Page 1

ANO 1 - Nº 08

Campinas, OUTUBRO 2010

Publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros Nova Europa, Parque Prado, Jd.Oliveiras, São Martinho, Parque Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta e Vila João Jorge.

Instituto dos Cegos Trabalhadores faz 77 anos.

Página 8.

Luciane Nohama

A infância que não existe mais

“As armadilhas culturais estão apagando a infância de nossas crianças, hoje sobrecarregadas de atividades. Sem tempo para brincarem, vestindo roupas e cantando músicas de adultos ...”, observa uma especialista. Página 2.

Mundo animal Como evitar que seu cãozinho destrua tudo em casa, de chinelos a sofás? Um adestrador diz que é possível ensinar bom comportamento e obediência ao animal desde pequeno. Página 7.

Instalação de antena de celular gera protesto no Jd. das Oliveiras A legislação só permite a instalação de antenas de celulares com a concordância de pelo menos 60% dos moradores do entorno. No Jardim das Oliveiras, a operadora Claro foi autuada, mas a obra de instalação de uma antena (com embargo administrativo) continua a todo vapor, gerando protesto dos moradores. Página 3.


02 - Parques e Região

EDITORIAL

Estar presente faz a diferença O Dia das Crianças é comemorado em todo o mundo, embora em datas diferentes. No Brasil, coincide com o Dia da Padroeira (Nossa Senhora Aparecida), feriado nacional, e a celebração mais força, graças à divulgação na mídia, estimulada pelo comércio do setor. Hoje, com a implantação de programas sociais, em todos os níveis governamentais, e a atuação do terceiro setor, as questões de alimentação e saúde das crianças brasileiras tendem a amenizar. Os índices de desnutrição e mortalidade infantil no País ainda assustam, nas regiões mais pobres, mas as estatísticas mostram que o quadro já foi muito pior. Quando falamos de crianças, no entanto, não podemos nos esquecer do quesito educação que, por inúmeros fatores tem sido mais difícil de ser adequado. Se a tarefa de educar sempre foi um desafio para pais e educadores, agora, é uma questão das mais preocupantes. Não há como negar. Inicialmente há a questão familiar, fator determinante na educação das crianças. A mãe, grande responsável pela educação dos filhos, hoje é uma figura cada vez mais ausente do lar. Outro agravante é a dissolução da família, uma realidade em todas as classes sociais. Na verdade, a vida moderna, tem deixado os pais muito mais ocupados, estressados e sem tempo para os filhos. Conclusão: a responsabilidade com a educação dos filhos é transferida para a escola, para onde as crianças vão cada dia mais cedo. A escola, por sua vez, anda lá com suas inúmeras deficiências. Os estabelecimentos de ensino público sofrem com os desleixos de governos despreocupados com a educação e o futuro das crianças. Além de oferecer um sistema de ensino inadequado para as crianças, como a tão criticada aprovação automática, que acabou com o hábito de estudar, as escolas públicas hoje - especialmente em cidades como Campinas – estão cheias de fatores nocivos à formação da criança, como a violência urbana e as drogas. Se é importante comemorar o Dia das Crianças com festas e mimos, é importante também que todos os adultos questionem e reflitam tudo o que acontece no universo da criança, em todos os dias do ano. Vale sempre lembrar, em todas as datas, que mais do que dar presentes, estar presente e participar é o que faz a diferença.

O jornal Parques e Região é uma publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros Parque Prado, São Martinho, Jambeiro, Vila Ipê, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Nova Europa, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta, Jardim dos Oliveiras e Vila João Jorge. Editoras: Luciane Nohama - luciane.nohama@terra.com.br Clarice N. Tanaka – Mtb. 15474

Veja o jornal na internet http://issuu.com/parqueseregiao

Redação e publicidade: (19) 3386.4411 jornalparqueseregiao@terra.com.br

Outubro 2010

ARTIGO

Cadê a infância que estava aqui?

Ângela Maria Costa* O ser humano não nasce pronto para a vida natural. Por isso é considerado, ao nascer, o animal mais imaturo e dependente dentre todos os animais. Apesar de nascer com pés e mãos e com todos os seus sentidos (visão, audição e tato), tal como outros animais, necessita de pelo menos oito anos de cuidados e atenção da mãe, da família ou de substitutos, para poder sobreviver, em seu meio natural. Precisará, portanto, passar por um segundo nascimento, emergindo da vida natural para imergir no mundo da cultura recebido como herança do grupo do qual faz parte. Estudos também revelam que ser criança não significa, necessariamente, ter infância. O historiador francês, Philippe Àries, revelou em seu estudo – História Social da Criança e da Família que o conceito de criança não está relacionado com o de infância, porque, enquanto a criança existe desde o nascimento do primeiro ser humano, a infância é uma construção social que só passou a existir nos séculos XVII e XVIII. Considerada uma das grandes idéias da Renascença. Na Idade Média as crianças tinham um papel social mínimo e eram geralmente representadas como “pequenos homens”, tanto na vestimenta quanto na participação na vida social. Tiveram que se adaptar e viver em um mundo que não era seu, nem fora feito para o seu tamanho. A própria permissão de compartilhar o mundo adulto representava, de fato, a própria ausência de direitos da criança. A partir desses estudos, podese afirmar que o conceito de infância altera-se, historicamente, em função de determinantes

O gato comeu!

