{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade.

Page 1

EX ALLIEVI Newsfl N ewsfl aass h ANO 8 - NÚMERO 33 - PÁSCOA 2019

Eventos atuais religiosas e periódica social da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco

Edição português - (traduções: Nisaury Ventura)

Feliz Páscoa!


MENSAGEM DO REITOR-MOR O vento continua a soprar

S. Francisco Xavier e Dom Bosco dois grandíssimos missionários de ontem e de hohe Há um mês estava eu em Goa, na Índia. Goa é uma joia engastada no majestoso continente indiano. Aqui se encontram as praias de areia mais belas do mundo e os panoramas marinhos mais encantadores.

Entre as palmeiras que bordam o horizonte, entrevia as igrejas construídas nos séculos XVI e XVII. Uma delas é a Basílica do Bom Jesus, que se tornou um centro de pergrinação, sobretudo para os cristãos e os crentes de outras religiões, porque conserva os restos mortais de S. Francisco Xavier, o missionário navarro – discípulo de S. Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas –, que evangelizou o Extremo Oriente.

S. Francisco Xavier morreu na China em 1552, mas as suas relíquias permanecem nesta belíssima basílica, situada ao lado da catedral e da igreja de S. Francisco de Assis. Este edifício para acolher os seus restos morais foi construído entre 1594 e 1605.

Aqui se conserva o seu corpo, que antes foi sepultado numa caixa cheia de cal e dois anos depois transladado, miraculosamente íntegro e intacto, primeiro para Malaca e depois para Goa, onde é recordado e venerado de modo encantador. E ali tive o privilégio, acompanhado por outros salesianos e leigos, de celebrar a Eucaristia no altar sobre o sepulcro deste grande santo missionário jesuíta.

E pedi para celebrar a Missa em honra de S. João Bosco, a implorar a sua intercessão. Porquê? Francisco Xavier foi, provavelmente, o maior missionário da história. Vivendo apenas até aos 46 anos, realizou em 10 anos um trabalho missionário incrível. Aqui em Goa deu início ao seu apostolado de um modo “dombosquiano”: começou pelas prisões e pelas crianças. Percorria as ruas e as praças, convidando as crianças a ir à igreja. Na igreja, ensinava o catecismo às crianças com pequenas canções fáceis e alegres, que ele mesmo tinha composto.

Na história da Igreja, Dom Bosco é sem dúvida outro grande missionário. Por isso a minha celebração eucarística foi simples, comovente e espiritualmente intensa. Apresentei ao Senhor pela a mediação de Francisco Xavier e de Dom Bosco, a missão salesiana no mundo e a nossa opção preferencial pelos rapazes, raparigas e jovens do mundo, especialmente os mais pobres. «Irão os meus filhos por mim»

Alguém poderia perguntar-se porque apresento Dom Bosco como grande missionário, se bem que na realidade ele nunca tenha sido mis-

2

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


sionário “ad gentes”.

Dom Bosco enviou os seus filhos salesianos até aos confins do mundo, mas pessoalmente nunca foi missionário em terras distantes, embora muito tivesse desejado sê-lo. Em inúmeras cartas Dom Bosco escreve que o seu desejo mais ardente sempre fora ir para as missões. «Irão os meus filhos por mim», dizia. É uma verdade extraordinária: Dom Bosco transmitiu o seu forte impulso e o seu fervor missionário ao espírtio da Congregação.

Para falar do grande coração missionário de Dom Bosco, pode bastar este simples dado: quando Dom Bosco morreu, em 31 de janeiro de 1888, os salesianos sdb éramos 754. Naquele momento Dom Bosco tinha já enviado como missionários 20 por cento dos seus salesianos, 153 no total. Se esta não é verdadeira paixão missionária!…

Naquela igreja antiga de Goa respirava eu a força da inspiração missionária e dei graças ao Senhor pelo milagre da missionariedade. O Espírito Santo guiou e acompanhou o trabalho de evangelização em toda a Ásia com os primeiros missionários franciscanos, dominicanos e jesuítas… e também com os filhos e as filhas de Dom Bosco. Atualmente, há 2.786 salesianos sdb na Índia e diversos milhares de irmãs nossas consagradas de diferentes congregações (Filhas de Maria Auxiliadora, Irmãs Missionárias de Maria Auxílio dos Cristãos, Irmãs Catequistas de Maria Imaculada Auxiliadora, etc.). Uma verdadeira e gigantesca operação do Espírito.

Depois da celebração da Eucaristia, aquele mesmo dia teve o rosto concreto dos meus quatro irmãos sdb que acompanhavam um grupo de rapazes retirados da vida errante na rua. Um grupo de 40 rapazes, entre os 10 e os 15 anos, com os quais passámos uma bela manhã. Os seus olhos brilhavam com um uma luz especial. Com os salesianos, estes rapazes sentem-se em casa. Têm aulas, recebem uma formação e uma instrução que lhes abrirá um futuro risonho. Rapazes que sorriam e cantavam magnificamente. Tinham aprendido a dizer em espanhol: «Hola y Hasta la vista!» No fim, despedimo-nos de forma calorosa, com afeto verdadeiro e uma imensidade de fotos-recordação. Os rapazes de Valdocco, 170 anos antes, em Turim, faziam a mesma coisa com o nosso amado Dom Bosco. E o seu coração missionário continua a bater, hoje no coração dos seus filhos e das suas filhas, para que os rapazes do mundo possam encontrar outro Valdocco e outro Mornese. Diante das cândidas praias de Goa, pensava eu na antífona da Festa de Dom Bosco: «O Senhor deu-lhe sabedoria e prudência, e um coração grande como a areia que há nas praias do mar». E tudo é verdadeiro. O coração de Dom Bosco e dos seus filhos não tem fronteiras.

Hoje, com a graça da comunhão entre a Igreja já no paraíso, a Igreja triunfante, e a Igreja que continua a caminhar, que somos nós, cá em baixo, os nossos santos missionários, S. Francisco Xavier e Dom Bosco, continuam a abençoar a missão e a tornar vivo o Senhor para estes povos, e para estes rapazes e raparigas, futuros cidadãos do Reino.

Em Goa, vivi e senti que a recordação dos feitos do passado não se desvanece com o tempo, mas impele como o vento nas velas aspetos essenciais e mais autênticos da vida e da evangelização. Com uma formidável continuidade. Neste mês dedicado a Maria, peçamos à nossa Mãe Auxiliadora que continue a acompanhar a misssão em nome do Senhor em todo o mundo. E que a missão salesiana possa continuar a ser fiel hoje como sempre foi. Don Ángel Fernández Artime Reitor-Mor

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

3


SAUDAÇÃO DO PRESIDENTE Caríssimos Ex-alunos e Amigos de Dom Bosco,

É um grande prazer ter a oportunidade de se comunicar com vocês através do nosso Newsflash. É um dos canais de comunicação mais vistos e compartilhados que usamos entre nós em todo o mundo. Em primeiro lugar, gostaria de compartilhar com vocês algumas ótimas notícias sobre o próximo ano de 2020. Será o ano do 150º aniversário de nossa associação ao lembrarmos o dia da nossa fundação em 24 de junho de 1870, quando o primeiro grupo dos Ex-alunos de Valdocco, liderados por Carlo Gastini, marcaram a celebração da festa de Dom Bosco. Devido a este aniversário especial, a Presidência Mundial decidiu pronunciar o ano de 2020 como o ano do Jubileu para os ex-alunos e amigos de Dom Bosco. Gostaríamos de convidá-los a participar dos preparativos e da celebração que será realizada no próximo ano. Haverá mais comunicação sobre este tema durante este ano e reuniões e atividades em nível internacional e mundial, além das nacionais e locais.

Encorajo-vos a contemplar este próximo ano abençoado e a refletir sobre o que nos tornamos como associação e identidade de ex-aluno e amigo de Dom Bosco nos últimos 150 anos. Ao mesmo tempo, todos somos convidados a pensar e sonhar com o que significa ser um exaluno e amigo de Dom Bosco do século XXI e quais os ex-alunos e amigos de Dom Bosco que queremos ser nos próximos 150 anos. Como este ano será a preparação para este aniversário, também o ano de 2019 é um aniversário em si. Em 1919, também comemoramos o aniversário, quando, pela primeira vez, a organização mundial de Ex-Alunos foi estabelecida como uma Confederação de diferentes federações nacionais sob um Presidente Mundial e uma Presidência. Mais uma vez, é uma oportunidade de celebrar para todos nós. E para refletir também. Como devem as relações entre as Federações Nacionais e a Confederação Mundial? O que podemos dar um ao outro? O que precisamos um do outro?

Eu mesmo estou pensando neste nível de nossas relações para melhorar a comunicação, no conteúdo e criamos uma melhor animação para poder realizar os sonhos de Dom Bosco hoje. Por favor, não esqueça de refletir sobre todos os pensamentos mencionados acima à luz de nossa espiritualidade e fé também. Especialmente desta vez que está perto da Páscoa. Um tempo para não pensarmos apenas no mundo exterior, no trabalho e nos projetos, mas também no interior de nós mesmos. Precisamos equilibrar nossos esforços para criar valores para os outros e alcançar o céu com Dom Bosco. Que o tempo da Páscoa seja um lembrete para todos nós do sacrifício de Deus por toda a humanidade, para que possamos ter uma vida eterna. Podemos também refletir sobre os diferentes sacrifícios em Dom Bosco, ao dar toda a sua vida, saúde e coração para nós - seus filhos e filhas.

Nós, cada um de nós, trazemos nossos próprios sacrifícios todos os dias. À luz de Deus na cruz e na sepultura vazia, nossos sacrifícios e sofrimentos podem receber um significado e um impacto diferentes. Como vocês estão prestes a ler nesta edição do Newsflash, vocês podem encontrar exemplos de amor abnegado e sacrifício pelos outros como aprendemos com Dom Bosco. Encorajo-vos não só a inspirar-se nas páginas seguintes, mas também a envolver-se e a fazer parte do nosso futuro. Compartilhe suas melhores práticas conosco para que possamos compartilhá-las com o mundo inteiro para inspirar e encantar 4

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


Páscoa de Dom Bosco Roma, Itália – Há 85 anos, num dia como hoje, 1º de abril de 1934, SOLENIDADE DA PÁSCOA, Dom Bosco foi declarado Santo pelo Papa Pio XI.

«O infalível Sucessor de São Pedro, sussurrando gravemente as palavras, pronunciou, em seguida, esta fórmula – escreve o P. Eugênio Céria – Decretamos e definimos que o Beato João Bosco é um Santo e o inscrevemos no número dos Santos». O P. Pedro Ricaldone, Reitor-Mor dos Salesianos de então, escreve em mensagem: «Cidade do Vaticano, 1º de abril, às 10h15min – ALELUIA! O Vigário de Cristo acaba de proclamar Santo a Dom Bosco. Que ele abençoe Turim, a Itália e o Mundo».

todos os ex-alunos e amigos de todo o mundo. À medida que crescemos em nossa presença e impacto, enquanto construímos nossa rede de ex-alunos e amigos com quem queremos compartilhar, precisamos sempre tentar melhorar nossos resultados. Passo a passo, estabelecemos nossa equipe de tradutores para os quais estamos procurando novos membros. Gostaríamos de encontrar um tradutor de e para o idioma alemão para que possamos compartilhar e publicar também de e para o idioma alemão. Se é você conhece alguém que está disposto a oferecer suas habilidades e presentes para o serviço de todos nós, sinta-se à vontade para nos contatar através do nosso site. Mais sobre a chamada para tradutor e detalhes de contato você pode encontrar aqui: http: //www.exallievi.org/documents/career/ Desejo-lhes uma abençoada Páscoa cheia de alegria de Jesus ressuscitado e grande momento de ler este novo volume de Newsflash. Em Dom Bosco

Michal Hort Presidente EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

5


O DELEGADO MUNDIAL Somos um povo pascal Meus queridos amigos e ex-alunos,

Que a paz esteja com vocês! Desejo a todos vocês e às suas famílias uma Páscoa muito feliz. Que o Cristo ressuscitado abençoe cada um de vocês e encha seus corações e lares com SUA paz, alegria, otimismo e serenidade. Nós, os ex-alunos do Dom Bosco, somos chamados a experimentar o espírito e a alegria da Páscoa, que é principal para o nosso carisma salesiano.

Voltando às nossas raízes, o Pinardi, em Valdocco, Turim, foi comprado no domingo de Páscoa. Dom Bosco dedicou a primeira capela em Valdocco a Cristo ressuscitado. Ele foi canonizado em 1 de abril de 1934, em um domingo de Páscoa. O espírito, a vida e a missão de Dom Bosco, a história salesiana e as Constituições salesianas estão cheios do espírito de alegria e do otimismo.

