__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

P U B L I CAÇÃO PA RÓ Q U I A O N L I N E 01

CONHEÇA A IGREJA QUE ESTÁ PERTINHO DE VOCÊ!

CA D E R N O PA STO RA L


EDITORIAL

Sumário 12 Paróquia

02 Principais

informações de contato da Paróquia Rainha da Paz

Padroeira

04 A história da Padroeira Nossa Senhora Rainha da Paz e o sentido teológico de sua imagem

Capela Santa Cruz

05 Conheça a Capela que fica dentro do Colégio Santa Maria e participe das missas dominicais

Diocese

06 Fundação da Diocese de Santo Amaro e histórico de nosso Bispo Diocesano

Serviços

08 Encontre

os serviços de evangelização que são oferecidos pela paróquia

Espiritualidade

10 Como a direção espiritual pode nos ajudar nos momentos difíceis da vida

Pastoral

13 Todos os grupos pastorais e

movimentos que transformam a vida das pessoas na comunidade

Dízimo

18 Saiba como se tornar um

Finalmente em mãos a primeira edição de nossa Revista Paroquial, Vox Dei Magazine. Esta edição é a concretização de um projeto que foi lapidado e agora será apreciado. Nessa primeira edição temos uma apresentação da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz. Todo editorial está voltado para que você, leitor, tenha um retrato da vida desta paróquia que está cravada entre os condomínios do Jardim Marajoara. Uma paróquia fisicamente pequena, mas muito acolhedora e concorrida pelas suas atividades pastorais e obras sociais. Essa edição foi intitulada como “Caderno Pastoral”. É um verdadeiro mosaico de voluntários que tornam possível o agir pastoral da Igreja na região. Aqui você encontrará uma descrição detalhada dos principais serviços de evangelização que a paróquia oferece à comunidade. Também você, leitor, conhecerá cada grupo pastoral que a compõe. De forma especial, teremos um comovente testemunho, fruto do trabalho com os moradores de rua na região de Santo Amaro. Desejamos a todos uma boa leitura!

Francisco Alves F. Júnior

dizimista da paróquia ajudando nesta obra de evangelização

Diretor Editorial

Expediente

ANO 01 | No 01 | 2019 Publicação Paróquia Online

contato@paroquiaonline.com.br www.paroquiaonline.com.br

Av. Iraí, 393, Cj. 25, Moema SP | SP CEP: 04082-905 - Whatsapp: (11) 4248-8431

Diretor Geral Thiago Lúcio

Colaborador em Roma Pe. Arnaldo Rodrigues

Tiragem 3.000 Exemplares

Diretor de Arte Pe. Davi da Cruz

Diagramação Agência Adora Comunicação Católica

Periodicidade Bimestral

Diretor Editorial Francisco Alves F Júnior

Fotos Envato Arquivo Paróquia online Arquivo Agência Adora Comunicação Católica

Impressão Printi’

Anúncios Fernanda Soares Ferreira

Vox Dei Magazine não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, bem como de qualquer conteúdo dos anúncios publicados ou de imagens cedidas pelos seus contratantes. As pessoas que não constam do expediente da revista não tem autorização para falar em nome da Vox Dei Magazine ou retirar qualquer tipo de material para produção de editorial caso não tenham em seu poder uma carta autorizada e datada, em papel timbrado, assinada por pessoa que conste do expediente.

Revisão Sandra Regina Basílio da Silveira Rosângela Augusto Pereira


PARÓQUIA

Paróquia Rainha da Paz CONHEÇA A IGREJA QUE ESTÁ PERTINHO DE VOCÊ! A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz é uma igreja acolhedora e aconchegante, cravada entres os Condomínios do Jardim Marajoara. Possuímos cerca de 180 lugares, para receber você e sua família. Venha participar de nossas missas e conheça essa paróquia que está pertinho de você. Procure a secretaria paroquial para informações sobre Batizados, Missas de 7o dia, Catequese, Casamentos e Transferências etc.

LOCAL

Rua Sócrates, 813 - Vila Sofia São Paulo | SP CEP: 04671-072

MISSAS NA MATRIZ

MISSAS NA CAPELA DO COLÉGIO SANTA MARIA

Segunda, quarta e sexta: 19h30 Sábado: 16h00 Domingo: 10h00, 12h00 e 20h00

Av. Sarg. Geraldo Santana, 901 Domingo: 8h e 10h

Atendimento de terça a sexta das 13h às 20h e sábado das 9h às 17h

VoxDei Dei- www.paroquiaonline.com.br - www.paroquiaonline.com.br Vox

contato@paroquiarainhadapaz.com.br

4 4

www.paroquiarainhadapaz.com.br

(11) 5524-5657

CONFISSÕES Quinta e sábado das 17h às 20h

LOGO Conheça abaixo o logo de nossa paróquia. Ele traz consigo elementos de nossa espiritualidade. A identidade visual estará sempre presente em nossos documentos, correspondências, apresentações e material publicitário.

Pomba Paz

Azul Céu Círculo A comunidade reunida

Formato da Pomba Imaculado Coração de Maria 3 Flancos Virgem Maria unida à Trindade Filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho, Esposa Mística do Espírito Santo


www.paroquiarainhadapaz.com.br SITE NOSSO SITE PAROQUIAL CONSTRUÍDO PARA ATENDER SUAS NECESSIDADES Nos dias de hoje, é fundamental um endereço digital. Estar presente nas plataformas digitais é aproximar mais a Igreja das pessoas, levando a elas a mensagem de Cristo. Elaboramos um site paroquial onde você encontrará as principais informações sobre nossa paróquia, pastorais e serviços oferecidos. Nossa proposta é apresentarmos o site como um portal, onde realmente as pessoas encontrem o que buscam de forma rápida e eficiente. Confira alguns destaques do nosso site: Orientações, transferências, curso de noivos, processo online, você encontrará essas opções na aba casamento. Todas as informações de que você precisa sobre Batismo, agenda de cursos e opção para fazer sua inscrição online.

Gostaria de saber a qual paroquia pertence a sua residência? Na aba institucional procure por “mapa” e localize sua paróquia.

Uma descrição completa de todos os grupos pastorais de nossa paróquia. Veja com qual você se identifica.

Aqui você encontrará os tipos de catequese que oferecemos, detalhes do dia e horário.

REDES SOCIAIS

55

CURTA, COMENTE E COMPARTILHE! Acompanhe a paróquia e nosso pároco pelas redes sociais. Nos ajude no trabalho de evangelização, curtindo, comentando e compartilhando nossos posts. Essas 3 ações são muito importantes para impulsionar nosso alcance.

@rainhadapaz.paroquia

/paroquiarainhadapaz.diocesedesantoamaro

@padredavi

/padredavi


s PADROEIRA

Nossa Sra. Rainha da Paz “EIS QUE A VOSSA DIREITA SE ENCONTRA A RAINHA.” Sl 44,10

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Texto Pe. Davi da Cruz Sob o título de Rainha da Paz, invocamos a Maria, na Ladainha de Nossa Senhora; aquela que nos pode ajudar a construir a paz e tornar nossa vida mais sintonizada com os desígnios de Deus. Maria é rainha porque é mãe do Redentor, do “Príncipe da Paz” (Is 9,5). O título “Rainha da Paz” também está associado às aparições em Medjugorje, na atual Bósnia, onde se apresentou a 6 videntes como a “Rainha da Paz”. Muito se questiona sobre a veracidade das aparições. Em 2017 o Vaticano expressa a todos os fiéis que o culto e a devoção que acontecem no Santuário em Medjugorge são fidedignos, segundo as conclusões do enviado especial do Papa Francisco ao Santuário. A Imagem traz consigo todo um significado. O véu branco simboliza a pureza da Virgem Maria, sem pecado. Ele parece agitado pelo vento. Maria conhece os ventos contrários da vida, mas ela através de seu Filho pode trazer a paz e acalmar as tempestades. A mão direita aponta para o seu coração. Nas tempestades da vida, o Coração de Maria deve ser nosso refúgio. O Sagrado Coração de Maria é um porto seguro nos momentos de dificuldades e problemas. A mão esquerda mostra o chamado carinhoso que ela nos faz ao seu coração. Nele, encontramos a paz que só Jesus pode dar. A túnica clara nos remete ao céu, pois de lá provém sua mensagem. As nuvens lilás nos revelam a Jesus, Sol da justiça, que nascerá em nossas vidas.