sociais, culturais, políticos e econômicos. O seu entendimento dependerá sempre do contexto em que estiver inserido. O que significa, então, ser criança nos dias de hoje - século XXI? Como situar a infância nesse contexto? Nossa sociedade tem uma visão adultocêntrica da criança, isto é, uma visão redutora da criança, a criança como um – vir a ser – um ser inacabado e incompleto que precisa amadurecer e

evoluir. Que precisa se educar segundo nossos próprios modelos. Foi assim que fomos apagando a infância de nossas crianças e caindo nas armadilhas culturais de nosso tempo. Hoje o que se vê são crianças sobrecarregadas de atividades, aulas de balé, inglês, natação, futebol, computação; sem tempo para brincarem; vestindo roupas; cantando e dançando músicas de adultos (erotizadas), jogando jogos de adultos pelo prazer da competição. Estão cada vez mais cedo em contato direto com a mídia, videogames e com o computador. Será que esses fatos não nos levam ao questionamento: não estaríamos voltando à Idade Média? Sim! Acabamos com a infância e por conta disso podemos perceber nos comportamentos das crianças os resultados:

crianças hiperativas (déficit de atenção); agressivas; estressadas; com depressão; tristes e apáticas. Onde está a infância em nossa sociedade? E nas escolas? Quem é essa criança? O que é educação? A antecipação da idade para as crianças entrarem no Ensino Fundamental (cinco anos), com a priorização da leitura e da escrita desde o maternal com crianças de dois anos, demonstram também a cumplicidade da escola com o fim da infância . É triste constatar que ser criança hoje não significa ter infância e que estar em uma instituição de educação infantil não significa ter infância! Permitir que uma criança seja infantil é a melhor pré-condição para que ela se torne realmente um indivíduo pleno, e não somente parte de uma sociedade organizada. Proteger a infância, lutar pelos direitos da criança, pelo direito de ser criança, pode nos ajudar a descobrir novamente, dentro de nós, as qualidades infantis (honestidade, confiança, compaixão) trazendo-as para o mundo adulto, a fim de humanizar nossa cultura. Em tempo: dia 31 de maio é comemorado o Dia Internacional do Brincar. De quê nossos filhos brincam hoje? Em nossa infância brincamos muito, de roda, de pique, amarelinha, cabra-cega, e todas essas brincadeiras foram repassadas oralmente, para nós, de geração em geração. E Nós?! Quando o mundo inteiro comemora o Dia do Brincar, importante e necessário fazer essa reflexão.

*Ângela Maria Costa é doutora, professora e coordenadora do Núcleo da Aliança pela Infância. www.culturainfancia.com.br lamarc@terra.com.br.

CONDOMÍNIOS: Parque Prado (Club House, Parnaso, Monet, Rugendas, Renoir, DebretVillage, Saint Louis, Condomínio Chácara Prado), Ponte Preta (Praia do Pontal, Tormalina, Condomínio Saudade, Residencial Cinthia, Spazio Calabria, Edifício Olga), Jardim do Trevo (Marinalva, Praia do Pontal, Edifício Itapoã, Edifício Arthur Paioli), Jardim Nova Europa (Canadá, Edifício Estados Unidos, Brasil, Conjunto Europa, Edifício Artur Paioli), Parque da Figueira (Residencial Parque da Figueira), Parque Jambeiro (Supermercado Monte Belo), Vila Marieta (Condomínio Europa, Edifício Dona Rita Corrêa), Vila João Jorge (Condomínio Santa Helena, Edifício Elizabeth Jorge, Edifício Arezzo), Jardim Leonor (Edifício Velasquez), Vila Ipê (The Palms American House), Jardim das Oliveiras (Condomínio Parque dos Pássaros). O Parques e Região pode ser encontrado também nas bancas Diamante, Baden, Banca do Roberto (Jd. Nova Europa) e Space Box (Shopping Prado). Banca Nossa Senhora das Graças (Ponte Preta), Banca de Prata (Vila João Jorge), RR (Jardim Oliveiras dos Oliveiras).


Outubro 2010

NOSSA REGIÃO

Vem aí a terceira Caminhada da Primavera A 3ª Caminhada da Primavera, promovida pela Associação do Parque Prado, acontecerá no dia 24 de outubro. A concentração será às 8 horas, na Avenida Maria Emília Alves dos Santos de Angelis, ao lado do stand da Rossi, em frente ao Condomínio Monet. De acordo com os organizadores, o evento é aberto a pessoas de todas as idades. Profissionais de Educação Física e saúde vão orientar os participantes sobre a necessidade de alongamento e outros cuidados antes da caminhada, que seguirá para o Parque das Águas, onde haverá atividades como Contador de Histórias e Lian Gong.

Moradores pedem revitalização de praça Moradores do Jardim das Oliveiras reclamam do estado de abandono em que se encontra a praça em frente à Escola Estadual Julio de Mesquita. Dona Lourdes Baldin Tellegatti, moradora da região há 50 anos, diz que a última melhoria feita no local foi em 1994, quando inauguraram o campo de futebol, instalaram brinquedos e bancos de cimento. Depois, com a falta de manutenção e a ação dos vândalos, tudo se encontra em estado precário. A falta de iluminação e a insegurança afastou os moradores do local. “Em dias secos, a poeira do campo de futebol invade as casas e afeta a saúde dos moradores”, reclama dona Lourdes, que já cansou de reivindicar a revitalização da praça às autoridades municipais.

Parques e Região - 03

Moradores do Jd. das Oliveiras contra antena de celular

Uma antena de celular da operadora Claro, em fase final de instalação, na Avenida José de Fonseca Arruda, 448, esquina com a Rua Ceci, no Jardim das Oliveiras, gera protesto dos moradores. Desde que souberam da notícia, em março deste ano, os moradores iniciaram um movimento contra e colheu 256 assinaturas dos moradores do entorno. O abaixo-assinado foi protocolado na Prefeitura de Campinas em abril. “Os fiscais da Prefeitura estiveram no local e autuaram a Claro. A multa teria sido de mais de R$ 20 mil e a obra embargada em 23 de julho, por não possuir planta aprovada nem alvará de execução para a instalação da antena”, explica o petroleiro aposentado José Carlos da Silva, um dos líderes do movimento. Apesar do embargo administrativo e da denúncia ao Ministério Público, a obra continua em andamento - na última semana, a reportagem do Parques e Região esteve no local e presenciou vários homens trabalhando. José Carlos da Silva lamenta a morosidade dos processos. Segundo os moradores vi-

Antena fica na área residencial

zinhos, o imóvel foi adquirido recentemente por uma empresa de São Paulo, que demoliu uma

casa e locou o terreno para a Claro por 15 anos, com um aluguel de R$ 3 mil.