Como filhos e filhas de Dom Bosco, deixemos que as palavras de Santo Agostinho se tornem nossas hoje: “Somos um povo pascal e a Aleluia é a nossa canção». Isso significa que somos pessoas cuja fé está enraizada na ressurreição. De fato, a ressurreição de Jesus Cristo é o centro de nossa fé. O apóstolo Paulo disse aos coríntios: «Se Cristo não ressuscitou, a nossa pregação é inútil, e assim é a sua fé» (1 Coríntios 15:17).

A boa notícia da Páscoa é que Jesus Cristo não só ressuscitou na primeira manhã do domingo de Páscoa, mas que ele está gloriosamente vivo entre nós até hoje. A crucificação e o enterro eram reais, mas não eram o fim dele. Basicamente, existem duas maneiras fundamentais pelas quais podemos experimentar isto: 1) experiência pessoal de passar da escuridão para a luz, da superficialidade para a autoconsciência, da apatia e da indiferença para o compromisso e o serviço; 2) a experiência da comunidade de passar da suspeita para o respeito e do egocentrismo para o altruísmo e valorizar a solidariedade com todos.

Em termos práticos, então, "povo da páscoa" significa:

6

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


~ Profundamente enraizando a nossa fé no sacrifício da cruz e na vitória da Páscoa; ~ Saber que a Igreja é o Corpo de Cristo; ~ Encontrar o Senhor ressuscitado e renovar nossa esperança no altar da Palavra e da Eucaristia; ~ Partilhar a nossa esperança exteriormente e tornar-nos uma fonte de alegria e redenção para aqueles que a rodeiam, particularmente para aqueles que sentem descrença e desespero; ~ Ser povo de paz, espalhar a luz, paz do Senhor ressuscitado aonde formos; ~ Adorando com alegria e mostrando gratidão a Deus dando generosamente; ~ Aproximando-se de nossa própria morte e da de nossos entes queridos, lembrando-nos da promessa da ressurreição; ~ Buscando as coisas que estão acima... não as coisas que estão na terra ”(Cl 3: 1-3).

Em 1986, dando a mensagem do Angelus em Adelaide, na Austrália, o Santo Papa João Paulo II, disse:

«Não estamos buscando uma alegria superficial, mas sim uma alegria que vem da fé, uma alegria que cresce através do amor desinteressado, uma alegria que respeita o dever fundamental do amor ao próximo, sem o qual seria impróprio falar de alegria. Percebemos que a alegria é exigente; exige altruísmo; exige prontidão para dizer com Maria: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”». A ressurreição de Jesus coloca nossa vida na perspectiva correta. O refrão da Páscoa Alleluia é uma palavra hebraica com camadas de significado - júbilo e vitória, esperança e coragem, glória e honra, bênção e alegria. Que todos construamos nossa vida pessoal, nossa vida familiar e desenvolvamos as antigas unidades de alunos com essa forte convicção de que o sofrimento não é em vão, que a morte não é o fim de tudo. Que nossas preciosas vidas sejam preenchidas com paz, alegria e felicidade e se tornem instrumentos de Alegria e Paz ao redor. Pe. Jayapalan Raphael Sdb Delegado Mundial, Roma 21 de Abril, Domingo de Páscoa

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

7


EDITORIAL Uma explosão de alegria, em bem ou para o bem Queridos Amigos e Amigas,

Dom Bosco é um santo que usou a inteligência com astúcia, pedindo aos jovens que aproveitassem seus talentos. Para Dom Bosco, o que dá mais sabor à vida é a festa, a felicidade, o bem. Quando menino, ele imita e supera os malabaristas, quando estudante fundou a "Sociedade da Alegria". São Domingos Sávio, a um companheiro solitário que acaba de chegar a Valdocco, diz: «Fazemos a santidade consistir em ser muito felizes e fazer bem o nosso dever».

Quando éramos jovens e frescos da paixão jornalística, eles nos ensinaram algumas regras, mas seguras: contar os fatos mantendo-os separados das opiniões, não confiando cegamente nos informantes e checando as notícias antes de publicá-las. Sobre essas regras, construímos uma vida e talvez uma carreira. Pouco a pouco, no entanto, temos visto essa profissão se transformar em negligência, descuido, naquele terreno vago e perigoso em que se estuda primeiro o efeito que uma notícia pode produzir e depois passa, se é que há algum tempo, para verificá-la. Assim, o negativo é gritado e comentado, enquanto o bem é mantido em silêncio e esquecido. Muitas vezes a resposta decisiva é que fazer o bem não é novidade. Hoje como ontem, os leitores não são conquistados por palavras que surpreendem, mas por exemplos que aturdem. Só o mal é notícia, quase nunca é bom.

Em nossa opinião, no entanto, os meios de comunicação de massa não são destinados a ensinar as pessoas a viver, mas a ajudar as pessoas a entender a realidade em que vivem. Neste contexto, consideramos "EX ALLIEVI Newsflash" uma revista alternativa porque, em sinergia com a Agência Salesiana de Imprensa "ANS", permite que os leitores se sintam representados e envolvidos. Nós só postamos fatos positivos? Sim, porque queremos comunicar o outro aspecto de nossa sociedade, repleto de pessoas comprometidas em transformar o Evangelho em vida e desejando mudar a comunidade à luz da doutrina social da Igreja.

Valiosa é a iniciativa de um professor de uma Escola Salesiana de Ensino Médio na Itália, que decidiu todos os dias publicar no quadro de avisos sob o pórtico do Oratório, folhas com o título "BBN": Banco de Boas Notícias. Quer dar um impulso de alegria, em bem e para o bem. Dar o tempo e o pensamento é a única coisa que todos podem dar aos outros; representa o que não podemos mais ter de volta. É um presente inscrito na eternidade. Feliz Páscoa da Ressurreição!

8

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

Pierluigi Lazzarini


E STRÉIA 2019

“Para que a minha alegria esteja em vós” (Jo 15,11)

A Santidade é também para você I.- DEUS NOS CHAMA À SANTIDADE É evidente que o Papa Francisco, na sua exortação, quer chamar a atenção sobre o que é essencial em nossa vida cristã, ajudando-nos a ter uma visão ampla, sem cair na tentação de perder o horizonte. Por isso, o Papa procura ajudar-nos fazendo um apelo à santidade encarnada no contexto atual, com os riscos, os desafios e as belas oportunidades que Deus oferece no caminho da vida, para que “A minha alegria esteja em vós” (Jo 15,11).

1. A Sagrada Escritura convida-nos a ser santos: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48), e “Sede santos, porque eu, o Senhor, sou santo” (Lv 11,44). A santidade é um dom, um mandamento e uma missão. A santidade é para todos, porque corresponde ao projeto fundamental de Deus sobre nós. Ser santo não é alienar-se de si mesmo ou afastar-se dos próprios irmãos, mas viver a si mesmo numa intensa (e, às vezes, penosa) experiência de comunhão.

xonantes para cada um, nas quais talvez as pessoas não pensem nunca ou pensem pouco.

II. UM APELO À SANTIDADE PARA TODOS 3. Ao longo dos séculos muitos homens e mulheres viveram a santidade, mas somente alguns foram declarados santos. Existem muitos exemplos. O importante é ser santo e não ser chamado de santo. Os santos canonizados são como que a fachada de uma igreja; mas a igreja contém tesouros muito mais preciosos em seu interior, que, contudo, permanecem invisíveis. Essa parte interior, menos visível, é aquela que a Estreia quer convidar a descobrir

despertando a sua sede e nostalgia.

4. A “santidade da porta ao lado” é o apelo universal à santidade: S. Francisco de Sales, Dom Bosco; o Concílio Vaticano II; Jan Tyranowski e Karol Wojtyła à escola de Dom Bosco.

III. DOM BOSCO QUER OS SEUS JOVENS FELIZES NO TEMPO E NA ETERNIDADE 5.Na introdução da Carta de Roma, de 10 de maio de 1884, Dom Bosco escreve aos seus jovens: «Meu único desejo é vêlos felizes no tempo e na eternidade». Ao final da sua vida terrena, essas palavras condensam o coração da sua mensagem aos jovens de todas as épocas e

2. Um Deus próximo que se revela em Cristo: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5); “Dei-vos o exemplo para que façais assim como eu fiz para vós” (Jo 13,15). A santidade não é uma teoria da perfeição moral, mas uma vida conforme a de Jesus. Algumas características da vida de Jesus próximas, concretas, belas, apai-

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

9


E STRÉIA 2019

do mundo todo. Ser feliz, como meta sonhada por todo jovem, hoje, amanhã, no tempo. Mas não só. “Na eternidade” é aquele ‘algo a mais’ que só Jesus e a sua proposta de felicidade, justamente a santidade, sabe oferecer. É a resposta à sede profunda do ‘para sempre’, que inflama todo jovem”.

O mundo, as sociedades de todas as nações, não podem sequer propor o ‘para sempre’ e a felicidade eterna. Deus sim.

Para Dom Bosco tudo isso era muito claro. Suas últimas palavras aos jovens foram: «Dizei aos meus jovens que os espero a todos no Paraíso». Por isso o “Da mihi animas, coetera tolle”.

IV. JESUS, CAROS JOVENS, É A FELICIDADE QUE VOCÊS PROCURAM 6. Esse foi o grande desafio de S. João Paulo II na Vigília de Oração da XV JMJ (2000, Roma – Tor Vergata) quando disse aos jovens do mundo: «Na realidade, é Jesus quem buscais quando sonhais a felicidade; é Ele quem vos espera, quando nada do que encontrais vos satisfaz; Ele é a beleza que tanto vos atrai; é Ele quem vos provoca com aquela sede de radicalidade que não vos deixa ceder a compromissos; é Ele quem vos impele a depor as máscaras que tornam falsa a vida; é Ele quem vos lê no coração as decisões mais verdadeiras que outros quereriam sufocar. É Jesus quem suscita em vós o desejo de fazer da vossa vida algo de grande, a vontade de seguir um ideal, a recusa de vos deixardes submergir pela mediocridade, a coragem de vos empenhardes, com humildade e perseverança, no aperfeiçoamento de vós mesmos e da sociedade, tornandoa mais humana e fraterna». 10

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

V. “SINTO EM MIM O DESEJO E A NECESSIDADE DE SER SANTO” (Domingos Sávio) 7. Notas salesianas sobre a santidade: Nas Constituições dos sdb, fma, ss.cc., e muitos grupos da Família Salesiana. Diversos apelos à santidade no Magistério da Congregação (sdb). Alguns pontos em que a espiritualidade salesiana pode dizer muito: • Santidade é o florescimento do humano. Onde há um santo, vê-se o homem e a mulher (cf. Padre Rinaldi às VDB, para serem verdadeiras mulheres, com um toque de feminilidade, etc.) • Santidade e comunidade: fazer-se santos juntos. • Santos com: santos para os jovens, mas sobretudo santos com os jovens. Em certo sentido, é totalmente lógico que Domingos Sávio tenha sido o primeiro canonizado depois de Dom Bosco, ou seja, os frutos da santidade dos Salesianos são os jovens santos, e a santidade dos jovens é como que o indicador retroativo da santidade dos membros da nossa Família Salesiana. • Santidade e famílias feridas; santidade e limitações pessoais (Francisco Convertini, Inácio Stuchlý, etc.); santidade de limitações biográficas, históricas, sociais... Não há nenhuma condição pessoal, biográfica, histórica que seja empecilho para a santidade. • A santidade juvenil... jovens santos e juventude dos santos (cf. n. 214 do Instrumentum Laboris do próximo Sínodo) VI. A SANTIDADE VIVIDA NO CARISMA SALESIANO 8. A mensagem da santidade em fase de reconhecimento ajuda a reler e integrar o carisma salesiano. ~ Dimensão missionária: missionários em

sentido estrito; missionários “de volta” ao seu país (Stuchlý); pessoas às quais foi proposto ser missionárias, mas que optaram por permanecer (Zeman)... ~ santidade dos Salesianos bispos ~ santidade com tonalidade mariana explícita (muitas belíssimas figuras de FMA, e também Zeman, Stuchlý, Lustosa, etc.) ~ santidade com carisma fundacional... ~ a santidade dos Salesianos Coadjutores (Zatti, Srugi, Sándor, etc.) ~ a mensagem dos mártires nos anos antes e depois do Bicentenário (Sándor, Zeman, P. Rodolfo Lunkenbein e Simão Bororo, Comini…) ~ dimensão oblativa e vitimal como encarnação do “coetera tolle” (Augusto Czartoryski, André Beltrami, Luís Variara, Ana Maria Lozano, Laura Vicuña, Alexandrina Maria da Costa, etc.). Essa dimensão explicita-se de muitas maneiras:

• no sofrimento físico ou no imobilismo forçado • na separação ou no afastamento de dinâmicas comunitárias • na incompreensão dos superiores (Variara, Zeman, Della Torre, etc.) • na impossibilidade de realizar os próprios projetos por causas externas (Vicuña, Lozano…) ou pela saúde (Zatti, etc.) • na herança sofrida das próprias famílias de origem (Laura Vicuña, Braga, Stuchlý, que perde o pai de modo dramático, etc.) • na explícita participação e conformação aos sofrimentos de Cristo (Alexandrina, Vera Grita, etc.) • santidade salesiana e contemplação...

