Page 1


INTRODUÇÃO Fevereiro, o mês mais colorido do ano! Ao compasso do pandeiro, tire a máscara do ano inteiro e permita-se sonhar! Na festa mais popular do Brasil, o Parque Vicentina Aranha convida foliões para brincarem o carnaval na Matinê D´ Angolinha, sobretudo os pequenos que durante todo o mês, poderão preparar-se para a folia na Oficina Infantil de Percussão com objetos recicláveis, unindo ritmo e consciência ambiental. Dois nomes centrais da história da música brasileira serão celebrados na Programação Cultural de Fevereiro. Pixinguinha cresceu em rodas de músicos e deu ao Choro sua forma definitiva, um batuta que presenteou o mundo do samba com poemas de ternura e paz; Tom Jobim impactou o mundo ao apresentar um novo jeito de fazer música, a Bossa Nova que, segundo Tom e Chico Buarque, “não é música de levantar poeira, mas pode entrar no barracão”. Vista um sorriso e venha espalhar serpentinas e alegria no Parque Vicentina Aranha!’


ÍNDICE DESTAQUES DO MÊS ESPECIAL EM HOMENAGEM AO BATUTA E AO MAESTRO

CARNAVAL NO VICENTINA

CURSOS E OFICINAS MÚSICA NO PARQUE ANTES DO PÔR DO SOL CINEMA NO PARQUE VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

05 08 12 14

BIBLIOTECA AO AR LIVRE

21 22

CALENDÁRIO

DIA A DIA NO PARQUE

32 34 36

26

4


DESTAQUE DO MÊS

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM AO BATUTA E AO MAESTRO Existe apenas uma gravação do encontro musical histórico entre o Batuta e o Maestro. Na noite de 23 de julho de 1967, Pixinguinha foi ao Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, receber uma homenagem do Clube de Jazz e Bossa. Tom Jobim, que estava num bar próximo, foi chamado para participar da festa, em que já estava Vinicius de Moraes, parceiro e amigo de ambos. Mediante ao efervescente encontro, contrariando recomendações médicas, Pixinguinha se propôs a executar no sax sua obra mais famosa, Carinhoso, junto com Jobim ao piano, acompanhando Vinícius de Moraes e Ismael Silva nos vocais em uma improvisação memorável. No mês de Fevereiro, o Parque Vicentina Aranha une novamente em sua Programação Cultural esses dois grandes gênios da música popular brasileira. 5


DESTAQUE DO MÊS

#ESPECIALPIXINGUINHA

RODA DE CHORO TRIBUTO AOS 120 ANOS DE PIXINGUINHA 23/02

Quinta - 19h30

Quiosque em frente o Pavilhão São José

O Parque Vicentina Aranha convida para a roda mais de 15 músicos da região numa deliciosa noite de verão. A Roda de Choro será em homenagem aos 120 anos de Alfredo da Rocha Vianna, o batuta Pixinguinha. O choro, principal expressão da música instrumental brasileira, nasceu no Rio de Janeiro, por volta de 1870. Ele é resultado da fusão das melodias europeias com os ritmos africanos, já abrasileirados, realçadas pela maneira chorosa de se tocar os instrumentos de corda, grande herança portuguesa. Pixinguinha, como instrumentista (flauta e sax), arranjador e como compositor, deu ao choro sua forma definitiva, concluindo a síntese iniciada por Joaquim Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, músicos hoje considerados, junto com Pixinguinha, os pilares do Choro. Gosta de Choro? Então vem pra Roda!

6


7


DESTAQUE DO MÊS

#CARNAVALNOVICENTINA

A Programação de Carnaval no Vicentina apresenta a Oficina Infantil de Percussão, o Bloco Lá Em Cuba, Em Cuba Lá! do INPE, comemorando sua 9ª edição, além da Matinê D’Angolinha! Chame a família e os amigos, vista sua fantasia e venha brincar no Parque Vicentina Aranha!

MATINÊ D’ANGOLINHA - 10h 26/02 Domingo Bambuzal ao lado da Capela O carnaval das crianças será especial no Parque Vicentina Aranha com a Matinê D’Angolinha! Li Maria e banda apresentam um show voltado para o público infantil, com clássicos do carnaval e do cancioneiro popular para toda família cair na folia! Durante o show, vamos apreciar a passagem do Bloquinho D’Angolinha, grupo formado pelos participantes da Oficina Infantil de Percussão, que ocorrerá durante o mês sob comando de Almir Mello. Mais informações na pagina 12.

8


9


10


CARNAVALNO VICENTINA

#CARNAVALNOVICENTINA

BLOCO LÁ EM CUBA, EM CUBA LÁ! 22/02

Quarta - Concentração às 18h Portaria principal do Parque Vicentina Aranha

O Vicentina Aranha é o ponto de encontro para os foliões do Bloco Lá em Cuba, Em Cuba Lá! Formado por pesquisadores, ex-estudantes e estudantes do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, um bloco voluntário e espontâneo, que traz a alegria do carnaval de rua para a avenida, com a Banda de Santana do Maestro Onofre e a Tuba do Seu Ditinho, com os Bonecos do Mestre e Compositor Nilton Blau sob o comando do Mestre Elder. Canções carnavalescas e a marchinha oficial animarão essa festa. Mais informações: https://emcubala.wordpress.com/

11


CURSOS E OFICINAS

OFICINA DE PERCUSSÃO PARA O D’ANGOLINHA 05, 12 e 19/02 Domingos | 09h30 Faixa etária: Livre Local: Biblioteca ao Ar Livre

Para integrar os preparativos do Carnaval no Vicentina, sob o comando de Almir Mello, será realizada uma Oficina Infantil de Percussão feita com materiais recicláveis. Além de confeccionar os próprios instrumentos, o grupo irá ensaiar o Bloquinho D’Angolinha para brincar a Matinê D’Angolinha no dia 26 de fevereiro.

12


13


MÚSICA NO PARQUE

#ESPECIALPIXINGUINHA

CHORO CANTADO COM ANA MORENA 05/02

Domingo - 10h30

Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

No show Choro Cantado, a cantora Ana Morena interpreta sucessos de Pixinguinha. Num formato de trio: voz, violão e flauta, Ana Morena apresenta ao público um espetáculo que passeia por composições hoje consideradas clássicos da música brasileira, como Rosa, Fala Baixinho, Lamentos e Carinhoso, sua peça mais famosa que completa 100 anos. Pixinguinha criou sua melodia quase 20 anos antes de Braguinha fazer a letra e dar o passo decisivo para a música virar um clássico e ostentar o mérito de ser uma das composições mais gravadas de nossa música popular. Por muito tempo ela ficou inédita porque era um choro fora dos padrões, uma música inovadora.

14


15


16


MÚSICA NO PARQUE

#ESPECIALPIXINGUINHA #ESPECIALTOMJOBIM

DE TOM À PIXINGUINHA, COM DIOGO OLIVEIRA 12/02

Domingo - 10h30

Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

O violonista Diogo Oliveira apresenta um repertório variado da produção musical de dois gênios da música brasileira, o Poetinha e o Batuta. Se ainda vivos, em 2017 Tom Jobim completaria 90 anos e Pixinguinha 120 anos. No show, Diogo Oliveira executa composições dos mestres e suas parcerias, não podendo ficar de fora Vinicius de Moraes, que foi amigo e parceiro de composição de ambos, além de Chico Buarque, Donga, João de Barro e outros.

Presença de:

FOOD TRUCK AND FOOD BIKE 17


MÚSICA NO PARQUE

MARCELO PRETTO LANÇAMENTO DO DISCO “BOI” 19/02

Domingo - 10h30

Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Após uma longa discografia com grupos como Barbatuques e A Barca, duos com Swami Jr. e colaborações em discos de mais de cinquenta artistas, Marcelo Pretto gravou seu primeiro trabalho solo intitulado Boi. Artista de renome internacional, após mais de 18 anos de pesquisa, Marcelo lança um olhar contemporâneo sobre um dos mais ricos gêneros populares brasileiros, o Bumba Boi. Diversas manifestações e sotaques do norte e nordeste do país formam a base do show Boi, que conta com a produção musical de André Magalhães, produtor especializado em ritmos brasileiros.

MATINÊ D’ANGOLINHA - 10h 26/02 Domingo Bambuzal ao lado da Capela Informações na página 08

18


19 Foto: Leila BeltrĂŁo


20


ANTES DO POR DO SOL

ANTES DO PÔR DO SOL COM MANFREDINI BLUES BAND 11/02

Sábado - 17h30

Ao lado do Cinema ao Ar Livre

Aproveitando os últimos raios do horário de verão, o projeto musical Antes do Pôr do Sol está de volta e apresenta Manfredini Blues Band. Antes da Sessão de Cinema ao Ar Livre, a banda apresenta um repertório com clássicos do blues e releituras que transcendem as gerações de ouvintes e apaixonados pelo gênero. Chegue mais cedo e curta a música Antes do Pôr do Sol!

Presença de:

FOOD TRUCK AND FOOD BIKE 21


CINEMA AO AR LIVRE

A CHEGADA 11/02

Sábado - 20h

Telão de Cinema ao Ar Livre atrás do Pavilhão Marina Crespi

Lançado em setembro de 2016 no Festival de Veneza, A Chegada já é considerado uma mistura perfeita entre ficção científica e drama, mais que uma produção única, uma verdadeira experiência. O longa metragem é baseado no conto Story of Your Life (1999) de Ted Chiang e recebeu oito indicações ao Oscar 2017, entre elas Melhor Filme e Melhor Diretor. Sinopse: Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks, uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade. *Em casa de chuva, a exibição será cancelada.

Presença de:

FOOD TRUCK AND FOOD BIKE 22


Direção: Denis Villeneuve Gênero: Ficção Científica | Ano: 2016 Duração: 1h56min | Classificação: 12 anos | Legendado

23


Direção: Nelson Pereira dos Santos Gênero: Documentário| Ano: 2012 Duração: 1h 24min | Classificação: Livre

24


#ESPECIALTOMJOBIM

CINEMA BRASILEIRO

A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM 21/02

Terça - 19h

Sala de Leitura – Reginaldo Poeta

“O filme apresenta um mosaico de apresentações de importantes nomes da música mundial, além de trazer momentos do próprio Tom cantando. Judy Garland, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Maysa, Elis Regina, Gal Costa, Nana Caymmi, Nara Leão, Chico Buarque e Paulinho da Viola são alguns dos inúmeros nomes presentes no longa. A seleção consegue mostrar bem a importância de Tom para a música mundial, trazendo apresentações em português, inglês, francês e alemão.”

Lucas Salgado, crítico de cinema.

Sinopse: Documentário sobre um dos maiores nomes da música brasileira, Antônio Carlos Jobim. Dirigido por Nelson Pereira dos Santos e por Dora Jobim, o filme mostra a trajetória musical do compositor de clássicos como Garota de Ipanema, Chega de Saudade e Águas de Março. Aborda a parceria com Vinicius de Moraes e a influência da música clássica em sua obra.

25


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

CINE QUALIDADE DE VIDA: EU MAIOR - 19h 07/02 Terça Sala de Leitura Reginaldo Poeta O documentário Eu maior é uma reflexão coletiva através de entrevistas com pessoas de diferentes áreas de atuação, incluindo atores, líderes espirituais e teóricos, sobre questões da sociedade contemporânea e a busca pela felicidade. Visando o exercício de autoconhecimento, os entrevistados dão depoimentos sobre impressões pessoais de conceitos enraizados na sociedade. O projeto é uma iniciativa da ONG DoBem, produzido pela Catalisadora Audiovisual. Seu financiamento foi alcançado por meio de uma iniciativa inédita de crowdfunding com incentivo fiscal, somando mais de 600 patrocinadores pessoa-física ao apoio de marcas e da Ancine.

26


Direção: Fernando Schultz, Paulo Schultz Gênero: Documentário| Ano: 2013 Duração: 1h 30min | Classificação: Livre

27


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

YOGA PARA CRIANÇAS 11/02

Sábado - 09h30 Turma I | 11h Turma II Quiosque Pavilhão Paulista

- 09h30 Turma I | 11h Turma II 22/02 Quarta Sala de Leitura Réginaldo Poeta Idade: 04 a 10 anos Atendimento de 15 crianças por turma, por ordem de chegada. Necessário trazer tapete de yoga, canga ou toalha. Realização: Canto da Yoga Direcionada para crianças, a prática é feita de forma lúdica, estimulando as sensações do movimento, estabilidade e o envolvimento com as emoções. Serão aplicados exercícios de Yoga que utilizam a criatividade e a imaginação infantil através de mímicas, histórias, desenhos, jogos e teatro, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida às crianças. Também visa proporcionar vivências de relaxamento, quietude, autoconhecimento, buscando despertar na criança o interesse para encontrem cada vez mais momentos de tranquilidade em seu dia a dia.

28


29


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

PALESTRA: COMO O USO CRÔNICO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS AFETA SUA SAÚDE? - 9h30 09/02 Quinta Sala de Leitura Réginaldo Poeta Realização: Centro de Soluções em Saúde – CSS Parceria: NibsJuice Bar Ao longo da história, a medicina tradicional vem buscando como aliada a farmacologia para o tratamento da maioria das doenças. Principalmente nos casos de alterações ortopédicas, sobretudo em condições traumáticas, o uso de anti-inflamatórios é necessário. Entretanto, quando aparecem disfunções sem causa traumática, ou ainda degenerações estruturais crônicas, o uso desses medicamentos como forma de reduzir o nível da dor pode trazer prejuízos à saúde. Compreender melhor esse tema e evitar a hiper-medicalização pode prevenir muitas doenças ou ainda impedir o agravamento de outras.

30


Foto: Cláudio Timm

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

CONHEÇA AS AVES DO PARQUE Pica-Pau-De-Cabeça-Amarela Celeusflavescens Tamanho Médio: 25 cm

Também conhecido como joão-velho, essa é uma espécie fácil de ser identificada pela sua cabeça amarela e pelo proeminente topete. O dorso é preto barrado de branco, enquanto que o ventre é totalmente preto. O macho diferencia-se da fêmea por apresentar uma faixa malar avermelhada próximo ao bico. É encontrado em áreas urbanas bem arborizadas, como o Parque Vicentina Aranha e arredores. A sua alimentação é variada, consistindo de invertebrados que colhe nas árvores e também no chão, frutos e até de néctar de algumas flores grandes.

31


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

YOGA NO PARQUE 04/02 (Sábado) 9h30

Local: Bambuzal Realização: Círculo Saudável

DANÇA CIRCULAR 04/02 - Sábado | 10h às 12h Local: Quiosque da Cia Paulista Todos os primeiros sábados do mês. Realização: Grupo Cirandança

YOGA NO PARQUE

11/02 – Sábado | 09h30 Local: Bambuzal Instrutores: Eduardo Pereira e Cris Tomita

RODA BEBEDUBEM

Todo segundo e quarto sábado do mês 11/02 e 25/02 Horário: 10h30 Local: Quiosque Paulista

PILATES SOLO

11/02 - Sábado | 9h30 Local: Bambuzal Realização: Centro de Soluções em Saúde - CSS

TREINAMENTO FÍSICO INTEGRADO

25/02 - Sábado | 9h30 Local: Bambuzal Realização: Equipe 3

ARTES CORPORAIS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Todas as quintas e sábados das 08h30 ás 09h30 Local: ao lado da Capela Realização: Práxis - Estudo e Prática de Artes Corporais Terapêuticas Chinesas

FEIRA AGROECOLÓGICA

Todos os domingos do mês 09h às 14h

*Entrada pelo portão da Avenida São João

Traga sua sacola ecológica. Patricínio:

Realização:

32


33


BIBLIOTECA AO AR LIVRE

BIBLIOTECA AO AR LIVRE 01/02 a 21/02 Todas as Terças das 15h às 17h Todos os Domingos das 9h às 12h Local: Biblioteca Itinerante

Faixa etária: Livre | É necessário o acompanhamento do responsável durante a atividade O Parque Vicentina Aranha abre as portas da Biblioteca ao Ar Livre, uma biblioteca passeante repleta de livros infantis e infanto-juvenis, para uma gostosa leitura no Parque.

34


BIBLIOTECA AO AR LIVRE

LEITURA AO PÉ DA ÁRVORE 07/02 Terça - 15h Nessa leitura guiada, vamos apreciar a obra Poeminhas de Terra (Ed. Pulo do Gato) de Márcia Leite, com ilustrações de Tatiana Móes. A obra apresenta singelos poemas sobre o cotidiano da vida na aldeia daqueles que são os primeiros habitantes do Brasil. A predominância de palavras de origem tupi-guarani, associadas às poéticas ilustrações em nanquim e aquarela, evocam uma profunda harmonia entre os seres e a natureza, aproximando o leitor da cultura dos povos indígenas.

35


DIA A DIA NO PARQUE VIVÊNCIAS E ATIVIDADES RECREATIVAS

EXPOSIÇÃO: OFICINA DE CULTIVO E VENDA DE ORQUÍDEAS 05/02 e 19/02 Quinzenalmente aos domingos Horário: 10h Local: Quiosque São João Realização: União Joseense de Orquidófilos FEIRA DE ARTESANATO “MÃOS E ARTE” Todos os Domingos Horário: 09h às 14h Local: ao lado da Capela OBSERVATÓRIO DE PÁSSAROS 12/02 | Domingo Horário: 08h Saída do Quiosque Alfredo Galvão Médico veterinário responsável: Vagner Luis Camilotti Grupos de até 10 pessoas HISTÓRIA Exposição “Cenários: Ocupação Humana em São José dos Campos” Todos os dias das 08h às 18h Local: Pavilhão Alfredo Galvão

BORDANDO NA PRAÇA 25/02 | 09h

Todo último sábado do mês Local: Quiosque Alfredo Galvão

CAPELA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Visitação de Terça a Sábado De terça a sábado | Das 07h às 10h e das 16h às 19h Celebração: Quarta às 18h Missa: Sexta às 7h e Domingo às 12h VIAGEM LITERÁRIA NO VICENTINA Traga um livro que você já leu e leve outro que alguém deixou disponível para a viagem! Todos os dias | Horário: 05h às 22h Locais: Entrada da Sala de Leitura e Quiosques São João, São José e Alfredo Galvão

36


37


CALENDÁRIO | FEVEREIRO DIA 02 QUINTA-FEIRA 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa DIA 04 SÁBADO 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 10h Dança Circular 9h30 Yoga no Parque DIA 05 DOMINGO 9h Feira de Artesanato Mãos e Arte 9h Feira Agroecológica 9h Biblioteca ao Ar Livre 9h30 Oficina de Carnaval: Instrumentos para Crianças 10h Exposição, Oficina de Cultivo e Venda de Orquídeas 10h30 Música no Parque: Ana Morena DIA 07 TERÇA-FEIRA 15h Biblioteca ao Ar Livre 15h Leitura ao Pé da Árvore 19h Cine Qualidade de Vida: Eu Maior

DIA 09 QUINTA-FEIRA 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h30 Palestra: Como o uso crônico de anti-inflamatórios afeta sua saúde? DIA 11 SABADO 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h30 Yoga para Crianças 9h30 Yoga no Parque 10h Roda Bebedubem 11h Yoga para Crianças 17h30 Antes do Pôr do Sol: Manfredini Blues Band 20h Cinema ao Ar Livre: A Chegada DIA 12 DOMINGO 8h Observatório de Pássaros 9h Feira de Artesanato Mãos e Arte 9h Feira Agroecológica 9h Biblioteca ao Ar Livre 9h30 Oficina de Carnaval: Instrumentos para Crianças 10h30 Música no Parque: Diogo Oliveira

38


DIA 14 TERÇA-FEIRA 15h Biblioteca ao Ar Livre DIA 16 QUINTA-FEIRA 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa DIA 18 SABADO 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h30 Pilates Solo

DIA 22 QUARTA-FEIRA 9h30 Yoga para Crianças 11h Yoga para Crianças 18h Concentração - Bloco Lá em Cuba, Encubalá! DIA 23 QUINTA-FEIRA 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 19h30 Roda de Choro DIA 25 SÁBADO 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h Bordando na Praça 9h30 Treinamento Físico Integrado 10h Roda Bebedubem

DIA 19 DOMINGO 9h Feira de Artesanato Mãos e Arte 9h Feira Agroecológica 9h Biblioteca ao Ar Livre 9h30 Oficina de Carnaval: Instrumentos para Crianças DIA 26 10h Exposição, Oficina de DOMINGO Cultivo e Venda de Orquídeas 9h Feira de Artesanato 10h30 Música no Parque: Mãos e Arte Marcelo Pretto 9h Feira Agroecológica 10h Matinê D’Angolinha DIA 21 TERÇA-FEIRA DIA 28 15h Biblioteca ao Ar Livre TERÇA-FEIRA 19h Cinema no Parque: A Música Feriado de Carnaval Segundo Tom Jobim

39


MAIS INFORMAÇÕES Acesse o calendário completo da programação: www.pqvicentinaaranha.org.br Curta e siga o Parque nas redes sociais: Facebook/parquevicentinaaranha Instagram @parque_vicentina #AmeVicentina Horário de Funcionamento: Todos os dias das 05h às 22h Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 Vila Adyana, São José dos Campos | SP Contato: Email: contato@pqvicentinaaranha.org.br Telefone: (12) 3911-7090

* Programação sujeita a alterações.

Consulte a Programação do Parque

BAIXE GRÁTIS

40


apoio

promoção

correalização

realização

gestão

Programação de Fevereiro do Parque Vicentina Aranha  

Confira a Programação Cultural de Fevereiro/2017 do Parque Vicentina Aranha!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you