Issuu on Google+

DEZ16


INTRODUÇÃO 2016 foi um ano efervescente no Parque Vicentina Aranha! Os cerca de 70 mil frequentadores mensais consagraram atividades recorrentes do Parque, como as sessões de Cinema no Parque, apresentações musicais, o Bloco Galinha D´ Angola e a FLIM, que ultrapassaram todas as estimativas de público. Os novos projetos, como à Biblioteca ao Ar Livre e sua programação de incentivo a leitura, assim como as propostas do Projeto Vicentina Qualidade de Vida, foram abraçados por pessoas de todas as idades. A intensidade e a multiplicidade da programação oferecida transformaram o Parque em um caleidoscópio cultural, um ponto de convergência e troca de conhecimentos, aberto a diferentes pensamentos e linguagens artísticas. A cada combinação variada de cores, o público descobriu um novo Parque Vicentina Aranha. Para celebrar o final do ano, vamos apreciar uma das obras mais conhecidas do universo erudito,Carmina Burana, de Carl Orff, executada pela Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e seus convidados no tradicional e democrático Piquenique Sinfônico. Que 2017 seja um ano de união e prosperidade. Esperamos você no Parque!


ÍNDICE DESTAQUES DO MÊS CINEMA AO AR LIVRE: STAR WARS PIQUENIQUE SINFÔNICO DE NATAL

MÚSICA NO PARQUE SARAU BIBLIOTECA AO AR LIVRE INFANTIL VICENTINA QUALIDADE DE VIDA DIA A DIA DO PARQUE

05 06 10 14

CALENDÁRIO INFORMAÇÕES

24 26

15 16 17 22

4


Direção: J. J Abrams Gênero: Aventura, Ação, Ficção Científica Ano: 2015 | Duração: 2h 15min | Classificação: Livre

DESTAQUE DO MÊS

#STARWARS

CINEMA AO AR LIVRE: STAR WARS VII – O DESPERTAR DA FORÇA 17/12

Sábado - 19h30

Telão de Cinema ao Ar Livre atrás do Pavilhão Marina Crespi

No mês da estreia mundial de Rogue One – A Star Wars Story, primeiro filme derivado da franquia Star Wars, o Parque Vicentina Aranha preparou uma sessão especial de Cinema ao Ar Livre trazendo O Despertar da Força, o sétimo episódio da saga que atingiu a maior bilheteria de 2015 e a maior bilheteria da franquia Star Wars. O filme se passa aproximadamente 30 anos após os acontecimentos de O Retorno de Jedi e acompanha a jornada de Rey, uma jovem que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Uma aventura inesperada leva Rey a descobrir sua forte conexão com a Força e enfrentar o Lado Negro. Presença de:

*Em caso de chuva a sessão será cancelada. FOOD TRUCK Serão disponibilizadas 700 cadeiras. AND FOOD BIKE

5


DESTAQUE DO MÊS

PIQUENIQUE SINFÔNICO

COM ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E CONVIDADOS 18/12

Domingo - 10h30

Ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Maestro e Diretor Artístico da OSSJC: Marcello Stasi Solistas Convidados: Carla Domingues (soprano), Jabez Lima (tenor) e Vinicius Atique (barítono). Coro Adulto Convidado: Coro Jovem Joseense Coros Infantis Convidados: Coral da Secretaria Municipal de Educação e Meninas Cantoras de Campos do Jordão Vamos celebrar o final do ano com o tradicional Piquenique Sinfônico apresentando a obra Carmina Burana, uma intensa história do período medieval conduzida junto ao canto gregoriano do coral. Para executar esta linda obra, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos acompanhará os solistas Carla Domingues (soprano), Jabez Lima (tenor) e Vinicius Atique (barítono), bem como os coros infantis Coral da Secretaria Municipal de Educação e Meninas Cantoras de Campos do Jordão, além do Coro Jovem Joseense.

