação do documento.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

Na primeira vez que você salva um arquivo, é necessário atribuir-lhe um nome, para que você possa localizá-lo. Para salvar um arquivo no disco, <clique> na barra de menus em Arquivo, <clique> no item Salvar Como. Se for a primeira gravação, será exibida uma caixa de diálogo (figura abaixo) solicitando um nome para o arquivo. O Word sugere como nome para seus arquivos sempre o nome do documento em uso ou a primeira linha do texto digitado.

Em Ferramentas você encontra vários comandos para serem aplicados ao Arquivo ou à Pasta selecionada. Em Opções gerais você tem como colocar ou retirar senha de um arquivo. Veja como fazer: <Clique> em Opções de salvamento e a janela abaixo irá aparecer:

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

CRIAR UM NOVO DOCUMENTO Criar um novo documento é abrir uma folha em branco para a digitação dos dados. Para criar um documento novo, na barra de menus, <clique> em Arquivo e <clique> no item Novo. Caso este item não esteja disponível no menu, clique nas flechas e novos itens serão exibidos no Menu Arquivo, clicar em DOCUMENTO EM BRANCO.

USANDO MODELOS Os modelos são projetos de documentos pré-fabricados, e podem ser usados para padronizar os tipos de documentos que você usa freqüentemente. O Word vem com diversos modelos de documentos como faxes, cartas, memorandos, entre outros, que servem como modelos para a criação dos seus próprios documentos, de uma forma mais ágil.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

ABRINDO UM ARQUIVO Para abrir o arquivo desejado <clique>, na barra de menus, em Arquivo e <clique> no item Abrir... A janela abaixo será apresentada. Abra a pasta onde se encontra o arquivo e dê <duplo clique> sobre ele. Também é possível <clicar> uma vez sobre o arquivo para selecioná-lo e depois <clicar> no botão Abrir

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

FECHANDO DOCUMENTOS Para fechar um documento, ou arquivo, <clique> na barra de ferramentas em Arquivo e <clique> no item Fechar. Ao <clicar> no item Fechar, se o arquivo não tiver sido salvo após algumas alterações, o Word emite uma mensagem de advertência, para que o conteúdo do documento seja Salvo.

VISUALIZANDO A IMPRESSÃO Antes de imprimir o documento, é recomendável que se tenha uma visualização de como ficará o texto editado, quando impresso, assim você evita desperdiço de tempo e de papel na impressão. Para visualizar a impressão do documento, <clique> na barra de menus em Arquivo e <clique> no item Visualizar impressão ou no ícone VISUALIZAR IMPRESSÃO da Barra de Ferramentas.

IMPRIMINDO UM DOCUMENTO Alguns usuários gostam de ler o texto no monitor de seu computador, já outros preferem ter folhas impressas. O Word permite que você imprima todo o documento ou apenas parte dele. Para a impressão, é utilizada a impressora padrão instalada no Windows, bem como a sua configuração. Para alterar a impressora, <clique> em Impressoras e escolha a impressora conectada ao seu computador. Para alterar a configuração da Impressora, <clique> em Propriedades. Para imprimir seu documento, na barra de menus, <clique> em Arquivo e <clique> no item Imprimir.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

MODOS DE EXIBIÇÃO O Word possui cinco maneiras de exibir um documento na janela de edição, chamados de Modos de Exibição. Você pode escolher um Modo de Exibição, para trabalhar com o documento na janela, de acordo com o tipo de trabalho que está executando.

Os Modos de Exibição podem ser trocados <clicando> no menu Exibir e <clicando> no modo desejado, ou ainda, através dos botões da barra de visualização, localizada à esquerda da Barra de Rolagem Horizontal, onde você tem o atalho dos quatro modos mais utilizados: – Modo Normal – Modo de Layout da Web – Modo de Layout de Impressão – Modo de Estrutura de Tópicos

MODO NORMAL No modo de exibição normal, você pode digitar e formatar o texto. Este modo de exibição mostra apenas o texto e sua formatação mais simples. Objetos de desenho, cabeçalhos, rodapés e divisão de colunas não são visualizados neste modo, por isso ele também é chamado modo de rascunho.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

MODO LAYOUT DA WEB Exibe um documento do modo como ele aparece no navegador da Web. Por exemplo, o documento aparece como uma página longa (sem quebras de páginas) e o texto e tabelas quebram para caber na janela.

