Estudo do Parque Cunhambebe

Page 67

ESTUDOS TÉCNICOS PARA A CRIAÇÃO DE UCS Instituto Terra – IEF – Aliança para a Conservação da MA – TNC - PMRC __________________________________________________________________________________________ _________

5. Diagnóstico Socioeconômico Regional O presente capítulo pretende caracterizar através da dinâmica socioeconômica a paisagem regional na qual se inserem os estudos de viabilidade para a criação da APA Municipal do Alto Piraí e o Parque Estadual do Cunhambebe. A área de estudos encontra-se na porção meridional do Estado do Rio de Janeiro, abarcando o território de duas Regiões de Governo, a do Médio Paraíba (município de Rio Claro e Piraí) e da Costa Verde (municípios de Itaguaí, Mangaratiba e Angra dos Reis).

5.1.

Estado do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro localiza-se na Região Sudeste, a região economicamente mais importante do país, respondendo por mais de 50% do PIB brasileiro. Sua posição privilegiada no litoral (possibilidade de comércio marítimo, pesca e acesso às riquezas da plataforma continental, por exemplo) é reforçada pela extensão de sua linha de costa (636 km), superada apenas pelos estados da Bahia (932 km) e do Maranhão (640 km). O Rio de Janeiro é um dos principais portões de entrada do Brasil, e apresenta uma área de 43.797,4 km². Faz limite com o estado de Minas Gerais, ao norte e noroeste; com São Paulo, a oeste; com o Espírito Santo, a nordeste, e ao sul, leste, sudeste e sudoeste tem como limite o Oceano Atlântico. Possui população de 14.391.282 habitantes (8,48% da população do País), representando uma densidade demográfica de 328,0 hab/km², concentrada na região metropolitana. Nesta região estão situados alguns dos municípios de maior densidade demográfica do Brasil, como Duque de Caxias, Belfort Roxo e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. No período 1991-2000, a população do estado apresentou uma taxa média de crescimento anual de 1,35%, aumento acompanhado pela taxa de urbanização, que elevou 0,83%, passando de 95,25% em 1991 para 96,04% em 2000. Segundo a classificação do PNUD, o estado está entre as regiões consideradas de alto desenvolvimento humano (IDH maior que 0,8). Em relação aos outros estados do Brasil, o Rio de Janeiro apresenta uma situação boa: ocupa a 5ª posição, sendo que 4 Estados (14,8%) estão em situação melhor e 22 Estados (85,2%) estão em situação pior ou igual. Obviamente, quando se faz uma análise regional e local, percebe-se que este IDH varia muito territorialmente e, sobretudo, socialmente. Segundo estimativas da Fundação CIDE, o PIB do Estado do Rio de Janeiro em 2005 atinge valores acima de R$ 280 bilhões, o equivalente a quase 13% do PIB nacional. Os setores de atividade econômica que mais se destacaram no período foram de extração mineral, com destaque para o petróleo (+ 17,54%); seguido de setores tradicionais, como produção de alimentos (+ 15%); de bebidas (+18%), da Construção Civil (+13,61%); de Edição e Impressão (+ 13,06%) e de produtos farmacêuticos (+ 8,37%). O interior do estado representa 53,7% do PIB estadual, sendo que a Costa Verde e o Médio Vale do Rio Paraíba do Sul são importantes regiões econômicas em função da recuperação da indústria naval e de atividades relacionadas ao Porto de Sepetiba, além das indústrias automobilísticas e da consolidação do pólo metal-mecânico.

64


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.