6

Pároco Pe. Davi da Cruz Maria

Nascido em Fortaleza/CE, em 09 de dezembro de 1979. Foi ordenado presbítero em 23 de junho de 2007, pelas mãos de Dom Fernando Antônio Figueiredo, ofm, na Diocese de Santo Amaro. Em 1999, fez um acompanhamento vocacional na Congregação do Espírito Santo na Capital de São Paulo. No ano seguinte, em 2000, ingressou no Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, onde professou os votos perpétuos, foi ordenado e exerceu seus primeiros anos como sacerdote. Na caminhada de discernimento vocacional, foi incardinado na Diocese de Santo Amaro como padre do clero secular. Ofícios 06/03/2008: 04 Anos - Administrador Paroquial Paróquia São Cristóvão 01/01/2012: 05 Anos - Coordenador Diocesano de Pastoral Diocese de Santo Amaro 19/02/2012: 01 Ano - Administrador Paroquial Paróquia Santa Cecília 25/03/2014: Atual - Pároco Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz 15/01/2017: Atual - Coordenador de Comunicação Diocese de Santo Amaro

Irmãs Salvistas Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador Em nossa paróquia contamos com o trabalho pastoral das irmãs salvistas. O Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador pertencente a grande família Religiosa que se chama Fraternidade Jesus Salvador, fundada em 1993 pelo Pe. Gilberto Maria Defina e reconhecida pela Diocese de Santo Amaro. Formam irmãs cheias do Espírito Santo, para a missão. O Carisma da Fraternidade Jesus Salvador é o LOUVOR DE DEUS sob todas as suas formas, a litúrgica em primeiro lugar e, como consequência desse Louvor de Deus, a santificação pessoal e comunitária. O carisma, portanto, “é vivenciar


COLÉGIO SANTA MARIA

Capela SantaCruz MISSAS DOMINICAIS ÀS 08h e 10h. AV. SARGENTO GERALDO SANTANA, 901 - JD TAQUARAL

V

enha participar conosco das missas dominicais na Capela do Colégio Santa Maria, administrado pela Congregação das Irmãs da Santa Cruz e localizado dentro do território da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz. A Capela tem uma capacidade para aproximadamente 400 pessoas. Também conta com um amplo estacionamento. O Colégio nos coloca em contato direto com a natureza, seus jardins nos convidam a contemplar a Deus que se revela na criação. Aos domingos de manhã podemos ouvir o cântico dos pássaros que sobrevoam o colégio. Ao entrarmos na Capela somos imersos num caleidoscópio envolvente formado pelos vitrais. Na missa das 10h temos o famoso Cantinho do Céu, um grupo infantil que evangeliza os mais pequeninos, enquanto os pais podem participar rezando com tranquilidade. Para participar basta entrar pela portaria nos horários de missa habituais.

7

em profundidade a dimensão do louvor, do culto divino. Inspiração fundamental é a atitude do próprio Senhor, que vive eternamente voltado para o Pai” (Const. 5). O Louvor de Deus santifica a quem louva e, consequentemente, a santificação dessa pessoa santifica toda a comunidade. Este Louvar é a primeira obra e essencial tarefa desta Família Religiosa, pois está intrinsecamente ligado ao caráter oracional do Instituto: os irmãos e irmãs são chamados, portanto, a serem contemplativos na ação, atualizando hoje, os gestos dos cristãos da Igreja Primitiva. O Louvor de Deus, que se dá na Liturgia, nos momentos de adoração e intercessão comunitária, transborda no pastoreio do Povo de Deus, ao se colocar em prática a ação apostólica e missionária do Instituto. A espiritualidade da Fraternidade nasce do Espírito Santo derramado no coração de cada irmão, e da sua adoção filial por Deus. Ela se desenvolve pelo dom de Deus em cada religioso e pelo dom que cada um faz de si mesmo aos seus irmãos. Por isto trazemos como lema: “NO MÍNIMO, DEVEMOS DAR A DEUS O MÁXIMO.”


DIOCESE

Diocese de Santo Amaro

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO

8

Aos 13 de março de 1989, o Papa João Paulo II criava a Diocese de Santo Amaro. O 1o bispo diocesano, Dom Fernando Antônio Figueiredo, recebia das mãos de Dom Paulo Evaristo Arns o báculo, símbolo de autoridade e de serviço sobre uma região com praticamente 4 milhões de habitantes. Muitas paróquias surgiram, passando de 34 para 110, gerando inúmeras comunidades. As atividades pastorais intensificaram-se: de 40 padres, chegamos a 220. O sopro divino suscitou jovens para a vida consagrada. Também, para nossa alegria espiritual, a Diocese encontrou muitos leigos engajados e comprometidos com o Evangelho. Foram criados alguns Santuários, como o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que, pelos meios de comunicação, as celebrações percorrem os espaços do Brasil e de outros países. Ergueram-se dois seminários diocesanos e alguns outros religiosos. Em 1993, inaugurava-se a Cúria Diocesana, que se tornou lugar referencial para a vida administrativa, pastoral e formativa.

Bispo Dom José Negri

É natural de Milão, Itália. Nasceu em 18 de setembro de 1959. Foi ordenado presbítero em 1986, pelo PIME, Pontifício Instituto das Missões Exteriores em sua cidade natal. O bispo também é licenciado e mestre em Psicologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Antes do episcopado, atuou como diretor espiritual de alguns seminários do PIME e foi Pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Brusque - SC. Em 2005, Dom José Negri foi nomeado bispo auxiliar de Florianópolis - SC, sendo sagrado bispo na cidade de Brusque em março do ano seguinte. Adotou o lema episcopal “Basta-te a minha graça”, II Cor 12, 9. Atuou como bispo referencial para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Regional Sul 4 da CNBB. Em 2009, o papa Bento XVI o nomeou bispo da diocese de Blumenau. Em 2014, o Papa Francisco o nomeou Bispo coadjutor da Diocese de Santo Amaro o qual toma posse no dia 08 de dezembro de 2015 como bispo diocesano.


Colégio DESDE 1968


SERVIÇOS

BATISMO Coletivo

Todos os meses temos batizado coletivo. Geralmente acontecem todo 4o domingo de cada mês às 09h.

Individual

Caso necessite de um batizado individual por conveniência de data, verifique a possibilidade na agenda com a secretaria da paróquia

Curso de Batismo

Todos os meses temos curso de batismo para pais e padrinhos. Geralmente acontecem todo 3o sábado de cada mês das 9h às 12h.

Transferências

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Na Diocese de Santo Amaro não é necessário transferência de uma paróquia para outra. Se você está optando por batizar numa paróquia pertencente a outra diocese e estão solicitando o documento de transferência, procure a secretaria para requerer o mesmo.

BENÇÃO NA CASA OU EMPRESA

10

Nossas faltas pesam em nossa consciência e nos convidam a reconciliação com Deus e com o próximo. Procure o sacerdote para uma confissão ou aconselhamento nos horários programados. Habitualmente o sacerdote está disponível todas as quintas e sábados, das 17h às 20h.

Uma nova moradia, um novo negócio são momentos propícios para pedirmos a Deus sua benção. Também quando as coisas não caminham tão bem, necessitamos repelir as forças negativas que parecem nos rodear. Caso precise de uma benção procure a secretaria para agendarmos com o sacerdote.

CONFISSÃO

Podemos

VE JA O S P R I N C I PA I S S E RVI Ç O S

CATEQUESE INFANTIL Procure dar ao seu filho não apenas o pão material, mas também o pão espiritual. A fé e a busca de Deus devem ser incentivadas desde a infância. Após uma preparação de 9 meses, pela catequese infantil, a criança receberá sua primeira comunhão. A idade mínima para começar a catequese é de 7 anos, desde que saiba ler e escrever. Normalmente a catequese começa em fevereiro. Procure informações em nosso site ou diretamente na própria secretaria.

MISSA DE 7o DIA Elevar a Deus uma prece por aqueles que partiram é algo memorável. O sétimo dia no antigo testamento é o dia do descanso divino, onde após a obra da criação Deus descansou. Este dia nos remete ao descanso eterno, onde após os trabalhos deste mundo encontraremos nosso descanso em Deus. Podemos agendar a missa de 7o dia em um dos horários existentes de missa, procure a secretaria para maiores informações.

