__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

TURISMO RELIGIOSO P U B L I CAÇÃO PA RÓ Q U I A O N L I N E

02

Paróquia Rainha da Paz CAMINHOS DE SÃO PAULO | OS MISTÉRIOS DA GRÉCIA E TURQUIA


PARÓQUIA

Paróquia Rainha da Paz CONHEÇA A IGREJA QUE ESTÁ PERTINHO DE VOCÊ! A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz é uma igreja acolhedora e aconchegante, cravada entre os Condomínios do Jardim Marajoara. Possuímos cerca de 180 lugares, para receber você e sua família. Venha participar de nossas missas e conheça essa paróquia que está pertinho de você. Procure a secretaria paroquial para informações sobre Batizados, Missas de 7o dia, Catequese, Casamentos, Transferências etc.

LOCAL

Rua Sócrates, 813 - Vila Sofia São Paulo | SP CEP: 04671-072

MISSAS NA MATRIZ

Segunda, quarta e sexta: 19h30 Sábado: 16h00 Domingo: 10h00, 12h00 e 20h00

MISSAS NA CAPELA DO COLÉGIO SANTA MARIA

Av. Sarg. Geraldo Santana, 901 Domingo: 8h e 10h

Atendimento de terça a sexta das 13h às 20h e sábado das 9h às 17h contato@paroquiarainhadapaz.com.br

(11) 5524-5657

CONFISSÕES Quinta e sábado das 17h às 20h

SITE NOSSO SITE PAROQUIAL CONSTRUÍDO PARA ATENDER SUAS NECESSIDADES

www.paroquiarainhadapaz.com.br REDES SOCIAIS CURTA, COMENTE E COMPARTILHE! Acompanhe a paróquia e nosso pároco pelas redes sociais. Nos ajude no trabalho de evangelização, curtindo, comentando e compartilhando nossos posts. Essas 3 ações são muito importantes para impulsionar nosso alcance.

@rainhadapaz.paroquia

/paroquiarainhadapaz.diocesedesantoamaro

@padredavi

/padredavi


Sumário

EDITORIAL

Palavra do Pároco

Atenas - Grécia

peregrinação

porta de entrada para as ilhas gregas

Peregrinação 2018

Mikonos - Grécia

02 A experiência religiosa da

03 O último grupo de peregrinação da Paróquia

Peregrinação 2020

04 Sua próxima viagem marcada

Istambul - Turquia

06 Um mergulho na maravilhosa cidade de Istambul

Capadócia - Turquia

11 O céu multicor da Capadócia com seus balões encantadores

Pamukkale - Turquia 12 Uma

paisagem inesquecível formada pelas piscinas termais

Expediente

16 Berço da civilização ocidental,

20 A Pequena Veneza grega

Éfeso - Turquia

26 Conheça a casa de Maria e a Cidade Antiga de Éfeso

Patmos - Grécia

28 A ilha do Apocalipse onde foi revelado o fim dos tempos

Heraklion - Grécia

30 A ilha de Creta e seu patrimônio histórico e cultural

Publicação Paróquia Online

contato@paroquiaonline.com.br www.paroquiaonline.com.br

Av. Iraí, 393, Cj. 25, Moema SP | SP CEP: 04082-905 - Whatsapp: (11) 4248-8431

Francisco Alves F. Júnior

Santorini - Grécia

Diretor Editorial

32 Certamente a ilha grega mais famosa de todas elas Diretor Geral Thiago Lúcio

ANO 01 | No 01 | 2019

Uma edição que aguça nossos sentidos! Cheia de cores, imagens, aromas, lugares, sabores, sensações... assim estão repletas nossas páginas. Cada viagem que fazemos pode ser antecipada deliciosamente em nossa imaginação. Existe uma mistura de ansiedade e curiosidade que nos leva de imediato para o lugar que nos aguarda. A vida é muito agitada e necessita de momentos onde paramos um pouco para descansar e restaurar nossas energias. Desligarmos da realidade que nos cerca para simplesmente não pensar em nada e darmos o direito de aproveitar momentos únicos em nossa vida faz toda a diferença. Muitos afirmam que viajar é um investimento pessoal. De fato, cada viagem nos dá o prazer de carregarmos as memórias de momentos felizes e agradáveis. Invista em algo que certamente lhe dará retorno, invista em você! Convidamos a embarcar em nossas páginas e deixar sua imaginação livre e bem à vontade!

Diretor de Arte Pe. Davi da Cruz Diretor Editorial Francisco Alves F Júnior Anúncios Fernanda Soares Ferreira

Vox Dei Magazine não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, bem como de qualquer conteúdo dos anúncios publicados ou de imagens cedidas pelos seus contratantes. As pessoas que não constam do expediente da revista não tem autorização para falar em nome da Vox Dei Magazine ou retirar qualquer tipo de material para produção de editorial caso não tenham em seu poder uma carta autorizada e datada, em papel timbrado, assinada por pessoa que conste do expediente.

