Issuu on Google+

Informativo da Paróquia Ressurreição do Senhor l Ondina - Salvador - Bahia

l

Agosto de 2010

l

nº 80

Diga não às drogas!

Reunindo centenas de pessoas vindas de várias partes do mundo, a celebração centenária, realizada no Santuário de São Lázaro e São Roque, traz como mensagem principal um apelo cada vez mais forte na sociedade de hoje: o combate às drogas, problema que vem desestruturando famílias e comprometendo a paz. Com o tema “São Roque, protegei-nos das pestes de hoje”, a festa celebrada para homenagear o querido santo será marcada de atividades que terão início às 5 da manhã do dia 16 de agosto. Este ano, o evento cairá numa segunda-feira, quando o Santuário é tradicionalmente visitado por devotos e turistas, que vão render graças e realizar pedidos geralmente relacionados à saúde, área de grande importância na vida de São Roque. Entre as atividades, estão uma alvorada e a Missa Afro, que utiliza elementos da cultura afrodescendente na sua execução. Confira mais detalhes da festa e programação completa na página 5.

“Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom, se queres entrar na vida observa os mandamentos” (Mateus 19,17).

Semana da Família

3

Homenageada do Mês

3

Juventude em Ação

8


O Pároco com a palavra Parar, silenciar, contemplar... Nossos tempos "pós-modernos" não têm sido favoráveis ao equilíbrio e ao desenvolvimento pleno e sadio do corpo humano, apesar de todo o progresso da medicina, das conquistas científicas, técnicas e sociais que sempre têm objetivado isso. Hábitos alimentares inadequados, a poluição do ar e da água, a agressão sonora e visual do ambiente, a insegurança social e no trabalho, a violência urbana, as crises econômicas e muitas outras fontes de estresse acabam esgotando a capacidade da pessoa. Buscando razões apenas humanas para o estresse, podemos afirmar que ele é determinado pelo modo como nossa sociedade está organizada e as exigências que deverão ser cumpridas, gerando condições mais ou menos estressantes de trabalho, das estruturas familiar e social. Acontece que nós somos um composto (corpo e alma/espírito). Além das alternativas da ciência e habilidades profissionais, nós precisamos de Deus. O clamor do salmo 63 é real: "a minha alma tem sede de Deus como terra sedenta e sem água". Precisamos parar, silenciar, rezar, equilibrar-nos! Jesus é nossa referência e, antes de qualquer decisão ou coisas corriqueiras da vida, ele rezava. Buscava a harmonia de corpo e mente; matéria e espírito. Retirava-se e, sozinho com o Pai, mergulhava na intimidade de filho e pai. Comunitariamente com os apóstolos, antes de qualquer refeição, parava e agradecia a Deus. Tudo isso com a finalidade expressa na oração do 'Pai-nosso' - que, "seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu". É com essa motivação que convoco todos os meus paroquianos, visitantes e interessados para o nosso Retiro Espiritual da Paróquia, que acontecerá no dia 21 de agosto. Será num sítio, onde a natureza favorecerá a aproveitarmos, em apenas um dia, mas, com muita intensidade, momentos fortes de experiência com Deus. Pe. Rosivaldo Motta, CSsR - pároco

Venezuela: Hugo Chávez proibirá emissora de televisão católica no país CARACAS, quarta-feira, 21 de julho de 2010 (ZENIT.org) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu ao ministro do Interior, Tareck El Aissami, "revisar" a concessão de um canal de televisão ao arcebispado de Caracas para "recuperá-lo" e "colocá-lo às ordens do povo". Trata-se de outra atitude em relação à tensão com a Igreja criada pelo governo, em uma série de ataques dirigidos especialmente contra o cardeal Urosa, arcebispo de Caracas. (Confira matéria completa no blog: www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com)

HORÁRIOS DE MISSAS IGREJA MATRIZ: Segunda a Sábado, às 18h (Terça, Celebração da Palavra, exceto a última do mês, quando é celebrada a Missa da Renovação Carismática / Quarta, Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro). Domingo, às 10h e 19h. SÃO LÁZARO: Segunda, às 7h, 9h, 16h e 18h. Terça a Sábado, às 8h. Domingo, às 9h30. N. SRA. EDUCADORA (ISBA): Segunda à Sexta, às 7h e 18h. Sábado, às 17h. Domingo, às 8h e 18h30. N. SRA. DOS NAVEGANTES: Sábado, às 18h30. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Domingo, às 8h. CORAÇÃO DE MARIA: Domingo, às 19h.

Atendimento para Confissões Uma hora antes da missa CONGREGAÇÃO DO SS. REDENTOR - CSSR PARÓQUIA RESSURREIÇÃO DO SENHOR PÁROCO: Pe. Rosivaldo Motta - CSsR

EXPEDIENTE

Telefones - 71. 3235-5614 (Matriz) / 71. 3247-4972 (São Lázaro) Endereço - Igreja Matriz: Av. Oceânica, 2217 - Ondina Salvador - Bahia - CEP: 40140-131 Blog - www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com Secretaria da Igreja Matriz Expediente: De 2ª a 6ª, das 8h às 12h e das 13h às 18h

JORNAL O RESSUSCITADO Produzido pela Pastoral da Comunicação - PASCOM TIRAGEM: 5.000 exemplares E-MAIL: pascom.ondina@hotmail.com.br

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Silvana Lima  TEXTOS: Pe. Rosivaldo Motta, Pe. Geraldo Camargo, Pe. Aloísio Mota, Silvana Lima, Darcy Sampaio, Taísa Badaró, Carlos Trigo, Comunidades e Outros  FOTOS: Carmelita de Jesus (Cacau), Claudomiro Santana, Jorge Badaró, Silvana Lima, Taísa Badaró, Internet (Google Imagens) e Outros  JO R N A L I S T A RESPONSÁVEL: Ana Bastos - Mt. BA 1428  REVISÃO: Pe. Rosivaldo Motta COLABORARAM COM ESTA EDIÇÃO: Mário Filho, Irtes Bouzon, e Rosa Maria.

NA INTERNET A PARÓQUIA RESSURREIÇÃO DO SENHOR NAS REDES SOCIAIS SIGA A PARÓQUIA DE ONDINA NO TWITTER A Pastoral da Comunicação da Paróquia Ressurreição do Senhor informa: já está disponível mais uma ferramenta comunicacional online para interagir paroquianos e visitantes: o Twitter da Paróquia de Ondina. Para acompanhar, acesse o link: http://twitter.com/paroquia_ondina Crie você também uma conta no Twitter! Basta clicar em SIGN UP, preencher o formulário e depois clicar em Create my account. ********** A PARÓQUIA DE ONDINA ESTÁ NO FACEBOOK A PASCOM da Paróquia Ressurreição do Senhor tem a satisfação de informar que estamos disponibilizando mais uma forma de integração entre paroquianos e visitantes através das redes sociais: o Facebook da Paróquia de Ondina. Quer adicionar Paróquia de Ondina à sua lista de amigos? Então, acesse o link: http://www.facebook.com/paroquiaondina ********** PARTICIPE DA COMUNIDADE DA SUA PARÓQUIA NO ORKUT Você pode. Para participar da Comunidade da Paróquia Ressurreição do Senhor no Orkut através do link: http://www.orkut.com.br/ Main#Community?cmm=31240727 ADICIONE A PARÓQUIA DE ONDINA AOS SEUS AMIGOS DO ORKUT Adicione a Paróquia de Ondina aos seus amigos do Orkut e ainda confira as fotos atualizadas dos eventos que acontecem na sua comunidade. Procure pelo e-mail pascom.ondina@gmail.com

NO VID ADES NO HO TMAIL NOVID VIDADES HOTMAIL O hotmail agora tem br Para entrar em contato direto com a Pastoral da Comunicação - PASCOM, utilize o e-mail: pascom.ondina@hotmail.com.br JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010

2


Celebremos Festa de Santo Afonso No dia 1º de Agosto celebramos a Festa de Santo Afonso Maria de Ligório (1696-1787), bispo e Doutor da Igreja e fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, ou Missionários Redentoristas, a qual pertencem os padres que trabalham na Paróquia Ressur-

Foi canonizado em 1839, declarado Doutor da Igreja em 1871 e padroeiro dos moralistas e confessores, em 1950.

reição do Senhor. Santo Afonso contribuiu com a Igreja na área da reflexão teológica moral. Ele resgata a grandeza e dignidade da pessoa humana, o respeito à consciência moral e a confiança na misericórdia divina.

2º dia: Sexta-feira, 30/07 às 18h na Igreja Matriz Tema: Santo Afonso, homem de Oração.

PROGRAMAÇÃO Tríduo Preparatório: 1º dia: Quinta-feira, 29/07 às 18h na Igreja Matriz Tema: Santo Afonso, amante da Eucaristia.

3º dia: Sábado, 31/07 às 18h na Igreja Matriz Tema: Santo Afonso, devoto de Nossa Senhora.

Semana da Família Em nosso país, uma parte importante da população está afetada por difíceis condições de vida que ameaçam a instituição familiar. Neste contexto, será celebrado em todo

Brasil, a Semana Nacional da Família, entre os dias 8 e 15 de agosto, tendo como tema central "Família formadora de valores humanos e cristãos". Confira programação a seguir:

Data/ Hora: 08/08 (Domingo) 19h Local: Igreja Matriz Palestrante: Cônego Catedrático Juracy Gomes de Oliveira - Vigário Episcopal da Paróquia de Nossa Sra. de Nazaré. Tema: As relações e os valores familiares segundo a Bíblia / Homenagem aos Pais.

Data/ Hora: 12/08 (Quinta-feira) 18h Local: Igreja Matriz Palestrante: Claudia Agrícola - Pedagoga / Psicopedagoga / Terapêutica Sistêmica de Família / Orientadora Educacional do Instituto Social da Bahia - ISBA . Tema: A família e a sexualidade.

Data/ Hora: 09/08 (Segunda-feira) 18h Local: Igreja São Lázaro Palestrante: Drª Maria Margaret Psani - Graduada em Psicologia. Tema: Família: Valores a descobrir e redescobrir.

Data/ Hora: 13/08 (Sexta-feira) 18h Local: Igreja Matriz Palestrante: Pe. Valter Rui - Teólogo e Filósofo / Sacerdote da Paróquia São Marcos - Fazenda Grande III – Cajazeiras. Tema: Família e virtudes sociais.

Data/ Hora: 10/08 (Terça-feira) 18h Local: Igreja Matriz Palestrante: Humberto Teixeira de Almeida Contador, Coordenador do Ministério de Música da paróquia de Ondina. Tema: Aspectos econômicos da família que forma.

Data/ Hora: 14/08 (Sábado) 18h Local: Igreja Matriz Palestrante: Roberto Coelho – Advogado / Radialista e Consultor em Radiodifusão. Tema: A família e os meios de comunicação social.

Data/ Hora: 11/08 (Quarta-feira) 18h Local: Igreja Matriz Palestrante: Casal - Tico e Vera - Coordenadores da Comissão Nacional da Pastoral Familiar. Tema: A Paróquia: Organismo que ajuda a família na formação de valores.

Data/ Hora: 15/08 (Domingo) 19h Local: Igreja Matriz Palestrante: Carla Coutinho Chaves Pedagoga / Psicopedagoga / Formação em dinâmica de grupo / Coordenadora de segmento do ISBA

DIA DA FESTA Domingo, 1º de agosto, às 10h, na Igreja Matriz Missa Solene e Renovação dos Compromissos Missionários dos MRL - Missionários Redentoristas Leigos de Salvador. Tema: Santo Afonso, homem de Missão. Apresentação: Coral Santo Afonso.

Honra ao Mérito Lya Costa

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

D. Lya Margarida Santos Costa, pessoa carinhosa e alegre, nasceu em Salvador, no dia 16 de fevereiro de 1919. Estudante saudosa do tradicional Colégio das Sacramentinas, formou-se em Ciências e Letras. Da união com o companheiro e médico, já falecido, Dr. Mário Cardoso Costa Filho, D. Lya teve 8 filhos, sendo 5 homens e 3 mulheres, 13 netos e 3 bisnetos. Apesar de ter perdido 3 desses filhos, ela permanece firme na fé, acalentando a alegria de saber que eles estão perto de Deus. Esta mesma foi responsável por sua participação na fundação do NACC - Núcleo de Apoio à Criança com Câncer, através do qual confortou pais de crianças que passaram pelo mesmo problema vivido por ela com dois dos três filhos que se foram. Ela mata as saudades deles e do marido com as fotos da sua coleção familiar, preservada por ela com muito carinho. D. Lya também faz um trabalho voluntário, há 36 anos, no Instituto de Cegos, onde toda terça-feira vai para a lojinha do brechó que lá funciona. Dentre outras obras que apóia estão o Abrigo para Idosos de Deus São Gabriel e a Creche Tia Ieda. Por muitos anos atuou como Ministra da Eucaristia da Paróquia e continua ativa nas celebrações. No auge dos seus 91 anos, é um testemunho cristão que a Paróquia alegra-se em ter. JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010 3


Vamos subir de elevador No dia 1º de julho, às 20h, a paróquia da Ressurreição do Senhor lançou a campanha "VAMOS SUBIR DE ELEVADOR". Tudo começou com um vistoso envelope colorido, com o nome do destinatário manuscrito por Maria Elisa, dona de uma das mais bonitas caligrafias da paróquia. Dentro, havia uma mensagem de Fé e União conclamando os amigos da Igreja para o engajamento na campanha, assinado, de próprio punho pelos amigos Rosivaldo Motta, pároco, e Geraldo Camargo, vigário paroquial.

A Equipe de Eventos foi a responsável pelos cânticos, com Mauricio e Laura, Fernando e Silvia, Maurício e Irá, Cícero e Neuma, Osvaldo e Marialda, Gerson e Bernadete, Georgito e Ana Lucia, Roger e Max, Afonso e Tereza, Mario. Padre Rosivaldo abriu o evento lembrando que nas duas últimas Assembléias, a proposta mais votada foi a colocação do elevador para melhorar a prestação do atendimento, bem como o aproveitamento total das instalações. O custo aproximado deste orçamento gira em torno de 90 mil reais. O objetivo é alcançar setenta doações de mil reais cada uma, a fim de garantir o início das obras. Uma conta corrente será aberta para este fim e todos serão informados da sua movimentação. O padre Geraldo encerrou a apresentação afirmando, com humor, que "pra baixo todo santo ajuda. Pra cima só de elevador!" Esta é uma campanha que pertence a todos nós, pois a escada é uma pedra no caminho. O elevador, um caminho sem pedra .

Encontro com ex-pároco Com grande alegria, no dia sete de julho último, ao entardecer, no Café Primaz, ao lado da Cúria, reuniram-se em torno de Dom Ceslau Stanula, bispo diocesano de Itabuna e presidente da CNBB NE3, os seus amigos e ex-paroquianos, para o lançamento do livro intitulado O COTIDIANO NA IGREJA, de sua autoria. O Diácono Daniel Marinho fez a saudação e apresentação do Livro, sinalizando o seu conteúdo como resultado de publicações em Jornal da Diocese de Itabuna. Ao som da musicalidade de Edson Cerqueira, em clima descontraido, fraterno e festivo, Dom Ceslau foi autografando os livros e recebendo muitos abraços.

COLUNA MISSIONÁRIA IGREJA: SUA VOCAÇÃO E MISSÃO É EVANGELIZAR O motivo primordial da missão é e sempre será o mandato missionário que Jesus Cristo deu aos apóstolos e aos discípulos no termo de sua existência terrena. É um ato de obediência fundamental que a Igreja deve prestar, até o fim da história, à vontade de seu autor. Por isso a Igreja procurou sempre tomar consciência de sua natureza evangelizadora. Na revelação bíblica, a missão está intimamente relacionada à história da salvação, ao desejo de Deus de "que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade." (ITm 2,4) Por isso a missão está ligada ao envio: "Ide, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei." (Mt 28,19-20) Sem esse trabalho, a Igreja poderia ser um excelente "clube de amigos", mas não a Igreja de Jesus. Quando falamos da atividade missionária, precisamos passar do objeto (o que fazer) ao sujeito (quem vai fazer). A Igreja é toda missionária em seus membros que agem de diversos modos, de acordo com a multiplicidade e a variedade dos carismas e dons. É em cada um de seus membros que a comunidade cristã coloca-se a serviço da evangelização e é enviada para pregar o Evangelho a toda criatura. Padre Valson Sandes

Os Bispos da Arquidiocese se fizeram presentes com muita simpatia e cordialidade, prestigiando o evento. Foi um momento de gratidão e bênçãos.

VENHA F AZER P AR TE DO MINISTÉRIO DE MÚSICA FAZER PAR ARTE Se você canta ou toca algum instrumento (violão, percussão, teclado, etc.) venha “doar” seu dom, participando do Ministério de Música da nossa Paróquia. Confira também o curso de violão ministrado na Matriz. Informações e inscrições com Irtes, na secretária ou pelo tel. 71. 3235-5614.

Como andam suas roupas? • AJUSTES • CONCERTOS • BAINHAS • ZÍPERES E MUITO MAIS ATENDIMENTO TAMBÉM A DOMICÍLIO

Ligue 71. 9929-4470

/ Edina Lima

JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010

4


Festa de São Roque Pe. Geraldo Camargo, CSsR - Vigário

Em agosto acontece na Igreja de São Lárazo, a maior festa do ano. Embora São Lázaro seja o padroeiro principal é São Roque que atrai o maior número de fiéis. São 174 anos de fé, graças e manifestação de sentimento religioso herdado da cultura dos afrodescendentes. São Roque é reverenciado como protetor das pestes que, na época do santo, eram comuns e causavam terror e tremor, devido ao grande número de óbitos. Mas, hoje, há também pestes como outrora, sem o devido controle do estado moderno, como a violência, alimentada pelas drogas, corrupção e a impunidade! Como sempre, nas festas dos nossos padroeiros, os devotos são chamados a participar, desde a preparação inclusive dos temas, e este ano não foi diferente. Eles escolheram o tema: São Roque! Protegei-nos das pestes de hoje, e o lema: Seja livre e diga não às drogas.

SEMAN A ABENÇO AD A SEMANA ABENÇOAD ADA PROGRAMAÇÃO 05h30 - Alvorada com Fogos 06h - Terço dos Homens 07h - 1ª Missa 09h - 2ª Missa – Rito Afro 11h - 3ª Missa 15h - 4ª Missa 16h - Procissão 17h - Bênção do Santíssimo e Encerramento

Vocação: sentido da vida! Todas as vezes que nos propomos a falar sobre o sentido da vida, sobre nossas inquietações pessoais, sobre nosso desejo de felicidade e de fazer os outros felizes, nos deparamos, muitas vezes, com dúvidas, receitas prontas, orientações das mais diversas e, até mesmo com o sábio silêncio... Ora, não pretendo ser mais um a falar sobre "a receita da felicidade", ou a dar explicações para nossas dores e sofrimentos. Ademais, falar sobre todas estas questões importantes e vitais, é falar sobre o sentido da vida, sobre vocação! Isto se dá porque, conforme nos atestam os Evangelhos, Jesus de Nazaré, nosso maior e melhor exemplo de vocacionado, foi um homem feliz, realizado, pleno. O que não significa que Ele não sofreu, que não teve perdas, decepções e traições.

TOME NO TA NOT 01/08 (Domingo): Dia do Padre / Festa de Santo Afonso às 10h na Matriz (Ondina) 04/08: São João Maria Vianey De 07/08 (sábado) às 21h a 08/08 às 05h: Vigília da Transfiguração na Matriz (Ondina) 08/08 (Domingo): Dia dos Pais 10/08: São Lourenço / Dia do Diácono 15/08 (Domingo): Assunção de Nossa Senhora / Dia do Religioso 22/08 (Domingo): Dia dos Ministérios Leigos 27/08: Santa Mônica 28/08: Santo Agostinho 29/08: (Domingo): Dia do Catequista 03, 04 e 05/09: Redescoberta

Entretanto, apesar de todas as situações em que teve mil motivos para entrar em depressão e "desistir" da vida, Jesus teve forças para nos apontar o caminho da verdadeira vida: "Faze isto e viverás" (Lc.10, 25-37) . E por que Ele agia assim? De fato, em Jesus, vida e vocação são duas palavras que estão extremamente unidas e nunca se separam. Sendo assim, descobrir sua vocação é encontrar um sentido/ razão para viver; é ser capaz de dar a vida por "Alguém" e gastar toda sua existência por um grande "motivo". Foi por causa de sua vocação que Jesus não desceu da Cruz e não voltou atrás no Horto das Oliveiras quando pediu que o Pai afastasse-lhe o cálice. Ele sabia de sua vocação, havia encontrado o sentido de sua vida e, por isso mesmo, não teve medo de dála por quem não o conhecia e, mais ainda, por quem nunca quis aceitá-lo. Portanto, descobrir e viver a vocação nada mais é do que encontrar um sentido/razão para vida. È muito bem aplicada para cada um de nós, o que o Documento de Aparecida pontuou a respeito dos Jovens: "Eles não temem o sacrifício, mas uma vida sem sentido" (DAp. 442). Também nós, adultos e idosos, queremos encontrar uma razão para viver, queremos, Senhor, queremos descobrir e viver nossa vocação! Pe. Aloísio Mota, CSsR. (Promotor Vocacional da Vice-Província Redentorista da Bahia)

A Paróquia da Ressurreição do Senhor está de portas abertas para oeferecer a você e sua família, momentos de grande intimidade com Deus. Confira: SEGUNDAS-FEIRAS: Missas durante todo o dia, incluindo a de culto afro, no Santuário de São Roque e São Lázaro; TERÇAS-FEIRAS Grupo de Oração da Renovação Carismática, após a celebração da Palavra, na Matriz, com missa na espiritualidade da Renovação, toda última terça-feira do mês; QUARTAS-FEIRAS Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Matriz; QUINTAS-FEIRAS Adoração ao Santíssimo Sacramento, a partir das 17h, também na Matriz; SEXTAS-FEIRAS Terço da Misericórdia, toda sexta, exceto na primeira do mês, às 17h, na Igreja Matriz. DOMINGO Terço dos Homens, a partir das 18h, na Igreja Matriz. Confira os horários das celebrações no quadro da página 2.

O MELHOR DA COMIDA CAIPIRA

PISO L3 - EXPANSÃO JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010 5


NOSSOS MINISTROS NA JORNADA Na busca de unidade, crescimento e aprofundamento na espiritualidade da Sagrada Eucaristia, os 27 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão - MESC - da Paróquia Ressurreição do Senhor, estão felizes pela participação na II JORNADA ARQUIDIOCESANA DOS MESC, que aconteceu no dia 04 de julho, no Colégio Antonio Vieira, reunindo 1.300 Ministros de toda a Arquidiocese.

