Page 1

AGO16


INTRODUÇÃO No mês de agosto o Folclore é celebrado internacionalmente. Ao unir as palavras folk (povo, popular) e lore (cultura, saber) em 1846, o arqueólogo inglês William John Thoms criou muito mais do que um termo, trazendo para o universo erudito um novo olhar sob a cultura popular tradicional de cada nação. Tão diverso quanto o nosso país é a cultura popular brasileira. Seu multiculturalismo é reflexo da colonização, da escravidão e da imigração ao longo do extenso território nacional. Cada região coleciona contos, causos, lendas, músicas, danças, vestuários e comidas típicas que juntos definem a cultura popular, fundamental para a construção da cidadania e para formação de consciência e valores. Cuidar do Folclore refere-se à preservação da essência. Assim como uma árvore, a cultura pode mudar, crescer, florescer, mas sem nunca perder suas raízes. Esse legado cultural contribui para a consolidação da identidade de uma nação. Somos diferentes, somos iguais, somos um só.


ÍNDICE DESTAQUES DO MÊS

CURSOS E OFICINAS

OFICINA DE CIRANDA COM ALMIR MELLO

VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

CONTAÇÃO: O SACI COM CIA BADULAQUE

05 06

BIBLIOTECA AO AR LIVRE ATIVIDADES

08

CINEMA NO PARQUE

10

CINEMA AO AR LIVRE

14

CINEMA NO PARQUE

16

MÚSICA NO PARQUE

18

MÚSICA NA CAPELA

22 23

SARAU FCCR

24 26

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SJC

32

DIA A DIA NO PARQUE

34

CALENDÁRIO

36

INFORMAÇÕES

38

4


DESTAQUE DO MÊS

#MESDOFOLCLORE #BIBLIOTECAAOARLIVRE

LÚDICA LITERATURA: OFICINA DE CIRANDA COM ALMIR MELLO

07, 14, 21 e 28/08 Domingos 10h

Quiosque Alfredo Galvão

No mês do Folclore o Parque Vicentina Aranha promove uma Oficina de Ciranda com Almir Mello ao longo de quatro encontros. A Ciranda é um ritmo fascinante e envolvente, onde os brincantes dão as mãos fazendo uma grande roda e cantando canções simples do cotidiano. É uma manifestação folclórica originária da Espanha e Portugal. Chegou ao Brasil no século passado inicialmente nos estados do Norte e Nordeste e propagou-se por outras regiões. Este projeto tem apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC.)

5


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

LÚDICA LITERATURA: O SACI

COM CIA BADULAQUE 13/08

Sábado - 16h Em frente ao Telão de Cinema atrás do Pavilhão Marina Crespi.

Sediados em Monteiro Lobato – SP e a partir de suas vivências nesta cidade, o trabalho da Cia Badulaque consiste em contar histórias para crianças de todas as idades.

6


#BIBLIOTECAAOARLIVRE #ACENDALHAFLIM2016 Otávio Ortega com o acordeon e Carolina Coelho com a flauta, instrumentos de percussão e objetos lúdicos, realizam uma narrativa oral dinâmica e contagiante, com palhaçadas e muita música. Para o Parque Vicentina Aranha, a Cia Badulaque apresenta um clássico da literatura nacional de Monteiro Lobato, O Saci, que narra as aventuras de férias de Pedrinho e Narizinho no Sítio do Pica-pau Amarelo. Este projeto tem apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC.)

7


#BIBLIOTECAAOARLIVRE #ACENDALHAFLIM2016

BIBLIOTECA AO AR LIVRE

LÚDICA LITERATURA:

LEITURA AO PÉ DA ÁRVORE, CONTAÇÕES, OFICINAS E MAIS! 02/08 a 31/08

Todas as terças e quintas das 15h às 17h Todos os domingos das 9h às 12h30 Em frente ao Telão de Cinema atrás do Pavilhão Marina Crespi.