MODO LAYOUT DE IMPRESSÃO O Modo de Exibição Layout da Impressão é o modo de exibir um documento como ele aparecerá quando for impresso. Por exemplo, os itens como cabeçalhos, notas de rodapé, colunas e objetos emoldurados aparecem em suas posições reais.

ESTRUTURA DE TÓPICOS O Modo de Exibição Estrutura de Tópicos, facilita a visualização da estrutura do documento e a movimentação, cópia e reorganização do texto. Neste modo, o Word exibe o documento na estrutura de títulos em que foi criado e você pode ocultar parte do texto para visualizar somente os títulos ou um determinado nível de títulos.

ZOOM Você pode utilizar o recurso de Zoom para, ampliar ou reduzir a página do documento, e obter uma visualização mais nítida do texto. Para modificar o zoom de seu documento <clique>, na barra de menus, em Exibir e <clique> no item Zoom.

FORMATANDO TEXTOS O Word oferece uma variedade de ações para alterar a aparência de um documento. Você pode dar espaçamentos entre linhas, mudar uma fonte, colocar em ou algumas palavras para enfatizá-las, isso tudo é chamado de formatação. Você pode aplicar a maior parte dessas formatações, em partes específicas do documento, com o teclado ou através dos botões das barras de ferramentas, simplesmente selecionando o texto. SELEÇÃO A principal ação para uma edição eficiente é saber como selecionar texto. Uma vez que você saiba a forma mais rápida de selecionar, esse processo se torna uma operação fácil. A seleção, ou marcação de um texto o deixará em vídeo reverso. O Word permite que você selecione texto por caractere, palavra, linha, frase, parágrafo, coluna ou documento.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

FORMATAÇÃO DE FONTE A palavra Fonte refere-se a todos os caracteres digitados no texto. Caracteres são letras, marcas de pontuação, números, símbolos e marcas especiais como *, %, @, que são digitados no documento. O primeiro passo ao formatar um documento é decidir se a fonte Times New Roman (padrão do Word) é a fonte adequada para o seu trabalho. É possível definir formatos diferentes para os caracteres ao longo do texto, tais como: tipo de fonte, tamanho da fonte, estilos e efeitos, bem como o espaçamento e a posição dos caracteres. Assim, é possível destacar títulos, palavras, parágrafos e outras partes do documento. Para alterar o formato dos caracteres do documento, selecione o texto que deverá ser modificado e <clique>, na barra de ferramentas, no menu Formatar, <clique> no item Fonte. Ao ser exibida a caixa de diálogo, escolha as alternativas desejadas.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

ESPAÇAMENTO DE CARACTERES O espaçamento entre caracteres é utilizado para aumentar ou diminuir a distância entre um caractere e outro. A utilização de espaçamento de caracteres no texto pode ajudar na clareza e a melhorar a aparência dos seus documentos. Para definir um espaço, maior ou menor, entre os caracteres do seu documento <clique>, na barra de menus, em Formatar, <clique> no item Fonte e na guia ESPAÇAMENTO DE CARACTERES. .

EFEITOS DE TEXTO O Word possui um recurso chamado Animação, que permite que você dê ao seu texto um pouco de movimento. A animação, aplicada ao texto, só funciona na tela, e as pessoas que recebem o documento animado, devem usar o Word para poder ver os efeitos. Para formatar seu texto com efeitos de animação, selecione o texto, <clique> na barra de menus em Formatar, <clique> em fonte e na aba .