6


Presenรงa de:

#PIQUENIQUESINFONICO

FOOD TRUCK AND FOOD BIKE

Carla Domingues

7

Vinicius Atique

Jabez Lima


DESTAQUE DO MÊS SOBRE O CONCERTO: O nome desta Cantata, muito conhecida pelo público, vem da publicação em 1847 de uma coleção de 254 poemas e textos dramáticos contidos em manuscritos dos séculos XI e XII, encontrados em um velho mosteiro chamado Benediktbeuren, na Alemanha. O editor deu à coleção um título em Latim que significava Canções (Carmina) de Beuren, abreviando o nome do local onde foram encontrados. Na coleção havia poemas de monges e de eruditos viajantes em latim medieval, assim como versos no vernáculo do alemão falado no fim da Idade média, além de pinceladas de dialetos provençais. O que caracteriza os poemas utilizados nesta obra é a fuga dos temas religiosos. São tratados assuntos cotidianos e a parábola da Roda da Fortuna, que influencia o destino de todos os seres humanos. O coro forte e a marcação pulsante da percussão são características únicas da obra, composta em 1937 pelo alemão Carl Orff (1895-1982), que ainda faria mais duas Cantatas inspiradas nos poemas considerados profanos: Catuli Carmina (1943) e Trionfi Dell’Afrodite (1952). Carmina Burana é dividida em movimentos, temos vinte e cinco deles, sendo o último uma repetição do primeiro movimento.

8


Presença de:

#PIQUENIQUESINFONICO

FOOD TRUCK AND FOOD BIKE

CARL ORFF (1895-1982)

Carmina Burana

XIV. In taberna quando sumus XV. Amor volat undique XVI. Dies, nox, et omnia XVII. Stetit puella XVIII. Circa mea pectora XVIV. Si puer cum puella XX. Veni, veni, venias XXI. In trutina XXII. Tempus est iocundum XXIII. Dulcissime XXIV. Ave formosissima XXV. O Fortuna

9

Apoio

Patrocínio

I. O Fortuna II. Fortunaeplango vulnera III. Veris laeta facies IV. Omnia sol temperata V. Ecce gratum VI. Tanz VII. Floret silva nobilis VIII. Chramer, gip die varwe mir IX. Swaz hie gat umbe X. Were diu werlt alle min XI. Aestuans interius XII. Olim lacus colueram XIII. Ego sumv abbas


MÚSICA NO PARQUE

WEM 04/12

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

O cantor, compositor e instrumentista paulista Wem está em dezembro na programação do Parque Vicentina Aranha para apresentar seu novo disco Conectar: de ser humano para ser humano.O segundo disco solo do cantor é resultado de um trabalho feito a várias mãos, num processo coletivo de criação, onde o público opinou durante o processo criativo e escolheu as músicas que seriam gravadas. Venha curtir esse lindo som,conectando-se consigo mesmo e com o outro.

10


11


MÚSICA NO PARQUE

VIOLA CAIPIRA, PONTO A PONTO 11/12

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Como resultado da Oficina de Viola Caipira que se iniciou em março de 2016 no Parque Vicentina Aranha, através do projeto Arte nos Bairros da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, os alunos e o professor-coordenador Bruno Sanchez, com sua viola de 10 cordas, apresentarão o resultado final do trabalho desenvolvido ao longo do ano por meio de performances individuais e em grupo. No repertório, clássicos da música caipira e composições de Bruno Sanches. 12


MÚSICA NO PARQUE 25/12/16 e 01/01/17

Domingos - 10h30

EM DECORRÊNCIA DOS FERIADOS DE NATAL E REVEILLON, NESTE DOMINGO NÃO SERÁ REALIZADO O PROJETO MÚSICA NO PARQUE E DEMAIS ATIVIDADES CULTURAIS.

PIQUENIQUE SINFÔNICO

COM ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E CONVIDADOS 18/12

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Mais informações na página 06.

13


SARAU

#SARAU

SARAU FCCR CELEBRAÇÃO POÉTICA

COM DUO DU VENT 17/12

Sábado - 15h

Sala de Leitura – Reginaldo Poeta

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo promove no mês dezembro o Sarau Celebração Poética,com músicos, escritores e artistas regionais, onde o público também poderá se expressar em um microfone aberto. Em clima de fraternidade, esta edição marca o encerramento do Sarau em 2016, que aconteceu no Parque Vicentina Aranha durante todo o ano para homenagear grandes escritores da literatura mundial e celebrar datas comemorativas. Dentro desta programação teremos a apresentação do Duo Du Vent com o espetáculo Canções Francesas. Formado pela união de Lígia Kamada (voz) e Diogo Oliveira (violão), o duo apresenta um repertório variado de música francesa, que passa pelo autoral francês como “A ChaqueInstant”,”AvecLesAutres” e ”Au Dela de Soi” de Lígia Kamada e por obras famosas do cancioneiro francês como “Ne me QuittePas” e “La Vien em Rose” da cantora Édith Piaf.

14


BIBLIOTECA AO AR LIVRE

#BIBLIOTECAAOARLIVRE

LÚDICA LITERATURA:

LEITURA AO PÉ DA ÁRVORE! 01/12 a 18/12

Terças e Quintas das 15h às 17h Todos os Domingos das 9h às 13h Biblioteca ao Ar Livre

Faixa etária: Livre É necessário o acompanhamento do responsável durante a atividade. O Parque Vicentina Aranha abre as portas da Biblioteca ao Ar Livre, bibliotecas passeantes repleta de infantis e infanto-juvenis, para uma gostosa leitura ao pé da árvore.

15


INFANTIL

NARRATIVAS DE HISTÓRIAS ITINERANTES

COM INSTITUTO CIVITA SÓLIS NO PIQUENIQUE VIVA A INCLUSÃO 10/12

Sábado - 15h Quiosque Cia Paulista

Narração de histórias itinerantes é um projeto do Instituto Civita Solis que visa tocar o coração de crianças adultos, por meio de histórias simples e profundas. O projeto já atingiu mais de 2000 crianças por todo o Brasil. Parcerias foram realizadas com instituições públicas e privadas e muitos livros foram doados para crianças carentes. A atriz Vanessa Guedes, integrante do projeto apresentará a emocionante história de cavaleiros e princesas Um coração para o rei. O espetáculo ocorrerá durante o Piquenique do Projeto Viva a Inclusão, que acontece na mesma data das 14h às 18h. O projeto busca promover a inclusão da criança com deficiência através do lazer. Traga sua contribuição para o piquenique coletivo e participe!

16


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

#VICENTINAQUALIDADEDEVIDA

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE O Projeto Vicentina Qualidade de Vida traz, em parceria com o Centro de Soluções em Saúde, palestras e atividades com o objetivo de difundir ações para a promoção e a prevenção da saúde. Uma forma de cuidar de pessoas e promover consciência sobre o auto cuidado através de informações em diversas áreas da saúde, entendendo o corpo como uma unidade. Participe das conversas sobre saúde, mente e corpo, estimulando melhores escolhas para uma vida saudável.

PALESTRA: ALTERAÇÕES POSTURAIS CAUSADAS NO TRABALHO SENTADO 08/12

Quinta - 09h30

Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Realização: CSS - Centro de Soluções em Saúde Parceria: Nibs Juice Bar Convidadas: Louriane Maurutto, fisioterapeuta e osteopata, especializada no método pilates clínico e Thainá Eurich, fisioterapeuta especialista em Pilates. O trabalho sentado é a posição mais lesiva para o trabalhador segundo OMS. Estudos revelam que esta postura ocasiona lesões na coluna vertebral, disfunções vicerais e dores músculo-esqueléticas incapacitantes, sendo a maior causa de afastamento. Nesse encontro vamos dialogar sobre a forma mais adequada de trabalhar sentado, assim como identificar as principais alterações posturais geradas e como o método pilates pode auxiliar na melhoria.

17


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

JARDIM DE ERVAS CONTINUAÇÃO

Inscrições encerradas Continuação do módulo Jardim de Ervas, como parte das vivências do Projeto Vicentina Qualidade de Vida. Estaoficina que visa colocar em prática alguns conceitos abordados pela permacultura e aprofundar o olhar sobre as plantas que nos cercam, estimular a autonomia perante nossos corpos, através de uma introdução vivencial ao uso terapêutico das plantas medicinais e também das ervas na alimentação.

18


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

Oficinas Práticas: Jardim de Ervas 01 e 08/12 (Quintas)

09h às 11h

Centro deformação Profissional Artes e Ofício Patricínio:

19

Realização:


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

CONHEÇA AS ÁRVORES DO PARQUE Flamboyant - Delonix regia O Flamboyant é uma das mais belas árvores do mundo. Essa espécie foi descoberta por um botânico francês na ilha de Madagascar e atualmente é plantada em muitos países devido ao seu aspecto ornamental. Seu nome significa flamejante e deriva do verbo francês “Flamboyer” (flamejar, resplandecer). Esse nome foi dado devido a sua floração de cor vermelha exuberante. A copa do Flamboyant cresce de forma lateral e fica bem grande na idade adulta. Com isso ela produz muitos espaços sombreados, contudo suas raízes também crescem para garantir a sustentação da copa, o que torna difícil o seu plantio em calçadas pequenas.No Parque Vicentina Aranha temos algumas árvores dessa espécie e a mais bela está plantada em frente ao pavilhão da Cia Paulista. Sua florada pode ser vista entre os meses de outubro e dezembro.

20


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

Feira Agroecológica

Todos os domingos do mês *Entrada pelo portão da Av. São João

04, 11 e 18/12 das 09h às 14h (exceto 25/12 e 01/01/2017) Alimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais. Não esqueça de trazer a sua sacola ecológica.

Roda Bebedubem

10/12 às 10h30 Reunião de encerramento anual. Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Práticas Posturais 03/12 - Sábado | 09h30 Local: Bambuzal Realização: Círculo Saudável

Dança Circular

03/12 - Sábado | 10h às 21h - Todos os primeiros sábados do mês. Local: Quiosque da Cia Paulista Realização: Grupo Cirandança

Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa Todas as quintas e sábados das 08h30 às 09h30 (Atividades até o 17/12) Local: ao lado da Capela Realização: Via Cinco

Pilates Solo com Thaina Eurich

17/12 - Sábado | 9h30 Local: Bambuzal | Realização: Centro de Soluções em Saúde - CSS

Aulas de Yoga

Segundas e quartas | Horário: 18h30 Local: Quiosque Cia Paulista Inscrições encerradas | Realização: AFAC Encerramento em 21/12.

21


DIA A DIA NO PARQUE VIVÊNCIAS E ATIVIDADES RECREATIVAS

HISTÓRIA Todos os dias das 08h às 18h Local: Pavilhão Alfredo Galvão Exposição “Cenários: ocupação humana em São José dos Campos”. CAPELA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Visitação de Terça a Sábado Das 07h às 10h e das 16h às 19h Celebração: Quarta às 18h Missa: Sexta às 7h e Domingo às 12h VIAGEM LITERÁRIA NO VICENTINA Traga um livro que você já leu e leve outro que alguém deixou disponível para a viagem! Todos os dias | 05h às 22h Locais: Entrada da Sala de Leitura e Quiosques São João, São José e Alfredo Galvão

SALA DE LEITURA Datas: de 01/12 à 17/12 Terças, Quintas, Sextas e Finais de Semana das 10h às 12h e das 13h às 17h. Realização: Fundação Cultural Cassiano Ricardo CENTRO DE XADREZ ARANHA (Atividades até o dia 17/12) Local: Pavilhão Marina Crespi Quintas (Jogo Livre) das 18h às 20h Sábados (Aulas e Jogo Livre) das 09h às 12h Aulas – Modulo 2 e 3 (Intermediário e Avançado) das 09h às 10h Módulo 1 e 4 (Iniciantes e Competição) – das 10h às 11h Info: www.xadrezaranha.com EXPOSIÇÃO, OFICINA DE CULTIVO E VENDA DE ORQUÍDEAS 11/12 | Domingo – 10h Local: Quiosque São João Realização: União Joseense de Orquidófilos

22


FEIRA DE ARTESANATO “MÃOS E ARTE” Todos os domingos | 09h às 14h (exceto 25/12 feriado de natal e 01/01/2017 feriado de ano novo).

Neste Natal dê presentes artesanais! PIQUENIQUE PROJETO VIVA A INCLUSÃO 10/12 - Sábado Local: Quiosque Cia Paulista Lazer Inclusão e Acessibilidade Horário: das 14h às 18h OBSERVATÓRIO DE PÁSSAROS 11/12 - Domingo Horário: 8h30 Saída do Quiosque Alfredo Galvão Biólogo Responsável: Vagner Luis Camilotti Grupos de até 10 pessoas.

23


CALENDÁRIO | DEZEMBRO DIA 01 QUINTA-FEIRA 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h Oficina: Jardim de Ervas 15h Biblioteca ao Ar Livre 18h Xadrez Aranha DIA 03 SÁBADO 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h Xadrez Aranha 09h30 Práticas Posturais 10h Dança Circular DIA 04 DOMINGO 09h Biblioteca ao Ar Livre 09h Feira Agroecológica 09h Feira Artesanato 10h30 Música no Parque: Wem DIA 05 SEGUNDA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga DIA 06 TERÇA-FEIRA 15h Biblioteca ao Ar Livre

DIA 07 QUARTA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga DIA 08 QUINTA-FEIRA 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h Oficina: Jardim de Ervas 09h30 Palestra: Alterações Posturais Causadas no Trabalho Sentado 15h Biblioteca ao Ar Livre 18h Xadrez Aranha DIA 10 SÁBADO 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h Xadrez Aranha 10h30 Roda Bebedubem 14h Piquenique Viva a Inclusão 15h Narrativas de histórias itinerantes DIA 11 DOMINGO 08h30 Observatórios de Pássaros 09h Feira Agroecológica 09h Feira Artesanato 24


09h Biblioteca ao Ar Livre 10h Exposição e Venda de Orquídeas 10h30 Música no Parque: Viola Caipira

09h30 Aula Aberta de Pilates Solo 15h Sarau FCCR 19h30 Cinema ao Ar Livre: Star Wars

DIA 12 SEGUNDA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga

DIA 18 DOMINGO 09h Feira Agroecológica 09h Feira Artesanato 09h Biblioteca ao Ar Livre 10h30 Piquenique Sinfônico

DIA 13 TERÇA-FEIRA 15hBiblioteca ao Ar Livre DIA 14 QUARTA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga DIA 15 QUINTA-FEIRA 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 15h Biblioteca ao Ar Livre 18h Xadrez Aranha DIA 17 SÁBADO 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h Xadrez Aranha 25

DIA 19 SEGUNDA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga DIA 21 QUARTA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga


MAIS INFORMAÇÕES Acesse o calendário completo da programação: www.pqvicentinaaranha.org.br Curta e siga o Parque nas redes sociais: Facebook/parquevicentinaaranha Instagram @parque_vicentina #AmeVicentina Horário de Funcionamento: Todos os dias das 05h às 22h Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 Vila Adyana, São José dos Campos | SP Contato: Email: contato@pqvicentinaaranha.org.br Telefone: (12) 3911-7090

* Programação sujeita a alterações.

Que pode deixar seu imposto para a cultura da cidade? Aranha e da nossa Orquestra Sinfônica de SJC.

26


realização

gestão

correalização

promoção

apoio


Programação de Dezembro do Parque Vicentina Aranha