Page 1

Textos síntese – 11º ano Maias A quarta conferência do Casino foi proferida por Eça de Queirós e tinha como tema “O Realismo como nova expressão da arte”. Num texto de 80 a 130 palavras, apresenta as características do Realismo. 1.

“Se soubermos ler Os Maias, Carlos não fraquejou por causa da educação recebida, mas apesar da educação recebida.” Jacinto do Prado Coelho, Ao Contrário de Penélope. 2.

Num texto de 80 a 130 palavras, comenta esta afirmação de Jacinto do Prado Coelho. Tido como obra-prima do romance português, Gaspar Simões considera-o (...) “a mais perfeita obra de arte literária que ainda se escreveu em Portugal depois de Os Lusíadas”. Fazendo apelo à tua experiência de leitura de Os Maias, comenta, num texto de 80 a 130 palavras, a relação que existe entre a personagem Alencar e a família Maia. 3.

4.

Num texto de 80 a 130 palavras, comenta a firmação, aplicando-a à personagem Pedro da Maia: “Diz-me a mãe que tiveste, dir-te-ei o destino que terás.” Eça de Quirós, As Farpas.

Sermão Num texto de 80 a 130 palavras, em que refiras as características do Santo Peixe de Tobias, da Rémora, do Torpedo e do Quatro Olhos, demonstra como, elogiando os peixes, Padre António Vieira critica os homens. 1.

Frei Luís de Sousa Frei Luís de Sousa é uma obra romântica. Num texto de 80 a 130 palavras, aborda o Romantismo, podendo, eventualmente, ilustrar as características deste movimento com referências à peça. 1.

O mito de D. Sebastião percorre a literatura do século XIX como uma espécie de espetro, assumindo formas específicas que se cruzam com o nacionalismo romântico e com a forma como ele encarou a relação entre literatura e o poder. Fazendo apelo à tua experiência de leitura de Frei Luís de Sousa, comenta, num texto de 80 a 130 palavras, a relevância do mito sebastianista para a compreensão da ação dramática. 2.


Num texto de 80 a 130 palavras, comenta a firmação, tendo em conta o estudo que fizeste de Frei Luís de Sousa: “ D. João de Portugal é a personagem que está sempre presente na peça.” 3.

Cesário Verde “O que me rodeia é o que me preocupa.” afirma Cesário Verde. Num texto de 80 a 130 palavras, demonstra que esta afirmação sintetiza a sua poesia.


Textos síntese 11  

Teste

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you