(Continue na próxima edição)


R EGIÕES

Argentina

Os ex-alunos da América estão com o papa Francisco (ANS - Buenos Aires)

As Federações dos ex-alunos (as) de Dom Bosco e das ex-alunas e ex-alunos das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) do continente americano elaboraram e assinaram um documento no qual manifestam o seu apoio ao pontificado de Francisco, que os incentiva para o Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, a JMJ no Panamá e o próximo vértice antipedofilia. «Vivemos em um contexto eclesial único e irrepetível para os jovens», dizem eles. O carisma salesiano, 131 anos após o "nascimento ao Céu" de Dom Bosco, encontra continuidade no Papa Francisco. Este processo é reivindicado, por leigos e leigas da realidade salesiana do continente americano, por meio de um documento, que também cita o Reitor-Mor, responsável pela segunda maior Congregação do sexo masculino no mundo, e o primeiro Papa latino-americano da história, de raízes salesianas e ordenado sacerdote na Companhia de Jesus.

ocupar espaços, como indicado na Evangelii Gaudium", prosseguem os ex-aluno e ex-alunas do Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Haiti, Canadá, Chile, Uruguai e Estados Unidos.

Os ex-Alunos e ex-alunas dos dois institutos da Família Salesiana acreditam também que o recente Sínodo, "de inconfundível sabor salesiano" e a presença "efetiva e afetiva", advertiu o desejo dos jovens de serem ouvidos e acompanhados enquanto circulam ao longo das modernas "rodovias da vida", em velocidades que muitas vezes não permitem prestar muita atenção "aos outros".

Para as Federações dos ex-alunos (as) de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora da América «não estamos à deriva: navegamos sob a orientação da Auxiliadora, com os bolsos vazios e longe das tentações do diabo, sem sensacionalismos ou superficialidades». Por isso, pedem aos salesianos que se tornem «geradores de tendências na atual era digital, cuidando de nosso caro carisma em todos os detalhes».

Enfim, para aprofundar a empatia com os jovens, há a necessidade de acompanhar "as gerações dos Millennials e Z". Por Lucas Schaerer - Buenos Aires

Fonte: La Stampa

A obra de Dom Bosco se desenvolveu na Argentina, o primeiro país do primeiro continente fora da Europa onde se instalou; foi nestas "sociedades áridas – assim expressam os leigos das realidades salesianas – que ele nos ensinou a servir os outros e a iniciar processos mais do que

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

11


J UBILEU

DOS EX - ALUNOS

Carta/Convite do Presidente da Confederação Mundial

24 de junho de 2020 150 anos da nossa associação Caríssimos Presidente e membros da Presidência Nacional dos Ex-Alunos,

Estou lhes escrevendo com alegria em meu coração pela celebração do 150º aniversário de nossa Associação. No dia 24 de junho de 1870, quando o primeiro grupo de ex-alunos visitou Dom Bosco para marcar seu onomástico e agradecer-lhe pelo inestimável dom da educação e da amizade, começou a história dos ex-alunos. A partir do famoso presente de xícaras de café - "tazzine" agora, depois de quase 150 anos, somos chamados a refletir o passado, a aproveitar o presente e a planejar desafios futuros. Gostaria de convidar os ex-alunos de todo o mundo para se prepararem e celebrarem este aniversário especial. Por ocasião do 150º aniversário de 2020, a Presidência Mundial dos Ex-Alunos decidiu anunciar o Ano Jubilar dos Ex-Alunos de Dom Bosco. O Ano Jubilar terá início no dia do aniversário em 24.06.2020 em Turim - Itália com o nosso atual Dom Bosco, o Reitor-Mor da Família Salesiana, durante a celebração do Onomástico de Dom Bosco.

O Ano Jubilar é um ano de reflexão, celebração e planejamento. Queremos agradecer a Dom Bosco e a nossa mãe Maria Auxiliadora por todas as bênçãos que recebemos nos últimos 150 anos. Gostaríamos de trazer e apresentar o que temos e o que somos à Família Salesiana, à Igreja e ao Mundo. Novas iniciativas, projetos e ideias serão compartilhados e apresentados. Ao mesmo tempo, o 150º aniversário é um momento muito importante para repensar nossa identidade e estabelecer padrões e responder à pergunta: O que significa ser um exaluno de Dom Bosco no século XXI? Que tipo de associação queremos ter nos próximos 150 anos para crescer, construir redes melhores, trazer novos projetos e ser sal da terra e luz do mundo de hoje?

O Ano Jubilar terminará na Assembleia Mundial dos Ex-Alunos, programada para 2021, onde gostaríamos de reunir todos os resultados e saídas do Ano Jubilar e reuni-los num manifesto sobre os ex-alunos de Dom Bosco no século XXI. Encorajo-vos, meus queridos amigos, a iniciar sua preparação para este momento extraordinário e abençoado de nosso aniversário.

12

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


J UBILEU DOS EX - ALUNOS

Capela Pinardi em Valdocco

Encorajo-vos a preparar as suas próprias atividades e celebrações nacionais e locais. Ao mesmo tempo, convido-vos a fazer parte das celebrações internacionais em várias oportunidades, a juntar-se ao movimento mundial dos ex-alunos e a conhecer a nossa alegria e gratidão que temos nos nossos corações. Agora até mais de 150 anos atrás. O ano de 2019 será, entre outras atividades, um importante momento de preparação para as próximas celebrações.

A Presidência Mundial compartilhará com você novas sugestões, propostas e ideias, e também pediremos suas opiniões e ideias. Gostaríamos de refletir sobre a identidade e a missão do ex-aluno de hoje e, para esse processo, gostaríamos de convidar todos vocês. Para criar resultados, motivar uns aos outros e trazer tudo isso para a vida.

Queremos refletir sobre o esquema que chamamos de 3P dos ex-alunos de identidade e missão - Pessoal, Profissional e Pastoral. Todas estas partes da nossa vida trazem diferentes necessidades, desafios e abordagens para nós, como ex-alunos, e ainda como membros da Família Salesiana, que veem nos jovens, especialmente nos mais necessitados, um destinatário especial de nossa atenção e ações. Vamos repensar isso em nível pessoal, local, nacional, mas também mundial.

Nós, como presidência mundial, iremos informá-lo em breve sobre os próximos passos na questão do próximo ano do Jubileu e forneceremos tudo o que for necessário também em todas as nossas línguas oficiais.

Caros amigos, sinto-me muito feliz por estarmos vivendo nestes tempos, que testemunhamos os frutos dos sonhos de Dom Bosco, quando nós mesmos podemos ser e nos tornar este fruto. Como nossa história começou com xícaras de café, eles precisam ser preenchidos com nosso amor, gratidão e vontade imortal de sermos Bons Cristãos e Cidadãos Honestos. Em Dom Bosco Michal Hort

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

13


I NICIATIVAS

Itália

1 Expo Lombriasco 2019 Feira Internacional de AgriCultura Juventude entre presente e futuro ra

Encontro entre as Escolas Agrotécnicas Salesianas do mundo

A primeira edição da "Expo Lombriasco 2019 - Feira Internacional de AgriCultura" nasce na terra de Dom Bosco, com a força do entusiasmo, um encontro de Escolas Agrotécnicas Salesianas no mundo.

Um evento, concebido e organizado pela Escola Agrotécnica Salesiana de Lombriasco (TO) e pela Associação Plaza Argentina, que acontecerá no Instituto em outubro próximo, com o tema "inovação, sustentabilidade e agricultura social ". Um evento único que permitirá às Escolas Agrotécnicas Salesianas de todo o mundo se conhecer e discutir diferentes temas (culturais, educacionais, espirituais, científicos, técnicos e socioeconômicos), a fim de gerar uma rede internacional de jovens agricultores, que no espírito de Dom Bosco, podem contribuir para um futuro sustentável da agricultura, respeitando a natureza da terra e dos povos, como o próprio Santo Padre

14

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

indicou na encíclica "Laudato Si".

«Nada neste mundo deve ser indiferente a nós» (Papa Bergoglio).

O objetivo da primeira edição da "Expo Lombriasco 2019" é envolver escolas de mais continentes, trabalhando para superar todas as dificuldades (viagens e logística) que, especialmente para os países mais pobres, podem determinar a impossibilidade de participar.


I NICIATIVAS

"Rede I.S.A. - M.G.:Educação e Desenvolvimento na Agricultura, para o mundo da juventude" Juntamente com um grupo de empresários agrícolas de Monferrato Asti e inspirado no tema da Expo-Milão 2015 "Alimentando o planeta, energia para a vida" e o Bicentenário do nascimento de São João Bosco, filho desta terra de Monferrato e seus valores mais profundos e generosos, nos encontramos compartilhando um Fórum internacional com representantes de algumas Escolas Agrícolas Dom Bosco do mundo, portadores de um curso profissionalizante de nível Superior.

Para coordenar o nosso caminho foram os Salesianos responsáveis pela Missionary Museum Colle Don Bosco pelo padre Egídio Deiana e agora Escola Agrotécnica Lombriasco Salesiana com o diretor Don Marco Casanova, a associação Plaza Argentina - AT Daniel Ormeno (referente eo coordenador operacional caminho da "Solidariedade de Dom Bosco: jovens agricul-

tores", em diálogo com as Escolas Agrotécnicas Salesianas no mundo), representantes de UniAstiss (Dr. Francesco Scalfari, universitário de referência cultural para Asti e Monferrato), da Câmara de Comércio Asti, o município de Castelnuovo Dom Bosco e, acima de tudo, um grupo de empresários do setor agrícola, querido pelas tradições de Dom Bosco.

Eles, então, acrescentados os de valor entre as universidades, como a Universidade dos Estudos de Turim DISAFA (entre em contato com Dr. Vittorino Novello) e da Universidade de Piemonte Oriental (entre em contato com o Dr. Enrico Ercole), o Instituto de Agricultura John Penna di Asti (referindo-se ao Prof. Renato Parisio); do mundo da pesquisa científica o CREA de Asti (referindo-se à Dra. Emilia Garzia Moruno) e a equipe Scattol'8 srl para inovação na agricultura. O conhecimento de nossas atividades e a

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

15


I NICIATIVAS

sensibilidade de treinamento de cada um nos levou a elaborar e propor um projeto colaborativo que acreditamos ser útil ao Monferrato, italiano e aos países onde a missão educativa Dom Bosco opera, sobretudo através das escolas de formação em Enologia, Agricultura, Melhoramento, Transformação e Catering.

A criação deste grupo propõe: 1. oferecer oportunidades de estágio em nossos locais de trabalho e cultura para jovens, estudantes e operadores.

Para a realidade educacional Monferrina oferece a disponibilidade de UniAstiss, a Universidade de Turim DISAFA, a Universidade de Piedmont Oriental, o Instituto de Agricultura Penna de Asti, o instituto de pesquisa CREA de Asti; para a realidade salesiana existem as Universidades do Brasil, Argentina e das Escolas de Ensino Superior do Chile, México, Peru, Venezuela, Colômbia, Equador, Filipinas, Gana, França, Albânia, Irlanda, Bélgica. 2. oferecer aos jovens estudantes a possibilidade de intercâmbios culturais vol-

16

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

tados para o aprimoramento das diferentes competências profissionais requeridas na agricultura, dialogando com as questões de biodiversidade, biotecnologia e sustentabilidade dos recursos (Projeto de processamento de salsichas iniciado no ano passado na Escola Agrícola Salesiana de Linares no Chile e a produção curta de queijos frescos na Argentina e no Chile).

3. promover o intercâmbio de conhecimentos (estagiários, visitantes, turistas) e promover o intercâmbio comercial entre os produtores no trabalho dos produtores Dom Bosco e Monferrini, visando a abertura de oportunidades comerciais a outros centros de produção, num espírito de conhecimento e cooperação; superando as competições. (Percurso de 27 estudantes da Escola Agrícola Salesiana de Lombriasco, nas Escolas Salesianas Agrícolas de Córdoba e Mendoza, na Argentina, e 9 estudantes da mesma Escola de Lombriasco, na Escola Agrícola Salesiana de Ressins, na França; experiências iniciadas no contexto da alternância escola-trabalho).