Câncer e outras doenças atribuídas à radiação emitida pelas antenas De acordo com a legislação municipal, as antenas de celulares só poderão ser instalados mediante a aprovação de, pelo menos, 60% dos moradores de um raio de 200 metros. A lei estabelece limites de exposição à radiação

eletromagnética não-ionizante recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A comunidade científica ainda se divide sobre o assunto. Apesar de não existir

estudo conclusivo sobre o assunto, há muita especulação sobre as consequências da radiação emitida pelas antenas, como o aparecimento de câncer, conjuntivites, dores de cabeça e outras enfermidades ligadas ao sistema nervoso.

Para anunciar ligue 3386-4411


04 - Parques e Região

Outubro 2010

TRÂNSITO

ESPORTE

Trânsito mais seguro Trânsito em Campinas fica mais seguro esse ano, apontam os dados da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). O número de acidentes registrados a cada 10 mil veículos, no primeiro semestre, caiu 7,8% em comparação ao mesmo período em 2009, que registrou 0,9 vítimas fatais. O único segmento que apresentou crescimento na mortalidade foram os pedestres. No primeiro semestre de 2009, contabilizou 17 pedestres mortos. Nesse ano, foram 23, um aumento de 35,3%. No perfil das vítimas fatais, os números comprovam que o jovem é a principal vítima do trânsito, pois 51,1% das mortes são de pessoas na faixa etária de 18 a 35 anos. Já entre os pedestres, o pico das vítimas fatais está na faixa etária de 42 a 53 anos.

Segundo o secretário de transportes e diretor-presidente da Emdec, Sérgio Torrecillas, os dados motivam a Emdec a uma resposta imediata para reverter os números em relação aos pedestres. “Desde que fechamos os números nesta semana, já solicitei um trabalho intensivo com esse segmento, e as ações

Cadastramento para vagas nas escolas O cadastramento para vagas nas escolas da rede pública municipal de educação infantil, para o ano letivo de 2011, termina em 12 de outubro. Para se cadastrar é necessário procurar uma das 159 escolas de Educação Infantil incluindo as Naves-Mãe, em horário comercial, com a certidão de nascimento da criança (documento original) e a conta de água,

para comprovação da residência em Campinas. Informações nos Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (Naeds) de todas as regiões de Campinas: Naed Norte (3242- 7041/3242-3340); Naed Sul (3272-8101/32725784); Naed Leste (3294-9744); Naed Noroeste (3267- 5757/ 3229-4763) Naed Sudoeste (3267-5555/ 3269-6629).

Divulgação

educativas, de conscientização e orientação serão reforçadas nas ruas no próximo mês”, diz Torrecillas. O caso específico das motos no comparativo 2009/2010, as mortes por 10 mil motocicletas foram reduzidas em 54,4%. As motos têm influência em 50% dos acidentes fatais.

1º Campeonato Municipal Estão abertas as inscrições para o 1º Campeonato Municipal de Basquete e Voleibol de Base. Com organização da Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas, a competição tem como objetivo promover o intercâmbio esportivo, educativo, cultural e social entre os estudantes. Os jogos serão disputados em quatro categorias: feminina e masculina, além da divisão por idade: sub-12 e sub-14. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de outubro no site da Secretaria de Esportes, dentro do portal da Prefeitura:www.campinas.sp.gov. br. Participação A única exigência para participar do campeonato, segundo a organização, é que os jovens atletas estejam matriculados em escolas de Ensino Fundamental ou Médio. Poderão participar dos campeonatos: equipes de escolas municipais, estaduais e federais, particulares e de voleibol ou bas-

quetebol; entidades sociais, políticas, religiosas, de bairros e de classe. Além de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços; Clubes Municipais, Esportivos e Sociais; Oscips, ONGs, Praças Esportivas Municipais, Secretarias Municipais e Ligas Desportivas sediadas em Campinas. Mais informações pelo telefone 3295-0432.

Corrida São Silvestre A tradicional corrida de rua do Brasil, São Silvestre, está com as inscrições abertas e devem ser feitas no site www.saosilvestre.com.br. Os interessados em inscrever-se no pelotão geral têm até o dia 10 de outubro para pagar R$ 85,00. Entre os dias 11 e 31 de outubro, o valor da taxa será de R$ 90,00 e no mês de novembro custará R$ 95,00. Os atletas acima de 60 anos têm direito a desconto de 50% no valor da inscrição, seguindo normas do Estatuto do Idoso. Para a realização da 86ª corrida, a organização estipulou um máximo de 20 mil corredores para a disputa que

Divulgação

Vinte mil atletas correm no último dia do ano

acontece no próximo dia 31 de dezembro em São Paulo. O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada

será feita em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900).

O santo e a origem do evento A corrida de São Silvestre foi idealizada pelo jornalista Cásper Líbero, que se inspirou numa corrida tradicional da França. A primeira corrida noturna aconteceu em São Paulo, no dia 31 de dezembro de 1924, Dia de São Silvestre. Dos 60 inscritos, somente 47 participaram. Hoje, o evento reúne os principais nomes do atletismo mundial e, espera contar, esse ano, com 20 mil corredores.

Igreja de 314 a 355 d.C. Morreu no dia 31 de dezembro. Data, também escolhida pela Igreja Católica para canonizá-lo.

