Issuu on Google+

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Setembro de 2013 l nº 114

BÍBLIA

O LIVRO MAIS LIDO NO MUNDO

“Ler a Sagrada Escritura significa pedir o conselho de Cristo”. (São Francisco de Assis)

Setembro é o Mês da Bíblia. Bento XVI, em 2006 disse: “A Sagrada Escritura não é algo que pertence ao passado. O Senhor não fala no passado, mas no presente: Ele fala conosco hoje, dá-nos a Luz, mostra-nos o caminho da Vida, concede-nos a comunhão, e assim, prepara-nos e abre-nos para a Paz”. Acreditamos nisso, e com muito carinho preparamos esta edição para você. Confira: Regras de ouro para ler a Bíblia, curso que muito ajudará no aprofundamento da Palavra, fervor na festa de São Roque,... E como sempre, lembramos: Não esqueça que depois de ler este exemplar, você pode ofertá-lo a um amigo ou vizinho, assim ele também terá o prazer de fazer uma boa leitura.

Vem aí festa anos 60

p. 3

Multidão festeja São Roque

p. 5

Testemunho da JMJ

p. 10


Informe-se 2

O RESSUSCITADO N. 114 Caros Amigos, Paroquianos e Leitores, Entramos no mês de setembro, considerado pela Igreja Católica como “Mês da Bíblia”. No último domingo (29/09), celebraremos o Dia Nacional da Bíblia. Dessa forma, esse mês deve ser tratado como “conscientização bíblica” forte, pois a Bíblia deve estar presente no nosso coração, na nossa mesa e nos nossos lares “365 dias por ano”. A Bíblia é o livro sagrado! É a Palavra de Vida, que gera e transforma o nosso existir e viver... Sendo assim, a Bíblia, o Verbo Eterno – Jesus Cristo, deve marcar constantemente as nossas ações pessoais, familiares e pastorais, sobretudo o nosso anúncio, serviço, diálogo e testemunho. Deve, também, ficar no coração de nossa catequese, fundamento da vida cristã. A Bíblia é um conjunto de livros escritos durante vários séculos. A palavra “Bíblia” significa “livrinhos”, pois é plural da palavra grega “bíblion” (“livrinho”); diminutivo da palavra “biblos” (“livro”). Porém, o objetivo deste artigo não é ser bem especializado nem uma longa palestra sobre os livros da Bíblia, do seu conteúdo, da sua mensagem teológica e/ ou inspiração divina na formação dos sucessivos livros, autores sagrados (hagiógrafos), etc. Seria muito interessante, porém, o meu desejo é apenas apontar na beleza da Bíblia que tem tantos nomes (Antigo Testamento, Novo Testamento, Palavra de Deus, Livro das Alianças, Sagrada Escritura, etc...), mas que permanece ÚNICA: VERBO (PALAVRA) ETERNO DO PAI, JESUS CRISTO! O amado discípulo do mestre Jesus, escreve no Prólogo do seu Evangelho: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (...). “O que foi feito nele era a Vida, e a Vida era a Luz dos homens” (cfr. Jo 1,1-4). “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1,14). Eis aqui a essência da Bíblia: a salvação da humanidade! Deixemo-nos então, envolver pela Palavra da Vida, deixemo-nos iluminar pela Luz que vem de Cristo, que é o próprio Deus. Jesus te ama. Fica com a minha oração por ti! Pe. Carlos Z. B. Kaminski, CSsR Missionário Redentorista

HORÁRIOS DE MISSAS IGREJA MATRIZ: Segunda a Sábado, às 18h (Quarta, Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Domingo, às 10h, 17h e 19h. SÃO LÁZARO: Segunda, às 7h, 9h, 16h e 18h. Terça a Sábado, às 8h. Domingo, às 9h30. N. SRA. EDUCADORA (ISBA): Segunda a Sexta, às 18h, somente no período letivo. Sábado às 17h e Domingo às 8h e 18h30 N. SRA. DOS NAVEGANTES: Sábado, às 18h30. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Domingo, às 8h. CORAÇÃO DE MARIA: Domingo, às 18h.

Atendimento para Confissões

Uma hora antes da missa

Congregação do Ss. Redentor - CSsR Paróquia Ressurreição do Senhor PÁROCO: Cristovão Przychocki Vigários: Adão Mazur e Carlos Kaminsk Secretaria da Igreja Matriz (71. 3235-5614) Expediente: De 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 13h às 18h Av. Oceânica, 2217 - Ondina - Salvador - BA - CEP: 40140-131 Secretaria da Igreja de São Lázaro (71. 3247-4972) Expediente: De 2ª a 6ª, das 7h30 às 16h Rua Professor Aristides Novis S/N, Alto da Federação, Salvador - BA - CEP: 40010-710 Blog - www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com Facebook: Paróquia de Ondina / Orkut: Ressurreição do Senhor

VOCÊ SABIA QUE A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA...

.

... mantém a prática de dar sempre nova oportunidade de perdão dos pecados? É através do sacramento da Reconciliação ou Confissão que isto se dá, conforme a vontade de Jesus Cristo, e os sacerdotes receberam o poder de perdoar os pecados em nome de Deus (Jo 20,22-23).

.

... professa ser o matrimônio indissolúvel, conforme o ensino de seu fundador (Mt 19,39). Ao mesmo tempo, tem misericórdia e acolhe com amor aqueles (as) que passaram pela dura experiência da separação.

.

... continua o sacerdócio instituído por Jesus Cristo na última Ceia (Lc 22,19-20), e continuado desde a Igreja primitiva (Atos 6,7; 14,23; 1 Tm 4,14; 2Tm 1,6) até os nossos dias.

.

