Issuu on Google+

Nº 17

ANO 2010 31º domingo comum

BEM ANTES DO HUBBLE

Depois das imagens que são enviadas aos laboratórios da NASA por este super telescópio espacial, que da órbita da terra vasculha há vinte anos o espaço sideral, não há novidade alguma em dizer que a terra é como um grão de areia em relação ao universo. Entretanto, imaginar e afirmar isso num horizonte cientificamente limitado como o de mais de dois mil anos atrás ( o livro da Sabedoria foi escrito na segunda metade do primeiro século antes de Cristo) é algo que nos faz pensar em algo mais que simples metáfora, conforme a primeira leitura da liturgia de hoje: “Senhor, o mundo inteiro diante de ti é como um grão de areia na balança, uma gota de orvalho da manhã que cai sobre a terra” (Sb 11,22). Para o autor sagrado Deus não só é o criador, como mantém no seu amor todas as coisas que criou. Dessa compreensão nasce a confiança de que o Senhor é o Deus que salva, pois criou tudo para o bem (Sb 12,1). O autor do texto tem diante de si a história de seu povo e percebe como esse Deus Todo Poderoso agiu sempre com benevolência e misericórdia quando esse povo desviou-se dos seus caminhos e transgrediu suas leis. Quando o corrigiu, o fez como pai ao filho amado: com carinho, para que ele cresça e viva (Sb 12,2). Esse Deus assim tão grande e poderoso ao criar, ensinanos a Igreja, mais poderoso se mostra no perdão e na misericórdia ( coleta XXVI dom. com.). “Misericórdia e piedade é o Senhor. Ele é amor, é paciência , é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura” (Sl 144). No Evangelho (Lc 19,1-10), Jesus é a imagem desse Deus que ama e perdoa. Ele é o Deus que veio salvar a ovelha perdida da casa de Israel. Ao final do capítulo XVIII, Lucas apresenta Jesus a caminha de Jericó, quando cura um cego que gritava com insistência: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” Jesus lhe pergunta: “O que queres que eu faça?” Ele responde: “Senhor, que eu veja!” Em seguida, já em Jericó, Jesus encontra-se com Zaqueu que não quer apenas ver (sua cegueira é outra): ele quer VER JESUS . Cercado por uma multidão, Jesus vê Zaqueu no alto e chama-o pelo nome. Esse encontro é determinante em sua vida e muda radicalmente suas relações com os outros. Zaqueu é a imagem de todo aquele que busca a Deus de coração. Achando-se pequeno, sobe em uma árvore. Não quer perder a oportunidade. Assim ele representa todos nós, os pequenos e pecadores que queremos ver Jesus. Ter saído de casa para vir à Missa não é por acaso uma forma de querer VER JESUS? Prepare-se, pois, para ouvir dele, na Eucaristia, o mesmo que disse a Zaqueu: “hoje eu vou ficar com você!” PARA REFLEXÃO: O que torna grande um homem? Responde o poeta: “Amar é sentir-se pequenino perto da pessoa amada, amar é sentir-se grande ao saber-se amado.” (Machado de Assis). Veja pela Internet as incríveis fotos feitas pelo “Hubble” (Digite a palavra no Google ou no YouTube). Bom domingo e boa semana a todos! Pe. Antonio Almeida.


Por que os católicos honram a Eucaristia e prestam-lhe o culto máximo de adoração? Quem recebe a comunhão eucarística deve estar em estado de graça, pois a Eucaristia contém o próprio Cristo Senhor, que nela se oferece e é recebido mediante os sinais do pão e do vinho consagrados. Pela Eucaristia, a Igreja vive e cresce continuamente. A Eucaristia é o memorial da morte e da ressurreição do Senhor, confiado à Igreja, pelo qual se perpetua, pelos séculos, o sacrifício da cruz. Os fiéis têm em sua máxima honra, a Eucaristia e, por isso, buscam participar ativamente da celebração eucarística, recebê-la muitas vezes, com a máxima devoção e prestar-lhe culto de suprema adoração. A Eucaristia é a presença real de nosso Senhor Jesus Cristo. A Eucaristia significa e realiza a unidade do povo de Deus; é o ápice e a fonte de todo culto e de vida cristã (cf CDC 897-898; SC 47; LG 11 e PO 5). Uma vez que Cristo mesmo está presente no sacramento do altar, também depois da celebração da Missa, é preciso honrá-lo com um culto de adoração. “A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, nosso Senhor” (CIC 1418). Instituição da Eucaristia “Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora, hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Trecho extraído do livro: Sou Católico. Vivo minha Fé CNBB (páginas 163 e 193)


SERVIÇOS – São iniciativas organizadas pelos diversos grupos da paróquia com o fim de servir a Cristo através dos irmãos, pois a realização do Reino de Deus se dá na promoção de cada pessoa de modo integral.

