Page 1

NOV16


INTRODUÇÃO A programação de novembro do Parque Vicentina Aranha prioriza a pluralidade, inspirada nos ideais do Dia da Consciência Negra. A arte, assim como os instrumentos de percussão e suas batidas oriundas de berços africanos, é capaz de reverberar mensagens de igualdade e paz. Atitudes libertárias, como a da Dra. Nise da Silveira, pioneira da Terapia Ocupacional que se contrapôs às teorias convencionas, baseada em suas convicções de amor e arte, são fundamentais para a reflexão e a construção de novos olhares. Que nossas ações continuem fundamentadas na consciência da equidade e liberdade.


ÍNDICE DIA A DIA NO PARQUE

DESTAQUES DO MÊS CINEMA NO PARQUE CONTRAPONTO ESPECIAL CINEMA AO AR LIVRE CINEMA NO PARQUE MÚSICA NA CAPELA MÚSICA NO PARQUE BIBLIOTECA AO AR LIVRE CURSOS E OFICINAS VICENTINA QUALIDADE DE VIDA ORQUESTRA SINFÔNICA DE SJC

05 06

CALENDÁRIO INFORMAÇÕES

26 28 30

08 10 11 12 16 17 18 24 4


Direção: Renato Barbieri Gênero: Documentário | País: Brasil | Ano: 1998 Duração: 75min | Classificação: 10 anos

DESTAQUE DO MÊS

#MÊSDACONSCIÊNCIANEGRA

CONTRAPONTO IDEIAS AFINS E DESAFINS

COM A EXIBIÇÃO DO FILME ATLANTICO NEGRO Presença do roteirista Victor Leonardi e do Dr. Sérgio Luis Francisco.

22/11

Terça - 19h30

Neste Contraponto refletiremos sobre a formação cultural da sociedade brasileira. Após a exibição do documentário nacional Atlântico Negro: na Rota dos Orixás, haverá uma conversa aberta com o roteirista da obra, Victor Leonardi e o Dr. Sérgio Luis Francisco. O documentário retrata a importância do continente africano na construção da nossa sociedade. Esta estruturação cultural mostra a semelhança existente entre estes povos, dentre estes laços: a religiosidade, a musicalidade, a fala, hábitos alimentares e as manifestações culturais.

5


DESTAQUE DO MÊS

CONTRAPONTO IDEIAS AFINS E DESAFINS: COM A EXIBIÇÃO DO FILME ATLANTICO NEGRO CONVIDADOS: Victor Leonardi - Começou a escrever seus primeiros versos em 1963. Escreveu e publicou 20 livros: poesia, contos, ensaios e uma fábula para crianças. Também escreveu uma peça de teatro, roteiros para cinema e mais de 30 roteiros para documentários de televisão. Nos últimos anos, escreveu romances autobiográficos e livros de memórias que ainda estão inéditos. Fluente em cinco línguas e conhecedor de aproximadamente 80 países. Estudou na Universidade de Paris, foi professor na Universidade de Brasília, professorvisitante na Unicamp, na Universidade Federal da Paraíba, na Universidade do Amazonas e na Universidade da Califórnia, em Berkeley.Leonardi escreve a lápis. Nunca usou computador, máquina de escrever ou caneta. Sua tecnologia é de uma simplicidade absoluta.

6


#MÊSDACONSCIÊNCIANEGRA Dr. Sérgio Francisco Luis Cardiologista renomado em São José dos Campos, nascido na Favela do Jacarezinho (RJ), e criado no Morro da Mangueira (RJ), contrariou todas estatísticas ao formar-se em medicina em 1982. Tendo construído uma sólida história de luta por igualdade racial, desenvolveu trabalhos direcionados ao estudo de doenças associadas à raça negra. Dr. Sérgio também é poeta, músico e estudioso de samba.

7


CINEMA AO AR LIVRE

ESPECIAL HARRY POTTER 19/11

Sábado - 19h30 Telão de Cinema ao Ar Livre atrás do Pavilhão Marina Crespi

O longa-metragem Animais Fantásticos e Onde Habitam, filme derivado do universo Harry Potter, estreia nos cinemas brasileiros em novembro de 2016. O Parque Vicentina Aranha convida você a entrar no clima deste mundo mágico em uma Sessão Especial de Cinema ao Ar Livre. O público escolherá um dos oito filmes da saga, o título mais votado será exibido no sábado (17) às 19h. Dê o seu voto a partir do dia 07 de novembro às 12h pela página do Facebook do Parque. A votação encerra na quinta-feira, dia 17 de novembro às 12h.

