Page 1

B O L E T I M

PARÓQUIA

INFORMATIVO Edição: Agosto/2013 | Nº14 | Ano 2

www.facebook.com/paroquiasagradafamiliars

SAGRADA FAMÍLIA Leia

TAMBÉM:

Dia

dos PAIS Mês das

VOCAÇÕES Bodas de

CASAMENTO

Avisos

Gerais

Este informativo foi elaborado pela Pastoral da Comunicação (PASCOM). pascom.sagrada@gmail.com

A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Em 15 de agosto a Igreja Católica celebra a Assunção de Nossa Senhora. Assunção é uma festa em que se celebra a morte da Virgem Maria e sua elevação ao céu em corpo e alma logo após sua morte. Não se trata de uma simples festa. Trata-se de um dogma de fé, que foi promulgado pelo Papa Pio XII, em 1º de novembro de 1950. A promulgação foi feita através de um documento chamado Constituição Apostólica “Munificentissimus Deus”, no exercício da infalibilidade papal, que é um dogma da teologia católica que afirma que o Papa em comunhão com o Sagrado Magistério, quando delibera e define solenemente algo em matéria de fé ou moral está sempre correto. Nesta definição dogmática, o Papa Pio XII afirmou: “Pela autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e em nossa própria autoridade, pronunciamos, declaramos e definimos como sendo um dogma revelado por Deus: que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, tendo completado o curso de sua vida terrena, foi assumida, corpo e alma, na glória celeste”. Para comemorar a Assunção de Nossa Senhora a Paróquia Sagrada Família realizará Missa Solene no domingo, 18. Pág. 01


Dia

dos PAIS

Segundo dados da Wikipedia, a grande enciclopédia da internet, a história do Dia dos Pais tem sua origem na Babilônia, há mais de 4 mil anos, quando um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão, onde homenageava seu pai, desejando-lhe sorte e longa vida. No entanto, a data foi fixada em 1909, nos Estados Unidos, quando Sonora Luise resolveu criar uma data para homenagear seu pai. O interesse pela data expandiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington, tornando-se uma festa nacional e, em razão disso, em 1972 o então presidente Richard Nixon oficializou a data, que nos Estados Unidos é comemorado no terceiro domingo de junho. Em Portugal, o dia 19 de março foi escolhido em razão de ser o dia de São José, o pai terreno de Jesus Cristo. No Brasil, a data foi criada por Roberto Marinho que implantou a comemoração com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e, conseqüentemente, o faturamento de seu jornal “O Globo”, ficando estabelecido o segundo domingo de agosto.

E é com o objetivo de homenagear os pais de nossa paróquia que escrevo nesta edição. Escrevi, certa vez, para o jornal onde trabalhei por 16 anos, um texto para homenagear o meu pai na passagem do Dia dos Pais. Neste texto com o título “Meu pai: uma galinha”, expliquei que ele agia tal uma galinha com seus pintinhos, protegendo-os sob suas asas, mas consciente de que não podia impedilos de crescer e bater asas sem a sua ajuda. Ainda continuo pensando da mesma forma, embora ele já não esteja vivendo entre nós. E penso mais. Os pais, tal como o meu fez, devem orientar seus filhos para a vida, com dignidade e honestidade; dar-lhes assistência quando necessário; ensinar-lhes a terem responsabilidade, através da prática de atitudes. Logicamente, sem esquecer que o amor é essencial. Amar o filho não significa que tenha que acobertar ações erradas e nem deixá-lo impune. Amar é estar presente nos melhores e piores momentos. Enfim, amar o filho é torcer para o Internacional em dias de Grenal, mesmo que você seja gremista e ele colorado. Ou viceversa.

PARABÉNS,

Papais da Sagrada Família! Maria da Graça Andreoli Marcico Jornalista – MTB 4654

ESPAÇO PASCOM DA SAGRADA FAMÍLIA Estamos iniciando a implementação da PASCOM (Pastoral da Comunicação) na comunidade. Partindo desta premissa, gostaríamos de convidá-lo para nos ajudar. De que forma? Enviando fotos dos eventos realizados pelos grupos, pastorais e movimentos que você atua. Vamos mostrar o trabalho realizado de cada grupo. Utilizaremos a nossa página na Rede Social Facebook para a postagem das fotos. As fotos devem ser enviadas para o e-mail: pascom.sagrada@gmail.com , com o nome/data do Evento e grupo. Contamos com a participação de todos!

#pazdecristo

Pág.02


Mês das

VOCAÇÕES

Neste mês o espaço que normalmente é para a divulgação dos “Santos do Mês”, será dedicados para falarmos sobre o Mês da Vocações. Mas na próxima edição os “Santos Mês” estará de volta.

Um adágio popular diz que o mês de agosto é o mês do desgosto. Outro, que agosto é o mês do cachorro louco. Na verdade, agosto é um mês tão abençoado quanto os outros meses do ano o são. Tenho a impressão que, agosto é especial, pois agosto é o mês das Vocações e, por isso, com muitos motivos para ser mais abençoado. Vocação é um chamado para alguma ação com a qual nos identificamos e nos sentimos prontos e felizes em executar. É atender um chamado. Para nós católicos é atender o chamado de Deus para cumprir uma missão para a qual temos habilidade. Temos muitas datas a serem celebradas em agosto. Na primeira semana, os ordenados, que são: os padres, os bispos e os diáconos. Sendo assim, não podemos deixar de homenagear o Bispo Dom Jaime Spengler, o nosso Pároco Padre Douglas Gonçalves e o nosso amigo Jorge Ferreira que, recentemente, iniciou o curso de Diaconato. Na segunda semana celebramos a Semana dos Religiosos, e prestamos aqui a nossa homenagem a jovem Laise de nossa comunidade, que em fevereiro deste ano ingressou no convento, em Santa Maria, e a Irmã Daniele, que também se encontra no mesmo lugar. Na terceira semana, é a vez de celebrarmos o matrimônio, que também é uma vocação, a de constituir a família. Fica a nossa homenagem a todos os casais de nossa paróquia. E na última semana, celebramos o Dia do Catequista. Fica o nosso carinho às pessoas que se dedicam em preparar as crianças da Sagrada Família para a Primeira Eucaristia.

BODAS DE CASAMENTO Conforme o prometido na edição de julho, estamos divulgando as designações de cada ano de casamento. Lembrando que o casamento também é uma vocação e que Deus faz o chamado. Ano:12 - Bodas de Seda ou ônix Ano:01 - Bodas de Papel Ano:23 - Bodas de Palha Ano:13 - Bodas de Linho ou Renda Ano:02 - Bodas de Algodão Ano:24 - Bodas de Opala Ano:14 - Bodas de Marfim Ano:03 - Bodas de Trigo ou Couro Ano: 25 - Bodas de Prata Ano:15 - Bodas de Cristal Ano:04 - Bodas de Flores e Frutas ou Cera Ano:16 - Bodas de Turmalina Ano:05 - Bodas de Madeira ou Ferro Ano:17 - Bodas de Rosa Ano:06 - Bodas de Perfume ou Açúcar Ano:18 - Bodas de Turquesa Ano:07 - Bodas de Latão ou Lã Ano:19 - Bodas de Cretone ou Água Marinha Ano:08 - Bodas de Papoula ou Barro Ano:20 - Bodas de Platina Ano:09 - Bodas de Cerâmica ou Vime Ano:21 - Bodas de Zircão Ano:10 - Bodas de Estanho ou Zinco Ano:22 - Bodas de Louça Ano:11 - Bodas de Aço Pág.03


Avisos

Gerais

BATIZADOS

O curso para Padrinhos de Batismo sempre acontece na terceira sexta-feira do mês e o Batismo, conseqüentemente no terceiro sábado do mês. Portanto, em agosto, o curso será no dia 16, às 20horas e a cerimônia do Batismo, no dia 17, às 15 horas. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Paroquial. É necessária a apresentação da certidão de nascimento da criança e nome completo e “correto” dos pais e padrinhos.

ONDA Encerra no dia 10, deste mês, o prazo para as inscrições para os jovens interessados em participar do ONDA da Paróquia da Igreja Sagrada Família. O futuro surfista já deve ter feito a Primeira Eucaristia e ter entre 10 e 14 anos. Está previsto para a mesma data, às 14 horas, a realização do encontro para o PréOnda. Ainda no dia 10 será feito o sorteio de um secador de cabelo para o primeiro prêmio e uma Bíblia, para o segundo prêmio.

CURSO DE VIOLÃO Encontram-se abertas as inscrições para o curso de Violão e devem ser feitas na Secretaria da Paróquia. As aulas para os iniciantes acontecem nas sextas-feiras, às 17h30min e são ministradas por Priscila. A inscrição para o curso tem um custo de R$ 30,00.

Pág.04

CAMPANHA DO KILO Participe da Campanha do Kilo promovida pela Pastoral Social de nossa Paróquia. O mês de Agosto já iniciou e muitas famílias dependem da sua boa vontade. E a coleta das doações acontece sempre no primeiro final de semana de cada mês. As sugestões para as doações são distribuídas em todas as missas que antecedem a data da coleta.

Participe e colabore. Deus pede tua ajuda e Ele te ajudará! ROMARIA VOCACIONAL

Será realizada, no domingo, 18 de agosto, a Romaria Vocacional do Vicariato de Gravataí, com saída prevista da Igreja Nossa dos Anjos, às 14 horas. E de lá seguindo para o Seminário São José, pela rua Adolfo Ignácio Barcelos, onde será celebrada uma missa campal, às 15h30min, pelo Bispo Dom Jaime Sprengler.

Edição Agosto | Ano 2013 | Nº 14  

Boletim informativo da Paróquia Sagrada Família - Vicariato de Gravataí.

Advertisement