Issuu on Google+

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia l Dezembro de 2012 l nº 105

Comemoremos o nascimento de Jesus

FELIZ NATAL E UM 2013 DE LUZ! Desejamos um Natal que traga o espírito de humildade e força presentes no nascimento de Cristo e que em 2013 sejamos capazes de colher o que há de melhor no coração de cada homem, inclusive no nosso. Que encontremos coragem para buscar na luta de cada dia a certeza de que somos capazes de vencer Visitas vocacionais

Complemento

Seja um voluntario

p. 7

O Natal se aproxima e com ele o ano de 2013, nesta edição convidamos você a refletir sobre um período que está sendo esquecido por muitos católicos, por esta razão, Pe Cristóvão Dworak nos faz a pergunta: “O Advento já era?”. Este momento de preparação para a chegada de Jesus é muito importante para todos nós. Leia também sobre um personagem que só chega para ajudar uma vez por ano e que a mídia o utiliza como o salvador, tentando enganar a todos nós. Confira na página 5.

“Melhor do que todos os presentes embaixo da árvore de Natal é a presença de uma família feliz”. (Autor desconhecido)

Etiqueta na Igreja - Parte Final

p. 7


Informe-se 2

O RESSUSCITADO N. 105

Vem Senhor Jesus!

Você Sabia que

Queridos irmãos amigos da Paróquia da Ressurreição do Senhor! Estamos entrando num tempo muito especial da nossa Igreja: o Advento. Esse tempo tem como objetivo: preparar cada um de nós; a comunidade paroquial; a Igreja e a humanidade toda para o nascimento do Menino Jesus. O Advento é tempo oportuno para como filho(a) de Deus olhar a minha vida, a minha convivência com Ele e com o irmão que está ao meu lado. O Advento tem que conduzir o meu coração para Belém, para a gruta onde Jesus nasceu. Passar por uma experiência pessoal com Ele, experimentar “Deus conosco”! Nesse tempo preciso transformar meu coração em “manjedoura” para dignamente acolher nele o Menino Jesus. E, depois do Advento, somos convidados a celebrar o Natal juntos, como uma família, começando pelo próprio lar, nossa comunidade paroquial e a Igreja. Olhando a nossa realidade de consumo, do comércio, das propagandas, do “Papai Noel”, nos questionamos: qual é o verdadeiro sentido do Natal? É só dar presentes? Arrumar a casa com árvore enfeitada? Fazer compras e preparar a ceia? Celebrar o Natal é muito mais do que o mundo nos oferece nessa ocasião. Celebrar o Natal é acolher o Menino Jesus dentro de mim, na minha casa, na minha comunidade como “Deus conosco” com todas as consequências. E, por causa desse Amor recebido na Noite de Natal, colocar a fé em obras: amando cada pessoa e todas as pessoas, promovendo a dignidade e a vida plena. Celebrar o Natal é receber a luz que irradia da gruta de Belém e transmitir essa luz para os outros que encontro no dia a dia. É olhar para as tantas luzes que embelezam praças, igrejas e casas e me tornar uma delas. É olhar para o presépio, deixar-me envolver com a luz que é Jesus e proclamar junto com os Anjos: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens de boa vontade...”. Este é o verdadeiro sentido do Natal! O Menino na manjedoura, em toda sua simplicidade, é o nosso Salvador. Ele assumiu a nossa humanidade, fez-se um de nós para nos salvar do pecado e da morte! Em nome dos Missionários Redentoristas desejo a vocês meus paroquianos, seus familiares e amigos, um Santo e Feliz Natal!

... há diferença entre o Tempo do Advento e do Natal? Para a Igreja existem dois tempos: o do Advento e o do Natal. O calendário litúrgico da Igreja Católica, equivalente ao ano civil, começa com o Advento, em novembro. O tempo do Advento inicia quatro domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro com a comemoração do nascimento de Cristo. Já o Tempo do Natal vai da véspera do Natal até o primeiro domingo depois da Festa da Epifania.

Pe. Cristóvão Przychocki, Missionário Redentorista

A paróquia de Ondina está nas redes sociais: Blog: www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com

Paróquia de Ondina

Ressurreição do Senhor

Paroquia_ondina

pascom.ondina@gmail.com

HORÁRIOS DE MISSAS IGREJA MATRIZ: Segunda a Sábado, às 18h (Quarta, Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Domingo, às 10h, 17h e 19h. SÃO LÁZARO: Segunda, às 7h, 9h, 16h e 18h. Terça a Sábado, às 8h. Domingo, às 9h30. N. SRA. EDUCADORA (ISBA): Segunda a Sexta, às 18h, somente no período letivo, Quarta a Sexta, às 7h. Sábado às 17h e Domingo às 8h e 18h30 N. SRA. DOS NAVEGANTES: Sábado, às 18h30. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Domingo, às 8h. CORAÇÃO DE MARIA: Domingo, às 18h.

