Page 1

PROGRAMAÇÃO OUT18


IN TRO DU ÇÃO

Empatheia, termo grego que significa paixão, estado de emoção. Mas como entender de forma racional o que o outro sente? Principalmente as personalidades antagônicas ou desconhecidas? Talvez não seja possível apropriar-se dos sentimentos de outros, e é neste hiato que está a verdadeira beleza da empatia. Como um antídoto para o individualismo, a expansão da nossa capacidade de compreensão pode ser a força matriz capaz de promover mudanças efetivas. A partir da empatia se originam atitudes compassivas pelo outro, independente da espécie. Um desafio diário de sair da zona de conforto, assumir responsabilidades e agir. Enquanto há vida, há possibilidade de aprimoramento. Como você está fazendo a sua parte?


ÍNDICE DESTAQUES DO MÊS: CIDADE EM 4 TEMPOS: TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO LIXO ZERO EXPOSIÇÃO: HIROSHIMA E NAGASAKI

06 08 10

BIBLIOTECA AO AR LIVRE

26

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

28

CIÊNCIA NO PARQUE: ASTRONOMIA PARA TODOS

30

10

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

16

DIA A DIA NO PARQUE

44

CINEMA NO PARQUE

18

AMIGOS DO PARQUE

48

CLUBINHO DE LEITURA

24

CALENDÁRIO

50

MÚSICA NO PARQUE PALESTRA E OFICINA: VIOLÃO

34

4


DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO No mês de Outubro, o Parque Vicentina Aranha convida você a abandonar o estado de ceticismo e tomar uma dose de utopia. Através da exposição Hiroshima e Nagasaki, vamos relembrar erros do passado para enxergar o futuro com mais clareza. O Cidade em 4 Tempos e as ações do projeto Lixo Zero promovem novas visões sobre consumo, responsabilidade social e ambiental. O mundo que você sonha, começa em você.

5


CIDADE EM 4 TEMPOS

TRANSFORMANDO O NOSSO MUNDO #LIXOZERO

25/10

Quinta_19h Atrium do Pavilhão São José

A organização da sociedade civil autônoma Instituto Lixo Zero Brasil representa no País a Zero Waste International Alliance – movimento internacional de instituições que desenvolvem os princípios de Lixo Zero no mundo. Lixo Zero é um conceito de vida, no qual o indivíduo e, consequentemente, todas as organizações das quais ele faz parte passam a refletir e tornam-se conscientes dos caminhos e das finalidades de seus resíduos antes de descartá-los. Nesse contexto, as responsabilidades pertencem a indústrias, comércio, consumidores e governo. O Cidade em 4 Tempos reúne três especialistas para um diálogo sobre o Lixo Zero, na ótica do desenvolvimento sustentável. 6


Mediação de Patricia Ioco, Gestora de Projetos Culturais da AFAC. Como comunicóloga, atuou por 9 anos como produtora executiva do Programa Repórter Eco da TV Cultura. Também foi assessora de projetos como Protegendo as Águas e Corredor Ecológico do Vale do Paraíba. Leonardo Magno, Coordenador do Movimento Lixo Zero SJC – Membro do Instituto Lixo Zero Brasil – Empreendedor e Sustentabilista. Ronaldo Madureira, Diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de SJC.

Lincoln Delgado, Presidente do Conselho Municipal (SJC) de Meio Ambiente. Advogado e Ambientalista.

7


SEMANA LIXO ZERO

O Parque Vicentina Aranha recebe a Semana Lixo Zero, uma Plataforma de Mobilização Social por nichos. Nela, convidamos a sociedade para discutir sobre o consumo e a responsabilidade sobre os resíduos provenientes desse consumo. É uma proposta de caráter sistêmico, multidisciplinar, em que diversos segmentos, organizações e cidadãos mobilizam-se pela meta lixo zero.

FEIRINHA TROCA TROCA 21/10

Domingo_ 9h às 12h Feira de Artesanato Mãos e Arte

Retire do armário todas as peças que não servem mais ou que não combinam com seu estilo, e troque por outra que irá usar. O Troca-Troca é uma iniciativa da consultora de estilo sustentável Mara Débora para que as pessoas tenham a oportunidade de trocar as peças que não usam por outras. Assim, as roupas e acessórios ganharão uma vida útil a mais no armário de outra pessoa.