Revisão Sandra Regina Basílio da Silveira Rosângela Augusto Pereira Fotos Envato Arquivo Paróquia online Tiragem 3.000 Exemplares

Periodicidade Bimestral Impressão Printi’


PALAVRA DO PÁROCO

A palavra é...

Peregrinação

N

“SOU UM PEREGRINO SOBRE A TERRA” Sl 119,19 Texto Pe. Davi da Cruz

Nossa vida está em constante movimento. Ora estamos aqui, ora nos encontramos ali e assim vamos experimentando o novo, que se abre em nosso horizonte como realidade que quer nos abraçar e nos conduzir a um crescimento interior.

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Peregrinar significa ir ao encontro! Mas, encontrar o que e a quem? O ser humano foi criado por Deus, assim como toda a obra da criação. Dentro de cada um de nós, homens, está inscrito o mistério divino que reivindica seu lugar próprio e atenção em nossas vidas. Dentro de cada um de nós, também existe muitas vezes um vazio, que não pode ser preenchido por ninguém ou por realidade alguma. Parece ser um santuário interior que anseia por um sentido maior de existência plena. Ela se encontra em Deus!

4

Ao sairmos em peregrinação vamos ao encontro de Deus! Deus que fala através das pessoas. Deus que fala através dos lugares santos. Deus que fala através dos fatos. Deus que fala através, até mesmo das adversidades encontradas durante o caminho. Escute! Deus está falando! A vida é marcada por encontros. Encontros que podem ser superficiais ou intensos. Encontros que podem nos unir aquilo que realmente é valioso e importante ou encontros que podem nos afastar daquilo que não vale a pena, ou seja, vazio de sentido. Creio que o primeiro encontro deve ser consigo mesmo! A peregrinação nos faz distanciar do nosso cotidiano elevando nosso pensamento na busca de uma avaliação de si mesmo. Por isso é momento privilegiado de autoconhecimento. O encontro se dá também no âmbito do outro. A convivência, a partilha, a fraternidade, a história de vida que o outro carrega consigo é meio pelo qual posso me encontrar com alguém diverso de mim e que pode me ensinar a ser mais humano e, ao mesmo tempo, mais divino. O encontro se dá com Deus e em Deus. Quando vejo a grandeza de seu amor, quando vejo a imensidão da criação, quando faço experiência dos sinais que Ele manifesta na história da humanidade de muitos modos e em lugares diferentes, eu me permito encontrar com o Eterno. Este Eterno que inscreveu em mim o desejo de encontrá-Lo. Este Eterno que clama e anseia, muito mais do que eu, por este encontro. A peregrinação na verdade se torna o palco, onde o espetáculo do encontro é a atração principal. Quando voltamos, carregamos nossa bagagem interior cheia de encanto, cheia de ânimo, cheia de esperança de um novo que surge diante de nós. O movimento da vida nos leva a lugares nunca imaginados antes. O movimento da vida nos faz ver que somos muito mais capazes daquilo que pensávamos. Por isso sou um peregrino neste mundo. Quero ir ao encontro daquilo que realmente me faz feliz e me dá vida plena. Quero ir ao encontro de Deus, que se revela a mim através dos lugares e das pessoas que coloca ao meu lado. Nessa edição convidamos você a conhecer o roteiro de nossa próxima peregrinação, em abril de 2020. Seguiremos os “Caminhos de São Paulo”, pela Turquia e Grécia. Que Deus propicie mais um momento de encontro em nossas vidas.


PEREGRINAÇÃO 2018

Santuários Marianos PORTUGAL - FRANÇA - CROÁCIA - BÓSNIA - ITÁLIA

2018

A peregrinação da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, em novembro de 2018, foi algo realmente maravilhoso! Uma experiência incrível peregrinar pelos Santuário Marianos. Tivemos um grupo de 27 pessoas. Conhecemos ao todo 12 cidades em 5 países. Lisboa e Fátima em Portugal, Lourdes na França, Zagreb e Split na Croácia, Medjugorge na Bósnia e Roma, Lanciano, San Giovanni Rotondo, Monte Gargano, Cassia e Assis na Itália.

Se conhecer Fátima é um sonho, esse sonho se estendeu por toda a nossa viagem, pois cada lugar revelou um pouco do cuidado materno que Maria, a Mãe de Deus, tem para com seus filhos. A vida de Maria e dos santos são como um Evangelho vivo que nos falam de Deus e seus mistérios. Agradecemos a Deus pelos laços de amizade que foram estabelecidos nessa peregrinação. O sorriso de cada um ficará gravado em nossos corações.

5

(11) 5085 0101 (11) 98786 0259 trielotur@trielotur.com.br

facebook.com/trielotur instagram.com/trielotur Inscreva-se: Trielotur


PEREGRINAÇÃO 2020

Caminhos de São Paulo DESCUBRA OS ENCANTOS DE NOSSA PRÓXIMA PEREGRINAÇÃO EM ABRIL DE 2020 PARA GRÉCIA E TURQUIA. LUGARES QUE FORAM MARCADOS PELA EVANGELIZAÇÃO DE UM DOS MAIORES PROPAGADORES DO CRISTIANISMO

C

Texto Pe. Davi da Cruz Maria

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Certamente São Paulo Apóstolo foi o maior responsável pela propagação do cristianismo na Igreja. Seu impulso e ardor missionário fizeram com que o Evangelho fosse além das fronteiras do mundo judaico ao encontro das gentios.

