Page 1

PR O G RAM A ÇÃ O


ÍNDICE Programação Principal..........p.6 Quintal das Letras..........p.28 Programação Tá aFLIM...........p.40 Oficinas..........p.49 Transite FLIM..........p.53 Mapa da FLIM..........p.62 Serviço FLIM..........p.63 Ficha Técnica..........p.64 Informações Importantes: A FLIM é um evento democrático e acessível; contempla a gratuidade e o atendimento a todas as pessoas. A programação está disponível em braile e as Mesas Literárias têm tradução simultânea em libras, a Linguagem Brasileira de Sinais. As atividades com lugares limitados ocorrem por ordem de chegada. Consulte a programação. As Mesas Literárias possuem lugares limitados e serão distribuídas senhas com 60 minutos de antecedência do início. O local de distribuição será na lateral da Sala de Leitura Réginaldo Poeta, ao lado da Tela de Cinema. Limite de um ingresso por pessoa. Facebook/flim.sjc www.pqvicentinaaranha.org.br/flim


Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de São José dos Campos e GERDAU convidam:


A FLIM já tem esta vocação. Desde que nasceu há quatro anos. Digo: já possui esta filosofia de misturar filosofias. Conectar as artes. Não deixar que a literatura fique só no papel. Que ela ultrapasse a página. E saia para outras frentes de expressão. E de batalha. O que a FLIM 2017 está fazendo é reforçar essa linha. É adentrar ainda mais as entrelinhas. Cruzar os parágrafos. Atingir outros pontos. Ir além, em diferentes margens e cantos. Daí chegamos unidos ao conceito deste ano, o de Translinguagens. Isso que celebra as leituras múltiplas. Que tenta enxergar todas as vertentes. Que vai além e sempre. Acreditamos que um festival literário precisa oxigenar-se para continuar respirando. Em tempos de ares tão confusos, não é pouco o que desejamos. Irmanados, resistimos. Persistimos, existimos todos juntos. Nós que, não importa de qual arte, somos sobretudo leitores, agitadores de um mesmo mundo. Leituras essas, diversas, que se encontrarão dentro de um mesmo acontecimento, no centro de uma página, no refrão de uma música, no risco de um desenho, na cena de um filme. É tudo nosso e misturado. Eis a transformação. Começando a partir dos convidados e convidadas, da presença da nossa apresentadora oficial, a jornalista Adriana Couto, dos estudantes e das estudantes que chamamos para abrir cada mesa de debate, dos frequentadores e frequentadoras do Parque Vicentina Aranha, de cada um que nos ajudará a fazer este festival acontecer. A FLIM somos nós – e também de quem mais aparecer. Boa festa e abração agradecido e fraterno, meu e de toda essa maravilhosa e transinspiradora equipe. Marcelino Freire – Curador convidado da FLIM 2017


T RANS LINGU A G NS Mediadora Convidada Adriana Couto A mediadora oficial da FLIM 2017 é Adriana Couto. Graduada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), ela é apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura. Também é ativista social desde a graduação e trabalha com temas ligados à história e à cultura AfroBrasileira. O cinema, a literatura, as artes plásticas, o teatro sempre permearam seu cotidiano e sua formação.


6


SEXTA NA FLIM 15/09 19h

Cerimônia de Abertura Ponto de Encontro

TRANSLINGUAGENS, ALGUMAS LEITURAS Ponto de Encontro Convidados: Alice Ruiz, Roberta Estrela D’Alva, Andréa Del Fuego e Marcelino Freire Leitora Anfitriã: Laís Silva Pitombo Abrindo as portas, Marcelino Freire, escritor e curador da FLIM 2017, dará as boas-vindas em nome da Festa a todos os convidados e público, comandando leituras com a participação especial da poeta e letrista Alice Ruiz, da escritora e rapper Roberta Estrela D’Alva, apresentadora do programa Manos e Minas da TV Cultura, e da escritora Andréa Del Fuego, autora vencedora do Prêmio Saramago de Literatura. A cada mesa da FLIM, teremos um leitor ou leitora convidado(a) para abrir o bate-papo, lendo um trecho de um clássico ou de nossa literatura contemporânea. Convidamos como a leitora anfitriã Laís Silva Pitombo do 3 ª ano da Escola Estadual Moabe Cury.

7

C E N T R A L


Marcelino Freire Publicou, entre outros, os livros: “Contos Negreiros” (Editora Record – Prêmio Jabuti 2006); “Angu de Sangue” (Ateliê Editorial ); “Nossos Ossos” (Record), com o qual ganhou o Prêmio Machado de Assis 2014 de Melhor Romance pela Biblioteca Nacional. Criador da Balada Literária, evento que, desde 2006 reúne escritores, nacionais e internacionais, na cidade de São Paulo. Roberta Estrela D’Alva

Foto: Marcus Steinmeyer

Atriz-MC, diretora musical, pesquisadora, slammer e apresentadora do programa Manos e Minas da TV Cultura, Roberta Estrela D’Alva é Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Interpretação pela USP e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo Frente 3 de Fevereiro. É idealizadora e slammaster do ZAP! Zona Autônoma da Palavra, primeiro campeonato de poesia brasileiro e autora do livro “Teatro Hip-Hop, a performance poética do ator-MC” (Perspectiva).

8


Alice Ruiz C E

Foto: Rafael Roncato

N Poeta e haikaísta, Alice Ruiz tem T R 24 livros publicados, entre poesia, A L traduções e uma história infantil. Alguns de seus primeiros poemas foram publicados somente em 1984, quando lançou “Pelos Pêlos” (Brasiliense). Já ganhou vários prêmios, incluindo o Jabuti de Poesia, de 1989, pelo livro “Vice Versos” (Brasiliense), e o Jabuti de Poesia, de 2009, com o livro “Dois em Um” (Iluminuras). Possui mais de 50 canções gravadas por parceiros e intérpretes. Lançou, em 2005, seu primeiro CD, o Paralelas, em parceria com Alzira Espíndola, pela Duncan Discos, com as participações especialíssimas de Zélia Duncan e Arnaldo Antunes.