8


#LIXOZERO

RODA DE CONVERSA E PRÁTICA COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

21/10

Domingo_ 10h Feira Agroecológica

A compostagem doméstica ou caseira é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo de qualidade para hortas e qualquer tipo de cultivo em pequena escala, que têm impacto significativo e grande importância para a solução de problemas ambientais contemporâneos, exercendo papel importante na preservação do meio ambiente. Além de colocar a mão na massa, os participantes também receberão dicas de paisagismo. Karina Gonçalves de Almeida, Bióloga pela UFSCar Sorocaba, Pós graduanda em Gestão de Negócios. Trabalhou no Aterro sanitário municipal como educadora ambiental e é membro da Juventude Lixo Zero de São José dos Campos. Mário S. Soléo Scalambrino é arquiteto paisagista e professor de Planejamento e Gestão Ambiental Urbana na FATEC Jacareí, coordena o Núcleo de Alfabetização Ecológica, Permacultura e Agroecologia Urbana. Sócio fundador do Casulo Lares Vivos e Saudáveis. Pós graduado em Sustentabilidade Integral pelo Instituto Visão Futuro e certificado em Design para a Sustentabilidade pelo Gaia Education. 9


EXPOSIÇÃO

HIROSHIMA E NAGASAKI : UM AGOSTO PARA NUNCA ESQUECER! Cerimônia de Abertura

Visitação

Terça_ 19h30

09h às 21h

02/10

Pavilhão São José

03 a 28/10 Pavilhão São José

A Associação Paulista de Medicina – Regional São José dos Campos, apresenta a exposição Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer! O lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki ocorreu no final da Segunda Guerra Mundial, em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Estima-se que cerca de 220 mil pessoas foram mortas nos ataques, e outros milhares sofreram graves sequelas pela exposição à radiação. A tragédia guardou histórias simbólicas como a da menina Sadako Sasaki, personagem da luta pela paz, ela tinha dois anos de idade na época do ataque. Devido à radiação teve leucemia, e após compreender que a doença fora causada pela guerra, passou a dobrar origamis de Tsuru (pássaro da paz) em manifestações públicas por sua saúde e pela paz. Todo o acervo da mostra veio diretamente do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima, e reune 30 pôsteres com imagens e textos informativos.

10


Monumento Sadako Sasaki, em Hiroshima, JapĂŁo.


MÚSICA NO PARQUE

PÊNDULO COM MÁRCIO LUGÓ 14/10

Domingo_ 10h30 Bambuzal

Márcio Lugó, cantor e compositor paulistano, apresenta o seu terceiro disco autoral, Pêndulo. O artista de 34 anos, formado pela FASM em música, São Paulo, tem como influências Lenine, Moska e Maria Gadu. Lugó pretende alcançar voos ainda mais altos do que conseguiu com seu antecessor “Liberdade Aparente”. Foram shows em 50 cidades, além de ser selecionado entre os 100 melhores álbuns de 2013. Ao vivo, acompanhado por Bruno Marques (percussão), além de apresentar o repertório de seu novo álbum, Lugó interpreta também canções de seus discos anteriores, “Liberdade Aparente” e “Desacelera”. Produção de Daniel Lima.

@marciougo fb.me/marciolugooficial youtube.com/marciolugo ∙ www.marciolugo.com

COMUNICADO Dias 7 e 28 de Outubro não haverá o projeto Música no Parque devido as Eleições 2018.

13


MÚSICA NO PARQUE

BALANÇA COM COLETIVO ESTORIL 21/10

Domingo_ 10h30 Bambuzal

fb.me/coletivoestoril

@coletivoestoriloficial 14


O Coletivo Estoril é um núcleo de mentes abertas a novas experiências musicais. Com sonoridade e batidas próprias, o grupo leva aos palcos a energia dos batuques, a psicodelia de timbres e riffs, somados às mensagens positivas e marcantes de amor e união. O show Balança é para fazer as cabeças e corpos dançarem a todo tempo, livres para expressar todo amor e ecoar a arte de viver. Com Gabriel Salve (voz e guitarra), Diego Prado (percussão), Saulo de Pádua (percussão), Eduardo Cezar (contrabaixo), Chico Alcântara (teclado e voz) e Passarinho (bateria e voz). 15


PALESTRA E OFICINA

O músico Bruno Madeira, um dos mais premiados intérpretes da nova geração de violonistas brasileiros, conduzirá duas atividades contempladas no edital de bolsa de aperfeiçoamento do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cassiano Ricardo. Inscrições individuais para cada uma das atividades.

PALESTRA: HISTÓRIA DO VIOLÃO 19/10

Sexta_ 19h Atrium do Pavilhão São José

Informações e inscrições: (12) 3911-7090 Carga horária: 2h | Atividade gratuita com 50 vagas. Na palestra será apresentado um panorama do violão, abrangendo desde seus primórdios no início do século XIX até os dias de hoje. Além da reprodução de áudios e vídeos, o violonista tocará em uma réplica de uma guitarra romântica (o violão do início do século XIX) e em um violão moderno. A combinação do conhecimento teórico com os exemplos práticos possibilitará que os ouvintes compreendam as transformações musicais ao longo do tempo e como o violão se situa na história da música.