NAR-ANON (Família NA) O que é:

O Nar-Anon é um programa de doze passos cujo único propósito é ajudar os familiares e amigos adictos a se recuperar emocionalmente dos prejuizos causados pelo uso de drogas de um ente querido. O que faz: Os grupos familiares NAR-ANON se reunem para: ˃ Aprender que a dependência química (adicção) é uma doença; ˃ Compartilhar as dificuldades; ˃ Substituir o desespero pela esperança; ˃ Melhorar o relacionamento familiar; ˃ Readquirir auto-confiança.

Agnelo José Vianna Rocha, Beatriz de Paulo Alfredo, Conceição Maria Carvalho M. Teixeira, Demóstenes Pinto de Carvalho, Dulcelina Cordeiro Caires, Edna Santana, José Adelvan A.de Menezes, Josete Barreto da Silva, Lúcia Souza de Oliveira,

Luciano Vasconcelos Carneiro, Marcelo Magalhães Barreto, Maria das Neves F. de Souza, Maria Iracema Vieira Ventura, Patrícia Lima Nogueira, Rildo Santiago, Rui Augusto Calhau, Terezabem-vindo Barbosa dos Santos Há um hóspede que deve ser sempre à nossa casa: Jesus Cristo.

Que nesta data e em todos os dias Jesus esteja presente na vida de todos os aniversariantes. Feliz Aniversário e muitos anos de vida!

Com a presença marcante de fiéis, na praça do Vale dos Rios no dia 23/10 aconteceu o Show “ Um canto à vida”. Uma Missa festiva celebrada pelo Pe. Carlos André fez a abertura do evento, proporcionando aos presentes um ambiente de reflexão, oração e compromisso na promoção da vida. As crianças e os adolescentes contribuíram para o brilhantismo do evento com suas diversas atividades: teatro, dança e músicas emocionaram aos presentes. Vale ressaltar, que as crianças surpreenderam a todos com sua banda musical de material reciclado. A comunidade vivenciou uma importante missão evangelizadora que objetivou o crescimento espiritual, a união, a misericórdia e o apoio em defesa da vida.


Feriadão: As celebrações correrão como de costume: 1º de Novembro: Solenidade de Todos os Santos, às 19h na matriz 02 de novembro: Missa de finados às 07:30, na Matriz e 19:30, no Vale dos Rios. Encontro Nacional do Terço dos Homens – Toda a família é convidada, para o encontro no dia 14 de novembro, das 08:00 às 12:00, no Estádio de Pituaçu. Venham rezar conosco! Halelluya - Dias 5, 6 e 7 de novembro, se realizará o show de música e arte “Halelluya”, na Praça Castro Alves. Não deixe de ir e convide seus filhos e netos. A entrada é franca; Participantes de Pastorais – Para veicular informações neste jornal favor entrar em contato com Brasilton ou Sônia pelo telefone 9974-4727

Lembretes... Árvore de Natal – 4.000 garrafas PET, preferencialmente na cor verde, serão recolhidas na paróquia para a confecção de uma árvore de Natal, na Praça do Vale dos Rios. Contamos com sua colaboração! Adoração ao Santíssimo –Todas as quintas-feiras, das 09h às 19h o Santíssimo está exposto em nossa paróquia. Com orações, cânticos e Salmos os fiéis têm demonstrado sua fé e gratidão. Venha você também! Cantinho da Livraria – Faça-nos uma visita, dê sugestões... Sempre temos promoções pra você. Brechó da Esperança – Visite-nos! Estamos recebendo doações de roupas e objetos em condições de uso. Contato com Bete. Cadastro – Estamos atualizando o cadastro de todos os paroquianos. Participe! Fale com Ednalva na secretaria pessoalmente ou pelo tel. 3342-0768.

LITURGIA DIÁRIA De 31 de outubro a 06 de novembro Dom Sb11,22-12,2; Sl 144(145); 2Ts 1,11-2,2; Lc 19,1-10

Seg Fl 2,1-4; Sl 130 (131); Lc 14, 12-14

Ter Sb 3,1-9; Sl 41 (42); Lc 21,1-7 Qui

Qua Fl 2,12-18; Sl 26 (27); Lc 14, 25-33;

Fl 3, 3-8; Sl 104 (105); Lc 15, 1-10

Sex Fl 3, 17-4,1; Sl 121 (122); Lc 16, 1-8

Sab Fl 4, 10-19; Sl 111 (112); Lc 16, 9-15 MISSA MATRIZ

DOM 8:30h e 19:00h

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SAB

19h

07:30h

19h

19h

19h

16:30h e 18:30h

VALE DOS RIOS

07h

****

19:30h

****

****

****

****

MÃE RAINHA

16h

07h

07h

07h

07h

07h

16h

ATENDIMENTO DOS PADRES:

Pe. Carlos André Pe. Antonio Almeida

Sextas-Feiras das 9h às 12h e das 14h às 19h. Após as celebrações.

SECRETARIA: Segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 19h. Aos sábados das 8h às


12h. Tel.: 3342-0768

Acesse o nosso site: www.pnsesperanca.com


Jornal 17