Prova realizada em 1925

O santo - Natural de Roma, São Silvestre auxiliou na construção das primeiras basílicas, como a de São Pedro, construída no Vaticano. Foi papa e governou a


Outubro 2010

Parques e Regi達o - 05


06 - Parques e Região

Outubro 2010

SAÚDE

Adaptação da prótese auditiva Raquel Aiello Munhoz*

Dentro do processo de reabilitação aural, mais especificamente no início deste processo, será o audiologista quem atuará na indicação e adaptação da prótese auditiva. Ele deve acompanhar desde a seleção do tipo e modelo de prótese indicada, seu teste e adaptação, fornecendo as orientações ao paciente quanto à sua função, uso e cuidados até os encaminhamentos subsequentes necessários para que o paciente seja completamente reabilitado. A prótese auditiva não restaura a audição do paciente, mas o ajuda a ouvir melhor. Assim ele pode aproveitar sua audição residual ao máximo de forma a trazer-lhe a melhor recepção dos sinais sonoros sem causarlhe qualquer desconforto. Caberá ao audiologista garantir que a quantidade necessária de amplificação sonora (ganho acústico) seja fornecida, dentro da faixa necessária de frequência (resposta de frequência), sem que esta ultrapasse os limites de desconforto (ajuste de saída máxima). A adaptação da prótese auditiva requer atendimento fonoaudiológico especializado. Ele deve participar da escolha da prótese adequada ao usuário, o seu teste em experiência

domiciliar com as regulagens e ajustes adequados. Os exames para verificação da amplificação é um bom acompanhamento longitudinal do usuário. É importante que o portador da deficiência auditiva aceite sua necessidade de usar a prótese e seja orientado quanto às vantagens e limitações, propondo-se a realizar o teste para que possa saber os benefícios reais que a prótese proporcionará em sua vida diária. O processo de adaptação da prótese auditiva é lento e, envolve aprendizado. Leva uma semana de experiência domiciliar, quando são feitas as orientações básicas quanto ao uso de cuidados com a prótese. Neste período, o usuário terá a oportunidade de experimentar a prótese em diferentes situações de escuta avaliando os benefícios que ela oferece, assim como as dificuldades e problemas que poderão surgir e serem discutidas com o fonoaudiólogo. Os resultados dependerão do grau da perda auditiva de cada um, sendo também influenciados pela idade do usuário, pelo tempo de existência do problema, da motivação do paciente e empenho familiar. Um julgamento prematuro pode atrapalhar a aceitação do uso da prótese, já que o processo de adaptação, se inicia neste

momento, pode prolongar-se por um período aproximado de quatro meses. O paciente deficiente auditivo perde quase sempre a capacidade de separar os ruídos de fundo dos sons de fala, o que dificulta ainda mais sua adaptação. Atualmente as próteses auditivas mais modernas possuem recursos que o ajudam neste aspecto, onde os sons se concentram na área da fala podem ser enfatizados em detrimento dos sons que compõem o ruído Ainda assim é importante frisar que não existem métodos que permitam ao usuário obter resultados imediatos com a prótese auditiva. Sua participação dentro do processo de adaptação com determinação e força de vontade é imprescindível. Todo indivíduo portador de deficiência auditiva, deve ser entendido e respeitado, para que possa ser inserido como um ser participativo dentro da comunidade ouvinte e atuar de forma sábia e capaz. Só assim teremos a certeza de estarmos cumprindo nosso papel na existência humana. * Raquel Aiello Munhoz é fonoaudióloga responsável pelo Serviço de Indicação e Adaptação de Próteses Auditivas do Núcleo de Audiologia e Próteses Auditivas Campinas. Microsom Campinas - Unitron Connect

Auriculoterapia ajuda a emagrecer Nada de medicamentos para emagrecer. Pequenas esferas, sementes ou agulhinhas colocadas em vários pontos da orelha são alternativas eficientes, capazes de promover perda de peso e controle da ansiedade. A técnica é conhecida como acupuntura auricular ou auriculoterapia. “É possível perder peso desde o primeiro mês, conquistar mais disposição para as atividades cotidianas e controle emocional”, diz a fisioterapeuta Ana Paula Oliveira, que atende no Jardim Guanabara em Campinas. “O uso da auriculoterapia é muito antigo. As primeiras referências são encontradas no Egito, Pérsia e China. A técnica baseia-se no princípio de que a orelha é uma área reflexa e que vários pontos estão relacionados aos órgãos do corpo. É um método indolor e não invasivo”, garante a fisioterapeuta. Segundo ela, além de combater a obesidade, previne outros males. “O tratamento diminui a ansiedade e a compulsão por comida, ajuda a regularizar as funções do estômago e intestino, melhora o sono, beneficiando o funcionamento equilibrado do organis-

Veja o Parques e Região na internet: thttp://issuu.com/parqueseregiao

Lygia Hammoud e Ana Paula Oliveira

mo”, afirma. Aliado à auriculoterapia o acompanhamento nutricional é essencial para que o tratamento seja bem-sucedido. “Além de avaliarmos o estado nutricional, estabelecemos metas e damos apoio para a incorporação de novos hábitos alimentares”, diz a nutricionista Lygia Hammoud. “O processo de emagrecimento não foge do controle alimentar; o paciente não faz dietas rigorosas nem passa fome, mas se alimenta de maneira mais saudável. A reeducação alimentar permite, por exemplo, consumir doce diariamente. Para isto, basta seguir à risca a quantidade de alimentos estabelecida”, diz ela. Ana Paula e Lygia atendem na Rua Tiradentes, 762, Jardim Guanabara. O atendimento custa R$ 15,00 por sessão. Telefone 3233-9548.


Outubro 2010

Parques e Região - 07

PET

Adestramento deixa cães bem comportados A vinda de um cãozinho traz alegrias e transtornos para a família. Alguns donos mimam os bichinhos e os deixam fazer o que bem querem: rasgam sofás, chinelos, almofadas e tudo que veem pela frente e latem sem parar. O macho, para demarcar território, faz xixi por toda a parte. Para Daniel Moreira, zootecnista especialista em comportamento animal, vários desses problemas podem ser resolvidos com o adestramento. “O adestramento facilita a convivência entre o cão e seu dono, porque nós humanos precisamos entender melhor o animal. Deve-se dar muito amor e carinho, mas sempre impor limites e corrigi-lo na hora”. Segundo o adestrador, o treinamento pode ser feito com o