Andréa Del Fuego Nasceu em São Paulo, em 1975. É autora da trilogia de contos “Minto enquanto posso” (O Nome da Rosa), “Nego tudo” (Dulcinéia Catadora) e “Engano Seu” (O Nome da Rosa). Escreveu também os contos juvenis “Sociedade da Caveira de Cristal” (Scipione) e “Quase Caio” (Escala Educacional). Em 2011, seu primeiro romance, “Os Malaquias” (Língua Geral), foi ganhador do Prêmio Saramago, e finalista dos Prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti. 9


20h30

15/09

Palco Tom da FLIM UM RECITAL PARA ARIANO COM ANTONIO NÓBREGA Tom da FLIM

Um show em forma de recital em que Antonio Nóbrega homenageia o amigo, mestre e parceiro Ariano Suassuna por meio de romances, poemas, martelos agalopados, sambas, baiões, excelências, toques instrumentais, etc. Um repertório não só marcado pelo “mundo sertão”, tão caro a Ariano, mas também pela riqueza poética e musical brasileira tão presente em sua literatura.

Foto: Dudu Schnaider

Essa viagem musical passa por romances como A Nau Catarineta, A Filha do Imperador do Brasil, pelas canções O Rei e o Palhaço, Canudos e por peças instrumentais como Rasga, Ponteio Acutilado e Mourão, entre outras tantas obras inspiradas no onírico e multifacetado mundo literário de Suassuna. Essas canções e músicas instrumentais são entremeadas por falas, reflexões e histórias que marcam a convivência entre ambos e, sobretudo, refletem a visão de Nóbrega sobre o Cavaleiro da Alegre Figura, como ele gosta de se referir ao mestre.

10


C E N T R A L

SÁBADO NA FLIM 16/09

11


10h

1ª Mesa Literária: TRANSITANDO DA MESA À MUSICA

16/09

Ponto de Encontro Convidados: Antonio Nóbrega, Alice Ruiz e Jotabê Medeiros com a mediação de Adriana Couto. Leitora Anfitriã: Samantha Cardoso. Como cantar um verso, escrever uma música, misturar palco e parágrafo, dar conta de uma história dividida entre a literatura, o teatro, os leitores, a plateia. Convidamos como leitora-anfitriã Samantha Cardoso, estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Poliedro, integrante do projeto Linhas do Vale e do grupo de teatro da escola.

12


Antonio Nóbrega Nóbrega nasceu em Recife, em 1952. Entre 1968 e 1970, já participava como violinista da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Sinfônica do Recife. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de uma música de câmara brasileira de raízes populares. Fruto do seu envolvimento com o universo da cultura popular brasileira, a partir de 1976, começou a desenvolver um estilo próprio de criação em artes cênicas e música. A lista dos seus espetáculos é longa, dentre eles estão A Bandeira do Divino, A Arte da Cantoria, O Maracatu Misterioso, O Reino do MeioDia, Figural, Brincante. Jotabê Medeiros Atuou por cerca de 20 anos como repórter de cultura do Caderno 2 do Jornal O Estado de S.Paulo, onde consagrou-se como um crítico de música preciso. Sua carreira inclui passagens pela revista Veja São Paulo, Folha de S.Paulo e a rede de televisão CNT/Gazeta. Na FLIM, Jotabê Medeiros lança a biografia “Um Rapaz LatinoAmericano” (Todavia), sobre a vida e obra de Belchior.

13

C E N T R A L


14h

2ª Mesa Literária: TRANSCOMUNICAÇÕES

16/09

Ponto de Encontro Convidados: Clarice Freire, Pedro Gabriel e Clarice Sabino com a mediação de Adriana Couto. Leitora Anfitriã: Renata Ariadne Furtado da Rosa O livro não está parado na estante, caiu na rede, circula em várias mãos, vive hiperlinkado, de olho a olho com o leitor, ganhando outras formas de leitura e comunicação. Como leitora-anfitriã convidamos a estudante Renata, que cursa o 3° ano do Ensino Médio na E.E. Armando D’Oliveira Cobra em São Francisco Xavier – distrito de SJC.

Clarice Freire É escritora e redatora publicitária por formação pela PUC Pernambuco e Universidade de Valladolid, na Espanha, com aprofundamento em criatividade pela Brother Escuela de Creativos, de Buenos Aires. Criadora da página Pó de Lua, nela escreve e desenha sua poesia com pensamentos delicados, humor sutil e traço despretensioso. Lançou o livro “Pó de Lua” (Intrínseca) e “Pó de Lua nas Noites em Claro” (Intrínseca). Sua técnica tem sido definida como visual writing. 14


Pedro Gabriel

Foto: Leo Aversa

Pedro nasceu e cresceu no continente africano. É publicitário, formado pela ESPM-RJ, e autor dos livros “Eu me chamo Antônio” (Intrínseca); “Segundo – Eu me chamo Antônio” (Intrínseca); e “Ilustre Poesia” (Intrínseca). Em outubro de 2012, lançou a página Eu me chamo Antônio para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites cariocas, transformando o distanciamento de sua língua materna em poesia.

Clarice Sabino A jovem escritora de 19 anos, Clarice Sabino desponta nas redes sociais com poemas autorais, muitos deles no formato de haikais. Sobrinhabisneta do escritor mineiro Fernando Sabino, Clarice carrega desde a infância a necessidade de escrever. Seus versos despretensiosos brincam com as palavras inspirados no cotidiano.

15

C E N T R A L


16h

3ª Mesa Literária: TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO

16/09

Ponto de Encontro Convidados: Ignácio de Loyola Brandão e os leitores Maria Eduarda Raymundo e Luiz Felipe Santos Nascimento com a mediação de Adriana Couto. Onde estão os novos leitores, como leem os clássicos, de que maneira percebem o mundo, qual diálogo mantêm hoje com os seus autores preferidos? Adriana Couto conversa com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, que será sabatinado pelos estudantes Maria Eduarda Raymundo e Luiz Felipe Santos Nascimento, leitores recentes do romance “Zero”. Maria Eduarda acaba de completar 16 anos, é bolsista do Ismart e aluna do segundo ano do ensino médio do Colégio Poliedro. Faz parte do Piquenique de Leitura do Parque, um círculo de leitura espontâneo que se reúne no Parque uma vez ao mês. Luiz Felipe Santos tem 20 anos. Estudou na Escola Municipal Professora Ruth Nunes da Trindade e na Escola Estadual Professor Nelson do Nascimento Monteiro, quando participou do INIC Júnior nos anos de 2014 e 2015 e decidiu ser jornalista. Atualmente, cursa o 4º Semestre de Jornalismo na Universidade do Vale do Paraíba/Univap.

