Page 6

6

COMUNIDADES

Paróquia Perpétuo Socorro: 25 anos e uma história! A coluna Comunidades do nosso informativo é destinada à oportunidade de, a cada edição, conhecer um pouco mais nossa paróquia e cada uma das nossas comunidades. Nesta primeira edição, vamos reviver um pouco da história da criação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, neste ano em que ela completa Bodas de Prata (25 anos) de sua criação em 17 de março de 1991.

T

udo começou no final dos anos 60, quando as pessoas da comunidade se reunião para celebrar o Novenário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em uma praça. No início dos anos 70 Padre Lorenzo Tori idealizou o projeto da Igreja Matriz; tendo chegado a Paulo Afonso em 1969 e cheio de vigor diante do imenso trabalho a ser realizado junto às comunidades, Padre Lorenzo logo pensou num projeto que pudesse expressar o rosto da comunidade, e assim, fez a planta da Igreja em forma de um barco, inspirando-se nos pescadores desta região do Rio São Francisco. Padre Lorenzo faleceu em 03 de fevereiro de 1973, vítima de um acidente enquanto conduzia sua motocicleta. O idealizador não pode acompanhar a construção da Igreja, que concluída, foi dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro quando da criação da paróquia em março de 1991, pelo bispo Pe. Lorenzo (Arquivo) diocesano Dom Mário Zanetta. Embaixo do altar da Igreja está o coração do Padre Lorenzo, uma homenagem a este padre que no curto tempo em que esteve com o povo de Paulo Afonso soube acolher com generosidade as esperanças de um povo.

Fotos construção Igreja N. Sra. Perpétuo Socorro (Arquivo)

Pela Paróquia Perpétuo Socorro já passaram os padres Tiago Milla Macias (19911998), Roberto Veras (1998/2007) e Léo Dennis (2007-2011). Desde 2011 a paróquia está sob os cuidados pastorais de Padre Gilmar Maranduba (Pároco) e Padre Adriano Carvalho (Vigário Paroquial).

Os trabalhos pastorais são desenvolvidos em 13 comunidades; são elas: Guadalupe (N. Sra. de Guadalupe), Jardim Bahia (São José de Anchieta), Barroca (Menino Jesus de Praga), Moxotó Bahia (N. Sra. Aparecida), Pedra Comprida (São José Esposo da Virgem Maria), Prainha (São Vicente de Paulo), Cleriston Andrade (Frei Galvão), Siriema (São Pedro e São Paulo), Jardim Aeroporto (N. Sra. Das Graças), Boa Esperança (São José Operário), Conjunto Habitacional Beira Rio, Condomínio Del Rio e Riacho da Morena; além da Comunidade Arca da Aliança, comunidade católica com sede em Joinville (PR) e que desenvolve projeto de missão em nossa diocese. É muito importante salientar a presença e colaboração das Irmãs Beneditinas do Espírito Santo, Irmãs da Pequena Família Franciscana (Instituto Secular), Irmãs de Maria Auxiliadora (Salesianas) e das Irmãs da Ordem 3ª Franciscana, que nos ajudam a estar mais próximos das comunidades e desenvolvem trabalhos de apoio às comunidades. Hoje o papel do Leigo é imprescindível para que possamos atender todas as comunidades que estão surgindo, e nós, enquanto Igreja Viva temos a missão de atendê-las mantendo viva a chama do Espírito Santo no meio do povo. Aqui, destacamos o importante papel dos leigos que assumem sua vocação de ser “Sal da terra e Luz do mundo”, a serviço da Igreja. Em nossa paróquia e comunidades temos trabalhos desenvolvidos nas pastorais da Criança, do Batismo, Catequética, da Juventude, do Dízimo, da Comunicação, dos Coroinhas e Ministério Extraordinário da Comunhão, além de diversos grupos e movimentos da Igreja Católica: Renovação Carismática, Grupo Bíblico, Apostolado da Oração, Movimento de Cursilho de Cristandade, Terço dos Homens, Terço da Misericórdia, Movimento Eucarístico, Arautos do Evangelho, Legião de Maria, Novena Perpétua, Setores de Evangelização, Obras das Igreja N. Sra. Do Perpétuo Socorro (Arquivo)

Informativo Paróquia & Comunicação nº 1  

Boletim informativo nº 1 | Editado pela Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro | Diocese de Paulo Afonso

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you