8


Presença de :

FOOD TRUCK AND FOOD BIKE Escolha o que você quer assistir e vote! I. HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (2001) II. HARRY POTTER A CAMERA SECRETA (2002) III. HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAM (2004) IV. HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO (2005) V. HARRY POTTER E A ORDEM DE FENIX (2007) VI. HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRINCIPE (2009) VII. HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE I (2010) VIII. HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE PARTE II (2012)

Facebook/parquevicentinaaranha 9


CINEMA NO PARQUE

NISE O CORAÇÃO DA LOUCURA 08/11

Terça - 19h Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Resultado de 13 anos de ampla pesquisa, o filme brasileiro lançado em 2016 é baseado em um momento da vida da médica psiquiatra Nise da Silveira, pioneira da terapia ocupacional no Brasil. Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

Direção: Roberto Berliner Gênero: Drama | Ano: 2016 | Duração: 1h40 Classificação: 12 anos

10


MÚSICA NA CAPELA

CORO JOVEM CONCERTO ADVENTO 27/11

Domingo - 18h Capela Sagrado Coração de Jesus

“Advento” origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer “chegar”, “que está para vir”. Tempo de espera e de esperança, simbolizado pela anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria que ela conceberá e dará à luz Jesus de Nazaré. O programa executado pelo Coro Jovem traz uma variedade de canções desde o célebre Magnificat, de Bach, canções tradicionais e negro espiritual. 11


MÚSICA NO PARQUE

JULIE RAMOS 06/11

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Formada no teatro musical do high school, quando morou no estado de Utah (EUA) durante a adolescência, Julie Ramos compõe e também faz releituras da soul music, passeando de Joss Stone à Tim Maia com naturalidade. Além de clássicos da soul music com pitadas de pop, Julie apresenta neste espetáculo canções que estarão em seu primeiro disco como: “Me chama de amor” e “23”.

12


MÚSICA NO PARQUE

CANTANDO A GENTE SE TECE 13/11

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

O cantor e compositor Deo Lopes, um dos mais conceituados artistas do Vale do Paraíba, acompanhado do violonista Márcio de Oliveira e do sanfoneiro Cauíque Bonsucesso, apresenta um espetáculo autoral, interpretando algumas das canções publicadas no recém lançado livro Cantando a gente se tece – crônicas do Brasil nas canções de Deo Lopes, escrito por Moacyr Pinto, que será apresentado ao público durante o espetáculo. Autor de mais de 100 composições – a maioria com letra e música de sua autoria - Deo Lopes já se apresentou e gravou, em seus quase 40 anos de carreira, com artistas renomados como Ná Ozzeti, Dércio Marques, Paulinho Pedra Azul e Pereira da Viola. No Vale do Paraíba, é integrante da Banda Trem da Viração. Farão parte da apresentação as canções O canto de agora, Beija flor e Pra tua lucidez (compostas em parceria com Ronaldo Rayol) e Pacífica, Eterno menino e Tesouro da terra, parcerias com Célio Piazza.

13


MÚSICA NO PARQUE

#MÊSDACONSCIÊNCIANEGRA

TRIO MORINGA 20/11

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

O Trio Moringa se formou pela união de três artistas Orokzala Amauro, Dan Sonora e Maira Dom, em um trabalho inspirado em cantos e toques de reza de diferentes tradições, principalmente de origens africanas, afro-brasileiras e afro-indígena, cantos de trabalho e outras expressões da cultura popular. A base do trabalho musical apresentado pelo Trio Moringa se fundamenta num profundo estudo da percussão popular brasileira, passando por ritmos regionais como coco, baião, toré, xote, ciranda e alguns ritmos e influencias da cultura afrobrasileira como ijexá, vamunha, agueré, sato, entre outros. Venha se conectar com a natureza em um espetáculo repleto de boas energias e paz. 14


MÚSICA NO PARQUE

A RITMICA ABRASILEIRADA

COM TON SILVA 27/ 11

Presença de :

FOOD TRUCK AND FOOD BIKE

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Neste espetáculo, Ton Silva leva a bateria para a linha de frente do palco, elemento que traz a marcação e o swing para toda a banda, acompanhado de Renato Luz (guitarra) e Sidney Filho (contrabaixo). Com composições de Renato e Sidney, o repertório apresenta nuances de músicas em compassos ímpares brincando com rítmicas diferenciadas. A bateria é um instrumento percussivo com muitos anos de existência e, em sua evolução, Ton Silva conseguiu trazer para a realidade atual uma sonoridade agradável e consciente, diferente de muitas outras execuções, onde a bateria passa de herói a vilão. 15


BIBLIOTECA AO AR LIVRE

LEITURA AO PÉ DA ÁRVORE 01/11 a 29/11 Terças e Quintas das 15h às 17h Todos os Domingos das 9h às 13h Biblioteca ao Ar Livre

Faixa etária: Livre | É necessário o acompanhamento do responsável durante a atividade O Parque Vicentina Aranha abre as portas da Biblioteca ao Ar Livre, bibliotecas passeantes repleta de infantis e infantojuvenis, para uma gostosa leitura ao pé da árvore.

16


CURSOS E OFICINAS

CURSO LIVRE DE TEATRO: JOGOS DRAMÁTICOS 12/09 a 28/11

Segundas e Quartas - 15h às 17h Centro de Formação Profissional Artes e Ofícios

Parceria: AFAC | Realização: IFSP Vagas preenchidas.

17


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

OFICINA: JARDIM DE ERVAS Dando sequência ao ciclo de vivências do Programa Qualidade de Vida, esta oficina visa colocar em prática alguns conceitos abordados pela permacultura e aprofundar o olhar sobre as plantas que nos cercam, estimular a autonomia perante nossos corpos, através de uma introdução vivencial ao uso terapêutico das plantas medicinais e também das ervas na alimentação. O reconhecimento das plantas, a troca de conhecimento, a secagem, e o plantio agroecológico serão temas dessa breve oficina. Período de Inscrições:

01/11 a 24/11

Inscrições: (12) 3911 7090

18


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

Palestra: Jardim de Ervas 24/ 11

Quinta - 19h Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Oficinas Práticas: Jardim de Ervas 30/11 (quarta), 01/12 e 08/12 (quintas) 09h às 11h

Centro deformação Profissional Artes e Ofício

Patricínio:

19

Apoio:

Realização:


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

#VICENTINAQUALIDADEDEVIDA

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE

PALESTRA: COMO RECUPERAR MEU CORPO APÓS O PARTO? 10/11

Quinta - 09h30 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Realização: CSS - Centro de Soluções em Saúde Parceria: Nibs Juice Bar A maioria das mulheres preocupa-se em retomar o mais breve possível não somente às suas funções sociais, mas também ao corpo de antes da gestação. Mas para isso, é preciso cautela. Qualquer tipo de atividade física pode ser arriscado, podendo agravar situações comuns do pós-parto. Neste encontro abordaremos os cuidados corretos que devem ser tomados antes de retornar as atividades físicas, a importância do assoalho pélvico e do abdome bem recuperados após o parto e o perigo de certas atividades físicas inadequadas para esta fase. Convidadas: Livia Didon é Fisioterapeuta especialista em saúde da mulher, especialista em Reabilitação Perineal, Osteopata, credenciada pelo Método Original de Ginástica Abdominal Hipopressiva. Thainá Eurich é Fisioterapeuta especialista em Pilates, Terapia Manual e Reprogramação Biológica.

20


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

MANHÃ SAUDÁVEL Uma manhã dedicada às práticas saudáveis!

26/11

Sábado - 8h30 às 12h Bambuzal

Parcerias: Via Cinco, Círculo Saudável, Keep Calm SJC – Quick Massage e Substancia Gastronomia Light.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER Atividades saudáveis pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer.

27/11

Domingo - a partir das 9h

Realização: IOV

21


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

CONHEÇA AS ÁRVORES DO PARQUE Embaúba - Cecropia hololeuca As Embaúbas são árvores típicas da Mata-Atlântica, possuem diferentes espécies e podem ser vistas de longe. No Parque Vicentina Aranha está a maior embaúba-prata da cidade. Suas folhas grandes e prateadas, e o formato de sua copa, aumentam o interesse paisagístico por essas plantas. O nome Embaúba significa árvore oca. Dentro de seu tronco existe um espaço oco, que serve de abrigo para formigas. Elas retribuem o abrigo ajudando a proteger as folhas de insetos herbívoros. Seus frutos e folhas estão entre os alimentos preferidos do Bicho Preguiça e também de vários outros animais da floresta. Por isso essa árvore é muito importante em projetos de reflorestamento conservacionistas.

22


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

Feira Agroecológica

A partir de novembro, a Feira acorrerá todos os domingos! *Entrada pelo portão da Av. São João

Das 09h às 14h Alimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais. Não esqueça de trazer a sua sacola ecológica.

Roda Bebedubem

12 e 26/11 às 10h30 - Todo segundo e quarto sábado do mês Local: Quiosque Cia Paulista

Dança Circular

05/11 - Sábado | 10h às 21h - Todos os primeiros sábados do mês. Local: Quiosque da Cia Paulista Realização: Grupo Cirandança

Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa Todas as quintas e sábados das 08h30 às 09h30 Local: ao lado da Capela Realização: Via Cinco

Pilates Solo

19/11 - Sábado | 9h30 Local: Bambuzal Realização: Centro de Soluções em Saúde - CSS

Yoga no Parque 05/11 - Sábado | 09h30 Local: Bambuzal Realização: Círculo Saudável

23


Marcelo Stasi www.orquestrasjc.org.br | Facebook.com/orquestrasjc

TERCEIRO ENCONTRO 30/11

Quarta - 20h Teatro Municipal

Rua Rubião Júnior, 84, terceiro piso – Centro – São José dos Campos Maestro e Diretor Artístico: Marcello Stasi Ingressos gratuitos Forma de reserva e retirada de ingressos: Os ingressos serão distribuídos no Parque Vicentina Aranha a partir do dia 25/11 às 08h até dia 30/11 às 12h. Serão disponibilizados 100 ingressos 1 hora antes do concerto no Teatro Municipal.

24


REPERTÓRIO JOSEPH HAYDN (1732-1809) Sinfonia 103 em Mi Bemol “DrumRoll” CHRISTOPH GLUCK (1714-1787) Suite de Danças de Don Juan (Ré Maior)

Apoio

SERGUEI PROKOFIEV (1891-1953) Sinfonia Clássica

25

Realização

Correalização

Saúde com Qualidade


DIA A DIA NO PARQUE VIVÊNCIAS E ATIVIDADES RECREATIVAS

CIÊNCIA NO PARQUE 13 e 27/11 | Domingos Exposição: 09h30 às 12h30 Demonstrações Científicas: 9h30, 10h30 e 11h30 Agendamento para escolas e grupos: (12) 3911 7090 Coordenação: Professor Roberto Stempniak CAPELA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Visitação de Terça a Sábado Das 07h às 10h e das 16h às 19h Celebração: Quarta às 18h Missa: Sexta às 7h e Domingo às 12h VIAGEM LITERÁRIA NO VICENTINA Traga um livro que você já leu e leve outro que alguém deixou disponível para a viagem!

SALA DE LEITURA Terças, Quintas, Sextas e Finais de Semana das 10h às 12h e das 13h às 17h. Realização: Fundação Cultural Cassiano Ricardo CENTRO DE XADREZ ARANHA Local: Pavilhão Marina Crespi Quintas (Jogo Livre) das 18h às 20h Sábados (Aulas e Jogo Livre) das 09h às 12h Aulas – Modulo 2 e 3 (Intermediário e Avançado) das 09h às 10h Módulo 1 e 4 (Iniciantes e Competição) – das 10h às 11h Info: www.xadrezaranha.com BORDANDO NA PRAÇA Todo ultimo sábado do mês 26/11 | Horário: 09h Local: Quiosque Alfredo Galvão

Todos os dias | 05h às 22h Locais: Entrada da Sala de Leitura e Quiosques São João, São José e Alfredo Galvão

26


FEIRA DE ARTESANATO “MÃOS E ARTE” Todos os domingos | 09h às 14h Neste Natal dê presentes artesanais! EXPOSIÇÃO, OFICINA DE CULTIVO E VENDA DE ORQUÍDEAS 13 e 27/11 | Domingo – 10h Local: Quiosque São João Realização: União Joseense de Orquidófilos OBSERVATÓRIO DE PÁSSAROS 13/11 e 27/11 - Todo 2º e 4º domingos do mês. Saída do Quiosque Alfredo Galvão Biólogo | Responsável: Vagner Luis Camilotti | Grupos de até 10 pessoas

27

OFICINA DE VIOLA CAIPIRA Todas às terças-feiras das 9h às 11h Local: Pavilhão Central Realização: FCCR – Fundação Cultural Cassiano Ricardo Parceria: AFAC


CALENDÁRIO | NOVEMBRO DIA 01 TERÇA-FEIRA 09h Oficina de Viola 15h Biblioteca ao Ar Livre DIA 02 QUARTA-FEIRA 15h Curso: Teatro 18h30 Aula de Yoga DIA 03 QUINTA-FEIRA 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 15h Biblioteca ao Ar Livre 18h Xadrez Aranha DIA 05 SÁBADO 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h Xadrez Aranha 09h30 Yoga no Parque 10h Dança Circular DIA 06 DOMINGO 09h Biblioteca ao Ar Livre 09h Feira Agroecológica 09h Feira Artesanato 09h30 Ciência no Parque

10h30 Música no Parque: Julie Ramos DIA 07 SEGUNDA-FEIRA 15h Curso: Teatro 18h30 Aula de Yoga DIA 08 TERÇA-FEIRA 09h Oficina de Viola 15h Biblioteca ao Ar Livre 19h Cinema no Parque: Nise no Coração da Loucura DIA 09 QUARTA-FEIRA 15h Curso: Teatro 18h30 Aula de Yoga DIA 10 QUINTA-FEIRA 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h30 Palestra: Como recuperar o corpo após o parto? 15h Biblioteca ao Ar Livre 18h Xadrez Aranha

DIA 12 SÁBADO 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h Xadrez Aranha 10h30 Roda Bebedubem DIA 13 DOMINGO 08h Observatório de Pássaros 09h Feira Artesanato 09h Feira Agroecológica 09h Biblioteca ao Ar Livre 09h30 Ciência no Parque 10h Exposição, Oficina de Cultivo e Venda de Orquídeas 10h30 Música no Parque: Cantando a Gente se Tece DIA 14 SEGUNDA-FEIRA 15h Curso: Teatro 18h30 Aula de Yoga DIA 15 TERÇA-FEIRA 09h Oficina de Viola 15h Biblioteca ao Ar Livre DIA 16 QUARTA-FEIRA 15h Curso: Teatro 18h30 Aula de Yoga

28


DIA 17 QUINTA-FEIRA 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 15h Biblioteca ao Ar Livre 18h Xadrez Aranha DIA 19 SÁBADO 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h Xadrez Aranha 09h30 Pilates Solo 19h30 Cinema ao Ar Livre: Especial Harry Potter DIA 20 DOMINGO 09h Feira Agroecológica 09h Feira Artesanato 09h Biblioteca ao Ar Livre 10h30 Música no Parque: Trio Moringa DIA 21 SEGUNDA-FEIRA 15h Curso: Teatro 18h30 Aula de Yoga

29

DIA 22 TERÇA-FEIRA 09h Oficina de Viola 15h Biblioteca ao Ar Livre 19h30 Contraponto e filme Atlântico Negro DIA 23 QUARTA-FEIRA 15h Curso: Teatro 18h30 Aula de Yoga DIA 24 QUINTA-FEIRA 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 15h Biblioteca ao Ar Livre 18h Xadrez Aranha 19h Palestra: Jardim de Ervas

Pássaros 09h Feira Artesanato 09h Feira Agroecológica 09h Biblioteca ao Ar Livre 09h Dia Nacional de Combate ao Câncer 09h30 Ciência no Parque 10h Exposição, Oficina de Cultivo e Venda de Orquídeas 10h30 Música no Parque: Ton Silva 18h Música na Capela: Coro Jovem DIA 28 SEGUNDA-FEIRA 15h Curso: Teatro 18h30 Aula de Yoga

DIA 29 TERÇA-FEIRA DIA 26 09h Oficina de Viola SÁBADO 15h Biblioteca ao Ar 08h30 Artes Corporais Livre da Medicina Tradicional Chinesa DIA 30 08h30 Manha Saudável QUARTA-FEIRA 09h Xadrez Aranha 09h Oficina: Jardim de 09h Bordando na Praça Ervas 10h30 Roda Bebedubem 15h Curso: Teatro 18h30 Aula de Yoga DIA 27 20h Terceiro Encontro DOMINGO da OSSJC no Teatro 08h Observatório de Municipal


MAIS INFORMAÇÕES Acesse o calendário completo da programação: www.pqvicentinaaranha.org.br Curta e siga o Parque nas redes sociais: Facebook/parquevicentinaaranha Instagram @parque_vicentina #AmeVicentina Horário de Funcionamento: Todos os dias das 05h às 22h Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 Vila Adyana, São José dos Campos | SP Contato: Email: contato@pqvicentinaaranha.org.br Telefone: (12) 3911-7090

* Programação sujeita a alterações.

VEM AI! Piquenique Sinfônico de Natal no Parque Vicentina Aranha 18 de dezembro (domingo) | às 10h30

30


realização

gestão

correalização

promoção

apoio

Programação de Novembro do Parque Vicentina Aranha  

Confira a Programação Cultural de Novembro/2016 do Parque Vicentina Aranha!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you