Page 1


INTRODUÇÃO O que é patrimônio para você? Na antiguidade, ele era associado à herança familiar. Foi a Revolução Francesa que incentivou as primeiras intervenções do Estado para a preservação dos monumentos históricos, transformando paredes em representações de poder. Ampliou-se para a preservação dos monumentos materiais, porém limitando-se a construção de uma identidade local tão somente por seus patrimônios históricos e arquitetônicos. Por fim no século XX, seu conceito se expande, passando a ser também cultural e ambiental. Com uma jornada progressiva ao longo das décadas, o conceito multifacetado de patrimônio muitas vezes ainda é visto sob o mesmo prisma. Muito além dos sítios arqueológicos, acervos bibliográficos e construções históricas, está a memória e a identidade de um povo. O patrimônio brasileiro trafega das escadarias da Penha às ruas de Ouro Preto, do frevo recifense às rodas de capoeira, tecendo uma imensa rede interdependente entre o patrimônio cultural imaterial e o patrimônio material cultural e natural. No mês do Dia do Patrimônio Histórico, a Programação Cultural do Parque Vicentina Aranha convida você a refletir sobre os vieses do patrimônio, afinal o conhecimento também é um salvaguarda da identidade, do respeito à diversidade cultural e da continuidade das raízes de uma nação.


ÍNDICE DESTAQUES DO MÊS A CIDADE EM 4 TEMPOS FORA DA CAIXA FLIM 2017 BIBLIOTECA AO AR LIVRE MÚSICA NO PARQUE CINEMA AO AR LIVRE CINEMA NO PARQUE

05 06 08 10 12 14 22 24

EXPOSIÇÃO SARAU FCCR ATIVIDADES QUALIDADE DE VIDA DIA A DIA NO PARQUE CALENDÁRIO

26 28 30 42 44

4


DESTAQUES DO MÊS Considerando os valores históricos e arquitetônicos, cujo projeto, atribuído ao Escritório Ramos de Azevedo, o Parque Vicentina Aranha representa o melhor exemplo da arquitetura sanatorial do Vale do Paraíba. Em 1996 foi tombado em nível municipal como Área de Preservação pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de SJC) e, em 2001, em nível estadual pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) como monumento de interesse histórico, arquitetônico e paisagístico. Seus bosques e Pavilhões abrigam memórias históricas e afetivas da nossa região. Os projetos Cidade em 4 Tempos e Fora da Caixa do mês de agosto fazem uma imersão nas diferentes facetas do patrimônio. Pavilhão Central - detalhe da marquise em estrutura de ferro fundido, em estilo art-nouveau, de procedência não determinada, com cobertura em vidro na época sanatorial.

5


DESTAQUE DO MÊS

#DIADOPATRIMÔNIOHISTÓRICO

PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - 19h 15/08 Terça Sala de Leitura Réginaldo Poeta O projeto A Cidade em 4 Tempos, uma série de 4 encontros para dialogar sobre o passado, presente e futuro de São José dos Campos em comemoração aos 250 anos da cidade, foi sucesso de público e aceitação, propondo construtivas interlocuções com diferentes especialistas. Criado com intuito especial e ocasional, o projeto ganhou forças e garantiu um espaço permanente na Programação Cultural do Parque. Agora intitulado Cidade em 4 Tempos, ele avança as barreiras demográficas da cidade e amplia seu conceito para a toda a região.

6


Completando 80 anos de criação pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, uma data para afirmar a importante e desafiadora missão do instituto de promover e coordenar o processo de preservação dos bens culturais do Brasil para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país. Para dialogar sobre os patrimônios do município, o Cidade em 4 Tempos convida três especialistas em patrimônio material, imaterial e arqueológico. Será um diálogo rico sobre os bens tombados, os conjuntos urbanos, o patrimônio arqueológico, ferroviário e paisagístico e ainda os bens culturais de natureza imaterial que dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer. Sob mediação da Diretora Geral da AFAC e do Parque Vicentina Aranha, Angela Tornelli, os convidados o arquiteto Fabio Almeida, a historiadora Maria Siqueira e o arqueólogo Wagner Bornal.