6

A conversão de São Paulo é o momento divisor de águas, pois de perseguidor dos cristãos, ele se torna discípulo de Cristo e grande instrumento nas mãos de Deus. A partir de sua experiência mística e de sua vivência comunitária surgiram inúmeras epístolas escritas por ele no Novo Testamento. Mais precisamente, quatorze epístolas. Cada carta traz consigo uma mensagem profunda da vida em Deus e sobretudo, dos obstáculos que esse homem experimentou para provar a sua fé em Cristo Jesus. São Paulo em suas viagens missionárias fundou diversas comunidades cristãs, as quais nutriu com seu cuidado pastoral e escritos. Conseguiu cativar para Cristo homens dispostos a dedicarem sua vida a Deus.

“Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” Gl 2,20


Parthenon - Atenas, Grécia Palco da pregação de São Paulo aos atenienses.

O Partenon é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega. Símbolo duradouro da Grécia e da democracia é visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O famoso discurso de Paulo em Atenas deu-se por volta do ano 50 d.C. Paulo encontrou na cidade imagens de todas divindades gregas, inclusive, um curioso nicho reservado ao ‘Deus desconhecido’, o qual ele utilizou como argumento para seu discurso.

Capadócia As igrejas escavadas no Vale de Goreme foi local de oração para muitos cristãos em épocas de perseguição.

Camelos Nativos de áreas desérticas da Ásia. Fornecem leite e carne para consumo humano, e são animais de tração. Provavelmente encontraremos alguns desses animais em nossa peregrinação.

Tendas Segundo seus escritos São 7 Paulo era artesão, fabricava tendas como meio de sobrevivência.


Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

2o DIA - TURQUIA | ISTAMBUL

8


Bem vindo a

Istambul

E

DIVIDIDA ENTRE DOIS CONTINENTES, EUROPA E ÁSIA, ISTAMBUL É VERDADEIRAMENTE ÚNICA. POSSUI UMA ARQUITETURA BIZANTINA QUE EMERGE NO HORIZONTE DA CIDADE.

Explore um pouco mais a história e o legado do local mais fascinante de Istambul, a Mesquita Azul. Um dos pontos turísticos mais característicos do horizonte da cidade. É a única mesquita em Istambul que possui seis minaretes em forma de agulha. Os minaretes são altas torres das quais se fazem os chamados diário para a oração, realmente algo para ser visto. Dentro você verá o túmulo do sultão Ahmed I, que ordenou a sua construção em 1606. Com 43 metros de altura a Mesquita Azul é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Seu magnífico exterior não faz sombra a seu interior suntuoso. Uma verdadeira sinfonia de belos vitrais e mosaicos azuis de Iznik dão a este espaço uma atmosfera muito especial. As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço público. Ao seu lado existiam diversos prédios como: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres e um bazar. Não há figuras no seu interior, pois os muçulmanos não cultuam imagens. Ao entrar é necessário tirar os sapatos. Bermudas, minissaias ou regatas não são recomendados. É fornecido uma canga para cobrir o corpo.

9


3o DIA - TURQUIA | ISTAMBUL

O ideal é reservar pelo menos dois dias para conhecer Istambul

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

A

Basílica de Santa Sofia, certamente deve ser rota obrigatória para quem vai a Istambul. Seu nome significa “Sagrada Sabedoria”. É um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino como a Catedral Ortodoxa de Constantinopla. Mais tarde, o edifício foi uma mesquita imperial e depois foi secularizada se tornando um museu. O interior e tetos abobadados são tão cativantes quanto sua história. A igreja foi dedicada ao Logos, o Verbo que se faz Carne, Jesus Cristo, com a festa da dedicação tendo sido realizada em 25 de dezembro, a data em que se comemora o Nascimento de Jesus. Famosa principalmente por sua enorme cúpula, ela é considerada o símbolo da arquitetura bizantina. Ela foi a maior catedral do mundo por quase mil anos. A igreja continha uma grande coleção de relíquias. Ela era a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla e o ponto central da Igreja Ortodoxa por quase mil anos. Foi ali que o Cardeal Humberto, em 1054, excomungou o patriarca Miguel I Cerulário, iniciando o Grande Cisma do Oriente, que perdura até hoje.

10

Para se transportar ao passado e imaginar o esplendor da Cidade, a Cisterna de Philoxenos é destino certo. Significa em Turco “Cisterna das 1001 Colunas”. É um reservatório de água subterrâneo situado entre o Fórum de Constantino e o Hipódromo da antiga cidade de Constantinopla. Suas colunas de mármore com 14 metros de altura contribuem para sua atmosfera especial.