16


Ignácio de Loyola Brandão Romancista, contista, cronista, jornalista, Ignácio de Loyola Brandão tem mais de 40 livros publicados, entre romances, contos, crônicas, viagens e livros infantis. Consagrou-se, em meados da década de 1970, como uma das principais vozes da geração literária que estreou depois do golpe militar de 1964. Entre seus romances mais conhecidos estão “Bebel que a cidade comeu”(Global), “Zero” (Global), “Não verás país nenhum” (Global), “O beijo não vem da boca” (Global), “Dentes ao sol” (Gobal) e “O anônimo célebre (Global)”. Suas dezenas de obras publicadas já foram traduzidas em mais de sete idiomas e, em 2016, premiadas em seu conjunto com o Prêmio Machado de Assis pela Academia Brasileira de Letras (ABL).

17

C E N T R A L


18h

16/09

4ª Mesa Literária: TRANSFORMAÇÕES Ponto de Encontro Convidados: Laerte Coutinho, Ana Maria Gonçalves com a mediação de Adriana Couto. Leitora Anfitriã: MC Preta Ary

Como a arte que fazemos transforma o mundo à nossa volta, como somos transformados pela arte que fazemos, até que ponto somos donos de nosso destino? Como leitora-anfitriã convidamos a poeta e MC Preta Ary do grupo de Rap D’Origem. Ana Maria Gonçalves Nasceu em Ibiá, MG, em 1970. Trabalhou com Publicidade até 2001, quando se mudou para a Ilha de Itaparica e escreveu “Ao lado e à margem do que sentes por mim” (Borboletas) e “Um defeito de cor” (Editora Record), ganhador do Prêmio Casa de las Américas (Cuba, 2007). Já publicou em Portugal, Itália e nos EUA, onde ministrou cursos e palestras sobre relações raciais e fez residência em universidades. Mora em São Paulo, onde escreve também para teatro, cinema e televisão. 18


Laerte Coutinho C E

Foto: Cláudia Ferreira

N É autora de quadrinhos, cartuns e charges, considerada uma T R das artistas mais importantes nesta área no país. É uma das A L criadoras da Revista Balão e da empresa Oboré. Publicou trabalhos em O Estado de S.Paulo, na Folha de S. Paulo, em O Pasquim e em várias revistas. Foi autora da revista Piratas do Tietê. Participou da redação de programas de tevê da Rede Globo: “TV Pirata”, “TV Colosso”, “Sai de Baixo”. Publicou os livros Modelo Vivo (Boitempo), Muchacha (Companhia das Letras) e Vizinhos (Charlote), entre outros. Apresentou o programa “Transando com Laerte”, no Canal Brasil. Participou do curta “Vestido de Laerte”, de Claudia Priscila e Pedro Marques; e do longa “Laerte-se”, de Lygia Barbosa e Eliane Brum.

19


20h30

Palco Tom da FLIM AS BAHIA E A COZINHA MINEIRA

16/09

Depois do sucesso da turnê Mulher, que circulou por todo o Brasil em 2016 e durante o primeiro semestre de 2017, a banda As Bahias e a Cozinha Mineira entrou em estúdio, muito bem acompanhada pelos produtores musicais Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, para gravar seu novo álbum, BiXa, já bastante aguardado pelo público e imprensa. Lançado há pouco mais de 10 dias, a FLIM recebe o lançamento do álbum que apresenta uma nova sonoridade ao trabalho do grupo. Atentas aos sintetizadores e aos sons da cidade, homenageiam a natureza, a palavra, o som, o lirismo, a cor. Um show dançante, tropical, colorido. BiXa é purpurina, é dancing, é contra-cultura, é Bicho. É vida que dança em meio ao caos da cidade e à clausura das normas.

20


C E N T R A L

DOMINGO NA FLIM 17/09

21


10h

17/09

5ª Mesa Literária: TRANSITAR ENTRE OS MEIOS Ponto de Encontro

Convidados: Mariane Bigio, Tenório Cavalcanti, Fabrício Cunha, Washington Cucurto com mediação de Marcelino Freire. Leitora Anfitriã: Ana Paula Fávero Sant’Ana Como construir os próprios caminhos, fazer o livro circular, conquistar leitores, não esperar pelas grandes editoras. A convidada anfitriã é a estudante Ana Paula de 16 anos e que cursa o 2° ano na ETEC. Mariane Bigio Escritora, contadora de histórias, cantora e radialista pernambucana. Tem 6 livros infantis publicados, além de dezenas de cordéis e participações em coletâneas de poesia. Especialista em Literatura de Cordel escrita para crianças, integra o projeto Cordel Animado, um espetáculo infantil que mistura cordel, teatro, música e sonoplastia. Também é cantora da banda infantil “Bandalelê” e apresentadora da Rádio Matraquinha, transmitida pela Rádio Folha de PE. Foto: Jonas Araújo

Fabricio Cunha Cronista e contista do cotidiano, Fabricio Cunha mora em São José dos Campos, onde nasceu e cresceu. Graduado em Ciências Sociais e Teologia e pós-graduado em Urbanidade, ministrou palestras sobre relações humanas e espiritualidade em todo o país. Atuou como professor em graduação e pós-graduação em diversas disciplinas de Ciências Humanas. Autor de “Eu, Tu, Ele, Eles” (Reflexão) e “Juro que tentei” (Ofício das Palavras). Já participou de antologias e compêndios sobre história e espiritualidade.

22


Washington Cucurto O argentino Washington Cucurto é poeta, editor e artista plástico. Expôs suas obras em diversos museus da Argentina, Europa e Estados Unidos. Como editor fundou o selo editorial Eloisa Cartonera, um selo independente que se dedica à fabricação de livros utilizando papelão das ruas para suas capas. Como escritor, publicou 50 títulos entre poesia e narrativa, dos quais se destacam “Coisa de Negros” (Rocco), o único publicado no Brasil e o primeiro sucesso internacional de Washington Cucurto, que lhe valeu o prêmio de melhor romance publicado na Argentina em 2003. Cucurto já esteve no Brasil como convidado da XIII Bienal Internacional do Rio de Janeiro e tem livros traduzidos para o alemão, inglês, francês e finlandês. Tenório Cavalcanti Nascido em Pernambuco, Tenório começou a se interessar por literatura ainda menino. Aos 15, já publicava os primeiros versos em jornais locais. Imerso em um rico balaio cultural do interior do Nordeste, cresceu entre artistas e poetas, trazendo suas cores e ritmos como influência para a sua escrita. Também publicitário premiado nacional e internacionalmente, vive em São José dos Campos e é autor de “Orgias Textuais” (Saraiva, 2015), “Talagadas” (Lura, 2016) e “Ô de dentro!” (Lura, 2017); prepara o lançamento do romance “A última parede do labirinto”, previsto para 2018.

23

C E N T R A L


11h

17/09

Palco Tom da FLIM PIQUENIQUE NO PARQUE BANDA MIRIM

A música no domingo é inspiradora para um bom Piquenique no Parque e a Banda Mirim é a convidada desse ano. Em comemoração aos 13 anos de teatro e música, a Banda Mirim traz ao Piquenique no Parque o show Música para Criança? No repertório, músicas dos espetáculos Felizardo, House e Cuidado - gravadas nos CDs Primeira Cartilha e Segunda Cartilha e novas canções como Tatu, Pelúcia, Festa e a inédita Vai Encarar alegrarão a manhã da criançada e dos adultos. A trupe conta com Alexandre Faria, Claudia Missura, Edu Mantovani, Lelena Anhaia, Nina Blauth, Nô Stopa, Olívio Filho, Simone Julian e Tata Fernandes (também diretora musical), produção executiva de Andrea Pedro e direção de Marcelo Romagnoli. Uma das trupes mais premiadas do teatro e da música dedicada ao público infantil e juvenil, a Banda Mirim é vencedora de 21 prêmios, contabiliza aproximadamente 900 apresentações, quatro CDs, três livros, quatro DVDs, dois especiais para televisão, duas revistas, uma série em jornal.

24


C E N T R A L

Foto: Andrea Pedro

25


17/09

14h

6ª Mesa Literária Especial de Encerramento: TRANSGÊNEROS ARTÍSTICOS Ponto de Encontro Convidados: Chico César, Carlos Rennó, participação especial de Ariabo Kezo com a mediação de Adriana Couto. Leitor Anfitrião: Paulo Henrique Marques de Souza Correia dos Santos da UNIFESP. Como ser cantor e compositor, compositor e escritor, escritor e letrista, poeta e músico, artista e ativista, autor e leitor. Uma mesa em homenagem ao escritor e letrista Carlos Rennó, também presente, nascido em São José dos Campos. Chico César Nascido no interior da Paraíba, aos dezesseis anos Chico César foi para a capital João Pessoa, onde se formou em jornalismo pela UFPB. Pouco depois, mudou-se para São Paulo. Trabalhando como jornalista e revisor de textos, aperfeiçoouse em violão, multiplicou suas composições e começou a formar o seu público. Sua carreira artística tem repercussão internacional. Lançou oito álbuns gravados em estúdio, sendo seu último trabalho, “Estado de Poesia” (2015), uma união da riqueza dos ritmos brasileiros à sonoridade universal. 26


Carlos Rennó C E

Foto: Paula Marina

N Letrista, produtor e jornalista. Despontou T R nos anos 1980 ao lado de Tetê Espíndola A L e Arrigo Barnabé. Seus parceiros mais frequentes são Lenine, Chico César, Pedro Luís, Moska e Zé Miguel Wisnik. Tem canções gravadas por Gal Costa, Roberta Sá, Chico César, Lenine, Elza Soares, entre outros. Produziu o CD com musicalizações de versos do livro “A Canção do Divino Mestre” (Cia das Letras), tradução do “Bhagavad Gita” do tropicalista Rogério Duarte. É organizador do livro “Gilberto Gil – Todas as Letras” (Companhia das Letras) e autor do livro “O voo das Palavras Cantadas” (Dash Editora). Lançou pela causa indígena a longa canção (110 versos) “Demarcação Já” em parceira com Chico César e gravada por 23 cantores, entre eles Gilberto Gil, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Criolo, Arnaldo Antunes, Nando Reis e Zeca Baleiro.

Participação especial de Ariabo Kezo Filho da sociedade Balatiponé, muito conhecida como Umutina, de MT. Como estudante e militante das causas indígenas, representou a UFSCAR no Fórum Permanente sobre Questões Indígenas das Nações Unidas em NY. Participou como protagonista do Curta-metragem “Chegamos Antes”, e no festival de Amazônia deste ano venceu o prêmio de melhor ator. Em 2015 escreveu e ilustrou o livro “Boloriê: A origem dos Alimentos.” 27


28


SÁBADO NA FLIM 16/09

9h às 10h

Biblioteca ao Ar Livre Faixa etária: Livre Uma biblioteca passeante para uma gostosa leitura no Parque. 9h às 11h

Teatro Lambe-lambe: O Pequeno Príncipe e Dom Quixote Com o Colégio Poliedro SJCampos Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre Conhecido como teatro de miniaturas, o Lambe-lambe é uma linguagem animada apresentada em caixas cênicas. Obra inspirada no livro de Miguel de Cervantes, “Dom Quixote de La Mancha”, e no clássico infantil “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry. 10h às 10h30

Oficina de Artes: As cores de Holton Rower Com o Colégio Poliedro SJCampos Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre Uma vivência de tall painting, ou seja, de arte escorrida. O que aconteceria se as cores resolvessem seguir o seu próprio caminho? Talvez essa tenha sido a pergunta que o artista plástico Holton Rower se fez. O resultado são incríveis espirais psicodélicas de tons. 29

QU I N T A L


9h30 às 10h30

Mesinha literária: Leituras de Cordel com Crianças

16/09

Foto: Danilo Ferrara

Com EMEI Profº Mário Campaner Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre

O Projeto Crianças Autoras foi desenvolvido com alunos do Pré-II, devido ao amplo repertório literário que apreciaram durante a educação Infantil. Nessa faixa etária, os pequenos se encantam com as rimas e a sonoridade das palavras, pensando nisso, foi escolhida a literatura de cordel para ser trabalhada com os alunos. As histórias foram inventadas pelas próprias crianças que também fizeram as ilustrações e depois aprenderam a xilogravura (adaptada para a isoporgravura) para ilustrarem e construírem 6 cordéis encantados do Mário Campaner. A FLIM irá conversar com alunos que representam seus colegas, já que cada cordel foi feito por todos os alunos da sala de aula. Equipe Gestora do Projeto “Cordel Encantado do MC” do EMEI Profº Mario Campaner Orientadora: Joseane Amâncio Pinto | Diretora : Keina Mendes Leite Passos | Professoras da Sala de Interativa: Jacqueline de Almeida Brayner e Giani Escobar Kawakami Harrop Galvão. 30


10h às 11h

Oficina: Inventando histórias com Eda Nagayama e Miguel Anselmo Local: CPFAO 25 participantes por ordem de chegada Faixa etária: a partir dos 7 anos A atividade propõe experimentar a criação de histórias, narrativas literárias ficcionais curtas, a partir da temática do medo na perspectiva infantil, utilizando o imaginário, atividades e improvisações dos participantes. 10h às 12h

Oficina: Gastronomia para Crianças Local: CPFAO Turma I (10h às 11h) – 5 a 7 anos Turma II (11h às 12h) – 7 a 10 anos 15 participantes por turma, por ordem de chegada. A consultora gastronômica e docente do Senac SJC, Lilian Slobodzian, ministra esta oficina de culinária infantil. Lilian é formada em Hotelaria pelo Centro Universitário Senac e pós-graduada em Segurança dos Alimentos pela mesma instituição.

31

QU I N T A L


11h às 12h

Show: É só imaginar... com Li Maria

16/09

Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre É só imaginar... Música, teatro, dança, brincadeiras e histórias vão despertar os bons sentimentos e a essência infantil, um momento especial para crianças e adultos.

12h30 às 14h

Biblioteca ao Ar Livre Faixa etária: Livre Uma biblioteca passeante para uma gostosa leitura no Parque.

32


14h às 15h

Oficina: Bolhas de Sabão Gigante com Coletivo Circo no Quintal Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre 30 participantes por onde de chegada

QU

Nesta oficina as crianças são I N convidadas a confeccionarem T A seu “equipamento” com materiais L reutilizáveis, produzindo um brinquedo sustentável. Aos poucos, contra o vento, as lindas e mágicas bolhas de sabão gigante vão se formando, despertando emoções nos pequenos e nostalgia nos adultos. 14h às 15h

Recreação: Brincadeiras tradicionais Como nossos pais brincavam Com o Colégio Poliedro SJC Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre 15h às 15h30

Raízes da Leitura

Com o Colégio Poliedro SJC Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre O projeto nasceu do desejo de experimentar e compartilhar as possibilidades de contar histórias; e têm como ponto de partida a leitura da obra de Clarice Lispector.

33


15h30 às 16h

Na Casa da Vó

16/09

Com o Colégio Poliedro SJC Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre Causos, anedotas, lendas regionais e urbanas... a partir da pesquisa de narrativas da cultura popular brasileira, o projeto reúne as histórias transformadas em textos dramáticos. 16h às 17h

Espetáculo: Cordel Animado com Mariane Bigio e Milla Bigio Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre

Mariane Bigio é uma entusiasta da palavra. Pernambucana do Recife, tornou-se escritora, contadora de histórias, cantora e radialista. Acompanhada pela multi-instrumentista Milla Bigio, a dupla apresenta o espetáculo infantil que mistura cordel, música e sonoplastia, utilizando teatro de bonecos, mamulengo, fantoches e outros recursos cênicos. 34


17h às 17h30

Lançamento do livro infantil: As Janelas de Karina Müller Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre Karina Müller Rufino é atriz, escritora e jornalista pós-graduada em Jornalismo Literário da ABJL/SP. A obra, que conta com ilustrações do artista plástico venezuelano Mayro Toyo, convida o leitor a encontrar vida e beleza além de casas e edifícios e descobrir a cidade de um jeito diferente. 17h30 às 18h

Caça aos Poemas com o Grupo Passarinheiros Local: Caminhada itinerante partindo do Quintal das Letras Faixa etária: Livre O grupo conduzirá a brincadeira como num cortejo musical, e dará pistas para que as crianças encontrem os poemas e trechos de diversos autores.

35

QU I N T A L


DOMINGO NA FLIM 17/09

9h às 10h

As histórias do Tio Dan: Contando, cantando e encantando Tio Dan e Tio Cabeleira, com ajuda de instrumentos musicais, divertem crianças e adultos em uma contação de histórias que viaja por contos, trava-línguas, parlendas e cantigas populares. 10h às 10h30

Apresentação Musical: Integra e Convidados Com Integra Centro de Referência da Pessoa com Deficiência Show repleto de canções do universo infantil em ritmo de samba, blues, baião, maracatu, com a participação de músicos da cidade, entrevistas ao vivo, intervenções de dança e teatro. Foto: Danilo Ferrara

36


10h às 11h

Oficina de Graffiti para crianças: Tubão Arte e Graffiti Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre 20 participantes por ordem de chegada a partir de 7 anos QU

O produtor executivo do Sombrero I N Coletivo e arte-educador Alan T A de Oliveira (Tubão), começou a L desenvolver suas intervenções em 2009. Nesta oficina, ele apresenta aos pequenos o universo do Graffiti através das técnicas de Stencil, os incentivando a expressar seus sentimentos e ideias com originalidade. 10h30 às 11h

Teatro: Cordel de Filó com Grupo Artepão Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre Filó é uma simpática cearense que com carisma e simplicidade leva o público a uma viagem pelo fantástico universo da cultura popular nordestina teatralizando a literatura de Cordel, apresentando cordéis com histórias que variam do cômico ao dramático, sempre na rima e no ritmo característico da poesia popular nordestina.

37


11h às 12h

Show: Música para Criança? com a Banda Mirim

17/09

Local: Palco Tom da FLIM Faixa etária: Livre Mais informações na página: 24 11h às 14h

Biblioteca ao Ar Livre Faixa etária: Livre Uma biblioteca passeante para uma gostosa leitura no Parque 14h às 15h

Espetáculo circense: O Palhaço e a Bailarina com Circo Di Nome Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre A magia e poesia do circo itinerante apresentam ao público, que é parte da cena, o divertido e habilidoso mundo circense com músicas, malabarismos e acrobacias.

38


15h às 16h

Contação: Pé de Sonho e Outras Histórias com Grupo Êba Local: Quintal das Letras Faixa etária: Livre Mais que encantar, o espetáculo busca estreitar o vínculo afetivo através do livro e da contação de histórias. Todas as histórias são narradas em LIBRAS e com acompanhamento percussivo e visual.

39

QU I N T A L


40


PROGRAMAÇÃO TÁ aFLIM QUINTA PRÉ FLIM 14/09 19h

Lançamento do livro: “Cerveja com Design” Local: Transite Flim Inscrições limitadas pelo telefone (12) 3911-7090 A Editora Senac lança o livro Cerveja com Design. Nele, os autores José Marcio Fernandez Cunha e Miriam Gurgel abordam a cerveja e todos os aspectos que envolvem a experiência do consumidor com a bebida, como as diferenças nos ambientes em que ela é servida ao redor do mundo, como os bares, botecos, botequins, pubs, tavernas, brewhouses, entre outros.

41

TÁ aF L I M


PROGRAMAÇÃO TÁ aFLIM SEXTA NA FLIM 15/09 18h

Visita Monitorada: Vicentina em 4 Tempos com Seresteiros do Vale Local: Ponto de encontro em frente ao Pavilhão Central 30 vagas por ordem de chegada Conduzidos pelos historiadores Hebert Leal e David Albuquerque, os participantes mergulharão nas histórias e curiosidades das alamedas e Pavilhões que abrigavam o maior sanatório para tratamento da tuberculose da América Latina. Participação especial do grupo Seresteiros do Vale.

42


18h às 20h

“A máquina de fazer poesia” de Nando Lopes Projeção na lateral do Pavilhão Central

18h

Intervenção Luminosa com Coletivo Peculiar 18h30

Cinema ao ar livre: Projeto da Rua Telão de Cinema ao Ar Livre Gênero: Documentário | Ano: 2017 Duração: 28 min | Classificação: Livre

Curtas de rappers das ruas de São José dos Campos. 20h15

Maracatu pelas Alamedas do Parque com Coletivo TMA

43

TÁ aF L I M


PROGRAMAÇÃO TÁ aFLIM SÁBADO NA FLIM 16/09

9h às 22h

Intervenção “Banheira do Vinícius” com Litheratrupe 9h às 10h | 11h às 12h

Intervenção musical: “Humanização hospitalar através da música” com Grupo Saracura Local: Espaço Gerdau e itinerância pelas alamedas do Parque 11h às 12h30 | 16h às 17h30

Ciclistas Bonequeiros: A saga Macunaíma Local: Itinerante Faixa etária: Livre

Três miniteatros Lambe-Lambe transportam o digníssimo público para universo Macunaímico. O público acompanha a saga do Herói preguiçoso de nossa gente: Macunaíma! O Brasileiro mais Brasileiro de todos os tempos que não veio ao mundo para ser pedra.

44


12h às 13h

Show: Canções Velhas Para Embrulhar Peixes “Volume I e II” Faixa etária: Livre Local: Palco Tá aFLIM na Alameda dos Food Trucks

Uma linda performance de poesia e música. Peri Pane e o poeta arrudA mostram parcerias gravadas nos álbuns - Volumes 1 e 2, acompanhados por Otávio Ortega e Marcelo Dworecki. O repertório conta com uma homenagem para a poeta Eunice Arruda (1939-2017) e o lançamento do livro “Topografia das ondas” (editora Patuá) do poeta arrudA. TÁ aF L I M

12h às 14h

Círculo de troca de HQs e Mangá Local: CPFAO Faixa etária: Livre

45


14h às 16h

16/09

Círculo de Leitura: “Rita Lee - uma autobiografia” com Coletivo Leia Mulheres Local: CPFAO Faixa etária: Livre 18h às 20h

“A máquina de fazer poesia” de Nando Lopes Projeção na parede ao lado do Pavilhão Central. 18h

Cinema ao ar livre: Nunca me Sonharam Bate-papo com o Diretor Cacau Rhoden Local: Telão de Cinema ao Ar Livre

Direção: Cacau Rhoden | Gênero: Documentário | Ano: 2017 Duração: 1h 28min | Classificação: Livre

O documentário nacional que coloca o valor da educação em reflexão por meio das vozes de estudantes, gestores, professores e especialistas. A exibição contará com a presença do diretor Cacau Rhoden para um bate-papo com o público, mediado pelo escritor Jorge Ialanji Filholini. Na ocasião, serão entregues os prêmios aos vencedores do concurso Festival Curta São José no Celular, promovido pelo Instituto Embraer. 20h

Projeção de poesia com Coletivo À Parte 46


PROGRAMAÇÃO TÁ aFLIM DOMINGO NA FLIM 17/09

10h às 13h

Fliperama Supergeeks Local: CPFAO Faixa etária: Livre 10h às 12h

Videogame Console Antigo Local: CPFAO Faixa etária: Livre 13h

Visita Monitorada: Vicentina em 4 Tempos com Seresteiros do Vale Local: Ponto de encontro em frente ao Pavilhão Central 30 vagas por ordem de chegada

47

TÁ aF L I M


17/09

12h às 13h

Show: “Conto de um cantor: As músicas de João Bosco” com Coral Libercanto Faixa etária: Livre Local: Palco Tá aFLIM na Alameda dos Food Trucks

O show em homenagem a João Bosco apresenta canções representativas da carreira do compositor, a maior parte delas em parceria com Aldir Blanc.

12h30 às 13h

Círculo de troca de HQs e Mangá Local: CPFAO Faixa etária: Livre 13h

Live Paint com Coletivo Sombrero

Construção de um graffiti ao vivo com Samantha Briet 13h às 14h

Encontro de Coletivos: “Coletivos e as Artes que brotam das Ruas” Mediação de Adriano Pereira e participação de Washington Cucurto Coletivos convidados: À Parte, Chuzma, Leia Mulheres, Marcus Groza, Maxado, Mixgenação, Na caneta ou no batom, Peculiar, Semo, Sombrero, Magia do Amor e TMA. Local: Bambuzal Faixa etária: livre 48


N s

49


SÁBADO NA FLIM 16/09

10h às 11h30

Oficina de Encadernações com Eliana Silva Com os métodos de Costura Japonesa, Costura Indiana e Arquitetural Local: Feira Livre Grafia, na varanda do Pavilhão São José 15 participantes por ordem de chegada. Traga o seu material: cartolinas, sulfites, linha grossa, tesoura, cola branca, régua e tesoura. 14h às 16h

Oficina de Poesia Latino-Americana com Washington Cucurto, criad or do projeto Eloisa Cartonera Local: Feira Livre Grafia, na varanda do Pavilhão São José 20 vagas por ordem de chegada.

50


16h às 17h30

Oficina “Como Elaborar Zines” com Diego Magalhães Local: Feira Livre Grafia, na varanda do Pavilhão São José 15h30 às 17h

Oficina: “Fotografando no Parque” com Paulo Fernandes Local: CPFAO Faixa etária: acima de 16 anos 15 participantes por ordem de chegada O objetivo deste workshop é fotografar cenas, utilizando recursos fotográficos essenciais de um equipamento digital manual com o O F IC intuito de obter imagens com qualidade. Traga sua câmera. 15h30 às 16h30

Oficina Roteiro e HQ com Fabrício Grellet Local: CPFAO Faixa etária: acima de 07 anos 30 participantes por ordem de chegada Oficina com o especialista em histórias em quadrinhos e roteirista Fabricio Grellet, também fundador do Magic Eye Studios e que participou da convenção internacional de quadrinhos e HQ ComicCon em San Diego, Califórnia nos EUA. 16h30 às 17h30

Oficina Supergeeks : “Como se tornar um Youtuber?” Conteúdo: uso de Chroma Key, Tv, câmeras de filmagens e dicas para Youtubers. Faixa etária: acima de 10 anos Participação por ordem de chegada | Duração 15’ por participante 51

I N A S


DOMINGO NA FLIM 17/09

10h às 12h

Oficina: “Ilustração e desenvolvimento de games” Kinoene e Supergeeks Local: Sala de Oficinas CPFAO Faixa etária: acima de 07 anos Participação por ordem de chegada 13h às 14h

Fanfarra Projeto Camerata de Pindamonhangaba Local: Espaço Gerdau

52


53


Feira Livre Grafia, Livraria Simples e Mercado de Livros 15/09 (sexta) | Horário: 18h às 22h 16/09 (sábado) | Horário: 9h às 22h 17/09 (domingo) | Horário: 9h às 16h Local: Transite FLIM Classificação livre. Entrada franca.

Feira Livre Grafia A Livre Grafia - Feira de Arte Impressa será um evento de exposição, troca, venda e consumo de produções gráficas e publicações independentes, tais como: zines, revistas, livros, quadrinhos, fotografias, colagens, desenhos, gravuras, catálogos, editoriais, postais, pôsteres, ilustrações, xilogravuras, e toda infinidade de obras impressas de forma independente que carregam consigo as características desse tipo de produção como menor tiragem, alto valor artístico e conceito artesanal. Na feira também acontecerá oficinas diversas.

54


Expositores da Feira Alan de Oliveira Barbosa e Janaína Vieira BabaYaga Chell Buzogan Cláudio Caropreso Editora Esthamparia

Editora Euquister Fábio Gonçalves Jéssica Miranda João Alfredo Klug Tavares Ligia Tosetto do Prado

Litheratrupe Lote 42 Marco Antônio Crispim Machado Nathalia Castilho Peculiar Vera Chinigo

Livraria Simples O espaço contará com a Livraria Simples, uma livraria que disponibilizará para venda uma vasta variedade de títulos para todo tipo de público, em especial dos escritores convidados. Nesta local irão ocorrer as Sessões de Autógrafos com os escritores convidados.

Mercado de Livros Local para venda de obras de autores independentes e das editoras convidadas: Edições SESC, Editora SESI e Editora SENAI.

55

TR A N SI T E


SÁBADO NA FLIM 16/09

O projeto Fora da Caixa, que promove diálogos colaborativos e menos hierárquicos, recebe o lançamento de livros dos escritores regionais, com mediação da Academia Joseense de Letras. Após o encontro, haverá o lançamento dos livros. 9h30 às 10h30

1ª Fora da Caixa: Livros Juvenis Convidados: os escritores Gustavo Molinari e Geovana Rosa, com mediação de Sila Antunes. Local: Transite FLIM - Pavilhão São José 10h às 12h | 14h às 19h

Instalação: “Arte e Computadores - Realidade virtual: Sonho de uma noite de verão” Local: Espaço Poliedro 10h às 12h | 14h às 19h

Instalação: “Museu interativo do Linhas do Vale” Local: Espaço Poliedro 10h às 19h

Instalação: “Geodésica” Local: Espaço Poliedro 56


11h às 12h

2ª Fora da Caixa: Crônicas Convidados: os escritores Itamara Moura, Fábio Ferreira e Drika Yar, com mediação de Rodrigo Cabrera e intervenção do EMEF com a Profª Ildete Mendonça Barbosa. Local: Transite FLIM - Pavilhão São José Além do lançamento de livros dos convidados da mesa haverá o lançamento dos livros dos escritores Carlos Novaes e Leila Gasperazzo. 13h às 15h

Exposição: Diálogos, inspirado em obras de Victor Leonardi Local: Transite FLIM - Pavilhão São José Faixa etária: Livre Arte expandida e relacional. Quando oito artistas de diversas linguagens em movimento, nas dobras das imagens poéticas dos contos de Victor Leonardi, se aventuram pelo universo da literatura para criar, também, imagens poéticas em campos expandidos e relacionais de intensa pulsação. Artistas em trânsito. Arte em transe. O coletivo em diálogo. Artístas: Christel Runte Mauisa Annunziata Stefan Lalau Patay Friedericke Mundt Márcia Michielin Walter Louzan Nélson Costa Filho Roberto Pitella 57

TR A N SI T E


13h30 às 14h30

3ª Fora da Caixa: Poemas

16/09

Convidados: os escritores Luana Helena Ribeiro, Lili Oliveira e Helen Coppi, com mediação de Daniella Peneluppi e intervenção do EE Nelson do Nascimento Monteiro. Local: Transite FLIM - Pavilhão São José Além do lançamento de livros dos convidados da mesa haverá o lançamento dos autores Ricola de Paula, Evânia Angelo e Roberto Wagner de Almeida; e do livro Miscelânia, dos alunos da Escola Estadual Nelson do Nascimento Monteiro. 15h

Leitura dramática: Viva Suassuna! Shakespeare in Cordel Local: Espaço Poliedro 15h às 17h

Sarau FCCR na FLIM Local: Transite FLIM - Pavilhão São José Faixa Etária: Livre

Sarau De Flor em Flor com a cantora e poeta Consuelo de Paula. Consuelo possui uma obra autoreferente na forma e no conteúdo, com forte presença de palco e carisma, revela-se primorosa intérprete de sua própria obra e de outros autores. 58


15h às 17h

Lançamento do livro: “Abecedário de personagens do Folclore Brasileiro” de Januária Cristina Alves Local: Transite FLIM - Pavilhão São José O livro reúne 141 personagens significativos e recorrentes do nosso folclore, com um recorte que busca contemplar a diversidade de origens como elemento constituinte da cultura brasileira. As ilustrações de Cezar Berger ressaltam os traços físicos e de caráter ou mostram determinada situação da aventura folclórica do ser mítico. Lançamento com a presença da autora, Januária Cristina Alves e do ilustrador Berje. Januária Cristina Alves É jornalista, mestre em Comunicação Social pela USP. Especializou-se na escrita para crianças e jovens, tendo mais de quarenta obras publicadas entre ficção e informativos. Recebeu o prêmio Jabuti na categoria Didáticos / Paradidáticos com a obra Para ler e ver com olhos livres; e o Premio Wladimir Herzog de Direitos Humanos, em 1990, pela criação do primeiro jornal infanto-juvenil a ser vendido em bancas de jornal no Brasil – o Sport Gang. Trabalhou como roteirista do programa infantil da tv Cultura Bambalalao.

59

TR A N SI T E


16/09 16h

Teatro: Viva Suassuna! Baile do Robinho Local: Espaรงo Poliedro 18h

Sarau: Viva Suassuna! Viva Suassuna! Sarau do Quaderna Local: Espaรงo Poliedro

60


DOMINGO NA FLIM 17/09

9h30 às 10h30

4ª Fora da Caixa: Romance e Ficção Convidados: os escritores Cinthia Zagatto e Octávio Augusto de Souza, com mediação de Wilson Poeta. Local: Transite FLIM - Pavilhão São José Além do lançamento de livros dos convidados da mesa haverá o lançamento do livro do escritor Ray Marlon. 10h às 12h

Instalação: “Arte e Computadores - Realidade virtual: Sonho de uma noite de verão” Local: Espaço Poliedro 11h às 12h

5ª Fora da Caixa: Livros Infantis Convidados: os escritores Neusa B. Trindade, Marcelo Fernandes dos Santos e Suellen Crístoli, com mediação de Sandra Guimarães. Local: Pavilhão São José Além do lançamento de livros dos convidados da mesa haverá o lançamento do livro da escritora Estela Ramires.

61

TR A N SI T E


1. Tom da Flim 2. Quintal das Letras 3. Alameda dos Food Trucks 4. Bambuzal

5. Cinema ao Ar Livre 6. Transite FLIM 7. Ponto de Encontro Sanitรกrios

8. Espaรงo Tรก aFLIM? 9. Ponto de Transmissรฃo 10. Cafeteria e Feira NaturaMente

62


Programação FLIM 15/09 (sexta) | Horário: 18h às 22h 16/09 (sábado) | Horário: 09h às 22h 17/09 (domingo) | Horário: 09h às 16h Local: Parque Vicentina Aranha R. Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 Vila Adyana, São José dos Campos | SP Página oficinal: www.facebook.com/flim.sjc Todas as atividades são gratuitas. Contato: Email: contato@pqvicentinaaranha.org.br Telefone: (12) 3911-7090 Acesse o calendário completo da programação: www.pqvicentinaaranha.org.br Curta e siga o Parque nas redes sociais: Facebook/parquevicentinaaranha Instagram @parque_vicentina Spotify parque_vicentina #AmeVicentina Baixe o Aplicativo do Parque Disponível para Android e IOS

* Programação sujeita a alterações.

63


Gestão Cultural AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura Angela Tornelli direção geral Fabio Almeida diretor de restauro e cultura Marcelino Freire curadoria Jorge Ialanji Filholini assistência de curadoria Patricia Ioco coordenação geral Flávia Tiaki Patricia Ioco gestão cultural Produção Cultural Bruno Mantovani Edilson Pereira Guilherme de Souza Samejima Saulo dos Santos Cantinho Filho Tatiana Araujo Colaboração de Produção Bete Bino Bruce Willian Denise de Almeida Kamila Carla

FLIM 2017

FICHA TÉCNICA Supervisor Operações Jorge Vieira de Araujo Filho Departamento de Operações e Gerais Antônio Nunes Bernadete M. Guedes Carvalho Claudemir Ramos Francisco Rosa Morais Julio Cesar Morillas Luiz Marques de Oliveira Maria de Fátima F. de Almeida Robson G. Morais dos Santos Wesley Evangelista da Silva Comunicação Cris Abreu Gustavo Oliveira Ilustração e Design Gráfico Caio Rosa Revisão Cláudia Soares Cruz Marketing Agência NTZ

Administrativo financeiro Fernanda Glória de Paiva Beato Wesley Ferreira dos Santos

64



Patrocínio Master

Patrocínio Especial

Apoio

Apoio

Promoção

Parceria

Gestão

Realização


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.