VERBUM 1

Page 5

No dia em que o Núncio Apostólico me informou de que o Santo Padre me escolhera para Bispo de Setúbal e me pedia uma resposta. Faz treze anos, no princípio do ano. O que sentiu ao saber que vinha a ser bispo de Setúbal? O mesmo que senti quando fui ordenado padre: gratidão a Deus; medo de infidelidade ao Senhor acompanhado de confiança n’ Ele; e desejo de procurar, no serviço pastoral, o que mais agradasse a Deus. Quais são as grandes preocupações para a nossa Diocese? Formar cristãos que vivam o seu dia a dia como discípulos de Cristo e na comunhão da Igreja, de forma feliz, decidida, livre, esclarecida e corajosa para assim testemunharem o Amor de Deus diante de todos, especialmente dos pobres, doentes e atribulados e serem luz e fermento do evangelho no mundo. Formar sacerdotes segundo o Coração de Cristo e preparar bem os leigos que colaboram com pároco nos serviços da catequese, da liturgia, da caridade, da animação da comunidade. Encontrar formas de ajudar os Diocesanos a compreender que Deus nos colocou aqui como pequeno rebanho, para evangelizarmos a todos e para organizarmos as comunidades em dimensão missionária. Ajudar a Diocese inteira a tornar-se o que é: Corpo de Cristo. Corpo onde a comunhão com Deus gera mais comunhão entre todos e onde cada pessoa se descobre como membro vivo da comunidade Ajudar a descobrir a Eucaristia e a Palavra de Deus como alimento indispensável para a vida cristã. Qual a sua rotina diária?

Rezar, estudar, receber pessoas, analisar e despachar pedidos relativos à vida pastoral, visitar pessoas e as paróquias de forma mais formal ou mais simples, presidir a múltiplos conselhos. Também há tempo para descansar! 11- Que imagem tem da paróquia do Seixal e da terra em si? A melhor ideia. Gostei muito de sentir a fé em Jesus e o amor à Igreja da gente do Seixal na visita de há seis anos. De resto procuro ver cada terra e cada pessoa com o olhar de Deus que no acto criador viu que tudo era bom. Em comparação com outras paróquias parece-me que no Seixal há um grupo maior de pessoas aí nascidas e assim criam maior sentido de pertença. Também me pareceu a comunidade algo envelhecida na linha do que acontece em bastantes paróquias da Diocese. Verifiquei ainda que há na paróquia um bom grupo de fiéis com grande amor a Jesus e com grande sentido eclesial. Curiosidades Sobre o Nosso Bispo Data de Nascimento: 27/05/1940 Cor Preferida: o azul que lembra o Céu, certos rios e mares, a Imaculada Conceição. Estação do Ano: Verão Santo com que mais se identifica: gostava de ser como S. Paulo Filme: A Ponte do rio Kwait ou Violino no Telhado Música: Clássica e também a música popular portuguesa Livro: Para lá da Bíblia e da Liturgia das Horas, tenho dificuldade em escolher um porque já li muitos de mil áreas e uns tocarem-me muito por um motivo e outros, por outro.

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.