7


DESTAQUE DO MÊS

#VEMFLIM #DIADOPRATIMÔNIOHISTÓRICO

FORA DA CAIXA: PATRIMÔNIOS AFETIVOS A literatura local em foco

31/08

Quinta - 19h

Sala de Leitura Réginaldo Poeta

O Fora da Caixa do mês aproveita as comemorações em torno do patrimônio histórico e convida todos para um diálogo sobre os nossos patrimônios afetivos. Criado de forma colaborativa e menos hierárquica, o encontro objetiva dar espaço e encorajar o ato de pensar por si mesmo, ainda mais se tratando de algo tão instigante quanto os laços afetivos. Como ponto de partida para esta construção coletiva, o projeto convida os escritores e poetas Carlos Abranches e Charles Lima.

8


#PARTIMÔNIOSAFETIVOS CONVIDADOS Carlos Abranches é jornalista de televisão, filósofo e músico. Autor do livro A casa que mora em mim, obra que revela detalhes das muitas casas em que viveu ao longo da vida e propõe ao leitor o belo desafio de mergulhar fundo nas reminiscências de suas próprias moradas. Charles Lima é professor de história e mestre em planejamento urbano, músico, escritor que investiga a semiologia e o minimalismo. Em seu livro de Mundo da Vida, desvela a cidade de São José dos Campos por meio de contos de ficção em afinidade íntima com a realidade, afetos e aflições aproximam ainda mais o leitor de seus personagens.

9


/flim.sjc

Tenda dos Autores - FLIM 2016

10


LITERATURA

VEM FLIM 15, 16 e 17/09

Parque Vicentina Aranha

Você é nosso convidado para a FLIM 2017, a Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha, que promove seu encontro com escritores, músicos, cinema e arte durante três dias de uma intensa programação cultural para adultos e crianças! A quarta edição da FLIM, prevista para os dias 15, 16 e 17 de setembro, está sob curadoria do escritor Marcelino Freire, autor, entre outros, dos livros “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial) e “Contos Negreiros”, vencedor do Prêmio Jabuti 2006. Desde sua primeira edição em 2014, a FLIM já recebeu cerca de 63 mil pessoas, legitimando a festa como um dos eventos mais importantes do Vale do Paraíba. Para ampliar o acesso à literatura, a FLIM é um evento gratuito e acessível, disponibilizando parte da programação em braille e tradução simultânea em libras em todas as mesas de discussão com autores. Além da programação da Tenda dos Autores e do Palco Tom da FLIM, a festa conta com um Espaço Infantil, Alameda de Food Trucks, Mercado de Livros, intervenções artísticas e mais! Curta a página da FLIM no Facebook e fique por dentro! Antônio Nóbrega Convidado confirmado na FLIM 2017

11


BIBLIOTECA AO AR LIVRE

#VEMFLIM

TODOS OS DOMINGOS Das 09h às 12h Local: Biblioteca Itinerante Faixa Etária: Livre A Biblioteca ao Ar Livre é uma réplica do Pavilhão Alfredo Galvão, a primeira edificação inteiramente restaurada do Parque Vicentina Aranha. No período em que serviu ao Sanatório, o Pavilhão Alfredo Galvão era destinado ao tratamento de homens pensionistas. Sua arquitetura teve como partido a máxima insolação e a constante circulação do ar, condições consideradas determinantes na eficácia do tratamento da tuberculose. Atualmente, o Pavilhão Alfredo Galvão sedia a exposição permanente Cenários da Ocupação Humana em SJC. Sua conformação original resgatada torna possível hoje fazer uma leitura daquilo que foi no Período Sanatorial. As crianças foram inclusas no processo de reconhecimento e ressignificação do patrimônio por meio da Biblioteca ao Ar Livre, uma biblioteca rodante repleta de livros infantis e infanto-juvenis, para uma gostosa leitura ao pé da arvore.

12


13


MÚSICA NO PARQUE

A música se insere num contexto único, capaz de representar uma sociedade e ultrapassar qualquer barreira de tempo e espaço. Quando relacionada aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas ou ao modo de ser das pessoas, a música também pode ser considerada um patrimônio imaterial. O frevo, o samba de roda, o fandango caiçara e o maracatu estão entre os bens culturais imateriais atualmente registrados no Brasil.

14


fb.me/folkcomoocegosta

@folkcomoocegosta

FOLK COMO OCÊ GOSTA 06/08

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

O Folk Como Ocê Gosta nasceu através de encontros dos amigos Paulo Garcia, Rodrigo Oliveira, Glaucio Leme e Robert Sinclair, para compartilhar suas canções autorias. O projeto ganhou força e visibilidade dando origem ao Folk Como Ocê Gosta que, além de banda, é também um coletivo musical. No repertório, influências que vão do rock rural ao folk, tendo artistas de grande inspiração como Zé Geraldo, Paulo Simões, Renato Texeira, Raul Seixas, Mumford And Sons e City and Colour.

