Page 1


18, 19 e 20 S E T E M B R O


LITERATURA PARA QUÊ? LIVRE SER

LITERATURA PARA QUÊ? LIVRE SER O

R SE

LIVRE PARA QUÊ ?

A QUÊ VOAR? PAR

A

A FLIM LIBERTA

R, VOAR, SER MPE O R

SER?

VOAR?

LIVRE SER

VOAR?

RA PARA QUE? V O TU RA TE

A FLIM É LIVR E

O LIVRE SER DA LITERATURA. PARA QUÊ?

SER LIVRE. VOAR LIVRE. SABER LIVRE SER

LITERATURA PARA VOAR E LIVRAR DO SER SER?

LITERATURA PARA QUÊ? PARA SER LIVRE. LIVR EP AR

A

RA VOAR E SAB ? PA ER Ê LI QU

R


“Da canção assobiada na esquina às páginas elaboradas de um poema ou romance, passando pela piada, o caso contado na roda de amigos, as memórias, o ensaio e o testemunho, a literatura constitui uma das formas mais intensas e abertas de uma sociedade transmitir e partilhar suas experiências. Como observou Antonio Candido, o trabalho literário atua tanto na consciência como no inconsciente do leitor e se torna, por isso mesmo, “fator indispensável de humanização”. Muito sinteticamente: “negar a fruição da literatura é mutilar a nossa humanidade”. A FLIM 2015 se debruça sobre os modos de ser e conviver da literatura no mundo contemporâneo, atenta tanto a suas conexões locais como globais. De 18 a 20 de setembro, no Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, estarão reunidos poetas, romancistas, ensaístas, músicos, compositores, jornalistas e tradutores (...) para dar seu depoimento e tecer reflexões sobre o que define seu trabalho e o que constitui a experiência da literatura hoje.” Alberto Martins - Curador da FLIM

APROVEITE A FESTA!


18|09 - SEXTA-FEIRA

18h

CAFÉ COM PALAVRAS LOCAL: SALA DE LEITURA Convidada: Concetta Marcelina de Prizio

Nesse encontro a Profa. Concetta Marcelina, uma das autoras do livro “Sou Barista”, discorre sobre os segredos e essências do mundo do café.

19h

19h 15

CERIMÔNIA DE ABERTURA LOCAL: PONTO DE ENCONTRO 1ª MESA: LITERATURA PARA QUÊ? OS DESAFIOS DA LITERATURA LOCAL: PONTO DE ENCONTRO Convidados: Alberto Martins e Paulo Henriques Britto

A partir de leituras e comentários de seus poemas e de outros escritores, Paulo Henriques Britto discorre sobre as relações entre a poesia, a crítica e os desafios da literatura contemporânea, acompanhado do curador Alberto Martins.

ALBERTO MARTINS

Escritor e tradutor, Alberto publicou, entre outros, os livros: “Goeldi: história de horizonte” (1995), que recebeu o prêmio Jabuti; “A história dos ossos” (2005), distinguido com o segundo lugar no Prêmio Telecom de Literatura e o livro de poemas “Em trânsito” (2010), menção honrosa no Prêmio de Poesia Moacyr Scliar 2011. É editorchefe da Editora 34.

PAULO HENRIQUES BRITTO

Escritor, tradutor e professor de tradução, criação literária e literatura no Departamento de Letras da PUC-Rio. É autor de dez livros e traduziu mais de cento e dez obras.


19h

21h 15

21h 30

MOSTRA DE CURTAS LOCAL: CINEMA AO AR LIVRE

Exibição de curtas metragens inspirados na literatura, como: “A língua das coisas”, inspirado na poética de Manoel de Barros.

AUTÓGRAFO DE LIVROS COM ALBERTO MARTINS, PAULO HENRIQUES BRITTO E CONCETTA MARCELINA LOCAL: LARGO DO AUTOR SHOW A FLOR DO MANDACARU LOCAL: TOM DA FLIM Convidados: Projeto Canto Livro de Música e Literatura, com Jean Garfunkel, Joana Garfunkel e convidados. Show literomusical com tradução em libras O show literomusical presta uma homenagem ao Sertão Nordestino. Com textos e canções de Ariano Suassuna, Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, João Cabral de Melo Neto, entre outros, embarcaremos numa viagem lírica e musical pela oralidade da alma sertaneja.


19|09 - SÁBADO

9h

2ª MESA: RUMOS DA LITERATURA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS LOCAL: PONTO DE ENCONTRO Convidados: Daniel Pedrosa, Mirian Cris com mediação da Academia Joseense de Letras representada por Hector Enrique Giana

Escritores atuantes na cidade dão seu depoimento acerca dos anseios e perspectivas de se fazer literatura em São José dos Campos e região.

DANIEL PEDROSA

Engenheiro, escritor e mestre em ciências graduado pelo ITA. Seus livros de ficção e contos de literatura fantástica apresentam conspirações e aventuras em ambientes recheados de segredos e tecnologia.

MIRIAN CRIS

Com a mediação de Hector Enrique Giana, representado a Academia Joseense de Letras. Mirian Cris - Bacharel em Ciências Econômicas e pós-graduada em Cultura Popular Brasileira pela UNIVAP, Mirian Cris é escritora de contos e poemas e têm quatro livros publicados.

9h

MÚSICA PRA BEBÊS LOCAL: SALA DE LEITURA RÉGINALDO POETA Convidada: Musicista e educadora musical, Heloise Gomes Ferreira. Vivência musical para pais e bebês entre 0 e 2 anos, com sling ou no colo.

9h

MOMENTO PLANTAR LOCAL: JARDIM FAZ DE CONTA

Inspiradas por leituras, crianças portadoras de deficiência ou não, participam de vivências sensoriais.


10h 30

3ª MESA: MEMÓRIAS AFETIVAS LOCAL: PONTO DE ENCONTRO Convidados: Noemi Jaffe, Verônica Stigger e Daniela Arbex

Uma conversa sobre a reconstrução e/ou reinvenção da memória pessoal e familiar, seja por via da ficção, seja por via do testemunho e do documento de época.

VERONICA STIGGER

Escritora, crítica de arte e professora universitária. Entre seus livros publicados, estão “Os anões” (Cosac Naify), “Delírio de Damasco” (Cultura e Barbárie) e “Opisanie świata” (Cosac Naify; Prêmio Machado de Assis de 2013, da Fundação Biblioteca Nacional).

NOEMI JAFFE

Escritora, professora de literatura e crítica literária. Escreveu “O que os cegos estão sonhando?” (Ed. 34), entre outros e, em 2015, lançou “Írisz: as orquídeas” (Companhia das Letras). Doutora em Literatura Brasileira pela USP é crítica literária da Folha de S.Paulo.

DANIELA ARBEX

Jornalista brasileira, premiada por suas reportagens sobre direitos humanos. Autora da obra “Cova 312” (Geração) e do best-seller “Holocausto Brasileiro” (Geração).

11h

12h 30

DEGUSTAÇÃO DE LEITURA LOCAL: JARDIM FAZ DE CONTA I Para crianças e adultos.

11h

AUTÓGRAFO DE LIVROS LOCAL: LARGO DO AUTOR Escritor: Daniel Pedrosa e Mirian Cris

OFICINA DE CORDEL E ISOGRAVURA LOCAL: JARDIM FAZ DE CONTA I

Atividade com vagas limitadas por ordem de chegada. 30 lugares.


19|09 - SÁBADO

14h

4ª MESA: ARQUITETURA E URBANISMO DO VALE DO PARAÍBA LOCAL: PONTO DE ENCONTRO Convidado: Percival Tirapeli marca

O escritor analisa as construções do Vale do Paraíba e faz um passeio pelo Parque falando sobre as antigas construções do sanatório Vicentina Aranha.

PERCIVAL TIRAPELI

É pesquisador e professor em Arte Brasileira no Instituto de Artes da UNESP desde 1987. Seu pós-doutorado, sobre Arte e Arquitetura Jesuítica em Portugal, foi realizado na Universidade Nova de Lisboa. Atuou como consultor do Condephaat para o tombamento de inúmeras igrejas no Vale.

14h

CANTIGAS E RITMOS DO BRASIL LOCAL: JARDIM FAZ DE CONTA Convidados: Li Maria

Li Maria apresenta as crianças a riqueza da música brasileira, em todos os seus ritmos, através das cantigas de roda.

14h

OFICINAS DE HQ LOCAL: VARANDA DA CRIAÇÃO NO PAVILHÃO SÃO JOSÉ Convidados: Luana Rennó Para crianças e adultos a partir de 06 anos de idade.

*Atividade com vagas limitadas por ordem de chegada. 30 lugares. Duração: 3 horas

15h

AUTÓGRAFO DE LIVROS LOCAL: LARGO DO AUTOR Escritor: Percival Tirapeli


15h

5ª MESA: A POESIA DA VOZ LOCAL: PONTO DE ENCONTRO Convidados: José Miguel Wisnik

Wisnik discorre sobre o lugar da voz no texto e na canção, a partir de escritores como Mário de Andrade, Guimarães Rosa, entre outros.

JOSÉ MIGUEL WISNIK

Livre docente em Literatura Brasileira pela USP, premiado ensaísta e compositor. Tem seis livros publicados, dentre eles: “O Som e o Sentido” (Companhia das Letras) e “Sem Receita - Ensaios e Canções” (Publifolha). Como compositor, lançou cinco CDs autorais.

15h

OFICINA DE CARTAS LOCAL: JARDIM FAZ DE CONTA I

As crianças irão viajar pelo universo das cartas e dos selos, escrevendo cartas para pessoas queridas. *Atividade com vagas limitadas por ordem de chegada. 30 lugares.

16h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS QUE DÃO FRIOZINHO NA BARRIGA LOCAL: JARDIM FAZ DE CONTA I

16h 30

AUTÓGRAFO DE LIVROS LOCAL: LARGO DO AUTOR Escritor: José Miguel Wisnik


19|09 - SÁBADO

17h 17h

17h 30

HISTÓRIAS DE BERTOLINO E DA BONECA DANÇARINA ZILOCA LOCAL: JARDIM FAZ DE CONTA I

Para crianças a partir de 6 anos de idade.

6ª MESA: ACENDALHA COM ARNALDO ANTUNES E JOÃO BANDEIRA LOCAL: PONTO DE ENCONTRO Convidados: Arnaldo Antunes e João Bandeira

Em conversa com João Bandeira, Arnaldo Antunes lê poemas e discorre sobre os principais momentos de sua trajetória na música e na literatura.

Ingressos: Lugares limitados, retirada de ingressos na recepção do Pavilhão Central com 1h de antecedência.

ARNALDO ANTUNES

Poeta, cantor e compositor, Arnaldo integrou o grupo Titãs, com o qual gravou sete discos. Em carreira solo desde 1992, já lançou discos autorais solos e em projetos coletivos. Tem vários livros publicados no Brasil, entre eles: “As Coisas”, “40 Escritos” e “Como É Que Chama o Nome Disso”, na Espanha “Doble Duplo” e em Portugal “Antologia”.

JOÃO BANDEIRA

Tradutor e Coordenador de Artes Visuais do Centro Maria Antonia – USP. Autor de: “Princípio da Poesia” (Entretempo) e “Rente”, (Ateliê Editorial) entre outros; organizou os livros “40 Escritos” (Iluminuras) e “Outros 40” (Iluminuras), ambos de Arnaldo Antunes, com quem participou do grupo Poemix em espetáculos multimídia.


19h

19h

MOSTRA DE CURTAS LOCAL: CINEMA AO AR LIVRE

Exibição de curtas metragens inspirados na literatura, como “O velho e o mar” (The old man and the sea), inspirado na obra de Ernest Hemingway.

SARAU DE PRIMAVERA FCCR LOCAL: SALA DE LEITURA RÉGINALDO POETA Convidados: Dyrce Araújo, Erika Siqueira, Mirian Cris, Rossana Masiero e Zenilda Lua e o Trio que Chora.

Lançamento do livro de poemas “Amores e Outros Retalhos”.

19h 30

AUTÓGRAFO DE LIVROS LOCAL: LARGO DO AUTOR Escritor: João Bandeira

19h 30

TEATRO: MEMÓRIAS DO MUNDO LOCAL: ATRIUM DO PAVILHÃO SÃO JOSÉ Com o ator João Paulo Lorenzon

O monólogo não se concentra apenas nos aspectos biográficos do consagrado autor argentino Jorge Luís Borges, mas também em suas escritas mais oníricas e poéticas. Ingressos: Lugares limitados, retirada de ingressos na recepção do Pavilhão Central com 1h de antecedência.


19|09 - SÁBADO

21h - SHOW: A CASA É SUA com ARNALDO ANTUNES LOCAL: TOM DA FLIM Show musical intimista do cantor e compositor, acompanhado por dois músicos. O repertório passeia por canções de toda a sua carreira como: “Não vou me adaptar”, “O pulso”, “Consumado”, “Invejoso” e “Socorro”.


20|09 - DOMINGO

9h

9h 30

DEGUSTAÇÃO DE LEITURA LOCAL: JARDIM FAZ DE CONTA Para crianças e adultos.

CAÇA AO POEMA LOCAL: JARDIM FAZ DE CONTA Convidado: Grupo Passarinheiros Uma caminhada para encontrar poemas e trechos de histórias.

9h 30

OFICINA DE AUTOBIOGRAFIA LOCAL: VARANDA DA CRIAÇÃO NO PAVILHÃO SÃO JOSÉ Convidados: Luiz Brás

O autor do livro “Vitor e o Invisível”, Luiz Bras, e coordenador de oficinas de criação literária, Nelson de Oliveira, conduzirá a oficina para jovens de 12 à 18 anos

LUIZ BRAS

Doutor em Letras pela USP, Luiz Bras é ficcionista e coordenador de laboratórios de criação literária. Venceu duas vezes o Prêmio Príncipe de Cstwertskst, na categoria romance (2010) e na categoria conto (2014). Possui uma coluna mensal no jornal Rascunho, de Curitiba. 15 lugares. Vagas limitadas por ordem de chegada. Duração: 3 horas

10h

CAMINHADA POÉTICA: TINHA UM DRUMMOND NO MEIO DO CAMINHO LOCAL: AR LIVRE Convidado: Grupo de Teatro Toque de Arte

Saída em frente à Livraria


20|09 - DOMINGO 7ª MESA: O AUTOR COMO LEITOR LOCAL: PONTO DE ENCONTRO Convidados: Marcelino Freire, Roberto Taddei e Tiago Novaes

Os escritores conversam sobre suas experiências pessoais como leitores e autores, e discutem aspectos do ofício de escritor.

ROBERTO TADDEI

É escritor, professor e jornalista, autor dos romances “Existe e está aqui e então acaba” (Dobra) e “Terminália” (Prumo). É coordenador da pós-graduação em Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz e mestre em criação literária pela Columbia University.

MARCELINO FREIRE

É autor, entre outros, de “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial) e “Contos Negreiros” (Editora Record – Prêmio Jabuti 2006). No final de 2013, publicou seu primeiro romance “Nossos Ossos” (Record), publicado em três países, com o qual ganhou o prêmio Machado de Assis 2014 de Melhor Romance.

TIAGO NOVAES

Tiago Novaes é escritor, tradutor e doutorando em psicologia pela USP. Publicou o livro de contos “Subitamente: agora” (7Letras) e os romances “Os amantes da fronteira” (Dobra), “Estado Vegetativo” (Callis) e “Documentário” (Funarte), e organizou o livro “Terlúlia – Autor como Leitor” (Edições SESC).

marca

10h 30


11h

PIQUENIQUE LITERÁRIO LOCAL: TOM DA FLIM Show com Tiquequê

O espetáculo Toc Patoc é um misto de música, dança, teatro, brincadeiras tradicionais e narração de histórias. O repertório é composto por cantigas populares, de artistas contemporâneos e composições próprias, para animar o Piquenique Literário.

12h 30

AUTÓGRAFO DE LIVROS LOCAL: LARGO DO AUTOR Escritor: Marcelino Freire, Roberto Taddei e Tiago Novais

EXPOSIÇÕES NA FLIM | Local: Pavilhão São José

Horários: Aberturas: 19/09 (sábado) às 10h Exposições: 19/09 (sábado) e 20/09 (domingo) das 10h às 22h

URBAN SKETCHING | Convidados: Grupo Internacional Urban Sketchers

Os Sketching representam, por meio de desenhos, a maneira que enxergam e revelam suas comunidades, como turistas em suas próprias cidades.

FOTOGRAFIA SENAC | Convidados: Alunos Do Senac S. J. Campos

Perspectivas e olhares dos cenários de SJC, através dos registros fotográficos dos alunos de Formação Básica de Fotografia e Fotografia Digital Profissional.

TRAMAS DO PARQUE, ENTRE FIOS E MEMÓRIAS Convidados: Bordadeiras Do Vicentina

O bordado do livro é a representação das memórias afetivas das bordadeiras. Sua execução exigiu compartilhamento e cumplicidade. O trabalho foi orientado por Joana Salles e Priscilla Ballarin.


ESPAÇO POLIEDRO

O Colégio Poliedro e seus alunos prepararam uma programação especial para a FLIM 2015 HORÁRIO

ATIVIDADE 19/09/15 SÁBADO

9h às 9h30

Teatro: Alice no País das Maravilhas Peça teatral livre. Adaptação da obra de Lewis Carroll.

a partir das 9h

Linhas do Vale - um museu de nós Cobertura de imprensa do Linhas do Vale, um museu virtual que tem como objetivo “construir narrativas” através do método da História Oral e divulgá-las em uma plataforma digital.

a partir das 9h

Exposição: Minicontos Exposição de linguagem contemporânea para transmissão de sentimentos e sensações de forma concisa e objetiva.

a partir das 9h

Exposição: De provérbio em provérbio Um estudo sobre os provérbios, seus usos, para entender os modos como estão relacionados com a estruturas valores da sociedade.

9h às 14h

Museu vivo: escultura em argila e ofício Demonstrações do processo de construção de esculturas de argila

9h às 11h

Oficina: Foto na lata Para confecção de câmeras pinhole. Os participantes devem trazer uma lata de extrato de tomate ou de leite em pó com tampa.

10h às 10h30

Teatro: Alice no País das Maravilhas Peça teatral livre. Adaptação da obra de Lewis Carroll.

11h às 11h30

Teatro: Alice no País das Maravilhas Peça teatral livre. Adaptação da obra de Lewis Carroll.

11h30 às 12h

Sarau: Poesias Universais Apresentação cênica de poesias criadas com base no conceito de Aristóteles.


14h às 14h30

Teatro: Morte do Mané Bufão Uma divertida comédia escrita por Márcio Douglas.

14h30 às 15h

Teatro: Doente Imaginário Apresentação do II Ato da clássica comédia de Molière.

14h às 16h

Teatro Lambe-lambe: O Pequeno Príncipe Teatro de miniaturas inspirado no livro de Antoine de Saint-Exupéri, O Pequeno Príncipe.

15h30 às 16h

Teatro: Morte do Mané Bufão Uma divertida comédia escrita por Márcio Douglas.

16h às 16h30

Ritmos Brasileiros O percussionista Victor Alves conduzirá uma aula-espetáculo. Traga o seu instrumento musical!

16h30 às 19h

2º Sarau da Catarina Palco aberto para exposição de textos, daça, canto e literatura. Venha!

20/09/15 DOMINGO 9h às 9h30

Teatro: Morte do Mané Bufão Uma divertida comédia escrita por Márcio Douglas.

9h30 às 10h

Teatro: Alice no País das Maravilhas Peça teatral livre. Adaptação da obra de Lewis Carroll.

10h às 11h 11h às 11h30

Roda de Conversa: O jovem e a literatura Mesa redonda com os autores Kate Willians, Érica Turci, Diego Kerber e Caroline Martins e a mediação será feita por Marília Eira. Esquete: Palha-ass(ç)ada ou frita Venha rir e reavivar as mágicas do circo através de esquetes tradicionais de palhaço.


PROGRAMAÇÃO RESUMIDA FLIM 18 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA) HORÁRIO

ESPAÇO

ATRAÇÃO

19h

PONTO DE ENCONTRO

CERIMÔNIA DE ABERTURA

19h15

PONTO DE ENCONTRO

1ª MESA: LITERATURA PARA QUÊ? OS DESAFIOS DA LITERATURA.

20h30

CINEMA AO AR LIVRE

MOSTRA DE CURTAS

21h15

LARGO DO AUTOR

AUTÓGRAFO DE LIVROS | ESCRITORES DA 1ª MESA

21h30

TOM DA FLIM

A FLOR DO MANDACARU | Show Literomusical com tradução em libras 19 DE SETEMBRO (SÁBADO)

9h

PONTO DE ENCONTRO

2ª MESA: RUMOS DA LITERATURA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

9h

SALA DE LEITURA

MÚSICA PRA BEBÊS

9h

JARDIM FAZ DE CONTA

MOMENTO PLANTAR

10h30

PONTO DE ENCONTRO

3ª MESA: MEMÓRIAS AFETIVAS

11h

JARDIM FAZ DE CONTA

DEGUSTAÇÃO DE LEITURA

11h

JARDIM FAZ DE CONTA

CORDEL E OFICINA DE ISOGRAVURA

12h30

LARGO DO AUTOR

AUTÓGRAFO DE LIVROS | ESCRITORES DA 2ª MESA e 3ª MESA

14h

PONTO DE ENCONTRO

4ª MESA: ARQUITETURA E URBANISMO DO VALE DO PARAÍBA

14h

JARDIM FAZ DE CONTA

CANTIGAS E RITMOS DO BRASIL

14h

PAVILHÃO SÃO JOSÉ

OFICINAS DE HQ

15h

LARGO DO AUTOR

AUTÓGRAFO DE LIVROS | ESCRITOR DA 4ª MESA


15h

PONTO DE ENCONTRO

5ª MESA: A POESIA DA VOZ

15h

JARDIM FAZ DE CONTA

OFICINA DE CARTAS

16h 16h30 17h

JARDIM FAZ DE CONTA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS QUE DÃO FRIOZINHO NA BARRIGA

LARGO DO AUTOR

AUTÓGRAFOS COM ESCRITORES DA 4ª E 5ª MESAS

JARDIM FAZ DE CONTA

HISTÓRIAS DE BERTOLINO E DA BONECA DANÇARINA ZILOCA

17h30

PONTO DE ENCONTRO

ACENDALHA COM ARNALDO ANTUNES E JOÃO BANDEIRA

19h

CINEMA AO AR LIVRE

MOSTRA DE CURTAS

19h

SALA DE LEITURA

SARAU DE PRIMAVERA

19h30

LARGO DO AUTOR

AUTÓGRAFO DE LIVROS com JOÃO BANDEIRA

19h30

PAVILHÃO SÃO JOSÉ

Teatro: MEMÓRIAS DO MUNDO

21h

TOM DA FLIM

Show musical com ARNALDO ANTUNES

9h

JARDIM FAZ DE CONTA

DEGUSTAÇÃO DE LEITURA

9h30

JARDIM FAZ DE CONTA

CAÇA AO POEMA

20 DE SETEMBRO (DOMINGO)

10h

AR LIVRE

CAMINHADA POÉTICA: TINHA UM DRUMMOND NO MEIO DO CAMINHO

10h

PAVILHÃO SÃO JOSÉ

OFICINA DE AUTOBIOGRAFIA com Luiz Brás

10h30

PONTO DE ENCONTRO

7ª MESA: O AUTOR COMO LEITOR

11h 12h30

TOM DA FLIM

PIQUENIQUE DE LEITURA. SHOW COM TIQUEQUÊ

LARGO DO AUTOR

AUTÓGRAFO DE LIVROS | ESCRITORES DA 7ª MESA


AGRADECIMENTOS A segunda edição da FLIM agradece aos 16.000 expectadores, apoiadores, autores e artistas que compareceram à primeira edição e apropriaram-se deste projeto cultural, ampliando e enriquecendo suas possiblidades para 2015. Agradecemos a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, as Secretarias de Educação, Assessoria de Planejamento, de Comunicação, de Promoção da Cidadania, e aos parceiros Sesc, Senac, Sesi e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Agradecemos também os patrocinadores da iniciativa privada: Colégio Poliedro, Construtora Tavares Filho, Instituto de Oncologia do Vale, Vinac Consórcios; apoio do Laboratório Quaglia, D’alê Imóveis, NipBr, Meu & Seu, Líquido, Restaurante Haruf, Unimed, Água Monteiro Lobato; e a promoção do jornal O Vale e rádio Jovem Pan; entidades que acreditam na cultura como ferramenta de transformação da sociedade e ajudaram a viabilizar a FLIM 2015.


Programação FLIM 2015  

Confirma a programação completa da FLIM 2015 - A Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha!

Programação FLIM 2015  

Confirma a programação completa da FLIM 2015 - A Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha!

Advertisement