Atendimento para Confissões

Uma hora antes da missa

Congregação do Ss. Redentor - CSsR Paróquia Ressurreição do Senhor PÁROCO: Cristovão Przychocki Vigários: Adão Mazur - CSsR, Aloísio Mota - CSsR e Cristóvão Dworak - CSsR Secretaria da Igreja Matriz Expediente: De 2ª a 6ª, das 9h às 12h e das 14h às 18h Telefones - 71. 3235-5614 (Matriz) / 71. 3247-4972 (São Lázaro) Endereço (Matriz): Av. Oceânica, 2217 - Ondina - Salvador - BA - CEP: 40140-131 Blog - www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com Facebook: Paróquia de Ondina / Orkut: Ressurreição do Senhor

.

.

... o costume de dar e trocar presentes é o resultado de vários aspectos ligados ao nascimento de Jesus. Pelo Mistério da Encarnação, Deus se faz presente. Dar presente é uma forma de estar presente na vida do outro. Esse gesto evoca a presença dos Reis Magos junto a Jesus e a Sagrada Família, entregando presentes. O presente é uma lembrança, é lembrar-se do outro, mesmo quando é uma “lembrancinha”.

.

... há simbolismo nas cores do Natal: O verde, o vermelho e o dourado são as cores dominantes no Natal. O verde é símbolo primaveril de renovação, esperança e regeneração. O verde das plantas capta a energia solar e pelo processo de fotossíntese a transforma em energia vital. O vermelho está ligado ao fogo, redenção e ao amor divino. O dourado também é utilizado e está associado ao sol, luz, sabedoria e Reino vindouro. Para a tradição católica há uma relação entre essas três cores e os presentes dos Reis Magos: ouro (dourado), incenso (vermelho) e mirra (verde). EXPEDIENTE

JORNAL O RESSUSCITADO Produzido pela Pastoral da Comunicação de Ondina - PASCOM TIRAGEM: 4.000 exemplares E-MAIL: pascom.ondina@hotmail.com.br PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Silvana Lima l TEXTOS: Pe. Cristóvão Przychocki, Pe. Aloísio Motta, Pe. Cristóvão Dworak, Seminarista Sérgio Reis, Rosa Maria, Silvana Lima, Magda Melo, Irtes Bouzon, Márcia e Alcides Lourenço, Darcy Sampaio, Mônica Muniz, Carlos Trigo, Gilberto Vitória, Almira Alice, Mônica Hanhoester, Neuma Sioli e Eliene Nascimento l FOTOS: Sergio Aragão, Maria das Neves, Claudemiro (Cal), Internet (Google imagens) e outros l JORNALISTA RESPONSÁVEL: Ana Bastos Mt. BA 1428 l REVISÃO: Equipe de PASCOM l COLABORARAM COM ESTA EDIÇÃO: Equipe da PASCOM: Janaina Almeida, Mirli Caetano e paroquianos.


Tome Nota 3

O RESSUSCITADO N. 105

Acontece na paróquia Natal Solidário 2012 Neste Natal, faça uma família feliz doando alimentos não perecíveis ou brinquedos para o Natal Solidário da Paróquia da Ressurreição do Senhor. A festa de doação para as famílias acontecerá no dia 15 de dezembro, na Igreja Matriz.

2 3

Investidura de novos ministros No dia 02 de dezembro, na missa das 19h, acontecerá, na Matriz, a Investidura dos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Será um dia de agradecimento e todos os membros deste ministério estarão presentes nesta celebração.

Dizimo exemplo de Fé No dia o7 de dezembro será celebrada missa em ação de graças pelo dizimistas da Paróquia de Ondina. O dízimo é experiência de fé que torna concreto e possível o sonho da fraternidade. Da consciência e prática do dizimista dependem o dinamismo e a vida da comunidade. É uma oferta espontânea, comunitária, alegre e generosa, consciente e sistemática. Não é uma taxa, tributo para alívio da consciência. Contribuindo com o dízimo, o cristão está sendo ajudado e ajudando a sua Igreja a ser mais missionária, testemunhando e expressando sua fé.

Novena de Natal em família: “Eles foram para lá apressadamente e encontraram Maria, José e o recém-nascido, deitado na manjedoura”. Lucas 2,16. Eis a família de Nazaré! É Natal! Celebração da luz onde o amor do Menino Jesus se torna criança! Que todas as famílias, assim como os Magos, corram apressadamente e sejam imitadoras da família de Nazaré, a fim de celebrarem em seus lares a Novena de Natal. O grande homenageado é Ele, Jesus, é o seu nascimento que celebramos. Considerando que a educação pela fé é dever da família, não percamos o foco do amor que Deus Pai instituiu a cada um de nós, doando seu Filho, nascido do ventre de Maria, para que sejamos pertença da alegria da Família de Nazaré. Faça com sua família, em seu prédio, ou na sua rua, a Novena de Natal! Agende... Programe-se para viver um Feliz e Santo Natal!

Venha participar do momento de adoração Dia 11 de dezembro, após a missa das 18h, na Igreja Matriz, teremos o Aprofundamento: Natal em Família, um momento de adoração ao Senhor Jesus, preparando nossa paróquia, e de modo especial, os nossos corações para o Natal. Convidamos os casais que participaram do ECC, Bom Pastor, ESSV, comunidades, jovens, crianças... A PARÓQUIA TODA! Vamos juntos nos preparar para esse momento!

