Page 1

2011 ANO HOLANDA-BRASIL

06 de março de 2011

Fascículo

Nº 15

Almanaque Imigrantes é uma publicação do Programa de Patrimônio Cultural do Parque Histórico de Carambeí

F Nesta edição o Almanaque Imigrantes passa a integrar o plano de comunicação da Festa do Centenário. Participamos da coletiva de imprensa que lançou a programação oficial, entrevistamos o Secretário da Fazenda do estado do Paraná, que também é o autor da Lei que

EDITORIAL H

estabelece 2011 como o Ano da Holanda no Brasil, e explicamos um pouco mais sobre a rede social Confraria Sustentável, que agrega um número expressivo de pesquisadores sobre o tema sustentabilidade. Também nesta edição, todos poderão

F

conferir a programação preliminar dos eventos dos cem anos da imigração e os locais onde eles acontecerão. Estamos trabalhando a todo vapor para fazer uma Festa do Centenário inesquecível! Boa leitura!

VARIEDADES H

PHC e Prefeitura de Carambeí lançam Programação Oficial da Festa do Centenário O Parque Histórico de Carambeí, juntamente com a Prefeitura de Carambeí e a Cooperativa Agroindustrial Batavo, realizou no dia 23 de fevereiro uma coletiva de imprensa no prédio da Ocepar, em Curitiba. A cerimônia, transmitida ao vivo pelo site do PHC, foi realizada para lançar oficialmente a programação da Festa do Centenário da Imigração Holandesa, que acontecerá em Carambeí entre os dias 1º e 4 de abril. Além dos anfitriões Dick de Geus (Pres. da APHC), Renato Greidanus (Pres. da Batavo) e Osmar Rickli (Prefeito de Carambeí), estiveram presentes o Secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e representantes da Secretaria de Estado

do Turismo, do Instituto de Turismo de Curitiba, da Cooperativa Agropecuária Castrolanda, da Ocepar e de diversos veículos de notícias. Luiz Carlos Hauly, deputado autor da lei que institui 2011 como o Ano da Holanda no Brasil, comentou sobre a contribuição da cultura holandesa para o país, principalmente a filosofia cooperativista. “O cooperativismo traz para nós o espírito da Revolução Francesa: liberdade, fraternidade e igualdade. O cristianismo e o cooperativismo, tão difundidos pelos imigrantes holandeses, estão baseados na fraternidade” declarou Hauly.

• Leia a matéria completa sobre a coletiva no nosso site:

www.parquehistoricodecarambei.com.br

eita: Renato Greidanus, Da esquerda para a dir k de Geus uly Luiz Carlos Ha e Dic

Calendário Oficial de Eventos do Paraná faz homenagem ao Centenário O Centenário da Imigração Holandesa é

no dia 23 de fevereiro, pela assessora da

o tema da capa do Calendário Oficial de

Secretaria do Turismo Eliane Sanches,

Eventos do Estado, edição 2011. Esta foi

que representava o secretário Faisal

uma maneira encontrada pela Secretaria

Saleh. Na ocasião, Sanches afirmou ser

de Estado do Turismo para homenagear

“uma grande honra para a Secretaria do

a passagem dos cem anos da presença

Turismo homenagear o Centenário da

holandesa no Estado.

Imigração Holandesa, pois a etnia muito

O Calendário Oficial foi lançado na coletiva da Festa do Centenário, realizada

contribuiu para o desenvolvimento do Paraná.”

Acesse: http://www.turismo.pr.gov.br/

www.parquehistoricodecarambei.com.br


MARKETING CULTURAL

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO

DA IMIGRAÇÃO HOLANDESA BRFoods

Praça 4 de Abril

R. Bela Vista Distâncias:

Legendas: Parque Histórico

Batavo

Entrada da Cidade > Praça Cívica: 600m Praça Cívica > Centro: 1,1

Clube Social

Km

Batavo > Parque Histórico: 1,7

Km

Centro Praça Cívica

ABRIL

1

ABRIL

2

19h30

ENCONTRO DE LIDERANÇAS

Clube Social

19h30

ARTISTA NACIONAL

Centro

10h às 20h

FEIRA DE TORTAS ARTESANATO E CULTURA

9h15 às 18h

ATIVIDADES CULTURAIS E FEIRA GASTRONÔMICA

10h

DESFILE HISTÓRICO E INAUGURAÇÃO OFICIAL DO PARQUE

19h

MEGA ESPETÁCULO EXOTIQUE

22h

BARRA DE SAIA

Praça Cívica

Parque Histórico

GRUPO THOLL

www.parquehistoricodecarambei.com.br

Centro


Trevo de Carambeí

Av. dos Pioneiros

Av. do Ouro

Cemitério Oferecido por:

ABRIL

3

10h 11h45 às 18h 19h 9h 10h às 20h

ABRIL

4

9h 10h30 21h 12h30

CULTO ECUMÊNICO ATIVIDADES CULTURAIS E FEIRA GASTRONÔMICA

MEGA ESPETÁCULO EXOTIQUE GRUPO THOLL

MEIA MARATONA DO CENTENÁRIO

FEIRA DE TORTAS ARTESANATO E CULTURA

PARADA CÍVICA: DESFILE HISTÓRICO

SOLENIDADES

Praça Cívica

Centro

SÉRGIO REIS FEIRA GASTRONÔMICA

13h

LANÇAMENTO LIVRO APHC

15h

CAMINHADA DOS IMIGRANTES

10h às 20h

Parque Histórico

FEIRA DE TORTAS ARTESANATO E CULTURA

www.parquehistoricodecarambei.com.br

Parque Histórico

Praça Cívica


BOAS PRÁTICAS H

Oferecido por : O Confraria Sustentável é uma rede social interativa, voltada inteiramente para assuntos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. O principal objetivo da rede é reunir diferentes pontos de vista para qualificar cada vez mais a discussão em torno de preservação e consciência ambiental. O CS conta hoje com cerca de 530 membros, entre instituições, veículos de imprensa e pessoas que se interessam pelo tema. Todos os membros podem relacionar-se, postar vídeos, • Conheça e participe também:

F

ENTREVISTA • Personagem

fotos, e posts no blog do site e no seu próprio perfil. O PHC também participa da rede social, com a intenção de estimular os debates sobre assuntos relacionados à sustentabilidade. Em todos os projetos coordenados pela Associação do Parque Histórico de Carambeí a preocupação com a sustentabilidade é uma constante, como, por exemplo, o uso de energias renováveis, reciclagem de materiais e utilização de madeiras certificadas nas construções.

http://confrariasustentavel.ning.com/profile/ParqueHistoricodeCarambei

H

Almanaque: 2011 é o Ano da Holanda no Brasil, aguardamos apenas a sanção presidencial. O que podemos esperar do poder público estadual para as celebrações que acontecerão este ano?

O deputado federal Luiz Carlos Hauly é o autor da Lei que institui 2011 como o Ano da Holanda no Brasil. Atualmente ocupando a função de secretário da Fazendo do Paraná, Hauly concedeu entrevista ao Almanaque, abordando, além da Lei, assuntos como o cooperativismo e o turismo no Paraná. Almanaque Imigrantes: Diferente de outros estados, no Paraná o cooperativismo veio junto com o fluxo imigratório. As diversas etnias que compõem nosso estado foram decisivas na consolidação da prática cooperativa, que tem nos holandeses um grande expoente. Qual a importância das cooperativas para o desenvolvimento regional do Paraná? Luiz Carlos Hauly: Não dá para falar da história econômica do Paraná sem a presença marcante das cooperativas em todo o Estado. Elas alavancaram a economia paranaense e, principalmente, foram sólidas nos períodos de incerteza econômica que vivenciamos na época da inflação galopante. Cooperativismo e Paraná são indissociáveis. Os imigrantes holandeses, ao constituírem a primeira cooperativa do Brasil em Carambeí, demonstraram a importância do trabalho e da solidariedade. Da ação em comum para o benefício de todos.

Hauly: Já em 2009 apresentei a proposição na Câmara dos Deputados, busquei assinaturas de outros deputados, acompanhei a votação no Senado e, principalmente, construí o consenso em Brasília. Disponibilizei verbas no Orçamento da União para Carambeí e para as festividades em 2010 e 2011. Ainda na campanha eleitoral do ano passado estive com o governador Beto Richa, então candidato, e com o prefeito Osmar Rickli, assumindo os compromissos perante a comunidade de Carambeí no Parque Histórico. Lá nos foi entregue uma série de proposições que estão sendo construídas passo a passo. Vamos contribuir em todas as frentes de ação governamental. É o mínimo que podemos oferecer em troca de todo o trabalho dos imigrantes holandeses que, lado a lado com outros habitantes, constroem o Paraná de todos. Almanaque: Com a inauguração do Parque Histórico de Carambeí unindose ao complexo de Vila Velha e as atrações do Canyon de Guaterlá podemos afirmar que, na região, teremos um arranjo produtivo local de turismo e cultura. Como fortalecer este APL na consolidação de destinos turísticos para o nosso estado? Hauly: Agora é hora de utilizarmos a experiência de outros países e estimularmos o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico. Estamos acreditando que o Parque Histórico de Carambeí, aliado a outros investimentos na região dos Campos Gerais, propicie um roteiro contínuo de atividades e faça o turismo ser peça importante da economia de nosso Estado. Leia na íntegra no site do Parque.

www.parquehistoricodecarambei.com.br

F

EXPEDIENTE H APHC - Associação do Parque Histórico de Carambeí Presidente: Dick Carlos de Geus Vice-Presidente: Franke Dijkstra Secretário: Gaspar João de Geus Curadoria Executiva: Fábio André Chedid Silvestre - Núcleo de Mídia e Conhecimento Guilherme Klopffleisch - Mind Promo Business Almanaque Imigrantes: Realização: APHC - Associação do Parque Histórico de Carambeí Mind Promo Business Núcleo de Mídia e Conhecimento Editores: Fábio A. Chedid Silvestre - Núcleo de Mídia e Conhecimento Tarás Antônio Dilay - Núcleo de Mídia e Conhecimento André Felipe Pereira Martins – Núcleo de Mídia e Conhecimento Fernanda Cheffer Moreira – Núcleo de Mídia e Conhecimento Revisão: Estúdio Texto - Cláudia Fonseca Colaboração: Luciano Tonon - Assessoria Cooperativa Agroindustria Batavo Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Carambeí Projeto Gráfico: Núcleo de Mídia e Conhecimento Arte e Um Pouco Mais Estúdio Gráfico Jornalista Responsável: Tarás Antônio Dilay - MT 22787

Periodicidade: Quinzenal - Distribuição 1.800 exemplares: Alunos do “Projeto Vamos Ler” na rede estadual de ensino de Carambeí 2.200 exemplares: - Distribuição dirigida - 9.000 exemplares Região dos Campos Gerais na edição de domingo do Jornal da Manhã - Na WEB www.parquehistoricodecarambei.com.br e em redes sociais. ERRATAS NO SITE.

NÃO POLUA. COLECIONE

F

#15  

Revista de Patrimônio Cultural do Parque Histórico de Carambeí

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you