Durante o mês de agosto, o Parque Vicentina Aranha abre as portas da Biblioteca ao Ar Livre de terças, quistas e aos domingos, uma linda biblioteca passeante repleta de livros de 2 a 18 anos, para uma gostosa leitura ao pé da árvore.

Realização:

Gestão Cultural:

Parceria

Para este projeto, a AJFAC foi contemplada com os prêmios de Estímulo à Leitura do PROAC e recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDICAD) por meio do CMDCA.

8


9


CINEMA NO PARQUE

#ACENDALHAFLIM2016

SELEÇÃO DE CURTAS Durante todo o mês de agosto nos preparamos para a FLIM, a Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha, que acontecerá de 16 a 18 de setembro. Para você entrar no clima da festa, realizamos uma curadoria de curtas-metragens para imergirmos no universo da literatura. Você é nosso convidado para essa viagem! A cada sessão de cinema do mês de agosto, antecedendo a exibição do filme, um curta será exibido.

10


Direção: Marcos Buccini | Gênero: Curta Metragem Ano: 2012 | Duração: 5min e 33 seg Classificação: Livre

CINEMA NO PARQUE

#ACENDALHAFLIM2016

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE CURTAS:

O CANGACEIRO

09/08

Terça - 19h Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Sinopse: Com versos e direção de arte baseados na literatura de cordel, O Cangaceiro conta a vida de Lampião e faz uma ligação com o imaginário popular, mostrando um pouco do mito e da fantasia que cercam sua vida. O curta foi produzido por alunos de Design da UFPE sob orientação do prof. Marcos Buccini. O Cangaceiro já participou de 17 festivais, ganhou três prêmios, sendo um internacional e foi selecionado para a 21º edição do Anima Mundi na categoria Animação em Curso.

11


#ACENDALHAFLIM2016

CINEMA NO PARQUE CURTA:

OEDIPUS 13/08

Sábado - 19h Telão de Cinema ao Ar Livre atrás do Pavilhão Marina Crespi

Nesse curta metragem os personagens são vegetais e tem como protagonista uma batata: Oedipus. Seu enredo é baseado em um conto de Sófocles. O filme levou dois anos para ser feito e contou com uma equipe voluntária de mais de 100 pessoas.

Direção: Jason Wishnow | Gênero: Curta Metragem Ano: 2004 | Duração: 8 min e 33 seg Classificação: Livre

12


Direção: Juan Pablo Etcheverry Gênero: Curta Metragem | Ano: 2007 Duração: 10min | Classificação: Livre

CINEMA NO PARQUE

#ACENDALHAFLIM2016

CURTA:

A MAIOR FLOR DO MUNDO 23/08

Terça - 19h Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Sinopse: A Maior Flor do Mundo apresenta reflexões sobre infância, individualismo e existencialismo em forma de poesia visual. Baseado no livro homônimo do Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago. Produzido em 2007 por Juan Pablo Etcheverry e narrado pelo próprio José Saramago – que também aparece no filme como personagem, o curta ganhou o prêmio de melhor animação do Anchorage Internacional Film Festival e foi nomeado para os Goya deste ano na categoria de melhor curta-metragem. 13


ESPECIAL CINEMA AO AR LIVRE

STAR TREK 13/08

Sábado - 19h

Presença de :

FOOD TRUCK AND BIKE FOOD

Telão de Cinema ao Ar Livre atrás do Pavilhão Marina Crespi

No dia 01 de setembro de 2016 acontece no Brasil o lançamento do filme Star Trek: Beyond e o Parque Vicentina Aranha aperta o cinto para essa viagem espacial em uma Sessão Especial de Cinema ao Ar Livre. O público escolherá um dos doze filmes da saga, o título mais votado será exibido no sábado (13) ás 19h. Dê o seu voto a partir do dia 01 de agosto pela página do Facebook do Parque. A votação encerra na quinta-feira, dia 11 de agosto às 12h. 14


Escolha o que você quer assistir e vote! I. Star Trek: The Motion Picture (1979) II. Star Trek II: The Wrath of Khan (1982) III. Star Trek III: The Search for Spock (1984) IV. Star Trek IV: The Voyage Home (1986) V. Star Trek V: The Final Frontier (1989) VI. Star Trek VI: The Undiscovered Country (1991) VII. Star Trek: Generations (1994) VIII. Star Trek: First Contact (1996) IX. Star Trek: Insurrection (1998) X. Star Trek: Nemesis (2002) XI. Star Trek (2009) XII. Star Trek: Into Darkness (2013) 15


Direção: Sérgio Machado | Gênero: Drama, Musical Ano: 2015 | Duração: 1h 40min Classificação: 14 anos

CINEMA NO PARQUE

TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS 09/08

Terça - 19h Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Drama inspirado na peça Acorda Brasil, escrita por Antônio Ermírio de Moraes a partir da experiência do Instituto Baccarelli, projeto que oferece formação musical e artística para jovens da comunidade de Heliópolis. Sinopse: Tudo que aprendemos juntos conta a história de Laerte, um talentoso violinista que após frustradas tentativas de integrar a OSESP, se vê obrigado a dar aulas de música para uma turma de adolescentes em uma comunidade carente de São Paulo. Neste encontro, conhecemos histórias de coragem e transformação daqueles que se propuseram à entrega de ensinar e aprender. 16


CINEMA NO PARQUE

O ABRAÇO DA SERPENTE 23/08

Terça - 19h Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Sinopse: Théo (Jan Bijvoet) é um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate (Nilbio Torres) para percorrer o Rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. Quarenta anos depois, a trilha de Théo é seguida por Evan (Brionne Davis), outro explorador que tenta convencer Karamakate a ajudá-lo.

Direção: Ciro Guerra | Gênero: Drama, Aventura Ano: 2016 | Duração: 2h 04min Classificação: 12 anos

17


MÚSICA NO PARQUE

CENTRAL DO CHORO

POR CHICO FILHO 07/08

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Central do Choro é um trio musical, formado por violão e percussão, idealizado e liderado pelo saxofonista Chico Filho. O grupo apresenta um repertório com clássicos do choro, compositores consagrados como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Dilermando Reis e também músicas autorais de Chico Filho, presentes no seu disco Sambasax.

18


MÚSICA NO PARQUE

#DIADOSPAIS

BANDA DE MÚSICA DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 14/08

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

A Banda de Música da Polícia Militar de São José dos Campos foi formada em 1939 e atualmente conta com 17 militares, regidos pelo 1º Sargento Eliseu Fernades da Costa. No repertório estão diferentes gêneros que passeiam pela música popular, como “Dancin Days”, de Nelson Motta, “New York, New York” eternizada na voz de Frank Sinatra, “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa, entre outros. Venha celebrar o Dia dos Pais no Parque Vicentina Aranha! Presença de:

19

FOOD TRUCK E BIKE FOOD


MÚSICA NO PARQUE

FEITO PRA MIM POR ANA MORENA

21/08

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

A cantora Ana Morena comemora seus 32 anos de carreira no show Feito pra mim, onde apresenta canções que fizeram parte de sua trajetória musical, além de seu repertório autoral. A cantora vem acompanhada de sua banda composta pelos músicos Roger Lima no violão, Raul de Sá nos teclados, KK Silva no baixo e Ton Silva na bateria. Esta apresentação é viabilizada pelo Edital Circulação – FCCR: Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

20


MÚSICA NO PARQUE

CORDAS DA MANTIQUEIRA 28/08

Domingo - 10h30 Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Brasil Raízes é o show que identifica o grupo Cordas da Mantiqueira, uma vez que todo o seu repertório nos remete à verdadeira música de raiz. Fundado em 2009 e regido por Oliveira Neto, o grupo é formado por treze violeiros que amam e estudam constantemente a viola e sua história. A apresentação no Parque Vicentina Aranha promete perpetuar a beleza da cultura caipira do Brasil, onde o amor formoso, a contemplação da natureza, a celebração entre amigos e o espírito caboclo, repousam na alma da viola.

21


MÚSICA NA CAPELA

DUEVOCES

POR ELISA BRAGA E THIELLY COUTINHO

16/08

Terça - 19h30 Capela Sagrado Coração de Jesus

As sopranos Elisa Braga e Thielly Coutinho apresentam o Projeto DueVoces. Acompanhadas pela pianista Olga Larazeva, elas irão interpretar árias eruditas de diferentes estilos. O repertório complexo e rico em sonoridades destaca a versatilidade musical joseense. As sopranos convidam o público a conhecer os novos caminhos da ópera e seus diferentes estilos.

22


SARAU FCCR

SUPERSTIÇÕES POÉTICAS 13/08

Sábado - 15h

Sala de Leitura Réginaldo Poeta

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo promove no mês agosto, na Sala de Leitura Réginaldo Poeta, o Sarau Superstições Poéticas com participação do mestre de cultura e acordeonista Kardec Gonzaga e artistas da cultura popular.

23


CURSOS E OFICINAS

#BIBLIOTECAAOARLIVRE #ACENDALHAFLIM2016

OFICINA MEMÓRIA E LITERATURA:

BIOGRAFIAS EM 140 TOQUES

CONTINUAÇÃO 31/08

Quarta - 18h30

Centro de Formação Profissional Artes e Ofícios

Classificação: A partir de 16 anos. Vagas Limitadas. Inscrições: (12) 3911-7090 Terceiro Encontro: 01/09 É possível contar uma história num microconto. E uma biografia? Será que caberá também em 140 toques? Para participar não é preciso ser escritor ou ter vivência com literatura. Você irá pesquisar, redigir, editar e publicar microcontos a partir de histórias de vida de personagens escolhidos pelos participantes. Esta oficina esta sendo ministrada ao longo de três encontros pelo escritor e produtor cultural José Santos, um dos fundadores do Museu da Pessoa, onde foi Diretor de Organização por mais de 15 anos. Publicou mais de 30 títulos para crianças e jovens, atingindo uma tiragem de 370 mil exemplares e já foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura. Atualmente dedica-se a projetos especiais de memória e literatura. Este projeto tem apoio do Programa de Ação Cultural (PROAC).

24


CURSOS E OFICINAS

DANÇAS BRASILEIRAS COM GRUPO PÉ NA DANÇA

POR ANA MARIA CARVALHO

03, 10, 17, 24, 31/08 Quarta - 19h

Quiosque Alfredo Galvão

A Oficina de Danças Brasileiras com Ana Maria Carvalho é voltada para a pesquisa e transmissão das mais variadas manifestações da cultura popular, especialmente do norte e nordeste do país, como as danças (cacuripa, quadrilha, bambaê de caixa), ciranda de roda, bumba-meu-boi, tambor de crioula, e outras brincadeiras tradicionais. Para participar, basta comparecer!

25


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

CURSO: HORTAS AGROECOLÓGICAS E COMUNITÁRIAS Período de Inscrições: de 01 a 10/08

Inscrições: (12) 3911-7090 Realização: AJFAC, PUPA Permacultura e PMSJC Parceria: SEMEA Patrocínio: SABIN As vivências do Projeto Qualidade de Vida no Parque terão continuidade no mês de agosto, inscrevam-se! O módulo deste mês será Hortas Agroecológicas e Comunitárias, um conceito sustentável para produção doméstica de alimentos livres de agrotóxicos.

26


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

PALESTRA: HORTAS AGROECOLÓGICAS E COMUNITÁRIAS 10/08

Quarta - 19h30 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

OFICINAS PRÁTICAS: HORTAS AGROECOLÓGICAS E COMUNITÁRIAS 11/08, 25/08 e 08/09 Quintas - das 09h às 11h

Centro de Formação Profissional Artes e Ofício

27


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

#VICENTINAQUALIDADEDEVIDA

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE O Projeto Vicentina Qualidade de Vida, patrocinado pelo Instituto Sabin e Instituto de Oncologia do Vale, traz atividades de promoção e prevenção da saúde. Participe das conversas sobre saúde, mente e corpo, estimulando melhores escolhas para uma vida saudável.

PALESTRA: ENXAQUECA, UMA VISÃO HOLÍSTICA ATRAVÉS DA OSTEOPATIA 11/08

Quinta - 09h30 Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Realização: CSS - Centro de Soluções em Saúde Parceria: Nibs Juice Bar A enxaqueca é uma patologia comum na população. Apesar de ser muito estudada, ainda existem lacunas no seu conhecimento, gerando dificuldade na evolução clínica dos pacientes. A Osteopatia, criada nos EUA, com uma abordagem diferenciada no tratamento da enxaqueca, considerando todas as disfunções ósseos, cranianas e viscerais para mudar o padrão doloroso. A palestra será ministrada pelo fisioterapeuta e osteopata Marcel Andrade, especialista em Osteopatia, terapeuta reikiano, formação em terapia cranio sacral e Somatic Experience, Docente do Instituto de Osteopatia e Terapia Manual IDOT e Louriane Maurutto. 28


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

#VICENTINAQUALIDADEDEVIDA

MANHÃ SAUDÁVEL 13/08

Sábado - das 08h30 às 12h Bambuzal, ao lado da capela

Parceria: Nibs Juice Bar Traga seu mat de yoga ou canga e um alimento que possa ser compartilhado. 8h30 Práticas Tradicionais da Medicina Chinesas com Via Cinco. 9h30 Prática de Yoga com Professor Luiz Eduardo Pereira. 10h30 Piquenique Comunitário. 11h Meditação e Música da cultura indiana com Music of Joy. 12h Encerramento. Você é nosso convidado para uma Manhã Saudável no Parque Vicentina Aranha! Após as práticas corporais, faremos um Piquenique Comunitário para então apreciar a musica clássica indiana ao vivo com o grupo Ramani, uma oportunidade de conhecer e experimentar um pouco das artes tradicionais indianas que preservam suas raízes culturais e se mantêm como elemento de ligação entre o individuo e sua concepção do divino. O espetáculo trará uma hora de uma gama de sons (canto e musica), aromas (incensos e flores), cores (figurinos e adereços), contos sobre as divindades indianas, além de uma breve introdução sobre a técnica milenar de meditação.

29


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

CONHEÇA AS ÁRVORES DO PARQUE Ipê-Verde - Cybistax antisyphilitica No inverno tem início o período floração dos Ipês. Existem diversas espécies de Ipês com diferentes cores de flor, como o Ipê Roxo, Rosa, Amarelo, Branco e até Ipê Verde. Dentre todos os Ipês, o de flor verde é o menos conhecido por ser pouco utilizado na arborização urbana. Essa espécie ocorre naturalmente em várias regiões do Brasil e é muito comum nos campos de cerrado, por isso é possível encontrar essas árvores em alguns trechos da cidade de São José dos Campos. Pesquisas recentes mostram que algumas substâncias químicas contidas na casca e folhas do Ipê Verde tem propriedades medicinais e também podem ajudar no controle de larvas do pernilongo Aedes aegypti. O plantio do Ipê Verde nas áreas urbanas é uma forma de auxiliar a conservação dessa espécie e difundir a importância do cerrado para a história e cultura da nossa cidade.

30


VICENTINA QUALIDADE DE VIDA

Feira Agroecológica

Todo segundo e quarto domingo do mês | *Entrada pelo portão da Av. São João

14/08 e 28/08 das 09h às 14h Alimentos e produtos agroecológicos, cultivados por produtores regionais. Não esqueça de trazer a sua sacola ecológica.

Roda Bebedubem

13/08 e 27/08 às 10h30 - Todo segundo e quarto sábado do mês 06/08 | Sábado Semana Mundial de Aleitamento Materno - A Hora do Mamaço Local: Quiosque São José

Dança Circular

06/08 - Sábado | 10h Local: Quiosque da Cia Paulista | Todos os primeiros sábados do mês. Realização: Grupo Cirandança

Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa Todas as quintas e sábados das 08h30 às 09h30 Local: ao lado da Capela Realização: Via Cinco

Yoga no Parque

06/08 - Sábado | 09h30 Local: Bambuzal Realização: Círculo Saudável

Pilates Solo

20/08 - Sábado | 9h30 Local: Bambuzal Realização: Centro de Soluções em Saúde - CSS

Aulas de Yoga

Segundas e quartas | 18h30 Local: Quiosque Cia Paulista

31

Apoio


Marcelo Stasi www.orquestrasjc.org.br | Facebook.com/orquestrasjc

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E MÔNICA SALMASO Sábado - 20h

06/08

Sesc São José dos Campos Av. Adhemar de Barros, 999 - Jardim São Dimas, São José dos Campos - SP

Maestro e Diretor Artístico: Marcello Stasi Solista: Mônica Salmaso Informações sobre ingressos: (12) 3904-2000 ou no Sesc SJC.

REPERTÓRIO ANTÔNIO CARLOS JOBIM (1927-1994) Chega de Saudade Se todos fossem iguai a você A correnteza Eu sei que vou te amar Samba de uma nota só Desafinado Inutil Paisagem

Modinha Só tinha de ser você Wave How Insensitive Piano na Mangueira Retrato Branco e Preto Luiza

32


TEMPORADA ARTÍSTICA 2016 DA OSSJC

INVERNO DAS VOZES

ORQUESTRA SINFÔNICA E CORO SINFÔNICO JOVEM DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 24/08

Quarta - 20h

Teatro Municipal Rua Rubião Júnior, 84, terceiro piso - Centro São José dos Campos - SP

Maestro e Diretor Artístico: Marcello Stasi Solistas: Elisabeth Ratzersdorf (soprano) e Miguel Geraldi (tenor) Ingressos gratuitos

Forma de reserva e retirada de ingressos: Os ingressos serão distribuídos no Parque Vicentina Aranha a partir do dia 19/08 às 08h até dia 24/08 às 12h. Serão disponibilizados 50 ingressos 1 hora antes do concerto no Teatro Municipal.

REPERTÓRIO

Apoio

G.F Handel (1685-1759) Ode for St. Cecilia’s Day (Ode à Santa Cecília)

33

Realização

Correalização

Saúde com Qualidade


DIA A DIA NO PARQUE VIVÊNCIAS E ATIVIDADES RECREATIVAS

História Exposição “Cenários: Ocupação Humana em São José dos Campos e Fase Sanatorial” Todos os dias das 08h às 18h | Local: Pavilhão Alfredo Galvão Visita Monitorada Agende uma visita em grupo e conheça as histórias da cidade e desse patrimônio cultural! Agendamento para escolas e grupos: (12) 3911 7090 Grupos de até 35 pessoas.

Sábados (Aulas e Jogo Livre) – das 09h às 12h Aulas – Modulo 2 e 3 (Intermediário e Avançado) – das 09h às 10h Módulo 1 e 4 (Iniciantes e Competição) – das 10h às 11h Informações: www.xadrezaranha.com Feira de Artesanato “Mãos e Arte” Todos os domingos das 09h às 14h Local: ao lado da Capela

Capela Sagrado Coração de Jesus Visitação de Terça a Sábado - das 07h às 10h e das 16h às 19h Celebração: Quarta às 18h Viagem Literária no Vicentina Traga um livro que você já leu e leve Missa: Sexta às 07h e Domingo às 12h outro que alguém deixou disponível Exposição, Oficina de Cultivo e Venda para a viagem! de Orquídeas Todos os dias | 05h às 22h 07/08 e 21/08 – Quinzenalmente aos Locais: Entrada da Sala de Leitura domingos às 10h e Quiosques São João, São José e Local: Quiosque São João Alfredo Galvão Realização: União Joseense de Orquidófilos Sala de Leitura Réginaldo Poeta Terças, Quintas, Sextas e Finais de Roda de Tricô Semana Quadradinhos que Acolhem das 10h às 12h e das 13h às 17h. Todos os Domingos Realização: Fundação Cultural Cassiano Ricardo Horário: 09h às 12h Local: Ao lado da Capela Centro de Xadrez Aranha Local: Pavilhão Marina Crespi Quintas (Jogo Livre) – das 18h às 20h

34


FEIRA DE ARTESANATO MÃOS E ARTE Todos os domingos das 09h às 14h Local: ao lado da Capela

Ciência no Parque 07 e 21/08 - Domingos Exposição: 10h às 12h30 Demonstrações Científicas: 10h e às 12:30 Agendamento para escolas e grupos: (12) 3911 7090 Coordenação: Professor Roberto Stempniak

Observatório de Pássaros 10 e 24/07 - Domingos às 08h Saída do Quiosque Alfredo Galvão Biólogo Responsável: Vagner Luis Camilotti Grupos de até 10 pessoas Oficina de Viola Caipira Todas às terças-feiras | das 9h às 11h Local: Pavilhão Central Inscrições abertas para pessoas iniciadas, com conhecimento de leitura de tablatura e escalas duetadas. Realização: FCCR – Fundação Cultural Cassiano Ricardo Parceria: AJFAC

Exposição permanente onde experimentos científicos são apresentados de forma lúdica e interativa. Além da exposição, o Projeto Ciência no Parque conta com demonstrações de outros experimentos, realizada por professores e especialistas. O tema de Bordando na Praça agosto é a astronomia. 27/08 - Sábado | Horário: 09h Local: Quiosque Alfredo Galvão

35


CALENDÁRIO | AGOSTO DIA 01 SEGUNDA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga

DIA 07 DOMINGO 09h Feira de Artesanato 09h Roda de Tricô DIA 02 09h Biblioteca ao Ar Livre TERÇA-FEIRA 10h Ciência no Parque 09h Oficina de Viola 10h Exposição, Oficina Caipira de Cultivo e Venda de 15h Biblioteca ao Ar Livre Orquídeas 10h Oficina de Ciranda DIA 03 10h30 Música no Parque: QUARTA-FEIRA Central do Choro 18h30 Aula de Yoga 19h Danças Brasileiras DIA 08 SEGUNDA-FEIRA DIA 04 18h30 Aula de Yoga QUINTA-FEIRA 08h30 Artes Corporais DIA 09 da Medicina Tradicional TERÇA-FEIRA Chinesa 09h Oficina de Viola 15h Biblioteca ao Ar Livre Caipira 18h Xadrez Aranha 15h Biblioteca ao Ar Livre 19h Curta: O Cangaceiro DIA 05 19h Cinema: Tudo que SEXTA-FEIRA aprendemos juntos 18h30 Yoga no Parque DIA 10 DIA 06 QUARTA-FEIRA SÁBADO 18h30 Aula de Yoga 09h Xadrez Aranha 19h Danças Brasileiras 09h30 Yoga no Parque 19h30 Palestra: Hortas 10h Dança Circular Agroecológicas e 10h30 Hora do Mamaço Comunitárias 08h30 Artes Corporais DIA 11 da Medicina Tradicional QUINTA-FEIRA Chinesa 20h Concerto com a OSSJC 08h30 Artes Corporais e Mônica Salmaso no Sesc da Medicina Tradicional Chinesa

09h Xadrez Aranha 09h Oficinas Práticas: Hortas Agroecológicas e Comunitárias 09h30 Palestra: Enxaqueca 15h Biblioteca ao Ar Livre DIA 13 SÁBADO 08h30 Artes Corporais da Medicina Trad. Chinesa 09h Xadrez Aranha 10h30 Piquenique comunitário 11h Meditação e música da cultura indiana com “Music Of Joy” 15h Sarau FCCR: Superstições Poéticas 16h Contação: O Saci 19h Curta: Oedipus 19h Cinema ao Ar Livre: Star Trek DIA 14 DOMINGO 09h Feira de Artesanato 09h Roda de Tricô 09h Feira Agroecológica 09h Biblioteca ao Ar Livre 10h Oficina de Ciranda 10h30 Música no Parque: Banda de Música da Polícia Militar de SJC

36


DIA 15 SEGUNDA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga DIA 16 TERÇA-FEIRA 09h Oficina de Viola Caipira 15h Biblioteca ao Ar Livre 19h30 Música na Capela: Duo Voces DIA 17 QUARTA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga 19h Danças Brasileiras DIA 18 QUINTA-FEIRA 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 15h Biblioteca ao Ar Livre 18h Xadrez Aranha DIA 20 SÁBADO 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h Xadrez Aranha 09h30 Pilates Solo

10h Exposição, Oficina de Cultivo e Venda de Orquídeas 10h Oficina de Ciranda 10h30 Música no Parque: Ana Morena DIA 22 SEGUNDA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga DIA 23 TERÇA-FEIRA 09h Oficina de Viola Caipira 15h Biblioteca ao Ar Livre 18h30 Curta: A maior flor do mundo 19h Cinema: O Abraço da Serpente DIA 24 QUARTA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga 19h Danças Brasileiras 20h Concerto de OSSJC no Teatro Municipal

DIA 25 QUINTA-FEIRA 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h Oficinas Práticas: DIA 21 Hortas Agroecológicas e DOMINGO 09h Biblioteca ao Ar Livre Comunitárias 09h Feira de Artesanato 15h Biblioteca ao Ar Livre 18h Xadrez Aranha 09h Roda de Tricô 10h Ciência no Parque

37

DIA 27 SÁBADO 08h30 Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa 09h Xadrez Aranha 09h Bordando na Praça 10h30 Roda Bebedubem DIA 28 DOMINGO 09h Bibliotecas ao Ar Livre 09h Feira de Artesanato 09h Roda de Tricô 09h Feira Agroecológica 10h Oficina de Ciranda 10h30 Música no Parque: Cordas da Mantiqueira DIA 29 SEGUNDA-FEIRA 18h30 Aula de Yoga DIA 30 TERÇA-FEIRA 09h Oficina de Viola Caipira 15h Biblioteca ao Ar Livre DIA 31 QUARTA-FEIRA 18h30 Oficina: Memória e Literatura 18h30 Aula de Yoga 19h Danças Brasileiras


MAIS INFORMAÇÕES Acesse o calendário completo da programação: www.pqvicentinaaranha.org.br Curta e siga o Parque nas redes sociais: Facebook/parquevicentinaaranha Instagram @parque_vicentina #AmeVicentina Horário de Funcionamento: Todos os dias das 05h às 22h Endereço: R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 Vila Adyana, São José dos Campos | SP Contato: Email: contato@pqvicentinaaranha.org.br Telefone: (12) 3911-7090

* Programação sujeita a alterações.

VEM AI! FESTA LITEROMUSICAL DO PARQUE VICENTINA ARANHA De 16 a 18 de setembro vamos mergulhar no universo da literatura! Curta a página e fique por dentro: facebook.com/flim.sjc

38


realização

gestão

correalização

promoção

apoio

Programação de Agosto do Parque Vicentina Aranha  

Confira a Programação Cultural de Agosto/2016 do Parque Vicentina Aranha!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you