Confraternização Paroquial e Jantar Dançante! É desejo do nosso pároco que neste ano, se faça uma só festa de Confraternização Natalina: TODOS participando de um momento único no dia 20 de dezembro, às 19h30, logo após a celebração da Santa Missa das 18h. Os grupos da nossa Paróquia e as Comunidades, juntos numa linda Confraternização! Será um Jantar Dançante idealizado pelo G5 do 31º ECC, acontecerá no salão de festa e terá como ingredientes: Alegria e Confraternização Geral! O ingresso terá o valor de R$ 10,00 mais 1k de alimento, que será entregue a nossa Pastoral Social, e estará à venda na Secretaria, com Irtes ou com Aldo e Vânia (ECC). Ninguém deve ficar fora, pois somos uma só família!!!

NOSSA AGENDA 02/12 – Primeira Eucaristia (Coração de Jesus) / Investidura dos novos MESC 03/12 – Reunião do CPP 07/12 – Missa de Natal dos Dizimistas 08/12 – Imaculada Conceição / Feijoada dos MRL / Primeira Eucaristia (N Sra dos Navegantes) 09/12 – Primeira Eucaristia (Matriz) 11/12 – Aprofundamento: Natal em Família 12/12 – N Sra de Guadalupe 15/12 – Natal Solidário / Pós do ESSV 17/12 – Missa Campal na Vila Matos 20/12 – Dedicação da Igreja Matriz (12 anos) / Confraternização Paroquial e Jantar Dançante do ECC 24/12 – Missa do Natal 25/12 – Natal do Senhor 26/12 – Ordenação do diácono Gabriel (12º ano) 30/12 – Sagrada Família 31/12 – Missa de Encerramento do Ano

Auto de Natal Dia 16 de dezembro será apresentado na Igreja Matriz, um Auto de Natal. Coordenado pela Pastoral da Juventude, o Auto exortará a justiça, solidariedade e fraternidade para a vinda do Salvador, e Maria, como modelo de fidelidade para a Igreja e para a humanidade. Uma reflexão que preparará o nosso coração para a celebração do Natal. Venha conferir! ENTRADA 1K DE ALIMENTO .


Viva sua fé

O RESSUSCITADO N. 105

4

Curso Bíblico

O Advento já era? Pe. Cristóvão Dworak, CSsR

Há espaço para o Advento entre nós? O Natal, pelo menos este dos Shopping Centers, já começou há tempo. A ornamentação natalina das vitrines atrai os olhos dos que passam pelas ruas. A sonoridade do Jingle Bells invade os ouvidos. As árvores das ruas, das praças e dos condomínios estão cada vez mais iluminadas. Enfeites natalinos aparecem em nossos apartamentos. Eles querem invadir também antecipadamente as nossas igrejas e capelas! Até os presépios já estão prontos! Alguns insistem em começar a Novena Natal em Família já no início do Advento e em cantar Noite feliz nas celebrações da Novena, muito antes desta noite chegar! Para alguns, os cantos deste tempo parecem pouco alegres. Isto porque a lógica do mercado, do consumo e do alvoroço impõe suas, quase soberanas, regras. Assim, para muita gente o Natal chegou! Não se deram conta que comeram o bolo antes da festa! A Igreja, porém, insiste e convida a celebrar o tempo do Advento. Assim, como

todo o Ano Litúrgico, o tempo do Advento é um tempo profundamente simbólico. Ele faz parte do ciclo natalino, cujo centro, é a celebração do Natal. Ele o antecede. Ele o prepara. O Advento, com sua simplicidade, silêncio, a atenta escuta da Palavra e recolhimento, aponta para Aquele que foi anunciado, e com saudade esperado ao longo dos séculos. As velas da coroa do Advento e a simplicidade dos ornamentos apontam progressivamente para Aquele que veio, para iluminar a nossa vida (cf. Lc 1,7879). Os cantos com musicalidade própria, sem exuberância de ritmos e instrumentos conduzem a assembleia, para preparar a festa do Natal. Nela, a assembleia celebrante, unida ao coro dos anjos e dos santos, elevará a Deus os seus louvores: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados” (Lc 2,14). Agora, sim! Depois de séculos de espera simbolizados nas quatro semanas do Advento poderemos aclamar: Noite feliz! Feliz Natal!

Confira a programação das Missas da Paróquia para o NATAL E ANO NOVO!

Padre Adão retorna com comemoração

24/12 – Segunda feira – São Lázaro – Missas: 07, 09, 16 horas 24/12 – Segunda feira – Missa da Vigília do Natal: São Lázaro – 18h Matriz – 19h N Sra dos Navegantes – 19h30 N Sra Educadora (ISBA) – 20h 25/12 – Terça feira – Natal do Senhor: N Sra Educadora (ISBA) – 8h e 18h30 Coração de Jesus – 8h São Lázaro – 9h30 Matriz – 10h e 19h Coração de Maria – 18h 31/12 – Segunda feira – Encerramento do Ano: São Lázaro – 7h, 9h, 16h e 18h Matriz – 19h 01/01 – Terça feira – Ano Novo: N Sra Educadora (ISBA) – 8h e 18h30 Coração de Jesus – 8h São Lázaro – 9h30 Matriz – 10h e 19h Coração de Maria – 18h

Os paroquianos festejaram, com muito entusiasmo, o aniversário de nascimento do Padre Adão no dia 17 de novembro, e também seus 25 anos de ordenação sacerdotal, completados no dia 31 de maio passado. Ele estava na Polônia, sua terra natal. Membro da Congregação do Santíssimo Redentor da viceprovíncia da Bahia, Pe. Adão é muito querido pela nossa comunidade. Tem sido vigário por várias vezes em nossa paróquia, atuado nas paróquias e santuários da vice-província, e também nas Santas Missões.

Aprofundamos no mês passado a Bíblia como história, hoje, começamos a falar da Bíblia como literatura.

Enquanto literatura, a Bíblia possui características bem definidas: • foi escrita em língua determinada; • seus escritos refletem os estilos de seus autores humanos; • apresenta sua mensagem em formas ou gêneros literários, e alguns diferem muito dos atuais; • tem sentido e finalidade específicos, expressos em palavras, associações de ideias e temas insistentes; • desenvolve um conjunto de doutrinas a respeito de Deus, das pessoas, do mundo e das relações entre eles; • está sujeita a interpretações e também à incompreensão humana. Vejamos, agora, as três primeiras características mais detalhadamente. A língua: A Bíblia foi escrita originalmente em três idiomas diferentes: hebraico (69% da totalidade do texto), aramaico (1% do texto) e grego (30% do texto). Os dois primeiros pertencem à família semita; o terceiro faz parte das línguas indoeuropeias. O estilo: Costuma-se dizer que há tantos estilos quantas pessoas existem, ou que o estilo é a própria pessoa. O mesmo acontece com a Bíblia. Há tantos estilos quantos autores tomaram parte em sua redação. O estilo é uma espécie de sabor, tom ou cor que um escritor imprime ao seu texto e o brilho, graça ou impulso que provoca no leitor do texto. Há muitas maneiras de qualificá-lo: fraco, direto, humorista, alegre, penetrante, etc. Os gêneros literários: Maneiras comuns entre as pessoas de uma época, região e idioma expressarem sua forma de ser, pensar, agir e sentir. Os gêneros literários necessitam de um pouco de estudo e de paciência para que se possa compreendê-los, evitando-se assim, interpretações inadequadas, forçadas e até ridículas do texto sagrado. No mês que vem concluímos a reflexão. Pe. Antônio Niemiec CSsR


Veja o destaque

O RESSUSCITADO N. 105

NATAL: DEUS ESTÁ CONOSCO! Pe. Aloisio Motta CSsR

Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem porá o nome de Emanuel (Deus conosco). Is.7,14

4 5

Em meio a secularização e a consequente perda do verdadeiro sentido das coisas, das pessoas e da vida, a Festa da Encarnação do Filho de Deus (sentido Teológico do Natal) também tem se esvaziado no decorrer dos anos, porque o que é supérfluo tem encantado mais nossos olhos do que aquilo que é invisível, espiritual, profundo e divino! Convido você, cristão católico, a resistir quando o Mercado Capitalista tentar dirigir seus olhares somente para o brilho das luzes natalinas, para os enfeites das casas, para as compras desenfreadas, para o Papai Noel que só aparece para ajudar uma vez por ano e, refletir sobre a Kennosis (esvaziamento da vontade própria) de Jesus! A Festa do Natal de Jesus é, sobretudo, a Celebração da Encarnação do Filho de Deus,

do Emanuel (Deus conosco - Is. 7,14), do esvaziamento, aniquilamento total de Deus à nossa mísera condição humana (Fl.2). O Natal prega uma realidade ousada que jamais, em época alguma da vida humana, nenhuma Religião ou Filosofia, se propusera a afirmar sobre Deus: que Ele se encarnou e se fez um de nós, um ser humano frágil, padecente de dores e sofrimentos, mas também de alegrias e conquistas. Haverá motivo mais forte do que este para nos alegrarmos neste Tempo Litúrgico? Este motivo teológico é muito mais forte do que qualquer outro fator secundário que pode valorizar ou desfocar o verdadeiro sentido do Natal! Portanto, na Noite Feliz, não esqueçamos que Ele é Deus conosco! Que não estamos sós nesta Vida e que Ele chorou e sorriu como nós. Um Deus Menino! O mesmo Deus de olhar puro das crianças, de inocência e leveza. Um Deus ao qual Adélia Prado reza pedindo: “Meu Deus, me dá cinco anos, me dá a mão, me cura de ser grande...”. Eis que vos apresento: o Natal de Jesus!

Dezembro: O Natal está chegando! Luzes coloridas, enfeites dourados e prateados, árvore de natal, presentes, Papai Noel! O rechonchudo Papai Noel é amado por crianças e adultos, com suas barbas e cabelos brancos, óculos redondos e um saco de presentes. O personagem do Papai Noel foi inspirado em São Nicolau, nascido no ano de 280 em Patara, atual Turquia. Ele costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse com dificuldades financeiras. Bondoso e generoso. Nas várias histórias a seu respeito, São Nicolau sempre oferecia presentes aos pobres e salvava marinheiros vítimas de tempestades. As crianças

passaram, então, a pedir presentes ao Papai Noel, com antecedência, para ganhá-los no Natal. Mas não nos esqueçamos do principal destaque da Festa Natalina: a presença de Jesus no Presépio com Maria, José. Ele é o Aniversariante que nos é apresentado diariamente para ser acolhido em nossos corações e imitado em nossas atitudes! Por isto, preparemo-nos ainda mais neste Tempo do Advento com a prática da Oração, Fé, Caridade, Amor ao próximo, Humildade verdadeiros e permanentes presentes dos Cristãos que testemunham o amor de Jesus ao longo de suas vidas!

5

Minha Trajetória na Paróquia... Nossa paróquia tem uma jovem senhora que é querida por todos: Ana Angélica Almeida. Ela chegou aqui em 1979, após seu casamento com Ednaldo Almeida. Em 1988 foram convidados a fazer o 10º Encontro de Casais com Cristo. A Igreja funcionava no ISBA e ainda não existia a Matriz. O ECC e o Pós-Encontro fortaleceram a vida em família com momentos fortes de oração. Nesse período nasceu Victor, hoje jovem atuante na Igreja, que é um presente de Deus. Após alguns anos foi convidada pelo padre Tadeu Swab, a fazer o curso e se tornar Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão, a Igreja funcionava no subsolo onde é hoje o auditório; logo teve que se afastar de todas as atividades devido a um problema renal, perdeu os rins, foi para a máquina de hemodiálise por três anos. Neste momento dificil Padre Tadeu e Padre Marcos Piateki foram dois verdadeiros anjos na sua vida, sempre visitando-a e fazendo orações no hospital. Também foram muitas as orações dos paroquianos, a quem ela tem a maior gratidão. Após 3 anos de hemodiálise, seu irmão Antonio Porfírio lhe doou um rim e tudo ficou maravilhoso. Que Deus o abençoe sempre! Quando recuperada do transplante, na gestão do padre Rosivaldo Motta, coordenou o 28º ECC, e atualmente coordena a Pastoral Litúrgica juntamente com Maria Amélia. Ana Angélica diz que “todo trabalho que faz para a Igreja entrega ao Espírito Santo de Deus, pede que lhe dê luz, sabedoria e a conduza”.

NESTE NATAL, FAÇA UMA FAMÍLIA FELIZ DOANDO ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS OU BRINQUEDOS PARA O NATAL SOLIDÁRIO DA PARÓQUIA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR.


Fique por dentro 6

O RESSUSCITADO N. 105

Casamento Comunitário A Paróquia da Ressurreição realizou mais um casamento comunitário. Seis casais disseram SIM a Deus, no dia 17 de novembro, na nossa paróquia. Tradicional, o Casamento Comunitário de Ondina é referência em toda a cidade pela organização e cuidado com que vem sendo feito. A secretária da Paróquia, Irtes Bouzon, é responsável pelas incrições e preparação para este momento. Para ela, organizar o Casamento Comunitário é sempre um desafio, mas ver a alegria dos casais sempre vale a pena.

Brechó da Paróquia No último dia 10 de novembro foi realizado o último brechó da paróquia, no salão de eventos da Igreja Matriz. Várias pessoas compraram roupas, acessórios, calçados... por um precinho nunca visto. Próximo ano tem mais!

Encontro de Comunicação Em novembro a Pastoral de Comunicação Arquidiocesana promoveu mais um encontro para os agentes de comunicação das paróquias da nossa Arquidiocese. Muitas informações foram trocadas, com destaque para a partilha das experiências de comunicação de três paróquias convidadas. A de Ondina foi uma delas. A colaboradora da PASCOM, Silvana Lima, falou sobre o jornal O Ressuscitado.

Parabéns aos aniversariantes dizimistas da Paróquia da Ressurreição do Senhor

do mês de dezembro Matriz, Comunidades: Nossa Senhora Educadora (ISBA), Nossa Senhora dos Navegantes, Coração de Jesus e Coração de Maria. 1 Clarice Lima de Menezes 1 Hélio Mariz Paiva Filho 1 José Orlando Dias Amorim 2 Maria de Lourdes Cardoso Farani 2 Nelson Ricardo Alves Sampaio 3 Ana Claudia Lacerda Barreto Silva 3 Celeste Isabella Machado da Silva 3 Celina Cunha Bispo 3 Aracy Santos da Silva 3 Jenelício Gomes Rocha 4 Jarbas Santos de Oliveira 5 Conceição Maria Diniz Guerra Santos 5 Tereza Lúcia Lopes Moura 6 Ana Lúcia Rio Mattos 6 José Serafim dos Santos 6 Renata de Santana Souza 9 Rose Mairy Silva 9 Francisco Lessa Ribeiro 10 Dalva Carvalho Santana 11 José Benevides de Queiroz 12 Alícia Suarez Nunes

12 Carlos Humberto dos Santos 12 Filomena de Sousa Fontes 15 Adenildes Andrade Couto 16 João Batista Pereira Neto 18 Antonio Fernando Couto Moreira 18 Maria Neuma Gomes da Silva 19 Maria Izabel Passos Imbiriba 19 Valdete Pinto Moreira 19 Tânia Mª Senhorinho Lins d’Albuquerque 22 Ana Lucia Almeida da Silva 23 Neide de Jesus Santos 25 Cristianne P. Ferrari Pedral Sampaio 26 Carlos Alberto Leal de Araujo 26 Leopoldo Euclides da Fonsêca 26 Maria Margarida Carneiro de Matos 26 Nara Oliveira Alves Maron de Almeida 27 Marcos Antonio Falcão da Silva 28 Delsuc Augusto F.de Sant’Anna 29 Katiane Eugenia Cunha 29 Maria Trancoso Bitencourt 30 Durvalina Brito de Castro Dourado

Continua campanha para Elevador da Matriz As obras para construção do Elevador da Igreja Matriz estão em andamento. Estamos na fase de execução dos projetos – arquitetônico e elétrico – para instalação do elevador. Precisamos da sua ajuda. A conta exclusiva para a ajuda dos paroquianos é: Banco do Brasil Agência 34622 conta poupança 11.3220, ou você pode doar diretamente na secretaria da Igreja Matriz em frente ao Hotel Othon. Que o Cristo Ressuscitado lhe cubra de graças!

Participe do Encontro mulheres e homens de Deus Sob a luz do Espírito Santo e proteção de Nossa Senhora, ocorre todo último sábado do mês, a partir das 15h na Igreja Ressurreição do Senhor, o Encontro de Formação para Mulheres e Homens do Senhor Deus, existente há 02 anos e coordenado por Dra. Norma. Todos os participantes beneficiam-se das graças de Deus, refletindo e partilhando textos bíblicos em que homens e mulheres agindo na Fé, fizeram a vontade de Deus, vencendo obstáculos intransponíveis. Finaliza-se o encontro, louvando a Deus, seguido de uma confraternização entre os presentes. Neste final de ano, as reuniões deste grupo ocorrerão nos dias 01/12 em substituição ao de 24/11 em virtude da Assembleia Paroquial, e no dia 15/12. “Sempre haverá Natal enquanto a Fé e a Paz viverem em nossos corações. Feliz Natal e Feliz Ano Novo!” São os votos da Pastoral da Saúde e do Encontro de Formação para Mulheres e Homens do Senhor Deus.


Confira 7

O RESSUSCITADO N. 105

Venha ser um

Colaborador de Deus

6 7

Caro leitor e paroquiano da Ressurreição do Senhor, queremos lhe fazer um convite especial, você já ouviu o que Tiago no Capítulo 2 nos diz? Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aqueceivos, e fartai-vos; e não lhes der as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma... ... E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus (Gn15, 6). Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. Então agora é sua vez de participar desta grande obra do Senhor! Na nossa paróquia temos várias pastorais, comunidades e grupos precisando de voluntários. Detalhes com os nossos padres, ou na secretaria da Matriz. Veja onde você poderá ajudar: Apostolado Mãe Rainha Apostolado da Oração Associação de Leigos Coral Santo Afonso Comunidade Coração de Maria Comunidade Coração de Jesus Comunidade Na Sra dos Navegantes Comunidade Na Sra Educadora Comunidade de São Lázaro Equipes de Nossa Senhora Encontro de Casais de 2ª União com o Bom Pastor Equipe de Eventos Encontro de Solteiros, separados, viúvos com Cristo – ESSV Grupo de Coroinhas Missionário Redentorista Leigo - MRL Ministério de Música Ministério da Palavra Ministério da Eucaristia Pastorais: do Acolhimento

do Batismo da Catequese da Comunicação do Dízimo da Familiar da Criança da Crisma da Integração da Juventude Litúrgica da Pessoa Idosa da Saúde Social Vocacional Universitária da Esperança Oficinas de Oração e Vida Renovação Carismática Católica – RCC

Vinde a mim, mas bem comportados!

Nem chuva tira brilho do

Leilão!

O Leilão da Comunidade Coração de Maria, realizado no Alto de Ondina, no dia 10 de novembro, foi realmente um sucesso! Mesmo a breve chuva não estragou o brilho do evento que teve como atração a Banda Swing de Louvor, (jovens da Comunidade de Pituaçu). Além da boa música e dos atraentes prêmios, contamos com barracas de bebidas, salgados, doces e o conforto de mesas e cadeiras, o que tornou o momento mais prazeroso e divertido para todos. A presença do nosso pároco, Pe. Cristovão, de representantes de Pastorais e Comunidades, muito nos alegraram. Agradecemos a todos que direta ou indiretamente colaboraram para a realização do Evento. Dom Murilo S.R. Krieger, scj