Constantino e seus sucessores trouxeram obras de arte de todos os cantos do império. Entre elas estava o Tripode de Plateias, conhecido atualmente como a Coluna Serpentina, construída para celebrar a vitória dos gregos sobre os persas. Constantino ordenou que fosse transportada até ao hipódromo desde o Templo de Apolo em Delfos e a colocou no centro do hipódromo.


Palácio de Topkapi Era a residência oficial e preliminar na cidade das sultões do otomano. O harém que está dentro do palácio, contendo mais de 400 quartos, era a casa matriz do Sultão de Valide, das concubinas e as esposas do sultão e o descanso de sua família, incluindo crianças e seus empregados. Em sua visita ao palácio, você precisa ver: Portão de Saudação, Portão da Felicidade, Salão de Audiências, Fonte Ahmet III, Igreja de Hagia lrene, Pavilhão da Circuncisão, Jardim das Tulipas e , especialmente, o Tesouro Imperial.

Dança Estando em Istambul é imperdível um jantar com uma noite de shows turcos. Suas dançarinas retratam a beleza envolvente da cultura turca. Um mundo de luzes, cores e sons embalam as iguarias desse jantar.

11


4o DIA - TURQUIA | ISTAMBUL

O Grande Bazar UMA TARDE AGRADÁVEL PARA DESCOBRIR O MARAVILHOSO ARTESANATO MULTICOLORIDO TURCO. AQUI AS COMPRAS SÃO GARANTIDAS. DESDE JÓIAS RARAS A SOUVENIRS.

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

O Grande Bazar é provavelmente o maior e um dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado no bairro histórico de Eminönü da cidade de Istambul. Aberto em 1461, é muito conhecido principalmente pela joalharia, cerâmica, especiarias e tapetes. Tem mais de 60 ruas cobertas e centenas ou milhares de lojas. É frequentado por 250.000 a 400.000 pessoas diariamente. Calcula-se que cerca de 20.000 aí trabalhem. A maior parte das lojas está agrupada por tipos de mercadorias, havendo áreas especiais para produtos de pele, joalharia de ouro, etc. O núcleo central do Grande Bazar são dois bedestens, edifícios destinados a comercializar e armazenar mercadorias, especialmente aquelas de maior valor, que requerem mais segurança. São construções com as paredes em alvenaria de cascalho, pilares em pedra e abóbadas e arcadas em tijolo, as quais são ligadas por traves.

12


5o e 6o DIA - TURQUIA | CAPADÓCIA

Os encantos da Capadócia UMAS DAS EXPERIÊNCIAS MAIS FASCINANTES DA TURQUIA

Deixe sua

imaginação criar

asas...

O céu é o limite!

A Capadócia é uma região muito conhecida por seus fascinantes voos de balão que se destacam entre os melhores do mundo. A combinação das paisagens dos seus vales encantadores e das formações geológicas únicas são o resultado de fenômenos vulcânicos e da erosão do solo. Geralmente todos os dias de 100 a 200 balões sobrevoam a região da Capadócia, você pode optar por ver essa maravilha com o brilho dos primeiros raios do nascer do sol estando ao solo ou pode se aventurar lá do alto, onde

temos a chance de ter uma visão privilegiada das enigmáticas paisagens dessa região na Turquia. A região tem um papel muito especial na tradição cristã. Durante os primeiros anos do cristianismo, a Capadócia foi um terreno fértil para a expansão da nova religião, seja pelo trabalho missionário de São Paulo Apóstolo, seja pela sua proximidade das Sete igrejas da Ásia, mencionadas no livro do Apocalipse do Novo Testamento e de Antioquia, onde São Pedro fundou a primeira comunidade cristã.

13


7o DIA - TURQUIA - PAMUKKALE

Onde o céu e a terra se transformam em um só

CONHECIDA COMO CASTELO DE ALGODÃO, AS PISCINAS TERMAIS DE ORIGEM CALCÁRIA CRIARAM UM VERDADEIRO ESPETÁCULO DA NATUREZA

P

amukkale, “castelo de algodão” em turco, é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli, na Turquia. A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino. Foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

14


Créd itos: Pe. Dav i da Cr u z

Castelo de Algodão É possível caminhar sobre as piscinas térmicas, inclusive banhar-se nas águas quentes de Pamukkale, vá preparado para um dia especial em contato pleno com a natureza que a Turquia oferece.

Créd itos: Pe. Dav i da Cr u z

15


HOT PAPRICA CUMIN

Riot Raki Este licor é aromatizado com anis e é a bebida mais consumida na Turquia. Também é conhecida como Leite de Leão.

ACOMODADOS EM HOTÉIS QUATRO ESTRELAS CERTAMENTE ENCONTRARÃO O MELHOR DA CULINÁRIA TURCA

SUMAC

DRIED VEGETABLE

mesa

Izmir kofte Almôndega tradicional turca com grãos-debico, molho de tomate e hortelã.

MEATBAL SPICE

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Dos temperos à

CURRY

16

FISH SPICE

CHICKEN SPICE

SALAD SPICE

INDIAN ASAFRAN

CHILLI


Rahat lokum No Oriente, cada especialista em doces tem seus próprios segredos de cozinhar. A preparação do Rahat lokum é envolvida por uma magia misteriosa e deslumbrante do Oriente. Por isso é chamado de delícia turca!

1

Delícia turca Despeje o açúcar com a framboesa e um pouco de água em uma panela em fogo médio. Ferva as framboesas na calda durante 2 a 3 minutos após o início de ebulição.

Esprema as framboesas cozidas em um coador para fazer o licor de framboesa. O resultado, deve ser de 300 ml de xarope de framboesa.

3

Coloque a calda de framboesa de volta no fogão e, enquanto isso, dissolva o amido em água fria. Despeje aos poucos no xarope de framboesa.

Imediatamente com um batedor misture em fogo baixo. Cozinhe aproximadamente cerca de 15 minutos. O ponto é visível quando se forma uma linha viscosa ao levantar o batedor. Despeje água morna na gelatina até inchar. Derreta toda a gelatina no micro-ondas ou em banho maria.

5

2 4

Misture a gelatina líquida na base de framboesa e coloque numa forma untada com manteiga. Deixe na geladeira por 12 a 24 horas, em seguida, retire, corte em cubos ou fatias. Polvilhe com o açúcar em pó antes de servir. Pronto! A delícia turca já pode ser saboreada.

17


9o DIA - GRÉCIA - ATENAS

Atenas, uma mistura sedutora de antigos e novos

A

PORTA DE ENTRADA PARA AS ILHAS GREGAS A capital da Grécia, berço da democracia e berço da civilização ocidental, Atenas é uma mistura sedutora de antigos e novos. Conheça monumentos antigos que se fundem em cafés modernos que absorvem o ambiente irresistível de uma cidade que transborda cultura e história por toda parte. Os locais históricos mundialmente famosos, como o Templo dos Deuses, o Areópago, o Partenon, Acrópolis e muitos outros, tornam o turismo em Atenas uma experiência verdadeiramente fascinante.

O maior porto do Mediterrâneo e ponto de partida principal para os cruzeiros na ilha grega de Atenas, o Pireu é um burburinho de atividades que dará vida aos seus sentidos. Com um calçadão banhado pelo sol, cafés e bares ao ar livre e inúmeras lojas, é um lugar onde você pode facilmente relaxar com um copo de vinho e ver o mundo passar. Um porto que existe desde a antiguidade, suas fileiras aparentemente infinitas de cais estão repletas de iates luxuosos e as idas e vindas de pessoas que visitam a cidade de Atenas ou que se dirigem para as felizes ilhas gregas. Elevando-se acima dos telhados, o majestoso afloramento rochoso da Acrópole é uma visão que é sinônimo de Atenas. Icônica por si só, a Acrópole resistiu ao teste do tempo sobre as muitas faces da história da cidade e sua presença poderosa e inconfundível não pode deixar de excitar e estimular seus observadores. Construído como um templo para a deusa Atena em 432 a.C., a grandeza desbotada de seus monumentos de mármore lembra-lhe a glória transcendente dos gregos antigos.

“Berço da civilização ocidental” 18


19


BemDireção Espiritual vindo ESPIRITUALIDADE

COMO A DIREÇÃO ESPIRITUAL PODE AJUDAR VOCÊ A ENCONTRAR UM SENTIDO PROFUNDO EM SUA VIDA

a bordo

Texto Pe. Davi da Cruz Maria

do luxuoso

Celestyal Cruises

20 20

Não sofra

sozinho,


Destino

Ilhas Gregas Em nossa peregrinação estaremos a bordo do Celestyal Cruises, o principal operador de cruzeiros da região. A empresa opera duas embarcações de médio porte, cada uma

dando as boas-vindas para fornecer serviços genuínos e altamente personalizados. Cada itinerário se concentra em uma verdadeira imersão cultural, oferecendo experiências autênticas, tanto a bordo quanto em terra, onde quer que seus barcos naveguem.

21


10o DIA - GRÉCIA - ILHA DE MIKONOS

A Pequena Veneza UM CENÁRIO ENCANTADOR E ENVOLVENTE

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Um labirinto de ruas com paralelepípedos ladeadas por casas deliciosamente brancas e tons de buganvílias rosa nos cativam a todo tempo em Mikonos. Sua essência se harmoniza maravilhosamente com uma mistura de cafés, restaurantes e bares fascinantes que o seduzem com coquetéis gelados. Passeando ao longo do pitoresco porto, você encontrará a parte mais antiga da cidade: a “Pequena Veneza”. Casas de madeira, varandas com vista para o mar. Os moinhos de vento diferenciam o cenário em um dos melhores locais de incidência do sol na terra.

22

Na Praia de Ornos você pode olhar para o quebracabeça de casas no alto das colinas e uma vasta extensão de água cristalina à sua frente. É literalmente uma fatia do céu na ilha de Mikonos. Protegido dos famosos ventos, aqui você pode relaxar com um banho de sol ininterrupto e nadar nas águas azul turquesa pelas quais as ilhas gregas são famosas.

“As águas azul turquesa são uma marca das ilhas gregas”


R$ 45,00 Pé e mão R$ 89,00 Escova e grátis Hidratação JOICO Depilação cada ítem R$25,00 com material descartável

Promoções válidas de Terça a Quarta até 31/08/19


11o DIA - TURQUIA | ÉFESO

A Casa de Maria ORA JESUS VENDO ALI SUA MÃE E O DISCÍPULO A QUEM ELE AMAVA, DISSE A SUA MÃE: MULHER, EIS AÍ O TEU FILHO. DEPOIS DISSE AO DISCÍPULO: EIS AÍ TUA MÃE. E DESDE AQUELA HORA O DISCÍPULO A RECEBEU EM SUA CASA. JOÃO 19, 26-27

Créd itos: Pe. Dav i da Cr u z

A Casa da Virgem Maria é um santuário católico e muçulmano, localizado no Monte Koressos, Monte Rouxinol, próximo da cidade de Éfeso. A casa foi descoberta no século XIX através da descrição obtida pelas visões da beata Ana Catarina Emmerich, uma freira agostiniana. A Igreja Católica mantém um constante fluxo de peregrinos no local desde a sua descoberta. O santuário já recebeu bençãos apostólicas e visitas de diversos papas, a primeira vez do papa Leão XIII em 1896 e a mais recente em 2006 pelo papa Bento XVI. Ana Catarina foi beatificada pelo papa João Paulo II em 3 de outubro de 2004. Os peregrinos cristãos visitam a casa baseados na crença de que Maria foi levada para esta casa de pedra por São João e ali eles viveram até a Assunção de Maria. A Casa de Maria é venerada também pelos muçulmanos. No Santuário podemos encontrar o muro dos pedidos, um paredão coberto por pequenos retalhos feitos de pedidos e intenções à Virgem Maria. Também existe uma fonte, da qual os peregrinos podem encher seus potes. É costume obter um pote de barro produzido no local com o formato da Virgem Maria para levar a água da fonte.

24


Legião de Maria A Legião de Maria é uma associação de leigos católicos, sob a proteção e intercessão de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho apostólico ativo, destina-se à evangelização e à santificação dos homens, para a glória de Deus. Para tornar essa missão possível, os legionários buscam também a santificação pessoal, afim de se tornarem cada dia mais aptos a levar Cristo ao mundo. Os legionários realizam trabalhos espirituais e de evangelização e se reúnem semanalmente para trocar experiências e recarregar as energias com orações em torno do altar de Nossa Senhora. Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupamse à sua volta. É um momento de partilha, de oração e de discussão de temas referentes à religião e à fé. Além disso, na reunião é que se fortalecem os laços do grupo, construído com amor fraterno e respeito, para que os membros possam contar uns com os outros na realização de seus trabalhos.

VENHA PARTICIPAR DE NOSSOS ENCONTROS Catedral de Santo Amaro: Salão Paroquial - Segunda, 15h e Terça, 14h30 Instituto Filhas de São José: Quinta, 8h30 Paróquia Imaculado Coração de Maria: Terça, 16h Paróquia Sagrado Coração de Jesus: Quarta, 8h Paróquia São Brás e N. Sra. Aparecida: 4o Domingo, 14h30 Paróquia São João de Brito: Quarta, 9h e Sábado, 9h30 Paróquia São José, Rua Ailson Simões, 633: 4o Sábado, 9h Paróquia N. Sra. dos Migrantes: 2o Domingo, 15h30 Paróquia São Paulo Apóstolo e N. Sra. Aparecida: 2o Sábado, 16h Santuário Nossa Senhora de Fátima: Quinta, 17h30

Créd itos: Pe. Dav i da Cr u z

Existem várias maneiras de participar da Legião de Maria. Os membros ativos comprometem-se a orar e a fazer visitas, num trabalho ativo de apostolado espiritual, que é orientado através da reunião semanal. As visitas realizadas são domiciliares a idosos, famílias enlutadas, doentes e sempre que houver necessidade de uma palavra amiga e confortadora. Podem ser realizadas também visitas a hospitais, presídios, orfanatos, asilos, etc.

25


11o DIA - TURQUIA | ÉFESO

Cidade Antiga

Esse passeio é uma jornada através das eras de ouro, centro fundamental de comércio e espiritualidade. Construída há 3.000 anos, Éfeso moldou a história das civilizações grega, turca e cristã a partir de sua localização privilegiada. Um local de peregrinação, devido à sua proximidade com o Templo de Artemis, uma das 7 maravilhas do mundo e a presença de grandes figuras cristãs, como os apóstolos Paulo e João e a Virgem Maria. Éfeso é atualmente um dos maiores sítios arqueológicos romanos no Mediterrâneo. O esplendor da sua idade de ouro é visível em todas as suas ruas e ruínas excepcionalmente bem preservadas.

Créd itos: Pe. Dav i da Cr u z

Créd itos: Pe. Dav i da Cr u z

26

Créd itos: Pe. Dav i da Cr u z

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Fundada pelos antigos gregos, a cidade de Éfeso serviu como um dos principais centros para o cristianismo e devido à sua localização estratégica, foi um importante centro comercial do mundo antigo. Continua a ser uma das vistas mais bem preservadas da história e é um destaque verdadeiramente memorável para os visitantes da Turquia. Você será levado de volta no tempo através de séculos e dias de glória do Império Romano em uma jornada para uma das cidades clássicas mais completas da Europa.

Créd itos: Pe. Dav i da Cr u z

UMA IMERSÃO NA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO DE ÉFESO


11o DIA - GRÉCIA | ILHA DE PATMOS

A ilha do Apocalipse OS MISTÉRIOS DO FUTURO FORAM REVELADOS AO EVANGELISTA SÃO JOÃO NA ILHA DE PATMOS. ELE VIU A DESTRUIÇÃO DESTE MUNDO E A INSTAURAÇÃO DE NOVOS CÉUS E NOVAS TERRAS Conhecida por ser o local para onde o apóstolo João foi exilado, conforme consta na introdução do livro do Apocalipse, Patmos foi usada como um lugar de banimento do Império Romano. Segundo uma tradição preservada por Irineu, Eusébio, Jerônimo e outros, o exílio de João aconteceu em 91 d.C. O centro histórico de Chora, o Mosteiro de São João e a Caverna do Apocalipse foram incluídos no Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Ao pisar na ilha você será invadido pelas suas belezas naturais vulcânicas que absorverão toda a sua atenção. Patmos está mergulhada na história: sua arquitetura tem influências gregas, romanas e bizantinas. Seus olhos serão atraídos para o aglomerado de casas brancas que circundam Chora até o pitoresco porto de Skala. No meio do caminho fica a caverna onde São João recebeu as revelações para escrever o livro do Apocalipse. A entrada é marcada por mosaicos de suas visões, e uma vez que você entra na caverna, você sentirá o ar espiritual e tranquilo que acompanha toda a ilha. Continuando pela colina mais alta de Patmos, você encontrará o Mosteiro de São João, onde fortes muralhas medievais abrigam um labirinto de capelas e pátios.

27


12o DIA - GRÉCIA | ILHA DE CRETA

Ilha dos mitos e civilizações antigas

N

HERAKLION VIVE E RESPIRA CULTURA Navegando pelo porto de Heraklion, as paredes intimidantes da Fortaleza de Koules emergem do mar para guardar os antigos tesouros encontrados na cidade. Capital de Creta, Heraklion está repleta de monumentos, museus de classe mundial, praias douradas e uma vida noturna elegante que forma um destino para agradar a todos.

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Ruas de pedestres percorrem o centro histórico conectando praças, fontes otomanas ornamentadas - sofás baixos e grandes e passagens com arcadas dentro das seguras paredes venezianas. Passeando ao longo do pitoresco calçadão da frente do porto, você verá barcos de pesca tradicionais indo e vindo, antigos estaleiros, bem como um borbulhar de tavernas à beira-mar, com peixe fresco e servindo bebidas geladas.

Palácio Minoico de Cnossos Incrível museu ao ar livre levará você à orgulhosa herança veneziana.

Como o berço da civilização minóica, Heraklion mostra-lhe o melhor da história e cultura de Creta. Explorando o Museu Arqueológico, você perderá a noção do tempo olhando para exposições com artes de mais de 5.000 anos e logo descobrirá o rico patrimônio artístico da cidade, tendo dado ao mundo El Greco, a poetisa Odysseas Elytis e o romancista Nikos Kazantzakis.

Destilador Raki de Stironas Seja recebido com o puro vinho cretense produzido e armazenado em sua adega e compartilhe a arte secreta de produção e engarrafamento de vinho.

28

A presença dominante da Koules Fortress é a sua primeira visão de Heraklion quando você vem do mar e sua silhueta segue você aonde quer que vá. Usado como um forte veneziano e prisão, sua história traça a da cidade e tenta você a descobrir mais. Dirija-se ao centro da cidade para a Loggia, um elegante clube nobre na Piazza dei Signori - Praça dos Lordes, para descobrir mais sobre as influências venezianas de Heraklion, depois caminhe até a Fonte dos Leões, inspirada pela mitologia grega.


Palácio de Cnossos Ergue-se do centro de um antigo assentamento minoano, revelando sua inovação e visão de futuro. Situado em torno de um grande pátio, seu labirinto de 1.500 quartos está ligado ao Rei Minos e personagens da mitologia, como o Minotauro e o Labirinto. Explore a Grande Escadaria, a Sala do Trono e admire os afrescos coloridos que adornam as paredes escavadas.

