Este Domingo (dia 5): Ig. Matriz (15h30): CELEBRAÇÃO DA VIA-SACRA. Cap. S. Gens (16h00): Celebração das Promessas do nosso agrupamento de Escuteiros (seguindo-se a missa das 17h30 normalmente). Salão (20h00): Reunião/ encontro de todos os Catequistas. Terça-Feira (dia 7): Ig. Matriz (21h00): Ensaio do coro paroquial. Quinta-Feira (dia 9): Ig. Matriz (depois da eucaristia): Adoração ao SSº Sacramento com oração de vésperas orientada pelo pároco. Sexta-feira depois das Cinzas (dia 10): Salão (depois da eucaristia): Reunião Mensal de Leitores. Sábado (dia 11): Salão (17h40): Reunião da A.C.R. Domingo (dia 12): Ig. Matriz (15h30): CELEBRAÇÃO DA VIA-SACRA. APOSTOLADO DA ORAÇÃO: estão em distribuição os folhetos com as intenções do Papa para este Mês. BOLETIM VICARIAL DA QUARESMA: está a ser distribuído o boletim da nossa Vigararia da Trofa/Vila do
Conde sobre o Tempo da Quaresma e com informações pastorais e com as datas das Confissões. LIVRO COM ORAÇÕES PARA A QUARESMA: no cartório ou na Ig. Matriz está disponível um pequeno livro de orações para a vivência da quaresma. (1 eur.) NOVOS FRONTAIS PARA O ALTAR-MOR DA IGREJA MATRIZ: havendo necessidade de substituir os frontais existentes desgastados, foram mandados fazer 4 novos frontais de tecido damasco dignos do que a nossa igreja merece. Estão muito bonitos! Serão colocados no tempo litúrgico próprio. Agora está o roxo. As pessoas da comunidade são convidadas a participar no seu pagamento. Quem quiser pode ajudar com uma oferta no ofertório da missa ou entregar no cartório. O primeiro está quase pago. Obrigado! CAMINHADA QUARESMAL: Cada semana haverá uma proposta de oração que retiraremos das ânforas da Ig. ´Matriz e levaremos para casa para rezarmos em família. Procuremos renovarmo-nos na Alegria!. CONTAS: Ofertórios dominicais (dia 25 e 26 de Fevereiro): 317,35 eur. / Ofertório Quarta-feira de Cinzas: 326,37 eur. (para ajuda do pagamento dos Frontais do Altar, Obrigado pela vossa ajuda.)
"Assim, atentos aos apelos do Papa Francisco e em íntima comunhão com ele, continuaremos, a exemplo dos anos anteriores, um percurso de partilha com os que mais precisam, através da nossa renúncia quaresmal diocesana. Destinaremos o fruto da nossa generosidade e da nossa renúncia para o Fundo Solidário Diocesano para atender com a solicitude necessária às situações de necessidade de ajuda de tantas pessoas e instituições na área geográfica da nossa diocese. Em segundo lugar, destinaremos uma parte para a diocese de Huambo, Angola, a celebrar 75 anos da sua criação e de que é bispo diocesano D. José Queirós, natural de Soalhães, Marco de Canaveses. Queremos repartir, com igual generosidade, a nossa renúncia quaresmal com a diocese de Erbil, no Iraque, para ajudar os refugiados, vindos de Mossul e da Planície de Nínive, que ali se acolheram para fugir da guerra. O bispo desta diocese D. Bashar Warda, que esteve recentemente no Porto para fazer ouvir o clamor do seu povo, recebeu desde 2014 na sua diocese mais de 120.000 refugiados. A Quaresma é, assim, tempo propício para mergulhar nas dores do mundo e para aí levarmos o bálsamo da nossa presença e a bênção da nossa generosidade." Dom António Francisco, Bispo de Porto
CONFISSÕES:
Sexta-Feira | Igreja Matriz | 17h30 - 19h00 (o pároco estará sempre disponível para o atendimento espiritual e o diálogo, dentro do horário de cartório, por marcação telefónica ou encontro pessoal com ele)
Pe. Bruno Ferreira (Pároco): 913107426 | Cartório: 252100701 / 931327473 www.paroquiadebougado.pt | E-mail: paroquiadesantiagodebougado@gmail.com Casa Paroquial de Santiago de Bougado, Lg º Pe. Adélio Araújo ,120 /4785-594 TROFA Pe. Luciano Lagoa (Vigário paroquial) : Residência do Vigário paroquial: 252105926 E-mail: paroquiadatrofa@gmail.com
Terça a Sexta
9h30 - 12h30 15h00 - 19h30 Sábado: 9h30 - 12h30
1ª leitura (Gen 2, 7-9—3, 1-7) «A criação e o pecado dos nossos primeiros pais» No tempo da Quaresma, a primeira leitura “refere-se à história da salvação, que é um dos objectivos próprios da catequese quaresmal”. Nela “se apresentam os principais elementos daquela história desde o princípio até à promessa da Nova Aliança”
Salmo responsorial (Salmo 50 (51)) «Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós.» 2ª leitura (Rom 5, 12-19) «Onde abundou o pecado, superabundou a graça » A leitura põe em contraste Adão e Cristo. Ambos são o princípio de uma humanidade nova. Mas, se a falta cometida por um só, Adão, se faz sentir abundantemente em todos os homens para sua perdição, a graça e o perdão trazidos por um só, Jesus Cristo, fazem sentir-se mais abundantemente ainda e levam à justificação. Evangelho (Mt 4, 1-11) «Jesus jejua durante quarenta dias e é tentado» As tentações de Jesus resumem as tentações de todo o homem. Ao contrário de Adão, Jesus rejeita a tentação, fixando-Se no Pai e na sua palavra. Resistir ao mal, morrer para o pecado, firmando-se na palavra de Deus, é o primeiro passo para participar na Páscoa de Jesus. Quem deseja caminhar para a comunhão com Deus na Páscoa de Jesus, não pode deixar-se encantar, nesse caminho, com as tentações que o Inimigo lhe apresentará.
Na sua quaresma no deserto. Jesus é tentado a abandonar o plano de Deus e a procurar outros caminhos, mas recusa. A tentação do abundancia (riqueza): Jesus é tentado a transformar as pedras em pães, como no tempo do Maná. Jesus vence, demonstrando a necessidade essencial de alimentar-Se da Palavra de Deus. A tentação do prestígio: Jesus poderia ter escolhido um caminho de êxito fácil, mostrando o seu poder através de gestos espetaculares e sendo admirado e aclamado pelas multidões. Jesus rejeita todo o desejo de prestígio. A tentação do poder: Jesus poderia ter escolhido um caminho de domínio, de poder. Mas Jesus resiste, contrapondo: "Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto". Hoje continuamos a ser tentados a esquecer as propostas de Deus e a seguir outros deuses. A Quaresma é um tempo favorável para rever quais são os ídolos que adoramos em vez de Deus e que condicionam as nossas decisões e opções, escravizando-nos. As tentações de ontem e de hoje são fundamentalmente as mesmas.
Nesta quaresma: Lembra-se que todas as sextas-feiras da quaresma são dias de abstinência. A Igreja propõe também como exercício quaresmal a prática da caridade, da esmola e da oração mais intensa. Seria bom também que todos, crianças, jovens e adultos se aproximassem do Sacramento da Reconciliação dentro dos horários normais ou então nas confissões quaresmais que serão nos dias 31 de Março e 7 de Abril. Aproveitemos o boletim para rezar durante a semana com a proposta da Caminhada Quaresmal da Diocese. Participemos na Via-Sacra. Demos o nosso Contributo Penitencial colocando-o nos mealheiros da Ig. Matriz e Capelas. Valorizemos a Oração do Terço. Meditemos mais a Palavra de Deus. Rasguemos do nosso coração todo o sentimento de odio, vingança, rancor. Façamos as pazes. Renovemos a nossa alegria, aproximando-nos de Deus e deixando-nos amar por Ele. Boa caminhada!