(parte final) Na edição passada publicamos a 1ª parte do artigo de Dom Murilo que fala sobre ETIQUETA NA IGREJA. Veja o que ele diz: 6ª) “Tome conta das crianças, para evitar que elas perturbem muito.” É bom, é muito bom levar as crianças para a Igreja. Elas têm uma incrível capacidade de relacionarse com Deus – basta que alguém as eduque para isso. Que elas nem sempre se sentem à vontade em uma celebração, também é normal. O que não convém é permitir que elas, sistematicamente, distraiam os que estão em sua proximidade. Afinal, são simpáticas, bonitas e engraçadinhas, e prendem mais a atenção do que o melhor orador, mesmo que sacro... 7ª) “Terminada a celebração, colabore com o clima de concentração e oração do ambiente.” Quantas pessoas, terminada a missa ou outra celebração, gostam de ficar na igreja. E isso é bom! A igreja tem o dom de facilitar a oração e, num mundo tão dispersivo com o nosso, é importante que se aproveite

ao máximo as oportunidades que nos forem concedidas para momentos assim. No Templo de Jerusalém, Jesus lembrou as palavras do Salmista: “Minha casa é uma casa de oração” (Mt 21,13). 8ª) “Lembre-se de desligar o celular antes de começar a celebração!” Preciso fazer algum comentário?... Não preciso, mas aproveito para fazer uma pergunta: Há algo que distrai (ou irrita) mais, em uma celebração, do que o toque de um celular?... Em síntese: uma celebração religiosa não é apenas um ato religioso; é, também, um ato social. É possível que, lendo essas regras de etiqueta, você pense em outras que poderiam ser acrescentadas. Se for o caso – e tiver a sua colaboração! – voltarei ao assunto... Uma editora italiana lançou um livro com normas de comportamento para os fiéis: “Um pouco de etiqueta não faz mal”. São orientações para os que forem participar de atos religiosos. Dessas orientações, Dom Murilo escolheu algumas. Os comentários são de Dom Murilo.


Conheça mais 8

O RESSUSCITADO N. 105

Comunidade se reúne e define prioridades Comunidade Paroquial da Ressurreição do Senhor de Ondina se reúne e, planeja e define as Prioridades para 2013. A Assembleia Paroquial da Ressurreição do Senhor foi realizada nos dias 24 e 25 de novembro, com a participação de padres,

1. Templo, Estrutura e Funcionamento - Necessidades de melhorias e conservação da área externa da matriz, auditório e corrimão da escada até o último andar. - Continuar a campanha do elevador. - Promover meios para criar novas fontes de recursos para a paróquia, com abertura de novos espaços para o uso da comunidade, mesmo que isso represente necessidade de alocação de recursos. 2. Formação - Intensificar a campanha do silêncio. - Formação para os grupos de pastorais da nossa paróquia. - Criação de curso para leitores/salmistas.

líderes e integrantes de grupos de pastorais e comunidades, num clima de espiritualidade e intenso trabalho, gerando um resultado altamente positivo. Tivemos momentos de orações, palestra descontração, avaliação do ano de 2012, planejamento do ano 2013 com a programação do calendário paroquial e definição das prioridades. Com a participação, dedicação e responsabilidade de todos, unidos com Cristo, construiremos uma Igreja forte e atuante! As prioridades definidas na Assembleia Paroquial para 2013 nas cinco dimensões são:

padroeiros, ...). - Fortalecer o retiro espiritual da paróquia. - Reativar a ação missionária. 4. Promoção da Dignidade Humana - Feira da saúde, inclusive ações preventivas. - Promover reforço escolar para jovens e crianças das comunidades. - Intensificar cursos de músicas com instrumentos para jovens (reestruturar e divulgar).

3. Evangelização e Missão - Evangelização nas famílias em períodos fortes do ano litúrgico, (natal em família, ciclo bíblico, campanha da fraternidade, festa de

5. Pastorais, Movimentos e Serviços - Fortalecer a integração das pastorais, grupos e comunidades realizando os eventos comuns. - Motivar e desenvolver as ações pastorais conforme diretrizes da forania e arquidiocese. - Promover momentos pastorais antes das celebrações (duração de 5 minutos e com escalas).

Criada durante a Assembleia Paroquial da nossa Igreja em 2010, a Pastoral da Esperança, tem como objetivo, inspirado na sensibilidade que Jesus tinha pelos sofredores, levar uma palavra de conforto e alívio a todos os doentes e familiares dos mesmos, e na medida do possível, dar assistência às famílias com maior dificuldade de aceitação da morte de um ente querido. Faz-se presente em missas e, também, em

cemitérios quando solicitada. Esse trabalho tem sido muito forte em termos de comunidade. A coordenação está sob a responsabilidade de Aureni e Lêda. Se você quiser participar da pastoral, estamos abertos. Maiores detalhes na Secretaria da Matriz com Irtes.

Agora você já pode se deslocar com seus amigos com conforto e segurança. Nossos irmãos, coordenadores da Pastoral da Família, estão colocando à disposição dos paroquianos, para aluguel, uma Van Master, Executiva, de 16 lugares que pode ser usada para eventos e viagens. Informações: Emília /Ricardo- 4103-4211 / 9102-0823 / 8785-1752.


Complemento Especial 9

O RESSUSCITADO N. 105

Turma Jovem ROMARIA DA JUVENTUDE REDENTORISTA Em Bom Jesus da Lapa – BA, 9 a 11 de Novembro

8 9

No seu discurso em 2007, por ocasião do V CELAM, em Aparecida-SP, o Papa Bento XVI profetizou: “Os jovens não temem o sacrifício, mas sim, uma vida sem sentido”. (Doc. Aparecida, n- 442) Foi acreditando nestas palavras do Santo Padre, e movidos pela esperança cristã, que realizamos a Romaria da Juventude Redentorista, reunindo mais 140 jovens na Capital Baiana da Fé. Mais de trinta (30) jovens de nossa Paróquia, viajaram 800Km (cerca de 13hs) de Salvador-BA a Bom Jesus da Lapa, para vivenciarem um fim de semana especial. Participaram desta Romaria Jovens de todas as Comunidades da Paróquia: Matriz (Jovens da Pastoral Universitária e Trilha), Jovens de São Lázaro, Coração de Maria, Coração de Jesus, Navegantes, ISBA, além de algumas Catequistas, Leigos(as) e Irmãs Filhas do Coração de Maria. A estes jovens, juntaram-se outros de São Gonçalo dos Campos, Jequié, Santa Terezinha e muitos de Bom Jesus da Lapa. Durante a Romaria eles ouviram palestras, tiveram momentos fortes de espiritualidade e silêncio, músicas, danças, apresentação da cultura local e, no domingo, após a Missa presidida por

Dom César (Bispo de Bom Jesus da Lapa), os jovens puderam conhecer de perto o 3º maior Santuário do País, eleito a 1ª maravilha do Brasil. Um momento emocionante para muitos que pela primeira vez haviam estado num ambiente com tamanha mística e fé! Após o término da Romaria, já no ônibus de volta pra casa, um dos jovens de nossas Comunidades da Paróquia, que estava ali por causa das doações e da solidariedade do povo, me confidenciou: “Padre, estar aqui este fim de semana, neste local que eu nunca pensei conhecer, me devolveu a fé que havia perdido quando me afastei da Igreja e do grupo que participava”. Por fim, a Romaria reuniu mais de 140 jovens, os quais queremos levar ao Rio, em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude. Avante jovens, sementes do amanhã!

A verdadeira caridade cristã

resultado está aí: o sonho de muitos jovens! A recompensa, conforme nos ensina o Evangelho, vem de Deus. Em nome dos jovens, muito obrigado! Pe. Aloísio Mota, CSsR.

Agradecimentos aos que “adotaram” os jovens para a Romaria da Juventude. Jesus nos ensinou através do seu Evangelho: “... não saiba a sua mão esquerda o que faz a sua direita (...) assim vocês receberão a vossa recompensa nos céus”. Em apenas duas semanas de Campanha, a solidariedade dos paroquianos de Ondina permitiu que jovens carentes de nossas Comunidades participassem de um momento de fé no Santuário de Bom Jesus da Lapa. Com as doações (em dinheiro ou através dos materiais de limpeza), financiamos ônibus, hospedagens, alimentação, camisas, passeios, um kit (pastas, canetas, xerox, crachás, etc.) e um carinho do tamanho da cidade do Salvador. Foi impressionante a adesão do povo em ajudar até mesmo a quem não conhecia. O

Pe. Aloísio Mota, CSsR. Diretor Espiritual da PJ

Visitas Vocacionais De porta em porta desejo entrar... A nossa PJVR – Pastoral Juvenil Vocacional Redendorista possui em sua pedagogia de acompanhamento vocacional visitar a cidade onde o candidato à vida religiosa vive, junto a seus familiares e amigos. Recentemente estivemos nas cidades de Maracás, Ubaíra, Mutuípe, Jequié e Santa Terezinha, visitando os futuros missionários da Congregação do Santíssimo Redentor. Na próxima semana, serão visitados os jovens vocacionados do Estado de Sergipe.

Convite para a Missa com as Crianças Pais incentivem seus filhos e venham celebrar conosco o Deus da Vida! A próxima Missa das Crianças na Matriz será no dia 9 de dezembro, às 17h, junto com as crianças que celebram sua 1ª Eucaristia!

Primeira Eucaristia! Prestigiem nossas crianças com sua presença!!! 2 de dezembro, às 8h - Coração de Jesus 8 de dezembro, às 18h30 - N Sra dos Navegantes 9 de dezembro, às 17h – Matriz

Pastoral da Criança Foi finalizado o curso para capacitação de agentes da Pastoral da Criança. A missa de Envio para os líderes da nossa Paróquia que foram capacitados foi realizada no dia 21 de novembro, na Matriz. Desde a sua fundação, a Pastoral da Criança trabalha com a fé e com a vida no contexto da família e da comunidade, visitando as gestantes e acompanhando o recém-nascido até os seis anos de idade. Informações com Antônio e Dade (8602-3196)

Catequese A Pastoral Catequética encerrará o ano celebrando a Primeira Eucaristia de 25 crianças. Preparando-se para este importante momento, elas fizeram no dia 03 de novembro, no Centro Inaciano de Espiritualidade (CIES), retiro com Padre Aloísio Mota. Ele o conduziu focando nos sacramentos da Eucaristia e da Confissão, usou filmes e apresentou os paramentos da missa. As catequistas prepararam orações e dinâmicas. Os seminaristas animaram com músicas. Foi uma manhã muito proveitosa e confiamos que tenha marcado a vida de nossas crianças!


O RESSUSCITADO N. 105

Complemento Especial 10

PINTE, BRINQUE, DIVIRTA-SE!


Jornal de Dezembro