I NICIATIVAS

No outono de 2017 recebemos a Escola Agrícola Salesiana de Ressins-França na Escola de Lombriasco e o Instituto Agrícola G. Penna de Asti; em outubro de 2018 a visita de estudantes do EAS Colonia Vignaud Cordoba-Argentina. Projetos em andamento são entre o Instituto CREA de Asti e INTA de Mendoza, juntamente com a Universidade de Turim DISAFA e UNCuyo para o setor vitivinícola. 4. tornar-nos disponíveis para projetos de emprego juvenil na agricultura. Aberto a inovações em cooperação, agricultura social e doméstica.

5. tornar-nos disponíveis para a formação de jovens em restauração, acolhida e hospitalidade, para que os jovens possam saber onde são cultivados os procedimentos de produtos agrícolas representativos, que eles usarão na cozinha, e para a promoção da qualidade e valor turístico do território. A Escola Agrícola Salesiana de Lombriasco, a Associação Plaza Argentina, as Universidades, os Institutos de Pesquisa e a

Escola Agrícola G. Penna di Asti são o coordenador e ponto de referência no percurso operacional desta proposta. É uma proposta que gostamos de compartilhar com instituições e organizações locais (que estão disponíveis desde o início para indicar entre seus membros um lugar onde eles podem experimentar "treinamento no trabalho" para os alunos), com representantes de outros Países sensíveis ao projeto educacional de Dom Bosco em benefício da juventude e aberto à colaboração internacional. Da Colina, onde nasceu Dom Bosco, ao planejamento e ativação de experiências junto à Escola Agrícola Salesiana de Lombriasco, que tem presença significativa no Piemonte e no Vale de Aosta, através da formidável rede de seus ex-alunos, a Associação Plaza Argentina, para as conexões com as Escolas Agrícolas Salesianas do mundo e com todos os membros desta rede, convidamos você a caminhar conosco para dar aos jovens a oportunidade de aproximá-los da terra a cada vez. Daniel Ormeno

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

17


N OTÍCIA

Peru

Reconhecimento ao padre Luis Fassio

Ayacucho, Peru - janeiro 2019

Em um gesto de gratidão e admiração, alguns ex-alunos de Dom Bosco de Ayacucho reuniram-se para homenagear o fundador e diretor do instituto por 10 anos, o salesiano, padre Luis Fassio. Pelo 50º aniversário de sua morte, dedicaram a ele o grande teatro do colégio.

Ex-alunos recordaram a importante presença do padre Fassio em meio a centenas de jovens e afirmaram: «Somos seus filhos, ele foi, para nós, mestre e guia».

Índia

Visita do cardeal salesiano Charles Maung Bo

Kolkata, Índia - março de 2019

Um grupo de ex-alunos salesianos coordenou a visita do cardeal salesiano Charles Maung Bo, arcebispo de Yangon, Mianmar, nos dias 7 e 8 de março, em Kolkata. O Cardeal Bo visitou a cidade por motivos familiares e também se encontrou com seus antigos Superiores e Salesianos da Inspetoria de Calcutá (INC) e com o arcebispo de Calcutá, dom Thomas D'Souza. Ele também visitou o histórico santuário mariano de Bandel, junto com seu irmão e sua família. No dia 7 de março, o cardeal Bo também encontrou-se com o padre Sebastian Alencheril e o padre Thomas Polackal, exinspetores da INC, e o atual Iinspetor, padre Nirmol Gomes, junto ao Conselho Inspetorial. Além disso, ele também foi convidado de honra da "Intercultural Poetry and Performance Library", no evento dedicado ao Dia Internacional da Mulher. 18

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


N OTÍCIA

Para melhor Desenvolvimento e Comunicação

Japão

A marca Novo Folheto e o site dos ex-alunos de Dom Bosco Japão

Tóquio, Japão, 28 de fevereiro de 2019

A Federação Japonesa dos Ex-alunos de Dom Bosco, presidida pelo Presidente Hiroshi Yoshida (assessor honorário da Associação de Ex-Alunos Osaka Seiko Gakuin) acaba de publicar sua brochura oficial e seu site em fevereiro pela primeira vez desde que foi fundada em 2015.

O panfleto e o site contêm uma introdução aos Ex-alunos do Dom Bosco, às escolas salesianas e suas associações estudantis no Japão, à promessa e oração do Ex-aluno (versão japonesa) e à solicitação de doações.

É claro que, no site, você pode ler as últimas notícias importantes da Federação Japonesa e Mundial e da Família Salesiana. Il volantino è ora distribuito agli studenti alle cerimonie di laurea di ciascuna scuola salesiana con un distintivo degli Ex allievi di don Bosco nella sua versione giapponese.

O panfleto é agora distribuído aos alunos das cerimônias de formatura de cada escola salesiana com um distintivo dos Ex-alunos de Dom Bosco em sua versão japonesa.

O novo folheto e website são projetados para contribuir para o desenvolvimento da Federação Japonesa e para ajudar os ex-alunos a aprender e se conectar com suas escolas maternas. The Website URL: https://exdb.jp/

大川 千寿 (OKAWA, Chihiro) é o secretário da EXDB no Japão. Membro da equipe de comunicação social SDB da Província do Japão e professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Kanagawa. Chihiro Okawa, EXDB

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

19


N OTÍCIA

Timor Leste

V Congresso Nacional dos Ex-Alunos de Dom Bosco

De 21 a 23 de dezembro, a Federação Nacional dos Ex-Alunos de Dom Bosco de Timor Leste realizou seu V Congresso para eleger a nova liderança e definir a estrutura para o período de 2018-2023. O evento contou com a participação de 115 pessoas, provenientes de nove associações locais, e do padre Apolinário Neto, Superior da Visitadoria do Timor-Leste (TLS). Fuiloro, Timor Leste, 24 de dezembro de 2018 A Federação Nacional dos Ex-alunos do Dom Bosco em Timor-Leste realizou o seu 5º Congresso para eleger novas lideranças e a sua estrutura para o período da Federação Nacional de 2018-2023 em Fuiloro, Lautem. O congresso realizou-se ao longo de três dias, de 21 a 23 de dezembro de 2018, envolvendo 115 participantes de 9 associações locais (Centros), nomeadamente: Dili, Maliana, Baucau, Fatumaca, Venilale, Laga, Quelicai, Fuiloro e Lospalos.

A abertura oficial começou com a Eucaristia no primeiro dia, seguida pela revisão dos regulamentos do congresso liderados por Gregorio Ferreira da Silva como o

20

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

presidente do comitê organizador e sua equipe. Para garantir o êxito do congresso, o fórum nomeou 3 delegados para a presidência: Gualdino da Silva (Dili como presidente), Maria Ligia (Fuiloro como vice-presidente) e Mateus Ferreira (Dili como secretário). Outra equipe foi o comitê eleitoral, composto por: Sr. Acacio Guterres (Secretário Geral da Federação Nacional), Augusto Ximenes (Presidente da Associação Baucau) e Padre Mario do Rosário, SDB (Delegado Nacional dos Ex-alunos de Dom Bosco). Durante o congresso houve três apresentações: 1. O Provincial de TLS, P. Apolinario Ornai Neto, SDB, sobre a missão dos ex-alunos e a mensagem do Reitor-Mor.


N OTÍCIA

2. Delegado de Pastoral Juvenil, P. João da Costa Boavida, SDB, sobre o que os ex-alunos podem fazer pelos jovens e pelos pobres, 3. Conselheiro JEX (Jovens Ex-Alunos) Ásia-Oceania, Alberto Alves Piedade, sobre o relatório sobre animação na região EAO, bem como as prioridades da Confederação Mundial para incentivar novas lideranças a adotarem e trabalharem em conjunto para alcançar os resultados esperados. A revisão dos Estatutos teve lugar e um artigo foi adicionado para criar o Vice-Presidente para a Juventude, entre outras alterações. Em seguida, o comitê eleitoral apresentou três conjuntos de candidatos para Presidente e Vice-Presidente para a Juventude, aprovados pelo Provincial da TLS. Os candidatos foram os seguintes: Sr. Agustinho Gonçalves e Sr. Venancio Frei-

tas; Alexandre Freitas e Azevedo Marçal e Agustinho Gonçalved e Alberto Piedade. O Sr. Alexandre Freitas e o Sr. Azevedo Marçal foram eleitos como Presidente da Federação Nacional (NFDBPP) de TimorLeste e Vice-Presidente da Juventude para o período de 2018-2023.

A nova liderança apresentou seus 7 programas pontuais baseados nas 7 prioridades da Confederação Mundial. A cerimônia de encerramento foi marcada pela instalação formal da nova liderança durante a celebração da Eucaristia para o 4º domingo do Advento, celebrado pelo Pe. Apolinario Ornai Neto, SDB.

Nós parabenizamos os Ex-alunos de Dom Bosco do TLS: o caminho deles parece um bom modelo para outras Federações de Ex-Alunos. Parece que a Federação TIMOR LESTE está caminhando para um maior progresso e mais programas para ajudar muitos jovens pobres. Alberto Piedade

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

21


N OTÍCIA

Filipinas

Levando Jovens à Sétima Arte: V “Don Bosco Film Festival”

(ANS – Makati City)

Dezenas de jovens e apaixonados de cinema participaram, no dia 23 de fevereiro último, da cerimônia de premiação da 5ª edição do ‘Don Bosco Film Festival’ (DBFF), promovido pela Inspetoria salesiana São João Bosco, das Filipinas Norte (FIN), no “Joy Center” do Instituto Técnico Dom Bosco, em Makati City. Coordenada no palco pelos salesianos P. Juvelan Samia SDB e Diácono Jerome Quinto SDB, ambos membros da Comis-

22

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

são para as Comunicações Sociais da Inspetoria FIN, a edição deste ano viu crescer ainda mais o número das presenças salesianas, representadas pela participação, pela primeira vez, das casas de Batulao; da paróquia salesiana Santa Rosa (Laguna); e da “Don Bosco Academy”, de Bacolor (Pampanga). Depois da execução do hino Nacional, das boas-vindas pelo P. Bernard Nolasco, Delegado de CS, e de uma oração musicada pelo “Coro Dom Bosco” – conjunto de vozes exclusivamente masculinas, que


N OTÍCIA

anima a Liturgia na Paróquia salesiana de Makati City – falou o diretor de cinema filipino Kip Oebanda, Ex-aluno de Dom Bosco e Membro do Júri do DBFF.

O Sr. Oebanda exortou os jovens alunos salesianos presentes à sessão, a usar do seu talento e paixão pelo cinema, para produzir histórias úteis, que possam realmente servir ao bom interesse da sociedade. «Como cineastas – disse – tendes a grande responsabilidade de usar deste instrumento para servir aos autênticos va-

lores da vida». Enfim, depois do visionamento de um breve vídeo que repercorreu as precedentes edições do DBFF, tiveram início as premiações segundo as categorias previstas (prêmios quer técnicos, quer artísticos) nas secções de breves mensagens publicitárias, de documentários, de curtas-metragens). Entregues, além disso, dois prêmios especiais: para o mais votado pelo público e para aquele que foi votado pela Editora Salesiana local.

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

23


N OTÍCIA

Já em sua quinta edição, o DBFF continua a motivar os jovens a tornar-se atentos observadores e narradores da realidade que os rodeia. E cresce outrossim na consideração da sociedade circunstante e dos patrocinadores. Fonte: AustraLasia

24

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


N OTรCIA

EX ALLIEVI Newsflash - Pรกscoa 2019

25


N OTÍCIA

Paquistão

Festa de Dom Bosco em Lahore Lahore, Paquistão - 31 de janeiro de 2019

A comunidade salesiana do "Don Bosco Technical and Youth Center" de Lahore celebrou a festa de São João Bosco.

O evento foi presidido por dom Sebastian Shaw, arcebispo de Lahore, e contou com a presença de importantes representantes do governo paquistanês, diretores de institutos técnicos de Lahore, o pastor de Youhanabad, o diretor do seminário diocesano, religiosos, ex-alunos, professores, estudantes, familiares e amigos.

Depois da Eucaristia, houve uma representação artística do sonho dos nove anos, uma apresentação do trabalho realizado pelos salesianos desde a sua fundação, danças e apresentações elaboradas pelos alunos e professores.

Uma parte especial da noite foi uma homenagem significativa oferecida por ex-alunos em homenagem ao salesiano padre Pietro Zago, falecido em 28 de dezembro de 2017, fundador das duas obras salesianas no Paquistão.

P. Pietro Zago

Dos seus quase 83 anos de vida, P. Zago gastou 62 deles como missionário, servindo os jovens da Índia, Indonésia, Timor Leste, Filipinas, Papua Nova Guiné e, enfim, Paquistão – onde gastou os últimos 18 anos de sua vida, fundou as duas obras atualmente existentes no país (Quetta e Lahore) e contribuiu incansavelmente para o apoio a refugiados e pobres e a reconstrução de aldeias depois do terremoto de 2005 e as aluviões de 2010. 26

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


N OTÍCIA

Tailândia

Associação de Ex-Alunos acompanha estudantes budistas em suas práticas espirituais Hua Hin, Tailândia - março de 2019

Entre os dias 9 e 23 de março, 66 estudantes budistas da escola salesiana Saeng Thong em Hat Yai, na Tailândia, seguem o caminho das práticas espirituais para a ordenação monástica. Quem os acompanha neste percurso de purificação que acontece no templo budista de Hat Yai, são os jovens da Associação de Ex-Alunos.

A Associação, que colabora com a comunidade pastoral educativa e com a administração escolar, foi também a organizadora do evento.

Nas escolas e na Família Salesiana de Hat Yai, a maioria dos estudantes e ex-alunos salesianos é de religião budista.

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

27


N OTÍCIA

Malta

Programa de formação para mentores

Sliema, Malta - abril de 2019

No âmbito do programa Erasmus +, financiado pela União Europeia, denominado "Mentorpower", a Federação dos ExAlunos de Dom Bosco e os Amigos de Dom Bosco Malta, organizaram um programa para formar mentores de jovens desabrigados ou sem apoio familiar.

O curso contou com a participação de 30 pessoas da Itália, Eslováquia, Malta e Irlanda, que se reuniram entre os dias 27 de março e 1 de abril.

O programa "Erasmus + MentorPower Project" visa construir uma parceria estratégica e de colaboração para aprofundar a capacidade de proteger os jovens, de acordo com o carisma salesiano.

No próximo verão, os ex-alunos malteses abrirão uma nova casa chamada "Residenza Marvelli", destinada a jovens sem moradia.

28

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


N OTÍCIA

Brasil

Voluntariado missionário com acadêmicos de Medicina completa 10 anos (ANS – Meruri) – Os acadêmicos de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Santos, SP, realizaram nos dias 15 a 25 de janeiro a décima expedição do Projeto Acadêmico de Assistência aos Povos Indígenas (PAAPI).

Criado em 2009 com o objetivo de prestar assistência básica à saúde, coletar dados em visitas domiciliares e promover ações por meio da medicina preventiva, o projeto reuniu, nesta edição, 34 voluntários para promover saúde e solidariedade nas aldeias de Meruri (cultura Bororo) e Sangradouro (cultura Xavante). O projeto é independente e financiado pelos próprios alunos, com arrecadação em promoções e eventos.

Acompanhados pela médica Marcella Rolim, ex-aluna salesiana, os futuros médicos montaram um ambulatório nas aldeias para atender a população e falar sobre os cuidados gerais com a saúde e com a higiene pessoal. Aproximadamente sete mil medicamentos e 600 kits de higiene foram entregues pelos voluntários nas duas aldeias. Mulheres grávidas e crianças receberam vitaminas e a médica examinou as pessoas que tinham queixas. «Nós fizemos visitas domiciliares, nas quais realizamos a anamnese e o exame físico de todos que nos receberam, perguntamos sobre o que eles sentiam, se

havia alguma queixa, histórico médico ou doença, aferimos pressão e vimos a glicemia dos diabéticos e de quem estava com sintomas de diabetes. Fizemos palestras na missão sobre doenças como hipertensão e diabetes, depressão, alcoolismo. Todos os dias brincamos com as crianças e oferecemos lanche, depois disso, elas escovavam os dentes com os kits de higiene que levamos», detalhou a acadêmica Cindy Buchmann, que coordena o projeto junto às colegas Silvana Nardi, Bruna Bossi, Julie Kinoshita e Maria Eduarda Bormann. Toda organização antes da viagem ficou a cargo das alunas Natália Santana e Rafaela Saragiotto.

Essa é a primeira vez que a Dra. Marcela participa do projeto como médica formada. Ela já havia feito a expedição missionária em 2014, como acadêmica do quarto ano de Medicina.

«Conheci o projeto graças a amigos da faculdade e me apaixonei. Quando cheguei de fato à aldeia tive ainda mais uma surpresa: ser acolhida pela Missão Salesiana! Uma feliz coincidência, já que estudei minha vida toda em colégio Salesiano e fiquei feliz em poder retribuir todos os ensinamentos e valores que ajudaram em minha formação e a chegar onde estou hoje». De acordo com a estudante Daniela Saad, os acadêmicos partem com a missão de transmitir um conhecimento aos povos indígenas, mas são eles que levam para casa uma lição de vida. «O PAAPI nos proporciona dez dias para ajudarmos da melhor maneira possível os povos indígenas do Mato Grosso, mas a verdade é que esses poucos dias já são o suficiente para aprender a valorizar mais a nossa vida. Que lição de vida, gratidão e emoção», descreveu.

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

29


N OTÍCIA

Eslováquia

Ex-alunos viajaram pelo mundo juntos

No outono de 2018, durante a sexta edição do evento favorito dos Ex-alunos, os ex-alunos e suas famílias partem para uma viagem de aventura pelo mundo. No fim de semana de experiências intensas, eles participaram de atividades de entretenimento, esportes, relaxamento e espiritual. 140 participantes - dos quais cerca de 30 famílias de Ex-alunos, 70 crianças, várias pessoas, salesianos, um representante dos Salesianos Colaboradores e um convidado especial - voltaram a se encontrar depois de dois anos no tradicional local de castá - Papiernicka. Dom Tadeusz Rozmus, Salesiano da Polônia, Conselheiro Regional da Europa Central e do Norte, chegou de Roma.

O tema do fim de semana foi a Viagem ao Redor do Mundo. Casais realizaram diferentes tarefas em uma viagem conjugal, refletindo sobre os sonhos de seus viajantes e verificando seus conhecimentos, finalmente completando sua jornada em um encontro romântico. As crianças aprenderam sobre países na curta cena introdutória por animadores e em oficinas criativas.

30

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

Entre outras coisas, eles também experimentaram uma catapulta e tentaram atirar flechas de um arco, como na pradaria americana. Eles demonstraram suas máscaras, que representavam não apenas países diferentes, no baile de máscaras da noite.

Uma palestra cheia de conselhos do Beato Anka e de Dom Tito, a adoração diante do Santíssimo Sacramento e a Santa Missa cotidiana fortaleceram o espírito. Outra parte do fim de semana foi a Assembleia Geral. A mesma aprovou uma nova redação dos estatutos e elegeu novos membros do Comitê Executivo da Associação.

Décimo quinto centro de Ex-alunos estabelecido em Prešov, 59 novos membros se juntaram às suas fileiras Cada vez mais residentes de Prešov, na Eslováquia, começaram a identificar-se com o slogan “dar por gratidão”. A gratidão pela orientação salesiana resultou em um novo Centro de Ex-alunos que foi estabelecido em Prešov em 8 de dezembro de 2018, na festa da Imaculada Conceição. Cinqüenta e nove novos membros se juntaram aos ex-alunos. Tendo recebido os decretos das mãos do ex-presidente dos ex-alunos, Robert Mruk, os recém-admitidos ex-alunos rezaram juntos a oração do Ex-aluno com grande alegria.


N OTÍCIA

A admissão ocorreu em um ambiente familiar; Salesianos, Colaboradores Salesianos e Representantes da ADMA de Prešov participaram da cerimônia. Atualmente, os Ex-alunos de Prešov trabalham com os Salesianos como animadores em clubes, como treinadores de futebol, distribuidores especiais da Comunhão, músicos de serviço da igreja; eles participam das orações dos pais e nos finais de semana dos pais com filhos. Ajudam em vários eventos especiais do Centro Salesiano.

Give Smile collection ajuda os necessitados na Eslováquia e a missão no Equador A assistência social na prática dos Ex-alunos significa sorrisos felizes, sentimentos de estar profundamente tocados, mas acima de tudo, reduzir a pobreza material e fornecer assistência financeira. A coleção Advent Give Smile (em eslovaco Darujme úsmev), que a Associação de Ex-alunos e Amigos de Dom Bosco na Eslováquia organiza todos os anos, ajudou

mais de 50 famílias e mais de 100 crianças em centros de crise antes do Natal. Recolheram mais de 7500 euros no total para efeitos da recolha na Eslováquia e para a missão no Equador.

O projeto, que os Ex-alunos criaram em reconhecimento de tudo o que receberam e do desejo de compartilhar com aqueles que precisam, ajudou pessoas em mais de 10 cidades da Eslováquia. A ajuda foi enviada a centros de caridade, um centro de atendimento diário para pessoas com deficiência, um centro de crise e casas salesianas operadas por irmãs FMA.

As irmãs FMA, a VDB e a Catholic Charity da Eslováquia informaram a Associação sobre os necessitados. O Secretariado dos Ex-alunos fez uma lista de necessidades específicas das quais os Ex-alunos escolheram os elegíveis. Roupas, sapatos, brinquedos, alimentos, cosméticos, eletrodomésticos; tudo isto é uma ajuda urgente que os Ex-alunos forneceram aos

necessitados, e assim tentaram tornar o seu Natal mais agradável e melhorar as exigentes e modestas condições de vida. Eles usaram as doações financeiras para comprar as necessidades remanescentes, mas principalmente máquinas de lavar e outros eletrodomésticos. O que é único sobre as doações dos ex-alunos são presentes de vários tipos embalados em caixas de sapato, que tradicionalmente tentam conjurar um sorriso nos rostos das crianças sob a árvore de Natal. Este ano, quase 200 deles foram coletados. Pela primeira vez, a coleção concentrouse em duas cidades - em Bratislava e Prešov.

A prioridade é a ajuda para as pessoas na Eslováquia, mas esta não é a primeira vez que a coleção abre suas portas para ajudar no exterior, onde outros membros da Família Salesiana operam. Um projeto de acompanhamento da coleção foi Smile for Ecuador, doação financeira para a missão no Equador, liderada pelo Salesiano Anton Odrobinák. Uma quantia generosa de 4500 euros vai para o Equador. Um montante de 3000 euros foi recolhido no concerto para angariação de fundos e na conta bancária criada para a recolha. A exclusiva marca de chocolates Lyra, da chocolateria Karol Stýblo e Tomáš Letavay, ambos ex-alunos ativos, apoiaram a Smile for Ecuador com o restante de EUR 1500. A empresa colabora com produtores nativos de cacau no Equador, mas também iniciaram um projeto de educação de agricultores na América do Sul. Simona Hrabošová

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

31


N OTÍCIA

Eslovênia

Festival D. Bosco em Liubliana Rakovnik Ljubljana, Slovenia - 31 de janeiro de 2019

Para comemorar a festa de Dom Bosco, os salesianos Salesianos de Eslovênia (SLO), participaram de uma reunião e um retiro espiritual na casa mãe de Ljubljana Rakovnik. O salesiano estagiário Vimos Svarc apresentou o conteúdo do encontro dos salesianos coadjutores europeus em Barcelona. Em seguida, alunos e professores do Instituto Salesiano "São Francisco de Sales", de Želimlje e ex-alunos e amigos de Dom Bosco assistiram a Missa solene, presidida pelo arcebispo de Liubliana e Presidente da Conferência Episcopal Eslovena dom Stanislav Zore, OFM.

32

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


N OTÍCIA

Itália

Salvatore Russo é o ex-aluno mais antigo da Itália

Riesi, Italia – janeiro 2019 «Riesi é a cidade do ex-aluno salesiano da Itália por excelência, já que todas as paróquias, exceto uma, são dirigidas por padres salesianos e, portanto, aqui se respira a fragrância de Dom Bosco em todos os cantos», disse o diretor da revista. “Vozes fraternas”, órgão oficial dos Ex-Alunos da Itália, dott. Valerio Martorana, interveio no tríduo de preparação para a festa de Dom Bosco ao apresentar os ex-alunos à cidade. «Nós somos o fruto dessa educação recebida no pátio do oratório, na escola, na paróquia e hoje para testemunhar a validade e eficácia da mensagem de nosso Pai, Mestre e Amigo é Salvatore Russo, que faz 100 anos, um século de vida ao serviço da comunidade», continuou Martorana.

Salvatore Russo é o ex-aluno mais antigo da Itália e também foi deportado para o campo de concentração Stramlagger XA na Alemanha; em 2017 foi premiado com a Medalha de Honra pelo Presidente da República. O Primeiro Cidadão de Riesi, Salvatore Chiantia, entregou simbolicamente a Russo sua banda tricolor nomeando-o "prefeito por um dia".

A celebração litúrgica terminou com a renovação da promessa dos Ex-Alunos, liderada pelo Presidente da Uniao Local, Salvatore Giambarresi. Fonte: Seguo News

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

33


N OTÍCIA

Itália

Cidadania italiana para um ex-aluno polonês da UPS

Roma, Itália - janeiro de 2019 No último dia 8 de janeiro, foi conferida a cidadania italiana foi ao dr. Lukasz Polanski, polonês, ex-aluno da Escola Secundária Salesiana de Lubin e da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, onde completou os estudos e alcançou os títulos acadêmicos em 2004. Durante os anos de estudo, ele realizou um trabalho voluntário como assistente da Sala de Estudos da biblioteca especializada do Centro de Estudos Dom Bosco, realizando a primeira impaginação gráfica e informática do website. Ele também desempenhou um papel semelhante no Vaticano, no Comitê de Ciências Históricas da Santa Sé, do qual o prof. padre Cosimo Semeraro, SDB, era Secretário. Polanski também trabalhou com os "Colloqui Internazionali della Famiglia Salesiana", do padre Karl Oerder, SDB, e realizou a primeira organização de arquivos e informática do epistolário do Venerável padre Vicente Cimatti SDB. O dr Polanski atualmente trabalha para o Conselho Nacional de Pesquisa (CNR) de Roma e colabora temporariamente com a Universidade de Johannesburgo, na África do Sul.

Itália

A corrupção explicada aos estudantes do "Don Bosco Ranchibile"

Palermo, Itália - janeiro de 2019 No dia 29 de janeiro, no Instituto Salesiano "Don Bosco Ranchibile", houve uma conferência seguida de debate, moderada pelo jornalista Roberto Puglisi, sobre o tema da luta contra a corrupção, da qual participaram alunos do quinto ano e ex-alunos do Instituto. O evento contou com a participação de Francesco Caringella, presidente da V Divisão Judicial do Conselho de Estado e magistrado da operação "Mãos Limpas", que apresentou uma "lectio magistralis" inspirada em seu livro, escrito a quatro mãos com Raffaele Cantone, intitulado "Corrupção explicada aos jovens que se preocupam com o futuro do seu país". A participação dos jovens foi grande, através dos debates eles puderam compreender que são eles que sofrem as consequências mais graves da corrupção. O evento também contou com a presença do Presidente do Instituto, Prof. Nicola Filippone, do padre Angelo Astuti, Professor de Matemática de várias gerações de alunos do Don Bosco Ranchibile e do ex-aluno Leonardo D'Acquisto, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia Universidade de Palermo.

34

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


S OLIDARIEDADE

“Que satisfação ver todos aqueles computadores ligados!”

Sudão

(ANS – El Obeid) – Alguns ex-alunos do Centro Dom Bosco, de Seul (Coreia do Sul) - como também em anos passados – se cotizaram para ajudar os Centros de Formação Profissional (CFP) salesianos de Países em Via de Desenvolvimento. Desta vez decidiram ajudar os de Cartum e El Obeid, no Sudão (África). O ex-aluno de Dom Bosco Lin Chanwoo, trabalhando muito estreitamente com o salesiano irmão Sr. Marino Bois, passou com ele sete semanas no Sudão a reparar o instrumental e a formar professores ‘ad hoc’. Juntos puseram em ação um laboratório

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

35


S OLIDARIEDADE

patrocinado pelos ex-alunos do Centro Dom Bosco, de Seul, com 15 computadores para o ensino dos sistemas CAD (Computer-Aided Design). Em seguida o Sr. Bois teve de dar aulas aos professores, tendo em vista o ensino que eles em seguida deveriam ministrar aos alunos. Outra Benfeitora coreana patrocinou uma sala com 20 computadores para ensinar aos meninos como escrever em inglês e árabe, com programas de videoescrita para aprender as funções de base dos programas maiormente usados.

«Que alegria ver todos aqueles computadores ligados ao mesmo tempo!» – exclamou o Sr. Bois.

A atividade missionária apoiada pelos ExAlunos de Dom Bosco foi aumentando no tempo. Só no ano passado os salesianos

36

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

ganharam dois novos tornos: tratou-se das absolutamente primeiras máquinas novas entradas no CFP, de El Obeid. O Centro educativo salesiano, de fato – fundado pelos salesianos P. Vincenzo Donati e Irmãos Sr. Giacomo e Sr. Andrea Comino – sempre foi para a frente com maquinários de segunda-mão. Após relançar a formação profissional em El Obeid, o Sr. Bois e o Sr. Chanwoo detiveram-se uma semana no ‘CFP salesiano St Joseph’, de Cartum.

«Eu trabalhara ali em 1991-1992. Também aí a Escola só podia comprar maquinário usado. Sucessivamente substituiu-me Giacomo ‘Jim’ Comino, que com o P. Donati, desenvolveu de tal forma a Escola que podia acolher 300 alunos: receberam inclusive um pedido da Polícia local para


S OLIDARIEDADE

que se ensinassem também os meninos da Casa de Detenção».

Recentemente a situação do ensino se foi tornando difícil: é que a maior parte dos educadores eram ex-alunos do mesmo CFP, muitos dos quais recrutados em campos de refugiados, e todos provenientes do atual Sudão do Sul. Quando o Sudão do Sul se tornou independente, muitos voltaram à sua nova Pátria. Além disso, boa parte do instrumental, depois de 25 anos, está quase imprestável...

«Tentaremos ver o que se pode fazer. Se Deus quiser e nos ajudar, estaremos sempre aí, à disposição!…» – concluiu o Sr. Bois. Don Marino Bois, SDB Fonte: AustraLasia

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

37


S OLIDARIEDADE

Itália

Hadidi: do Marrocos a uma empresa, passando pela educação salesiana

(ANS – Brá)

Caso de exitosa integração – em que a educação e a formação profissional ministrada pelos Salesianos revestem papel fundamental – o do marroquino Hadidi Lakbir, 30 anos, hoje casado e pai de um filho, que há 25 anos chegou à Itália, para reunir-se ao pai que trabalhava numa empresa local. Hoje é ele mesmo, Hadidi, um empresário.

Há dez anos, Hadidi é o titular da “Omh Soluções Tecnológicas”, de Cavallerleone, com a qual se pôs a serviço das realidades produtoras mecânicas das Províncias de Cúneo e de Turim.

É um ex-aluno do Centro de Formação Profissional (CFP), de Brá, e, emocionado, recontou a sua história durante a entrega dos diplomas aos alunos dos CFPs salesianos, da Província de Cúneo, no dia 4 de fevereiro último.

38

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

«Reuni-me à família em Sommariva Bosco, faz quase 25 anos. Meu pai, procedente do Marrocos, quando nos unimos a ele no Piemonte, trabalhava numa empresa de Ceresole d’Alba. Relembro com prazer o primário, com as Professoras que tanto nos ajudaram. E recordo com a mesma gratidão os Salesianos de Brá, que, apesar de ter uma religião diferente da cristã, me educaram e formaram técnico».

Hadidi já trabalha autonomamente há quase 10 anos: e também por isso agradece aos Salesianos: «Me ajudaram não pouco em meu papel de empresário. Minha formação técnica e humana foi por eles guiada durante os três anos em que frequentei o Instituto Salesiano São Domingos Sávio, de Brá».

O seu testemunho evidenciou qualidade e formação integral – tanto técnica quanto de valores – : «Com os Salesianos, em


S OLIDARIEDADE

Brá, aprendi muito, tanto do ponto de vista profissional quanto do humano. Embora de origem estrangeira, consegui graças a essa educação inserir-me perfeitamente no setor produtivo, no qual já opero há muitos anos». Durante a cerimônia de Entrega de Diplomas aos jovens Alunos dos CFPs salesianos, Hadidi recebeu um prêmio da parte do Diretor Geral do CNOS-FAP (Centro Nacional Obras Salesianas-Formação de Agentes Profissionais), do Piemonte. Terminou dizendo aos rapazes que alguns anos depois frequentaram suas mesmas oficinas e ambientes:

«Desejo que todos os jovens aqui presentes possam achar seu caminho no setor laboral como o pude achar eu. E agradeço novamente – concluiu – aos salesianos de Brá por tudo o que fizeram por mim». Fonte: Cuneo Cronaca

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

39


S OLIDARIEDADE

Ecuador

Dom Bosco e um vinte de fevereiro… O doutor Fredi Leonidas Portilla Farfán é um ex-aluno da Escola Agrícola de Cuenca (Equador) e leciona na Universidade Politécnica Salesiana. «Não sou poeta, mas um engenheiro agrônomo que gosta de escrever sobre os Salesianos e sobre a experiência de trabalho atual; acima de todas as bênçãos contínuas recebidas de Deus e de Sua Mãe, Maria Auxiliadora». Publicou um grupo de poemas em um livro intitulado "Flechazos humanos, flechazos salesianos" (setas humanas, setas salesianas), de Abya Yala, editorial do Equador.

Quem de tanto andar, andou rapidamente, qual pardal verão de freixo em freixo, procurando almas, de cidade em cidade, pegando corações pelo céu eterno.

Hoje senti seu espírito vagando nos corredores, flutuando acima das oficinas, escritórios e capela, enquanto uma brisa suave sacudia as mudas, e um sol brilhante te recebeu.

Dizem que o Santo chegou! Diz Dona Maria, Que não é o santo, mas suas relíquias!, corrige Dom Enrique. Seja como for, Dom Bosco está aqui e é isso que conta! E pelo que eles trouxeram, existe algum problema?

Que você não descubra nada!, refuta uma secretária risonha,

40

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

que é o bicentenário de seu nascimento, de celebração obrigatória, para todos aqueles que colaboram em seu trabalho e reverenciam sua carreira, Hoje, no Politécnico, haverá chocolate, música e comédia!

Oh, eu vejo, o bom homem responde: Então é feriado! Será necessário ir primeiro à massa, como nos bons tempos, então para o teatro para rir um pouco, e depois para brincar no quintal, para a tarde compartilhando deleites do mesmo prato.

Essas foram outros tempos! Diz um professor que era quase um padre Hoje haverá uma procissão, orações e um sermão, que ninguém duvida, e depois uma sessão de cinema: a vida do Santo e o suficiente!

que o milagre vem depois, todos esperam em casa.

Oh eu vejo! O bom trabalhador insiste, em qualquer caso, vou orar com respeito, que por via das dúvidas, este ano estou morrendo, Dom Bosco me salva o céu e se eu ainda estiver vivo, a saúde me atinge para trabalhar todos os dias, porque o Politécnico é meu oratório, minha casa, meu pátio e minha alegria.

“Nós somos Dom Bosco que caminha”, muitas vozes continuam cantando, enquanto eu reflito o fato contado ao ritmo da experiência, neste vinte de fevereiro, para alguns despercebidos, Fique Dom Bosco, como o Cristo, para aliviar os corações aflitos! Dr. Fredi Portilla Farfán


A NIVERSÁRIOS

Espanha

Abertura das celebrações do 125º aniversário da presença salesiana em Vigo Vigo, Espanha - janeiro de 2019

Nos dias 30 e 31 de janeiro, em Vigo, foram iniciadas as celebrações do 125º aniversário da presença salesiana na cidade. No dia 30 de janeiro, um evento cultural no cine teatro salesiano marcou o 50º aniversário de sua inauguração.

Na ocasião, Joaquín Nieto, diretor do Instituto Salesiano "Maria Auxiliadora" de Vigo, fez um resumo da história da presença salesiana na cidade; o evento contou com a participação do pianista, internacionamente conhecido, Brais González, ex-aluno, e de Manuel Reigosa, Reitor da Universidade de Vigo.

No dia 31 de janeiro, na igreja de Maria Auxiliadora "Ronda Dom Bosco", dom Jesús Fernández, Bispo Auxiliar de Santiago de Compostela, presidiu a missa, que foi concelebrada por vários sacerdotes salesianos da cidade e animada pelo coro dos 125 anos. Leituras e gestos significativos de pessoas de todas as realidades salesianas de Vigo animaram o evento.

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

41


A NIVERSÁRIOS

Chile

Lançamento das atividades para o centenário da escola salesiana "Monseñor Fagnano" (ANS - Puerto Natales)

O lançamento oficial das atividades previstas para o centenário da escola salesiana "Monseñor Fagnano", em Puerto Natales, foi realizado na biblioteca da escola na manhã de 19 de março. A coordenadora das atividades, María Vásquez, anunciou que a cerimônia de inauguração das atividades do centenário será no dia 22 de março, no Centro Esportivo da cidade. Ao longo do ano, estão previstas diversas atividades para celebrar este centenário. No dia 1º de abril, no ensino médio, será oferecido um "bom dia" salesiano especial, inspirado no ato fundador da instituição. No dia 6 de abril, será realizada uma

42

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

nova edição do "Campo Bosco".

Em maio, a escola secundária participará do aniversário de Puerto Natales e no dia 6 de junho haverá a indicação de "Cuentacuentos", um evento educacional para crianças.

Em julho será realizado o III Festival da Família, além das colônias salesianas de Villa Feliz, edição especial do centenário.

A semana salesiana será realizada entre os dias 12 e 16 de agosto. No dia 13 de setembro, os salesianos participarão do desfile dos feriados nacionais, além de organizar uma noite de "cuecatón" (dança típica chilena), que visa reunir 100 casais de dançarinos tradicionais.


A NIVERSÁRIOS

No dia 17 de outubro, em Puerto Natales, será realizado o encontro dos 22 diretores das escolas salesianas do país. Na ocasião, será apresentada a cantata em homenagem ao centenário. No dia seguinte, será celebrada a Eucaristia e um desfile salesiano, com a participação de delegações de estudantes salesianos de Punta Arenas, o grupo musical dos exalunos e a banda do Instituto Dom Bosco.

No dia 19 de outubro, haverá um jantar de gala para comemorar o aniversário e, de segunda-feira dia 28 à quinta-feira 31, acontecerão as Olimpíadas Salesianas “Centenário da Escola Salesiana Monseñor Fagnano”, com a participação de delegações esportivas de todo o Chile. Para o dia 30 de outubro, está prevista

uma procissão ao cemitério para lembrar os salesianos mortos que serviram no instituto.

No evento de lançamento das atividades, também foram apresentados o logotipo e o hino oficial do centenário. O logo foi desenvolvido pelo designer gráfico e exaluno Andrés Díaz e traz a representação dos Cuernos del Paine, acompanhados por uma cruz, como sinal de evangelização e dos três pilares fundamentais do Sistema Preventivo Salesiano.

O hino foi composto por Rodrigo Santana, ex-aluno salesiano e professor do Instituto Dom Bosco de Punta Arenas.

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

43


H ISTÓRIA

Brasil

Cápsula do Tempo datada de 1954 é aberta em antiga escola de Campinas (ANS – Campinas)

31 de janeiro de 2019 se tornou uma data de descobertas na Obra Social São João Bosco, de Campinas. Ex-alunos do Externato São João, diretores e equipe da instituição se reuniram para um evento histórico: a abertura da cápsula do tempo, colocada na estrutura do busto de Dom Bosco pelos então alunos no ano de 1954.

O artefato histórico era uma lenda no local. O Externato São João, fundado em 1909 para ser uma escola salesiana que atendia alunos de diferentes classes sociais, funcionou até 1994, quando direcionou seu trabalho para a área sócio-assistencial e deixou de ter o ensino fundamental.

44

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

Não haviam registros arquivados sobre a cápsula, porém os ex-alunos do Externato sempre comentavam sobre sua existência e localização.

Na noite do dia 31 de janeiro, dia de São João Bosco, fundador da Congregação de São Francisco de Sales, os ex-alunos do Externato São João e a atual equipe da Obra Social São João Bosco se uniram para dar início às comemorações dos 110 anos da instituição, a ser comemorada em junho deste ano, e se propuseram a descobrir o que tinha dentro desta cápsula do tempo. Após a celebração da missa, o atual diretor da Obra Social, padre Orivaldo Voltolini, e o ex-diretor do Externato São João,


H ISTÓRIA

abriram o local onde o artefato estava. Angélica Barbosa, historiadora e coordenadora da instituição, e Luís Monteiro, restaurador do patrimônio da entidade, foram responsáveis por esta revelação, cuidando para que os documentos e objetos fossem bem cuidados. A ideia é usálos na exposição sobre a história da instituição ainda neste ano.

Os presentes estavam curiosos sobre o conteúdo de tal descoberta e olharam atentos a cada documento que era aberto pela equipe responsável. A cápsula era composta por uma garrafa de vidro repleta de documentos históricos da instituição, um jornal Diário do Povo datado de 17 de março de 1954 e um filme fotográfico de quatro poses, que a equipe já está

se movimentando para recuperar e revelar.

Dentro da garrafa, também estavam mensagens de alunos, uma nota de moeda espanhola, um escapulário, alguns elementos do dia a dia escolar – fichas de oratório e boletins de notas, por exemplo – além de uma descrição da então organização da época: diretor da instituição, prefeito da cidade e até do Papa que atuava em 1954.

Esta foi a primeira ação de celebração da história da instituição. Durante o ano, ainda serão realizados outros momentos, como a exposição com estes artefatos e outros encontrados no arquivo, Seminário de Ação Social e um jantar beneficente.

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

45


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS C RISTÃOS

Filipinas

Santos em mangas de camisa de Pe. Eli Cruz, SDB

Um psicólogo, Jerome Bruner, disse uma vez: «Adultos que não usam narração estão perdendo um poderoso aliado». Recolhi histórias de jovens que viveram e aprenderam na escola de Dom Bosco, o "pai e professor da juventude". Através de suas histórias, temos acesso a seus espíritos. Através de seus espíritos, captamos as preocupações e projetos que tornam a vida significativa para os jovens. Escolhi a juventude de Dom Bosco porque quero homenagear São Domingos Sávio, que morreu um adolescente santo, o arquétipo do heroísmo e da santidade juvenis. Assim como São João Bosco é o santo adulto que inspirou muitos outros jovens a mostrar ao mundo que a idade não é uma barreira para uma vida heroica e santa.

Escolhi três jovens do Colégio Técnico Dom Bosco, na cidade de Mandaluyong (Filipinas), cujas vidas comuns estavam repletas de extraordinário conteúdo espiritual e moral: Joseph Sigmund Ocasion, Dorilag Chiminello e Roderick Flores. Esta memória é dedicada a todos os jovens que podem viver para um propósito maior do que os seus e abraçar um mundo mais amplo que o seu...

46

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


H ONESTOS

CIDADÃOS E BONS

C RISTÃOS

Joseph Sigmund Ocasion Na imagem do Cristo agonizante Nascido em 14 de outubro de 1976, seus pais o inscreveram no Dom Bosco de Mandaluyong para ganhar uma boa dose de disciplina, já que às vezes ele briga com as três irmãs.

No Instituto Salesiano, ele é premiado na religião como uma pessoa amável; Ele também se matriculou no "Clube Amici di Domenico Savio" e no "Peer Ministry Group".

Em 1992, a família se mudou para o Canadá e Rico Laurente, um amigo e colega de classe, lembrou: «Grande inteligência combinada com a lógica. Sieg é um filipino sempre pronto para ajudar os outros, especialmente em matemática». Bom campeão de basquete, enquanto frequentava o colegial Sigmund é oferecido um lugar nos Duques, mas só aceita se seu amigo Rico também estiver inserido. Rico Datinginoo, companheiro dos Superiores em Toronto, revela à mãe de Sig-

mund: «Tita, apelidamos seu filho de "Lolo" (avô) porque ele adorava dar conselhos e mediar no grupo». Novamente Rico Laurente: «Sieg, dotado de uma forte formação católica, achou difícil discutir convicções religiosas. Acreditando em Deus, ele não aceitou aqueles que tentaram convencê-lo do contrário».

Em 22 de fevereiro de 2000, Sigmund sofreu uma forte dor de estômago; para o médico, é apenas pedra nos rins. Mas a dor continua. Em 10 de março, ele foi diagnosticado com câncer de cólon. Cinco dias após a cirurgia, não produz um resultado positivo. O salesiano Don Occhio é chamado para administrar a unção dos enfermos. Durante os dias de hospitalização, Sigmund se torna muito popular no hospital; Ele é amado por todos e considerado um "menino especial". Todos os dias ele recebe a Sagrada Comunhão. A fé forte o faz

acreditar que Deus deve ter um propósito específico para motivar esse sofrimento. Em 14 de junho de 2000, no boletim salesiano do Canadá, o padre Joseph Occhio escreve: «A partir de hoje, durante um mês inteiro, oferecerei a missa diária para o resto da alma de Joseph Sigmund Ocasion. Educado pelos salesianos nas Filipinas, depois transferido com sua família no Canadá. Três meses atrás, aos 23 anos, ele descobriu que tinha câncer terminal. Tenho o privilégio de estar perto dele até que ele morra. Menciono isso porque representou um brilhante sucesso de nossa espiritualidade salesiana. Sua serenidade, coragem e paz me fizeram pensar em San Domingos Sávio. Vi em Sigmund o rosto sereno de Cristo no Santo Sudário».

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

47


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS C RISTÃOS

Espanha

Presença salesiana na 33ª edição do Prêmio Goya

(ANS - Sevilha)

A noite de gala da 33ª edição do Prêmio Goya, realizada em Sevilha no sábado dia 2 de fevereiro, estava repleta de aspetos "salesianos".

Campeones e El Reino foram os dois filmes triunfantes da noite, mas nomes como Raúl de la Fuente e Jesús Vidal são indicativos de uma significativa presença salesiana neste jovem e moderno mundo comunicativo. O diretor Raúl de la Fuente e a produtora Amaia Remírez levaram seu segundo Goya

48

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

por Un día más con vida, filme inspirado no romance do jornalista polonês Ryszard Kapuscinski.

Raúl de la Fuente também é diretor de várias produções, realizadas em todo o mundo, por "Misiones Salesianas", a Procuradoria Missionária Salesiana de Madri.

Nos últimos anos ele viajou pelo mundo com a equipe da "Misiones Salesianas" e, graças a ele, foi possível mostrar, a tantas pessoas, o trabalho salesiano entre os jovens mais desfavorecidos.

Além de Un día más con vida, há alguns

meses, Raúl de la Fuente dirigiu e apresentou o documentário Love, que denuncia a prostituição infantil na Serra Leoa.

Love foi então exibido em numerosas sedes institucionais, obras salesianas e centros de todo o mundo, divulgando e sensibilizando as pessoas sobre os projetos salesianos em favor dos menores em perigo e das meninas abandonadas.

Nos anos anteriores, o diretor já havia trabalhado com as Missões Salesianas em produções como Hijos de Haití (Crianças do Haiti), No estoy en venta (Não estou à venda), Yo no soy bruja (Eu não sou uma


H ONESTOS

CIDADÃOS E BONS

C RISTÃOS

bruxa), 30.000 e Diamantes en Lixeira (Diamantes na Lixeira) e Alto el Fuego (Cessar Fogo).

Nesta 33ª edição do Prêmio Goya, também foi premiado um ex-aluno salesiano: o chileno Jesús Vidal.

Quando recebeu o prêmio, ele declarou: «três palavras vieram à mente; inclusão, diversidade e visibilidade».

Jesús é o primeiro deficiente visual a ganhar um Prêmio Goya por atuação em um filme, na categoria "Melhor Ator Revelação", com o filme Campeones.

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

49


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS C RISTÃOS

Grã-Bretanha

Um Centro de apoio em homenagem a Sean Devereux

Wandsworth, Grã-Bretanha - janeiro de 2019

No dia 15 de janeiro foi inaugurado, no "St. John Bosco College", de Wandsworth, em Londres, o "Devereux Centre", um Centro que visa oferecer apoio especializado a estudantes com autismo e problemas mentais. Maureen Devereux (na foto ao lado do diretor Paul Dunne) esteve presente na cerimônia de inauguração.

O nome do Centro, "Devereux", foi escolhido em honra de seu filho Sean, ex-aluno salesiano, professor e voluntário, assassinado em Kismayo, na Somália, em janeiro de 1993, aos 28 anos, enquanto trabalhava para a UNICEF.

Sean é um importante modelo de comportamento e fonte de inspiração para a Família Salesiana.

50

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019


H ONESTOS

CIDADÃOS E BONS

Sean Devereux (25 de novembro de 1964 - 2 de janeiro de 1993) foi um missionário salesiano e trabalhador humanitário inglês assassinado em Kismayo, na Somália, em 1993, quando trabalhava para a UNICEF. Desde então, ele se tornou um importante modelo para a vocação de ajuda, particularmente entre os cristãos.

breve período depois de pedir a libertação de um estudante recrutado no exército como soldado infantil.

Ele foi educado no Salesian College, Farnborough e na Universidade de Birmingham, obtendo seu título de mestre em esportes, ciência e geografia, e depois treinando como professor na Universidade de Exeter. Tornou-se um mestre popular de Educação Física na Escola Salesiana de Chertsey, Surrey, lecionando por dois anos acadêmicos antes de partir para o trabalho missionário na África.

Ele então começou a trabalhar com a UNICEF na Somália, onde foi designado para organizar o socorro aos famintos, particularmente crianças, em Kismayo, a fortaleza de um dos muitos senhores da guerra. Depois de apenas quatro meses no país, Devereux foi morto a tiros na nuca por um pistoleiro contratado solitário enquanto caminhava perto do complexo da UNICEF no sábado, 2 de janeiro de 1993.

Sean Devereux morreu com a idade de 28 anos. Sean Devereux era o único filho de Dermot Devereux, um comissário de bordo da British Airways de Wexford, na Irlanda, e sua esposa Maureen, uma enfermeira de Cork. Ele cresceu em Yateley, Hampshire.

Em seu segundo ano, a violência crescente durante a Guerra Civil da Libéria forçou o fechamento da escola e Devereux se juntou à agência de refugiados da ONU, onde em uma ocasião ele foi espancado por soldados depois de confrontar um deles por tentar roubar comida destinada a refugiados. Em última análise, ele foi expulso do país em setembro de 1992 e Devereux devidamente deixou por um breve período em Serra Leoa.

Chegou à Libéria em fevereiro de 1989 e começou a trabalhar com a comunidade salesiana na Escola São Francisco, no distrito de Tappita, sendo preso por um

Seu assassinato ocorreu na véspera da visita a Mogadíscio pelo secretário da ONU. General Boutros Boutros-Ghali.

C RISTÃOS

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

51


H ONESTOS CIDADÃOS E BONS C RISTÃOS

Grã–Bretanha

Da rua ao “Don Bosco Ashalayam” e a Bollywood

(ANS – Londres)

Rajdeep, rapaz indiano, que passou alguns anos no “Don Bosco Ashalayam” – Centro salesiano para Jovens em situação de risco, em Calcutá (Índia) – , deixou, no ano passado essa casa de Dom Bosco para entrar numa escola de rúgbi.

Rajdeep foi recentemente selecionado por um diretor de filmes de Bollywood para recitar em “Jungle Cry” (Clamor da Jungla), filme baseado na história verdadeira do time indiano de ‘Rugby under 14’, “Jungle Crows” (Corvos da Jungla), time que em 2007 venceu o torneio escolar internacional de rúgbi “Touraid”, de Londres. Rajdeep está entre os 13 rapazes selecionados dentre os mais de 500 que aspiravam a atuar nesse filme, que é dirigido por um ex-aluno salesiano, de Mumbai (ex-Bombaim). O clube dos “Jungle Crows” se compunha

52

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

por meninos tribais treinados pelo indiano Rudraksha Jena (interpretado no filme por Abhay Deol, um dos maiores astros de Bollywood) e por Paul Walsh, diplomático britânico que renunciou à sua carreira para ensinar rúgbi a menores necessitados.

Em dezembro de 2018 chegou Rajdeep à Grã-Bretanha, precisamente ao Gales, para participar das tomadas. Explicou nessa ocasião que a sua permanência no “Dom Bosco Ashalayam” lhe foi de grande ajuda para conseguir falar livremente em público e por isso se disse muito agradecido aos salesianos de Calcutá.

O jovem rugbista-ator contou também que ele e seus dois irmãos foram salvos por um salesiano de nome ‘P. Mathew’, na estação de trens de Howrah. É que embora o pai ainda vivesse, não conseguia mantê-los e educá-los; e se ali não aparecessem os salesianos, acabariam por

levar uma vida de rua. Pouco antes de voltar à Índia foi também possível realizar um encontro de Rajdeep e de mais outro ex-aluno do “Don Bosco Ashalayam”, com a senhora inglesa que patrocinara à distância a sua educação durante o período em que pertenceu a essa Casa para jovens em situação de risco, de Calcutá.

«Foi um encontro lindíssimo em que se realizou um sonho para Rajdeep»– refere o P. Andrew Ebrahim. A caminho de volta para o hotel, o P. Ebrahim, que coordenou todos os deslocamentos, conseguiu também levar os dois rapazes à Comunidade salesiana de Chertsey: ambos os jovens se disseram felizes por conhecer e poder agradecer pessoalmente a quantos – por anos – se doam para que jovens como eles possam receber atenção e contar com uma oportunidade na vida. Fr Andrew Ebrahim Fonte: Salesians UK


H ONESTOS

CIDADÃOS E BONS

C RISTÃOS

Paquistão

A lembrança de Akash Bashir, ex-aluno salesiano, a 4 anos da sua morte

(ANS – Lahore) Há quatro anos, em 15 de março de 2015, o jovem Akash Bashir, Ex-aluno salesiano, deu a vida para impedir que um suicida homem-bomba provocasse uma carnificina na Igreja de São João, em Youhannabad, bairro cristão de Lahore, Paquistão. Akash Bashir, 18 anos, estudara no Instituto Técnico Dom Bosco, de Lahore e se tornara um voluntário da segurança. Naquele dia 15 de março, como em todo domingo, cumpria o seu turno. Era, especificamente, o encarregado de velar pela segurança na entrada da Igreja de São João.

Enquanto prestava serviço, lhe chegou a notícia de que a Igreja de Cristo, templo anglicano, situado a 500 metros dali, havia sido atacada por alguns terroristas. Akash apressava-se portanto para pôr em segurança a área perante a igreja de São João, quando viu um homem a correr

para o edifício: era um terrorista decidido a fazer mais um massacre. Akash lançou-se-lhe na frente, buscando bloqueá-lo. O criminoso ameaçou-o, declarando possuir uma bomba... Mas o jovem não se intimidou: abraçou-o para evitar que entrasse na igreja: o terrorista se fez explodir, provocando uma ventena de mortos, entre os quais, é claro, o próprio Akash. O balanço de mortes teria sido muito mais funesto se o Ex-aluno salesiano não se tivesse sacrificado.

«A história da Igreja está fundamente marcada por tantas mulheres e homens que, com sua fé, com sua caridade, com sua vida, foram verdadeiros faróis, que iluminaram e continuam a iluminar tantas gerações no tempo» – escreve o ReitorMor, P. Ángel Fernández Artime, na Estreia para 2019. Para os cristãos de Youhannabad, Akash por sua grande fé - é exatamente isto: um farol, um exemplo que seguir.

A seu túmulo, como nos contou o P. Francis Gulzar, Pároco da Igreja São João, são muitos os que vão rezar e implorar a sua intercessão. O seu ato de coragem inspira ainda hoje os católicos paquistaneses em sua caminhada diária, motivando-os a não se abater perante os tantos desafios que eles devem enfrentar.

Por isso, o P. Francis Gulzar, que é também Vigário Geral da Arquidiocese de Lahore, em janeiro de 2017, enviou uma carta ao Arcebispo, Dom Francis Shaw, «para pedir formalmente que se iniciem os procedimentos oficiais para que Akash Bashir seja declarado mártir, para honrar o seu sacrifício pela sua comunidade da Paróquia de Yauhanabad». «A comunidade cristã de Youhanabad se orgulha do seu Jovem herói, Akash Bashir – lê-se na missiva – e pede a V. Excia. transmita a nossa súplica ao Santo Padre e à relativa Congregação para a Causa de martírio». EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

53


E STATUTO

MUNDO

Estatutos da Confederação Mundial Præit ac tuetur / Precede e Protege Roma, 5 dezembro 2015

Capítulo VIII Decisões

Art. 30 - Votações na Presidência e na Junta Executiva Confederal Mundial

a) Todos os membros efetivos da Junta Executiva Confederal e da Presidência Confederal Mundial têm, em pé de igualdade, direito de exprimir as suas opiniões e de votar.

b) As decisões são tomadas por maioria simples (½ + 1) dos presentes. Se metade dos membros não estiver presente, não se pode tomar nenhuma decisão, a menos que esses tenham dado autorização escrita.

c) É permitido e válido de pleno direito votar mediante autorização escrita (mandatado). O detentor de tal autorização deve ser membro da Presidência Confederal Mundial.

d) Cada membro pode ser detentor de apenas 1 delegação escrita.

e) Em caso de empate numa votação, o voto (único) do Presidente Confederal Mundial é decisivo.

54

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

f) O Delegado Mundial e o Delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana têm direito de voto.

g) Os membros cooptados, as pessoas convidadas, especialistas ou peritos, não têm direito de voto.

h) O exercício do direito de voto deve garantir o anonimato daquele que o tem.

Art. 31 - Votações na Assembleia Geral Mundial a) Têm direito de voto:

~ O Presidente de cada Federação Nacional tem 1 voto. ~ O Presidente de qualquer Confederação/Federação Nacional, em que haja várias Federações Provinciais, tem um voto por cada 3 (ou fração): - 1 voto: se houver de 1 a 3 Federações Provinciais/Regional. - 2 votos: se houver de 4 a 6 Federações Provinciais/Regio nal. - 3 votos: se houver de 7 a 9 Federações Provinciais/Regio nal. -4 votos: se houver 10 ou mais Federações Provinciais/Re gional.

~ O Presidente de uma Federação Provincial onde não há Fede-


E STATUTO MUNDO

ração Nacional tem 1 voto. ~ Cada membro da Presidência Confederal tem 1 voto.

b) Delegação

~ É permitido votar por delegação conferida a outro membro do mesmo organismo. Não é permitida mais de 1 delegação ao mesmo membro. Uma delegação, assinada pelo plenipotenciário e por uma pessoa que o autoriza, com especificação da identidade e da posição dos mesmos, pode ser dada a um membro da Federação dos mesmos ou a outra pessoa com direito de voto proveniente de outra Federação da mesma área geográfica. ~ Exceção pode ser feita para os Conselheiros Regionais da Região que devem ser autorizados pelo Provincial.

c) Condições para o exercício do direito de voto:

Uma Confederação ou Federação Nacional ou uma Federação Provincial não exerce o direito de voto no caso de não ter efetuado pagamento da quota anual de pertença.

(Continue na próxima edição)

EX ALLIEVI Newsflash - Páscoa 2019

55


EX ALLIEVI Newsflash

Eventos atuais religiosas e periódica social da Confederação Mundial dos Ex-Alunos de Dom Bosco

Direção e Edição EXALLIEVI Newsflash Opera Salesiana Teresa Gerini Via Tiburtina, 994 - 00156 Roma (Italia) tel. (+39) 06.409.003 Internet: www.exallievi.org E-mail: newsflash@exallievi.org

Casa Geral Sede Centrale Salesiana Via Marsala, 42 - 00185 Roma (Itália) tel. (+39) 06.656.121 Centralino Fax (+39) 06.656.12.556 Internet: www.sdb.org

Direção e Coordenação editorial Pierluigi Lazzarini (pierluigi.2208@tiscali.it)

NÚMERO DE NOSSA CONTA

Name: Confederation of Past Pupils of Don Bosco Bank: Lombard Bank Malta p.l.c. Address: Balzan, Malta IBAN: MT 08 LBMA 0500 0000 0000 0144 0520 986 SWIFT Code: LBMAMTMT Bank Account Number: 01440520986

Secretário de Editorial Veronica Messano

Colaboradores desta questão Don Ángel Fernández Artime sdb, Michal Hort, don Jayapalan Raphael sdb, don Marino Bois sdb, Emanuela Carnevale, don Eli Cruz sdb, don Andrew Ebrahim sdb, Fredi Portilla Farfàn, Vito Gentili, Simona Hrabošová, Chihiro Okawa, Daniel Ormeno, Alberto Piedade, Gian Francesco Romano, Lucas Schaerer

Fotos e imagens Archivio Ag. ANS, AustraLasia, Cuneo Cronaca, La Stampa, Salesians UK, Seguo News

A revista trimestral (italiano, inglês, espanhol, francês e português) está disponível no site oficial www.exallievi.org nestes prazos: 25 DE DEZEMBRO (Natal Sagrado); PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO; 24 DE JUNHO (nascimento de ex-alunos); 5 DE OUTUBRO (Beato Alberto Marvelli)

Traduções

Ag. ANS - Elaboração

Ag. ANS - Veronica Messano

Ag. ANS - Nisaury Ventura

Ag. ANS - Elaboração

Buona Pasqua!

Happy Easter!

¡Feliz Pascua!

Joyeuses Pâques!

EDIÇÃO ITALIANA

EDIÇÃO EM INGLÊS

EDIÇÃO EM ESPANHOL

EDIÇÃO FRANCESA

Profile for Past Pupils

Newsflash 0419 por  

Newsflash 0419 por  

Advertisement