Issuu on Google+

cara

partido borracho

DCE LImPa

1

VOTE, ENTRE 1 E 3 DE DEZEMBRO DE 2009


EM 2009 NÃO FIZEMOS MUITAS COISAS... Não promovemos a intolerância e, tampouco, panelaços; não reclamamos dos problemas e, de forma alguma, esperamos por suas soluções de braços cruzados; não transformamos o DCE em um comitê de partidos políticos ou, então, em um albergue de falsos revolucionários. Mas, também, muitas outras fizemos: na área da cultura, na construção da nova sede, no transpor te, no meio ambiente, na ação social e na formação acadêmica. Mais importante do que tudo isso, porém, é que em menos de 365 dias conseguimos recuperar a dignidade da entidade, assim como sua rel ação com a universidade e, principalmente, com os estudantes. Daquilo que construímos, deixamos o exemplo de que a representação estudantil pode ter a cara limpa. Do que desejamos construir, ficamos com a certeza de que em 2010 a mudança não pode parar.


CULTURA Investimos como nunca em cultura, trazendo para a universidade dois dos maiores espetáculos teatrais gaúchos em apresentações inesquecíveis. Mais de 1500 estudantes se divertiram com as peças, e centenas de outros entreteramse em sessões de cinema, exposições fotográficas e competições diver tidíssimas, como o campeonato mundial de aviões de papel. As apresentações teatrais são a marca registrada desta gestão, por isso, a valorização da produção teatral gaúcha continua em 2010. Ampliaremos os investimentos em cultura e atividades musicais, principalmente as que destaquem os talentos da nossa universidade.

RETROSPECTIVA 2009 HOMENS DE PERTO RED BULL PAPER WINGS SE MEU PONTO G FALASSE

PROJETOS 2010 Ano que vem não vai ser diferente - ou melhor, será: o investimento no teatro, cinema, fotografia e competições continuará, porém, vamos fomentar a cultura musical, promovendo os talentos de dentro e fora da universidade.


CONSTRUÇÃO DA SEDE RETROSPECTIVA 2009 RETOMADA DO DIÁLOGO MAIS INVESTIMENTOS INÍCIO DAS OBRAS

PROJETOS 2010 Garantimos sua inauguração em 1º de março de 2010. Mais do que um amplo espaço de convivência e integração, os ser viços oferecidos se ampliarão, transformando o espaço em referência de qualidade e economia.

Retomamos as negociações com a universidade quanto a construção d a n o va s e d e , a s q u a i s e s t a va m paralisadas. Com mais trabalho e m e n o s e s t a rd a l h a ç o , g a r a n t i m o s inclusive a ampliação dos recursos destinados à obra que beneficiará milhares de estudantes. O ritmo de construção da nova sede não pode parar. Por isso, é nosso compromisso continuar trabalhando diariamente até sua inauguração. Com ampla opção de serviços, temos convicção de que a qualidade e o preço acessível serão referências na universidade. É n o s s o c o m p ro m i s s o , t a m b é m , d i s p o n i b i l i z a r W i re l e s s e m to d o entorno da nova sede, garantindo confor to e praticidade à todos os frequentadores do espaço.


TRANSPORTE O transporte universitário foi tratado como prioridade: na Assembléia Legislativa, tramita projeto de autoria do DCE UNISINOS, que propõe 50% de desconto para estudantes no TRENSURB; para os estudantes de Por to Alegre, o transporte rodoviário proposto pelo DCE já gerou economia real para dezenas de acadêmicos; no transporte aéreo, os estudantes já podem comprar passagens com até 50% de desconto para viagens de estudos. Em 2010 nosso compromisso é com a manutenção dos atuais projetos, fundamentalmente o que consolida um itinerário alternativo para Porto Alegre. Quanto ao Projeto TRENSURB, já aprovado pela Comissão de Constituição & Justiça da Assembléia Legislativa, estaremos engajados em sua aprovação.

RETROSPECTIVA 2009 PROJETO TRENSURB PROJETO PORTO ALEGRE DESCONTOS AÉREOS

PROJETOS 2010 Temos a certeza de que o transporte rodoviário irá se expandir, ampliando o número de estudantes beneficiados. O número de passagens aéreas com desconto para eventos de formação acadêmica aumentará. Assumimos o compromisso do Projeto TRENSURB, trabalhando por sua plena aprovação.


MEIO AMBIENTE RETROSPECTIVA 2009 ENERGIA POSITIVA PROJETO BLACKPIXEL PARCERIA COM ONG’s

PROJETOS 2010 Ampliaremos nossas parcerias com ONG’s relacionadas ao meio ambiente, assim como nosso diálogo positivo e construtivo com a universidade em prol da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto. Garantimos, também, que todas as publicações do DCE serão confeccionadas com papel reciclado.

Em 2009 o DCE garantiu participação ativa nas discussões sobre a política ambiental da UNISINOS, inserindo-se no Programa Energia Positiva e propondo, em parceria c o m o G re e n p e a c e , a i n s t a l a ç ã o do Programa BlackPixel em todos os computadores da universidade como alternativa para a redução do consumo de energia. Implementamos a coleta seletiva na sede da entidade e zelamos pela permanência do ISO 14001, incentivando a construção d a E s t a ç ã o d e Tr a t a m e n t o d e Esgoto da UNISINOS. Construímos um relacionamento maduro com a universidade, o que nos credencia no debate sobre a aprovação de construção da mesma. Audaciosos, nos preparamos para fazer da sede do DCE o primeiro prédio do campus com sistema de energia solar.


AÇÃO SOCIAL A solidariedade foi uma das prioridades do DCE: além da par ticipação na Campanha do Agasalho, mais de 3 toneladas de alimentos foram arrecadadas ao longo deste ano, beneficiando centenas de famílias atendidas belo Banco de Alimentos do Vale dos Sinos e, também, dezenas de crianças atendidas pelo PEI - Programa Espor te Integral. A proteção aos animais também esteve na pauta de nossas ações, com uma ampla campanha de apoio a CEMPA , com mais de 6 meses de duração. Em 2010 vamos superar a arrecadação de alimentos deste ano - que é a maior da história -, beneficiando ainda mais entidades. A campanha de proteção aos animais continuará, com a realização de feira de filhotes abandonados na programação da Calourada.

FORMAÇÃO ACADÊMICA Dezenas de projetos, eventos e saídas de campo receberam investimentos do DCE. Diversas áreas do conhecimento foram contempladas através do patrocínio de projetos, da organização de atividades acadêmicas e de incentivo financeiro para saídas de campo. Em 2010 - agora com as contas em dia - temos a certeza de que é possível dobrar os investimentos em formação acadêmica, tanto na graduação, quanto na pós-graduação. Através do diálogo franco e construtivo já estabelecido com a universidade, temos a cer teza de que estamos preparados para exigir da universidade mais i n v e s t i m e n t o s e m f o r m a ç ã o e x t r a - c u r r i c u l a r.


A CARA DO DCE EM 2010 BRUNA TROCOURT

LETRAS

TAILAN FREY

filosofia

MARCELO “NESCAL”

ARQUITETURA

SUÉLEN GUEDES

administração

JULIANA GUTERRES

PSICOLOGIA FILOSOFIA

“FUMY” SANTANA

JORNALISMO HISTÓRIA

“GABY” ROSSA

educação física

Estes gaúchos e catarinenses, comprometidos com a plena formação acadêmica, são a cara do DCE em 2010. De diferentes cores e crenças, representam um novo modelo de representação estudantil, no qual o diálogo se sobrepõe à intransigência; a diversidade de pensamento supera a imposição ideológica e o trabalho não cede espaço para o estardalhaço. Para que estas sejam também a tua cara, nesta eleição vote 1, vote por um DCE de cara limpa.


Partido Borracho - CHAPA 1