... venera a Virgem Maria conforme uma profecia bíblica (Is 7,14), a vontade do próprio Jesus (Jo 19,25-27), e professa quatro verdades fundamentais sobre Maria: - Ela é a mãe de Deus (Lc 1,43) - Permaneceu virgem antes, durante e depois de dar a luz ao Filho de Deus (Mt 1,18-25) - Em vista do seu divino Filho foi concebida sem pecado (Imaculada Conceição) (Lc 1,28) - Terminado o seu tempo na terra foi elevada ao céu em corpo e alma (Assunção) (Ap 12,1). EXPEDIENTE

JORNAL O RESSUSCITADO Produzido pela Pastoral da Comunicação de Ondina - PASCOM TIRAGEM: 4.000 exemplares E-MAIL: pascom.ondina@hotmail.com.br PROJETO GRÁFICO: Silvana Lima l DIAGRAMAÇÃO: Equipe da PASCOM l TEXTOS: Pe Cristóvão Dworak, Pe Adão Mazur, Pe Carlos Kaminski, Pe Antônio Niemiec e equipe de reportagem da PASCOM: Rosa Maria, Magda Melo, Márcia e Alcides Lourenço, Darcy Sampaio, Almira Alice, Gilberto Vitória, Mônica Hanhoester, Neuma Sioli, Laila Azevedo, Silvana Lima, Aruzia Luna l FOTOS: Sergio Aragão, Maria das Neves, Claudemiro (Cal), Neuma Sioli, Google l JORNALISTA RESPONSÁVEL: Ana Guedes - Mt. BA 1428 l REVISÃO: Equipe de PASCOM l COLABORARAM COM ESTA EDIÇÃO: Equipe de PASCOM e paroquianos.


Tome Nota 3

O RESSUSCITADO N. 114 Oficinas de Oração e Vida

E vai rolar a festa!!! O grande dia está se aproximando e você não pode perder. Marque na sua agenda: 30/11/2013, Festa Baile dos Anos 60, da Paróquia da Ressurreição do Senhor, Ondina. Os convites estarão disponíveis na secretaria da nossa paróquia. Adquira logo o seu.

3

Na primeira semana de agosto, com a graça de Deus, foram iniciadas as sessões das Oficinas de Oração e Vida - segundo semestre, e também o curso Escola de Formação para Guias, na Paróquia da Ressurreição do Senhor. De 15 a 20/09, teremos aqui em Salvador a presença do fundador das Oficinas de Oração e Vida, Frei Ignácio Larrañaga. Será realizada a Semana de Culminância, com a participação de cerca de 280 guias dos estados de Sergipe, Espírito Santo e Bahia. Nesse evento, os guias estarão aprimorando seus conhecimentos e consolidando sua formação. Dom Murilo tem encontro com crismandos No dia 28/09, das 13h às 18h, na Igreja Imaculada Mãe de Deus (Irmã Dulce), Dom Murilo tem encontro com os crismandos deste ano. É um encontro aberto, então, se você não está se preparando para receber a Crisma, mas deseja participar, sinta-se convidado!

Uma festa diferente, com muita alegria. A ordem é ser feliz! Já na sua 3ª edição, a FBA 60 – Festa Baile dos Anos 60 traz ao público um show de diversão e uma viagem à boa música. Este ano o evento terá um espaço maior e bem localizado na CEPE, antigo clube da Petrobras, em Stela Mares. Haverá ônibus e vans saindo da Igreja Matriz. A “Festa Baile dos Anos 60” já virou tradição na nossa paróquia e é conhecida por se tratar de uma das mais animadas atrações de todas as festas de Salvador. Avôs, pais, filhos e pessoas de todas as idades participam. Venha festejar conosco este momento de congraçamento! TLC Em Salvador, mais um Treinamento de Liderança Cristã (TLC) acontecerá nos dias 27, 28 e 29/09. Para mais informações, consulte Antônio (9229-7171) Batismo de Adultos Nossa Igreja se alegra com todos os adultos que fizeram o curso e que receberão o seu batismo na missa das 10h, no dia 15/09. Semana do Idoso – 1º a 6/10 – Acompanhe, em breve, nas redes sociais e nos murais da Paróquia, as novidades que a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) trará para essa semana. Informações que irão proporcionar uma melhor qualidade de vida!

NOSSA AGENDA Setembro 02/09 – Reunião do CPP 05/09 – Curso: Introdução à Bíblia (Matriz) 06/09 – Curso: Introdução à Bíblia (Coração de Maria) 07/09 – Independência do Brasil / Dedicação da Capela N Sra dos Navegantes 07 a 09/09 – Visita da Imagem Peregrina Auxiliar da Mãe Rainha de Schoenstatt 08/09 – Natividade de Nossa Senhora 12/09 – Santo Nome de Maria / Curso: Introdução à Bíblia (Matriz) 13/09 – Curso: Introdução à Bíblia (Coração de Maria) 14/09 – Exaltação da Santa Cruz / Formação para a Pastoral da Crisma 15/09 – Batismo de Adultos / Aniversário da Comunidade Coração de Maria 20 a 22/09 – V Redescoberta 21/09 – Tarde de Talentos 22/09 – Retiro dos Catequistas 23 a 25/09 – IV Feira Baiana de Comunicação Solidária (Pascom Arquidiocesana) 27 a 29/09 – TLC 28/09 – Encontro dos crismandos com Dom Murilo / Desfile da Primavera (Coração de Jesus) 29/09 – Arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel 30/09 – São Jerônimo / Dia Nacional da Bíblia Outubro 01 a 06/10 – Semana do Idoso (PPI) 01/10 – Santa Teresinha do Menino Jesus 02/10 – Santos Anjos da Guarda 04/10 – São Francisco de Assis 07/10 – Nossa Senhora do Rosário / Reunião do CPP

Desfile da Primavera A Comunidade Coração de Jesus realizará o Desfile da Primavera, no dia 28/09, às 14h. Participe! As crianças também vão adorar! Conselho Missionário Paroquial A Forania 2 promove formação para criar ou reativar nas paróquias o Conselho Missionário Paroquial. Será na Igreja de Sant’Ana, no Rio Vermelho, nos dias 21 e 22/09. Para mais informações, consulte Vivian na secretaria (3235-5614). Terço dos Homens Homens da Paróquia de Ondina rezam o terço toda quarta-feira, após a Novena Perpétua, na Igreja Matriz. Venha participar!


Viva sua fé

O RESSUSCITADO N. 114

“Ouro e prata não tenho” Ecos de uma peregrinação Pe. Cristóvão Dworak, CSsR (E-mail: kdworak@hotmail.com)

Ainda estamos sob o impacto da recente peregrinação do Papa Francisco e de milhares de jovens ao Brasil, vindos, literalmente, de todos os recantos do mundo. No início desta viagem, ficamos impressionados com as primeiras palavras do Papa Francisco, pronunciadas na cerimônia de boas-vindas: “Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo”. Foram muitas expectativas da visita do Papa Francisco ao Brasil. Mas, o que este Papa argentino e latino-americano poderia trazer ao Brasil, que é a quinta economia do mundo e a maior economia da América Latina? O que poderia dizer aos católicos do Brasil que aos poucos vão perdendo o privilégio de ser o maior país católico do mundo? O que poderia dizer aos jovens brasileiros inconformados com a corrupção e com o descaso dos três poderes? O que poderia dizer ao Episcopado

Brasileiro, que é um dos maiores do mundo? O que poderia dizer aos favelados da Comunidade de Varginha que representaram os milhões de excluídos? Por fim, o que um papa de mais de setenta anos poderia dizer aos jovens vindos a Aparecida do Norte e ao Rio de Janeiro de todos os recantos do nosso planeta? Não é o nosso objetivo responder estas perguntas aqui, neste espaço. Mas, sugiro que você tente fazer este exercício à luz da Palavra de Deus (At 3, 1,26) e dos pronunciamentos do Papa Francisco na JMJ. Termino com um testemunho de uma mãe de Itabuna, cuja filha participou do JMJ. “Minha filha voltou diferente da Jornada. Ela se desfez de muita coisa. Depois de ficar acampada durante uma semana no Rio, ela percebeu que para ser feliz não precisa de tanta coisa”. Por certo, porque “nem o ouro nem a prata” nas suas modernas modalidades são, no fundo, capazes de garantir a verdadeira felicidade. O que dá sentido à vida é a fé em Jesus Cristo. Então, bote fé!

Programe-se!

Vem aí a 4ª edição da Feira Baiana de Comunicação Solidária O Jornal São Salvador, por meio da Pastoral de Comunicação Arquidiocesana (Pascom), promove a IV Feira Baiana de Comunicação Solidária, entre os dias 23 e 25/09. O evento, que acontecerá na praça em frente ao Shopping Iguatemi, das 8h às 19h, tem como tema “Por uma Salvador que comunique a Paz”. A novidade deste ano será o lançamento do

prêmio de comunicação Dom Thomas Murphy. A abertura oficial da FBCS será realizada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, no dia 23. Durante os dias do evento, quem passar pelo local poderá conferir painéis universitários, com exposições de trabalhos desenvolvidos por estudantes de cursos de comunicação, além de uma mesa-redonda, com o tema “Juventude, redes sociais e mobilização política”.

“Diante de uma dificuldade, substitua o NÃO CONSIGO por VOU TENTAR OUTRA VEZ.” (Ditado popular)

4

As Indulgências Dom Murilo Krieger - Arcebispo de São Salvador (BA), Primaz do Brasil

Quando se trata das indulgências, é preciso que fiquem claros quatro aspectos: 1º) As indulgências não consistem no perdão dos pecados, o qual é dado por Deus ao pecador arrependido, por meio da absolvição, no sacramento da Reconciliação; 2º) Recebido o perdão dos pecados permanece ainda a “pena” como consequência da culpa. Para melhor entender o que isso significa, tome-se o exemplo banal, mas expressivo, do prego na parede. Tirado o prego, permanece o buraco, que deve ser fechado, para que a parede fique perfeita novamente. Quando nos confessamos, se tivermos por Deus um amor sem reservas, e estivermos dispostos a uma conversão radical, juntamente com o perdão dos pecados recebemos o perdão da pena. Caso contrário, permanecem em nós as escórias do nosso egoísmo, da nossa preguiça espiritual. Fica, então, a necessidade de uma reparação pelas consequências de nossos pecados. A indulgência nos dá o perdão dessa pena, dessa reparação que teríamos que fazer; 3º) Para se obter uma indulgência são necessárias algumas condições habituais: a confissão sacramental, a comunhão eucarística e uma oração nas intenções do Papa; 4º) A indulgência não é uma remissão passiva ou automática de nossas penas; exige, como condição indispensável para se obtê-la, uma autêntica conversão do coração e da vida, a disposição de amar a Deus de todo o coração e o generoso propósito de fazer o bem ao próximo e de evitar todo e qualquer pecado. Como se vê, as indulgências estão longe de ser um incentivo à mediocridade espiritual; são, antes, um estímulo para buscarmos a santidade.

Sugestão de Leitura Cabeceira da cama

Nossa sugestão é a Bíblia, que é conjunto de muitos livros: uma biblioteca de 73 livros de épocas, autores e estilos diferentes. Ela relata a história dos nossos antepassados, reflexões, sabedoria, oração, inspirada pela sua fé num único Deus que nos revela: “Estou sempre com vocês!” Deve ser lida a partir de Jesus Cristo, o Senhor, o único capaz de abrir o livro e desvendar seus mistérios. Embora a Bíblia seja o livro mais conhecido do mundo, muita gente a tem em casa, mas não a abre. Mude de rotina e vida. Alimente-se do pão da Palavra e sinta o amor de Deus! Boa leitura!


Veja o destaque

O RESSUSCITADO N. 114

5

Festa São Roque comove povo Como ocorre em todo dia 16/08, o Santuário de São Lázaro e São Roque celebra a festa do padroeiro São Roque. Este ano a festa teve como

5

tema: “ São Roque, jovem fiel a Jesus”. Os festejos aconteceram inicialmente com o tríduo, para que a comunidade aprenda mais sobre a doutrina da nossa Igreja Católica, sendo o

ponto alto, a missa festiva presidida por D. Gilson, seguida da procissão e encerramento com a Adoração ao Santíssimo. Mais uma vez, os devotos demonstraram a fé em Jesus Cristo e a devoção ao padroeiro São Roque a exemplo da senhora Maria Ventura Carmo dos Santos, que a cada segundafeira subia a Colina em busca da cura de uma enfermidade que lhe causava grande sofrimento: “As pessoas que me encontravam não acreditavam que na próxima semana eu estaria de volta, tão grande era o meu sofrimento. Hoje,

Mãe Rainha educa-nos na Fé A nossa Forania receberá a visita da Imagem Peregrina Auxiliar da Mãe Rainha de Schoenstatt durante este mês. Na Paróquia da Ressurreição do Senhor, a acolhida da Imagem acontecerá no período de 07 a 09/09, na Matriz, com o tema: “Mãe Rainha educa-nos na Fé”. Confira a programação detalhada nos murais e no

blog da Paróquia. Participe e traga sua família para que Ela a ilumine como diz o hino: Mãe Admirável, ó Mãe Peregrina! A tua visita aquece, ilumina. Pois trazes contigo teu Filho Jesus Que é vida, caminho, verdade e luz.

Tarde de Talentos As pastorais da Catequese e da Crisma realizarão, em 21/09, a partir das 14h, Tarde de Talentos, com gincana bíblica para as turmas mirins e apresentações com os crismandos partilhando os seus “talentos”.

Os demais grupos da paróquia que tenham interesse podem agendar sua participação. Será uma tarde prazerosa e evangelizadora! Para mais informações, contate Rose Mary 83106447 ou Giovana 8278-0441.

A paróquia de Ondina está nas redes sociais: Blog: www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

Paróquia de Ondina Ressurreição do Senhor Paroquia_ondina pascom.ondina@gmail.com

pela fé, louvo e agradeço a minha cura”. Notadamente, as festas de São Roque tomaram uma dimensão popular tão grande que a cada ano o número de devotos e visitantes se supera, tornando verdadeiramente um ponto de peregrinação e orgulho para a comunidade local que se esforça para celebrar o seu padroeiro e que se identifica com a sua história. Agradecemos a Deus e a todos os devotos, em especial ao

Corpo sacerdotal. Até o próximo ano! Valeu São Roque!!!!!!

Grupo Ondina (NA) Vale a pena viver

Narcóticos Anônimos (NA) é uma irmandade totalmente gratuita de homens e mulheres que estão aprendendo a viver sem drogas. Através da programação do NA é possível parar, perder a vontade de usar e aprender uma nova maneira de viver. Para tornar-se membro basta ter o desejo de parar de usar drogas. O Grupo Ondina – Vale a pena viver, completou um ano de funcionamento no último dia 23/07. A comemoração aconteceu no dia 25/08, com reunião aberta seguida de alegre almoço. O grupo se reúne domingos, das 9h às 10h30 e segundas, das 19h às 21h. Nos domingos e na última segunda-feira do mês, a reunião é aberta à comunidade.


Especial 6

O RESSUSCITADO N. 114

Eu amo le Você já se perguntou qual seria o livro mais lido do mundo? Provavelmente sua resposta será a Bíblia. E acertou! A Bíblia Sagrada, uma coleção de livros, é, foi e será o livro mais lido do mundo. Se juntarmos os nove livros mais lidos, não conseguiremos chegar à metade dos números de Bíblias lidas. Para muitos, a Bíblia é somente enfeite ou para ler em pequenas ocasiões. Isto não deve acontecer. Ela deve ser nosso livro da cabeceira da cama, do bolso, da bolsa das mulheres, para que a qualquer momento possamos ter a Palavra de Deus ao nosso lado. Tabela mostra os 10 livros mais lidos no mundo segundo site americano

Oração para antes de ler a Bíblia Meu Senhor e meu Pai envia o teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra. Que eu Te conheça e Te faça conhecer, Te ame e Te faça amar, Te sirva e Te faça servir, Te louve e Te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e que todos consigamos a vida eterna. Amém! Oração para depois de ler a Bíblia Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação. Peço-Te ajuda para pô-los em prática. Minha Mãe interceda por mim. Amém!

LECTIO DIVINA ou Leitura Orante da Bíblia Realizar uma leitura frutuosa da Bíblia significa orientá-la na direção do encontro com Deus. E se creio que ela foi inspirada por Seu Santo Espírito, então a mesma contém a mensagem do Pai para mim. Encontrá-la exige disposição interior e fé, além do seguimento do que chamamos de Leitura Orante da Bíblia, uma espécie de “escada”, cujos degraus podem ser resumidos assim: LEITURA – MEDITAÇÃO – ORAÇÃO – CONTEMPLAÇÃO A sua prática, seja nos círculos bíblicos, seja na oração pessoal, é indispensável para o crescimento espiritual. O tempo necessário é determinado por cada um e deve acontecer diariamente, se possível em local silencioso e confortável. O importante é não desanimar. Ore por si e pelos outros, oferecendo ao Senhor o seu melhor. O resto Ele fará. “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17,17)

A veracidade das Escrituras Padre Antônio Niemiec - CSsR

A Igreja professa que a Bíblia ensina com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus quis que conhecêssemos, em vista da nossa salvação (cf. Dei Verbum, 11). Daí, para bem compreender a mensagem divina, precisa-se investigar o que os escritores sagrados, de fato, quiseram transmitir e aprouve a Deus revelar por suas palavras. No ensino do Magistério da Igreja está claro que a mensagem bíblica é essencialmente religiosa e está inteiramente interessada naquilo que diz respeito à salvação. As Sagradas Escrituras não contêm erros em matéria de fé; quando estão ensinando algo sobre Deus e seu projeto. Sabemos, entretanto, que a Bíblia nem sempre e em todo detalhe está ensinando algo. Em vez de “ensinar” seu leitor, um escritor pode procurar tocar-lhe o coração, a sensibilidade. Por isso, muitas informações de ordem “científica” e “histórica”, que nela se encontram, devem ser abordadas prudentemente, uma vez que se trata de um livro essencialmente religioso, com o objetivo único de fortalecer a fé de seus leitores. Não é função da Bíblia ensinar geografia, astronomia, etc. Para essas e outras ciências, o ser humano conta com o progresso feito pelos estudiosos de cada campo. João Paulo II nos diz: “A Bíblia mesma nos fala da origem do universo e sua formação, não para nos fornecer um tratado científico, mas para precisar as relações corretas do homem com Deus e com o universo. A Sagrada Escritura quer simplesmente dizer que o mundo foi criado por Deus e, para ensinar essa verdade, exprime-se com os termos da cosmologia usada no tempo daquele que escreveu. Qualquer outro ensinamento sobre a origem e a formação do universo é estranho às intenções da Bíblia: ela não quer ensinar como foi feito o céu, mas como se vai para o céu”.


Especial 7

O RESSUSCITADO N. 114

er a Bíblia Silêncio! Deus vai falar... Quem vem à Casa de Deus quer encontrar-se com Ele para manter um diálogo de fé que traga conforto, paz e esperança. Para que isso aconteça é necessário que o ambiente esteja favorável, tranquilo. Assim, em respeito a si e ao irmão, faça silêncio. Se, em um momento de desatenção, alguém tentar conversar com você durante a missa, convide-o para fazê-lo após o seu término. Caso seja algo que não possa esperar, saia sem fazer barulho para não dispersar quem está do seu lado. E lembre-se: você também precisa silenciar para ouvir o que Deus tem a lhe falar... Aproveite este momento de silêncio, antes das celebrações, para ler a Bíblia. Você deve começar a levá-la para as missas. Aproveite esse tempo!

7

Regras de ouro para ler a Bíblia 1. Eis a principal regra: ler a Bíblia todos os dias, sem exceção. Leia quando tiver vontade e quando não tiver também! Assim como você alimenta o corpo todos os dias, alimente diariamente o seu espírito com a Palavra de Deus. Assim como tomamos banho todos os dias e, quando não podemos fazê-lo de manhã, à noite o corpo pede um banho, assim também se passa com a leitura da Bíblia. 2. Tenha uma hora marcada para a Leitura Para grande parte das pessoas, a melhor hora de ler é de manhã cedinho. Elas se levantam cedo para ler a Bíblia e fazer o seu trabalho com o Diário Espiritual. Há, porém, quem tenha dificuldades para fazer isso. Nada há de estranho nisso. Em geral, essas pessoas rendem mesmo à noite. Apesar do cansaço do dia, à noite sua mente fica desperta, ativa... Se para você o período bom for o noturno, não hesite: trabalhe com a Bíblia à noite. O importante é descobrir o melhor período para você. E fazer dele a sua hora marcada, sendo-lhe fiel, sem exceções. 3. Marque a duração da Leitura Esta é outra regra de ouro: marque a duração da leitura e seja-lhe fiel. Seja sério consigo mesmo. É preferível ler 10 minutos todos os dias do que ser levado pelo entusiasmo de quem começa e não ir em frente. Muitas pessoas que, de início, exigiram muito de si mesmas, a fim de fazer com seriedade e constância esse trabalho, agora se confessam satisfeitas com o fato de que, passado certo tempo, sentiram um envolvimento e uma motivação tamanhos que a disciplina deixou de ser uma exigência. Do mesmo modo, dado o rigor com o qual encararam esse tempo para a leitura, hoje, percebem que se tornou curto. Elas precisam de mais tempo, o trabalho ficou com gosto de “quero mais”. Pena que nem sempre seja possível.

30 de setembro é dia de São Jerônimo São Jerónimo (português europeu) ou Jerônimo (português brasileiro) foi um padre e apologista cristão ilírio. É conhecido, sobretudo, como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico, para o latim. A edição de São Jerônimo, a Vulgata, é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Apostólica Romana, que o reconhece como Padre e Doutor da Igreja. Nasceu em Estridão, por isso chamado Jerônimo de Estridão, na fronteira entre a Panónia e a Dalmácia, no segundo quarto do século IV e faleceu perto de Belém

em sua cela, próximo à gruta da Natividade. É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores, e patrono das secretárias, ambos comemorados no dia 30/09. A Vulgata foi publicada cerca de 400 d.C., poucos anos depois de Teodósio I ter feito do cristianismo a religião oficial do Império Romano (391). É interessante ressaltar critério ao qual o grande biblista se ateve na sua obra de tradutor. Revela-o, ele mesmo, quando afirma respeitar até a ordem das palavras das Sagradas Escrituras, porque nelas, diz, “até a ordem das palavras é um mistério” (Ep. 57, 5), isto é, uma revelação.

CURSO: INTRODUÇAO À BÍBLIA Uma porta de entrada Docente: José Luis Sepúlveda Férriz “Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Salmo 119, 105) Comunidade Matriz Datas: 05/09 (quinta-feira) – 19h às 20h30 12/09 (quinta-feira) – 19h às 20h30 Comunidade Coração de Maria (Alto de Ondina) Datas: 06/09 (sexta-feira) – 19h30 às 21h 13/09 (sexta-feira) – 19h30 às 21h Não precisa fazer inscrição. Para mais informações, contate Vivian na secretaria paroquial (3235-5614).


Fique por dentro 8

O RESSUSCITADO N. 114

Jantar Beneficente A Comunidade Coração de Jesus agradece a participação dos irmãos em Cristo no Jantar Beneficente. A animação e os elogios dos convidados consagraram o objetivo de proporcionar momentos de amizade, lazer e cultura. Agradecemos também, Maria Helena e Josuel, jovens talentosos que com dedicação encantaram a noite.

Festa Black & White

São Cosme e São Damião

A Comunidade Coração de Maria realizou, no dia 10/08, a Festa Black & White. Ao som do DJ Felipe, com hits da época da Jovem Guarda, num ambiente agradável, descontraído e familiar todos se divertiram: adultos, jovens e crianças. Foi um grande sucesso e ficou ‘um gostinho de quero mais’ para o próximo evento. A Comunidade agradece a participação de todos.

Estes santos são padroeiros dos médicos e farmacêuticos. Algumas crendices lhes são atribuídas, porém é o zelo pelos que sofrem e o desprendimento dos bens materiais que devemos guardar como exemplo de suas vidas. Eram gêmeos e nasceram em 303, na cidade de Egéia, na Arábia. Foram educados e instruídos pelos grandes mestres da Síria e lá se especializaram nas ciências e na medicina. Cosme e Damião não perdiam a oportunidade de falar de Jesus Cristo, o Médico dos Médicos, e do seu Evangelho, assim aliavam a cura do corpo e da alma. Não aceitavam gratificações e atraiam “almas para Deus”. “Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. Toda medicina provém de Deus....” (Eclo 38, 1-3).

Parabéns aos aniversariantes dizimistas da Paróquia da Ressurreição do Senhor

do mês de setembro

Matriz, Comunidades: Nossa Senhora Educadora (ISBA), Nossa Senhora dos Navegantes, Coração de Jesus e Coração de Maria. 1 Maviael Pereira Costa 1 Therezinha Dourado Cruz Lino 3 Maria de Lourdes Perez Silveira 4 Gerssi Andrade Souza 5 José Carlos de Andrade Moura 6 Jorgina da C. Silva 7 Regina Amélia de Mattos Salles 8 Maria Aparecida Farias de Lima 8 Sônia Maria Gomes Moreira 8 Andrea S. Souza 9 Leila de Faria Góes Santana 9 Maria Creuza Melo da Cruz 10 Maria José S. Cardoso 11 Alcides Lourenço 12 Maria Lúcia Ramos Santos 12 Iracema Maria Costa 13 Dieter Shön 14 Clarissa Mathias 14 Nívea Brandão Muniz Aragão 14 Wagmar Silvino da Silva 14 Levi Dundas dos Santos (mirim) 15 Ana Maria Novaes de Queiroz 15 Elís Fernanda Feitosa Pedreira Machado 15 Maria do Alívio Miranda Moura

15 Paula de Carvalho Homem 16 Maria Magnólia Guimarães Figueiredo 17 Edna Maria Freire Bouzon 17 Francisco de Castro Nogueira 17 Maria das Graças Simões Santana Araujo 19 Ivone Casé Bomfim 19 Léa Matos Costa 20 Maria das Graças Paternostro 20 Sérgio Luciano Novaes de Queiroz 20 Marineuza de Jesus Santos 21 Adroelza Limoeiro 21 Antonio Carlos Beisl Noblat 21 Izabel Eugênia Burgos da Silva 23 Leda Oliveira Fernandes 24 Iraildes Porto Brasil 25 Júlio de Freitas Brandão 25 Margarida Maria da Matta da Fonseca 26 Helena Maria Madeira Menezes 26 Lucimar Aparecida de Souza Rocha 26 José Pedro de Andrade 27 Luana Alves S. Assis (mirim) 28 Judite Silva da Paixão 29 Lenilde Silva Oliveira 29 Sônia Lemos Pedrone

SERVIÇOS GRATUITOS NA IGREJA MATRIZ Através do serviço voluntário de alguns paroquianos, aqueles que estiverem interessados em atendimento médico e de advogados poderão contar com serviços oferecidos gratuitamente em nossa Paróquia. Confira os dias e programe-se!

ATENDIMENTO MÉDICO Fisioterapia: quartas-feiras das 14h às 18h. É necessário agendamento prévio com a fisioterapeuta Vitória Sampaio: (71) 34927061 Psicologia e outras especialidades: quartas-feiras, das 14h às 18h, com a psicóloga Norma Almeida. Mastologia: terças-feiras a cada 15 dias, pela tarde, agendar com Neves (9189-8428) atendimento com a mastologista Tatiana.

SERVIÇO DE ADVOCACIA GRATUITO Atendimento jurídico nas áreas: cível, criminal, trabalhista e familiar. As consultas acontecem das 14h às 18h, nas terças-feiras, com a advogada Cristiane Soares e às quartas-feiras, com o advogado Mário Brito.

BRECHÓ Todas as terças-feiras com artigos para venda, das 14h às 16h30, no auditório da Matriz. PARA TODOS OS ATENDIMENTOS LIGUE: 3235-5614 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. (Mateus 5,24)


Confira 9

O RESSUSCITADO N. 114

Homenagem a Irmã Dulce Em 13 de agosto, data oficial da festa litúrgica de Irmã Dulce, a Bem- Aventurada

9

foi homenageada com uma programação especial, que incluiu missas, ciranda da fé e procissão luminosa pelas ruas do bairro de Roma com a imagem do Anjo Bom do Brasil. A missa solene (10h), no Santuário de Irmã Dulce, no Largo de Roma, teve como celebrante Dom Gilson Andrade, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador. A festa em homenagem a Irmã Dulce é um momento de espiritualidade e devoção para renovarmos a nossa fé e entregarmos a nossa vida e as nossas necessidades nas mãos de Deus, através da intercess��o da Mãe dos Pobres.

Tarde de Louvor e Adoração O grupo Fonte de Água Viva da Comunidade Coração de Maria está de parabéns. Com o tema “Deus olha o coração” (I Samuel 16,7), o pregador Reinaldo da Paróquia João Batista e o músico Moisés, ambos da RCC, foram instrumentos de Deus nas muitas bênçãos derramadas, em 18/08, na Tarde de Louvor e Adoração.

São Miguel, São Gabriel e São Rafael No dia 15/08, deu-se início a quaresma de São Miguel Arcanjo que termina em 29/09. Nela se pede que ele combata por nós o inimigo e o precipite no inferno, desfazendo toda mentira e ilusão da qual se serve. Que aumente em nós o amor à santa missa e sagrada Eucaristia. Para este dia a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história - Miguel, Gabriel e Rafael. Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são “mensageiros dos

decretos divinos” aqui na Terra. Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. É citado três vezes na Sagrada Escritura. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja. Gabriel significa “Deus é meu protetor” ou “homem de Deus”. É o arcanjo anunciador. Guardião da saúde e da cura física e espiritual. Rafael é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.

Minha Trajetória na Paróquia... Rose Mary da Silva Na Paróquia da Ressurreição do Senhor desde 1990, esta paroquiana quando chegou de sua cidade natal, encontrou na nossa comunidade a sua verdadeira casa. Naquele ano, preparando-se para a crisma, encontrou no “caminho” a irmã Bernadete Oliveira (FCM) na Comunidade Coração de Jesus. Devido ao carinho recebido e vendo a necessidade no serviço pastoral, a sua identificação com a formação catequética serviu para que o Espírito Santo lhe soprasse, capacitando-a para realizar a missão de catequista com comprometimento. Na época, o pároco era padre Tadeu (que está na Polônia) a quem muito agradece pelo incentivo e orientação espiritual. Diversos momentos vividos na paróquia firmaram sua caminhada missionária, dentre eles, as Oficinas de Oração e Vida que na época eram coordenadas por irmã Anajar (FCM) e a paroquiana Tereza Limoeiro. Também lhe motivou o empenho das Filhas do Coração de Maria na formação geral das Comunidades Coração de Jesus e Coração de Maria. Começou a ajudar nos encontros de batismo com adultos, e em 2009 foi convidada por padre Geraldo Camargo e por Giovana Oliveira para participar da Pastoral da Crisma, desde então atua como facilitadora desta pastoral em nossa paróquia. Rose Mary colabora nos encontros de batismo para pais, padrinhos e adultos nas comunidades, Coração de Jesus e Coração de Maria. Com muita alegria ela diz: “Amo a minha Igreja e afirmo que a primeira atitude num (a) missionário (a) é a disponibilidade para viver e crescer em comunidade!”

SEJA NOSSO PARCEIRO Anuncie no nosso jornal. Seu anúncio será visto em escolas, condomínios, clínicas e hotéis de Ondina. Informações pelo e-mail pascom.ondina@hotmail.com.br. Que Deus lhe abençoe!


109 O RESSUSCITADO N. 114

10

Turma Jovem Dia do Catequista e do Leigo No dia 25/08, foi celebrado o dia do catequista e da vocação leiga. São milhares de homens e mulheres que movidos pela fé, esperança e caridade se dedicam a anunciar, viver e celebrar a Palavra de Deus. Neste dia, celebramos missa em ação de

graças por cada catequista que aceitou o convite de evangelizar. Parabéns aos catequistas e aos leigos, verdadeiramente compromissados em transmitir os valores cristãos e o Reino de Deus. Que eles continuem firmes em seu propósito de evangelizar!

Missa com as Crianças A Catequese da Matriz e o grupo Semear, no segundo domingo, às 17h, e a Escola Dorilândia, na primeira sexta-feira, às 11h30, preparam missa com as crianças.

Elas são a esperança de um novo amanhã, vamos incentivar nossas crianças, trazendo-as à missa a elas dedicada!

Semana da Família

Comemorada em todo o Brasil, de 11 a 17/08, a semana teve mensagem do Papa Franciso. Ele afirmou que a Semana Nacional da Família encoraja os pais “nessa nobre e exigente missão que possuem de ser os primeiros colaboradores de Deus na orientação fundamental da existência e a segurança de um bom futuro.” “Os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que a vida deve sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade.” Na nossa Paróquia a programação da Semana da Família foi muito intensa. Nosso irmão Ednaldo falou sobre o tema: PAI E MÃE: PRIMEIROS E AUTÊNTICOS TRANSMISSORES DA FÉ. Todos os dias houve um palestrante e o casal Humberto e Manuela finalizou falando sobre a INICIAÇÃO CRISTÃ: EDUCAÇÃO PARA A FELICIDADE.

V Redescoberta

Chuva de graças serão derramadas em mais um Redescoberta Salvador nos dias 20, 21 e 22 de setembro. O encontro é voltado para jovens universitários ou já formados. Acontecerá pela quinta vez no Convento Dom Amando. São apenas 40 vagas e a inscrição custa R$ 60,00. Maiores informações com os coordenadores: Élide (71) 9211-1315 e Mákyo (71) 9138-9009.

Depoimento de uma jovem paroquiana que viveu a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro foi chuva de graças. Eu e mais 13 jovens da nossa Paróquia, do grupo de universitários - Redescoberta, fomos recebidos no Rio por chuva e frio nunca visto e sentido na cidade maravilhosa. Ali, tivemos noção de que irmãos de TODO o mundo estavam em um só lugar. Louvor, música, fotos com as diferentes bandeiras, troca de cultura, e uma ÚNICA FÉ. Ali, nos demos conta que somos uma Igreja UNIVERSAL, que nossa religião e a fé que professamos ultrapassam as barreiras de Ondina, da Bahia, do Brasil. Aquela multidão adorando e louvando um só Deus, gritando: “Essa é a juventude do papa” em todas as línguas, foi a MAIOR emoção. Verdadeiro Pentecostes jovem! Tivemos a certeza do nosso CHAMADO, e que não podemos mais ficar acomodados, parados, no nosso conforto. Ser missionário é ir muito além! Vivemos a missa de acolhida, Via Sacra, dias de catequese, adoramos Jesus Sacramentado, peregrinamos 6 km, erguemos nossa bandeira mesmo com 11ºC, vimos de perto Papa Francisco com seu sorriso e humildade, e juntos rezamos o Ângelus. Na JMJ, entreguei todos os meus medos, a vida de todos que conheço e a de vocês paroquianos. Copacabana foi o verdadeiro campo da fé onde o mundo todo adorou a Jesus. Ali, “Botamos fé, esperança, Amor”. Tenho certeza que toda aquela chuva foi necessária para lavar nossos pecados, purificar nossas almas, nos renovar, molhar a terra, fazer brotar a semente plantada. O dia lindo do domingo foi a certeza de que Deus nos fez “obras novas”, que um mundo antes frio, marcado pelo egoísmo das pessoas, agora estava com luz e calor de perseverança, que agora estávamos verdadeiramente iluminados. Temos que anunciar, hoje e sempre, que somos todos nós DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS! Que precisamos levar o Evangelho aos pobres, aos doentes, aos necessitados, e a toda juventude. Irmãos, essa foi a maior experiência da minha vida! No coração do Redentor, de braços abertos, reafirmei em meu coração: “Eis-me aqui Senhor, Envia-me”. Até Cracóvia 2016! Rebecca Meireles - Membro da Pastoral da Juventude


O RESSUSCITADO N. 114

PINTE, BRINQUE, DIVIRTA-SE!

11

11


Conheça mais 12

O RESSUSCITADO N. 114

Sete de setembro O Sete de Setembro é uma data que marca um grande acontecimento para todos nós brasileiros: “Independência ou Morte”. Esse foi o grito que, como aprendemos na escola, Dom Pedro I deu às margens do Rio Ipiranga. Um fato histórico que após alguns anos gerou um hino para sacramentar esse acontecimento e tem como refrão: Brava gente brasileira! Longe vá temor servil: Ou ficar a pátria livre. Ou morrer pelo Brasil.

Entendendo que na Política, o conceito de independência de um país ou território é a conquista e manutenção da sua soberania política e econômica, que pode ser absoluta ou relativa, podemos considerar o nosso país como independente e ser essa gente a qual o refrão do hino se refere? Façamos uma breve reflexão e... Viva Sim o Povo Brasileiro com saúde, educação, dignidade e respeito!!!

Curso de Extensão em Liderança Cristã Você que deseja bem liderar, faça o curso que o Centro Missionário Redentorista (Rua Almeida Sande, 36 – Barris) oferece em parceria com a Faculdade São Bento da Bahia. Ele acontecerá nos domingos, dias 08/09; 22/09; 20/10; 10/11. Aperfeiçoe sua liderança! Investimento: R$ 100,00 (incluso almoço) Informações: Tel. (71) 3328-7461 /

Site: www. cmredentorista. com.br Programação: Liderança na Bíblia - Estilo de liderança de Jesus - Essência da liderança cristã - Diferenças entre liderança cristã e liderança natural - Diferentes tipos de liderança Perfil do líder cristão - Liderar comunidade - As funções de liderança - Liderar pessoas difíceis.

O Ressuscitado ajuda você a economizar Confira algumas dicas de segurança e economia em energia elétrica para que você não corra riscos ao utilizá-la, reduza os custos na conta da luz, e ainda colabore com a preservação dos recursos naturais.

Utilize a Energia Elétrica com segurança 1-Cuidado com fios desencapados, isso coloca em risco a vida de sua família e dos animais de estimação; 2- Desligue a chave geral ao deixar a casa vazia por um longo período; 3- Utilize protetores nas tomadas principalmente se tiver crianças em casa; 4- Evite fazer ligações clandestinas nas redes elétricas (gato), além de ilegais podem causar sérios acidentes; Utilize sabiamente a Energia Elétrica 1-Durante o dia use a luz natural o máximo que você puder e não esqueça: a luz solar tem poder bactericida, ajuda a preservar sua saúde e de seus familiares. 2- Ao sair de um ambiente, apague a luz; 3- Utilize lâmpadas fluorescentes compactas nos locais onde as luzes ficam acesas por mais tempo. Mais dicas no próximo número.


Jornal de setembro 2013