UNÇÃO DOS ENFERMOS “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente” Tg 5, 3-15. Caso necessitem de unção dos enfermos, procure a secretaria para agendar com o sacerdote.

w w w. p a r o q u i a r a i


te ajudar?

O F E R E C I D O S P E L A PA RÓ Q U I A

CATEQUESE DE ADULTOS Se você é adulto e ainda não tem um dos sacramentos de iniciação, Batismo, Eucaristia e Crisma, ou até mesmo dois deles ou todos eles, você poderá receber o(s) sacramento(s) após uma preparação de 7 meses. Normalmente o curso se inicia em fevereiro e é ministrado juntamente com o grupo de Crisma. Nossos encontros são aos domingos às 10h. Procure informações em nosso site ou diretamente na própria secretaria.

CRISMA DE JOVENS Após o Batismo e 1a Eucaristia, o jovem deve se preparar para receber o Sacramento do Crisma. Após uma preparação de 7 meses o jovem receberá o Crisma. A idade mínima é de 14 anos (até a data da celebração). Normalmente o curso se inicia em fevereiro. Procure informações em nosso site ou diretamente na própria secretaria.

EUCARISTIA AOS DOENTES Muitas vezes o fiel se encontra impossibilitado de participar das missas e receber a Sagrada Comunhão. Entre em contato com a secretaria, pois temos uma equipe disponível para levar a Eucaristia aos doentes.

MATRIMÔNIO

Casamento nesta Igreja

Um casamento é sempre uma data marcante. Nossa paróquia possui um design moderno, transmitindo um clima aconchegante e acolhedor. Na nave principal temos 120 lugares sentados e no mezanino mais 60 lugares. A paróquia possui um estacionamento na fachada, mas caso seus convidados necessitem, existe um estacionamento particular a menos de 100 metros. Avalie a quantidade de convidados, uma igreja muito grande trará uma sensação de igreja vazia, caso sua capacidade não seja totalmente utilizada. Você também encontrará ótimas opções de Buffet para sua festa em nossa região. Lembre que o casamento religioso somente poderá ser realizado dentro da Igreja, qualquer tentativa de celebração fora do espaço sagrado não terá validade, sendo proibido por todas as dioceses de nossa região. Dê entrada no processo online em nosso site.

Transferência para outra Igreja

Se seu noivo ou sua noiva moram no território paroquial (veja o mapa do território em nosso site) e gostaria de casar em outra Igreja, você precisa fazer um processo matrimonial de transferência. Ele é obrigatório e exigido por qualquer paróquia onde pretenda se casar. É necessário um tempo hábil para a conclusão do processo, por isso procure dar entrada no processo com antecedência. Você pode solicitar o mesmo pelo nosso site.

Bodas

Caso esteja querendo fazer a renovação de seus votos, celebrando as bodas matrimoniais, procure a secretaria da Igreja para ver a disponibilidade na agenda. Ela pode ser celebrada em nossa paróquia ou fora, pois não existe nenhuma restrição para celebrar as bodas fora do espaço sagrado. Ela pode ser feita no próprio local de sua festa. Procure o sacerdote para partilhar um pouco sobre a história da família.

Nulidade matrimonial

Em alguns casos, a Igreja reconhece que o casamento celebrado foi nulo, e que depois da conclusão do processo torna a pessoa livre e desimpedida do vínculo podendo realizar uma outra celebração. Caso você deseje verificar a possibilidade de nulidade de seu matrimônio, agende um horário com o sacerdote na secretaria.

n h a d a p a z . c o m . b r

11


ESPIRITUALIDADE

Direção Espiritual COMO A DIREÇÃO ESPIRITUAL PODE AJUDAR VOCÊ A ENCONTRAR UM SENTIDO PROFUNDO EM SUA VIDA

Vox VoxDei Dei- www.paroquiaonline.com.br - www.paroquiaonline.com.br

Texto Pe. Davi da Cruz Maria

12 12

or vezes a vida se torna muito difícil e complicada. Nos sentimos como que aprisionados no quarto escuro de nossos sentimentos. Aquilo que parecia ser tão sólido e cheio de sentido de repente se esvai e percebemos que a realidade que nos cerca parece desmoronar. Muitos nessa hora se fecham e se isolam dos demais, entretanto esse afastamento não traz consigo uma solução, pelo contrário, ele amplifica ainda mais nossas angústias nos impedindo de ver a luz que pode trazer um novo sentido para nossa vida. Não sofra sozinho, busque ajuda! O primeiro passo é buscar ajuda. A direção espiritual nos dará forças para olharmos para nossas feridas. Ela traz consigo um bálsamo de cura que nos vem da verdade divina. Deus é luz, e quanto mais eu me aproximo de Deus, mais eu me aproximo de sua luz, e cada vez mais essa luz é projetada sobre minha vida, mostrando quem de fato eu sou. Minhas qualidades e fraquezas, meus medos e incertezas, nada que há de obscuro em nós pode resistir a essa luz divina que dissipa a escuridão humana. A direção espiritual é o momento em que nós nos abrimos. Partilhamos nossos fardos, nossas dúvidas, nossos anseios. O diretor espiritual terá sempre diante dos olhos a luz da fé e buscará orientar cada dirigente movido pelo Espírito Divino. Tantas são as histórias e sofrimentos que nem sempre temos uma resposta. Até mesmo Jesus não tinha uma resposta para tudo. Em algumas ocasiões respondia uma pergunta com outra pergunta, levando a pessoa à reflexão e amadurecimento. É o momento em que dizemos, estou aqui! Pode contar comigo. Conte com minhas orações. Não são palavras jogadas ao vento, mas são na verdade o reconhecimento de nossas limitações e acreditar que a oração sincera suscitada pela fé nos fará escutar a voz de Deus que sussurra aos nossos ouvidos. O diretor espiritual aponta para esta voz, para este Deus. Nos mostra sua presença. Nos mostra sua maneira de agir e nos faz entender o sentido profundo de nossa existência. Jesus veio para nos dar vida plena, vida em abundância. Quando nossas tentativas fracassam e nos sentimos cansados, é hora de O buscarmos. É hora de depositarmos em sua cruz o peso de nossas angústias. Pois foi por amor que Ele carregou a cruz, para que pudéssemos ter a certeza de que não estamos sós.

Não sofra

sozinho,

busque

ajuda!


13


Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Seja

mais um a compor a face de Cristo.

14

Junte-se a nรณs!


PASTORAL

Vida Pastoral

f

CONFIRA TODOS OS GRUPOS PASTORAIS QUE POSSUÍMOS EM NOSSA PARÓQUIA. CERTAMENTE VOCÊ SE IDENTIFICARÁ COM ALGUM. SEJA UM VOLUNTÁRIO DEDICANDO SUA VIDA AO PRÓXIMO E A DEUS. Texto Pe. Davi da Cruz Maria

“Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” Lc 1,26. Essas foram as palavras que Maria disse ao anjo quando este apresentou o plano de Deus para ela: ser a Mãe do Salvador. Deus tem uma missão para cada um de nós. A vida nesta terra é uma passagem e também uma prova. Descobrir nossa missão é descobrir o sentido último da vida, da existência. Uma paróquia se concretiza através da vida sacramental e da prática pastoral. São duas realidades que se completam, uma leva a outra. A Sagrada Escritura já toca nestes dois aspectos centrais, fé e obras. Em Hebreus 11,6 lemos que “Sem fé é impossível agradar a Deus”, por outro lado, em Thiago 2,26 lemos “... a fé sem obras é morta.” Outra forma de entendermos essa vida sacramental e pastoral que deve existir numa paróquia seria através da máxima de São Bento: “Ora et labora”, ora e trabalha. A pastoral é um conjunto de grupos que se reúnem para desenvolverem uma atividade na Igreja. Cada grupo tem sua razão de ser, sua função, seu trabalho. Há grupos que estão voltados para a celebração dos sacramentos, sobretudo pelo grande Sacramento da Eucaristia, a Santa Missa. Há grupos que estão voltados para a oração e

piedade, buscando fortalecer a fé e a prática dos mandamentos divinos. Há grupos que estão voltados para a atividade social e caritativa, pois o amor a Deus deve se manifestar no amor ao próximo. Na verdade a pastoral é compreendida como um grande mosaico. Cada grupo, cada pessoa, no seu conjunto nos revelam a face de Cristo. O Cristo que ora, o Cristo que cura, o Cristo que visita, o Cristo que evangeliza, o Cristo que se dá por inteiro. Cada pessoa possui dons próprios, alguns tem facilidade para falar em público, outros preferem se doar de outra maneira, como D. Eli, uma senhora que vai aos sábados na Igreja e faz questão de varrer e recolher o lixo, um grande gesto de humildade. Ela não deixa de fazer sua oração e pedir a intercessão de Maria diante de sua imagem. Neste caderno você encontrará de forma detalhada todas as pastorais que possuímos em nossa paróquia. Fazemos um convite especial a você. Junte-se a nós. Procure a secretaria paroquial, ou o próprio padre após as celebrações, ou ainda, no atendimento espiritual, para maiores informações. Seja mais um a compor a face de Cristo!