“Existem basicamente três métodos de adestramento. Eu utilizo o ‘método de matilha’ em que o adestrador ou o dono do cão se impõe como líder e o cachorro o respeita, sem agressões. Apenas com o tom de voz, usase o enforcador ou educador e a guia para correção. Nessa fase o carinho do dono estimula o cão positivamente”, explica Daniel Moreira. O ‘método de clicker e petiscos’: sempre que o cão fizer um comando correto o condutor (dono ou adestrador) faz um barulho como se fosse um “click” e o recompensa com um petisco; pode ser repreendido

Cão obediente se relaciona melhor com seu dono

cão ainda pequeno. “Mostrar o local de fazer suas necessidades, não estragar os objetos, não latir para as visitas, são coisas que podem ser ensinadas. Na idade de

Daniel Moreira: “o cão precisa ver o dono como líder”

quatro a seis meses o cão aprende a ‘obediência básica’, que são comandos iniciais como ‘junto’, ‘senta’, ‘fica’, etc. A partir de um ano pode ser feito o treinamento

Os métodos utilizados

quando necessário. ‘Método positivo’: o cão não aprende a palavra ‘não’. Ele é sempre estimulado positivamente com petiscos e ‘clicker’, não tem repreensão. “Algumas palavras e idiomas mudam de adestrador para adestrador. Por isso, é importante o dono estar sempre presente. Quanto aos métodos, o primeiro é satisfatório, pois a médio e longo prazo, o dono não ficará refém dos petiscos ou do ‘clicker’; o cão o respeitará independente da situação”. Moreira explica que qualquer pessoa pode adestrar desde que faça um curso para aprender os

comandos, tenha muita responsabilidade, respeito pelo animal e pelos seus limites e não tenha medo de cães. “Para ser um figurante (adestrador que faz o treino de proteção e guarda, ‘lutando’ com o cão), é necessário mais experiência, ter mais força para aguentar o cão e não ter medo”. Para se ministrar curso de adestramento é necessário ter uma empresa no ramo ou possuir registro no Conselho de Medicina Veterinária e Zootecnia (CRMV/Z). As dicas para quem procura um adestrador é pedir referências, acompanhar ou pelo menos assistir às aulas

para guarda”. Antes do adestramento para guarda é necessário que o cão passe pelo treinamento de obediência, pois precisa conhecer os limites. O dono deve acompanhar todo o processo para não perder o controle sobre o animal. “É preciso que o cão veja seu dono como líder e consequentemente o obedeça”, explica o adestrador. Após o adestramento de obediência pode ser feito um treino de proteção e guarda ou um treino de agility (esporte com cães), ou pastoreio. “Durante o processo de adestramento o profissional precisa mostrar ao cão o potencial que ele possui (mostrar que tem dentes, que é forte, etc.) para que o animal possa defender a residência e o dono”.

desde o início, simpatizar com o adestrador, etc. O custo varia entre R$ 30,00 a R$ 60,00. ”O adestramento de proteção e guarda geralmente custa mais, pois são dois trabalhando (condutor e figurante)”.

O adestramento de obediência básica demora em média de 30 a 45 aulas; depende da raça, da criação do cão, do dono e do adestrador. Já para proteção e guarda pode demorar de 30 a 90 aulas; depende da atividade que será realizada com o animal. Exemplo: defender a residência, defender o dono, treino anti-assalto em veículos, etc. Após concluir o curso de adestramento é indicado, segundo Daniel Moreira, fazer um reforço de uma ou duas aulas a cada dois ou três meses. “Se ficar muito tempo sem receber comandos ele poderá esquecer, por isso, o aprendizado é constante”.


08 - Parques e Região

Outubro 2010

INCLUSÃO SOCIAL

Instituição que cuida de deficientes visuais faz 77 anos Muito antes do termo inclusão social ganhar a mídia no Brasil, uma obra assistencial era criada em Campinas para acolher e capacitar profissionalmente pessoas cegas e de baixa visão, preparando-as para a sua reinserção na sociedade. Na missão de habilitar e reabilitar os deficientes visuais para o mercado de trabalho, o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores, fundado há 76 anos, conta com uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, pedagogo e outros profissionais, além da colaboração de muitos voluntários. O atendimento no Instituto dos Cegos é direcionado a jovens com mais de 15 anos até idosos. O encaminhamento é feito por outras instituições e leva em conta o perfil sócio-econômico do deficiente, embora este não seja fator determinante para ingressar na instituição. De início, eles recebem treinamento de mobilidade e de atividades do cotidiano, como cuidar do próprio vestuário, da alimentação e higiene pessoal. Ao mesmo tempo, iniciam a convivência em grupo. “Como as atividades são de segunda a quinta, eles passam um bom período na instituição, por isso, aproveitamos para celebrar datas festivas, como recentemente tivemos o Dia dos Pais. Nessas ocasiões, os ‘artistas’ se apresentam e assim promovemos a integração dos alunos com a família e a instituição, buscando a consequente socialização”, explica a assistente social Elaine Esméria

Luciane Nohama

A sede do Instituto dos Cegos Trabalhadores, na Av. Washington Luis, Vila Marieta

Batista. Com o tempo, os deficientes frequentam, de acordo com os interesses, aulas de iniciação artística - música, teatro e dança - em paralelo com a alfabetização em Braille, informática, artesanato, culinária, inglês e oficinas, onde iniciam sua capacitação para o mercado de trabalho. Uma fábrica de vassouras funciona dentro da instituição há mais de 70 anos e não só serve de oficina para os cegos, como também para garantir renda - para a instituição e para o deficiente. Ronildo Alves de Paiva, 45 anos, trabalha na confecção de vassouras há 15 anos e aprova o projeto. “Tenho

dois filhos e este trabalho me ajuda muito em casa”, diz ele. Toda produção de vassouras (de pelo, piaçava), rodos, escovas, espanadores e produtos similares é artesanal. A fábrica emprega seis funcionários com registro em carteira, sendo três deficientes visuais. A produção chega a mil peças por mês, o que garante recursos para a manutenção da instituição. “Nossos produtos são de excelente qualidade e são vendidos na nossa lojinha. Muitas empresas e pessoas vêm comprar e nos ajudam a manter essa tradição de mais de 70 anos”, orgulha-se o presidente Vicente Monteiro, que está à frente da instituição há quatro anos.

Vicente Monteiro: seriedade e transparência na instituição

A comunidade pode ajudar Órgão de utilidade pública federal, estadual e municipal, filiada à Feac (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), o Instituto dos Cegos Trabalhado-

Diversidade de vassouras

res foi fundado em 1933, como Liga Campineira dos Cegos Trabalhadores e atendeu inicialmente na Rua Regente Feijó, no Centro de Campinas. Em 1953, recebeu a doação de um terreno de dona Risoleta Ferreira Jorge, onde construiu a atual sede na Avenida Washington Luis, na Vila Marieta. A partir de 2001, passou a se dedicar à profissionalização dos seus alunos. Com ampla sede e muito espaço no entorno, a instituição angaria recursos através do aluguel do estacionamento para um restaurante contíguo e de um salão de festas com capacidade para 300 pessoas. Mesmo assim, ainda enfrenta dificuldade financeira para o pagamento de 18 funcionários e a manutenção do atendimento, principalmente, porque o número

de associados colaboradores vem caindo nos últimos tempos. “Já tivemos mil colaboradores. Hoje, temos 600”, revela o presidente. “Apesar do subsídio que recebemos da Feac, das vendas de produtos da nossa fábrica e do bazar de roupas, calçados e eletrodomésticos, a situação não permite pensarmos em reformas ou melhorias de nossas instalações”, diz Monteiro. O apelo do presidente é que a comunidade reconheça a “seriedade e a transparência do trabalho social da instituição” e colabore com a continuidade do projeto. Quem quiser colaborar em dinheiro, pode tornar-se um associado com a doação de (a partir de) R$ 10,00 mensais. Comprar vassouras e outros produtos na lojinha, doar eletrodomésticos

Ronildo trabalha há 15 anos na fábrica de vassouras

em bom estado, ou participar dos eventos abertos, como a 5ª Festa da Pizza que será realizada em novembro, são outras formas de ajuda.

O Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores fica na Avenida Washington Luiz, 570, Vila Marieta. Mais informações pelo telefone 3231-0979.


Outubro 2010

Parques e Região - 09

COMÉRCIO

Nashi, um empório oriental também no Parque D. Pedro Ao lado do Restaurante Nashi, que oferece todo o requinte da culinária japonesa com atendimento personalizado, no Parque Dom Pedro, o pequeno Empório Nashi não deve ser desprezado pelos apreciadores de produtos japoneses. Com um mix de itens, especialmente selecionados, o empório tem um pouco de tudo: alimentos prontos (doces e salgados), e semi-prontos, além de ingredientes e utensílios domésticos para o preparo de pratos japoneses. A seção de presentes e decoração é a mais atraente da lojinha, com porcelanas importadas, saques e outras bebidas nacionais e importadas. Entre os souverniers típicos, destacamse maneki-neko (gatinho que chama a sorte), daruma (que simboliza o desafio a ser enfrentado), tanuki (texugo lendário) e outros. Empório Nashi no Parque Dom Pedro Shopping, loja R001. A loja 1 fica na Av. José Bonifácio, 2208, Jardim das Paineiras. Telefone 3254-0359.

Objetos de decoração

Bebidas, temperos e ingredientes da culinária oriental

Doces prontos

Porcelanas importadas


10 - Parques e Região

Outubro 2010

Paula Guerra

Outubro 2010

Horóscopo

CONCURSO

Fanfarra Municipal é finalista Luciane Nohama

http://astrowayastrologia.blogspot.com ÁRIES (21/3 a 20/4) - Os assuntos particulares estão em segundo plano, o que não é fácil para um ariano acostumado a querer tudo do seu jeito e no seu tempo. Parceiros, amigos, sócios e cônjuges estão em evidência. Diferenças filosóficas e religiosas devem ser respeitadas para não criar atritos.

LIBRA (23/9 a 22/10) - Seja prudente com dinheiro, porque as oportunidades de gastos interessantes também aparecem sem cessar. Na vida afetiva é bom tirar os óculos cor de rosa e enxergar bem a outra pessoa com todos os seus defeitos e qualidades. Se decidir assumir o romance, faça de forma integral.

TOURO (21/4 a 20/5) - Há certo romance no ar, ou uma tendência associativa profissional; você pode conhecer alguém interessante em eventos sociais e profissionais. Todo tipo de folga, lazer, férias e hobbies estão em segundo plano; pode haver trabalho extra ou projetos que absorvam seu tempo livre.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - É tempo de buscar o outro em sua vida, de procurar formar um par solidário e comprometido com alguém. Todo relacionamento, seja pessoal ou profissional, tem uma zona de interação e flexibilidade, onde se cede um pouco para que possa haver uma relação real.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - Os assuntos relativos a filhos, amor, férias e lazer estão muito complicados, e podem interferir com outras áreas da sua vida. Profissionalmente é tempo de formar parcerias e de investigar novas possibilidades de área de trabalho. Assuntos ligados a ONGs estão favorecidos.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Gastos excessivos podem ocorrer neste mês e trazer problemas para os meses futuros. A sua expansividade natural pode encontrar um ambiente hostil em ideias ou ações. A família está favorecida, assim como assuntos relacionados a casa, conforto, moradia e trabalho.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - Período neutro na sua vida. Assuntos que estão em andamento continuam assim, e nada de novo aparece, mas pessoalmente é um período de crescimento, de possibilidade de enxergar novas linhas de atuação e de evolução pessoal. A saúde pede atenção a problemas crônicos.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1) - A vida profissional está sofrendo tensões enormes, e conflitos de autoridade que acabam influindo na reputação profissional. Surpreendentemente é um período de muita sorte em jogo e aplicações de risco, sorteios, loterias e tudo que envolva a sorte. Arrisque-se!

LEÃO (22/7 a 22/8) - Muita movimentação, deslocamentos e contatos, o que pode acabar causando estresse ou irritação quando você não consegue definir exatamente o que pode esperar do dia seguinte. O lado positivo é que numa fase assim mutável, soluções inesperadas aparecem para problemas antigos.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2) - Uma sabedoria adquirida pode ser fundamental agora para seu sucesso. Oportunidades de ajudar pessoas a passar pelos mesmos passos que você traçou anteriormente, de dividir experiências e crescimento com quem está precisando. Finanças em fase confusa; é hora de planejar melhor.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - Os assuntos financeiros estão complicados, mas há muitas possibilidades de solução. Reflita bem e decida entre as alternativas. Período de tomar decisões difíceis, mas que trarão benefícios, já que a insegurança pode afetar sua saúde. Cuidado com a alimentação.

PEIXES (20/2 a 20/3) - Existe certa confusão de objetivos e de compromisso, que pode atrapalhar sua eficiência e sucesso. Ambientes para estudar e evoluir espiritualmente aparece como refúgios, mas é preciso ter o pé na realidade para que estes ensinamentos sejam proveitosos.

Fanfarra Municipal, quando se apresentou na Festa do São Bernardo

QUADRINHOS Moiza - Moisés Gonçalves

Novo Personagem Mutum (criado por MoizaCartuns) é um garoto bagunceiro que ama ler gibis, assistir TV, desenhar e comer guloseimas, especialmente chocolates. É brincalhão e vive dando foras por ser desligado e folgado demais. Ele não leva nada a sério, é sapeca, mas tem bom coração. Com seu amigo Topete e outros personagens promete divertir todos os leitores.

http://universomutum.blogspot.com

Bartolo - Cristovam Tadeu

Encarte a propaganda de sua empresa

Ligue 3386-4411 ou envie mensagem para: jornalparqueseregiao@terra.com.br

A Fanfarra Municipal de Campinas foi campeã da etapa classificatória do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo realizada em Presidente Prudente. Com o título, o grupo garantiu classificação para a final do estadual que acontecerá na cidade de Porto Ferreira, no dia 10 de outubro. A fanfarra que concorre pela primeira vez na categoria “Banda de Tambor - Juvenil”, integra 50 componentes entre corpo musical, coreográfico e linha de frente.

http://bartolo-bebum.blogspot.com/2007/10/bartolo-o-bebum.html


Outubro 2010

Parques e Região - 11

CURIOSIDADE

ARTES

Como surgiu o Dia da Criança O Dia das Crianças foi “inventado” pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 1920. Mas a data passou a ser comemorada em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto”, com a intenção de aumentar suas vendas. Dia Universal da Criança Muitos países comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o Dia Universal das Crianças. Nessa data também se comemora a aprovação da Declaração dos

“Paisagens do Imaginário” é o tema da exposição virtual criada pelo artista plástico Paulo Duarte. A mostra pode ser visitada no site www.atelierduarte. com.br. “Os internautas verão os pequenos fragmentos de tinta transformando-se em obras de arte captadas pela lente de um celular. Com intervenção digital, as minúsculas imagens são transformadas em paisagens imaginárias”, diz o artista. Informações pelo e-mail: contato@atelierduarte.com.br.

Direitos das Crianças que estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Inscrições para o concurso Miss Campinas Estarão abertas até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Concurso Miss Campinas, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e que vai eleger quatro jovens para os títulos de Miss Campinas, primeira e segunda princesas e Miss Simpatia. Para participar do concurso, a candidata deve residir no município de Campinas, ser brasileira nata ou naturalizada, ter idade mínima de 18 anos, ser solteira, não ter filhos e ter altura mínima de 1,70m. As interessadas poderão se inscrever das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, no 15º andar do Paço Municipal. No ato da inscrição, é necessário apresentar cédula de identidade, CPF e comprovante de residência, junto com uma cópia de cada documento e uma foto de corpo inteiro. Para quem tem menos de 21 anos, é necessário, ainda,

Exposição virtual

a autorização dos pais ou responsáveis legais. O concurso, que será realizado no dia 11 de novembro no Clube Apô, contará com desfile de abertura e desfiles com traje social, com biquini e com maiô. A comissão julgadora será composta por 11 integrantes, escolhidos pela Secretaria Municipal de Cultura, que julgarão obedecendo critérios de beleza de rosto, perfeições e proporcionalidade de linhas físicas, charme, personalidade, desembaraço, simpatia e harmonia do conjunto. A premiação é de R$ 2,5 mil para a candidata que conseguir o título de Miss Campinas, R$ 1,5 mil para a primeira princesa, R$ 1 mil para a segunda princesa e R$ 500,00 para a Miss Simpatia. Além do prêmio principal, a primeira colocada ainda recebe R$ 3 mil para inscrição no Concurso Miss São Paulo.

O artista Paulo Duarte começou a trabalhar como aprendiz em artes gráficas aos 13 anos. Em 1985, como impressor de off-set, ficou fascinado com as cores que surgiam das máquinas gráficas. E criou uma técnica de pintura artística (com as sobras de material gráfico), a Kromia, técnica que proporciona inúmeras possibilidades de pintura em vários

Divulgação

O expectador imagina a paisagem que surge através dos pequenos fraguimentos de tinta

suportes (papel vegetal; tela de eucatex e algodão e chapa de offset em alumínio). Duarte expôs várias mostras e foi premiado, em 2003, com o troféu Super Cap de Ouro, no Círculo Militar em São Paulo. Também foi homenageado por

Curso de música na Rede Municipal A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Centro Escolar de Música Manoel José Gomes (Cemmaneco), está com as inscrições abertas até o dia 20 de outubro, para cursos de música destinados aos alunos da rede municipal de Campinas, a partir de 6 anos. As inscrições poderão ser feitas na sede do Cemmaneco que fica na Rua Dr. Betim, 520, Vila Marieta, das 9 às 16 horas. Para a inscrição, são necessá-

rios RG, comprovante de endereço com o CEP, nome da escola em que estuda e telefone e, optar pelo instrumento na ficha de inscrição. Os alunos interessados nos cursos deverão passar pelo processo seletivo e ao concluírem os 20 cursos práticos e sete teóricos (obrigatórios). Haverá certificado de conclusão. Os ingressantes poderão ser beneficiados com alimentação e transporte, caso seja comprovado a necessidade. Informações pelo telefone: 3236- 5153.

Encarte a propaganda de sua empresa no

Ligue 3386-4411 ou envie mensagem para: jornalparqueseregiao@terra.com.br

serviços prestados à Cultura, no Dia Mundial das Artes, pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, em São Paulo. Em 2009, fundou a “OCArtes”, Organização Campineira de Artes e foi eleito presidente da mesma. Simpatia p/ emagrecer de Chico Xavier

4ª feira pela manhã, coloque 1/2 copo de água e dentro dele o nº de grãos de arroz correspondente ao nº de quilos que deseja perder. Não coloque grãos a mais do que deseja, pois os quilos perdidos não serão recuperados. À noite, beba a água deixando os grãos de arroz, complete novamente com 1/2 copo de água. Na 5ª feira pela manhã, em jejum, beba a água deixando os grãos, completando novamente 1/2 copo de água. Na 6ª feira pela manhã, em jejum, beba a água com os grãos de arroz junto. Obs.: Use sempre o mesmo copo. Não faça regime, pois a simpatia é infalível. Publique no jornal e boa sorte! (F.S.S.)

Simpatia p/ emagrecer de Chico Xavier

4ª feira pela manhã, coloque 1/2 copo de água e dentro dele o nº de grãos de arroz correspondente ao nº de quilos que deseja perder. Não coloque grãos a mais do que deseja, pois os quilos perdidos não serão recuperados. À noite, beba a água deixando os grãos de arroz, complete novamente com 1/2 copo de água. Na 5ª feira pela manhã, em jejum, beba a água deixando os grãos, completando novamente 1/2 copo de água. Na 6ª feira pela manhã, em jejum, beba a água com os grãos de arroz junto. Obs.: Use sempre o mesmo copo. Não faça regime, pois a simpatia é infalível. Publique no jornal e boa sorte! (M.H.A.C.)


12 - Parques e Região

Outubro 2010

EVENTOS

Homenagem à padroeira do Brasil

As festividades em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, iniciadas no final de setembro, continuam durante este mês. • Dias 9 e 10 de outubro: a partir das 16 horas, quermesse. Às 18 horas, missa. • Dia 10 de outubro: às18 horas, missa. • Dia 12 de outubro: às7h30, missa. Às 10 horas, missa com

Dom Bruno Gamberini. Após a missa, benção do bolo de Nossa Senhora. A partir das 12 horas, quermesse. Às 14 e às 16 horas, missa. Às 18 horas, procissão e missa de encerramento. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida fica na Rua Arlindo Joaquim de Lemos, 1110, Jardim Proença. Telefones: 32523642 e 3254-5499.

Nossa Senhora Aparecida Querida Mãe Aparecida, Vós que nos amais e nos guiais todos os dias. Vós que sois a mais bela das Mães, a quem eu amo com todo o coração, eu vos peço que mais uma vez me ajudeis a alcançar esta graça por mais dura que seja. Sei que Vós me ajudareis a alcançar e me acompanharei até a hora de minha morte. “Fazer esta oração por 3 dias seguidos e sempre rezar em seguida um Pai Nosso e uma Ave Maria. Após conseguir a graça, mandar publicar. (C.S.S.)

Mês de festividades de Santa Teresa de Ávila Em outubro, a Paróquia Santa Teresa de Ávila, do Parque Industrial, realiza a tradicional Festa da Padroeira, com extensa programação até o dia 24. • Dia 9 de outubro: missa às 17h30, com participação do Coro do Mosteiro São Bento de Vinhedo (canto gregoriano). Regente Virgílio Solli. Às 19 horas, mini-quermesse com bingo. • Dia 10 de outubro: missa às 7, 9 e 18h30. Às 10h30, carreata pelas ruas do bairro; das 11h30 às 13h30, almoço popular, com venda antecipada de convites. Haverá apresentação de shows às 11h30 - Pupa e Seu Conjunto. Às 13h30, Música popular brasileira. Às 14 horas, Show Sertanejo Amilton & Gustavo. Às 15 horas, Flamenco com o Grupo Café Tablao. Às 16 horas, Taiko com o Grupo de Tambores de Okinawa • Dia 13 de outubro: às 19h30, Orando com Santa Tereza. • Dia 15 de outubro: às 7 horas Alvorada na Praça Santa Tereza com oração da manhã. Das 8 horas e durante todo o dia será distribuído o bolo de Santa Tereza. Às 15 horas será realizada a missa dos enfermos e professores. Às 19h30, procissão com a Banda da Escola Preparatória de Cadestes do Exercíto.

Missa na Paróquia Santa Teresa

Após a procissão será realizada a missa festiva com Dom Bruno Gamberini. • Dia 16 de outubro: missa às 17h30. Às 19 horas, mini-quermesse com binguinho e apresentação do Bailado do Centro de Tradições da Escola de Cadetes do Exército. • Dia 17 de outubro: missa às 7, 9 e às 18h30. • Dia 23 de outubro: missa às 17h30. • Dia 24 de outubro: missa às 7, 9 e às 18h30. Às 12 horas será servido almoço beneficente com bingo especial. A Paróquia Santa Teresa de Ávila fica na Rua João Batista Pupo de Mo-

raes, 661, Parque Industrial. Telefone 3272-0786.

Sobre Santa Teresa Santa Teresa de Jesus nasceu em Ávila, na Espanha. Fez reformas no Carmelo (ordem religiosa católica) e fundou outros, inclusive dois de frades.Os livros de sua autoria são: “Caminho de perfeição”, “Moradas ou Castelo Interior” e “Livro da vida. Foi canonizada em 1622 e em setembro de 1970, o papa Paulo VI conferiu-lhe o título de Doutora da Igreja.

Parques Região  

Outubro 2010 - Instalação de antena celular gera protestos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you