16


OFICINA DE TÉCNICA VIOLONÍSTICA E MASTER CLASS 29/10

Segunda_ 18h30 Atrium do Pavilhão São José

Informações e inscrições: (12) 3911-7090 Carga horária: 3h | Atividade gratuita com 20 vagas.

Foto Daniela Rivera

Um encontro para estudantes de violão que desejam aprimorar sua performance ao instrumento. A primeira parte será uma oficina de técnica, que abordará aspectos fundamentais da técnica violonística - escalas, arpejos, ligados e saltos. Serão discutidos temas ligados a postura, posicionamentos e movimentação para o uso eficiente do corpo na performance ao violão. A segunda parte será uma masterclass, na qual os alunos terão a oportunidade de apresentar peças para o professor, que comentará sobre aspectos estilísticos, teóricos, estéticos, técnicos, históricos e performáticos.

17


CINEMA NO PARQUE

THE SQUARE – A ARTE DA DISCÓRDIA 09/10

Terça_19h CPFAO - Centro de Formação Profissional em Artes e Ofícios

Capacidade máximta: 120 lugares. O roteirista e diretor sueco Ruben Östlund parte do mundo das artes plásticas para falar das pequenas e grandes hipocrisias que marcam nossas dinâmicas afetivas e políticas. Atual e emblemático, The Square (2017) nos leva aos limites da arte, da ética da publicidade e das divergências entre o que a arte representa. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Sinopse: Christian é o respeitado curador de um museu de arte contemporânea, um pai divorciado, mas dedicado, que dirige um carro elétrico e apoia boas causas. Sua próxima exposição é “The Square”, uma instalação que convida os transeuntes ao altruísmo, lembrando-os de seu papel como seres humanos responsáveis. Mas às vezes é difícil viver de acordo com seus próprios ideais: a resposta tola de Christian pelo roubo de seu celular o leva a situações vergonhosas. Enquanto isso, uma agência de relações públicas cria uma inesperada campanha para promover The Square. A reação é exagerada e conduz Christian, assim como o museu, a uma crise existencial.

18


Direção: Ruben Östlund | Elenco: Claes Bang, Elisabeth Moss, Dominic West, Terry Notary, Christopher Læssø, Marina Schiptjenko, Sofie Hamilton, Linda Anborg, Emelie Beckius, Peter Díaz, Sarah Giercksky, Kolya Hardy | Gênero: Comédia dramática Ano: 2017 | Duração: 2h 22min | Classificação: 14 anos


CINEMA NO PARQUE

O REI DO SHOW 16/10

Terça_ 19h CPFAO - Centro de Formação Profissional em Artes e Ofícios

120 lugares por ordem de chegada. O Rei do Show (2017) é um potente e original musical que celebra o nascimento do show business e a realização de sonhos. Inspirado pelo ambicioso e imaginativo P. T. Barnum, o filme conta a história do empresário americano que criou um hipnotizante 20


Direção: Michael Gracey | Elenco: Hugh Jackman, Michelle Williams, Zac Efron, Rebecca Ferguson, Zendaya, Austyn Johnson, Cameron Seely, Keala Settle, Sam Humphrey, Yahya Abdul-Mateen | Gênero: Drama/Romance | Ano: 2017 Duração: 1h 46m | Classificação: 14 anos

espetáculo que se tornou sensação mundial. “O Rei do Show” é dirigido por Michael Gracey, que uniu músicas de Benj Pasek e Justin Paul (vencedores do Oscar por “La La Land”), estrelando Hugh Jackman no papel principal. Sinopse: De origem humilde e desde a infância sonhando com um mundo mágico, P.T. Barnum (Hugh Jackman) desafia as barreiras sociais se casando com a filha do patrão do pai e dá o pontapé inicial na realização de seu maior desejo abrindo uma espécie de museu de curiosidades. O empreendimento fracassa, mas ele logo vislumbra uma ousada saída: produzir um grande show estrelado por freaks, fraudes, bizarrices e rejeitados de todos os tipos. 21


CINEMA AO AR LIVRE

JOGADOR Nº 1 20/10

Sábado_ 19h Telão atrás do Pavilhão Marina Crespi

Serão disponibilizadas 1000 cadeiras. Em caso de mau tempo, a atividade será cancelada. Inspirado no best-seller homônimo de Ernest Cline, sobre um adolescente em busca de um prêmio de um jogo de realidade virtual; o novo filme de Steven Spielberg acontece num mundo cheio de videogames e referências à cultura pop dos anos 80. 22