15


PASTORAL

SOLIDARIEDADE Há mais alegria em dar do que receber...

A

pastoral da solidariedade é um grupo com o intuito de ajudar os mais necessitados. Jesus disse que todas as vezes que fazermos uma boa ação a algum destes pequeninos seria a Ele mesmo que estaríamos fazendo, Mt 25, 31. O grupo exige apenas boa vontade e coração aberto para organizar as doações e promoções que fazemos durante o ano. Temos diversas linhas de trabalho que buscam mitigar o desequilíbrio social e despertar nas pessoas o comprometimento com o próximo. A ação caritativa dever ser muito mais abrangente do que um simples assistencialismo. Buscamos soluções para melhorar a qualidade de vida e fazer com que a pessoa encontre seu caminho, tendo a dignidade de se sustentar pelo fruto do seu trabalho. Entretanto, quando a fome bate a porta, não podemos esperar, faz-se necessário uma ação rápida, para depois trilhar um caminho que mude essa realidade. De forma concreta temos algumas atividades que contam com o apoio e a contribuição de todos os paroquianos, sobretudo quando o padre recorre aos fiéis nos avisos das missas, solicitando doações para algumas campanhas.

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Missa do quilo

16

Todo primeiro final de semana arrecadamos nas missas alimentos para montarmos as cestas aos mais necessitados. Atualmente possuímos cerca de 50 assistidos. Nem sempre os alimentos arrecadados nas missas são suficientes para as 50 cestas; ficam faltando alguns itens que são necessários para completarmos a lista. Neste caso as redes sociais nos ajudam. Após a contagem dos alimentos, divulgamos nos grupos de whatsapp da paróquia a lista dos alimentos faltantes. Rapidamente aparecem as doações e conseguimos montar as cestas de forma completa. Por isso é importante para a paróquia estar presente nas redes sociais, de maneira a colaborar com sua missão. As cestas são distribuídas no segundo sábado do mês. Estamos elaborando um cadastro das famílias, com informações socioeconômicas dos assistidos. Em conjunto com voluntários formados em assistência social estamos elaborando um projeto para melhor compreender esse grupo na busca de soluções para a conquista da dignidade.

Festa das crianças Recebemos constantemente doações de brinquedos usados. Sempre no mês de outubro, fazemos uma grande doação de brinquedos para as crianças da periferia. Os brinquedos doados são triados, higienizados e ensacolados com papel de presente. Temos uma parceria com a Paróquia São Lucas Evangelista, no Jardim Prainha, periferia da Zona Sul de São Paulo. A paróquia promove uma grande festa para as crianças da região. Não tem preço vermos o rostinhos de felicidade das crianças ao receberem um presente. Foram mais de 1.000 brinquedos doados.

Foto tirada no evento para o dia das crianças em outubro de 2017 no Colégio Carioca. Uma parceria com a Paróquia São Lucas Evangelista.


Olhar que fala Foto tirada no evento para o dia das crianças em outubro de 2017 no Colégio Carioca. Uma parceria com a Paróquia São Lucas Evangelista.

espere por Líderes, faça vocêpessoa mesmo, a pessoa ”

Madre Tereza de Calcutá 17

Créd itos: Pe. Dav i da Cr u z

Créd itos: Pe. Dav i da Cr u z

“Não


PASTORAL

PASTORAL DE RUA Conheça a história de um morador de rua que voltou para o convívio da família

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Vou “tentar” contar a história do Emílio, ex-morador de rua, um verdadeiro milagre de Deus. Tudo aconteceu na II Jornada mundial pelos pobres, no dia 17/11/2018, sábado, na Rua Senador Flaquer, 285, próximo a Catedral de Santo Amaro. Cheguei por volta das 9hs e estávamos acolhendo os moradores de rua. Esse dia foi muito especial. Estávamos oferecendo: corte de cabelo, banho, roupas doadas pelos paroquianos, manicure, primeiros socorros, aconselhamento e direção espiritual, lanche e até mesmo música ao vivo. Por volta das 13h, fui ao lado de fora verificar se ainda tinha muitos irmãos para acolhermos e, para minha surpresa, a fila estava enorme. D. Fátima pediu que a ajudasse, organizando a fila dos moradores de rua que iriam pegar roupas limpas para usarem após o banho. Aproveitando que estava ali, comecei a conversar com um deles e fiz diversas perguntas, era o Emílio. Uma das perguntas era: o que o fez estar nesta vida? Qual motivo? Ele sempre reafirmava “Jesus quer que eu esteja nesta vida para aprender alguma coisa! Até quando não sei. Pode ser até hoje, até daqui um ano, dez anos, sei que ainda preciso e vou continuar nesta vida.” Chamei-o para conversarmos fora da fila, e após um bom tempo de conversa, já sabendo que veio de Minas

Gerais, foi parar no Grajaú e, logo após, foi morar na Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro. Soube que tinha família e não sabiam onde estava desde fevereiro de 2018. Creio que o que mais tocou o Emílio foi quando falei do sofrimento de Maria vendo seu filho Jesus sendo humilhado, maltratado, chicoteado, e que sua mãe estaria sofrendo com a mesma dor de Maria, sem saber onde seu filho estaria, se estava sofrendo, se estava vivo etc. Também falei que somente ele poderia mudar a história de sua vida, de sua mãe, de sua família, com um sim a Jesus. Nesse momento as lágrimas começaram a rolar pelo seu rosto, aí eu também não aguentei, meus olhos se encheram de lágrimas, foi então meu primeiro abraço, depois de tantos seguidos. Aquele era o momento oportuno, perguntei se teria algum número de telefone para contato com a família, disse que tinha e logo apontou para a Rosana da Comunidade Católica Shalom. Pelo whatsapp, apareceu a foto do irmão. Já abalado emocionalmente, pegamos uma cadeira e um copo de água e logo a Rosana o colocou para falar com seu irmão, um momento muito emocionante. O irmão dele sugeriu que fosse até o bairro do Ipiranga, na casa de um parente e que mandaria dinheiro para ele voltar. Na segunda-feira veio a confirmação, pela graça de Deus, o Emílio reencontrou sua

18

Doação online

Você pode ajudar em nossas obras sociais. Existe uma maneira rápida, fácil e segura de fazer sua doação. Trata-se da doação online em nosso site no link a seguir: www.paroquiarainhadapaz.com.br/oferta, ou ainda, pelo QR Code Scaner localizado ao lado. Nosso site possui um ambiente com certificado de segurança. Nele você encontrará o valor adequado de sua contribuição e será redirecionado para o Portal Cielo, onde senhas e números de cartões permanecem particulares. Se preferir poderá fazer um depósito ou transferência na conta da paróquia. Deus abençoe.


Missão da Pastoral de Rua família. Ao ligar para seu irmão, fui informado que no dia seguinte já iria cortar cabelo, fazer a barba etc. Hoje o Emílio está recuperado e trabalhando numa mecânica próximo de sua casa. A família ficou muito grata pela atitude da igreja. Nossa história é apenas um começo. Emílio prometeu que um dia retornaria a São Paulo para comermos uma pizza e nos encontrarmos na Paróquia Rainha da Paz, numa terça-feira para o terço dos homens. Estamos em contato constantemente.

“Ao longo da minha vida venho aprendendo que nosso papel tem que ser o daquele Pai que recebeu o filho com um abraço, nós precisamos amar estas pessoas, não importa o que fizeram, precisamos acolhê-las e a nossa Igreja, nos ensina e nos dá essa oportunidade.” MARCO AURÉLIO GUIMARÃES VALENTE, Contador, Coordenador do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e membro da Pastoral de Rua. QR Code Scaner MITRA DIOCESANA DE SANTO AMARO Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz CNPJ: 60 . 90 9.8 43/00 46-39 Banco: 033 - Santander 5 5 AG: 1 8 | Conta Poupança: 600.0 73.470

Ir ao em encontro do povo de rua circulante pela Diocese de Santo Amaro acolhendo-os fraternalmente com meios espirituais e materiais que lhes propiciem viver com dignidade cristã, acolhendo seu desejo de mudança ou respeitando sua opção de vida. Afim de realizar este trabalho estamos estabelecendo várias parcerias com outras paróquias da diocese e comunidades, como por exemplo, a Catedral de Santo Amaro e a Comunidade Católica Shalom.

Almoço de Rua No terceiro sábado de cada mês, oferecemos um almoço ou lanche para os moradores de rua de Santo Amaro. Nosso ponto de distribuição é na Catedral de Santo Amaro. Distribuímos cerca de 100 marmitex para os moradores. Nesse momento é uma oportunidade para conhecermos a história de cada um e tentarmos ajudar na reintegração da vida social.

19


o PASTORAL

Pastoral do Dízimo “QUE CADA UM DÊ CONFORME TIVER DECIDIDO EM SEU CORAÇÃO, SEM PESAR NEM CONSTRANGIMENTO, POIS DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALEGRIA” II COR 9,7

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

O dízimo é o reconhecimento de que tudo pertence a DEUS. Nós apenas administramos o que d’Ele recebemos. É uma profunda relação entre você e Deus. O dízimo é devolver a Deus uma pequena parte do muito que Ele nos dá. A graça de Deus não tem preço. Nem todo o dinheiro do mundo pode comprá-la. Portanto, o dízimo não é pagamento, mas sim devolução. O dízimo coerente é aquele que nasce e cresce pela fé. A plena conversão do cristão ao dizimo está na mesma medida e proporção de sua conversão a Cristo.

20

Com o dízimo, ajudamos a Igreja a cumprir sua missão, em especial a de evangelizar. Quem oferta o dízimo com consciência e fé torna-se evangelizador, mesmo que não possa ou não saiba anunciar a Palavra de Deus. O próprio ato de contribuir com o dízimo já e um ato evangelizador, pois a ação é um complemento da oração. Além disso, contribuir com o dízimo é ajudar a manter e cuidar da Igreja, a casa de oração da comunidade. É com o dinheiro do dízimo que se compram as velas para o altar, os cálices, os cibórios, os livros litúrgicos, paga-se as contas de luz, água, telefone, funcionários e tantas outras despesas. Portanto, o dízimo que você oferece vai se transformar em evangelização, em remédio, em pão, em missão e colaborar na construção do Reino de Deus.

SEJA UM DIZIMISTA ONLINE

Preencha o formulário em nosso site e torne-se um dizimista da Paróquia Rainha da Paz

Convidamos você a preencher seus dados para cadastro de dizimista em nosso site, no link a seguir:

www.paroquiarainhadapaz.com.br/dizimo, ou ainda, pelo QR Code Scaner localizado ao lado. Nosso site possui um ambiente com certificado de segurança. Nele você encontrará o valor adequado de sua contribuição e será redirecionado para o Portal Cielo, onde senhas e números de cartões permanecem QR Code Scaner particulares. Coloque as informações de seu cartão de crédito e efetive a contribuição que mensalmente aparecerá em sua fatura. Caso deseje interromper a contribuição, basta comunicar a paróquia que daremos baixa em nosso cadastro no sistema Cielo. Se por ventura, cancelar seu cartão, será necessário refazer a operação com o novo cartão. Se preferir pode preencher a ficha ao lado e entregar na secretaria paroquial, ou mandar uma foto da ficha pelo whatsapp paroquial, (11) 5524-5657. Você receberá um carnê da Pastoral do Dízimo com seus dados. O dízimo deve ser entregue em uma das missas ou na própria secretaria paroquial. Ele pode ser entregue em dinheiro, ou ainda, você também pode utilizar nossa máquina de débito e crédito. A cada mês, em uma das celebrações, dirija-se à Pastoral do Dízimo antes da missa e retire o seu envelope. Coloque sua contribuição, ou recibo de débito|crédito no envelope. Ele deve ser depositado no altar no momento do ofertório em uma urna com o logotipo do dízimo. Agradecemos a você pelo comprometimento com o Reino de Deus e pedimos que Ele lhe abençoe e toda sua família.


“No

mínimo,

devemos dar

a Deus o máximo!” FICHA DE CADASTRO DO DIZIMISTA PREENCHA COM LETRA DE FORMA

NOME: _____________________________________________________________________ SEXO: M

F

DT NASCIMENTO: _____/_____/_____ NATURALIDADE: ____________________________ ESTADO: _____ 21 PROFISSÃO: __________________________________________ TRABALHANDO:

APOSENTADO:

ENDEREÇO: _________________________________________________________________ NR: ____________ COMPLEMENTO: ________________ BAIRRO: _______________________ CEP: _______________ - _______ E-MAIL:________________________________________________________________________________________ CELULAR:________________ TEL. RESIDENCIAL:________________ TEL. TRABALHO: ________________ LOCAL DE PARTICIPAÇÃO: MATRIZ, Sócrates

COLÉGIO SANTA MARIA, Sargento Santana


PASTORAL

ESPAÇO DIVINA ARTE - BAZAR E ARTESANATO “Assim também a fé sem as obras é morta. “ Tg 2,26

A

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

paróquia possui um local chamado Espaço Divina Arte, dedicado às atividades de bazar beneficente e artesanato. Recebemos constantemente doações de roupas, calçados, acessórios, eletrônicos, móveis etc. As doações podem ser entregues diretamente no local ou até mesmo na secretaria paroquial. Uma equipe de voluntários se reúne nos dias de semana, para triagem das doações, organização das roupas e confecção de artesanatos diversos. O bazar acontece no próprio local e em alguns lugares especiais. Também aparecem muitos voluntários para ensinar novas técnicas de artesanato. A criatividade se manifesta pela habilidade manual do grupo. Nesse espaço também organizamos muitas atividades festivas e caritativas da paróquia, como por exemplo, as doações de roupas que fazemos aos moradores de rua e os brinquedos que arrecadamos para a festa das crianças. A igreja está aberta, para as pessoas que queiram colaborar, doando uma parte do seu tempo, em prol da obra de Deus. Seja um voluntário, doe uma tarde do seu tempo em nosso espaço, de terça à sexta das 13h30 às 17h30.

22

PIADAS DO SEU CHICO Um padre novinho estava começando a celebrar suas missas. Era dia de domingo e a igreja estava lotada. O padre só pensava na hora da homilia, ter que falar para tanta gente. Entre os fiéis havia um bem diferente... era um bêbado. Ele estava sentado no primeiro banco só de olho no padre. Chegou a hora da homilia e o Evangelho do dia era o milagre da multiplicação dos pães. O padre estava tão nervoso que acabou trocando as palavras: “Meus irmãos, minhas irmãs, Jesus realizou esse grande milagre, distribuiu cinco mil pães para cinco homens...” O bêbado não se segurou, deu uma gargalhada e ficando de pé exclamou: O seu padre... isso ai não é difícil não, cinco mil pães para cinco homens esse milagre até eu faço!!! O padre não sabia onde esconder a cara... O tempo passou e o padre novinho foi adquirindo experiência. No ano seguinte, o mesmo Evangelho do milagre da multiplicação apareceu e advinha quem estava na Igreja, no primeiro banco? Sim o bêbado. O padre pensou consigo, agora eu pego esse bêbado: “Meus irmãos, minhas irmãs, Jesus realizou esse grande milagre, distribuiu cinco pães e dois peixes para cinco mil homens...” O bêbado de novo não se segurou, começou a rir e falou: “Também, com a sobra do ano passado!”


PASTORAL DA ESCUTA Autoconhecimento e Diálogo

V

ivemos num mundo de muitas turbulências e às vezes não compreendemos os fatos que cercam nossa própria vida. Em nossas relações cotidianas nos tornamos “indiferentes” por não ouvirmos uns aos outros. É preciso criar espaços para o autoconhecimento e o diálogo, dois fatores essenciais, se almejamos construir uma sociedade mais humana. A situação pela qual a comunicação entre as pessoas é prejudicada pode ser entendida pela falta de escuta, que vem perdendo o seu sentido maior, a compreensão entre nós. A escuta e o direcionamento do olhar se tornam essenciais para a compreensão do outro em sua totalidade. Por vezes as tecnologias que parecem nos unir, tem uma ação contrária, nos isolando cada vez mais do mundo real e do contato com o outro. Vamos automatizando nossas relações e nossa própria existência. Para tanto, a paróquia disponibiliza o atendimento voluntário de terapia, às pessoas que necessitam de orientação e aconselhamento psicológico, em situações que trazem conflitos e sofrimento na vida das pessoas. Caso você não tenha condições de arcar com os custos de uma terapia, procure mais informações em nossa secretaria paroquial.

PASTORAL DA SAÚDE Estive doente e fostes me visitar

N

ossa vida é constituída de fases e momentos. Cada etapa possui seus cuidados e atenção próprios. Por vezes somos flagelados pelas doenças e muitas vezes não contamos com a presença dos demais que possam nos ajudar em nossas necessidades. Cristo teve um cuidado todo especial para com os doentes, Ele veio para curar nossas enfermidades e mostrar seu amor misericordioso que se manifesta em obras concretas. A pastoral da saúde é um grupo voltado para com os doentes de nossa região. Muito mais do que um assistencialismo, é estar presente com estes que estão à margem nas periferias existenciais. A doença muitas vezes pode afastar as pessoas do convívio social trazendo uma sensação de isolamento e abandono por parte dos demais. Aqueles que gostariam de uma visita, se confessar, receber a unção dos enfermos, receber a Sagrada Comunhão, deve procurar esta pastoral, pois ela conta com uma equipe de ministros que foram formados para isto e querem ajudar o “Cristo que está doente”.

23


PASTORAL

PASTORAL EMPREENDEDORA Unindo as duas pontas do negócio

N

os dias de hoje, muitas pessoas estão passando por sérios problemas econômicos. Desemprego, crise nos negócios, falta de crédito etc. Muitos, movidos pela fé, acorrem a Igreja buscando uma orientação, uma luz, uma força que possa ajudar a sair dessa fase difícil. Por outro lado, como a paróquia e o padre são referências para a comunidade local, muitos empresários nos procuram para pedir alguma indicação. Precisam de pessoas capacitadas, cargos de confiança, manuseio de valores e outras funções. Como então unir as duas pontas? Desempregado e Empregador ? Criamos então a Pastoral Empreendedora, com um banco de dados de todos os empresários, gerentes, funcionários de RH e também de todos os desempregados de nossa paróquia. Nossa pastoral é composta por especialistas na área de RH e demais áreas técnicas, que se dispuseram a ajudar nessa empreitada. Nossa atuação é exclusivamente para as pessoas que participam da nossa paróquia, pois não teríamos suporte para ampliar esse projeto pastoral nesta fase inicial. Caso seja um empresário ou desempregado, procure mais informações na secretaria paroquial ou em nosso site.

PASCOM - PASTORAL DA COMUNICAÇÃO Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

O Evangelho presente no mundo virtual

24

A

expressão “PasCom” nasce da conjunção de duas realidades que interagem: comunicação e pastoral. A palavra “pastoral” tem sua raiz no verbo “apascentar”, “pastorear” e no termo “pastor”. No Evangelho de São João, Jesus se apresenta como o Bom Pastor que cuida das ovelhas. A pastoral é aquela que conduz e anima a comunidade. Muitos reduzem essa pastoral aos meios de comunicação, mas ela vai além, é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias. Compreendendo a PasCom em sua abrangência, algumas características se destacam: 1) colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; 2) promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais; 3) capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia; 4) favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação; 5) envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja; 6) desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas. Em nossa paróquia temos uma equipe que se reveza para a divulgação de lives das missas nas redes sociais. É uma ação concreta de levar o Evangelho e estar presente nesse novo areópago digital.

Escrituração Contábil, Fiscal e Previdenciária; Consultoria e Assessoria em Gestão Tributária, Previdenciária e Contábil; Planejamento Tributário Operacional e Estratégico; Inteligência Fiscal, Compliance Tributário e Due Dilligence; Societário - Nacional e Internacional; Consultoria Contábil e Tributária Valua on “Avaliação de Empresas”; www.rtpa.com.br IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física. (11) 97136-5897

RTPA


RCC - RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA Grupo de Oração - Pe. Pio

Fonte: Site RCC

O

Grupo de Oração é uma célula da Renovação Carismática Católica; lugar da expectativa e ao mesmo tempo, da realização da promessa perene de Deus; é cenáculo de Pentecostes dos dias atuais, onde juntamente com Maria, nos reunimos em humildade e unânime oração. É uma comunidade carismática, que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Pessoas engajadas na RCC, líderes e servos, através de encontros, orações e formação, buscam “fazer acontecer” um processo poderoso de renovação espiritual, que transforma a vida pessoal do cristão e todos os seus relacionamentos com Deus, a família, a Igreja e a comunidade. O objetivo do Grupo de Oração é levar os participantes a experimentar o pentecostes pessoal, a crescer, e chegar à maturidade da vida cristã, segundo os desejos de Jesus: ‘Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância’ (Jo 10,10b)”².

COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM

Fonte: Site Comu n idade Sha lom

Grupo de Oração - Hora da Misericórdia

N

a s c id a e n tre o s jove ns, a O bra Shalom teve início a par tir de uma o usada i n s p i raç ão: c ri ar u ma inte r face que falasse a linguage m dos j ove n s, p a ra cr ia r u m a p o nte e ntre e le s e uma ex pe r iê ncia pessoal com Jesus Cr isto e a sua Igreja . O gru p o d e o raç ão é o lugar especial e favorável ao nosso e n co n tro co m o S e n h o r. O n d e s e vive s e m analme nte a ex pe r iê ncia de orarmos e m co mun idade, l o u va n d o, sup li c an d o e re c e b e ndo muitas graças do cé u e també m se rm o s fo rma do s co m a Pa l avra d e D e u s , a s ã D outr ina e o e nsiname nto do Magisté r io da Igreja. A fo rm a d e vive r o gru p o d e o raç ão a que nos refe r imos se baseia na ex pe r iê ncia da n ova efusã o n o Esp í r i to S a n to, vive nc i ad a e m n o s s a Igrej a a par tir da década de 1 960 com a Re novaç ã o C ar ismát ica C ató l i c a . D e ac o rd o c o m o p arágrafo: 2 8 1 9 do Catecismo da Igrej a Católica, os últim o s te mp o s que e st a m o s vive n d o s ão o s te mp o s d a efusão do Espír ito Santo. Na histór ia da salva çã o é o te mp o e m q u e o E spí ri to s e d e rrama s o b re se us fil hos se m limites, com se us dons, sua fo rça e sua graça s o b re n at u ra l .

25 25


PASTORAL

CANTINHO DO CÉU Um cantinho especial para os pequeninos na hora da missa

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

O

26

cantinho do céu é uma iniciativa voltada para as crianças que ainda não conseguem participar da Santa Missa adequadamente. Ele acontece de forma paralela deixando os pais mais tranquilos para a Celebração Eucarística. No grupo sempre é abordado o Evangelho do Domingo, onde as crianças podem aprender sobre Jesus com uma linguagem lúdica. Sempre há um desenho ilustrando a passagem bíblica, o qual as crianças podem colorir e falar sobre o assunto. O Cantinho do Céu é um pequeno grupo de oração infantil, onde são ensinados cânticos e orações para a criançada. Geralmente o grupo se reúne durante as missas dominicais das 10h na Capela do Colégio Santa Maria e na missa das 12h na Matriz, na Rua Sócrates. Ao final de cada missa o padre sempre chama o grupo das crianças para apresentarem os trabalhos e fazer alguma pergunta sobre o Evangelho do dia. A cada missa somos surpreendidos com a espontaneidade dos pequenos e suas inusitadas respostas.


BEM ESTAR Um grupo voltado para sua saúde

B

e m e s t a r é u m g r u p o a b e r t o vo l t a d o p a r a i n c e n t i va r a s p e s s o a s à p r á t i c a d e a t i v i d a d e s f í s i c a s . Vi ve m o s n u m m u n d o m u i t o s e d e n t a r i s t a e a g i t a d o, o n d e m u i t a s ve z e s n ã o c u i d a m o s d o i r m ã o c o r p o c o m o d e ve r í a m o s c u i d a r. Muitas pessoas gostariam de praticar algum esporte, mas por f a l t a d e i n c e n t i vo s o u , a t é m e s m o p o r t i m i d e z , s e s e n t e m d i s t a n t e s d e s s e c u i d a d o c o r p o r a l . Um b o m c o n d i c i o n a m e n t o físico é base para uma boa saúde integral: corporal, mental e e s p i r i t u a l . Tu d o c o m e ç o u c o m u m p a s s e i o d e b i ke n u m a m a n h ã d e d o m i n g o, p r o m o v i d o p e l a Pa r ó q u i a e m 2 0 1 6 . A p a r t i r d e e n t ã o t o m a r a m g o s t o pela prática. Os pedais são classificados por estágio de dificuldade, onde os i n i c i a n t e s p o d e m c o m e ç a r p o r a l g o m a i s l e ve e g r a d u a l m e n t e s e r e m i n s e r i d o s e m r o t e i r o s m a i s p u x a d o s . Pa r a p a r t i c i p a r d o g r u p o, b a s t a e n t r a r e m c o n t a t o com a coordenação que rapidamente serão inseridos no grupo de Whatsapp e s e r ã o i n f o r m a d o s d a p r óx i m a a t i v i d a d e . P r o c u r e m a i s i n f o r m a ç õ e s d e c o m o participar deste grupo na secretaria paroquial.

Foto tirada no evento do pedal na represa Guarapiranga.

27


PASTORAL

MIL AVE MARIAS “Bendita sois vós entre as mulheres...”

A

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

ve n e raç ão à Vi rge m Mar ia e ncontra se u se ntido p l e no e m s u as p alavra s nas bodas de Caná: “ Fazei o q u e Ele vo s d i s s e r” (Jo 2,5). O desej o de Nossa S e nh o ra é q u e faç amo s a vontade de se u fil ho Jesus. E ssa d evo ção é p rat ic ad a d iante do Santíssimo Sacrame nto ex p o sto n o alt ar. Po rt an to, e la te m como ce ntro a devoção E u c a r í st i c a , m o m e nto d e ad o raç ão a Jesus e m união à su a m ã e, Maria S ant í s s ima. Ao conte mplar os m i sté r i o s do s anto te rç o, go zosos, dolorosos, l u m i n o so s e glo ri o s o s , faze mo s me mór ia da vida, m o r te e ressu rre i ç ão d e n o s s o S e nhor Jesus Cr isto. No ro sá r i o h ab it u al c o n te mp lamo s um misté r io a cada 10 Ave -Ma r i a s, já n e st a d evo ç ão, c o nte mplamos um misté r io a c a d a 5 0 Ave -Marias. Ao final d e c ada misté r io é ofe recida u m a ro sa b ranc a à No s s a S e nh o ra, e m home nage m à pureza e a o c a r i n h o m ate rn o d e no s s a q u e ri d a Mãe. Ve nha rezar conosco to d a se g u n d a s ext a- fe i ra d e c ad a mês, às 1 3h e m nossa Matriz.

28

TERÇO DOS HOMENS “A oração nos torna amigos de Deus.” Pe. Gilberto Maria Defina

É

um movimento voltado à oração pelo terço mariano e da reflexão do Evangelho. A forma de rezar, os temas abordados, as reflexões do Evangelho, os problemas e dificuldades comuns, tudo é influenciado pela personalidade masculina. De fato é um momento onde os homens se sentem fortalecidos espiritualmente. Em alguns momentos o terço é aberto para a participação de toda a família. Para participar não é necessário saber rezar o terço, pois logo na entrada é distribuído um encarte que orienta passo a passo como rezar. Em todo encontro um homem é sorteado para levar a Capelinha da Rainha da Paz, muitos dão testemunho que naquela semana algo especial acontece, ou alguma dificuldade é vencida. O Terço dos Homens acontece todas as terças-feiras, às 20h na Matriz.


ACÓLITOS, COROINHAS E MARIANINHAS Jovens, adolescentes e crianças a serviço do altar

P

ara a celebração da Santa Missa existem várias funções necessárias para um maior esplendor litúrgico. Uma delas é o serviço do altar como Acólito, Coroinha ou Marianinha. São jovens, adolescentes e crianças que se colocam a serviço da Igreja para ajudarem o sacerdote no ofício divino. A Pastoral dos Acólitos, Coroinhas e Marianinhas tem como objetivo, despertar os jovens, adolescentes e crianças para o verdadeiro amor e respeito à Sagrada Eucaristia, levando-os a uma verdadeira espiritualidade em torno das coisas de Deus. Motivá-los na missão assumida, servindo o altar e nos serviços da comunidade. Levá-los a um compromisso de vida cristã, conscientizando-os da importância da oração e do amor a Deus. Estimulá-los na inserção da grande família de Deus. Agora em nossa paróquia ampliamos o grupo para a participação das meninas, que estão ansiosas por começar a servir a Igreja.

CAMINHO DE FORÇA VIVA O Leigo e sua missão na Igreja e no Mundo

U

m grupo formado por pessoas de várias Paróquias. Nosso objetivo é a conscientização da missão do leigo junto aos pastores na Igreja, na família, na comunidade e na sociedade, através da oração, do fortalecimento espiritual, pessoal e comunitário, da solidariedade e partilha, e da alegria de amar sem preferências. Nos encontramos em diversas ocasiões: no Apostolado da Oração, Grupos de terço, Encontros nas comunidades, Peregrinações, Confraternizações, Aniversários e nas demais atividades que elaboramos. Desenvolvemos algumas visitas solidárias a comunidades carentes, famílias ou pessoas específicas, como por exemplo, na Casa de Repouso Ana Nery. Também buscamos visitar os enfermos levando a eles a Sagrada Comunhão. Organizamos uma missa especial para os enfermos. Todas as necessidades que vão surgindo são colocadas no grupo, estimulando a solidariedade e a ajuda às pastorais que nos solicitam.

29


PASTORAL

FAMÍLIAS NOVAS A família é a base de toda a sociedade

S

omos uma comunidade católica de aliança, cuja missão é a de renovar todas as famílias em Cristo. Buscamos viver assim, todos juntos numa grande família espiritual. A evangelização da comunidade se dá principalmente através das domus, que são núcleos separados por faixa etária: domus baby, infantil, jovem e adulta. Domus, do latim, significa “casa”, e remete à comunidade dos primeiros cristãos que devido a perseguição se reuniam nos lares. Também remete à família cristã como uma igreja doméstica. Na cidade de São Paulo, contamos com mais de 68 domus.

Domus Rainha da Paz

Em nossa paróquia temos a seguinte proposta de trabalho. Para a domus adulta, baby e infantil nos encontraremos quinzenalmente na 2a sexta e 4a sexta do mês, logo após a missa das 19h30. Para a realização da domus jovem, nos encontraremos também quinzenalmente no 2o sábado e 4o sábado de cada mês, às 18h30. Ao final de cada domus é feito um lanche comunitário, momento de partilha.

Vox VoxDei Dei--www.paroquiaonline.com.br www.paroquiaonline.com.br

Confraternização

30 30

É a festa da nossa grande família: onde pessoas das mais diversas localidades partilham a alegria da caminhada. Começando o dia da melhor maneira possível: Santa Missa e terminando com o Santo Rosário. Jogos, esportes e muita diversão! A Confraternização acontece aos primeiros sábados do mês.

Missa e Vigília No 3o sábado do mês vivemos um momento sublime e sereno de oração comunitária, no qual há uma forte intercessão de uns pelos outros, unidos em Cristo Jesus pelas mãos da Virgem Maria. A vigília se dá logo após a missa que acontece na Catedral de Santo Amaro.

Sarau O sarau é um momento que acontece na casa dos membros da domus jovem, com uma pequena confraternização. Nossos saraus ocorrem uma vez ao mês, para a família conhecer os integrantes da célula de seu filho e terem juntos uma experiência fraterna e divertida, dando a possibilidade dos outros membros da família se interessarem e começarem a participar da comunidade.


PASTORAL FAMILIAR “Família, projeto divino”

O

objetivo desta Pastoral é: evangelizar a família, oferecendo instrumentos necessários para sua formação e promoção, possibilitar a vivência e os valores do matrimônio e da família, transformando a sociedade pela obra de evangelização. Toda evangelização passa primeiro pela família. É ali que se anuncia o Evangelho do Amor: no dia a dia, na maneira de falar, de tratar com as pessoas. “O futuro da humanidade passa pela FAMÍLIA”, diz João Paulo II. A Pastoral familiar procura abranger todas as famílias, independentemente de sua situação ou composição, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa. Os voluntários dessa pastoral se revezam nas diversas atividades que promovemos em prol da família. O momento mais expressivo desta pastoral é a Semana da Família. Abrimos a semana com uma missa solene e depois desenvolvemos um trabalho missionário, onde os interessados são divididos em grupos de 3 famílias. Fazemos um encontro em cada casa. Temos também um forte momento de adoração e intercessão pelas famílias. Encerramos a semana com a festa da padroeira, Nossa Senhora Rainha da Paz.

Programação Anual Em nossa Paróquia a Pastoral familiar desenvolve as seguintes atividades: Curso de Noivos; Assessoria nas Celebrações Matrimoniais; Retiro de Casais; Semana da Família; Novena de Natal; Acompanhamento de famílias com dificuldade.

3131


PASTORAL

MÚSICA “Quem canta reza duas vezes!”

A

música é um elemento importante na liturgia. Ela traz consigo a capacidade de tocar o íntimo de cada pessoa pela sua letra e melodia. A liturgia também tem um caráter festivo. A alegria de Cristo Ressuscitado deve ser manifestada através do canto e animar a comunidade em seus momentos celebrativos. O ministro da música deve estar em sintonia com aquilo que é celebrado. Conhecer bem os tempos litúrgicos, a índole de cada momento para saber qual canto seria apropriado. Ele deve se aprimorar com ensaios para uma perfeita execução. Deve buscar conhecer um repertório adequado de forma que enriqueça a comunidade com o dom da música. Na Sagrada Escritura encontramos na Carta aos Efésios 5,19: “...recitai uns com os outros salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando ao Senhor em vosso coração.” Já dizia Santo Agostinho em sua célebre frase: “Quem canta reza duas vezes”. Em nossa paróquia possuímos teclado, violão, cajon, instrumentos de percussão e estamos abertos para aqueles que tendo vocação gostariam de tocar ou cantar nas missas. Procure o padre e manifeste seu interesse em participar como músico.

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA COMUNHÃO

32

A Igreja vive da Eucaristia

A

Eucaristia é fonte e cume de toda a vida cristã, de tal forma que se pode afirmar que a Igreja vive da Eucaristia. Este ministério não é uma simples função de distribuir a Sagrada Comunhão nas Missas ou Celebrações da Palavra ou levá-la a doentes e idosos, mas deve ser entendido como expressão do cuidado pastoral para promover a devoção ao Mistério Eucarístico. Para tal função carece uma sólida formação, com uma nítida visão de Igreja e uma participação ativa na comunidade. Cada Ministro, por ser testemunho da Ressurreição e da vida do Senhor Jesus e sinal do Deus Vivo, deve aprimorar-se na oração, praticar a penitência, conhecer e seguir os documentos da Igreja Católica, enfim, viver a Doutrina Cristã consciente de que, a sua preocupação deve estar voltada para uma relação íntima entre o Ministério e a Comunidade. Os Ministros devem estar sempre prontos para o serviço da comunidade. AULAS DE BATERIA, GUITARRA E VIOLÃO

https://goo.gl/VwqtTs


BATISMO Ser batizado é a maior graça que alguém pode receber na terra

O

sacramento do Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e participantes de sua missão. Qualquer criança pode receber o Batismo. A partir dos sete anos, a pessoa não batizada deve preparar-se, através da catequese paroquial. A criança deverá fazer a catequese para a Eucaristia, e no final do itinerário catequético receberá o batismo para depois fazer sua primeira comunhão. Ser batizado é a maior graça que alguém pode receber na terra; por isso, a Igreja não quer que ninguém fique sem o Batismo; e a criança, pela fé dos pais e padrinhos, deve ser logo batizada. Temos uma equipe de ministros do batismo que são responsáveis pelo curso de batismo, obrigatório para pais e padrinhos, e também, auxiliam na celebração do sacramento.

LITURGIA A Liturgia é como um rio fecundo que leva vida onde passa

N

a Liturgia celebramos o Mistério Pascal, Paixão - Morte - Ressurreição, de nosso Senhor Jesus Cristo através de ritos, gestos e símbolos. Em cada ação litúrgica Cristo está presente: no Sacrifício da missa, na pessoa do Sacerdote, nas Espécies Eucarísticas, nos Sacramentos, na Palavra proclamada, na Igreja em oração. Podemos entender a importância da liturgia para a vida da Igreja, comparando-a com um rio fecundo que leva a vida onde passa. Por meio dele a vida se renova e continua. Somos chamados a beber desta fonte cristalina que brota do coração de Cristo e de sua Igreja. Esta pastoral tem como objetivo preparar as celebrações litúrgicas. O comentário de abertura da Santa Missa, as leituras proferidas, as preces elevadas a Deus, a procissão das oferendas, pão e vinho, a coleta das ofertas, tudo deve ser preparado pela equipe com uma escala para cada função. Sempre estimulamos a participação de novos membros na Pastoral da Liturgia. Procure algum membro e se disponha também a nos ajudar.

33


PASTORAL

MÃE RAINHA “A obra mais perfeita de Deus Trino!”

A

Campanha da Mãe Peregrina faz parte do Movimento de Schoenstatt, concretamente é o recebimento da capelinha da Mãe Rainha nas casas. Cada capelinha está destinada a um grupo de famílias. Uma família acolhe a capelinha com uma oração de recepção e no próximo dia conduz a outra família com a oração de despedida. A imagem da capelinha recebe o nome de Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Mãe – Ela nos foi dada como Mãe por Jesus agonizante na cruz: “Eis ai a tua Mãe!” (Jo 19, 27); Rainha – Ela é Mãe do Rei do Universo; Vencedora – Deus lhe deu o poder de esmagar a cabeça da serpente. “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça…” (Gen. 3,15); Três Vezes Admirável – É a obra mais perfeita de Deus Trino, a Filha admirável do Pai eterno, a Esposa mística admirável do Espírito Santo e a Mãe admirável do Filho divino. As famílias que desejam receber a visita da Mãe Rainha podem entrar em contato com a secretaria paroquial que prontamente auxiliaremos.

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

APOSTOLADO DA ORAÇÃO “Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras...”

O

Apostolado da Oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção e, desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo. Nasceu num Colégio Jesuíta na França e espalhou-se pelo mundo. Tem uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus e todos os seus membros rezam diariamente pelas intenções do Santo Padre. Atualmente, reúne cerca de 40 milhões de membros em todo o mundo. O Oferecimento Diário é uma oração feita todos os dias, pedindo as bênçãos para cada momento vivenciado durante o dia. A principal celebração do mês é a Missa da Primeira Sexta-Feira, onde os membros praticam a devoção da Comunhão Reparadora, pela qual pedem perdão a Deus pelos pecados cometidos pela humanidade.

34

Jubileu Apostolado de Oração 175 anos

(11) 98955-1015 Chris

26 | MAIO | 2019 à 08 | JUNHO | 2019 Audiência com o Papa Francisco

ROMA • ASSIS • LORETO • SAN GIOVANNI ROTONDO • PARIS • PARAY LE MONIAL • NEVERS

Dir. Espiritual Pe. Licio José Neto


moda

we

e você ?

moderna clássica fashion alta qualidade @donaleonastore

49,90 59,90 69,90 /donaleonastore/

11 2777 5608

Rua Frei Canísio, 108 Jd Marajoara | contato@donaleona.com.br

E

Estacionamento gratuito com acesso interno à loja: Rua Hussain Youssef Saab, 87


Profile for paroquiaonline

Vox Dei Magazine - 1ª Edição - Caderno Pastoral  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded