Page 1

MENSAGEM À COMUNIDADE

“INVERSÃO DO RELATO DA CRIAÇÃO”

N

o princípio Deus criou o céu e a terra. Depois de muitos milhões de anos, o homem criou coragem e resolveu assumir o comando do mundo e do futuro. Então começaram os sete últimos dias da história. Na manhã do primeiro dia, o homem resolveu ser livre, belo, bom e feliz. Resolveu não ser mais à imagem de um Deus, mas ser simplesmente homem. E como devia acreditar em alguma coisa, acreditou em liberdade e felicidade; em bolsa de valores e em progresso; em planejamento e desenvolvimento e, especialmente, em segurança. Sim, a segurança era a base. Disparou satélites perscrutadores e preparou foguetes carregados de bombas atômicas... E foi a tarde e a manhã do primeiro dia. No segundo dia dos últimos tempos, morreram os peixes dos rios poluídos pelos dejetos industriais; morreram os peixes do mar pelo vazamento dos grandes petroleiros e pelo depósito do fundo dos oceanos: os depósitos eram radiativos; morreram os pássaros do céu impregnados de gases venenosos – inversão térmica – morreram os animais que atravessavam incautos as grandes auto-estradas, envenenados pelas descargas plúmbeas do trânsito infernal. Mas morreram também os cachorrinhos de estimação pelo excesso de tinta que avermelhavam as linguiças... E foi a tarde e a manhã do segundo dia. No terceiro dia, secaram o capim dos cerrados, a folhagem das árvores, o musgo dos rochedos e as flores dos jardins. Porque o homem resolveu controlar as estações segundo um plano bem exato. Só que houve um pequeno erro no computador da chuva, e até que descobris-

sem o defeito, secaram-se os mananciais e os barcos que singravam os rios, festivos, encalharam nos leitos ressequidos. E foi a tarde e a manhã do terceiro dia. No quarto dia, morreram 4 ou 5 bilhões de homens: uns contaminados por vírus cultivados em provetas eruditas, outros por esquecimento imperdoável de fechar os depósitos bacteriológicos, preparados para a guerra seguinte; outros ainda morreram de fome porque alguém não se lembrava mais onde escondera as chaves dos depósitos de cereais. E amaldiçoaram a Deus: se Ele era bom, porque permitia tantos males? E foi a tarde e a manhã do quarto dia. No quinto dia, os últimos homens resolveram acionar o botão vermelho, porque se sentiam ameaçados. O fogo envolveu o planeta, as montanhas fumegaram, os mares evaporaram. Nas cidades, os esqueletos de concreto armado ficaram negros, lançando fumaça das órbitas abertas. E os anjos do céu assistiram espantados como o planeta azul tomou a cor do fogo, depois se cobriu de

um marrom sujo e, finalmente, fiou cor de cinza. Eles interromperam os seus cantos durante dez minutos. E foi a tarde e a manhã do quinto dia. No sexto dia, apagou-se a luz: poeira e cinza encobriram o sol, a luz e as estrelas. E a última barata que tinha escapado num abrigo anti atômico morreu pelo excesso de calor. E foi a tarde e a manhã do sexto dia. No sétimo dia, havia sossego, até que enfim! A terra estava informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o espírito do homem, o fantasma do homem, pairava sobre o caos. Mas no fundo do inferno, comentava-se a história fascinante do homem que assumira os comandos do mundo, e gargalhadas estrondosas ecoaram até os coros dos anjos. Meu Senhor nada impede que o homem vá até o fim de suas possibilidades; mas resta ainda uma esperança: que o mundo e, com ele o homem e seu futuro, estejam nas mãos de um Outro. Por Jorg Zink (Cf. CF/1979 “Preserve o que é de todos”)


PG 2

NOVO MUNDO BOLETIM INFORMATIVO PAROQUIAL

A PASTORAL PAROQUIAL

40º ANIVERSÁRIO DA PARÓQUIA

A

Festa dos 40 Anos da Paróquia se aproxima e fazemos um apelo através deste Boletim: as pessoas que quiserem auxiliar para a organização, assim como realizar doações para os eventos que serão organizados, tais como os materiais que serão produzidos (mostra de fotos, lembranças dos 40 anos, etc), por gentileza nos procurem ou aos padres. Em sua carta pastoral, Paróquia, torna-te o que tu és – publicada e entregue aos presbíteros no dia 15 de fevereiro, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer trata do destaque pastoral para 2011 em nossa Arquidiocese, “Ser Igreja Discípula e Missionária de Jesus Cristo na cidade de São Paulo”. Ao mesmo tempo, a carta pastoral colocanos em sintonia com a Missão Continental e a realização das grandes propostas da Conferência de Aparecida. Respondendo ao convite para presidir a celebração no dia 30 de Abril de 2011, comemorativa dos 40 Anos, Dom Odilo agradeceu e disse que é uma “boa ocasião para a ação de graças e a evangelização.” Ele estará em Roma para a beatificação do Papa João Paulo II. Cumpre-nos, então, celebrar com júbilo esta ação de graças. A programação está assim definida:

PASTORAL DO BATISMO

A

Pastoral do Batismo iniciou o ano acolhendo 19 crianças para o Batismo. A acolhida da famíliacomunidade é imprescindível para que estes novos filhos e filhas de Deus deem ao mundo seu testemunho de vida e fé depois de amanhã. Seguem abaixo as datas deste semestre, cuja atenção especial deve ser dada ao horário de celebração do Sacramento do Batismo a partir do mês de Março – DOMINGO ÀS 12h15. PREPARAÇÃO

(sempre das 8h30 às 12h)

TERÇA (26/4) Adoração e Chá da Tarde a partir das 14h; QUARTA (27/4) Tríduo-missa às 18h e Terço Vivo às 20h30; QUINTA (28/4) Tríduo-missa às 18h e Jantar Dançante a partir das 20h; SEXTA (29/4) Tríduo-missa às 18h e Filme/ Mostra de Fotos às 20h30; SÁBADO (30/4) Missa às 16h e Mesa Redonda às 19h, seguida de happy hour; DOMINGO (31/4) Missa às 8h30 e Café; Missa às 11h e Almoço; Procissão às 18h30 e Missa às 19h com direito a bolo e parabéns!

19/3 9/4 21/5 2/7

BATISMO

(sempre às 12h15)

20/3 10/4 22/5 3/7

CATEQUESE PARA 1ª EUCARISTIA

PASTORAL DA LITURGIA

N

o mês de Fevereiro a Liturgia realizou seu 1º. Encontro de Formação, cujo tom foi de diálogo sobre algumas práticas que requerem maior zelo por parte de todos que auxiliam na organização da Liturgia (função litúrgica do comentarista, procissões e proclamação da Palavra, ruídos litúrgicos, avisos ao final da missa e diálogo antecipado sobre a liturgia e canto com o presidente da celebração). A pastoral já deu início à organização do canto litúrgico para a Quaresma, que será o tema da próxima formação dia 14 de Março, às 20h30: O sentido e a espiritualidade da Quaresma e do Tempo Pascal, com a profa. Elza Helena de Abreu.

A

Catequese iniciou suas atividades em Fevereiro e recebeu um número grande de inscrições, o que alegra a comunidade, mas nos chama a uma responsabilidade ainda maior. Dia 24 DE MARÇO haverá uma MISSA DA CATEQUESE, para a qual os pais e crianças são especialmente convidados. Padre Boim iniciará uma catequese junto a eles sobre a LITURGIA DA MISSA.


NOVO MUNDO BOLETIM INFORMATIVO PAROQUIAL

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL

T

ambém mês passado o Conselho voltou a se reunir e o fará mensalmente daqui em diante. Na 1ª. reunião do ano foi concluído o Calendário Pastoral e redefinidas as festividades dos 40 Anos da Paróquia. O CPP tem por função primordial ser instrumento de animação das pastorais e da comunidade, além de articulação para garantir a unidade pastoral.

PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO

ATIVIDADES MAR/2011

3 Curso Bíblico: no Salão Superior, às 20h30. 7 e 8 CARNAVAL: NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE. 9 Missa de Cinzas: no Igreja, às 20h. 13 Encontro de Noivos: no Salão Paroquial, das 8 às 17h.

14 Reunião da Pastoral da Liturgia: no Salão Superior, às 20h30.

15 Conselho Pastoral Paroquial: no Salão Superior, às 20h30.

FORMAÇÃO TEOLÓGICA E BÍBLICA

17 Formação Teológica (com Pe. Ney): no Salão Paroquial, às 20h30.

19 Preparação para o Batismo: no Salão Paroquial, das 8 às 12h.

20 Batismo: na Igreja, às 12h15. 21 Reunião da Pastoral da Família: no Salão Paroquial, às 20h30.

N E

m Fevereiro teve lugar a 1ª. noite de formação teológica, assessorada pelo padre Ney. Neste mês de Março também terá início o Curso Bíblico, assessorado pela profa. Mercedes. Ambas as formações são abertas a todos os paroquianos e interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

GRUPO DE ORAÇÃO

J

esus absolutamente não vive porque sua causa segue avante, mas sua causa segue avante porque Ele vive.” Falar com Ele é nosso jeito de rezar, por isso o Grupo de Oração estende o convite a você para retomar este diálogo a partir do dia 15 de Março às 14h30. E lembrese: tempo é questão de escolha!

o próximo dia 13 de Março acontecerá o 1º. Encontro de Noivos de nossa Paróquia, das 8h às 17h. Os noivos que vão contrair o Matrimônio em 2011 devem fazer as inscrições urgentemente, pois a Preparação é condição sine qua non para a celebração do casamento na Igreja Católica.

PASTORAL DA FAMÍLIA

R

ealizou seu encontro mensal no dia 21 de Fevereiro, quando foi pontuado pelo casal coordenador, Dario e Marisa Borbolla, o foco que será dado à Pastoral da Família em 2011/12 – acolhida a todas as realidades familiares e cultivo de uma espiritualidade capaz de robustecer, a partir da fé, o testemunho cristão. Permanece o convite para que os que se sentem convocados à missão, possam aderir trazendo suas alegrias e angústias para a partilha.

EXPEDIENTE PAROQUIAL MISSAS: Terça à Sexta, às 18h • Sábado, às 16h • Domigo, às 8h30,11h e 19h. SECRETARIA: Segunda, das 13h30 às 17h30 • Terça à Sexta, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 • Sábado, das13h30 às 17h30

Informações pelo tel./fax.: (11) 5531-9519 ou pelo e-mail: pnsesperanca@uol.com.br

22 Conselho Pastoral do Setor Santa Rita, às 20h30.

24 Missa da Catequese: na Igreja, às 20h. 25 Reunião do Dízimo: na Igreja, às 20h30. 26 Reunião dos Ministros Extr. da Sagrada Comunhão: no Salão Superior, às 17h.

28 Formação da Pastoral do Batismo: no Salão Superior, às 20h30.

29 Conselho Administrativo Paroquial: no Salão Superior, às 18h30.

31 Reunião de Catequistas da 1ª Eucaristia: nas Salas Inferiores, das 16 às 17h30.

VIA SACRA Todas as sextas-feiras, na Igreja, às 18h.

SEGUNDAS ÀS SEXTAS-FEIRAS Narcóticos Anônimos: nas Salas Inferiores, das 20 às 22h.

SEGUNDAS-FEIRAS Grupo Gente Ativa: no Salão Paroquial, das 13h45 às 17h30.

QUARTAS-FEIRAS Catequese: nas Salas Inferiores, das 18h30 às 19h30. Pastoral da Amizade: no Salão Paroquial, às 20h.

QUINTAS-FEIRAS Catequese: nas Salas Inferiores, das 8h30 às 10h e das 14h às 15h30.

PG 3


PG 4

NOVO MUNDO BOLETIM INFORMATIVO PAROQUIAL

40 ANOS EVANGELIZANDO: DE ESPERANÇA EM ESPERANÇA

“O BANCO DO TEMPO” (Autor desconhecido – Jornal “O Combate”, Jaboticabal, 21 de Janeiro de 2011)

I

magine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorda com um saldo de 86.400,00. Só que não é permitido transferir o saldo pro dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é zerado mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que você faria? Gastaria tudo não é mesmo? O saldo zera e você ganha de novo 86.400. Então, todos somos clientes desse banco que se chama o BANCO DO TEMPO. Todos os dias são depositados 86.400 segundos na nossa conta. Toda manhã são creditados 86.400 s. E toda noite você perde tudo, até mesmo o que não gastou, porque provavelmente você falhou em investir em bons propósitos. Não é permitido acumular o saldo para o dia seguinte, e todas as noites o que você não gastou simplesmente evapora. Não há volta, se você falha em usar o depósito do dia, a perda é sua. Concluímos, então, que você deve viver no presente o seu depósito diário, invista sempre no que for melhor: saúde, sucesso, felicidade, [conhecimento], [solidariedade]. O relógio está correndo. Faça o máximo de hoje.

E agora, para você perceber o valor de 1 (um) ano, pergunte a um estudante que repetiu de ano; de 1 (um) mês, pergunte a uma mãe que teve seu filho prematuro; de uma semana, pergunte ao editor de um jornal semanal; de uma hora, pergunte aos apaixonados que estão esperando para se encontrarem; de 1 (um) minuto, pergunte a uma pessoa que acabou de escapar de um acidente; e de 1

(um) milésimo de segundo, a uma pessoa que ganhou medalha de prata em jogos olímpicos. Portanto, valorize cada momento que você tem. Valorize-o ainda mais porque você o divide com alguém especial, DEUS. Lembre-se: o tempo não espera por ninguém. Ontem é história. Amanhã, um mistério. Hoje, dom gratuito, por isso hoje é o presente!

PALAVRA DO PÁROCO

CRISTIANISMO COMPROMETIDO COM A TERRA

O

itinerário pedagógico a ser feito a partir desta Campanha da Fraternidade é o de Escutar, Compreender e Responder ao grito da Terra. Só se escuta o que é considerado importante, ainda mais nesses tempos de tantos ruídos. Por isso, a primeira exigência deste escutar é reconhecer a importância da Terra. A partir daí fica mais fácil encontrar tempo para escutá-la. A segunda exigência está no reconhecer a linguagem da Terra. Ela não fala por meio de palavras, mas sua comunicação é afetiva,

feita de sinais. Responder aos gritos da Terra significa agir, ser criativo e corajoso, não perder tempo, como sempre se faz quando alguém está gritando de dor. Propor-se mudar em tudo que seja necessário e promover a vivência de um cristianismo comprometido com o cuidado da Terra e com seus filhos e filhas. Estar sempre vigilante e com o alerta ou grito profético em defesa da mãe TERRA e dos seus filhos e filhas. Fraternalmente, Cônego Dagoberto Boim

NOVO MUNDO BOLETIM INFORMATIVO PAROQUIAL Ano XV • Edição 155 • Março/2011 Tiragem: 1.000 exemplares • Periodicidade: mensal

Distribuição: gratuita • Responsável: Cônego Dagoberto Boim • Projeto gráfico e diagramação: Minha Paróquia (minhaparoquia.com.br) • Impressão: Gráfica Serrano (11) 7733 6247

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA Endereço: Av. dos Eucaliptos, 556 - Moema São Paulo, SP • CEP 04517-050 Tel/Fax.: (11) 5531-9519 • e-mail: pnsesperanca@uol.com.br

Boletim Informativo Novo Mundo - Marco/2011  

Paróquia Nossa Senhora da Esperança Av. dos Eucaliptos, 556 - Jardim Novo Mundo Tel.: (11) 5531.9519

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you