Direção: Steven Spielberg | Elenco: Britain Dalton, Jacob Bertrand, Lynne Wilmot, Michael Wildman, Kiera Bell, Letitia Wright, Julia Nickson, Lena Waithe, Kae Alexander, Ralph Ineson, Susan Lynch, Tye Sheridan, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn, Simon Pegg, Mark Rylance, Hannah John-Kamen, T.J. Miller, Win Morisaki, Mark Douglas, Philip Zhao Gênero: Ficção científica, Ação | Ano: 2018 | Duração: 2h20min Classificação: 12 anos | Legendado

Jogador Nº 1 (2018) é uma esfuziante aventura de ficção científica com alto nível de fantasia, ação e diversão. Sinopse: Em 2044, Wade Watts (Tye Sheridan), como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday (Mark Rylance) morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts terá de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir. 23


BIBLIOTECA AO AR LIVRE

PEDRO E A LUA Texto e ilustrações de Odilon Moraes Editora: Jujuba

21/10

Domingo_ 10h Biblioteca Itinerante

Faixa Etária: Livre

O Clubinho de Leitura do Vicentina dialoga sobre a sensível obra Pedro e a Lua, com texto e ilustrações de Odilon Moraes (Editora Jujuba), um convite não só aos pequenos, mas também aos adultos, a lançarem um olhar diferente para o mundo das coisas e dos sentimentos. Na condução das leituras dialógicas Tatiana Araujo, graduada em Educação Física com pós em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos CELACC/USP, Recreadora e Voluntária no projeto Amigos do Vicentina Lua mora longe, Pedro, a observa, fascinado pelo seu mistério. O menino fica ainda mais encantado quando descobre que ele e Lua têm algo em comum: ela – é feita de pedra, e o nome de Pedro – significa “feito de pedra”. Na companhia da sua tartaruga – também chamada Lua, Pedro inventa um mundo cósmico só dele e, neste mundo, Pedro e o leitor aprenderão muito sobre os significados das coisas da vida.

24


25


BIBLIOTECA AO AR LIVRE

BIBLIOTECA AO AR LIVRE

TODOS OS DOMINGOS Das 9h às 12h Biblioteca Itinerante

Faixa Etária: Livre Necessária a presença do responsável durante a atividade.

Foto: Gislaine Lopes

O Parque Vicentina Aranha abre as portas da Biblioteca ao Ar Livre, biblioteca rodante repleta de livros infantis e infantojuvenis, para crianças de todas as idades. Durante toda manhã, você pode escolher um dos livros para uma gostosa leitura no Parque e depois devolver no carrinho.


Livros do mês em destaque na Biblioteca ao Ar Livre! A PARTE QUE FALTA De Shel Silverstein com ilustrações de e tradução de Alípio Correa de Franca Neto Editora: Companhia das Letrinhas O protagonista desta história é um ser circular que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos.

A MENINA E O MENDIGO De Charles Kiefer com ilustrações de Marilia Bruno Editora: Galerinha Carolina já era uma menina crescida e é claro que ir à padaria sozinha não era um grande mistério. Mas e se no meio do caminho houvesse um pirralho perdido, chorando e sem saber onde morava? E se os vizinhos não conseguissem ajudar Carolina a descobrir onde era a casa do dele? Bem, havia aquele mendigo que estava sempre pelas redondezas catando piolhos... Nesta história de Charles Kiefer, belamente ilustrada com os desenhos de Marília Bruno, Carolina irá descobrir que as respostas às vezes vêm de onde menos imaginamos.

27


CIÊNCIA NO PARQUE

EXPOSIÇÃO E EXPERIMENTOS 14/10

Domingo_ 10h às 12h Pavilhão São José

Foto: Wandeclayt Melo

Uma exposição onde experimentos científicos são apresentados de forma lúdica e interativa, demonstrando fenômenos de mecânica, óptica, energia e ondas. Além da exposição, o Projeto Ciência no Parque contará com demonstrações de experimentos de física que podem ser feitos em casa, realizados por professores e especialistas sob coordenação do Professor Roberto Stempniak.


CIÊNCIA NO PARQUE

15ª SEMANA NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

TEMA: CIÊNCIA PARA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE

18/10

Quinta_ 14h às 17h Pavilhão São José

A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. Ciência para a Redução das Desigualdades é o tema anunciado para este ano. O tema está relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades. O evento gratuito acontecerá em todo o Brasil de 15 a 21 de outubro, e o Parque Vicentina Aranha participa da programação com mostra de projetos de extensão, exposições e oficinas. Parcerias: Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais - CEMADEN/MCTIC, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/MCTIC, Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista - ICT UNESP SJC, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Secretaria de Educação e Cidadania de Educação de São José dos Campos, Projeto Ciência no Parque – Parque Vicentina Aranha e Instituto Florestal de São Paulo.

29


CIÊNCIA NO PARQUE

OFICINA DE OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA

O CÉU SEM LIMITES

10 e 17/10

Quartas_ 19h15 Pavilhão São José

Vagas limitadas / Inscrições gratuitas para maiores de 12 anos Informações (12) 3911 7090 O projeto Ciência no Parque volta seu olhar para o céu e traz uma oficina que se propõe a apresentar de maneira simples e abrangente, 30


Foto: Wandeclayt Melo

os fundamentos da observação astronômica. O reconhecimento do céu, a leitura de cartas celestes, as características dos principais corpos do Sistema Solar e dos objetos do céu profundo, visíveis através de instrumentos amadores e o manuseio de binóculos e telescópios, serão abordados com ênfase na prática observacional. A oficina, que ocorrerá em dois encontros para uma única turma, se encerra com uma noite de observação onde os alunos colocarão em prática os conhecimentos adquiridos, localizando no céu e observando a Lua, planetas, estrelas duplas, nebulosos e aglomerados de estrelas através de telescópios de variadas configurações e tecnologias. Com Wandeclayt Melo, Especialista em Vídeo de Alta Velocidade no Laboratório de Registro de Imagens do Instituto de Aeronáutica e Espaço e Instrutor de Astronomia de Posição e Observação no Observatório Astronômico do IAE. 31


ASTRONOMIA PARA TODOS

O QUE SÃO BURACOS NEGROS? 18/10

Quinta_ 19h30 Telão de Cinema ao Ar Livre

Tradução em LIBRAS: Rosemary Ribeiro Buracos negros constituem-se numa das mais fascinantes descobertas da astronomia moderna. Eles tornaram-se lendários, formando a base de muitos mitos e fantasias. São eles os “monstros”, descritos pela ficção científica, que “devoram” luz e estrelas? São eles objetos hipotéticos que emergem da teoria da relatividade de Einstein? Para responder essas (e outras) questões precisamos entender como as estrelas nascem, evoluem e morrem. 32


Neste encontro curiosos e informal do Astronomia para Todos, viajaremos através do espaço e tempo a fim de penetrar no fascinante mundo das supernovas, e quasares, chegando aos limites do nosso Universo e da física contemporânea. No caso de céu limpo, haverá observação de astros, parte da SNCT. Com Oswaldo Duarte Miranda, graduado em Física pela PUC de São Paulo (1988), mestre (1992) e doutor (1997) em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Pesquisador Titular - III da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Possui experiência, e formação, em Física e Astronomia com ênfase, principalmente, em Gravitação e Cosmologia. 33


VICENTINA CIÊNCIA NOQUALIDADE PARQUE DE VIDA

CINEMA & PSICANÁLISE MAHLER NO DIVÃ (MAHLER AUF DER COUCH) 20/10

Sábado_ 15h CPFAO - Centro de Formação Profissional em Artes e Ofícios

120 lugares por ordem de chegada. O Cinema & Psicanálise é um evento da Sociedade Brasileira de Psicanálise que propõe exibir e discutir um filme com o público sob o vértice psicanalítico. Neste encontro, teremos a participação como comentaristas de Francisco Antonio Duarte e Ilso Muner Júnior. 34


Direção: Percy Adlon, Felix O. Adlon | Elenco: Bruno Walter, Karl Fischer, Barbara Romaner, Michael Rotschopf, Karl Markovics | Gênero: Drama, Baseado em fatos reais Ano: 2010 | Duração: 1h 38min | Classificação: 12 anos

Sinopse: Percy Adlon nos conta a história do compositor austríaco Gustav Mahler, a crise conjugal com sua esposa e o peripatético encontro com o pai da psicanálise, Sigmund Freud, que descobriu que Mahler vivia momentos de exaltação misturados com depressão e que isso era expresso nas suas sinfonias. Mahler descobre que sua esposa Alma vivia vários flertes, sendo o principal caso com Walter Gropius. Ela é 23 anos mais jovem e seus apetites são alimentados tanto pela libido quanto pelo ressentimento. Diante de um casamento conturbado, Mahler procura Freud, que estava de férias em Amsterdã. Freud o analisará de uma forma bem diferente: dessa vez será em conversas com Mahler através de caminhadas.

35


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

DIA DO IDOSO 02/10

Terça_ 8h30 às 12h Bambuzal e Quiosques

Aula aberta de Lian Gong, orientações sobre nutrição, saúde bucal, segurança no trânsito, atividades físicas, caminhada, dançaterapia e encerramento com apresentação do Coral dos Idosos. Realização: Secretaria de Saúde - Programa Saúde do Adulto/Idoso

36


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

DEPRESSÃO : SOFRIMENTO OU DOENÇA? 25/10

Quinta_ 9h30 Pavilhão São José

A depressão ou a tristeza surge fatalmente em algum momento de nossas vidas. Aprofundar nosso conhecimento sobre estes estados mentais, pode contribuir para nos aproximarmos mais da nossa condição humana. Neste encontro, vamos conversar para entender como a psicanálise pode ajudar a entender melhor os sofrimentos humanos. Com a Dra. Maria Angélica Braga O. Alves, Médica Psiquiatra – UNICAMP, Psicanalista - Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Foto de Tom Pumford para Unsplash.

Parceria: Amo Inhame


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

UMA CONVERSA SOBRE O CÂNCER DE MAMA 11/10

Quinta_ 9h30 Pavilhão São José

O câncer de mama é, depois do câncer de pele, o mais comum no Brasil e no mundo. Em 2018 espera-se 59.700 casos novos no Brasil. Venha conversar com um especialista sobre o que é o câncer de mama, o que pode ser feito para um diagnóstico precoce e quais as chances de tratamento. Com Dr. Sérgio dos Passos Ramos, médico, formado pela UNICAMP, especialista em ginecologia e obstetrícia pela Associação Médica Brasileira e um estudioso do câncer de mama. Parcerias: APM - Associação Paulista de Medicina de São José dos Campos e Nibs Juice Bar


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

OUTUBRO ROSA: AÇÃO RITMOS ROSA 30/10

Terça_ 19h Gramado do Cinema ao Ar Livre

No mês de Conscientização e Combate ao Câncer de Mama, participe de uma Aula Aberta de Ritmos em prol da prevenção do câncer de mama. Realização: Fundo Social de Solidariedade

39


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

ACADEMIA AO AR LIVRE Segunda à sexta, das 7h às 9h e segunda, quarta e sexta das 18h às 20h Presença de Educadores físicos da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida ARTES CORPORAIS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Quintas e sábados | Horário: 08h30 às 09h30 Local: Ao lado da Capela Parceria: PRÁXIS – Estudo e Prática das Artes Corporais Terapêuticas Chinesas

RODA DE CAPOEIRA NO PARQUE 06/10 - Sábado | Horário: 16h Local: Quiosque São João PILATES SOLO 06/10 - Sábado | Horário: 9h30 Local: Bambuzal Parceria: Centro de soluções em Saúde - CSS DANÇANDO NO PARQUE 09/10 - Terça | Horário: 19h às 21h Local: Quiosque Cia Paulista Parceria: Samba Rock do Vale RODA BEBEDUBEM Segundo e quarto sábado do mês. 13 e 20/10 - Sábado | Horário: 10h Local: Quiosque São José

TREINAMENTO FUNCIONAL 27/10 - Sábado | Horário: 9h30 Local: Quiosque São João Parceria: Cia Athletica

40


Foto: Gislaine Lopes

YOGA NO PARQUE 20/10 - Sábado | Horário: 9h30 Local: Bambuzal Parceria: Yoga no Parque Traga uma canga, tapetinho de yoga ou algo para forrar o chão. DANÇA PARA MULHERES 27/10 - Sábado | Horário: 9h30 Local: Quiosque Cia Paulista Parceria: Cia de Dança Halimah

Patricínio Qualidade de Vida:

41

Apoio:

Realização:


PATRIMÔNIO E RESTAURO

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO SANATÓRIO VICENTINA ARANHA? Vicentina Aranha foi esposa do senador Olavo Egydio de Sousa Aranha, dama da alta sociedade paulista e esponte de ações filantrópicas à favor dos enfermos de tuberculose durante as primeiras décadas do século XX. Junto com outras damas da sociedade, organizou uma campanha para aquisição do terreno para a construção do sanatório, promovendo festas, quermesses e leilões. Vicentina faleceu em 1917, antes do início das obras em 1918, mas teve seu nome atribuído ao sanatório joseense como homenagem à sua dedicação.

42


VISITA HISTÓRICA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Venha fazer uma visita guiada pelos pavilhões históricos do Parque e conhecer mais sobre a história da nossa região! Visita histórica gratuita para grupos de até 25 pessoas. Com agendamento prévio no telefone (12) 3911 7090.

43


DIA A DIA NO PARQUE

FEIRA LIVRE GRAFIA 20/10

Sábado_ 16h às 21h30 Pavilhão São José

21/10

Domingo_ 9h às 13h30 Alameda ao lado do Pavilhão Marina Crespi

A Livre Grafia, a Feira de Arte Impressa do Parque Vicentina Aranha, realiza mais uma edição, com a exposição, troca, venda e consumo de produções gráficas e publicações independentes, tais como: zines, revistas, livros, quadrinhos, fotografias, colagens, desenhos, gravuras, catálogos, editoriais, postais, pôsteres, ilustrações, xilogravuras, e toda infinidade de obras impressas de forma independente que carregam consigo as características desse tipo de produção como menor tiragem, alto valor artístico e conceito artesanal.

44


Foto: Gislaine Lopes


DIA A DIA NO PARQUE CAPELA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Visitação de Terça a Sábado Das 7h às 10h e das 16h às 19h Celebração: Quarta às 18h Missa: Sexta às 7h e Domingo às 12h FEIRA DE ARTESANATO “MÃOS E ARTE” Todos os domingos | Horário: 9h às 13h30 (Exceto dias 7 e 28/10). Local: ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus VIAGEM LITERÁRIA NO VICENTINA Traga um livro que você já leu e leve outro que alguém deixou disponível para a viagem! Todos os dias | 5h às 22h Locais: Quiosque Alfredo Galvão OBSERVATÓRIO DE PÁSSAROS 21/10 - Domingo | 8h15 Local: Quiosque Alfredo Galvão Vagas limitadas por ordem de chegada. PIQUENIQUE LITERÁRIO NO PARQUE 21/10 - Domingo | 9h Local: Quiosque Alfredo Galvão Parceria: Blog Além da Capa Blog: http://alemdacapa.com.br/o-blog/ BORDANDO NA PRAÇA 27/10 - Sábado | 9h às 12h Local: Quiosque Alfredo Galvão

46


FIGUEIROS DE SÃO JOSÉ Oficina - Criatividade e Processo de Criação Com Luciana Melo Todas as quartas e sextas | Horário: 14h às 16h Local: CPFAO Turma: até 20 alunos a partir de 4 anos Investimento: R$ 200,00 mensais por aluno Informações e inscrições (12) 3911-7090 RODA DE VIOLA E CONTAÇÃO DE “CAUSOS” 31/10 - Quarta | 20h Local: Pavilhão São José OFICINA DE VIOLA CAIPIRA Com Luiz Maurício Gil de Souza Diniz Todas as quartas | Horário: 19h às 21h - Informações: (12) 3924-7300 Local: Quiosque Alfredo Galvão Realização: FCCR – Fundação Cultural Cassiano Ricardo Parceria: AFAC 47


AMIGOS DO VICENTINA Convidamos você para participar da jornada de salvaguarda e ressignificação do Parque Vicentina Aranha! Toda forma de apoio é importante para o Restauro do Parque, seja você um Amigo do Vicentina!

Programa anual de relacionamento onde você ganha presentes, experiências e benefícios exclusivos, contribui para os projetos do Vicentina e ainda pode deduzir o valor integral da adesão no seu Imposto de Renda. A adesão pode ser feita a qualquer momento no site do Parque. INFORMAÇÕES Todas as informações e formulários de adesão estão no nosso site. Consulte também as oportunidades para empresas. www.pqvicentinaaranha.org.br/apoie

48


Conheça os benefícios dos Amigos do Vicentina nas empresas amigas! Artesane Gelateria - 10% de desconto Gelatos italianos e cafés inesquecíveis! Endereço: Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 305, SJC (12) 3941-4377 Nibs Juice Bar - 15% de desconto O saudável pode ser também saboroso. Comida de verdade! Endereço: Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 305, SJC (12) 3901-8183 Hering Adhemar de Barros - 10% de desconto Mais de 130 anos de tradição, conforto e estilo. Avenida Dr. Adhemar de Barros, 960, SJC | (12) 3922-9798 Centro de Soluções em Saúde - CSS Osteopatia: de R$ 200,00 por R$ 150,00 Pilates Clínico (plano semestral): Uma vez por semana: de R$ 260,00 por R$ 197,00 Duas vezes por semana: R$ 360,00 por R$ 297,00 Endereço: Av. Anchieta - Praça Alexandra Diacov, 82 Jd. Esplanada – SJC (12) 3207 - 9956 Anima Hospital Veterinário 24h Banho, tosa e produtos da linha pet – 20 % de desconto Endereço: R. Prof. Alfredo Viêira de Moura, 55, Vila Adyana, SJC (12) 3921-9612


CALENDÁRIO | OUTUBRO DIA 01 | SEGUNDA 14h Oficina: Figureiros de São José 19h Oficina de Viola Caipira DIA 02 | TERÇA 9h Dia Internacional do Idoso - Evento Secretaria da Saúde 19h Abertura Exposição: Hiroshima e Nagasaki DIA 03 | QUARTA 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 14h Oficina: Figureiros de São José 19h Oficina de Viola Caipira

8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 19h15 Oficina e Observação Astronômica DIA 11 | QUINTA 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 9h30 Palestra: Uma conversa sobre o Câncer de Mama 14h Oficina: Figureiros de São José 19h Oficina de Viola Caipira DIA 12 | SEXTA 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 14h Oficina: Figureiros de São José

DIA 04 | QUINTA 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki DIA 13 | SÁBADO 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki Chinesa 10h30 Roda Bebedubem DIA 05 | SEXTA 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 14h Oficina: Figureiros de São José

DIA 14 | DOMINGO 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 9h às 13h30 Feira Agroecológica Naturalmente DIA 06 | SÁBADO 9h às 13h30 Feira de Artesanato Mãos e 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Arte Chinesa 9h às 12h Biblioteca ao Ar Livre 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 10h às 12h Ciência no Parque 9h30 Pilates Solo 10h30 Música no Parque: Márcio Lugó 10h Danças Circulares 10h Qualidade de Vida: Roda Bebedubem DIA 16 | TERÇA 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki DIA 07| DOMINGO 19h Cinema no Parque: O Rei do Show 9h às 12h Feira Agroecológica Naturalmente 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki DIA 17 | QUARTA 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki DIA 09 | TERÇA 14h Oficina: Figureiros de São José 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 19h Oficina de Viola Caipira 19h Dançando no Parque 19h Cinema no Parque: The Square DIA 18 | QUINTA DIA 10 | QUARTA 8h Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência para Redução da Desigualdade

50


8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 19h30 Astronomia para todos

DIA 25 | QUINTA 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 9h30 Palestra – Depressão: Sofrimento ou DIA 19 | SEXTA Doença? 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 19h Cidade em 4 tempos: Lixo Zero 14h Oficina: Figureiros de São José 19h Palestra: História do Violão com Bruno DIA 26 | SEXTA-FEIRA Madeira 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 14h Oficina: Figureiros de São José DIA 20 | SÁBADO 8h30 Artes Corporais da Medicina DIA 27 | SÁBADO Tradicional Chinesa 8h30 Artes Corporais da Medicina 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki Tradicional Chinesa 9h30 Yoga no Parque 9h30 Bordando na Praça 10h30 Roda Bebedubem 9h30 Dança para Mulheres 15h30 Cinema & Psicanálise: Mahler no 9h30 Treinamento Funcional Divã 19h Cinema ao Ar Livre: Jogador Nº 1 DIA 28 | DOMINGO 9h às 13h30 Feira Agroecológica DIA 21 | DOMINGO Naturalmente 8h15 Observatório de Pássaros 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki DIA 29 |SEGUNDA 9h Semana Lixo Zero 18h30 Oficina Violinística com Bruno 9h às 13h30 Feira Agroecológica Madeira Naturalmente 9h às 13h30 Feira de Artesanato Mãos e DIA 30 | TERÇA-FEIRA Arte 19h Ação Ritmos Rosa 9h às 12h Biblioteca ao Ar Livre 9h Piquenique Literário DIA 31 | QUARTA-FEIRA 9h30 Plantio de Árvores 14h Oficina: Figureiros de São José 10h Clubinho de Leitura: Pedro e a Lua 19h Oficina de Viola Caipira 10h Oficina, exposição e venda de 20h Roda de Viola orquídeas 10h Roda de Conversa: Compostagem doméstica, paisagismo e jardins internos 10h30 Música no Parque: Inbloco Hepteto DIA 24 | QUARTA 9h às 21h Exposição: Hiroshima e Nagasaki 14h Oficina: Figureiros de São José 19h Oficina de Viola Caipira

51


MAIS INFORMAÇÕES Acesse o calendário completo da programação: www.pqvicentinaaranha.org.br Curta e siga o Parque nas redes sociais: Facebook/parquevicentinaaranha Fabebook/flim.sjc Instagram @parque_vicentina Spotify parque_vicentina #AmeVicentina Horário de Funcionamento: Todos os dias das 05h às 22h Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 Vila Adyana, São José dos Campos | SP Contato: Email: contato@pqvicentinaaranha.org.br Telefone: (12) 3911-7090 * Programação sujeita a alterações.

Vem ai em Outubro! O Edital 2019 do projeto Música no Parque. Traga a sua banda para o Vicentina! Acesse: www.ajfac.org.br


patrocínio

apoio

promoção

gestão

realização

Profile for Parque Vicentina Aranha

Programação Cultural de Outubro do Parque Vicentina Aranha  

Programação Cultural de Outubro de 2018 do Parque Vicentina Aranha. São José dos Campos - SP.

Programação Cultural de Outubro do Parque Vicentina Aranha  

Programação Cultural de Outubro de 2018 do Parque Vicentina Aranha. São José dos Campos - SP.

Advertisement