Rememorando o XV CONGRESSO EUCARISTICO NACIONAL, cujo tema foi: Pão da Unidade dos Discípulos Missionários, e o lema: Fica conosco, Senhor, o conteúdo do programa foi muito rico e dinâmico. Em Lc. 24, a história dos discípulos de Emaus foi citada pelo Pe. Mauricio Fereira, muito feliz na reflexão que realizou junto aos presentes, todos sequiosos em aprender a servir melhor. A Adoração ao Santíssimo Sacramento se fez muito necessário para revigor o compromisso do MESC, que deve ser, acima de tudo, um adorador. A santa missa foi presidida pelo Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, coroando a JORNADA, da qual também participaram os padres Manoel Filho, falando sobre; Celebrar - Consagrar, e Pe. Antonio Ademilton, que falou sobre: Pão da Unidade, um dom de Deus preparado.

IX JORNADA TEOLÓGICA Dando continuidade ao programa da Missão Continental, a Arquidiocese realizou, no Colégio Salete, a IX JORNADA TEOLÓGICA, no último dia 10 de julho. Dentre as lideranças das Paróquias, vários representantes de Ondina. O conferencista convidado, Pe. Antonio José de Almeida, falou sobre "Os desafios das transformações sociais e cultu-

rais das últimas décadas e a urgência de serem criadas estruturas de uma pastoral nova para a evangelização da cidade, da família e da juventude". Participaram do evento o Arcebispo da Arquidiocese de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo e o bispo auxiliar Dom João Carlos Petrini.

ESPIRITUALIDADE CATEQUÉTICA A Jornada da Espiritualidade Catequética foi realizada no Colégio Salesiano, em Nazaré, no dia 17 de julho, com animação e oração. A participação foi expressiva, mostrando o empenho dos catequistas ao prepararem crian-

ças e adolescentes para o encontro com Jesus Cristo, no amor, na fé, e na oração. Da paróquia Ressurreição do Senhor, foram 8 crianças e quatro catequistas. O evento contou com mais de 200 crianças.

Terra Santa à Vista Um sonho a realizar. A Paróquia de Ondina peregrinará à Terra Santa! Um grupo de 40 paroquianos, acompanhados de um sacerdote da paróquia, pisará na terra que Jesus operou tantas graças e revelou o projeto de Deus ao mundo, de 19 de outubro a 04 de novembro. Visitarão o rio Jordão e outros locais onde o Mestre realizou curas e milagres e celebrarão a Santa Missa. Para que o grupo, antes da viagem, estude, conheça e aprofunde mais o Pe. Rosivaldo estará preparando um material com fotografias e textos bíblicos dos lugares que serão visitados. O primeiro encontro dar-se-á no dia 17 de agosto, às 19:30, sempre com a presença do casal Ricardo e Tatiane, paroquianos e donos da agência de viagem. Além da Terra Santa, o grupo visitará Roma e conhecerá a Igreja de Santo Afonso, onde está o quadro original de N. Sra. do Perpétuo Socorro e finalizará a excursão no Santuário de Fátima, em Portugal.

Excursão a Bom Jesus da Lapa Na 6ª excursão a Bom Jesus da Lapa, e Correntina, romeiros fervorosos, que não se cansam de ver a beleza natural do Santuário feito de pedra e luz, se juntarão aos novos visitantes do Nosso Senhor Bom Jesus. O Santuário, escolhido como a 1ª das 7 Maravilhas do Brasil, acolhe pessoas do mundo inteiro. Não perca esta oportunidade de conhecê-lo. Maiores informações com Eliene, pelos telefones 71. 3247-4972, 3245-3052, 9986-1403, Edna, pelo telefone 71. 3245-6423 ou Maria, pelo número 71. 3261-7663. Saída em 26 de agosto, às 19h30, da Igreja Ressurreição do Senhor, em Ondina, no ônibus da empresaTranslider.

VIGÍLIA DA TRANSFIGURAÇÃO Com o tema Reencantando a Vida com Teresa de Jesus, escolhido por conta do Ano Teresiano, a Vigília da Transfiguração 2010 é mais uma oportunidade para estarmos aos pés do Senhor, silenciando para escutá-Lo. A Vigília acontecerá em toda a cidade e na nossa paróquia será coordenada por Janice Morelli. Realizada na Igreja Matriz, no dia 07 de agosto, às 21h, tem encerramento previsto para as 5h do dia 8, domingo, quando também será celebrada

uma missa, às 6h, no Carmelo da Bahia, em Brotas, reunindo todos os participantes, em nível arquidiocesano. O roteiro foi elaborado pelo Movimento da Transfiguração e pode ser baixado no site da Arquidiocese de Salvador (veja link em nosso blog) por quem quiser realizar a vigília em sua comunidade, paróquia, movimento, etc. Participe da experiência inédita da convivência com o Deus da Paz. JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010

6


Curso de Liturgia A Paróquia de Ondina, em sintonia com a Arquidiocese e aproveitando as oportunidades oferecidas para o aprofundamento da ação litúrgica e ampliar os conhecimentos das equipes, reuniu coordenadores da liturgia e de outras pastorais, que se fizeram presentes ao Curso de Liturgia, realizado no dia 17de julho, no Colégio Salete. O Pe. José Raimundo, doutor em liturgia, atualmente a serviço no Vaticano, esteve aqui em Salvador por alguns dias e presenteou a turma, com o seu conhecimento profundo sobre a Sagrada Liturgia da Igreja Católica. Foi um curso muito importante para atualização e reforço dos valores e importância de uma liturgia bem preparada, que eleve os participantes.

OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA

Uma Nova Evangelização

Você sabe como, quando e onde orar?

ELAS VÃO DEIXAR SAUDADES... Amigas de bairro e de fé, D. Joana, de 91 anos e D. Morena (como era carinhosamente chamada), de 86, faleceram em julho, nos dias 11 e 28, respectivamente. Moradoras da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (Alto da Sereia), onde atuaram durante muitos anos, vão deixar saudades nos seus moradores. Nos seus 35 anos de comunidade, Joana da Cruz Lima participava ativamente das atividades litúrgicas, desde a época em que as Celebrações Eucarísticas eram realizadas nas ruas, inclusive na varanda da sua casa, sempre cedida com muita satisfação. Amiga e conselheira, principalmente das crianças, era dizimista e devota de São Lázaro. Mesmo fragilizada com as doenças do aparelho circulatório, participava das missas, rezando seu terço, sem abrir mão da comunhão, que também recebia na sua residência, o que aconD. Morena teceu um dia an-

Dízimo na Palavra Oferta Agradável a Deus

Participe das Oficinas de Oração e Vida: - Viva uma experiência profunda de Deus que preenche o seu coração de alegria e paz. - Uma apresentação mais vibrante e ativa de Jesus. - Baseada na Bíblia. Caráter prático e experimental. - Uma resposta ao mundo de hoje. - Atividade orante passo a passo, em 15 sessões, um por semana. - Serviço gratuito. Neste segundo semestre - Início: 09 de agosto, em todos os Estados do Brasil. Aqui em Salvador existem Oficinas de Oração e Vida para jovens e adultos, desde a Suburbana até a Estrada do Coco. Em Ondina teremos Oficinas na Matriz da Ressurreição e nos ISBA. Telefones para contato 71 3336-2608 / 88562608 / 3304-2101 / 9145-8104 / 3379-0893 / 9166-9688.

Abel ofertou a Deus o melhor do seu rebanho e Ele gostou de sua oferta, enquanto Caim fez uma oferta comum de sua colheita do solo e Deus não gostou de sua oferta. Nós podemos escolher o tipo de oferta que queremos oferecer a Deus, mas o que Ele quer de nós não é simplesmente o cumprimento de uma obrigação, mas sim, oferecer o melhor que nós temos numa forma justa de partilha, com amor e alegria, em gratidão a tudo que Ele nos dá por amor e bondade.

tes do seu falecimento. Já Ocridalina Luiza Veloso Marinho, a D. Morena, era mãe de cinco filhos de sangue e também era conhecida como pessoa de caráter, muito bondosa, humilde, orante, caridosa, tímida e amiga de todos, principalmente de dona D. Joana Joana. Dizimista, sempre estava presente nas celebrações, orações semanais, encontros e festas paroquiais, colaborando quer como leitora nas missas, função que desempenhava muito bem, quer como conselheira ou simplesmente como vó Morena, título conferido a ela por crianças e adultos. A comunidade tem muito a agradecer a essas que foram exemplos de mulher, pelos ensinamentos recebidos com seus testemunhos e pelos sorrisos que jamais serão esquecidos...

PASTORAL DA

PESSOA IDOSA No dia 15 de maio a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) era implantada em nossa Paróquia, com muito entusiasmo e objetivos. A primeira capacitação foi promovida pelo casal Diocesano Altino e Ely aos líderes das comunidades de São Lázaro e Alto da Sereia. A Pastoral é coordenada pelo casal Marigraça (Mari) e Antonio (Toinho) e inicia, agora em agosto, a capacitação nas demais comunidades. Convidamos todos a fazerem parte deste maravilhoso trabalho!!! "Pois a fé sem obras é morta".

Num contexto mais amplo, nós devemos nos oferecer a Deus como uma oferta agradável, através de nossas atitudes de bons filhos, fiéis ao Seu amor por nós. Para nos salvar, Ele ofereceu seu próprio Filho na cruz, que continua se ofertando até hoje através da Eucaristia. Leia o trecho bíblico Gênesis 4,1-8. JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010 7


EM FOCO

JUVENTUDE EM AÇÃO No último dia 17 deste mês, os jovens da Pastoral da Juventude da nossa paróquia reservaram sua manhã de sábado para um momento especial: visitar os idosos do Abrigo São Gabriel, localizado no bairro da Boa Viagem. Participaram dessa manhã os adolescentes dos grupos da pastoral e os tios, que chegaram ao local por volta das 10 horas da manhã. O abrigo completou, em 2009, 10 anos de existência e presta assistência aos idosos que chegam lá por intermédio da família ou até mesmo por terem sido abandonados pela mesma. Durante a manhã, os idosos puderam compartilhar com os jovens suas histórias e experiências de vida, de forma a proporcionar um momento diferente de aprendizagem para os adolescentes e aqueles que os acompanharam. A Pastoral da Juventude levou ao abrigo não só seu carinho e atenção para com os idosos, mas também as suas doações e as dos paroquianos que também se solidarizaram com a causa. O abrigo continua necessitando de produtos de diversos gêneros, desde o leite em pó e o açúcar, à fralda descartável e os produtos de higiene pessoal.

CICL O DE P ALESTRAS CICLO PALESTRAS

ENCONTR O DE JO VENS ENCONTRO JOVENS PROFISSIONAIS Venha descobrir na amizade com Cristo respostas para as questões do mundo do trabalho, além de aproximar-se de pessoas que possuem sentimentos e ideais comuns. O evento está sendo organizado pela Pastoral Universitária. Confira os dados: Dia/Horário: 29 agosto 2010 (o dia inteiro) Local: Igreja Nossa Senhora da Esperança Rua N. Sra. da Esperança s/n - STIEP Telefone para informações: 3342-0768 Visite também o site http://pubahia.ning.com

Em julho, um ciclo de palestras foi preparado especialmente para os crismandos da Paróquia da Ressurreição do Senhor, com os seguintes temas: Dia 04, “A oração do Pai Nosso”; Dia 11, “Igreja e os meios de comunicação”; Dia 18, “Fé, Esperança e Caridade - pilares da vida cristã” e, fechando os trabalho do mês, dia 25 os jovens tiveram oportunidade de ouvir sobre “Comunidade: lugar de encontro com Deus e com os irmãos”. A palestra do dia 11 foi realizada pela Pastoral da Comunicação, tendo como base o Documento do Concílio Vaticano II, Inter Mirifica que, há mais de 40 anos, já reconhecia nos meios de comunicação o poder de influenciar toda a sociedade humana, tanto para o bem, como para o mal (Confira no blog www.ressurreicaodosenhor.blogspot.com). No mês de agosto serão trabalhadas duas temáticas: “As vocações na igreja” e “As seitas e religiões no mundo”. Essa última temática será apresentada pelos crismandos, fruto de pesquisas e estudos durante o mês de junho.

Encontro para Noivos na Matriz No dia 25 de julho aconteceu mais um Encontro para Noivos com a participação de 18 casais. Além das Ministras Extraordinárias da Comunhão, que têm ajudado no Cantinho da Oração, dez casais da equipe apoiaram o evento, com destaque para Aurora e Alberto Alencar, que falaram sobre Harmonia Conjugal e Juarez Barreto e Maria Lacerda, que refletiram sobre Aspectos Jurídico-canônicos do Matrimônio. Pe. Rosivaldo fez o fechamento do Encontro com uma bênção especial para todos.

SEJ A SÓCIO DO CL UBE EX CELSIOR VID A SEJA CLUBE EXCELSIOR VIDA A representante do Clube na nossa paróquia, Tereza Limoeiro, está empenhadíssima em fazer crescer o número dos ouvintes sintonizados com a AM840. Para tanto, está distribuindo fichas para quem quiser colaborar com este grande projeto de evangelização, que já dura 18 anos.

Para comemorar, o Clube preparou um grande momento celebrativo no dia 14 de julho, na Igreja Nossa Senhora da Conceição da Lapa: o “DIA DO SIM", do qual participaram paroquianos de Ondina, que já reafirmaram o compromisso de ajudar a Rádio Excelsior da Bahia.

Jovens na palestra sobre comunicação

PASCOM DE ONDIN A ONDINA PALESTRA EM EVENT O EVENTO A 2ª Etapa de Formação para os Agentes de Comunicação da Arquidiocese será realizada no dia 21 de agosto, no Centro Pastoral Arquidiocesano (Dorotéias), das 8 às 17h. No evento será apresentado um painel de experiências de Pascom, do qual a Pastoral da Comunicação de Ondina fará parte, falando sobre os veículos de comunicação da paróquia, sob o tema “Noticiar o bem”. JORNAL O RESSUSCITADO - AGOSTO / 2010

8


Jornal de Agosto 2010