Boletim paroquial de santiago bougado 1300

Page 1

BOLETIM DO ADVENTO: será distribuído este fim de semana o nosso boletim vicarial do Advento e com a agenda das atividades vicariais. Este domingo (dia 3): INÍCIO DO TEMPO DO ADVENTO (Ciclo B): em sintonia com a proposta diocesana vivamos em família e na paróquia a proposta da Caminhada de Advento-Natal de 2017-2018: “Movidos pela Estrela que brilha no Amor”. Ig. Matriz (15h30): ADORAÇÃO AO SSº SACRAMENTO E VÉSPERAS SOLENES. (Nos domingos do Advento, haverá sempre adoração do SSº à tarde). A CONFRARIA DO Nª S ª do ROSÁRIO: Recolhe os anuais dos associados: Em Bairros e Maganha: este dia 3 e 10 de dezembro na cap. Nª Sª do Desterro. Terça-feira (dia 5): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do grupo coral. Quinta-feira (dia 7): Ig. Matriz (20h00): Eucaristia solene vespertina da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Sexta-feira (dia 8): Cartório Encerrado! DIA SANTO/ Feriado Nacional/ SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA: Ig. Matriz (12h00): EUCARISTIA SOLENE DA IMACULADA CONCEIÇÃO (com bênção das mães grávidas e dos bebés nascidos neste ano de 2016). Juntamente com o Grupo da Pastoral Familiar, convidam-se as famílias da paróquia a participar nesta bela celebração para buscar a bênção de Deus e a proteção materna de Maria, Nossa Senhora, Cheia de Graça! Domingo (dia 10): ALMOÇO DE NATAL DOS VICENTINOS: pelas 12h30 no salão dos B.V. da Trofa. Ig. Matriz (16h00): Adoração e Vésperas solenes. Livro de Orações para o Advento “Rezar no Advento (esperança e alegria)”: Está disponível no cartório ou sacristia da Ig. Matriz pelo valor de 1,50 eur. Aproveitem para adquirir e rezar neste Tempo de Advento.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição os folhetos com as intenções do Papa para rezarem. ENTREGA DE CABAZES DE NATAL: A junta de freguesia irá proceder à entrega de cabazes de Natal, 15 de Dezembro, no salão paroquial, pelas 14h30. CONTAS: Ofertórios do fim de semana 18 e 19 de Novembro: 326,61 eur. (Para o Apostº dos Leigos) / Caixas de ofertas dos santos da Capela de Lantemil: 149,76 eur., e 21,31 eur (para a Confraria das Almas) / Ofertório de exéquias: 56.90 eur / Ofertório de casamento: 54.70 eur. / Oferta particular para a Igreja: 500 eur. / Oferta particular para a Igreja/obras: 1000 eur. RENOVAÇÃO E ENTRADA DE NOVOS ELEMENTOS PARA O CORO PAROQUIAL: neste início de Ano Litúrgico lançamos o convite aos paroquianos para integrar o coro paroquial, ajudando na sua renovação, na sua constante qualidade e na presença insubstituível na vida pastoral e litúrgica da paróquia. Por isso lançamos o desafio a todos, em especial às crianças, jovens e adultos. As condições mínimas necessárias são as seguinte: ▪ Ter tempo ▪ Estar ao serviço da Comunidade Paroquial ▪ Saber trabalhar em grupo ▪ Ser capaz de cantar uma dada melodia (ser afinado - ter bom ouvido e boa voz) ▪ Idade até 40 anos (casos excepcionais serão objecto de consideração pelo director do coro, Pe. Bruno Ferreira). Os ensaios são às terças-feiras (às 21h00 na Igreja Matriz). Se alguém possui formação em algum instrumento musical e quer colaborar com a Paróquia e o coro paroquial, deve contactar o Pároco ou o cartório paroquial.

Convidamos os paroquianos e suas famílias a dar a sua tradicional oferta monetária à Igreja. Esta é uma contribuição anual que todos os paroquianos integrados na comunidade são convidados a dar livremente, segundo a sua consciência, possibilidade e generosidade, para as várias despesas da paróquia (ordenados, luz, água, manutenção, etc…) Por isso agradecemos a vossa generosidade e partilha. Exorto a que cada um, na medida das suas possibilidades e vontade, possa cumprir este sinal de comunhão e partilha. Muito obrigado! Os paroquianos podem proceder à marcação de intenções de Missa para o próximo ano de 2017/2018. O oferecimento da Eucaristia é a melhor oferta, obra de caridade e sufrágio que podemos dar aos nossos entes queridos que já partiram!

Quinta-feira | Igreja Matriz | 18h00 - 19h00 Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com

Horários: Terça a Quinta: 9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30

1ª leitura (Is 63, 16b-17. 19b; 64, 2b-7) «Oh se rasgásseis os céus e descêsseis» O Advento começa com um profundo suspiro de fé e de esperança dirigido ao Senhor, “nosso Pai”, “nosso Redentor”, semelhante aos que subiam da boca e do coração dos nossos antepassados na fé, os santos do Antigo Testamento, que viveram antes da vinda do Filho de Deus. Não vamos agora imaginar-nos nos tempos antes de Cristo; mas vamos criar em nós desejos profundos de que Ele, que já veio ao mundo e está no meio de nós, seja por nós reconhecido e acolhido como nosso Salvador, Ele que, de novo, há-de vir e por quem suspiramos. Salmo responsorial (Salmo 79 (80)) «Senhor nosso Deus, fazei-nos voltar, mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos. » 2ª leitura (1 Cor 1, 3-9) «Esperamos a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo» O Advento começa por ser o tempo litúrgico especialmente voltado para a última vinda do Senhor. É o tempo da expectativa, vivido na esperança, aguardando a aparição gloriosa do Senhor, que virá coroar o tempo da Igreja com a glória da sua ressurreição. É, portanto, para esta Igreja tempo de vigilância, para que o Dia do Senhor a encontre irrepreensível.

, com que se inicia o novo ano litúrgico, é tempo de expectativa da segunda vinda de Cristo, no fim dos tempos; e tempo de preparar a celebração da primeira vinda do Filho de Deus no Natal. O evangelho deste domingo exorta à vigilância. A parábola do “porteiro” conta a história de alguém que, antes de partir em viagem, distribui tarefas aos seus servos e deu ao “porteiro” uma ordem: vigiai. O “dono da casa” é Jesus, que ao voltar para o Pai, cometeu aos discípulos a tarefa de construir o Seu Reino. Ao “porteiro” foi confiada a missão da vigilância. A caminhada humana não é um vaguear à toa ao encontro do nada, mas um avançar na alegria ao encontro do “Senhor que vem”. O verdadeiro discípulo deve estar sempre vigilante. Não pode esquecer que toda a vida cristã é esta caminhada rumo ao encontro final com Cristo Salvador e Juiz. Deve sentir-se responsável pela “casa” de Deus, empenhado e comprometido na construção de um mundo novo, sendo um sinal vivo do amor de Deus no mundo. Assim será fiel à missão recebida e dará testemunho do evangelho da fidelidade de Deus manifestada em Jesus. Não nos deixemos adormecer, desperte-mos o nosso amor, permaneçamos firmes e vigilantes, aguardando e preparando a Sua Vinda. Deus é fiel! Somos desafiados, pessoalmente e em comunidade (grupo, família, paróquia…) a sermos cada vez mais como Ele: uma Igreja fiel.

Ele vos tornará firmes. Fiel é Deus… (2.ª leitura)

Nesta semana celebra-se o 1º Domingo do Advento e a solenidade da Imaculada Conceição. Ouviremos que Deus é fiel e nos tornará firmes! Vivamos vigilantes, na fidelidade ao Seu Amor. Na Senhora da Conceição contemplamos a fidelidade de Deus às suas promessas e a correspondência humana aos dons de Deus. Maria é a “cheia de graça”. Propostas para debater e concretizar: – Fidelidade à oração diária durante esta semana (uma ave-maria, uma dezena, a oração do rosário, etc.). Evangelho (Mc 13, 33-37) – Fidelidade à Eucaristia, participando nas celebrações «Vigiai, porque não sabeis quando da Imaculada Conceição. virá o dono da casa» – Fidelidade à caridade, começando a colocar no pé-deou no mealheiro (em casa e/ou na catequese) o A vigilância, já apontada na leitura anterior, é agora meia inculcada, com todo o rigor, pelo próprio Senhor Jesus. fruto da partilha. Esta vida é como longa vigília, com os seus tempos sucessivos (as quatro vigílias da noite referidas no texto) aguardando o sol nascente – Cristo – que vem Movidos pela Estrela que brilha no amor, eis-nos, do alto, como todas as manhãs recordamos na Hora de Senhor, a começar o nosso caminho para Belém. Laudes. A solenidade do Natal, a que o Advento nos Tornai firmes os nossos passos para que cheguemos conduzirá, vem, em cada ano, antecipar simbolicamente ao fim iluminados pela Luz do Vosso rosto. aquela vinda gloriosa do Senhor no último dia, o dia Fazei-nos fiéis à palavra dada, como o «sim» da que nos introduz na “vida do mundo que há-de vir”. Virgem Maria à oração e ao amor nosso de cada dia.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.