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

FERRAMENTA REALÇAR Esta ferramenta serve como uma caneta marcadora que utilizamos para destacar partes importantes do texto.

INSERÇÃO DE SÍMBOLO Os símbolos ajudam a melhorar a aparência do seu texto e personalizar o documento. Os tipos de símbolos que podem ser inseridos dependem das fontes disponíveis no seu computador. Por exemplo, a fonte de símbolo padrão (texto normal) inclui frações (¼), símbolos monetários internacionais (£, ¥) entre outros. Existem também fontes de símbolos adicionais, como a Wingdings, que inclui símbolos decorativos. Para inserir um símbolo no documento, posicione o cursor sobre o local desejado, <clique>, na barra de ferramentas, em Inserir e <clique> em Símbolo.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

FORMATAÇÃO DE PARÁGRAFO O Word é configurado para produzir documentos sem formatação, com espaçamento simples e com texto alinhado automaticamente na margem esquerda. Com a formatação de parágrafos você pode alterar este padrão, colocando um título centralizado, uma data alinhada à direita, aumentar o espaçamento entre as linhas e etc. DEFININDO O ALINHAMENTO DOS PARÁGRAFOS Você pode usar os alinhamentos para formatar todo o texto ou parte dele. Na maioria dos casos, a centralização e o alinhamento à direita são usados para títulos e pequenos blocos de texto do documento. E, o alinhamento justificado confere ao documento um corpo mais formal e organizado. O alinhamento do parágrafo pode ser definido através dos botões da barra de ferramentas Formatação, teclas de atalho ou acessado via Menu. Para aplicar alinhamentos, recuos ou espaçamentos ao seu texto, posicione-se no parágrafo desejado (ou selecione caso seja mais do que um parágrafo), <clique>, na barra de menus, em Formatar e <clique> no item Parágrafo. A janela abaixo aparecerá:

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

1. Na opção Alinhamento deve-se escolher Justificada. 2. Na opção Nível do Tópico deverá ser mantido como Corpo do Texto. 3. Nas opções de Recuo Esquerdo e Direito deve-se manter 0 cm, salvo quando estes forem citações longas, as notas, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira devem ser digitadas ou em espaço simples e com um recuo. 4. Na opção Especial deve-se escolher a opção Primeira linha, automaticamente a opção seguinte Por: receberá o valor padrão 1,25 cm. 5. As opções de Espaçamento Antes e Depois atribui um espaçamento diferenciado entre os parágrafos, pode manter esta configuração como 0 cm em ambas as opções. 6. Na opção Entre Linhas deve-se escolher a opção 1,5 linha. 7. A opção Em deve ser deixada em branco, pois um alteração neste valor desconfigurará a opção anterior, Entre linhas. Clicar em OK

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

OPERAÇÕES COM BLOCOS DE TEXTO O Word permite que você altere a ordem do seu texto, excluindo, copiando e mudando parágrafos de posição.

COPIAR Copiar uma palavra, objeto, parágrafo, ou qualquer quantidade de texto significa copiar o conteúdo selecionado para a área de transferência, deixando-o disponível para ser inserido em outras partes do documento. PARA COPIAR OBJETOS OU TEXTO VIA TECLADO:  Selecione o conteúdo a ser copiado.  Pressione as teclas <CTRL+C> (copiar), posicione o cursor onde deseja repetir o texto e pressione as teclas <CTRL+V> (colar). OU

 

Selecione o conteúdo a ser copiado. Pressione as teclas <CTRL+INSERT> (copiar), posicione o cursor onde deseja repetir o texto e, pressione as teclas <SHIFT+INSERT> (colar).

Posicione o ponteiro do mouse sobre o texto selecionado e, mantendo a tecla <CTRL> pressionada, mantenha o botão esquerdo pressionado e arraste-o para a nova posição. Solte, primeiro o botão do mouse e depois a tecla <CTRL>.

OU

VIA MENU:  Selecione o conteúdo a ser copiado.  <Clique> na barra de menus em Editar e <clique> no item Copiar, posicione o cursor onde deseja repetir o texto e, <clique> na barra de menus em Editar e no item Colar. VIA BARRA DE FERRAMENTAS:  Selecione o conteúdo a ser copiado.  Clique no Ícone Copiar, da barra de ferramentas Padrão, posicione o cursor onde deseja repetir o texto e, clique no Ícone Colar, da barra de ferramentas Padrão.

MOVER – RECORTAR Recortar uma palavra, objeto, parágrafo, ou qualquer quantidade de texto significa transferir (retirando do documento) o conteúdo selecionado para a área de transferência, deixando-o disponível para ser inserido em outras partes do documento.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

PARA RECORTAR OBJETOS OU TEXTO VIA TECLADO:

OU

OU

 

Selecione o conteúdo a ser movido. Pressione as teclas <CTRL+X> (recortar), posicione o cursor onde deseja repetir o texto e pressione as teclas <CTRL+V> (colar).

 

Selecione o conteúdo a ser movido. Pressione as teclas <SHIFT+DELETE> (recortar), posicione o cursor onde deseja colar o texto e, pressione as teclas <SHIFT+INSERT> (colar).

Posicione o ponteiro do mouse sobre o texto selecionado e, mantendo o botão esquerdo pressionado e arraste-o para a nova posição.

VIA MENU:  Selecione o conteúdo a ser copiado.  <Clique> na barra de menus em Editar e <clique> no item Recortar, posicione o cursor onde deseja inserir o texto e, <clique> na barra de menus em Editar e no item Colar.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

VIA BARRA DE FERRAMENTAS:  Selecione o conteúdo a ser movido.  Clique no ícone Recortar, da barra de ferramentas Padrão, posicione o cursor onde deseja repetir o texto e, clique no ícone Colar, da barra de ferramentas Padrão. EXCLUIR Excluir significa apagar o objeto ou texto selecionado. Para excluir:  Selecione o conteúdo a ser removido.

FERRAMENTA PINCEL O uso da Ferramenta Pincel agiliza a tarefa de copiar formatos e estilos de um parágrafo para outro e também de uma palavra para outra. A Ferramenta Pincel está disponível na barra de ferramentas Padrão, representada pelo Ícone Pincel. Sempre que você ativa a Ferramenta Pincel, ela armazena o formato do texto selecionado e, transforma o ponteiro do mouse em um traço vertical com um pincel . PARA COPIAR O FORMATO DE PARÁGRAFO E FONTE DE UM TEXTO PARA OUTRO  Selecione o texto que contém o formato a ser copiado.  Dê um clique no Ícone da Ferramenta Pincel (o formato será armazenado na ferramenta).  Selecione todo o texto que deverá ser alterado para o formato armazenado.

REVERTENDO OPERAÇÕES Você pode desfazer praticamente qualquer operação de edição, formatação ou digitação de texto. A dica de tela (Desfazer Digitação ou Refazer...) para os Ícones Desfazer e Refazer, da barra de ferramentas Padrão, se modifica para informá-lo sobre qual ação você acabou de executar ou desfazer. DESFAZER O Word permite que você desfaça um número ilimitado de ações. Clique na seta ao lado do Ícone Desfazer para ver a lista das operações que podem ser desfeitas. E <clique> no botão para desfazer a última ação executada. Todas as operações desfeitas seguem a seqüência de execução.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

REFAZER O item Refazer armazena todas as operações desfeitas pelo comando Desfazer, permitindo que você recupere uma ação desfeita. Clique na seta ao lado do botão Refazer para ver a lista das operações que foram desfeitas e podem ser refeitas. Clique no botão para refazer a última ação desfeita, pelo comando Desfazer.

TABULAÇÃO Tabulação é o resultado da ação de pressionar a tecla <TAB>. Ao marcar tabulações e pressionar a tecla <TAB> o cursor pára onde encontrar a primeira marca de tabulação. As tabulações são outro método de alinhamento que você pode usar em seus documentos. Elas podem ser usadas para criar recuos simples ou para alinhar colunas complexas de texto, na sua página.

Tabulação Esquerda:  Parada de Tabulação – 0 cm  Alinhamento – Esquerdo  Preenchimento – 1 Nenhum  Após, clicar em DEFINIR.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

Tabulação Direita:  Parada de Tabulação – 16 cm  Alinhamento – Direito  Preenchimento – 2.........  Após, clicar em DEFINIR e OK. Quando for inserir o texto, como por exemplo, o texto do Sumário, após o título, teclar TAB, para a inserção do pontilhado que fica entre o título e o número de página.

LOCALIZAR E SUBSTITUIR Quando se trata de procurar um determinado texto em um documento nada se compara aos recursos de pesquisa do Word. O comando Localizar permite procurar por um texto específico, atributos de caractere como negrito, itálico e sublinhado ou formatações de parágrafo. O texto procurado pode ser também um caractere especial como quebra de página ou quebra de seção. Você não apenas pode localizar textos em um documento extenso, como também substituí-los por novo texto. O recurso Substituir lhe permite encontrar qualquer elemento como o recurso Localizar, e ainda substituí-lo por outro elemento. Em vez de percorrer vagarosamente cada página, procurando as palavras, por que não deixar o Word encontrar o texto para você? Para dar início a pesquisa, posicione o cursor no início do documento <CTRL+HOME>, <clique>, na barra de menus em Editar e <clique> no item Localizar.

LISTAS VIA MENU O Word, além de oferecer o recurso automático para a criação de listas, dispõe também, da formatação de listas com marcadores ou numeração. O Word fornece vários tipos de listas, via menu, entre elas: listas com marcadores, lista numerada e lista numerada para vários níveis.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

LISTA COM MARCADORES Você pode adicionar marcadores às linhas de texto já existentes ou criar uma lista com marcadores automaticamente à medida que digita, utilizando para isso os recursos automáticos.

LISTA NUMERADA Você pode adicionar números às linhas de texto já existentes ou criar uma lista numerada automaticamente à medida que digita (utilize os recursos automáticos).

LISTA NUMERADA VÁRIOS NÍVEIS É possível adicionar uma estrutura hierárquica mais complexa a qualquer lista. Por exemplo, se você tiver um título, um subtítulo e um item do subtítulo, então você precisa de uma lista numerada de vários níveis. Esta lista se torna mais prática se você primeiro formatar e depois digitar a lista. Para inserir numeração em vários níveis, <clique>, na barra de menus em Formatar e <clique> no item Marcadores e numeração. 2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

<Clique> na aba (Vários Níveis) e <clique> no tipo de numeração que lhe agradar, <clique> no botão OK. Comece a digitação da lista e sempre que quiser o próximo nível pressione a tecla <TAB>, para voltar um nível atrás pressione as teclas <SHIFT+TAB> ou utilize os botões da barra de ferramentas Formatação – Diminuir recuo ou Aumentar recuo.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

NOTAS DE RODAPÉ As notas de rodapé e notas de fim são usadas em documentos impressos para explicar, comentar ou fornecer referências sobre o texto de um documento. Ao inserir notas em uma palavra esta fica sinalizada com um número ou símbolo, que são chamados de marca de referência. As notas de rodapé são inseridas no pé da página do documento e as notas de fim são inseridas no final do documento. Você pode usar notas de rodapé e notas de fim em um mesmo documento, por exemplo, pode usar notas de rodapé para comentários detalhados e notas de fim para a citação de referencias bibliográficas. Para inserir uma nota no documento, posicione o cursor no final da palavra, <clique>, na barra de menus em Inserir e <clique> no item Notas. Depois de escolhidas as opções, <clique> no botão OK, seu cursor será posicionado no pé da página ou no final do documento para que você digite o texto da nota. Para visualizar as notas em seu documento, dê <duplo clique> sobre a marca de referência da nota e você terá o cursor do documento posicionado no final da página nas notas de rodapé ou no final do documento nas notas de fim. Para excluir uma nota, selecione a marca de referência e pressione a tecla <DELETE>, o Word renumera automaticamente as notas.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

PÁGINA DE UM DOCUMENTO Nem todos os documentos são impressos da mesma forma. O recurso de Configuração e Página permite que você estabeleça definições, diferentes do padrão, para o seu documento. Assim, o documento será impresso com as suas próprias características, como: tamanho de papel, margens de página, orientação de impressão e outros.

CONFIGURAÇÃO DE PÁGINA As margens da página são os espaços em branco em torno das extremidades da página. Em geral, você insere texto e elementos gráficos na área imprimível dentro das margens. Por exemplo, se você precisar imprimir um documento em papel do tamanho A4 (210x297mm), será mais fácil que, na tela você visualize o tamanho correto do papel, para uma distribuição adequada do texto. Por padrão, os limites do seu texto são 3cm para as margens esquerda e superior e 2cm nas margens inferior e direita da página. As margens são alteradas caso você precise de mais espaço na página, pois elas definem a largura e altura do espaço disponível para o texto na página. Por exemplo, suponha que duas ou três linhas do seu texto avancem uma nova página. Diminuindo as margens, inferior e superior, teremos mais linhas disponíveis na página. Ou, diminuindo as margens, esquerda e direita, teremos mais largura nas linhas, para o texto. Para configurar a página de seu documento, <clique> na barra de menus em Arquivo, <clique> no item Configurar página e <clique> na guia que quer alterar.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

OBS: Alem destas 4 opção de margens há mais uma, Medianiz. A Medianiz tem como função atribuir um espaço extra ainda no trabalho para acomodar a encadernação, ou seja, além da margem de 3 cm, é atribuído ainda mais um espaço, tal espaço poderá receber por exemplo um espiral, quanto maior o espiral utilizado para encadernação maior terá que ser o espaço da medianiz. A orientação deverá ser mantida como Retrato, que fará com que o layout da página fique com a disposição vertical. A opção Várias páginas deve ser mantida como normal, pois caso esta opção seja alterada mudará a forma de impressão do documento. Para continuar configurando a página você deverá clicar na Guia Papel, será escolhido o tipo do papel a ser impresso o trabalho, o papel padrão é tipo A4,

NUMERAÇÃO DE PÁGINA O Word possui dois recursos para numerar as páginas dos seus documentos. Você pode inserir numeração de página através do recurso de cabeçalho e rodapé ou diretamente através do menu inserir número de página. Quando você estiver trabalhando com Cabeçalhos e/ou Rodapés, para adicionar números de página, posicione o cursor onde desejar que o número fique no cabeçalho ou rodapé e depois clique no botão da barra de ferramentas Cabeçalho e Rodapé. O Word insere um campo de página.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

O número da página muda automaticamente para cada página. Você, ainda tem a alternativa de inserir o número total de páginas do documento, junto ou não, ao número da página. Para inserir, basta clicar no menu Inserir e <clique> em Números de página. Na caixa de diálogo apresentada selecione as alternativas conforme suas necessidades.

Para numerar páginas no Word em um trabalho acadêmico, livros, revistas ouem outros documentos, não deve-se apenas escolher a opção numerar páginas do Word. A forma correta é: 1. Deve ser colocada uma quebra de seção distinguindo os elementos prétextuais, ou seja, após o sumário (posicionando o cursos no final da página do sumário). Isso para que a numeração possa aparecer apenas após a introdução. Clicar no menu Inserir, opção Quebra..., Quebra de Seção próxima página. 2. Deve-se exibir o cabeçalho ou rodapé, clicando em cima do número da página. 3. Desmarcar o botão VINCULAR AO ANTERIOR. 4. Ainda dentro do cabeçalho clicar no botão Formatar da caixa de Numeração. 5. Mudar a opção Numeração de página para Iniciar em:, e nesta digitar o número de página correspondente, lembrando que a numeração é contada desde a página de rosto porém é mostrada apenas a partir da introdução.

CABEÇALHO E RODAPÉ Geralmente usa-se o recurso de Cabeçalho e Rodapé para colocar à vista, em cada página, o número da página, o título do documento, o nome do autor, o logotipo da empresa ou o título do capítulo. Estas informações são chamadas de cabeçalho quando estão no topo da página e de rodapé quando estão na base da página. As etapas de criação tanto do cabeçalho quanto do rodapé são as mesmas. Para iniciar o cabeçalho, <clique> na barra de menus em Exibir e <clique> no item Cabeçalho e rodapé. O Word exibe a caixa Cabeçalho e a barra de ferramentas Cabeçalho e rodapé.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

TEXTO COLUNADO Os jornais utilizam muito o recurso de divisão do texto em colunas, esta divisão torna a leitura mais fácil e agradável. No Word, a ferramenta colunas permite que o texto flua automaticamente da parte inferior de uma coluna para a parte superior da outra. Para aplicar o recurso de colunas em seu documento, selecione a parte do texto que quer dividir em colunas, <clique> na barra de ferramentas em Formatar e <clique> no item Colunas. Na caixa de diálogo <clique> nas opções desejadas e <clique> no botão OK.

QUEBRA DE PÁGINA A Quebra de Página é o ponto onde o Word termina uma página e inicia uma nova. A Quebra de Página Automática é aquela que o Word insere quando atinge o final de uma página. A quebra se move conforme você adiciona ou exclui texto, alterando a distribuição do texto nas páginas do documento. A Quebra de Página Manual é a que você mesmo insere. Ela é permanente, independente de como você alterar o texto anterior. Para ser retirada, precisa ser excluída. A Quebra de Página automática de texto termina a linha atual e força o texto a continuar abaixo da figura, tabela ou outro objeto. Para inserir uma Quebra de Página Manual, posicione o cursor na linha que deseja que esteja na próxima página, <clique>, na barra de menus, em Inserir e <clique> no item Quebra. <Clique> na caixa de opção do item e <clique> no botão OK. Ou, utilize o atalho através do teclado, pressionado <CTRL+ENTER>. Para visualizar uma Quebra de Página Manual, ative o comando Mostrar/Ocultar, através do botão da barra de ferramentas Padrão.

INSERINDO ELEMENTOS GRÁFICOS São chamados de elementos gráficos, os desenhos as figuras, os gráficos inseridos no documento. O Word vem com uma galeria de imagens Clip-art para você inserir nos documentos. As imagens Clip-art já vêm desenhadas, coloridas e compostas. Isso faz com que elas estejam prontas para serem usadas, ou melhor, para serem inseridas nos documentos. O MS-WordArt, que acompanha o Word, proporciona ferramentas para você criar textos com efeitos especiais, como girar ou esticar o seu texto para que ele apresente formas mais chamativas. As AutoFormas são um grupo de objetos já criados que incluem retângulos, quadrados, linhas, conectores, setas, símbolos de fluxograma, estrelas, faixas, balões descritivos e muito mais.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

O Word, também possui uma Barra de Desenho que permite a você desenhar qualquer forma concebível com perfeição e depois formatá-la com um conjunto de efeitos especiais.    

AutoFormas Arquivo Clip-Art WordArt

BORDAS E SOMBREAMENTO O Word possui vários recursos para deixar seus documentos mais atraentes, entre eles estão os de bordas e sombreamentos. As bordas são linhas e quadros que você coloca em torno de um parágrafo. Elas podem ser linhas sólidas, duplas, quebradas etc. Você pode colocar uma borda em volta de todo o parágrafo, entre dois parágrafos, em um título ou em torno da página. Você pode utilizar a ferramenta de bordas para: separar colunas ou títulos de texto comum, destacar trechos importantes em um documento, acrescentar uma variedade visual aos títulos e subtítulos, formatar tabelas de um modo atraente e legível, criar molduras interessantes em torno de objetos gráficos, e criar molduras para as páginas do documento. Para aplicar bordas em seu documento, <clique> na barra de menus em Formatar, e <clique> no item Bordas e sombreamento.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

TABELAS Uma das melhores maneiras de apresentar informações ordenadas é utilizando o recurso de tabelas. Uma tabela é formada por linhas, colunas e células. Numa tabela você organiza os itens por colunas e linhas sem precisar calcular tabulações. E, ainda, você pode incluir bordas e linhas em suas tabelas para torná-las mais atraentes. O Word oferece dois caminhos básicos para inserir uma tabela no documento: O primeiro caminho é através do Menu: <clique> na barra de menus em Tabela, aponte para o item Inserir e <clique> em Tabela.

EXCLUINDO E INSERINDO LINHAS, CÉLULAS E COLUNAS À medida que você trabalha com uma tabela, poderá ser preciso incluir ou excluir linhas, colunas ou células. Com o cursor posicionado em qualquer parte da tabela, você terá no menu Tabela os comandos disponíveis para inserção e exclusão de células, linhas ou colunas. No caso da inserção (via menu rápido) de linhas, células ou colunas, a nova linha será adicionada acima da linha selecionada e a coluna á esquerda da coluna selecionada. No caso de remoção de uma ou mais linhas ou colunas, estas deverão estar selecionadas.

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

Via menu você tem como escolher onde quer fazer a inserção de linha ou coluna, ou seja, abaixo, acima, á esquerda ou á direita. Só será possível eliminar uma linha da tabela, através do comando Excluir Linhas do Menu Tabela, ou através do menu rápido (botão direito do mouse). O uso da tecla <DELETE> só removerá o conteúdo das células, existentes na linha selecionada. E, no caso de remoção de uma coluna, o Word une as colunas restantes da tabela, diminuindo o seu tamanho (o tamanho de cada célula é mantido).

MESCLANDO CÉLULAS Às vezes é necessário combinar duas ou mais células, dentro de uma linha, transformando-a em uma única célula. Utiliza-se, este recurso, quando é preciso colocar um título na largura total da tabela. Selecione o número de células que deseja mesclar <clique>, na barra de menus, em Tabela e <clique> no item Mesclar Células. Ou utilize o botão direito do mouse ou ainda o botão da barra de ferramentas.

DIVIDINDO CÉLULAS É possível, dividir uma célula em quantas forem necessárias. Basta, para isso, selecioná-la e <clicar> na barra de menus em Tabela e <clicar> no item Dividir Células, ou utilizar o botão da barra de ferramentas. Ao <clicar> no item, o Word apresentará uma caixa de diálogo, para a definição do número de células em que, a célula selecionada deverá ser dividida. No item Número de colunas você define em quantas divisões verticais, deve ficar a célula selecionada. No item Número de linhas, você define em quantas divisões horizontais, deve ficar a célula selecionada.

Exemplo de Mesclagem de células

Exemplo de Divisão de Célula

2010


PROFESSORA : PATRICIA FREIRE VIEIRA DA CUNHA TUTORIAL: WORD

CONTROLE DE LINHAS ÓRFÃS E VIÚVAS No Microsoft Word é possível fazer o controle automático de linhas órfãs e viúvas. Mas afinal o que são essas linhas?  

Linhas órfãs são as primeiras linhas dos parágrafos que têm as linhas subseqüentes passadas para uma outra página. Linhas viúvas são as linhas que ficam sozinhas em outra página, com o restante do parágrafo na página anterior.

O controle automático pode ser configurado para que não ocorram esses casos, da seguinte maneira no Word 2003: Através do menu Editar > Parágrafo. Na janela escolha a aba “Quebras de linhas e de páginas”, e marque a opção como na imagem:

2010


Tutorial Word