15


16


MÚSICA NO PARQUE

#DIADOSPAIS

O SAMBA DE 90 PRA BAIXO, COM MARCINHO MOREIRA 13/08

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

A nova geração de pais com certeza vivenciou a década de 90 para baixo e, em homenagem a eles, que o sambista Marcinho Moreira apresenta o show O samba de 90 pra baixo, uma releitura dos grandes clássicos imortalizados do gênero desde o primeiro samba gravado em 1916 até a década de 90. Venha comemorar o Dia dos Pais com um dos principais nomes da nova geração do samba no país!

Presença de:

FOOD TRUCK AND FOOD BIKE fb.me/MoreiraOficial

17

@marcinhomoreiraoficial


MÚSICA NO PARQUE

VIOLA BEM BRASILEIRA, POR BRUNO SANCHES 20/08

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Com o show Viola bem brasileira, Bruno Sanches mostra a versatilidade da viola de dez cordas em diversos estilos da nossa música popular, ao interpretar canções e peças instrumentais. De músicas gaúchas a sertanejas, litorâneas a pantaneiras, rurais a urbanas o show conta com a voz do artista aliada a uma viola bastante elaborada, que não somente acompanha, mas que também canta através de suas mãos.

fb.me/brunosanches.musico

@brunosanchesmusico

18


19


MÚSICA NO PARQUE

#DIADOFOLCLORE

VOZES BUGRAS

Espetáculo dedicado ao Dia do Folclore.

27/08

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Criado em 2002, o grupo Vozes Bugras surgiu de um trocadilho com o Mistério das Vozes Búlgaras, que não se trata de mero acaso, pois a denominação depreciativa, bugre, dada aos indígenas brasileiros pelos colonizadores, provém do termo francês bougre, referente aos “hereges búlgaros”, resistentes à ocupação de seu território em séculos

20


fb.com/vozesbugras.perfil

@vozesbugras

passados, e estendeu-se a todo aquele que fosse considerado rude ou selvagem, em contraposição a uma ideia exclusiva de civilização europeia. Tendo como norte da sua pesquisa buscar as manifestações tradicionais que remetem à identidade cultural do povo brasileiro, nos trazendo um repertorio o resgate de canções, contos, ritos, mitos e lendas que remetem à identidade mestiça brasileira, num delicado trabalho onde se busca renovar a cada apresentação o sentido de rituais ancestrais, celebrando a riqueza e a diversidade de nossas raízes culturais, e promover a reflexão sobre o sagrado e o feminino no nosso legado cultural.

21


CINEMA AO AR LIVRE

SUCESSOS DE BILHETERIA

Em comemoração ao aniversário do Cinema ao Ar Livre no Parque Vicentina Aranha Votação: Período da votação: 02/08 à 11/08 às 12h Vote no evento oficial do Cinema ao Ar Livre: /parquevicentinaaranha Exibição do Filme Vencedor:

12/08

Sábado - 19h Telão de Cinema ao Ar Livre, ao lado do Pavilhão Marina Crespi

Comemorando o aniversário de 05 anos do Cinema ao Ar Livre, o Parque Vicentina Aranha realiza uma votação especial para escolha de um filme para exibição no dia 12 de agosto às 19h. O projeto, que começou com uma tímida sessão para poucas pessoas a fim de democratizar o acesso à cultura e ao lazer, hoje é uma das atividades mais procuradas do Parque com público médio de mil pessoas por exibição. Na disputa, sete títulos campeões de bilheteria da história do cinema de diferentes épocas. Entre na página do Facebook do Parque, dê o seu voto e participe!

1) AVATAR Direção: James Cameron | Gênero: Fantasia, ficção científica Ano: 2009 | Duração: 2h 42m Classificação: 12 anos

2) JURASSIC WORLD: O MUNDO DOS DINOSSAUROS Direção: Colin Trevorrow | Gênero: Ficção Científica, Ação, Aventura | Ano: 2015 | Duração: 2h04min Classificação: 12 Anos

22


3) FROZEN - UMA AVENTURA CONGELANTE Direção: Jennifer Lee, Chris Buck | Gênero: Musical, Fantasia , Comédia dramática | Ano: 2013 Duração: 1h49min | Classificação: Livre

4) O PODEROSO CHEFÃO Direção: Francis Ford Coppola| Gênero: Drama| Ano: 1972 Duração: 2h58min | Classificação: 14 anos

5) CASABLANCA Direção: Michael Curtiz | Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains, Conrad Veidt | Gênero: Drama| Ano: 1942 | Duração: 1h42min | Classificação: 12 anos

6) E.T. - O EXTRATERRESTRE Direção: Steven Spielberg | Gênero: Drama, Ficção científica| Ano: 1982| Duração: 1h55min Classificação: Livre

7) 2001 - UMA ODISSEIA NO ESPAÇO Direção: Stanley Kubrick | Gênero: Drama, Ficção científica| Ano: 1968| Duração: 2h22min Classificação: Livre

Presença de:

FOOD TRUCK AND FOOD BIKE 23


CINEMA NO PARQUE

#PATRIMÔNIOSAFETIVOS

MOONLIGHT: SOB A LUZ DO LUAR 08/08

Terça - 19h Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Mesmo sem grandes estrelas e com uma narrativa simples e direta, a produção escrita e dirigida por Barry Jenkins é a grande vencedora dos principais festivais de cinema de 2016 e 2017. Como filme de caráter independente mais reconhecido pelo Oscar 2017, teve oito indicações à estatueta, das quais faturou o Oscar de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante. Venceu também o Globo de Ouro de Melhor Filme com sua sensível narrativa que usa história de jovem negro que descobre sua sexualidade para falar de autoconhecimento e solidão. Sinopse: O filme apresenta três etapas na vida de Chiron, o personagem principal, explorando as dificuldades que ele enfrenta no processo de reconhecimento de sua própria identidade e sexualidade, e o abuso físico e emocional que recebe ao longo destas transformações.

24


Direção: Barry Jenkins | Gênero: Drama | Ano: 2016 Duração: 1h51min | Classificação: 16 anos Legendado

25


26


DESTAQUE DO MÊS

EXPOSIÇÃO: PAISAGEM DO MEU DIA XILOGRAVURAS DE CLÁUDIO CAROPRESO Visitação: de 26/07 a 27/08 Horário: 09h às 21h Paisagem do Meu Dia reúne em suas obras 17 anos de pesquisa e experimentação com gravura colorida do artista plástico Cláudio Caropreso. Sua técnica, habilidade, criatividade e repertório de imagens cresceram junto com o a prática do desenho e do contato com a vida. Seu desenho é sempre oriundo da apropriação de imagens, da crônica da linguagem publicitária e da arte dita contemporânea, do formato de cartaz que nada vende e da imagem que dá corpo a uma poesia. Já a cor é fruto da colagem, da harmonia e do improviso do jazz. Sempre utilizando matrizes de duratex como suporte, colagens, entalhos e impressões encantam seus observadores pela força e impacto. Cláudio Caropreso é um arquiteto joseense que iniciou sua carreira na gravura em 2001. Já expôs dentro e fora do país, em 2011 foi premiado na Bienal Internacional de Gravura de Sarcelles na França. Tem obras no acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo e na Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo.

27


SARAU

SARAU FCCR: A POESIA DA VIOLA CAIPIRA 12/08

Sábado - 15h Sala de Leitura Réginaldo Poeta

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo promove no mês de agosto o sarau A Poesia da Viola Caipira, com participação especial do violeiro Levi Ramiro e espaço aberto para participação do público que quiser expressar os seus trabalhos artísticos. Levi Ramiro é natural de Uru, pequena cidade do interior Paulista, o violeiro que também é artesão ficou conhecido por tocar instrumentos que ele mesmo fabrica como as violas de cabaça. O sarau traz o universo cultural deste artista, que vai de encontro com as nossas raízes, resgata os valores da cultura caipira e que se mistura aos elementos da poesia e simplicidade da vida interiorana.

28


29


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

AULÃO DE CAPOEIRA PARA CRIANÇAS COM MESTRE LOBÃO 27/08

Domingo - 10h às 11h Quiosque São João

Faixa etária: 05 a 13 anos Parceria: Lobão Capoeira

30


RODA DE CAPOEIRA NO PARQUE 05/08

Sábado - 16h Quiosque São João

Parceria: Lobão Capoeira A Roda de Capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente, é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade reconhecido pela UNESCO. Essa conquista é muito importante para a cultura brasileira e expressa a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão, nela se manifestam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana. Num Aulão Aberto, Mestre Lobão irá jogar, brincar e passar um pouco do que é a capoeira para crianças e adultos. Vem pra roda!

31


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

PREVENÇÃO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE O Projeto Vicentina Qualidade de Vida traz, palestras e atividades com o objetivo de difundir ações para a prevenção de doenças e promoção à saúde. Uma forma de cuidar de pessoas e promover consciência sobre o autocuidado através de informações em diversas áreas da saúde, entendendo o corpo e mente como uma unidade. Participe das conversas sobre estes temas, estimulando melhores escolhas para uma vida saudável.

32


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO NO PARQUE VICENTINA ARANHA 29/08 Terça Durante todo o dia: atividades de combate ao fumo pelo IOV 08h às 11h - Exame bucal e orientação sobre tabagismo pela UNESP No Dia Internacional de Combate ao Fumo, o Parque Vicentina Aranha apresenta uma programação de incentivo ao abandono do cigarro. Quem protagoniza a ação é o IOV - Instituto de Oncologia do Vale, que oferece um dia inteiro de atividades dedicadas ao combate ao fumo. A UNESP também participa da ação com exames buscais gratuitos em um consultório móvel.

33


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

PALESTRA: DOR CRÔNICA – O UNIVERSO INTERIOR E EXTERIOR 10/08

Quinta - 9h30 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Parcerias: CSS – Centro de Soluções em Saúde e Nibs Juice Bar A dor crônica é um problema que afeta cerca de 30% da população mundial. Nesta roda de conversa, o tema será abordado de forma a simplificar o entendimento desse problema mundial e mostrar possíveis maneiras de tratar ou melhorar esse quadro tão amplo e particular que resulta na dor crônica. Palestra ministrada por Carlos Alves, Médico da Família e Clínico Geral formado na Universidade Federal de Juiz de Fora.

34


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

PALESTRA: FELICIDADE NA TERCEIRA IDADE 24/08

Quinta - 9h30 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Parcerias: Geratividade e Café na Horta Você já parou para pensar em como quer chegar na velhice? Venha bater um papo sobre qualidade de vida, Estatuto do Idoso e conhecer um pouco mais sobre os benefícios garantidos por este documento. Palestra ministrada por Jéssica Galdino, graduada em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP).

35


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

VISITA ABERTA AO PRODUTOR 08/08

Terça - 13h Saída do Parque Vicentina Aranha Local: Sítio Verdessência, Jacareí-SP

Inscrições até 04/08 pelo telefone (12) 3911 7090 Vagas limitadas. Nessa visita, os produtores da Feira Agroecológica do Parque Vicentina Aranha irão conhecer o Sítio Verdessência em busca de novos conhecimentos. Além da visita, o Engenheiro Agrônomo João Marcelino da Silva realizará uma Oficina de Produção de Mudas e Sementes. Atividade também é aberta ao público com vagas limitadas. Programação da visita: 13h00 Saída do Parque Vicentina Aranha 13h30 Visita à propriedade 15h00 Oficina de Produção de Mudas e Sementes com o Engº Agronomo João Marcelino da Silva 16h30 Encerramento e retorno

36


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

CIÊNCIA NO PARQUE 06 e 20/08

Domingos - 9h30 Pavilhão São José

Responsável: Prof. Roberto Stempniak Uma exposição onde experimentos científicos são apresentados de forma lúdica e interativa, demonstrando fenômenos de mecânica, óptica, energia e ondas. Além da exposição, o Projeto Ciência no Parque contará com demonstrações de experimentos de física que podem ser feitos em casa, realizados por professores e especialistas sob coordenação do Professor Roberto Stempniak.

37


38

Foto: Claudio Timm


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

CONHEÇA AS AVES DO PARQUE Saí-canário Thlypopsis sórdida Tamanho Médio: 13cm

Também chamado de canário-sapé, é encontrado sozinho, em par ou em grupos de até oito indivíduos já observados. No período reprodutivo, vive em casais no alto das árvores. O macho se destaca da fêmea pelo amarelo-alaranjado na cabeça e o dorso cinzaoliváceo, enquanto que a fêmea tem a cabeça esverdeada. O peito apresenta uma coloração amarela clara, ficando mais esbranquiçado em direção ao ventre. Alimenta-se de frutos, sementes e artrópodes capturados nas folhagens das árvores.

OBSERVATÓRIO DE PÁSSAROS 12 e 26/08

Todo 2º e 4º sábado do mês às 15h Saída do Quiosque Alfredo Galvão

Médico veterinário responsável: Vagner Luis Camilotti Grupos de até 10 pessoas

39


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

YOGA NO PARQUE PROJETO 50 PRÁTICAS LIVRES

Em comemoração aos 50 anos de André DeRose 12/08 - Sábado | 9h30 Local: Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus Com: André DeRose

Patricínio Qualidade de Vida:

Realização:

40


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA PRÁTICAS POSTURAIS

TREINAMENTO FÍSICO INTEGRADO

05/08 - Sábado | 9h30 Local: Bambuzal Parceria: Círculo Saudável

26/08 - Sábado | 9h30 Local: Quiosque da Cia Paulista Parceria: Equipe 3

DANÇA CIRCULAR

TREINAMENTO CAMINHADA E CORRIDA

05/08 - Sábado | 10h às 12h Todos os primeiros sábados do mês. Local: Quiosque Alfredo Galvão Parceria: Grupo Cirandança

YOGA PARA CRIANÇAS 06/08 - Domingo | 10h Local: Quiosque Alfredo Galvão Parceria: Canto da Yoga

RODA BEBEDUBEM

Todo segundo e quarto sábado do mês - 12/08 e 26/08 Horário: 10h30 Local: Quiosque São José

DANÇANDO NO PARQUE 15/08 - Terça | 19h às 21h Local: Quiosque Cia Paulista Parceria: Samba Rock Vale

PILATES SOLO

19/08 - Sábado | 9h30 Local: Bambuzal Parceria: Centro de Soluções em Saúde - CSS

41

Todos os sábados 07h Para quem já treina distâncias acima de 7 até 21 km. 08h Para iniciantes de caminhada e corrida. Local: Quiosque São José Parceria: Cia. Athletica Unidade São José dos Campos

ARTES CORPORAIS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Todas as quintas e sábados das 08h30 às 09h30 Local: ao lado da Capela Parceria: PRÁXIS – Estudo e Prática das Artes Corporais Terapêuticas Chinesas

FEIRA AGROECOLÓGICA

Todos os domingos do mês 09h às 14h *Entrada pelo portão da Avenida São João

Traga sua sacola ecológica.


DIA A DIA NO PARQUE VIVÊNCIAS E ATIVIDADES RECREATIVAS

HISTÓRIA Exposição “Cenários: Ocupação Humana em São José dos Campos” Todos os dias das 08h às 18h Local: Pavilhão Alfredo Galvão QUADRADINHOS QUE ACOLHEM 06/08 - Domingo Horário: 09h às 12h Local: ao lado da Capela CAPELA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Visitação de Terça a Sábado De terça a sábado | Das 07h às 10h e das 16h às 19h Celebração: Quarta às 18h Missa: Sexta às 7h e Domingo às 12h EXPOSIÇÃO, OFICINA DE CULTIVO E VENDA DE ORQUÍDEAS 06 e 20/08 - Domingos Horário: 10h às 12h Local: Quiosque São João Parceria: União Joseense de Orquidófilos ACADEMIA AO AR LIVRE Presença de Educadores Físicos Segunda à sexta das 7h às 9h e das 18h às 20h às quartas e sextas Dia 09/06, das 8h às 10h

#VEMFLIM

VIAGEM LITERÁRIA NO VICENTINA Traga um livro que você já leu e lev e outro que alguém deixou disponível nas malas de troca do Parque! Todos os dias | Horário: 05h às 22h Locais: Entrada da Sala de Leitura e Quiosque Alfredo Galvão

#VEMFLIM

PIQUENIQUE LITERÁRIO NO PARQUE Livro do mês: Recordação da Casa dos Mortos de Fiódor Dostoiévski 27/08 - Domingo Horário: 9h Local: Quiosque Alfredo Galvão FEIRA DE ARTESANATO “MÃOS E ARTE” Todos os domingos das 09h às 14h Local: ao lado da Capela VISITA MONITORADA NO PARQUE VICENTINA ARANHA 09 e 23/08 - Quartas-feiras Horário: 08h e 10h Grupos de até 25 pessoas Com agendamento prévio no telefone (12) 3911 7090

42


BORDANDO NA PRAÇA Todo ultimo sábado do mês.

26/08 - Sábado | 9h Local: Quiosque Alfredo Galvão

43


CALENDÁRIO | AGOSTO DIA 01 | TERÇA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia DIA 02 | QUARTA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia DIA 03 | QUINTA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa DIA 04 | SEXTA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia DIA 05 | SÁBADO 7h Treinamento Caminhada e Corrida 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia 9h30 Práticas Posturais 10h Dança Circular 16h Roda de Capoeira DIA 06 | DOMINGO 9h Quadradinhos que Acolhem 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia 9h às 12h Biblioteca ao Ar Livre 9h às 13h30 Feira Agroecológica 9h às 13h30 Feira Mãos e Arte 9h30 Ciência no Parque 10h Exposição, Oficina e Venda de Orquídeas 10h Yoga para Crianças 10h30 Música no Parque: Folk Como Ocê Gosta DIA 07 | SEGUNDA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia

DIA 08 | TERÇA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia 13h Visita ao Produtor Rural 19h Cinema no Parque: Moonlight DIA 09 | QUARTA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia DIA 10 | QUINTA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia 9h30 Palestra: Dor Crônica DIA 11 | SEXTA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia DIA 12 | SÁBADO 07h Treinamento Caminhada e Corrida 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia 9h30 Yoga no Parque 10h30 Roda Bebêdubem 15h Sarau FCCR 15h Observatório de Pássaros 16h às 21h30 Presença de Trucks e Bike Foods 19h Cinema ao Ar Livre DIA 13 | DOMINGO 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia 9h às 12h Biblioteca ao Ar Livre 9h às 13h30 Feira Agroecológica 9h às 13h30 Feira Mãos e Arte 10h às 16h Presença de Trucks e Bike Foods 10h30 Música no Parque: Marcinho Moreira

44


DIA 22 | TERÇA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia DIA 14 | SEGUNDA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia

DIA 23 | QUARTA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia

DIA 15 | TERÇA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia 19h Dançando no Parque

DIA 24 | QUINTA 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia 9h30 Palestra: Felicidade na Terceira Idade

DIA 16 | QUARTA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia DIA 17 | QUINTA 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia DIA 18 | SEXTA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia DIA 19 | SÁBADO 07h Treinamento Caminhada e Corrida 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia 9h30 Pilates Solo DIA 20 | DOMINGO 9h30 Ciência no Parque 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia 9h às 12h Biblioteca ao Ar Livre 9h às 13h30 Feira Agroecológica 9h às 13h30 Feira Mãos e Arte 10h Exposição, oficina e venda de Orquídeas 10h30 Música no Parque: Bruno Sanches DIA 21 | SEGUNDA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia

45

DIA 25 | SEXTA 9h-21h Exposição: Paisagem do Meu Dia DIA 26 | SÁBADO 7h Treinamento Caminhada e Corrida 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 9h Bordando na Praça 9h30 Treinamento Físico Integrado 10h30 Roda Bebêdubem 15h Observatório de Pássaros DIA 27 | DOMINGO 9h às 12h Biblioteca ao Ar Livre 9h às 13h30 Feira Agroecológica 9h às 13h30 Feira Mãos e Arte 9h Piquenique Literário 10h Aulão de Capoeira para Crianças 10h30 Música no Parque: Vozes Bugras DIA 29 | TERÇA 8h Dia Internacional de Combate ao Fumo DIA 31 | QUINTA 8h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 19h Fora da Caixa


MAIS INFORMAÇÕES Acesse o calendário completo da programação: www.pqvicentinaaranha.org.br Curta e siga o Parque nas redes sociais: Facebook/parquevicentinaaranha Instagram @parque_vicentina Spotify parque_vicentina #AmeVicentina Baixe o Aplicativo do Parque Disponível para Android e IOS Horário de Funcionamento: Todos os dias das 05h às 22h Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 Vila Adyana, São José dos Campos | SP Contato: Email: contato@pqvicentinaaranha.org.br Telefone: (12) 3911-7090

* Programação sujeita a alterações.

Vem Aí! O EVENTO MAIS AGUARDADO DO PARQUE VICENTINA ARANHA!

DIAS 15, 16 E 17 DE SETEMBRO Informações: FACEBOOK/FLIM.SJC


apoio

promoção

gestão

realização

Programação de Agosto do Parque Vicentina Aranha  

Programação Cultural de Agosto/2017 do Parque Vicentina Aranha.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you