29


12o e 13o DIA - GRÉCIA | ILHA DE SANTORINI

Prepare-se para ser seduz

Santorini Vox VoxDei Dei--www.paroquiaonline.com.br www.paroquiaonline.com.br

A ESSÊNCIA DE SANTORINI

30 30

Um cruzeiro em direção a Santorini é como ser levado por uma corrente a um lugar verdadeiramente mágico. A ilha lhe dará as boas vindas com suas impressionantes falésias, prometendo aventuras e contos lendários. As cidades quase verticais de casas caiadas de branco e igrejas de cúpula azul se erguem acima do mar Egeu azul como um oásis de beleza e tranquilidade. Ao deixar o conforto do navio para trás, você os trocará pelas indulgências únicas de Santorini. Uma sensação de serenidade e mistério tomará conta de você ao sair do convés e percorrer as ruas sinuosas e estreitas de Fira. Comece seu dia vivendo emoções no topo de um vulcão adormecido e terminá-lo com mojitos em penhascos com vista para o pôr do sol que ficará com você por toda a vida.

Santorini tem tudo: história, praias e beleza. Sugerimos o passeio começando pela Igreja de Panagia Episkopi, na aldeia de Gonia, uma beleza bizantina que abriga ícones fascinantes. Depois, para a costa sudeste até a vila costeira de Kamari. Aqui você terá o primeiro vislumbre da paisagem durante seu tempo livre, onde casas brancas tradicionais se alinham com a praia de areia preta. Nenhum passeio por Santorini estaria completo sem visitar Oia, a vila mais famosa da ilha. Em Fira as cúpulas azuis contrastam com os edifícios brancos.


zido por

3131


12o e 13o DIA - GRÉCIA | ILHA DE SANTORINI

As vilas de Santorini

U

UM CALEIDOSCÓPIO QUE REVELA TODA BELEZA DESSA ILHA

Vox Dei - www.paroquiaonline.com.br

Uma visita à pitoresca Vila de Oia é como entrar em um cartão postal. Você pode querer se beliscar para ter certeza de que tudo é real. Mais silencioso do que a vizinha Fira, a 11 km de distância, Oia tem seu próprio fascínio especial. O romance passa pelas ruas em forma de labirinto, onde igrejas charmosas e tradicionais edifícios caiados em branco moldam a vista cativante do pôr-do-sol brilhante da ilha.

32

Acima das cúpulas As cruzes e cúpulas azuis serão vistas em toda a ilha, sinal de religiosidade do povo grego.

A energia de Fira é como nenhuma outra. Descansando pacificamente ao lado de uma caldeira repleta de mares, a vista panorâmica do vulcão adormecido da ilha é realmente um espetáculo para ser visto. Você verá uma paisagem surpreendente moldada pela lava negra por uma poderosa erupção vulcânica de cerca de 1600 a. C., que criou o atual cenário de Santorini. A famosa cratera do vulcão de Santorini é encontrada em Nea Kameni e uma breve caminhada leva o visitante curioso até a borda da ativa cratera.

Ilha dos Gatos Por toda parte você verá muitos gatos nessa ilha. Tomando banho de sol ou brincando entre si.


Baía de Amoudi Acima um dos cantinhos mais mágicos e sossegados da ilha é a baía de Amoudi, um pequeno porto à beira de um mar absurdamente cristalino. 250 enormes degraus separam a baía do centro de Oia. O jeito é montar no lombo do burro para subir.

Fira, a capital vibrante no penhasco Acima o mosaico de casas que compõe Fira. As paredes caiadas de branco ao por do sol vão perdendo seu destaque para dar lugar as luzes que dão um charme ainda maior para esta ilha.

33


PASTORAL DA SOLIDARIEDADE

A fé pelas obras “MOSTRA-ME A TUA FÉ SEM OBRAS E EU TE MOSTRAREI A MINHA FÉ PELAS OBRAS.” TG 2, 18 Tendo em vista as chuvas que desabrigaram tantas pessoas em nosso país, nossa Paróquia não pode ficar indiferente. Uma grande campanha foi feita e a comunidade correspondeu com este gesto solidário. Foram arrecadados 1010 itens entre roupas de cama e banho para minimizar um pouco o sofrimento de nossos irmãos que perderam seus pertences. Agradecemos à todos que colaboraram com suas doações. Confira o que foi arrecadado e distribuído.

147 Lençóis de casal 119 Lençóis de solteiro 444 Fronhas 212 Toalhas de Banho

34

58

Toalhas de Rosto

30

Cobertores

ANUNCIE CONOSCO


Embarque conosco nessa viagem!

Caminhos de SĂŁo Paulo

(11) 5085 0101 (11) 98786 0259 trielotur@trielotur.com.br

facebook.com/trielotur instagram.com/trielotur Inscreva-se: Trielotur


we moda

Rua Frei CanĂ­sio, 108 - Jd Marajoara

contato@donaleonastore.com.br

Profile for paroquiaonline

Vox Dei Magazine - 2ª Edição - Turismo Religioso  

Caminhos de São Paulo. Os mistérios da Grécia e Turquia.

Vox Dei Magazine - 2ª Edição - Turismo Religioso  

Caminhos de São Paulo. Os mistérios da Grécia e Turquia.

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded