Page 6

Especial 6

O RESSUSCITADO N. 151

Natal do Senhor, nasceu Jesus!

Advento

A palavra “advento” tem origem latina e significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”. No Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. Neste tempo, celebramos duas verdades de nossa fé: a primeira vinda de Jesus Cristo, com seu nascimento em Belém e a segunda vinda de Jesus, a Parusia. Assim, a Igreja comemora a vinda do Filho de Deus entre os homens (aspecto histórico) e vive a alegre expectativa da segunda vinda d’Ele, em poder e glória, em dia e hora desconhecidos (aspecto escatológico).

Natal do Senhor O dia 25 de dezembro é um dia muito especial, pois é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, a luz do mundo prometida pelo Pai misericordioso. Eis que Ele envia seu filho único, por amor ao mundo, e por amor a Ele devemos viver o Natal do Senhor com alegria e esperança, onde o Deus menino chega para habitar no meio de nós, trazendo a promessa de um mundo novo. Pinheiros, presépios, presentes e banquetes natalinos representam os presentes que os Reis Magos levaram até o menino Jesus,

mas o verdadeiro sentido do Natal é que Cristo realmente nasça em nossos corações de uma maneira nova e que possamos sempre caminhar na luz solidária deste Deus Único e Verdadeiro, que nos quer também solidários uns com os outros! Sendo assim, tudo neste dia só tem sentido se apontar para o grande aniversariante deste dia: o Menino Deus! Vivamos com muita alegria este dia solidário, que o Senhor fez para nós! Um Santo Natal para você e para a sua família!

Como se estrutura o Tempo do Advento

O tempo do Advento não tem um número fixo de dias e depende sempre da solenidade do Natal. Ele começa na tarde do primeiro domingo após a Solenidade de Cristo Rei e se desenvolve até o momento anterior à tarde do Natal. Ele possui quatro semanas e, por isso, quatro domingos celebrativos. O terceiro domingo do Advento é chamado de domingo da alegria (gaudete, em latim) por causa da antífona de entrada da missa (Alegrai-vos sempre no Senhor), mostrando a alegria da proximidade da celebração do Natal.

JORNAL ONDINA DEZEMBRO 2016.indd 6

05/12/2016 07:57:18

7

Jornal de ondina dezembro 2016  

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor - Ondina - Salvador – Bahia, dezembro de 2016 n º 151.

Jornal de ondina dezembro 2016  

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor - Ondina - Salvador – Bahia, dezembro de 2016 n º 151.

Advertisement